Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira"

Transcrição

1 Histórico da Gestão da Qualidade Conceito de Qualidade Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

2 Histórico Sempre houve a preocupação para se controlar a qualidade dos produtos. Antes mesmo do período industrial, por exemplo, artesãos europeus tinham equipes de inspeções que aplicavam marcas especiais em produtos livres de defeitos. Essas marcas serviam como evidência de qualidade para os clientes.

3 Inspeção Separar produtos bons e ruins

4 - A produção era sob encomenda; - O cliente conhece o produtor; - O artesão era dono do conhecimento; - Controle era a posteriori ; - Qualidade era sinônimo de beleza artística.

5 Com a Revolução Industrial, esses artesãos se tornaram operários das fábricas e donos de lojas de artesanato. A forma de trabalhar modificou-se e daí diminuiu-se o compromisso individual com o resultado global do trabalho. A manutenção da qualidade ficou na dependência da habilidade dos trabalhadores e dos inspetores do departamento de produção. Os produtos defeituosos eram retrabalhados ou sucateados.

6 A produtividade começa a ser o alvo dos capitalistas. Os espetaculares resultados conseguidos na capacidade de produção por trabalhador, entretanto, impactaram negativamente na qualidade. O poder de atuação dos operários reduziu-se ainda mais e a qualidade dos produtos caiu. As fábricas, diante desse efeito colateral indesejável, criaram departamentos centrais de inspeção, cujo objetivo era impedir que produtos defeituosos chegassem aos clientes.

7 - Produção em série; - Cliente não tem contato com o produtor; - Começa haver uma especialização dos operários; - Qualidade é vista como um produto que corresponda às especificações = Garantia da Qualidade - Controle da qualidade a posteriori

8 Avaliação da qualidade Produto acabado

9 Mas adotar a prática de inspecionar produtos acabados e, a seguir, sucateá-los ou retrabalhá-los não consistia num modo econômico de produzir. Foi a partir dessa percepção que, em meados da década de 1920, a qualidade chegou aos processos.

10 Qualidade Ao longo do processo

11 No pós-guerra, o Japão começa a desenvolver a gestão da qualidade. Pressionado pela necessidade de reconstrução e pela má reputação da qualidade de seus produtos, o Japão desenvolveu uma ação coletiva de melhoria. Com uma abordagem liderada pela alta direção e contando com a participação de gerentes, engenheiros e operários, os japoneses melhoraram os processos e deram início à nova abordagem da qualidade total.

12 Assim, passaram a produzir produtos de qualidade a baixos preços e conseguiram fatias expressivas de mercado em países estrangeiros, notadamente nos Estados Unidos.

13 - Objetivo: Satisfação do Cliente - A qualidade é responsabilidade de todos. - Gestão da Qualidade Total.

14 A reação americana, no primeiro momento, foi marcada por restrições à importação e apelos à compra dos produtos domésticos. Posteriormente, iniciou a abordagem Posteriormente, iniciou a abordagem estruturada para a melhoria, dando origem ao Total Quality Management (TQM, Gestão da Qualidade Total).

15 Na década de 1980, lançou-se o Prêmio Malcon Baldrige, prêmio nacional da qualidade, que unificaria no país da concepção do TQM. Na Europa, lançou-se a primeira edição da Na Europa, lançou-se a primeira edição da série ISO 9000.

16 Evolução da Qualidade Garantia da Qualidade Qualidade Total Controle de Qualidade Inspeção

17 Gurus da Qualidade W. Edwards Deming considerado o pai do Controle Estatístico da Qualidade. J. M. Juran considerado o pai do desenvolvimento administrativo do novo Japão. Philip B. Crosby considerado o idealizador do conceito do zero defeito. Armand V. Feigembaum introdutor do conceito de Total Quality Control.

18 Kaoru Ishikawa criador dos Círculos de Controle da Qualidade Oleggreshner fundador dos Círculos de Controle de Qualidade no Brasil. Foi o grande mentor da Qualidade Johnson & Johnson.

19 Definições de Qualidade Temos muitas definições de qualidade. Não há um consenso universal para sua definição. Estudiosos a definem de diversas maneiras: Qualidade é conformidade com os requisitos. (Philip Crosby)

20 A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produtos que respondem às necessidades dos clientes; e (2) ausência de deficiências. (Joseph Juran) Um termo genérico para reunir os dois significados é adequação ao uso.

21 É o total das características de marketing, engenharia e manutenção do composto produto e serviço por meio das quais o produto e serviço em uso irão atender às expectativas do consumidor.(a. V. Feigenbaum)

22 Segundo a Fundação Nacional de Qualidade, qualidade consiste na totalidade de características de uma entidade (atividade ou processo, produto), organização ou uma combinação destas, que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas dos clientes e das demais partes interessadas.

23 Na NBR ISO 9000:2005 consta que é o grau em que um conjunto de características (propriedades diferenciadores) inerentes satisfaz aos requisitos (necessidade ou expectativa).

24 Pontos em comum Necessidades dos clientes Expectativas dos clientes

25 Os requisitos de qualidade são especificados pelo cliente ou pela sociedade, em forma de expectativas e desejos.

26 Qualidade = é o atendimento de exigências e expectativas de clientes.

27 O cliente espera, por exemplo, função ótima, alta segurança e confiabilidade, boa assessoria e acompanhamento, e espera uma boa aparência do produto. Em estreita relação com isso estão também um preço máximo e um prazo de entrega aceitáveis. Para os fornecedores, os requisitos de qualidade geram custos que nem sempre são compatibilizáveis com as expectativas de preço dos clientes.

28 Ex.: necessidades e expectativas de clientes de um hotel O que você espera como cliente de um hotel? (necessidades e expectativas)

29 - Cortesia e rapidez no registro de entrada e saída do hotel; - limpeza; - boa conservação do mobiliário; - ar condicionado nos apartamentos; - cordialidade dos empregados, etc...

30 Mas... O conjunto de necessidades e expectativas dos clientes pode ser bastante amplo. Mas, felizmente, uma organização não precisa necessariamente atender a 100% das necessidades e expectativas para satisfazer a seus clientes. Precisa, sim, identificá-las, avaliar sua importância relativa e compreender o efeito do atendimento sobre a satisfação dos clientes, para, a partir dessas informações, orientar sua estratégia de produto.

31 Defeito Se um requisito da qualidade não for atendido, tem-se um defeito. Defeito crítico: A consequência do defeito é um perigo para as pessoas que utilizam o produto, fazem sua manutenção ou dependem dele de alguma forma. Ex.: parada de um sistema de computador, não funcionamento de um satélite, não funcionamento de cabo de aço de um andaime.

32 Defeito importante: É o defeito com consequências bastante perturbadoras. É um defeito não crítico que compromete totalmente a usabilidade do produto ou reduz sensivelmente a usabilidade para a finalidade prevista. Ex.: não funcionamento do flash da máquina fotográfica ou o motor de uma máquina.

33 Defeito secundário: É o defeito com consequências não essenciais. Trata-se de um defeito que não reduz sensivelmente a usabilidade do produto para sua finalidade pretendida, ou um defeito que influencia pouco no uso ou no funcionamento do produto ou não influencia a usabilidade. Ex.: trinca em uma parede, defeito na pintura de uma peça.

34 Abordagens da Qualidade David Garvin identificou 5 abordagens principais para definir qualidade.

35 Abordagem Transcendente Qualidade seria sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata. Ex.: relógio suíço.

36 Abordagem baseada no produto Vê a qualidade como uma variável precisa e mensurável e também na diversidade de algumas características adicionais que agregam valor ao produto. Ex.: quantidade de recheio do produto. Qualidade é a adequação ao uso. (JURAN, 1974)

37 Abordagem baseada na produção Se o produto está dentro das normas e especificações do projeto do produto/serviço na sua fase de produção, o produto tem qualidade. Ex.: produto sob encomenda Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações. (CROSBY, 1979).

38 Abordagem baseada no Consumidor É o reflexo das preferências do consumidor, se ele estiver satisfeito, então o produto tem qualidade. Ex.: novo sabor da Coca-cola Zero. Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos. (Edwards, 1968).

39 Abordagem baseada no Valor Desempenho ou conformidade do produto a um preço aceitável. Ex.: Iphone. Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável. (Broh, 1982).

40 Dimensões da Qualidade Com base nessas abordagens, Garvin estabeleceu 8 dimensões ou aspectos pelos quais podemos caracterizar a qualidade de um produto, bens ou serviços.

41 1 Desempenho Refere-se às características operacionais básicas do produto. Ex.: eficiência do carro, funcionamento perfeito do eletrodoméstico

42 2 Características São as funções secundárias do produto que suplementam seu funcionamento básico. Ex.: os acessórios do carro.

43 3 Confiabilidade Um produto é considerado confiável quando a probabilidade de apresentar defeito durante o seu ciclo de vida é baixo. Ex.: trinca, empenamento, descolamento, rachadura.

44 4 Conformidade Refere-se ao grau de acerto em que o produto está de acordo com os padrões especificados. Ex.: quantidade, valor, dimensões, medidas.

45 5 Durabilidade Refere-se à vida útil de um produto, ou seja, o uso proporcionado por um produto até que ele possa ser substituído por outro ou reparado Ex.: pneus do carro, tv de plasma...

46 6 Atendimento Refere-se à rapidez, cortesia, facilidade de reparo, substituição. Ex.: Venda e pós-venda (SAC- serviço de atendimento do consumidor que seja eficiente).

47 7 Estética Refere-se ao julgamento pessoal e ao reflexo das preferências individuais. Ex.: sabor, cor, som, cheiro, aparência, ou seja, atributos que satisfaçam o cliente.

48 8 Qualidade Percebida Baseada na opinião do cliente, suas referências individuais de qualidade. Ex.: preferência por uma determinada marca.

49 Então: Abordagem da Qualidade: Transcendente Baseada no Produto Baseada na Produção Baseada no Consumidor Baseado no Valor Dimensões da Qualidade Desempenho Características Confiabilidade Conformidade Durabilidade Atendimento Estética Qualidade Percebida

50 Abordagens Dimensões Transcendental Qualidade percebida Produto Desempenho, características Consumidor Estética, qualidade percebida, características, desempenho, atendimento. Produção Conformidade, confiabilidade Valor Durabilidade

51 Qualidade seria satisfação, melhor, algo durável, seguro, etc... Algo perfeito! Qualidade é a ausência de defeitos, pois sempre que procuramos um produto buscamos algo que atenda nossas necessidades e vá além das nossas expectativas.

52 A qualidade deve ser compreendida e percebida pela empreendedor do mesmo modo como seus clientes a percebem, e não sob sua visão particular. Pensar em qualidade como sendo somente um diferencial do produto ou serviço está ultrapassado, visto que qualidade hoje deve ser entendida como inerente ao produto ou serviço

53

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Idéias Básicas Aplicação de metodologias estatísticas Entendimento sobre as fontes de variação do processo Perpetuação do ciclo de melhoria contínua Os quatorze pontos:

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN ROGÉRIO FEROLDI MIORANDO KARINA ROSSINI Objetivos da disciplina Permitir aos alunos o entendimento

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Fundamentos de qualidade e de gestão da qualidade conceitos e evolução Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Conceitos básicos de qualidade e controle da qualidade

Leia mais

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA TP 069 - GESTÃO DA QUALIDADE FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br 1 David A Garvin Ph.D. em economia pelo M.I.T. em 1979, Garvin foi professor de Administração Empresarial em Harvard afirma que

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística Gestão da Qualidade Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais, Informações,

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade

Abordagens e dimensões da qualidade Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e,

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da

Leia mais

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo.

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo. Gestão da Qualidade Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Aula 01 - Conceitos Iniciais Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Agenda História. Definindo a qualidade, Qualidade Total. Os pilares da qualidade de software. Custos da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Pensar... O que é Qualidade? O que representa o termo Qualidade Total? Como surgiu? Por que

Leia mais

Especialistas da Qualidade

Especialistas da Qualidade Especialistas da Qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Especialistas da qualidade 1. Deming 2. Juran 3. Taguchi 4. Crosby 5. Ishikawa 6. Feigenbaum 7. Garvin Gerência da Qualidade - Engenharia

Leia mais

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Dr. Ivanir Costa Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE Histórico e conceitos de qualidade Como surgiu a qualidade? Surgimento da qualidade e a organização do homem na comercialização de seus produtos O

Leia mais

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL Iniciação Científica Antônio Thiago Ignácio Velac 1 Thais Roth 2 Resumo É evidenciada atualmente no cenário mundial a busca

Leia mais

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade.

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade. Estrutura Origem da qualidade O que é qualidade Dimensões da qualidade Desenvolvimento a prática de qualidade Avaliação final Eduardo Guilherme Satolo 1 2 O que é para você? ACESSAR www.menti.com Code

Leia mais

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa. OS MESTRES DA QUALIDADE DEMMING O essencial da obra: Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de qualidade, em vez da mera

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br http://olaria.ucpel.tche.br/venecian

Leia mais

TÉCNICO EM MECÂNICA. Prof. Everson José Fernandes

TÉCNICO EM MECÂNICA. Prof. Everson José Fernandes TÉCNICO EM MECÂNICA Prof. Everson José Fernandes TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVO: Curso Técnico em Mecânica tem por objetivo formar profissionais, cujas principais atividades são: elaboração de projetos de

Leia mais

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps Técnicas Industriais Japonesas Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Técnicas Industriais Japonesas QUALIDADE, DESPERDÍCIO E VARIABILIDADE Bibliografia recomendada CORREA, H.L.; CORREA, C.A. Administração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Roteiro Visão sobre Cinco abordagens da Expectativa e percepção Possíveis lacunas (GAPs) O que dizem os gurus da 1 Planejamento e Controle da

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 2 A Era da Qualidade Total Objetivos: Possibilitar a compreensão das características, princípios

Leia mais

Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 01 Introdução à Engenharia da Qualidade DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM

Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 01 Introdução à Engenharia da Qualidade DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 01 Introdução à Engenharia da Qualidade DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM TÓPICOS DESTA AULA Contexto histórico Definições de qualidade Características

Leia mais

Fundamentos da Qualidade

Fundamentos da Qualidade Fundamentos da Qualidade Luiz Carlos Monteiro Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade Quando surgiu a qualidade? Quando o Homem sente necessidades e cria expectativas. O que é qualidade?

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Planejamento e Gestão da Qualidade 17.10.2011 SUMÁRIO Antes de 1750 1750 1800 1800 1890-1900 1920 1950 1950 1970 A

Leia mais

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA Disciplina: FATEC - IPATINGA Gestão de ISSO TQC - Controle da Total Vicente Falconi Campos ISO 9001 ISO 14001 OHSAS 18001 Prof.: Marcelo Gomes Franco Conceitos TQC - Total Quality Control Controle da Total

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Profa. Luciana Rosa Leite Unidade 1 Introdução à Engenharia Da Qualidade 1.1 Evolução da Gestão da Qualidade 1.2 Revisão de conceitos estatísticos Exercícios Evolução da Gestão

Leia mais

08 C o C ntin i ua u çã a o çã de 0 7

08 C o C ntin i ua u çã a o çã de 0 7 08 Continuação de 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 26/08/ Aula 1 - Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Unidade1 História da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 26/08/ Aula 1 - Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Unidade1 História da Qualidade Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Gestão da Qualidade Unidade1 História da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas Unidade 2 Perspectivas da Qualidade - Aula 1-1854 = FLORENCE NIGHTINGALE Guerra da Crimeia

Leia mais

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. ARMAND V. FEIGENBAUM Para Feigenbaum a Qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a

Leia mais

História e Evolução da Qualidade

História e Evolução da Qualidade História e Evolução da Qualidade Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Eras da qualidade: inspeção Controle estatístico da qualidade Garantia da qualidade Abordagem

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Planejamento e controle da produção - Objetivos Objetivos da unidade: Apresentar as definições e conceitos, importantes para o entendimento

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE Irene Szyszka 07/11/2002 Lucem Sistemas Integrados de Gestão - Direitos Reservados 1 O QUE É MOTIVAÇÃO? MOTIVOS PARA AÇÃO??? Segundo Michaelis: Ato de motivar. Espécie de energia

Leia mais

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM O QUE É QUALIDADE? TÓPICOS DESTA AULA. Contexto histórico. Definições de qualidade

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM O QUE É QUALIDADE? TÓPICOS DESTA AULA. Contexto histórico. Definições de qualidade Cronograma parcial DPS1037 Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 01 Introdução à Engenharia da Qualidade DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM Data Aula Conteúdo 10/ago 1 Introdução à Engenharia

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do

Leia mais

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 1 Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. Aristóteles NOÇÕES SOBRE

Leia mais

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 Qualidade Conceitos gerais Qualidade do projeto estrutural (NBR6118) O que é qualidade? É um instrumento de gestão Não existe um kit-qualidade É uma disciplina

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

GESTÃO DA QUALIDADE. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos GESTÃO DA QUALIDADE Origem: Durante a II Guerra Mundial Conceitos: GESTÃO DA QUALIDADE Satisfazer muitos detentores de participações numa organização, incluindo comunidade, fornecedores, acionistats, empregados

Leia mais

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AULA Nº 1 QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM SAÚDE HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 Histórico da Qualidade; AGENDA DA AULA Conceituando

Leia mais

CE219 - Controle Estatístico de Qualidade

CE219 - Controle Estatístico de Qualidade CE219 - Controle Estatístico de Qualidade Cesar Augusto Taconeli 30 de maio, 2017 Cesar Augusto Taconeli CE219 - Controle Estatístico de Qualidade 30 de maio, 2017 1 / 24 Aula 1 - Introdução Cesar Augusto

Leia mais

MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13

MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13 MAE0532 CONTROLE ESTATÍSTICO DE QUALIDADE 01/08/13 1. MELHORIA DA QUALIDADE 1.1. O significado da qualidade e da melhoria da qualidade Há várias definições para qualidade. Informalmente, qualidade é algo

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

Produção artesanal - Até final do século XIX

Produção artesanal - Até final do século XIX AULA 10 Historia da Qualidade Produção artesanal - Até final do século XIX Artesão Domínio completo de todo o ciclo de produção, da concepção até o pós venda Foco na qualidade do produto e não do processo

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção

Engenharia da Qualidade. Introdução à Engenharia de Produção Engenharia da Qualidade Introdução à Engenharia de Produção 1 O que é qualidade? A qualidade de um produto pode ser avaliada de várias maneiras. Definição Tradicional Significa Adequação ao Uso Definição

Leia mais

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA TP 069 - GESTÃO DA QUALIDADE FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br extrínseca estruturada AULA 03 GURUS DA QUALIDADE Os gurus da qualidade Foram muitos os teóricos que ajudaram a construir a área

Leia mais

CONCEITOS DA QUALIDADE

CONCEITOS DA QUALIDADE CONCEITOS DA QUALIDADE AS DIMENSÕES DA QUALIDADE Bibliografia: Gestão da Qualidade - Pires. A. Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade,(2000) 2ª edição, Ed. Sílabo. -NP EN ISSO 9000:2000. -NP EN ISSO

Leia mais

Controle de Qualidade

Controle de Qualidade Controle de Qualidade Lupércio França Bessegato Dep. Estatística/UFJF Roteiro 1. Qualidade na Empresa 2. Gestão da Qualidade 3. Métodos Estatísticos em Controle de Processos 4. Cartas de Controle Univariadas

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Introdução à Qualidade Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Introdução A Gerência da Qualidade quando focada na busca pela Qualidade Total possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de

Leia mais

Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade

Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com PAE: Armando M. Toda armando.toda@gmail.com Qualidade de Software n O que é qualidade de software? Visão

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA Aula 6 Organização e Normas GESTÃO DA Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Como?

Leia mais

Aula de hoje: junho de 17. Engenharia de Produção UNIVASF - Controle Estatístico da Qualidade. Elaborado por: Profª Ana Castro 1

Aula de hoje: junho de 17. Engenharia de Produção UNIVASF - Controle Estatístico da Qualidade. Elaborado por: Profª Ana Castro 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO DRCA COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Professora:

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Histórico e Introdução a Qualidade CES-32

Leia mais

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO Página: 1/5 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA Visão histórica da evolução da gestão empresarial e as contribuições das diversas escolas de administração para a gestão da qualidade As idéias, fundamentos e metodologias

Leia mais

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana

Estágio II. Aula 01 Qualidade de Software. Prof. MSc. Fred Viana Estágio II Aula 01 Qualidade de Software Prof. MSc. Fred Viana Agenda Qualidade de Software Definições Dimensões Qualidade e Produtividade Por que testar um software Definições de Teste Motivação Por que

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 2

Engenharia da Qualidade I Aula 2 Engenharia da Qualidade I Aula 2 Conceitos e Benefícios Internos e Externos da Qualidade Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Gestão da qualidade total Fundamentos da gestão da qualidade A gestão da qualidade

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

QUALIDADE DE SOFTWARE DEFINIÇÕES / RESUMO. Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA DEFINIÇÕES / RESUMO Apostilas de NORMAS, disponíveis no site do professor. 1 NORMAS VISÃO GERAL Qualidade é estar em conformidade com os requisitos dos clientes; Qualidade é antecipar e satisfazer os desejos

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CONCEITOS DE QUALIDADE TOTAL

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CONCEITOS DE QUALIDADE TOTAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi à substituição do trabalho artesanal

Leia mais

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL OS PRIMÓRDIOS DA QUALIDADE Egípcio Imhotep (pai do controle do processo antigo): OBEDIÊNCIA A PADRÕES ERA A CHAVE PARA A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL

Leia mais

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos

Qualidade de Software. Profª Rafaella Matos Qualidade de Software Profª Rafaella Matos Introdução a qualidade de software Relatório do Caos Em 1995 o relatório do caos revelou dados alarmantes sobre investimentos feitos em softwares Relatório do

Leia mais

Sistemas de Qualidade

Sistemas de Qualidade Sistemas de Qualidade Professora conteudista: Anabel Cruz Dionísio Revisor: Luiz Alberto Borcsik Sumário Sistemas de Qualidade Unidade I 1 HISTÓRICO DA QUALIDADE...1 2 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE...4 2.1 Era

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE 2 NORMAS VISÃO GERAL Como já vimos em outras

Leia mais

Pergunta importante:

Pergunta importante: Conceitos e visões sobre os custos da Qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A qualidade é custo ou investimento? Pergunta importante: O custo da qualidade da sua organização está revertendo em

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT A Gerência da Qualidade possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de modo contínuo o seu desempenho organizacional Alcançar vantagens competitivas

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL

QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL QUALIDADE DE SOFTWARE VISÃO GERAL Profa. Andrea Padovan Jubileu Engenharia de Software Processo de Software ISO/IEC 12207 Segundo a IEEE 1 : (1) A aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e

Leia mais

Anderson L. S. Moreira

Anderson L. S. Moreira Tecnologia da Informação Aula 6 Qualidade Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife PE Esta apresentação está sob licença Creative Commons Anderson Moreira

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS Unidades 06 Recebimento de materiais Conceito de qualidade Padrões de qualidade Inspeção de qualidade Recebimento quantitativo Procedimentos operacionais

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO CDSA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO CDSA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO CDSA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prof.: João Pereira Leite A IS0 9000 E OS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

Administração. Fundamentos e Histórico da Qualidade. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Fundamentos e Histórico da Qualidade. Professor Rafael Ravazolo. Administração Fundamentos e Histórico da Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX FUNDAMENTOS E HISTÓRICO DA QUALIDADE é mais uma daquelas palavras que todo mundo

Leia mais

GESTÃO da Qualidade GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO da Qualidade GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO da Qualidade Práticas 1 GESTÃO DA QUALIDADE Definição de qualidade? d Consumidor vs. produtor Consumidor: qualidade é o grau em que o produto satisfaz as necessidades pelas quais foi adquirido qualidade

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade em Projetos

Gerenciamento da Qualidade em Projetos Gerenciamento da Qualidade em Projetos v. 60.0 2015 Prof. André Valle 1/36 Objetivos Definir os elementos relacionados com os processos de qualidade de um projeto. Estabelecer um paralelo entre a teoria

Leia mais

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto;

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens e dimensões da qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Abordagens da Qualidade Garvin, (1992) mostrou que a qualidade sofre modificações Em função da sua organização e abrangência, sistematizou

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Lista de Exercícios AV2 Questão 1 Quais os 2 aspectos que, basicamente, a qualidade de software é avaliada? Questão 1 Resposta

Leia mais

Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO

Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga GESTÃO DA PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga CONTATO E-mail: veiga.fabiano@gmail.com EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS Produção artesanal Produção

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

Da Engenharia à Metrologia: Benefícios Técnicos e Econômicos da Gestão Dimensional de Produtos

Da Engenharia à Metrologia: Benefícios Técnicos e Econômicos da Gestão Dimensional de Produtos Da Engenharia à Metrologia: Benefícios Técnicos e Econômicos da Gestão Dimensional de Produtos Prof. André Roberto de Sousa, Dr. Eng. IFSC São Paulo, Setembro de 2017 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO 1. REQUISITOS

Leia mais

O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. Ademir da Rosa Martins

O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. Ademir da Rosa Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JAILSON RIBEIRO DOS ANJOS O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso

Leia mais

FACULDADES SÃO JOSÉ INTRODUÇÃO. Administração da Qualidade. Escola de Negócios. Prof. Pedro Mauro Rodrigues Barbosa. 2 Sem/2007

FACULDADES SÃO JOSÉ INTRODUÇÃO. Administração da Qualidade. Escola de Negócios. Prof. Pedro Mauro Rodrigues Barbosa. 2 Sem/2007 FACULDADES SÃO JOSÉ Prof. Pedro Mauro Escola de Negócios Prof. Pedro Mauro Rodrigues Barbosa Engenheiro Naval EPUSP MPhil Offshore Engineering Cranfield University 2 Sem/2007 Prof. Pedro Mauro INTRODUÇÃO

Leia mais

Contextualização e noções básicas do CEQ

Contextualização e noções básicas do CEQ Contextualização e noções básicas do CEQ Conteúdo Programático MÓDULO 1: Previsão e Estimação da Demanda 1.1 Origem nas contribuições de Shewhart 1.2 Evolução e contexto histórico 1.3 A qualidade no contexto

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

Gerenciamento Dimensional de Produtos

Gerenciamento Dimensional de Produtos Formação Avançada em Metrologia 3D Gerenciamento Dimensional de Produtos O Gerenciamento corresponde ao conjunto de operações sistêmicas destinadas a prever, evitar e reduzir a ocorrência de variações

Leia mais

Controle Estatístico do Processo (CEP)

Controle Estatístico do Processo (CEP) Controle Estatístico do Processo (CEP) CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO É UM MÉTODO QUE PERMITE CONTROLAR CONTÍNUAMENTE AS CARACTERÍSTICAS CHAVES DE UM PRODUTO E PROCESSO, VISANDO A SUA MELHORIA. ORIGEM

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Unidade 3 Inspeção por Amostragem para Aceitação Prof. Luciana Rosa Leite Conteúdo da Unidade 3.1 Inspeção da Qualidade 3.2 Riscos e parâmetros 3.3 Tipos de amostragem 3.4 Planos

Leia mais

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO 6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Qualidade e eficiência são palavras que faziam parte do cotidiano no Japão. Como era um país privado de recursos naturais, a exportação de produtos manufaturados sempre

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Controle da Qualidade Total (CQT) Histórico Pré-história * Rebuscar ferramentas de caça Idade Média * Guildas - instituíam punições para os membros que produziam produtos de qualidade inferior; * Reis

Leia mais

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário João Noronha ESAC/IPC 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE

CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais