Jonas Barbosa Leite Filho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jonas Barbosa Leite Filho"

Transcrição

1

2 Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação em Gestão de Pessoas

3 Quem é o CLIENTE? O cliente é a pessoa mais importante em qualquer tipo de negócio; O cliente não depende de nós. Nós é que dependemos dele;

4 O cliente não interrompe o nosso trabalho. Ele é o propósito do nosso trabalho; O cliente nos faz um favor quando entra; Nós não estamos lhe fazendo nenhum favor esperando por ele;

5 O cliente é uma parte essencial do nosso negócio; O cliente não significa só dinheiro em caixa. É um ser humano com sentimento, que precisa ser tratado com todo o respeito; O cliente merece toda atenção e cortesia possível;

6 Ele é o sangue de qualquer negócio; É ele quem paga o seu salário; Sem o cliente você fecharia as suas portas; NUNCA SE ESQUEÇA DISSO. Autor Desconhecido.

7 Marketing quer dizer MERCADO. mercadologia, quer dizer, estudo de mercado. Início do século XX.

8 : conjunto de operações que vai do planejamento até a pósvenda, pelas quais uma empresa lança mão para assegurar a colocação de seus produtos no mercado. Marketing: conjunto de ferramentas que tem por finalidade aproveitar oportunidades ou criar necessidades no mercado.

9 Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (KOTLER)

10 Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. ( AMA - American Marketing Association)

11 Todos conceitos envolvem: criação, a oferta, a livre negociação e a entrega de valor para o cliente.

12 E o que é valor? Valor para o cliente é a diferença por ele percebida entre os benefícios obtidos com a troca e os custos envolvidos nesse processo.

13 Classificação dos benefícios: Funcionais função do bem; Emocionais efeito psicológico do bem. Custos: tempo, energia, desgaste psicológico...

14 Objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. Deixar o cliente pronto para comprar.

15 MIX DE OU COMPOSTO MERCADOLÓGICO Produto combinação de bens e serviços oferecidos ao mercado alvo.

16 MIX DE OU COMPOSTO MERCADOLÓGICO Produto combinação de bens e serviços oferecidos ao mercado alvo. Preço quanto os clientes devem pagar pelo produto.

17 MIX DE OU COMPOSTO MERCADOLÓGICO Produto combinação de bens e serviços oferecidos ao mercado alvo. Preço quanto os clientes devem pagar pelo produto. Praça onde está disponível o produto/serviço.

18 MIX DE OU COMPOSTO MERCADOLÓGICO Produto combinação de bens e serviços oferecidos ao mercado alvo. Preço quanto os clientes devem pagar pelo produto. Praça (Ponto de venda) onde está disponível o produto/serviço. Promoção comunicação. Persuasão aos consumidores-alvos a adquirir o produto/serviço.

19

20 Conceitos Centrais de Marketing Necessidade humana: estado em que se percebe alguma privação.

21 Conceitos Centrais de Marketing Necessidade humana: estado em que se percebe alguma privação. Desejo humano: necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais.

22 Conceitos Centrais de Marketing Necessidade humana: estado em que se percebe alguma privação. Desejo humano: necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Demanda: as pessoas têm desejos quase infinitos, mas recursos limitados. Esses desejos, quando viabilizados pelo poder de compra, tornam-se demanda.

23 Conceitos Centrais de Marketing Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.

24 Conceitos Centrais de Marketing Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Troca: é o ato de se obter um objeto desejado, oferecendo algo em retorno.

25 Conceitos Centrais de Marketing Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Troca: é o ato de se obter um objeto desejado, oferecendo algo em retorno. Transação: consiste na troca de valores entre duas partes. Existem transações monetárias, de bens e de serviços.

26 Conceitos Centrais de Marketing Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Troca: é o ato de se obter um objeto desejado, oferecendo algo em retorno. Transação: consiste na troca de valores entre duas partes. Existem transações monetárias, de bens e de serviços. Mercado: é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto

27 Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida. Transação difere de transferência. Ela ocorre quando um acordo no processo de troca é atingido.

28 Pirâmide de Maslow Auto Realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas

29

30 A empresa precisa entender quais necessidades e desejos do cliente ela satisfaz para poder dirigir a sua mensagem de forma efetiva. #ms

31 DE SERVIÇOS SERVIÇO Ato ou performance oferecido por uma parte (empresa) a outra (cliente). Apesar de um serviço poder estar relacionado com um produto (ex. manutenção de uma máquina), é essencialmente intangível. Normalmente não resulta na propriedade de nenhum dos fatores de produção.

32 DE SERVIÇOS SERVIÇOS São imateriais. São produzidos e consumidos simultaneamente. A produção da generalidade dos serviços pressupõe uma relação direta entre cliente e pessoal em contato. A qualidade dos serviços não é passível de ser controlada.

33 DE SERVIÇOS Serviço adequado: é aquele que se espera encontrar o mínimo aceitável. Não deixa o cliente insatisfeito. A percepção é relativa. Em um lugar que não possui um serviço com alto padrão de qualidade, o mínimo pode ser o adequado. Conforme o esperado pelo cliente, sua exigência padrão aumenta ou diminui. Serviço desejado: é o serviço que encanta. O cliente teve suas expectativas excedidas.

34 DE SERVIÇOS Conceito de Serviços: Um serviço é qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um bem. O marketing de serviços é a aplicação da filosofia do marketing às peculiaridades dos serviços.

35 DE SERVIÇOS Foco os clientes atuais e potenciais; os funcionários; a interação cliente-prestador de serviço (o chamado encontro do serviço, em que há a interação entre o provedor ou prestador de serviço e o cliente).

36 DE SERVIÇOS O mix de marketing de serviços considera outros três P s: Pessoas atributos relacionados aos participantes do processo (o colaborador da organização e o próprio cliente); Processos atributos relacionados aos processos do serviço; Evidências físicas (Physical evidence, em inglês) atributos relacionados às evidências físicas que envolvem a prestação de serviços.

37 DE SERVIÇOS CARACTERÍSTICAS intangibilidade, perecibilidade, inseparabilidade e variabilidade

38 DE SERVIÇOS INTANGIBILIDADE falta de proteção de patentes; dificuldade para a comunicação; estabelecimento do preço. TV

39 DE SERVIÇOS Trabalhar para tornar tangível ambiente decoração e arrumação; pessoas apresentação, número, idade e perfil em relação a público-alvo do serviço; equipamento computadores e mobiliário; materiais de comunicação qualidade dos impressos, cartões, cartazes e do texto;

EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO

EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO EDITAL CAIXA ECONOMICA FEDERAL ATENDIMENTO Resoluções CMN/Bacen nº 3.694/2009 (dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. Prof. M. Sc. João Artur Izzo ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof. M. Sc. João Artur Izzo PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MARKETING O senso comum nos leva a crer que marketing significa vendas e propaganda, mas isso é um engano.

Leia mais

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2

Slide 1. Prof a. Tathyane Chaves. Slide 2 1 Prof a. Tathyane Chaves 2 é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoções e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 2013 Marketing Básico Profª Rosicler Bettarelli Robettar@yahoo.com.br Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 Origem da palavra: Marketing s.m. (pal. ingl.) Economia. Estudo das

Leia mais

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas

Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Maratona Banco do Brasil Atendimento Técnicas de Vendas Professora Elaine Barros ATENDIMENTO focado em vendas 1. 2. 3. 4. Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido

Leia mais

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Marketing Gestão de Produto Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão de Produto Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

MARKETING DE SERVIÇOS

MARKETING DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS Para Kotler (p.204, 2004): Serviço é um tipo de produto essencialmente intangível que consiste em atividades, benefícios ou satisfações oferecidas à venda e que não resultam na propriedade

Leia mais

(Definição 2 - atual)

(Definição 2 - atual) Um Produto Diferente (Definição 1 - incompleta) uma mercadoria comercializável isoladamente, ou seja, um produto intangível que não se pega, não se cheira, não se apalpa, geralmente não se experimenta

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Ligação com a modalidade de Judô. Atleta do E.C. Pinheiros e C.A. Paulistano Bacharelado em Esporte Escola de Esporte e Educação Física da Universidade de São Paulo Pós-Graduação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA

TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA TÉCNICO EM FARMÁCIA TURMA 2018-2019 MATÉRIA: PROMOÇÃO E VENDAS DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS MARKETING E SEUS CONCEITOS AULA 01 CLEBER GALVÃO FRANÇA O QUE MARKETING NÃO É... Remédio contra crises Bicho de

Leia mais

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade

Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Marketing, Consumo, Estado e Sociedade Conceito de Marketing...um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam

Leia mais

GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução. Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto

GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução. Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto GESTÃO DE MERCADOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING Introdução Prof. Me. Dennys Eduardo Rossetto Objetivos da Aula 1. Fundamentos do marketing : Histórico. Conceitos fundamentais: desejos, demanda, troca, transações

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

PPEPP Politécnico do Porto. Breve análise de alguns conceitos DEFINIÇÕES CELEBRES

PPEPP Politécnico do Porto. Breve análise de alguns conceitos DEFINIÇÕES CELEBRES DEFINIÇÕES CELEBRES Breve análise de alguns conceitos " é um processo de gestão que consiste na identificação, antecipação e satisfação de desejos e necessidades dos clientes. A operação marketing de um

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI

GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI GESTÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: WANESSA PAZINI A Função de Operações A função de operações de uma organização é responsável por produzir seus produtos ou serviços. Um sistema de operações de uma empresa,

Leia mais

BEM VINDOS ALUNOS DA GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING?

BEM VINDOS ALUNOS DA GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING? BEM VINDOS ALUNOS DA TURMA DE PÓS-GRADUA P GRADUAÇÃ ÇÃO. GESTÃO INTEGRADA PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃ ÇÃO PROF. PAULO NETO FIB - 2011 O QUE O MUNDO TEM A VER COM MARKETING? O QUE EU TENHO A VER COM

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador GESTÃO 2 INCT Nanofarma Profa. Dra. Vania Passarini Takakashi Kotler & Keller (2006) Para que o marketing seja bem-sucedido, as empresas devem

Leia mais

Administração Mercadológica

Administração Mercadológica Administração Mercadológica Módulo I Conceito EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING AMA (1960): Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de produtos e serviços do produtor ao

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

1. O atendimento bancário pode ser classificado como

1. O atendimento bancário pode ser classificado como Marketing Rebecca Guimarães 1. O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria.

Leia mais

PRO GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. Professor Regina Meyer Branski

PRO GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA. Professor Regina Meyer Branski PRO 2304 - GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA Professor Regina Meyer Branski Objetivos O que é administração da produção Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas Como as operações produtivas

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental

Marketing. Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de. Marketing. Análise ambiental Marketing Conceitos Fundamentais Evolução do Conceito de Marketing Análise ambiental Bibliografia : Princípios de Marketing KOTLER e ARMSTRONG; Marketing Criando valor para o cliente CHURCHILL JR e PETER;

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

Marketing de Serviços:

Marketing de Serviços: INSTITUTO SUPERIOR MIGUEL TORGA Marketing de Serviços: Análise de Servuction Docente: Prof. Vicente Serrano Trabalho Realizado Por: Ana Patrícia Dias nº7664 [5 de Janeiro 2008] Resumo: Este trabalho tem

Leia mais

MARKETING. Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal

MARKETING. Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal MARKETING Profª. Larissa Estela Berehulka Balan Leal larissabbl@hotmail.com 9161-7394 Conteúdo Programático - Contextualização histórica / Conceitos - Composto de Marketing - Marketing Estratégico - Marketing

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Composto de Marketing Produto Produto Produto Produto Produto Produto MARCA / NOME / LOGO Produto COR /

Leia mais

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização Disciplina: Administração de Marketing Contextualização Ementa Objetivos gerais O marketing está presente em todos os lugares e na vida de todas as pessoas que representem os papéis de vendedores ou compradores.

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Marketing LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Conceito de Marketing MARKET ING 1 Conceito de Marketing O marketing é o conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1. Temas: Conceitos de Marketing

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1. Temas: Conceitos de Marketing Comunicação Estratégica e Marketing AULA 1 Temas: Conceitos de Marketing Comunicação Estratégica e Marketing Atualmente é bastante comum escutarmos falar sobre comunicação estratégicae marketing, porém,

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Marketing e Vendas Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES

MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES MERCADO, CLIENTES E CONCORRENTES CLIENTE A definição do negócio deve partir de fora para dentro e do ponto de vista do cliente e não do produto/serviço que você pretende oferecer. mercado consumidor

Leia mais

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT UNEMAT Administração Mercadológica II Sinop -MT COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR O que é Comportamento do Cliente? Segundo (Solomon, 2002), Comportamento do Cliente é o estudo dos processos envolvidos quando

Leia mais

O significado da Marca. MSc. Aline Corso

O significado da Marca. MSc. Aline Corso O significado da Marca MSc. Aline Corso 2020.alinecorso@cnec.br Vamos começar derrubando alguns mitos. Uma marca não é um logo. Uma marca não é um slogan. Uma marca não é uma identidade visual. Uma marca

Leia mais

Plano de Marketing. Elizabeth Tschá

Plano de Marketing. Elizabeth Tschá Plano de Marketing Elizabeth Tschá PLANO DE NEGÓCIO PLANO DE MARKETING MERCADO O QUE O MARKETING NÃO É... O que é Marketing??? Esse produto não presta, é só marketing. Esse candidato é puro marketing!

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo

EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo EAD-0743 Marketing de Serviços e de Varejo Aula 3 17/08/2017 Cap. 3 - Visão geral de serviços Prof. Dr. Andres Veloso Monitora: Samuely Laurentino 2º Semestre 2017 Classificação de serviços Compreender

Leia mais

O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos:

O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos: O estudo sobre os Princípios de Marketing tem como objetivos: Definir os conceitos básicos nas áreas de conhecimento ligadas à Gestão de Negócios; Compreender e efetuar as Análises Econômica, Financeira

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 Compreendendo Clientes e Mercados 2º Semestre 2017 O QUE É COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR? É definido como atividades com que as

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

Marketing de Serviços. Prof. Milton Henrique

Marketing de Serviços. Prof. Milton Henrique Marketing de Serviços Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Definições Produtos Bens Tangível Serviços Intangível Objetos, dispositivos ou coisas Ações, esforços ou desempenhos Bens tem serviços

Leia mais

Conceitos & Raízes do Marketing

Conceitos & Raízes do Marketing Conceitos & Raízes do Marketing A Cultura de desenvolver o desejo ao público/sujeito MARKETING Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo a identificação e a satisfação das necessidades

Leia mais

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA-

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- IBRAIN REBRAIN 3 CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- 4 O DESAFIO DE VENDER SERVIÇOS: PORQUE É MAIS DIFÍCIL VENDER SERVIÇO DO QUE UM PRODUTO? 5 SERVIÇO É qualquer ato ou desempenho,

Leia mais

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho

RAD 1404 Pesquisa de Marketing. Semana 9. Pesquisa de Satisfação de Clientes. Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 9 Pesquisa de Satisfação de Clientes Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Satisfação O que é satisfação? Definições "Satisfação é a resposta de completude do consumidor.

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA INSTITUTO MACEIÓ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IMEC FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AFRANIO JORGE/GREICY KELLY/EDSON PRAZERES NAYANNE MESSIAS/ROSEANY LOPES/RUSSINILDO DA SILVA

Leia mais

Prof. Roberto Marcello

Prof. Roberto Marcello Prof. Roberto Marcello Profissional com mais de 20 anos na área de TI, Professor Universitário, Gerente Sênior em Nível de Serviço de uma empresa global, Proprietário de uma empresa de Consultoria em TI

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

INTRODUÇÃO À ECONOMIA INTRODUÇÃO À ECONOMIA Capítulo I ESCASSEZ A escassez ocorre porque os desejos humanos excedem as quantidades de produção possíveis com período e recursos disponíveis, porém limitados. ESCASSEZ A escassez

Leia mais

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

São Paulo-SP 01 e 02/04/2015

São Paulo-SP 01 e 02/04/2015 São Paulo-SP 01 e 02/04/2015 Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 22 edições 38 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda.

Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018. Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Sejam bem vindos ao nosso Webinar: Comportamento de Compra WEBINAR 28/03/2018 Prof. João E. Ragazzi JR Consultoria e Treinamento Ltda. Quem somos: A JR Consultoria e Treinamento Ltda. é uma organização

Leia mais

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor Capítulo 5 Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor 1 Comportamento de Compra do Consumidor Comportamento de compra do consumidor refere-se ao comportamento dos consumidores finais

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física e Jurídica - Fundamental

Leia mais

TÓPICOS A SEREM ABORDADOS. Marketing e suas ferramentas. Estratégicas. Táticas

TÓPICOS A SEREM ABORDADOS. Marketing e suas ferramentas. Estratégicas. Táticas TÓPICOS A SEREM ABORDADOS Marketing e suas ferramentas Estratégicas Táticas CONCEITOS BÁSICO DE MARKETING Philip Kotler (KOTLER, 2000): Satisfazer? Necessidades? Clientes? Lucratividade? TIPOS DE MARKETING

Leia mais

Administração e Empreendimento em Informática

Administração e Empreendimento em Informática Administração e Empreendimento em Informática SLIDE V Professor Júlio Cesar da juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium

Leia mais

MARKETING APLICADO A SAÚDE PÚBLICA

MARKETING APLICADO A SAÚDE PÚBLICA MARKETING APLICADO A SAÚDE PÚBLICA Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Telefone: (32) 4009-5172 Introdução Segundo Kotler,

Leia mais

Sistema de Gestão pela Qualidade Total

Sistema de Gestão pela Qualidade Total Sistema de Gestão pela Qualidade Total Marketing Márcia Elisa Garcia de Grandi megrandi@usp.br Rosa Maria Fischi rmfzani@usp.br Marketing Definições Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Os 4 Ps do Marketing estão superados. Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps. Utilize o Marketing de conteúdo. Saiba como aumentar as suas vendas, como converter visitantes em leads e leads em clientes. Agende já uma reunião e vamos fazer o seu negócio deslanchar. Marketing é coisa

Leia mais

PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS

PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS 1 1GESTÃO DE CUSTOS Evoluir de um foco nos gastos em si para o foco nas atividades geradoras desses gastos; criar um ambiente no qual o desperdício seja inaceitável; assegurar-se de os serviços realizados

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Produto = Bens e/ou Serviços

Produto = Bens e/ou Serviços Slide 9-3 Produto = Bens e/ou Serviços Móveis Eletrodomésticos Pão Automóveis Bens Duráveis Bens Nãoduráveis Lenços de papel Hotel Refrigerantes Táxi Serviços Restaurante Reparações Classificação dos Produtos

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof. Tarcis Prado Júnior Marketing Prof. Tarcis Prado Júnior As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Estratégias de produto Como criar e adequar o portfólio de produtos e serviços de uma empresa

Leia mais

UNIDADE 7 MARKETING-MIX

UNIDADE 7 MARKETING-MIX UNIDADE 7 MARKETING-MIX Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Adquirir conhecimentos iniciais a respeito dos 4P s do marketing mix; Definir e caracterizar: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção

Leia mais

Cadeia de valor: agregando valor

Cadeia de valor: agregando valor MSc. Paulo Cesar C. Rodrigues paulo.rodrigues@usc.br www.paulorodrigues.pro.br Mestre em Engenharia de Produção A principal preocupação de empresas, tanto de produto como de serviços, tem se voltado para

Leia mais

Prof Fabio Uchôas de Lima. 3 Gestão de Produtos

Prof Fabio Uchôas de Lima. 3 Gestão de Produtos Prof Fabio Uchôas de Lima 3 Gestão de Produtos O que é produto? Produto: refere-se a qualquer coisa que é oferecida ao mercado para ser adquirida, usada ou apreciada. Elementos que compõem a gestão do

Leia mais

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES _ 17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após estudar este capítulo, você deverá estar capacitado para: - Definir o processo motivacional. - Descrever a hierarquia das necessidades humanas.

Leia mais

1 Conceitos da qualidade

1 Conceitos da qualidade 1 Conceitos da qualidade Gestão da qualidade Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa/Escola Superior do Vale do Ave Alguns mitos da qualidade (Pires, 2007) A qualidade não se controla, fabrica-se a qualidade

Leia mais

Caruaru-PE 09/04/2015

Caruaru-PE 09/04/2015 Caruaru-PE 09/04/2015 Engenheiro Eletricista (UFSC - 1986) Mestre em Administração (UNIVALI - 2007) Professor 7 Títulos Publicados 22 edições 38 mil exemplares vendidos Porto Coimbra Lisboa Cidades em

Leia mais

A lógica do serviço revisitada quem cria valor? quem ajuda a criar?

A lógica do serviço revisitada quem cria valor? quem ajuda a criar? A lógica do serviço revisitada quem cria valor? quem ajuda a criar? Hanken Swedish School of Economics - Finland, Helsinki The Nordic School of Service Marketing Prof. Christian Gronroos Tradução e síntese:

Leia mais

Ciclo de Vida dos Produto

Ciclo de Vida dos Produto Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Ciclo de Vida dos Produto cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos

Leia mais

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING

ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING ATIVIDADE INOVAÇÕES EM MARKETING APRESENTAÇÃO DAS NOVIDADES EM MARKETING A HISTÓRIA DO MARKETING MARKETING? Conceitos de marketing Definição Social Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e

Leia mais

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO

PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO PLANO SUCINTO DE NEGÓCIO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO Título do projecto: Nome do responsável: Contacto telefónico Email: 1.1. Descrição sumária da Ideia de Negócio e suas características inovadoras (Descreva

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

O que é MARKETING? As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.

O que é MARKETING? As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. O que é MARKETING? As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. Philip Kotler O objetivo do marketing é tornar a venda supérfula.

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: estudo de caso em uma instituição financeira na cidade de São Luís - MA

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: estudo de caso em uma instituição financeira na cidade de São Luís - MA Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Sociais Curso de Administração GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: estudo de caso em uma instituição financeira na cidade de São Luís - MA Daniel

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS 1 Prof. Dennis Vincent Reade É doutorando em Administração com foco em Marketing pela Walden University - U.S.A., mestre em Administração pela

Leia mais