PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS"

Transcrição

1

2 PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

3 ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades, hábitos, rotina e preferências.

4 ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA O atendimento nutricional em casa possibilita, ainda, a realização de orientações que vão além do ato de se alimentar, como a prática de orientar sobre a compra, armazenamento, conservação e preparo dos alimentos, conhecimentos que trarão ainda mais qualidade às escolhas alimentares no dia a dia.

5 ATENDIMENTOS EM FAMÍLIA E INDIVIDUALIZADOS Os atendimentos podem ser realizados em até 4 pessoas de uma mesma família ou âmbito de convivência. Pois através de um método de atendimento diferenciado é possível que não só 1 pessoa mude seus hábitos, mas também todos de seu convívio social. A possibilidade de cuidar não só de sua saúde, mas também da de pessoas que você quer bem.

6 ATENDIMENTOS EM FAMÍLIA E INDIVIDUALIZADOS Se ainda assim todos de sua casa não estiverem dispostos a realizar essas mudanças, há também a opção dos atendimentos individualizados. Afinal, quem sabe sua mudança não incentiva o restante de sua família e amigos.

7 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA Através do peso, altura, % de gordura corporal e medida de circunferências é possível o estabelecimento das necessidades nutricionais de cada um e assim a confecção de um plano alimentar de acordo com o objetivo esperado através do acompanhamento nutricional. Após iniciados os atendimentos, periodicamente realizamos a medição, para acompanhar a evolução e mudanças corporais AVALIAÇÃO ALIMENTAR Através de um questionário detalhado sobre a rotina alimentar dos pacientes, com o objetivo de conhecer quais alimentos são consumidos, suas porções, tipo de preparo, entre outros, conseguimos identificar como a alimentação tem correspondido às necessidades nutricionais de cada um. A partir dessas informações, são estabelecidas mudanças que proporcionem uma nutrição mais saudável e saborosa. adquiridas com a boa nutrição.

8 AVALIAÇÃO NUTRICIONAL AVALIAÇÃO CLÍNICA Através de questões sobre a saúde em geral, também é possível identificar situações especiais que exigem maiores cuidados com a alimentação. Como diabetes, hipertensão, alergias e intolerâncias alimentares, entre outros casos específicos. Nesse caso, além de orientar o paciente portador da patologia, se optado pelo plano familiar, ainda as demais pessoas do seu convívio poderão entender melhor essas condições INVESTIGAÇÃO SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES Para uma orientação personalizada, além de estabelecer as necessidades nutricionais, é feita uma investigação detalhada sobre os hábitos alimentares. É analisado desde a motivação para escolhas alimentares, preferências e aversões, até o que é considerado saudável e já é consumido. Tudo isso para que as mudanças necessárias sejam mais agradáveis e viáveis no dia-a-dia. e formar hábitos alimentares que possam incluir de maneira natural o paciente na alimentação de todos.

9 PLANO DE ATENDIMENTO ANTECIPADO Após a série de questões da avaliação, um plano de atendimento é desenhado e entregue à família, ou paciente individual, ao início dos atendimentos. Uma forma de conscientizar e antecipar sobre o tempo de atendimento e as mudanças alimentares previstas durante o acompanhamento. Algumas alterações no plano podem ocorrer durante a evolução dos atendimentos e resposta dos pacientes.

10 EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E METAS Uma prática em atendimento nutricional diferenciada que visa inicialmente a educação nutricional, para que os pacientes ao longo dos atendimentos desenvolvam a consciência e conhecimento para realizar suas próprias escolhas alimentares, além de uma fase de adaptação para as mudanças necessárias, com o objetivo de torná-las hábitos duradouros. Um método que leva a resultados mais consistentes e autonomia para o paciente desenhar sua própria alimentação saudável após o período de acompanhamento nutricional.

11 CARDÁPIO CARDÁPIOS BALANCEADOS Para os que preferem a referência de um cardápio no dia-a-dia, ainda há montagem de cardápios individuais e para a família, de acordo com o plano de atendimento estabelecido. Os pratos podem ser encomendados avulsos ou dentro de pacotes, nos quais são entregues semi prontos semanalmente contendo todas as refeições de um dia, desde café da manhã, lanches até o jantar ou contendo apenas o almoço e jantar dos dias da semana. REFEIÇÕES PRONTAS E SEMI PRONTAS Ainda, para aqueles que preferem a praticidade de uma refeição balanceada a mão, em parceria com uma chef de cozinha a produção de pratos saudáveis para Caso deseje preparações mais específicas, após a elaboração de pratos diferenciados pela nutricionista e chef de cozinha, eles podem ser preparados também na cozinha de sua casa. compor a alimentação do dia a dia.

12 TREINAMENTO DE COZINHA Para uma boa nutrição apenas o ato de escolher as preparações por vezes é insuficiente. Assim, se observada a necessidade durante a avaliação, é proposto durante o plano de atendimento alguns encontros para que junto da nutricionista e chef de cozinha sejam confeccionados pratos e dessa forma ocorra a orientação também de como preparar os alimentos da melhor forma.

13 VISITAS AO SUPERMERCADO E RESTAURANTES Não apenas a preparação, mas também a compra dos alimentos influencia a boa nutrição. Por isso, durante os atendimentos, há ainda uma visita guiada pelo mercado comumente frequentado pela família ou indivíduo para orientações quanto à leitura de rótulos, características de um alimento de qualidade, melhor forma de proceder a compra, entre outros aspectos.

14 VISITAS AO SUPERMERCADO E RESTAURANTES Ainda, se for um hábito a alimentação fora do domicílio, há a possibilidade de uma visita junto a família ou paciente aos locais comumente frequentados para uma orientação sobre as escolhas alimentares ideais in loco.

15 POR QUE ESCOLHER O ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL EM CASA?

16 VANTAGENS DA NUTRIÇÃO EM CASA Maior comodidade pela possibilidade de atendimento em casa. Valores acessíveis para atendimentos que contam com mais de uma pessoa simultaneamente. Acompanhamento totalmente personalizado de acordo com as necessidades nutricionais, rotina e preferências. Orientações que vão além do ato de se alimentar.

17 CRN: (41) (43) Facebook.com/NuricaoDaniela

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará

SINDNUT-PA Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará ANEXO I APROVADO NA ATA DE ASSEMBLÉIA DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 TABELA DE HORONÁRIOS PARA O ANO DE 2015/2016 DEFINIDA E APROVADA EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 28/10/2014. Unidade de Serviço em Nutrição (USN)

Leia mais

NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL

NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO NUTRILINE NOSSOS BENEFÍCIOS NUTRILINE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL O Nutriline disponibiliza aos seus usuários informações sobre alimentação

Leia mais

Apresentação para Revenda. Nutritécnica Gourmet 2017

Apresentação para Revenda. Nutritécnica Gourmet 2017 Apresentação para Revenda Nutritécnica Gourmet 2017 A Nutritécnica Gourmet é uma marca de alimentação saudável e restaurante que atua no mercado de alimentação do Rio Grande do Sul há mais de 14 anos,

Leia mais

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Reflexões iniciais No exercício de uma profissão é necessário buscar

Leia mais

Missão: Preparar refeições empresariais com alimentos naturais, saudáveis e com sabor caseiro, proporcionando qualidade de vida.

Missão: Preparar refeições empresariais com alimentos naturais, saudáveis e com sabor caseiro, proporcionando qualidade de vida. Qualidade de vida co m sabor caseiro Pioneira, no ramo de refeições coletivas, a servir sucos naturais e preparar seus alimentos sem o uso de qualquer tempero industrializado. A Detella tem preocupação

Leia mais

Mais de 15 anos de experiência

Mais de 15 anos de experiência PROPÓSITO DA MARCA Com opções de produtos lights e saudáveis o Grupo Snack Office apresenta para os clientes um lugar único que engloba a comodidade de almoçar no trabalho com a qualidade de almoçar em

Leia mais

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE)

ENTENDENDO O CARDÁPIO. Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) ENTENDENDO O CARDÁPIO Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) O que é um cardápio? CARDÁPIO DO PNAE É a relação das preparações de alimentos a serem oferecidas em uma refeição.

Leia mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Alimentação e Nutrição Do Nutricionista A coordenação das ações de alimentação escolar será realizada por nutricionista habilitado, o qual

Leia mais

Prática Clínica Nutrição Esportiva

Prática Clínica Nutrição Esportiva Estratégias nutricionais para perda, manutenção e ganho de peso Profa. Raquel Simões Prática Clínica Nutrição Esportiva Manutenção do peso Saúde Desempenho esportivo Perda de peso (mais comum) Estética

Leia mais

RELATORIO DE GESTÃO 2012 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

RELATORIO DE GESTÃO 2012 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA RELATORIO DE GESTÃO 2012 NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 1. APRESENTAÇÃO O Setor de Nutrição e Dietética, esta localizado ao lado direito do prédio central, sua instalação consta com refeitório, lactário, copas separadas

Leia mais

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 O que é Cardápio? Lista de preparações culinárias que compõem uma refeição

Leia mais

Queremos te servir.

Queremos te servir. Queremos te servir Telefone: 41 3346-3835 contato@attos.ind.br Rua Arthur Martins Franco, 1480 Cidade Industrial - Curitiba - PR Comercial: (41) 99514-0666 juliano@attos.ind.br Desde 2006 oferecendo qualidade

Leia mais

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510

Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação. Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Nutricionista em escolas da rede privada: perspectivas de atuação Nutricionista Joseane Mancio CRN2 4510 Onde podemos atuar??? Atribuições Resolução CFN CFN 380/2005 Alimentação Escolar Compete ao Nutricionista,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE SAÚDE

COORDENAÇÃO DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS: Enfermeiras: Cecília Hobold(Coordenadora) Elfy Margrit Göhring Weiss (afastada para doutorado) Técnica de Enfermagem: Maristela Castro Nutricionista: Caroline Franz

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS PROCESSOS DE GESTÃO SAS (35) - GERAL Versão #01/Out_2017 - Processos Creches (PDC_CR)...Matrícula - 35PDC_CR001_v01...Recebimento e Adaptação das Crianças - 35PDC_CR002_v01...Acompanhamento Pedagógico

Leia mais

SOBREPESO E OBESIDADE

SOBREPESO E OBESIDADE ATENÇÃO ÀS MULHERES A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar durante toda a vida da mulher e principalmente no período do

Leia mais

Atuar a três níveis: Escola. Alunos. Encarregados de Educação

Atuar a três níveis: Escola. Alunos. Encarregados de Educação SEGMENTO ESCOLAR Projeto desenvolvido pelo ITAU que visa a promoção de hábitos alimentares (mais) saudáveis. Saúde à Mesa é um selo de qualidade nutricional e organolética dos pratos servidos. Os pratos

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Parte 3. Diagramas de Venn(Conjuntos). Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Parte 3. Diagramas de Venn(Conjuntos). Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO. Parte 3. Prof. Renato Oliveira 1) Em uma pesquisa realizada sobre a preferência de cores de automóveis, os entrevistados afirmaram que: I- 90 entrevistados preferem a cor vermelha; II-

Leia mais

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4

Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética. Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Áreas de atuação e atribuições dos Técnicos em Nutrição e Dietética Samara Crancio Nutricionista Coordenadora de Fiscalização CRN-4 Áreas de atuação Resolução CFN 312/2003 Resolução CFN 605/2018 UAN:

Leia mais

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach DESVENDE OS 10 ERROS QUE PODEM ESTAR ATRAPALHANDO SEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach Olá! Meu nome é Clarissa Araujo, sou Nutricionista e Coach, apaixonada pelo universo

Leia mais

PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL. Annie Bello, PhD Professora de Nutrição Clínica

PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL. Annie Bello, PhD Professora de Nutrição Clínica PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL Annie Bello, PhD Professora de Nutrição Clínica ARSENAL DE SEGURANÇA Arsenal Extras E books Receitas Personal diet Precificação Construindo o seu arsenal Alimentos ultraprocessados

Leia mais

Programa de Alimentação do Trabalhador

Programa de Alimentação do Trabalhador Programa de Alimentação do Trabalhador PAT Criado em 1976 Lei nº 6.321 Priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até 5 salários mínimos mensais (publico vulnerável

Leia mais

e teu remédio o teu alimento.

e teu remédio o teu alimento. Nutrição Clínica Considerado o quadro clínico, a(s) patologia(s), a dependência relativa ou total do paciente, a Nutrição exercerá papel importante na melhoria de sua saúde. Assim, o cardápio será individualizado,

Leia mais

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257

AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTINÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA AMANDA VIANA SOARES Nutricionista CRN/5: 9257 CRISTINÁPOLIS Cidade localizada no

Leia mais

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO

TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA RESUMO TRABALHANDO A BOA ALIMENTAÇÃO NAS FASES INICIAIS DA VIDA Ana Paula Scherer de Brum* Valéria Grifante** RESUMO Este projeto buscou acompanhar o estado nutricional das crianças e contribuir para o planejamento

Leia mais

CONSULTA NUTRICIONAL. 1.2 Entrega do plano alimentar O plano alimentar será elaborado após a primeira consulta e entregue ao paciente após 1 semana.

CONSULTA NUTRICIONAL. 1.2 Entrega do plano alimentar O plano alimentar será elaborado após a primeira consulta e entregue ao paciente após 1 semana. CONSULTA NUTRICIONAL 1. OBJETIVO GERAL O tratamento nutricional tem por objetivo cuidar do indivíduo, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças, minimizando e/ou tratando sintomas e causas de

Leia mais

INFORMATIVO ESCOLAR. Período Integral. Aluno: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1

INFORMATIVO ESCOLAR. Período Integral. Aluno: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1 INFORMATIVO ESCOLAR Período Integral Aluno: Turma: Matrícula: Data: / /20. Colégio João Paulo I 1 INFORMATIVO DO HORÁRIO INTEGRAL O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear. As mudanças

Leia mais

Graduação. Áreas de Atuação do profissional de nutrição. Áreas de Atuação do Nutricionista

Graduação. Áreas de Atuação do profissional de nutrição. Áreas de Atuação do Nutricionista Graduação Áreas de Atuação do profissional de nutrição Áreas de Atuação do Nutricionista Apesar das diversidades de seu campo de atuação, as principais áreas de atuação do profissional nutricionista têm

Leia mais

CONSULTORIA ESPORTIVA

CONSULTORIA ESPORTIVA CONSULTORIA ESPORTIVA O que é a 4FitClub Consultoria Esportiva Trata-se de um programa de exercícios físicos, reeducação alimentar e orientação psicológica destinado a homens e mulheres que buscam um estilo

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça Restaurante Popular Bom Prato - Lapa 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker

Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Becker Título: Horta Escolar:Um bem para a sua saúde. Envolvidos: pais, professores, direção, alunos do primeiro, segundo, terceiro e quarto anos, profissionais

Leia mais

O papel de uma estrutura municipal de nutrição

O papel de uma estrutura municipal de nutrição O Papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das Regiões O papel de uma estrutura municipal de nutrição Bárbara Camarinha 27 e 28 de junho 2017 CENTRO CULTURAL VILA FLOR - GUIMARÃES O ponto de

Leia mais

Frutas, Legumes e Verduras

Frutas, Legumes e Verduras Frutas, Legumes e Verduras Revisão da PNAN 26 seminários estaduais + 1 nacional (2010) Parceria com CIAN/CNS PNAN pactuada e aprovada na Reunião Ordinária da CIT 27 de outubro de 2011 Portaria nº 2.715,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO MESTRANDA: LANA ROSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO MESTRANDA: LANA ROSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO MESTRANDA: LANA ROSA LANCHES SAUDÁVEIS NA MERENDA ESCOLAR INTRODUÇÃO Os aspectos que

Leia mais

O macarrão como bom aliado das dietas

O macarrão como bom aliado das dietas O macarrão como bom aliado das dietas Olá seja bem vindo ao ebook da Piccola Italia Bangu! Ficamos orgulhosos com seu interesse em saber mais sobre esse assunto, e esperamos que ele seja de grande valia

Leia mais

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016

Incentivo à Alimentação Saudável. Julho de 2016 Incentivo à Alimentação Saudável Julho de 2016 Como é o hábito alimentar do brasileiro PERFIL ALIMENTAR DO ADULTO Apesar de incluir mais frutas e hortaliças na rotina, os brasileiros consomem doces e refrigerantes

Leia mais

Refeição transportada Administração de Restaurantes Consultoria Alimentar

Refeição transportada Administração de Restaurantes Consultoria Alimentar FACILIDADES PARA EMPRESAS ALIMENTAÇÃO EMPRESARIAL FACILIDADES PARA CONDOMÍNIOS Higiene Controle de Acesso Recepção Refeição transportada Administração de Restaurantes Consultoria Alimentar Higiene Síndico

Leia mais

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO

Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Motivação e PLANEJAMENTO PARA MUDANÇA DE HÁBITO Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Pré contemplação Não pensa

Leia mais

FICHA DE INOFRMAÇÃO SOBRE SERVIÇOS ALIMENTARES

FICHA DE INOFRMAÇÃO SOBRE SERVIÇOS ALIMENTARES FICHA DE INOFRMAÇÃO SOBRE SERVIÇOS ALIMENTARES O propósito desse documento é destacar o processo que usamos para contratar o novo fornecedor de serviços alimentícios e os detalhes associados. PROCESSO:

Leia mais

Atividade Complementar

Atividade Complementar FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA Avenida Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100 - Aeroporto - Barretos - São Paulo Telefone: (17) 3321-3060 www.facisb.edu.br CURSO DE MEDICINA Atividade

Leia mais

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS RELATÓRIO MENSAL MÊS ABRIL No mês de abril tivemos a eleição do aluno representante de turma, manhã e tarde. Os candidatos são alunos formandos do ano. A campanha dos candidatos foi feita de acordo com

Leia mais

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde

O papel do nutricionista na medicina preventiva e na promoção da saúde Gestão da medicina preventiva A nutrição pode ser definida como a ciência que estuda os processos pelos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos. Mas a importância do nutricionista

Leia mais

E-BOOK O QUE TEMOS PARA O JANTAR? como montar seu cardápio. por Valquiria Dafre

E-BOOK O QUE TEMOS PARA O JANTAR? como montar seu cardápio. por Valquiria Dafre E-BOOK O QUE TEMOS PARA O JANTAR? como montar seu cardápio por Valquiria Dafre TENHA CONTROLE SOBRE SEU TEMPO E ALCANCE O EQUILÍBRIO. Hoje buscamos cada vez mais gerenciar nosso tempo e tornar nosso dia

Leia mais

COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO

COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO COMO MONTAR UM CARDÁPIO VEGETARIANO Se você está lendo esse guia, provavelmente já percebeu o quanto todos nós ganhamos ao deixar os derivados animais fora da mesa. Seja por empatia e respeito a todos

Leia mais

NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS Nº DA VISITA

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio em. Alimentação Escolar

Curso Técnico de Nível Médio em. Alimentação Escolar Curso Técnico de Nível Médio em APRESENTAÇÃO O Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Secretaria, na modalidade a distância, com momentos presenciais, pertencente ao eixo tecnológico Apoio

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Informativo - Ano 13 - Número 92 Abril / Maio / Junho / Julho de 2015 CICLO DE PALESTRAS FOI O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO Euclides Machado Jos é Luis da Costa Vieira Coerente com a proposta que o fez sindicato

Leia mais

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado!

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado! Sumário Gorduras... 4 Sugestão de almoço... 6 Saiba o que é reeducação alimentar... 7 Aprenda a fazer trocas... 8 Estipule horários... 9 Pratos coloridos... 10 Gorduras Boa? Não acredite naquele papo de

Leia mais

1. FUNCIONAMENTO 13. CÁLCULO DA REFEIÇÃO

1. FUNCIONAMENTO 13. CÁLCULO DA REFEIÇÃO RESTAURANTE POPULAR DE VITÓRIA Coordenadora: Renata Simões Vieira Email: rsvieira@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 19/12/2006 Endereço: Av Hermes Carneiro Curry, 1320 Bairro: Ilha de Santa Maria CEP:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INGESTÃO DE CÁLCIO DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1

AVALIAÇÃO DA INGESTÃO DE CÁLCIO DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 221 AVALIAÇÃO DA INGESTÃO DE CÁLCIO DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 Jaqueline Miranda Lopes 2, Jacira Francisca Matias 2, Maria Aparecida Resende Marques 2, Vania Mayumi Nakajima

Leia mais

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você.

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. (21) 3117-8441 / (21) 99800-1508 contato@noivasnamedida.com.br

Leia mais

Lanche Escolar Sem Erros...

Lanche Escolar Sem Erros... Lanche Escolar Sem Erros... O lanche escolar é de extrema importância, pois tem influências no Aprendizado, na Saúde e complementa as necessidades diárias da alimentação da criança. Qual o Lanche Indicado?

Leia mais

PAT/PNAE - Alimentação Coletiva / UFRJ Profª Marta Moeckel -

PAT/PNAE - Alimentação Coletiva / UFRJ Profª Marta Moeckel - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. Disponível em: http://acesso.mte.gov.br/pat/programa-de-alimentacao-do-trabalhador-pat.htm> [Acesso em: 20/10/2017]. Programa governamental de adesão voluntária,

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG RESUMO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA RURAL DA CIDADE DE GUAXUPÉ-MG Tiago H. PEDROSA 1 ; Renata B. KLEHM 2 ; Elisângela SILVA³; Wagner Z. FREITAS⁴ ; Bruno P. SILVA⁵ ; Rafael

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES 40.03.002 1/08 1. FINALIDADE Disciplinar o fornecimento de dietas para os clientes e seus respectivos acompanhantes e processar o controle do número de refeições. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Clientes e acompanhantes

Leia mais

Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR. Unidade I:

Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR. Unidade I: Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR Unidade I: 0 Unidade: AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR Introdução O consumo de alimentos é uma etapa importante da avaliação nutricional de indivíduos ou coletividades.

Leia mais

Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT. Sim [ ] Não [ ] Nome: Cargo: Nutricionista? Sim [ ] Não[ ] NA [ ] Sim [ ] Não [ ] Local: Local

Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT. Sim [ ] Não [ ] Nome: Cargo: Nutricionista? Sim [ ] Não[ ] NA [ ] Sim [ ] Não [ ] Local: Local CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (GESTOR PÚBLICO) Nº DA VISITA V VISITA AGENDADA Sim [ ]

Leia mais

9º Passo Pré-teste das 50 perguntas em mais 5 pessoas, também com acompanhamento e feedback.

9º Passo Pré-teste das 50 perguntas em mais 5 pessoas, também com acompanhamento e feedback. 3 Método A pesquisa realizada nesta dissertação utiliza a amostragem por conveniência, limitando-se a investigar respondentes dos municípios do Rio de Janeiro, Itaboraí e Arraial do Cabo, de idade superior

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional.

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação escolar. Alimentos industrializados. Educação nutricional. O CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NA INFÂNCIA Jéssica Gabriele Fonseca 1 Maria Góes Drumond 2 RESUMO A infância é o momento onde os costumes e o, caráter estão sendo lapidados, entre essa formação

Leia mais

Programas. & Ações. Medicina Preventiva

Programas. & Ações. Medicina Preventiva Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NASCIMENTO¹, Denise da Silva Centro de Ciências Exatas e da Natureza,

Leia mais

Como conduzir a orientação nutricional nas escolas com foco na prevenção dos distúrbios alimentares

Como conduzir a orientação nutricional nas escolas com foco na prevenção dos distúrbios alimentares Como conduzir a orientação nutricional nas escolas com foco na prevenção dos distúrbios alimentares Ana Paula Alves da Silva Nutricionista Supervisora de Divisão Hospitalar Instituto da Criança HCFMUSP

Leia mais

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA ALIMENTAR DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS SOUZA, J. P.; MARIN, T. Resumo O diabetes vem sendo considerado um grave problema de saúde pública. O objetivo do estudo foi

Leia mais

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino Características Nutricionais das Dietas Hospitalares Juliana Aquino Sendo a Dieta o primeiro item da Prescrição Médica, é parte integrante do Tratamento Clínico. DIETA Consiste no uso dos alimentos como

Leia mais

NUTRIÇÃO, SEGURANÇA E CUIDADO SÃO VITAIS PARA NÓS.

NUTRIÇÃO, SEGURANÇA E CUIDADO SÃO VITAIS PARA NÓS. SAÚDE NUTRIÇÃO, SEGURANÇA E CUIDADO SÃO VITAIS PARA NÓS. Quando se trata de saúde, a alimentação é parte fundamental do tratamento de cada paciente. É por isso que a GRSA/Compass trabalha com mais de 130

Leia mais

Maternal Baby ao 7º Ano

Maternal Baby ao 7º Ano Maternal Baby ao 7º Ano O Período Integral do Colégio Senhora de Fátima é um ambiente acolhedor e preparado para atuar na formação humana de nossos alunos, promovendo a prática da liberdade e da democracia,

Leia mais

Dia Mundial da Alimentação. 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação. 16 de outubro de 2013 Dia Mundial da Alimentação 16 de outubro de 2013 Sistemas Alimentares Saudáveis Modelo de Intervenção da Associação Portuguesa de Dietistas Associação Portuguesa de Dietistas Dia Mundial da Alimentação

Leia mais

Universidade do Algarve Faculdade das Ciências e Tecnologias Redes de Telecomunicações 2005/2006. Relatório não técnico. Dieta para adultos

Universidade do Algarve Faculdade das Ciências e Tecnologias Redes de Telecomunicações 2005/2006. Relatório não técnico. Dieta para adultos Universidade do Algarve Faculdade das Ciências e Tecnologias Redes de Telecomunicações 2005/2006 Relatório não técnico Dieta para adultos Docente: Profª Drª Ana Isabel Leiria Discentes: Laurinda Fernandes

Leia mais

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - MAIO E JUNHO/2016

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - MAIO E JUNHO/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (PROCOM) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS

Leia mais

Avaliação da Aceitação de Refeição Servida em Restaurante Institucional do IF Sudeste MG - Campus Barbacena.

Avaliação da Aceitação de Refeição Servida em Restaurante Institucional do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Avaliação da Aceitação de Refeição Servida em Restaurante Institucional do IF Sudeste MG - Campus Barbacena. Franciele Andrade de Ávila 1, Nayara Cristina Santos Alves 1, Betânia Cristina Rosa 2, Suely

Leia mais

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas O que encontramos? Projeto Fiscalização / 2017 Introdução Política Nacional de Fiscalização (Resolução CFN nº 527/2013 ANEXO I) Viabilizar a fiscalização do

Leia mais

P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher

P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher P-53 - A Semente da Qualidade de Vida nas Organizações: Plantar, Cultivar e Colher Andressa Pinheiro e Elaine Alves Patta movimento@movimentoqualidadedevida.com.br (11) 2698-0779 A SEMENTE DA QUALIDADE

Leia mais

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes.

One Care. Estamos PRONTOS para incentivar e OFERECER UMA NOVA FORMA DE LIDAR COM O ESTILO DE VIDA E COM A SAÚDE dos nossos clientes. One Care A ONE HEALTH sempre inovando para atender aos seus clientes, lança o programa One Care. O único programa no mercado de saúde que se adequará ao cliente de acordo com as suas necessidades. Um programa

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL DA OBESIDADE E DA COMPULSÃO ALIMENTAR Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 Características

Leia mais

OBESIDADE.

OBESIDADE. OBESIDADE O que é obesidade? O termo obesidade tem origem no latim obesitas, que significa corpulento. Alguns estudiosos chamam de obesite, por se tratar de um processo inflamatório. É considerada uma

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições

QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições QUALIDADE DOS ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alessandra Reis Nutricionista de Qualidade- IBRefeições ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É AQUELA PREPARADA COM OS CUIDADOS DE HIGIENE E QUE

Leia mais

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de Administração da Unijuí, campus de Três Passos 2

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de Administração da Unijuí, campus de Três Passos 2 HÁBITOS ALIMENTARES DA POPULAÇÃO DA REGIÃO CELEIRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 FOOD HABITS OF THE POPULATION OF THE RIO GRANDE DO SUL STREET BARRIER Jóice Faiza Schmaier 2, Debora Vanessa Gallas Zimmermann

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Av. Eduardo Ribeiro UEA/UTAM. Rede de Supermercados DB, Carrefour. Auditório do Colégio Dom Bosco - Centro

PROGRAMAÇÃO. Av. Eduardo Ribeiro UEA/UTAM. Rede de Supermercados DB, Carrefour. Auditório do Colégio Dom Bosco - Centro GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL AMAZONAS SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 a 22 de outubro de 05 TEMA: A INICIATIVA DE

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

Resultados dos Questionários

Resultados dos Questionários Alimentação saudável e sustentável o que sabem e fazem os pais? Resultados dos Questionários Dados de classificação dos encarregados e educação inquiridos: Sexo Nº/ % Feminino 472 83.1% Masculino 96 16.9%

Leia mais

Refeições Coletivas. Eventos Corporativos

Refeições Coletivas. Eventos Corporativos Refeições Coletivas Eventos Corporativos A Arte & Sabor é especializada na implantação de refeições coletivas em estabelecimentos comercias e empresariais Contamos com transporte próprio Sistema de rádio

Leia mais

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - DEZEMBRO/2015, JANEIRO/2016 E FEVEREIRO/2016

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - DEZEMBRO/2015, JANEIRO/2016 E FEVEREIRO/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (PROCOM) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO AQPC DE AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS

Leia mais

Os famosos shakes emagrecedores surgiram há alguns anos no mercado. Sempre acompanhados pelo discurso da dieta milagrosa, logo virou moda entre as

Os famosos shakes emagrecedores surgiram há alguns anos no mercado. Sempre acompanhados pelo discurso da dieta milagrosa, logo virou moda entre as France de Oliveira Os famosos shakes emagrecedores surgiram há alguns anos no mercado. Sempre acompanhados pelo discurso da dieta milagrosa, logo virou moda entre as pessoas que queriam perder peso. Inúmeras

Leia mais

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP

Programa Mais Saúde. Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP Programa Mais Saúde Razão Social: Alphatec S/A Ano de fundação: 1993 Endereço: Av. Araxá, nº 156, Lagomar, Macaé RJ. CEP 27966-530 Número de empregados: 719 Responsável pela inscrição: Bianka Indio do

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS

TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS TÍTULO: ANÁLISE DO CONSUMO DE ALIMENTOS FONTE DE GORDURAS E FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESCOLHAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Alimentação saudável para o sobrevivente de câncer. Nutr. Maria Emilia de S. Fabre

Alimentação saudável para o sobrevivente de câncer. Nutr. Maria Emilia de S. Fabre Alimentação saudável para o sobrevivente de câncer Nutr. Maria Emilia de S. Fabre Novlene Williams-Mills Foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 2012 após ter sido diagnosticada com câncer de mama Irá

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Pesquisa de Satisfação dos RUs Unifesp RU Diadema Unidade Eldorado A 1º pesquisa de satisfação dos Restaurantes Universitários (RUs) da Unifesp aplicada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE),

Leia mais

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional

Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional ROTEIRO DE CONSULTA NUTRIÇÃO FUNCIONAL Dra Fernanda Azevedo Nutricionista CRN 9885 Especialista em Nutrição funcional Sumário O que é Nutrição Funcional Roteiro da Consulta Sinais e Sintomas Avaliação

Leia mais

Campanha de sensibilização do pnase

Campanha de sensibilização do pnase São Tomé, 28 de Fevereiro de 2017. Campanha de sensibilização do pnase Em alusão a 1 de Março, Dia Africano da Alimentação Escolar, o Ministério da Educação Cultura de São Tomé e Príncipe dá início à campanha

Leia mais

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Pesquisa de Satisfação dos RUs Unifesp RU Diadema Unidade Manuel da Nóbrega (Florestan) A 1º pesquisa de satisfação dos Restaurantes Universitários (RUs) da Unifesp aplicada pela Pró-Reitoria de Assuntos

Leia mais

VAI SER O BICHO. Aula ao ar livre é uma coisa. E aula ao ar livre no Zooparque, é muito melhor! Agendamento 2019!

VAI SER O BICHO. Aula ao ar livre é uma coisa. E aula ao ar livre no Zooparque, é muito melhor! Agendamento 2019! 2019 VAI SER O BICHO Aula ao ar livre é uma coisa. E aula ao ar livre no Zooparque, é muito melhor! Agendamento 2019! AGENDAMENTO ESCOLAS 2019 É comprovado que aulas ao ar livre potencializam o aprendizado.

Leia mais

Comunicação Externa DOC.: /17

Comunicação Externa DOC.: /17 Comunicação Externa DOC.: /17 REF.: ORIENTAÇÕES SOBRE CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL CARDÁPIOS DE AGOSTO ATÉ DEZ. Srs. Pais e/ou responsáveis, São José, julho de 2017. O Lanche coletivo é mais uma oportunidade

Leia mais

RELATÓRIO DA SUPERVISÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - FEVEREIRO E MARÇO DE 2016

RELATÓRIO DA SUPERVISÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - FEVEREIRO E MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA (PROCOM) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO RELATÓRIO DA SUPERVISÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS - FEVEREIRO

Leia mais