METODOS DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
|
|
|
- Carla Osório Almeida
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 METODOS DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS PROFESSOR: SÉRGIO DITKUN
2 TRIPLO RESULTADO
3 O que é Visão, Missão e Valores? Visão O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado. Missão A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
4 Visão Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorealização das mulheres no mundo todo. Missão é ser: Líder global em Beleza / A marca de escolha das mulheres / A líder em vendas diretas / O melhor lugar para se trabalhar / A maior Fundação para as mulheres / A empresa mais admirada. Valores: Confiança, Respeito, Crença, Humildade, Integridade aomissao.pdf /acesso em 21/07/12
5 Visão "Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor." Missão: "Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços." Valores: Nosso sonho nos motiva a trabalhar juntos com um único objetivo: ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. / Pessoas excelentes, com liberdade para crescer em velocidades condizentes com seus talentos e recompensadas adequadamente, são os ativos mais valiosos da nossa companhia. / Cultura: Nunca estamos completamente satisfeitos com os nossos resultados. Foco e tolerância zero ajudam a garantir uma vantagem competitiva e duradoura.,etc. em 21/07/12
6 Qual é a tua visão pessoal? Qual é a tua missão? Quais são os teus valores?
7 O profissional, não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas principalmente pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que consegue obter dos recursos disponíveis. Ele não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos tecnológicos de Administração, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho.
8 CHA O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente desenvolver três competências duráveis: CHA precisa CONHECIMENTO: significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. PERSPECTIVA significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação. ATITUDE querer - A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para a frente.
9 HABILIDADES Segundo Katz, O sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. HABILIDADES TÉCNICAS HABILIDADES HUMANAS HABILIDADES CONCEITUAIS
10 Introdução Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação. Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.
11 Habiliades do Administrador
12 Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Administrar como processo significa planejar, organizar, dirigir e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e/ou lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador deve avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.
13 Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais. (SILVA, 2004)... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. (CHIAVENATO, 2004)
14 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.
15 EFICIÊNCIA x EFICÁCIA EFICIÊNCIA EFICÁCIA fazer as coisas corretamente alcançar os objetivos e metas preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com os problemas preocupação com as soluções jogar um belíssimo futebol marcar o gol e vencer o jogo escolher o melhor roteiro chegar ao destino da viagem não faltar às aulas
16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.
17 O conceito de organizações: Setor primário: organizações da área extrativista, agropecuária e pesca. Setor secundário: organizações da área manufatureira. Setor terciário: terciário organizações da área de serviços.
18 Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Djalma, 2002, p. 84.
19 Planejar Definir antecipadamente os objetivos a serem alcançados e as ações a serem desenvolvidas. os planos são as linhas-mestras pelas quais: a organização obtém e aplica os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos escolhidos o progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, a fim de permitir correções necessárias.
20 Planejamento Benefícios do Planejamento(Chiavenato) Focalização (convergência) e Flexibilidade (adaptabilidade) Melhoria na coordenação e tomada de decisões; Melhoria no Controle de desempenho; Administração de tempo (prioridades). O planejamento é orientado para resultados, prioridades e mudanças.
21 Estrutura Organizacional
22 Plano de Ação PLANO DE AÇÃO O que será feito? Quem será o responsável? Por que será feito? Onde será feito? Quando será feito? Como será feito? Quanto custará?
23 Organizar Processo de arrumar a casa e alocar os recursos modo a alcançar eficientemente os objetivos. Em função dos objetivos a serem alcançados pode-se organizar a empresa (estruturá-la) de formas diferentes (design organizacional).
24 Dirigir Significa influenciar e motivar os empregados para realizarem as tarefas essenciais. Envolve o trabalho com as pessoas. Estabelece a atmosfera adequada, ajudando os empregados a atingirem todo o seu potencial.
25 Controlar O administrador deve certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na em direção aos objetivos estabelecidos. Esta função envolve: estabelecimento de padrões de desempenho medição do desempenho atual comparação com os padrões estabelecidos adoção de medidas corretivas
26
27
28
29
30 Revisão Triplo Resultado; Visão, missão e valores; Pilares fundamentais do administrador; Planejamentos estratég. Táticos e operacionais; Tipos de controles; Iniciamos a ver estruturas organizacionais: formal e informal; Conceito de organizações;
31 Estrutura Organizacional É a sistematização dos componentes de uma organização, dispondo-os de forma racional e lógica, de maneira eficiente e eficaz, evitando-se o desperdício de recursos materiais, humanos, financeiros e de tempo, visando a consecução de seus objetivos e de sua missão socioeconômica. (D ASCENÇÃO, 2001)
32 Teoria dos Sistemas
33 Teoria dos Sistemas
34 Teoria dos Sistemas Controle FEEDBACK Padrões de Qualidade
35 O que é um Sistema? Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
36 O que é um Sistema de Produção? É um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus).
37 Função de um sistema?
38 Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
39 Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
40 Qual é a diferença entre produção de bens ou serviços?
41 PRATICANDO COMO SERIA O PROCESSO DE ESCOVAR OS DENTES?
42
43 O que é um PROCESSO? É um conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos. Instrução Inspeção Direta Oficina Fornecedores Manutenção Produto / Serviços
44 SIG Sistemas de Informações gerenciais Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações. E quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um Sistema de Informações Gerenciais (SIG). (D ASCENÇÃO, 2001)
45 Exercícios Texto 1 e 2 C:\Material1\Aulas 2012\FATI\Material de apoio\trabalhos em sala Evolução dos Sistemas Adm 1 e 2
46 SIG Sistemas de Informações gerenciais Do que conciste a estrutura básica dos sistemas de informação? ENTRADAS DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS SAÍDAS INFORMAÇÃO FEEDBACK Padrões de Qualidade
47 SIG Sistemas de Informações gerenciais Como esta tecnologia tem ajudado os administradores em suas tomadas de decisões e que instrumentos são utilizados?
48 Qual é a importância do SIG nas empresas? Possíveis benefícios redução dos custos das operações melhoria no acesso às informações (relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço) melhoria na produtividade; nos serviços realizados e oferecidos e na tomada de decisões (informações são disponibilizadas de maneira mais rápida e precisa) estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões melhoria na estrutura organizacional, para faciliar o fluxo de informações, bem como da estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema redução do grau de centralização de decisões na empresa melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos
49 Estrutura Organizacional Estrutura Formal Estrutura Informal Formal: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Informal: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
50 Estrutura Organizacional Características da Estrutura Formal: Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. É estável. Está sujeita a controle. Está na estrutura. Líder formal.
51 Estrutura Organizacional Características da Estrutura Informal: Está nas pessoas. Sempre existirão. A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. É instável. Não está sujeita a controle. Está sujeita aos sentimentos. Líder informal. Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
52 Estrutura Organizacional O executivo inteligente e esperto é o que sabe utilizar a estrutura informal da empresa.
53 Estrutura Organizacional Fatores que condicionam o aparecimento da estrutura informal. Interesses comuns Interação provocada pela própria estrutura formal. Defeitos na estrutura formal. Flutuação do pessoal dentro da empresa. Períodos de lazer. Disputa do poder.
54 Tudo a nossa volta, quadros, carteiras, mesas, computadores, celulares e outros produtos, passaram por um processo de produção. A energia e água que chegam em nossas casas também. Isso só foi possível devido à existência de organizações (empresas) especializadas
55 Para o sucesso do Administrador Se faz necessário conhecer os modelos de Liderança Situacional de Paul Hersey e Ken Blanchard. Este modelo é baseado em duas variáveis: Maturidade dos seus subordinados e o Comportamento do líder.
56 Liderança situacional Ferramentas diferentes para situações diferentes!!
57 Setor da Produção Em pequenos grupos, discutir os questionamentos, responder de acordo com a opinião do grupo e citar exemplos.
58 REFERÊNCIAS:
59 REFERÊNCIAS: CURY, Antônio. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. São Paulo: Atlas, D ASCENÇÃO, Luiz Carlos M. Organização, sistemas e métodos: análise,redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos : uma abordagem gerencial. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
2.2 Elementos formais e informais
2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas
Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos
Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,
Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo
Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento
Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial
ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS
ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm
2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza
2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como
Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.
Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano
Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos
Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e
PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência
LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO. Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed)
LIDERANÇA E COMPORTAMENTO HUMANO NO TRABALHO Caps. 11 e 12 (11ª ed.) Cap. 12 (14ª ed) Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Thiago Ferreira Quilice Liderança O que faz um líder? Quais são os atributos
NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
OS PRIMÓRDIOS DA ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA O esforço cooperativo do homem é a base da sociedade; Terminologia: Administração (latin) Ad (direção) e minister (subordinação ou obediência) Aquele que presta
1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR
4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente
Concurso TCM Ciências da Administração
Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos
Organização - Estrutura Organizacional
Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades
Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)
Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando
PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO
PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo
RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA
RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial
Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho
Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho
NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.
NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos
Concurso TCM Ciências da Administração
Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos
Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 3.
Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.3 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO
Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.
Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano
04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.
TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento
Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)
Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta
UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome
GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS
Unidade II GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS Prof. Alexandre Rocha Seleção de profissionais Entrevista de triagem; Avaliações (teórica e prática); Treinamentos (teórico e prático); Entrevista final. 1 Entrevista
Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura
Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do
DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o
Prof. Me.Léo Noronha. Unidade I GESTÃO DAS INFORMAÇÕES
Prof. Me.Léo Noronha Unidade I GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS Objetivos Cultura da informação Informação Estratégica O papel do administrador de sistemas de informação Para entender o papel do
ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS
ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição
Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção
Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Estrutura Organizacional Organização da Empresa: É a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos
Lista de exercícios. Liderança. Prof. Carlos Xavier.
INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Liderança 1. (CESPE/STJ/Técnico/2008) O gestor de recursos humanos que utiliza a liderança centrada nas pessoas se preocupa em passar
COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP
COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Paulo Sérgio Tagata 1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá
Teoria da Administração
Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento
Administração Interdisciplinar
Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro
Direção da Ação Empresarial
Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial
Lidere sua equipe para ter melhores resultados
Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz
Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina
Entendendo a Administração Prof. Jairo Molina 1 Entendendo a Administração Metas principais: 1) Entender o significado da palavra administração. 2) A importância da administração para as diferentes organizações
Evolução do Pensamento
Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas
Gestão da Tecnologia da Informação
TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA 15.063-PR 1 ORGANIZAÇÃO CONCEITO Ordenação e agrupamento de atividades e
Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1
Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre
Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;
6 Conclusões e Recomendações
93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.
Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!
A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado
ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização
ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir
Organização - Estrutura Organizacional
Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades
Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques
Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características
GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Prof. Dr. Roberto Coda 1 Gestão de Pessoas O B J E T I V O S FORNECER COMPREENSÃO AMPLA DOS TEMAS MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO CONDICIONANTES DO PAPEL GERENCIAL APRESENTAR
REVISÃO PARA A PROVA
REVISÃO PARA A PROVA EQUIPE 01 Teoria Geral da Administração "O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações." Idalberto Chiavenato Como foi visto em sala de aula,
Planejamento Estratégico
MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico
Processo Organizacional
Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros
Estruturas Organizacionais
Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando o atendimento de suas
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.
Unidade I. Administração das Operações Produtivas Seus objetivos e estratégia. Prof. Fabio Uchôas
Unidade I Administração das Operações Produtivas Seus objetivos e estratégia Prof. Fabio Uchôas Administração das Operações Produtivas Administrar a produção significa a forma como as organizações produzem
1
Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos
Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira
Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração
1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil
1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão
Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos
Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:
INICIAIS CONCEITOS. Administração Geral
INICIAIS CONCEITOS Administração Geral O QUE É ADMINISTRAÇÃO? CONCEITO CHIAVENATO AD (direção para, tendência) + MINISTER (subordinação ou obediência) Significa aquele que realiza uma função abaixo do
Modelo Geral do SIG 18/11/2014. Componentes, condicionantes, níveis de influência e abrangência do SIG
Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014. Todos direitos reservados. Componentes, condicionantes, níveis de influência e abrangência do SIG Modelo Geral do SIG Planejamentos Fator Humano SIG Estrutura
Administração. O que veremos nesta disciplina: Avaliação: Conteúdo e objeto de estudo da Administração. Introdução a Administração
Administração Prof. Daniel Bertoli Gonçalves UNESP - SOROCABA O que veremos nesta disciplina: Introdução: Conceitos e Fundamentos da Administração Definindo Administração, Administrador, os papéis e competências
ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios
ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de
Funções da Administração
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento
Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional
AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo
Competências e Funções do Trabalho Gerencial
Competências e Funções do Trabalho Gerencial Aula 2 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO O administrador e: os processos administrativos a visão sistêmica dos processos Modelo para entendimento do trabalho administrativo
1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO
1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os
EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA
EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços
Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE. Nome:
29 Curso Expedito CHEFIA E LIDERANÇA NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA MANUAL DO PARTICIPANTE Nome: 30 CURSO EXPEDITO Chefia e Liderança no Serviço de Assistência Humanitária Autor: Ten Cel BM Marcello
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Liderança Prof. Dra. Ana Carolina de Aguiar Rodrigues REFLEXÕES APÓS DEBATE Relembrar nosso contrato psicológico Avaliação geral da atividade O que aprenderam? Que insights
Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini
Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe
Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Farmácia Disciplina de Gestão Farmacêutica Processo de Organização Oi Pessoal, tudo bem?! Quais são as expectativas
Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.
1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo
AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT
AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta
Processo Organizacional
Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as
3. CONCEITOS IMPORTANTES
3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das
Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte
Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. COMPONENTES 2. CONDICIONANTES
Planejamento e Postura Estratégica
Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira
Gestão de Cultura e Clima Organizacional
Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É
Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração
Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem
Relatório de Competências
Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver
Administração de Recursos Humanos II
ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:
MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC
MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ms. Ana Carolina Marini [email protected] DOCENTE Experiência - 13 anos docência - Consultorias - Desenvolvimento de projetos Bacharel em Turismo com ênfase em
Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas
Mapa Comparativo do Perfil x de Competências Dados Principais de Competências E-mail [email protected] CPF 88995451467 O que é É o comparativo entre a pontuação obtida pelo indivíduo em cada
Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.
Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se
