Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras"

Transcrição

1

2

3

4 Atletas gastam muita energia nos treinos e nas competições, por isso precisam cuidar bem de sua saúde física e mental. Isto significa, entre outras coisas, que os atletas precisam manter uma alimentação saudável e balanceada, que forneça ao corpo todos os nutrientes necessários. Mas, pense comigo, será que apenas os atletas precisam ter uma alimentação saudável? Claro que não! Para dar conta da correria do dia a dia, dos estudos, todos precisam de uma alimentação que atenda às suas necessidades. Nesta aula, conheça os benefícios da alimentação saudável para os atletas e também para você!

5

6 A preparação dos atletas para disputar o lugar mais alto do pódio começa muito antes dos treinos físicos e técnicos voltados para as competições. Para que sejam consagrados com o tão sonhado primeiro lugar, manter uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para os competidores! Para cuidar disso, cada atleta costuma ter um profissional especializado no tema, chamado de nutricionista. Ele é o conselheiro que diz quais são os alimentos e bebidas que o esportista deve consumir e também as quantidades para cada refeição, todos os dias.

7 Segundo o Guia da Carreira, o nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Este profissional pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia. Além disso, pode atuar em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros. Para conhecer melhor a profissão, clique aqui.

8 Cada pessoa e cada esporte possui necessidades alimentares diferentes, sendo assim, não existe uma fórmula que funcione igualmente para todos os atletas. Porém, algumas informações podem servir como base para todas as pessoas que querem ter uma alimentação saudável e um melhor desempenho nos esportes. De acordo com o Ministério da Saúde (2014), existem quatro recomendações centrais para uma alimentação saudável. Vamos conhecê-las?

9 Recomendações para alimentação saudável

10 Classificação dos alimentos Alimentos in natura Alimentos processados Alimentos ultraprocessados

11 A partir das recomendações do Ministério da Saúde e conhecendo a classificação dos alimentos, fica mais fácil garantir uma alimentação saudável que proporcione saúde e bem estar. Você ainda tem dúvidas sobre alimentação saudável? Clique aqui para conhecer melhor este conceito e entender a classificação dos alimentos.

12 Conheça mais algumas dicas práticas que podem facilitar o planejamento da sua alimentação saudável a partir de hoje!

13 Agora que você já sabe como se alimentar de forma saudável, entenda um pouco mais sobre como os atletas se alimentam e como isto influencia o seu desempenho nos slides a seguir.

14 Até aqui, você descobriu que uma alimentação saudável é baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, conheceu recomendações e dicas que favorecem um cardápio equilibrado, de acordo com as necessidades do corpo. Agora, pesquise como identificar se um alimento é in natura, minimamente processado, processado ou ultra-processado.

15

16 Alimentação x Esporte Imagine um atleta que pratica boxe e outro que pratica ginástica olímpica. Você acha que a alimentação deles precisa ser igual? Ou será que ela deve variar de acordo com a estrutura corporal de cada atleta? Homens e mulheres precisam se alimentar de forma diferente?

17 A resposta para estas perguntas é: as necessidades nutricionais são individuais. Por isso, o programa alimentar varia de acordo com sexo, idade, estatura, patologias (diabetes, hipertensão), modalidade esportiva e fase do treinamento (pré-treino, treino, pós-treino, competição). Isto significa que atletas que praticam o mesmo esporte, possuem cardápios diversificados para atender às necessidades de cada organismo. Por que isto ocorre? Porque cada organismo reage de forma específica aos alimentos, aos treinos, às emoções, às competições, entre outros fatores.

18 Um atleta mal alimentado terá maiores riscos de queda de performance, desidratação, perda de massa muscular, queda do sistema imunológico e aumento das lesões. Alimentação adequada é uma das chaves para o sucesso nas competições, pois já foi comprovado que a nutrição afeta o desempenho dos atletas. E não basta comer alimentos saudáveis apenas na época das competições. Os atletas devem se preocupar com isso todos os dias, durante todo o período de treinamentos e preparação.

19 Os nutrientes dos alimentos Os alimentos têm nutrientes variados, portanto devem ser ingeridos de forma equilibrada. De forma simplificada, podemos separá-los em três grupos principais: Uma alimentação balanceada e que contemple os nutrientes necessários aos atletas deve conter alimentos de todos os grupos alimentares citados acima. Esta recomendação também vale para quem não é atleta, afinal de contas, uma alimentação equilibrada favorece a saúde de todos. A seguir, saiba mais sobre cada tipo de nutriente.

20

21 Alimentos ricos em fibras são boa opção para o pré-treino. Cereais integrais e batata doce são excelentes exemplos de alimentos ricos em fibras. A batata doce ainda contém vitamina A e libera a energia dos carboidratos aos poucos. A banana também é ótima para o pré-treino, pois é rica em carboidratos, vitaminas e potássio. Depois da prática esportiva, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo. Por exemplo, carne sem gordura e arroz, de preferência integral. Para melhorar a absorção das proteínas, é necessário incluir na refeição verduras e legumes, fontes de vitaminas e minerais.

22 Não adianta pensar que os atletas têm alimentos em cápsulas mágicas para correrem mais rápido, nadarem com mais velocidade e fluidez ou levantarem um peso com mais força. O verdadeiro segredo está na alimentação saudável e bem balanceada sempre: antes, durante e após as competições.

23 Para vencer em Pequim 2008, edição em que bateu o recorde mundial nos 100 metros pela primeira vez, Usain Bolt recorreu a uma inusitada dieta à base de nuggets de frango para buscar energia e voar na pista. Sete anos depois, o velocista jamaicano voltou aos Jogos movido por um alimento bem mais saudável: o inhame. A mudança no cardápio fez parte das medidas para manter o reinado no Rio 2016 e conquistar o triple-triple. E você, já provou o inhame? Pesquise uma receita com este alimento e compartilhe com seus colegas.

24 Praticando De acordo com o que você aprendeu nesta aula, correlacione os alimentos ao seu grupo principal:

25 Respostas De acordo com o que você aprendeu nesta aula, correlacione os alimentos ao seu grupo principal:

26 Se você ainda não pratica atividade física, está na hora de começar. Muitos estudos apontam que a prática esportiva promove inúmeros benefícios para a saúde: redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável. É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. E não existe exercício ideal, é preciso respeitar a individualidade, o desejo, o prazer e a aptidão física de cada um.

27 Outro fator de extrema importância para a saúde e o bem estar é a hidratação. Ela deve ser realizada ao longo do dia, em pequenas doses. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia. A má hidratação pode causar aumento da sede, perda de apetite, sonolência, redução da concentração, tontura, dor de cabeça, câimbras musculares. Em caso de desidratação grave pode ocorrer redução da frequência cardíaca e comprometimento da regulação da temperatura corporal. Que tal beber um copo de água assim que aula terminar?

28 Para que tenham um bom desempenho nos treinos e nas competições, os atletas precisam ter um cuidado especial com sua alimentação. Ingerir alimentos saudáveis e diversificados está diretamente relacionado ao bom desempenho deles durantes as provas. Mas não são somente os atletas que necessitam de alimentação equilibrada, todas as pessoas precisam ter atenção ao que comem. Afinal de contas, saúde e alimentação andam juntas. Seguindo dicas simples, é possível ter uma alimentação que garanta a energia necessária para o dia a dia.

29

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação

A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação NUTRIÇÃO ESPORTIVA A nutrição esportiva visa aplicar os conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia na atividade física e no esporte. A otimização da recuperação pós-treino, melhora do desempenho

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular

Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Palavra-chave: Ganhar massa muscular Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular Quando inicia os treinos e toma a decisão de começar uma rotina saudável que visa a melhoria do corpo, sempre

Leia mais

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição).

Bons hábitos alimentares. Coma cinco vezes por dia (menor quantidade de alimentos por refeição). A adopção de uma dieta alimentar e equilibrada é uma das medidas mais importantes para a prevenção de alguns riscos de acidentes cardiovasculares (cardíacos, cerebrais, hipertensão, diabetes e obesidade).

Leia mais

Princípios da Alimentação e Saúde

Princípios da Alimentação e Saúde Princípios da Alimentação e Saúde Alimentação é mais que ingestão de nutrientes Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo Alimentação saudável deriva de sistema alimentar socialmente

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599

Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance. Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Suplementação no exercício: da atividade física à alta performance Dra. Sueli Longo CRN3-3599 Quanto de exercício físico estamos realizando? Em 2016, cerca de uma em cada três mulheres (32%) e um em

Leia mais

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas.

Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Batata doce é o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, dizem nutricionistas. Confira! Muitas dietas pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL

DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL DIA DO CORAÇÃO POR UM BATER SAUDÁVEL Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal. No entanto, a taxa de mortalidade

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza

LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS. Nutricionista: Patrícia Souza LANCHAR OU JANTAR? ESCOLHAS SAUDÁVEIS Nutricionista: Patrícia Souza Conhecendo minhas necessidades Energia Onde encontrar Energia Quanto posso comer? Pirâmide Alimentar 3 porções ou mais de frutas 1 porção

Leia mais

Alimentação de atletas de aventura

Alimentação de atletas de aventura Alimentação de atletas de aventura A alimentação de um atleta de aventura acontece dia-a-dia e não só durante a prova. Cada etapa da dieta é responsável diretamente pela performance do atleta. E pode fazer

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS TREINO Este guia prático visa uma busca rápida, para você saber qual a alimentação correta antes, durante e após um treino. O tipo de atividade, a duração e a intensidade

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL

PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL PERFIL NUTRICIONAL PESSOAL Nº de Empresário Nome completo: Data: Telefone: e-mail: Data de nascimento: Idade: Sexo: Feminino Consome algum suplemento nutricional? Se sim, quantos? Sim Masculino Não Por

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO 1º BIMESTRE ENSINO MÉDIO Dicas para uma vida mais saudável 1 - Hidrate-se: Os benefícios de beber água Ela representa de 40 a 80% da composição do corpo humano, é responsável por funções importantes do organismo e o ser humano

Leia mais

Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008

Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008 Teste de Capacidade Física Instruções Gerais Polícia Federal 2008 BRUCCE COTA Educador Físico UFMG Esp. Treinamento Desportivo - UGF Preparador Físico Cref 04898 G / MG Teste físico reprova até 40% em

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach

CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach DESVENDE OS 10 ERROS QUE PODEM ESTAR ATRAPALHANDO SEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO CLARISSA ARAUJO Nutricionista e Coach Olá! Meu nome é Clarissa Araujo, sou Nutricionista e Coach, apaixonada pelo universo

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos Parte 1 Prof. Daniele Duó Hábitos Alimentares e Exercícios Físicos O QUE É SAÚDE? Saúde é um estado de completo

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

Alimentação e Exercício Físico

Alimentação e Exercício Físico II Workshop Alimentação e Exercício Físico 12 de Dezembro de 2016 Nutricionista: Dra. Mariana Santos Costa Apresentação Dra. Mariana Santos Costa Licenciada em Ciências da Nutrição Mestrado em Exercício

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO

Ganhando saúde a partir de boas escolhas. Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO Ganhando saúde a partir de boas escolhas Pedro Paulo Saldanha Coimbra Nutrição UNIRIO Mestrando em Alimentos e Nutrição PPGAN UNIRIO O que é Saúde? Ser magro é ter saúde? Estar acima do peso é sinal de

Leia mais

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira!

Como tirar o sabor amargo da berinjela - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! - Em nosso bloco dica de saúdess, aprenda a tirar o amargo da berinjela e ão deixá-la escura. Confira! Muitas pessoas não comem (ou não comiam) a berinjela devido seu sabor amargo, e eu sou um exemplo,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 13 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano A Alimentação e os nutrientes 02/10/2017 Millene Crocciari: R.A. 201505064 Aline Zago: R.A. 201505002 Ana Júlia Moro: R.A.

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

O pão engorda. Mitos Alimentares

O pão engorda. Mitos Alimentares Apesar do acesso facilitado e quase imediato à informação em todos os momentos, nem todas as afirmações feitas sobre a comida são baseadas em factos científicos, pelo que alguns mitos alimentares ainda

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Alimentação Preventiva e Saúde

Alimentação Preventiva e Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Alimentação Preventiva e Saúde Monique de Barros Elias Campos

Leia mais

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Gabarito CAPÍTULO 5 TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO Página 52 1.Nutriente: carboidrato. Função principal: Fornecer energia para o corpo. 2.Grupo de cereais, tubérculos e raízes. 3.No grupo das verduras,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO Leitura e interpretação de texto. Verbos. Tempos verbais.

Leia mais

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA

NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA I CURSO DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GRAU I SEMINÁRIO DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA NUTRIÇÃO DO CORREDOR NUTRICIONISTA SUSANA FRANCISCO MEMBRO DA ORDEM DOS NUTRICIONISTAS, 3215N ALIMENTAÇÃO

Leia mais

1 EmagrecerESerFitness.com

1 EmagrecerESerFitness.com /MétodoBarrigaChapada 1 Conteúdo /MétodoBarrigaChapada Introdução... 3 Passo 1 - Fuja das bebidas açucaradas e do açúcar... 4 Passo 2 - Comer mais proteína pode ser a melhor solução à longo prazo para

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Descobre tudo sobre um...

Descobre tudo sobre um... Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010 Descobre tudo sobre um... PEQUENO-ALMOÇO PORQUÊ? Porque, após uma noite de sono, em que estivemos várias horas

Leia mais

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid

Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vid Olá!! Meu nome é Carol Faria. Sou nutricionista Materno infantil, Esportiva e Coach. Trabalho com mudança de comportamento alimentar, qualidade de vida, emagrecimento e estética. Meu papel é fazer a diferença

Leia mais

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos

Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Você é o que você come? A composição química dos seres vivos Principais substâncias presentes na matéria viva Carboidratos 1 a 2% Sais minerais 1% Proteínas 10 a 15% Lipídios 2 a 3% Água 75 a 85% Composição

Leia mais

Lanche Escolar Sem Erros...

Lanche Escolar Sem Erros... Lanche Escolar Sem Erros... O lanche escolar é de extrema importância, pois tem influências no Aprendizado, na Saúde e complementa as necessidades diárias da alimentação da criança. Qual o Lanche Indicado?

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL VAMOS FALAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CADA IDADE, UM CARDÁPIO Em cada fase da vida é necessário adaptar um cardápio específico para suprir as necessidades diárias do nosso corpo. Confira a seguir as dicas

Leia mais

SUA SAÚDE AGORA.

SUA SAÚDE AGORA. Você está tentando emagrecer faz alguns meses. Entrou na academia, jura que está comendo melhor, mas quando sobe na balança, o ponteiro não se mexe do lugar ou, no pior dos cenários, está apontando para

Leia mais

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água.

ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. Abiogênese ÁGUA Porque a água é tão importante para vida: A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano, que é composto por mais de 60% de água. É essencial para dissolver e transportar

Leia mais

7 Passos Para Uma Vida Saudável

7 Passos Para Uma Vida Saudável 1 Índice Introdução... 3 1º Passo - Alimentação Balanceada... 4 2º Passo - Exercícios Físicos... 5 3º Passo Dormir Bem... 6 4º Passo - Boas Atitudes Comportamentais... 7 5º Passo - Largue Vícios Nocivos

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação

Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Orientações para uma vida ativa e saudável através da alimentação Introdução Para ter uma qualidade de vida favorável, com boa saúde e manter-se ativo, além dos cuidados diários com medicações, acompanhamento

Leia mais

Aula 02. Enem

Aula 02. Enem Aula 02 Enem - 2017 Enem - 2014 Suplementos são, na maioria das vezes, vitaminas, minerais e aminoácidos que completam a alimentação; importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes

Leia mais

VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL

VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL Base para veiculação de ativos Introdução O fruto do coqueiro possui grandes quantidades em seu interior desse suco natural, que chamamos de de Coco. É abundante em áreas tropicais

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES

OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES OS BENEFÍCIOS DOS PÃES Os 7 benefícios do pão Se está a fazer dieta ou se simplesmente gosta de saber o valor energético daquilo que ingere, saiba que existem 7 motivos para preferir

Leia mais

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V

DISCUSSÃO DOS DADOS CAPÍTULO V CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS DADOS Neste capítulo, são discutidos os resultados, através da análise dos dados obtidos e da comparação dos estudos científicos apresentados na revisão da literatura. No que respeita

Leia mais

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DURANTE A GESTAÇÃO Por Alexandra Morassutti 2 SUMÁRIO 3 4 5 7 8 Alimentos que não podem faltar durante a gestação Por você e pelo bebê: coma o necessário durante a gravidez

Leia mais

os 10 mandamentos do corredor

os 10 mandamentos do corredor os 10 mandamentos do corredor Todo atleta de rotina ou de final de semana tem uma lista de mandamentos que devem ser seguidos para garantir a prática do exercício com tranquilidade. Os corredores são os

Leia mais

As bases de uma alimentação saudável

As bases de uma alimentação saudável LIVE FULLY & ENJOY LIFE As bases de uma alimentação saudável Revisão do trabalho para casa ATIVIDADE DE FORMAÇÃO 1 1. Quais são os hábitos do dia-a-dia que realiza para cuidar da sua saúde? 2. Como participa

Leia mais

Alimentação saudável

Alimentação saudável Alimentação saudável Você mais saudável do que nunca! Quem nunca ouviu falar em antioxidantes e radicais livres? Agora, basta saber quem é o vilão e o herói dessa batalha. Os antioxidantes são substâncias

Leia mais

O macarrão como bom aliado das dietas

O macarrão como bom aliado das dietas O macarrão como bom aliado das dietas Olá seja bem vindo ao ebook da Piccola Italia Bangu! Ficamos orgulhosos com seu interesse em saber mais sobre esse assunto, e esperamos que ele seja de grande valia

Leia mais

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero%

Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Perguntas para o Nutricionista Campanhas: Pullman Zero% e PlusVita Zero% Por Mariana Nacarato, Nutricionista da Equilibrium Consultoria 1. Existe de fato muito ganho nutricional na substituição do pão

Leia mais

Alimentação Pré e Pós Treino

Alimentação Pré e Pós Treino Alimentação Pré e Pós Treino Aplicabilidade do Índice Glicêmico (IG) na Nutrição Esportiva Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Ciências FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2012 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE Ciências [1 a ETAPA] 5 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Você está recebendo o APICE (Atividades Para Intensificar

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado!

Não acredite naquele papo de que gordura faz mal. Esse macronutriente também é importante e não pode ser deixado de lado! Sumário Gorduras... 4 Sugestão de almoço... 6 Saiba o que é reeducação alimentar... 7 Aprenda a fazer trocas... 8 Estipule horários... 9 Pratos coloridos... 10 Gorduras Boa? Não acredite naquele papo de

Leia mais

Como Emagrecer com Saúde

Como Emagrecer com Saúde Introdução: Este guia foi elaborado com muito carinho por nossa equipe para ajudar as pessoas que desejam perder peso com saúde. Se tiver dúvidas, por favor entre em contato por nosso email sac@suanatureza.com.br

Leia mais

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram.

> as disponibilidades alimentares são agora. > os hábitos alimentares mudaram devido à. > os conhecimentos científicos evoluíram. A RODA DOS ALIMENTOS VARIAR OS PRAZERES Se não é completamente verdade que as cenouras fazem os olhos bonitos, também não é completamente mentira As cenouras contêm um tipo de (pró)-vitamina que faz muito

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica

Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios. Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Guia Alimentar Brasileiro: implementação, resultados e desafios Virgínia Nascimento Nutricionista Clínica Princípios norteadores 1. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes 2. Recomendações sobre

Leia mais

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde.

10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde. 10 Alimentos Que Turbinam Seu Emagrecimento e Sua Saúde 1-Abacate Ele é riquíssimo em gorduras saudáveis, possui carboidratos de alta qualidade e é fonte de muuuuita fibra! A gordura saudável do abacate

Leia mais

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples!

Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Dieta Para Engordar: Como fazer? Receita Simples! Você está querendo saber como ganhar peso? Siga esta dieta para engordar e conquiste o corpo que deseja! Embora existam centenas de pessoas com sobrepeso

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

Receitas Para Suplementa

Receitas Para Suplementa Receitas Para Suplementa Os melhores suplementos para ganhar massa não são exóticos, novos ou caros. Eles já existem há anos para quem quer ganhar massa, e são vendidos como milagrosos, únicos, cada um

Leia mais

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR Preparação é a palavra chave para quem busca bons resultados em uma prova de corrida, como o Corridas do Bem. A verdade é que os dias que antecedem as corridas podem

Leia mais

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido?

Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias. Em que consiste a dieta do ovo cozido? Dieta do ovo cardápio completo para emagrecer 10kg em 14 dias Emagrecer rápido e com saúde é o desejo de muitas pessoas, não é verdade? E a dieta do ovo cozido pode ser a verdadeira solução se você está

Leia mais

Como funciona o Plano Detox?

Como funciona o Plano Detox? Como funciona o Plano Detox? O Plano Detox desenvolvido pela Rosi Feliciano nada mais é do que um programa de alimentação saudável, indicado para pessoas que desejam perder peso (independente se querem

Leia mais

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro)

Tempo de Ciências. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Tempo de Ciências 8 SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA Tema 3 Capítulo 1: Alimentação e nutrientes (páginas 82 a 91 do livro) Objetivos Alimentação e nutrientes Conhecer os tipos de nutrientes e seus

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia -

Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia - Esqueça os mitos, e emagreça comendo certo! - Dr Thiago Garcia - Olha o que você encontra neste e-book. #emagreçacomigo www.facebook.com/coachdrthiagogarcia/ A idéia de emagrecimento assombra a mente de

Leia mais

Setembro/2016. Light x Diet x Zero. Pág. 4 ROTULAGEM NUTRICIONAL. Sal x Sódio. Pág. 3. Pág. 5

Setembro/2016. Light x Diet x Zero. Pág. 4 ROTULAGEM NUTRICIONAL. Sal x Sódio. Pág. 3. Pág. 5 Setembro/2016 Light x Diet x Zero Pág. 4 Sal x Sódio Pág. 5 ROTULAGEM NUTRICIONAL Pág. 3 EDITORIAL hegamos ao nosso quarto número, e estamos ansiosos para compartilhar mais informações com você! Nessa

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book.

Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento este e-book. e-book O BOM E O MAU CARBOIDRATO SAIBA QUE TIPO DE CARBOIDRATO VOCÊ DEVE COMER. Podemos dizer que existe o bom e o mau carboidrato, assim como existe o bom e o mau colesterol? Tire as suas dúvidas lento

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem Alimentos que emagrecem Índice: 1. A importância da nossa alimentação 2. Prevenção 3. Alimentação adequada 4. Super dicas de alimentos que emagrecem Todos nós sabemos que uma alimentação apropriada é a

Leia mais

tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular

tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular tudo que você precisa saber sobre ganhar massa muscular Comprar quilos e quilos de frango e batata doce. Eis a solução que você estava procurando para ganhar massa muscular. #Sóquenão. Apesar de ser uma

Leia mais

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida

EmagrecerESerFitness.com/FormulaBarrigaDefinida 1 2 Conteúdo Aviso Legal... 4 Como Perder A Barriga De Vez?... 5 Passo 1... 6 Passo 2... 7 Passo 3... 8 Passo 4... 9 Passo 5... 9 Recapitulando então...... 10 *Dica especial*... 11 Então...... 12 3 Aviso

Leia mais

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17

EmagrecerEserFitness.com/MetodoEmagrecer17 Conteúdo Aviso Legal... 3 1 Saiba qual é o seu peso ideal... 5 2 Defina quantas calorias você precisa por dia... 9 3 Monte a sua dieta em 3 passos... 12 Passo 1 Escolha os alimentos certos... 12 Passo

Leia mais

Projeto Nutricional Infantil

Projeto Nutricional Infantil Projeto Nutricional Infantil Agenda Objetivos Metas Benefícios do Consumo de Peixe Produto, Usos & Embalagem Objetivos Desenvolver um alimento a base de Músculo de Peixe com fortificação de micronutrientes

Leia mais

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN

Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN Nutricionista Carolina Cestari De Paoli Bortoletto_ CRN4 04101236 AVALIE SUA ALIMENTAÇÃO Este teste é sobre a sua alimentação, isto é, aquilo que você come. Se você tiver alguma dificuldade para responder

Leia mais

NOWADAYS MANY SPECIALISTS CONSIDER TO BE VERY IMPORTANT. WE TALKED ABOUT WHAT IS RIGHT OR WRONG IN

NOWADAYS MANY SPECIALISTS CONSIDER TO BE VERY IMPORTANT. WE TALKED ABOUT WHAT IS RIGHT OR WRONG IN HI! WE ARE AMANDA, ANA MARGARIDA, ANA RITA AND ANDRÉ AND WE ATTEND THE 8TH GRADE OF ESCLA D. ANTÓNIO DA COSTA. WE ENJOYED A LOT TO DO THIS WORK BECAUSE WE VE LEARNED ABOUT A TOPIC THAT NOWADAYS MANY SPECIALISTS

Leia mais