Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos"

Transcrição

1 Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos

2 Planejamento e controle da produção - Objetivos Objetivos da unidade: Apresentar as definições e conceitos, importantes para o entendimento de: Atividade de melhoramento. Prevenção e recuperação de falhas. Qualidade total.

3 Melhoramentos da Produção Melhorar quanto? Urgência. Direção. Prioridades. Atual desempenho. Medidas de desempenho versus melhoramentos.

4 Medida de desempenho é o processo de quantificar uma ação Medição é o processo de quantificação. Desempenho da produção: deriva de ações tomadas na administração. Como medir o desempenho? Confiabilidade Custo Qualidade Flexibilidade Rapidez

5 Os cinco objetivos de desempenho são compostos de medidas menores Objetivos Qualidade Rapidez (velocidade) Confiabilidade Medidas típicas Defeitos Reclamações Tempo entre Falhas Orçamento Lead Time Entrega Atraso de pedido p Aderência à programação

6 Os cinco objetivos de desempenho são compostos de medidas menores Objetivos Flexibilidade Custos Medidas típicas Tempo para novos produtos Tempo de Set-up Tamanho de lote Faixa de produtos/serviços Tempo de entrega Utilização de recursos Produtividade Hora de operação

7 Tipos de padrão para avaliar o desempenho Padrões históricos: Comparação do desempenho atual com anteriores. Efetivos quando o desempenho melhora/piora com o tempo. Metas: Estabelecimento arbitrário. Considerado razoável.

8 Tipos de padrão para avaliar o desempenho Padrões da concorrência: comparação de indicadores de processos com os da concorrência; vantagem: indicadores externos. Padrões de desempenho absolutos: definidos limites teóricos; exemplo: Zero Defeito, Zero Estoque ; não são atingíveis.

9 Benchmarking é uma abordagem comparativa Comparação das próprias operações com as de outras empresas. Não é restrito às operações de manufatura. Pode ser aplicado por colaboradores comuns (não especialistas/consultores) Significa ganhar vantagem competitiva.

10 Como priorizar os melhoramentos? Depende da maneira como a produção decide quais objetivos priorizar: Necessidades e preferências dos consumidores. Desempenho e atividades dos concorrentes.

11 Escala de nove pontos - importância Critérios ganhadores de clientes: 1. Proporciona vantagem crucial junto aos clientes. 2. Proporciona importante vantagem junto aos clientes sempre considerado. 3. Proporciona vantagem útil junto aos clientes normalmente considerado.

12 Escala de nove pontos - importância Critérios qualificadores: 4. Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor. 5. Precisa estar em torno da média do setor. 6. Precisa estar a pouca distância da média do setor.

13 Escala de nove pontos - importância Critérios menos relevantes: 7. Normalmente não considerado; pode tornar-se mais importante no futuro. 8. Muito raramente é considerado pelos clientes. 9. Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será.

14 Interatividade A partir da medição do desempenho, através de mensurações parciais, o próximo passo é a avaliação do resultado: se o desempenho é bom ou ruim. Dentre os tipos de padrão utilizados para a medição de desempenho, pode-se citar: a) Padrões históricos. b) Metas estabelecidas arbitrariamente. c) Padrões de desempenho da concorrência. d) Padrões de desempenho absolutos. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

15 Escala de nove pontos - desempenho Melhor do que a concorrência: 1. Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente. 2. Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente. 3. Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente.

16 Escala de nove pontos - desempenho Igual à concorrência: 4. Com frequência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente. 5. Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes. 6. Frequentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes.

17 Escala de nove pontos - desempenho Pior do que a concorrência: 7. Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes. 8. Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes. 9. Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes.

18 Zonas de prioridade na matriz importância - desempenho C O N C O R R E N T E S Melhor Igual Pior Menos importante 6 Qualificador Importância para os clientes 9 Ganhador Pedidos

19 Análise das zonas de prioridades Zona adequada: Competitivos e estão dentro da fronteira de adaptabilidade. Zona de melhoramento: Fora da fronteira da aceitabilidade, são candidatos a melhoramentos.

20 Análise das zonas de prioridades Zona de ação urgente: Importantes para os consumidores, são inferiores aos concorrentes. Zona de excesso: Têm alto desempenho, mas não são importantes p/ os clientes.

21 Zonas de prioridade na matriz importância - desempenho C O N C O R R E N T E S Melhor Igual Pior Menos importante 6 Qualificador Importância para os clientes 9 Ganhador Pedidos

22 Abordagens de melhoramentos: Melhoramento Revolucionário Mudança grande e dramática. Impactos repentinos e abruptos. Causa um degrau de mudança. Exigem grandes investimentos. Perturbação dos trabalhos. Exemplos: Introdução de nova máquina. Reprojeto de sistemas.

23 Abordagens de melhoramentos: Melhoramento Contínuo Mais e menores passos incrementais. Implantação sem grandes investimentos. Não causa muitas e longas paradas na produção. Kaizen: Pelo menos um melhoramento por dia. Não importa quanto, mas que pelo menos uma melhoria seja realizada.

24 O círculo de Deming P D C A Melhoria Contínua P PLAN Planejar A ACT Agir D DO Fazer C CHECK Controlar

25 Trade-Off define uma situação em que há conflito de escolha A melhoria de desempenho de um objetivo, pode sacrificar algum outro desempenho. Paradigma de compromisso ou de troca: a melhoria de um desempenho só é obtida pela piora de outro; nada vem de graça. Mais rapidez custa maior custo. Maior volume custa menos variedade. Mais qualidade custa menos rapidez.

26 Ferramentas para identificação e melhorias: Análise entrada-saída Fornecedores Fornecedores RECURSOS PROCESSO PRODUTOS E SERVIÇOS Clientes Clientes

27 Interatividade Ao melhorar o desempenho para atingir determinado objetivo, pode-se sacrificar de algum modo o desempenho de outro objetivo da produção. Esta situação de conflito de escolha entre um desempenho e outro, denomina-se: a) Kaizen. b) Paradigma da complexidade. c) Trade-off. d) Performance-on. e) Total reprojeto.

28 Ferramentas para identificação e melhorias: Fluxogramas Diagrama de processo Operação Espera Armazenamento Inspeção Transporte

29 Ferramentas para identificação e melhorias: Fluxogramas Fluxograma Recepção 1 Recbto. do Material EMITIR LISTA Correto? S N SOLICITAR TROCA LISTA ESTOQUE Registrar FIM 1

30 Ferramentas para identificação e melhorias: Diagramas de relacionamento DEFEITOS X CAPACITAÇÃO % DE EF. POR OPERADO 0,8 0,6 0,4 0,2 0, CAPACITAÇÃO (ANOS) % DEFEITOS 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 DEFEITOS X TEM PERA TURA 0, TEM PERA TURA

31 Ferramentas para identificação e melhorias: Diagrama de causaefeito Máquina Gancheira Sem controle Sem treino Mão de Obra Material Tinta + Solvente Falta de Lixamento Método Pintura Danificada

32 Ferramentas para identificação e melhorias: Diagramas de Pareto % 80 O C O R 60 R Ê N 20 C I A A B C D E F G TIPOS DE DEFEITOS

33 Ferramentas para identificação e melhorias: Análise por quê por quê FALTA DE TREINO Por quê? DOCUMENTO FALHO FALHA NÃO PREVISTA Por quê? DOMÍNIO DO PRODUTO Por quê? MUITOS NOVOS CONHE- CIMENTO CONSUMIDOR Por quê? NÃO ANÁLISE

34 Prevenção e recuperação de falhas: Por quê as coisas falham? Nenhuma operação é indiferente a falhas. Operações em que é proibitivo falhar: Viação aérea. Energia para hospitais. Confiabilidade pode gerar vantagens competitivas: Produtos japoneses. Mecânica alemã.

35 Razões para as falhas na produção: Processo Produtivo Projeto global mal feito. Falhas de máquinas e equipamentos. Erros humanos. Características de demanda não observadas ou mal calculadas. Operação da produção em condições não previstas.

36 Razões para as falhas na produção: Instalações Falha na manutenção preventiva. Quebras e inoperância parcial. Interrupção total e repentina. Problemas originários externos.

37 Razões para as falhas na produção: Pessoal Erros: Enganos de julgamento verificados a posteriori. Violações: Atos claramente contrários aos procedimentos definidos.

38 Razões para as falhas na produção: Fornecedores Atrasos na entrega. Problemas de qualidade. Controles excessivos sobre as entradas. Devoluções. Aumento do custo de compra.

39 Razões para as falhas na produção: Clientes Mau uso dos produtos/serviços entregues. Como evitar: Treinamento oferecido aos clientes. Projeto produtos que minimizem falhas.

40 Razões para as falhas na produção: Falha-Oportunidade Origem das falhas é em um erro humano. Falhas não são aleatoriedade. Organizações podem aprender com as falhas. Modificação de comportamento em função do aprendizado com falhas.

41 Interatividade Dentre as ferramentas apresentadas, constituem métodos bastante efetivos de ajuda à pesquisa das raízes de problemas, por meio de perguntas: I. Diagrama de Pareto. II. Diagrama de Ishikawa. III. Análise Por quê Por quê. IV.Diagrama de Relacionamento. V. Fluxograma. a) Somente I, II e III estão corretas. b) Somente II está correta. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente II e IV estão corretas. e) Somente I e IV estão corretas.

42 Melhorando a confiabilidade das operações Entendimento das causas e efeitos das falhas. Prevenção das ocorrências da primeira vez: Eliminação da falha potencial, já no projeto. Operação à prova de falhas : evitar erros por falta de atenção; correto posicionamento de pessoas e equipamentos.

43 Manutenção: preocupação sistemática com as instalações Melhoria da segurança e previsibilidade. Aumento da confiabilidade. Menos tempo com consertos de máquinas e equipamentos. Maior qualidade. Menores custos operacionais. Tempo de vida mais longo. Valor patrimonial maior.

44 Combinação de abordagens de Manutenção Preventiva: periódica e conforme as especificações técnicas; troca de óleo e velas do carro. Corretiva: reativa e repentina; troca de lâmpada queimada do farol. Preditiva: análise sistêmica i que antecipa-se ao defeito; verificação da quilometragem e pressão dos pneus.

45 Qualidade total Total Quality Management Armand Feigenbaum. Gurus E. Deming Juran Ishikawa Taguchi Crosby Formação da administração da qualidade total. t

46 Administração da qualidade total Evolução da Prática da Qualidade Administração da Qualidade Total Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Inspeção

47 Evolução da Prática da Qualidade Inspeção Inspeção Detecção de erros. Retificação.

48 Evolução da Prática da Qualidade Controle da Qualidade Controle da Qualidade Métodos estatísticos. Desempenho do processo. Padrões de qualidade.

49 Evolução da Prática da Qualidade Garantia da Qualidade Garantia da Qualidade Custos da qualidade. Solução de problemas. Planejamento da qualidade.

50 Evolução da Prática da Qualidade Administração da qualidade total Administração da Qualidade Total Envolvimento de toda a operação. Estratégia da qualidade. Trabalho em equipe. Empowerment dos funcionários. Envolvimento de clientes e fornecedores.

51 Administração da qualidade total - Filosofia, modo de agir e pensar Atendimento de necessidades dos consumidores. Inclusão de todas as pessoas e partes da organização. Exame de custos da qualidade. Fazer certo da primeira vez. Sistemas e procedimentos em prol da qualidade e melhoria. Processo de melhoria contínua.

52 TQM Importante integradora: Prêmios da Qualidade no Mundo Prêmio Deming União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses. Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige Centro Norte-Americano de Produtividade e Qualidade. Prêmio Europeu de Qualidade Fundação Europeia para a Administração da Qualidade.

53 TQM Importante integradora: Prêmios da Qualidade no Brasil Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão Instituto Paulista de Excelência da Gestão. Prêmio Nacional da Qualidade Fundação Nacional da Qualidade.

54 Interatividade A manutenção de instalações consiste em uma combinação de três tipos básicos: I. Sistematicamente antever o problema. II. Atuar e remediar o problema. III. Atuar para evitar o problema. Representam, respectivamente, os tipos de manutenção: a) Preditiva, Corretiva e Preventiva. b) Preventiva, Corretiva e Preditiva. c) Preventiva, Inventiva e Assertiva. d) Assertiva, Corretiva e Inventiva. e) Sistemática, Remediativa e Inventiva.

55 ATÉ A PRÓXIMA!

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas Administração das Operações Produtivas MÓDULO 14: A VISÃO DA QUALIDADE, DOS SISTEMAS E DOS MELHORAMENTOS Mesmo tendo sido acabado todo o projeto do produto e do processo, resta a atividade contínua do

Leia mais

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS. Objetivos

Unidade IV ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS. Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS Unidade IV 4 A VISÃO DA QUALIDADE, DOS SISTEMAS E DOS MELHORAMENTOS Objetivos Mesmo tendo acabado todo o projeto do produto e do processo, ainda resta a atividade

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

Gestão da Qualidade 1

Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade Total (TQM) 2 QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO PROCESSO PREVENÇÃO PESSOAS 3 Oito princípios de Gestão da Qualidade Foco no

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Fundamentos de qualidade e de gestão da qualidade conceitos e evolução Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Conceitos básicos de qualidade e controle da qualidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Aula 01 - Conceitos Iniciais Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Agenda História. Definindo a qualidade, Qualidade Total. Os pilares da qualidade de software. Custos da

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT FILME O PROBLEMA NÃO É MEU!!!! Conceituação de TQM TQM é o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística Gestão da Qualidade Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais, Informações,

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Idéias Básicas Aplicação de metodologias estatísticas Entendimento sobre as fontes de variação do processo Perpetuação do ciclo de melhoria contínua Os quatorze pontos:

Leia mais

TÉCNICO EM MECÂNICA. Prof. Everson José Fernandes

TÉCNICO EM MECÂNICA. Prof. Everson José Fernandes TÉCNICO EM MECÂNICA Prof. Everson José Fernandes TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVO: Curso Técnico em Mecânica tem por objetivo formar profissionais, cujas principais atividades são: elaboração de projetos de

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

Modelo dos Critérios de Desempenho. 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos

Modelo dos Critérios de Desempenho. 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos Modelo dos Critérios de Desempenho 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos Ganhadores de Pedidos: são aqueles que direta ou indiretamente contribuem para o ganho do negócio.

Leia mais

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo.

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo. Gestão da Qualidade Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades

Leia mais

TQM Total Quality Management

TQM Total Quality Management TQM Total Quality Management Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT O que é TQM? Administração da Qualidade Total total quality management (TQM) Pode ser visto como uma extensão lógica da maneira como a

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/00 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula Gestão estratégica da produção - Estratégia de produção e operações Tipos de critérios competitivos

Leia mais

Fundamentos de Excelência em Operações. EAD 0762 Leonardo Gomes

Fundamentos de Excelência em Operações. EAD 0762 Leonardo Gomes Fundamentos de Excelência em Operações EAD 0762 Leonardo Gomes Nas aulas anteriores... Trilogia dos Processos O que é um processo? Mapeamento de processos Tipos de processos produtivos Porque os produtos

Leia mais

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps Técnicas Industriais Japonesas Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Técnicas Industriais Japonesas QUALIDADE, DESPERDÍCIO E VARIABILIDADE Bibliografia recomendada CORREA, H.L.; CORREA, C.A. Administração

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

- Gestão Estratégica - Discussão

- Gestão Estratégica - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. 1 O just in time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios.

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

GESTÃO da Qualidade GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO da Qualidade GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO da Qualidade Práticas 1 GESTÃO DA QUALIDADE Definição de qualidade? d Consumidor vs. produtor Consumidor: qualidade é o grau em que o produto satisfaz as necessidades pelas quais foi adquirido qualidade

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 2 A Era da Qualidade Total Objetivos: Possibilitar a compreensão das características, princípios

Leia mais

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa. OS MESTRES DA QUALIDADE DEMMING O essencial da obra: Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de qualidade, em vez da mera

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) Denise Furini de Oliviera 1, Fernanda Cristina Pierre

Leia mais

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS

FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES0778 Gestão da Qualidade I FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS (Análise do

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA TQC Definições e Conceitos TQC - Total Quality Control Qualidade Total) (Controle de O TQC não é a qualidade, mas um sistema de gerenciamento que permite chegar

Leia mais

Níveis de Estoque e Reposição

Níveis de Estoque e Reposição Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente de Serra - relação entre o consumo do estoque e sua reposição (saída e entrada). Consumo, prazo e lotes constantes. 1 Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 2 16/08 Objetivo: relembrar o que foi dado, tirar possíveis dúvidas

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e,

Leia mais

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput* Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,

Leia mais

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii OBJETIVO DO CAPÍTULO Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO Página: 1/5 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA Visão histórica da evolução da gestão empresarial e as contribuições das diversas escolas de administração para a gestão da qualidade As idéias, fundamentos e metodologias

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Planejamento e Gestão da Qualidade 17.10.2011 SUMÁRIO Antes de 1750 1750 1800 1800 1890-1900 1920 1950 1950 1970 A

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula Revisão 06/09 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Questões 1 Como pode ser definida a 1ª fase da qualidade?

Leia mais

Pergunta importante:

Pergunta importante: Conceitos e visões sobre os custos da Qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A qualidade é custo ou investimento? Pergunta importante: O custo da qualidade da sua organização está revertendo em

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

Estratégias de Manutenção Industrial

Estratégias de Manutenção Industrial www.manufacturing.com.br Estratégias de Manutenção Industrial Autor: Luis Carlos Morschbacher Formação: Eng.º de Produção pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS & MBA em Gestão Executiva

Leia mais

O DESEMPENHO OPERACIONAL

O DESEMPENHO OPERACIONAL O DESEMPENHO OPERACIONAL TIPOS DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO OPERACIONAL PREÇO BAIXO, ALTAS MARGENS OU AMBOS ENTREGA RÁPIDA CUSTO ENTREGA CONFIÁVEL VELOCIDADE CICLO RÁPIDO ALTA PRODUTIVIDADE TOTAL OPERAÇÕES

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN ROGÉRIO FEROLDI MIORANDO KARINA ROSSINI Objetivos da disciplina Permitir aos alunos o entendimento

Leia mais

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Ferramentas para análise dos processos Etapas do Processo de Racionalização Outras técnicas de apoio à melhoria

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ISO 9001 ISO /03/2015 QUALIDADE! GERENCIAMENTO DE PROJETOS GESTÃO DE QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof.: Heloisa Campos COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. ARMAND V. FEIGENBAUM Para Feigenbaum a Qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade.

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade. Estrutura Origem da qualidade O que é qualidade Dimensões da qualidade Desenvolvimento a prática de qualidade Avaliação final Eduardo Guilherme Satolo 1 2 O que é para você? ACESSAR www.menti.com Code

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

Apresentação... Prefácio...

Apresentação... Prefácio... XVII sumário J A Apresentação............................................ Prefácio................................................ VII XI Capítulo 1: A Gestão da Qualidade, os Desperdícios e o Meio Ambiente..........................................

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do

Leia mais

Controle Estatístico de Processos - CEP

Controle Estatístico de Processos - CEP Faculdade de Tecnologia Senac Go Gestão da Tecnologia da Informação Aluna: Lusana Souza de Oliveira Professor: Itair Pereira Gestão de Processos lll modulo - Matutino Controle Estatístico de Processos

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Introdução à Qualidade Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Introdução A Gerência da Qualidade quando focada na busca pela Qualidade Total possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de

Leia mais

Modelo de Gestão para Excelência Foco em Lean

Modelo de Gestão para Excelência Foco em Lean Modelo de Gestão para Excelência Foco em Lean A maior finalidade de um sistema produtivo é estabelecer um alinhamento entre a CAPACIDADE e a DEMANDA atual e futura que proporcione maiores resultados para

Leia mais

METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT

METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Total Quality Management TQM (ou gestão da

Leia mais

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto;

QUALIDADE Grau até o qual um conjunto de características satisfaz as necessidades! Cumprimento dos requisitos pré determinados no Escopo do projeto; SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 COMPETITIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO SATISFAÇÃO DOS CLIENTES! INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

A gestão da qualidade das atividades de linha de frente e o pricing em serviços

A gestão da qualidade das atividades de linha de frente e o pricing em serviços Estratégia da empresa A gestão da qualidade das atividades de linha de frente e o pricing em serviços Capítulo 3 Ambiente Outros atores Concorrentes Parceiros Estratégia de operações Preço O famoso framework

Leia mais

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade DEP- UFSCar 1. A METODOLOGIA DO CONTROLE DA QUALIDADE E O CEP O controle da

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

Desempenho das Organizações. Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental

Desempenho das Organizações. Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental Desempenho das Organizações Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental Administração da Qualidade O que significa qualidade? Excelência

Leia mais

O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse

O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse planejamento, através da elaboração do plano de produção; 2 Busca

Leia mais

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 Qualidade Conceitos gerais Qualidade do projeto estrutural (NBR6118) O que é qualidade? É um instrumento de gestão Não existe um kit-qualidade É uma disciplina

Leia mais

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor Gestão de Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Entrada Insumos Inputs Processamento Atividades

Leia mais

O VALOR E O DESEMPENHO OPERACIONAL

O VALOR E O DESEMPENHO OPERACIONAL O VALOR E O DESEMPENHO OPERACIONAL A REALIMENTAÇÃO PROCESSO RECURSOS ou rede de OPERAÇÕES PRODUTO RECURSOS P/ OPERAÇÃO CONTÍNUA + INFORMAÇÃO P/ ESTABILIZAR AS SAÍDAS + CONHECIMENTO P/ DESENVOLVER CAPACITAÇÃO

Leia mais

LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas

LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas LEAN SIX SIGMA GREEN BELT - 80 Horas Ser Lean Seis Sigma Green Belt acreditado Internacionalmente mostra ao mercado de trabalho que você tem habilidades de liderança e obtenção de resultados em projetos

Leia mais

TPM Manutenção Produtiva Total

TPM Manutenção Produtiva Total TPM Manutenção Produtiva Total TPM A TPM é um modelo de gestão que busca a Eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com o equipamento.

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 1 Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. Aristóteles NOÇÕES SOBRE

Leia mais

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Pensar... O que é Qualidade? O que representa o termo Qualidade Total? Como surgiu? Por que

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Professor: Flávio Fernandes Aula 3 Estratégia da Produção Vide capitulo 3 do livro base

Professor: Flávio Fernandes Aula 3 Estratégia da Produção Vide capitulo 3 do livro base Professor: Flávio Fernandes Aula 3 Estratégia da Produção Vide capitulo 3 do livro base Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes aula3 1 Informativo:

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA PROF. ADM ENDERSON FABIAN INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA AULA PARA AS TURMAS DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 Conteúdo 1 O Que é o 2 Por Que o Nível de Serviço é Importante 3 Administração do Nível de Serviço 4 Fixação

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas Unidade III ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção Prof. Fabio Uchôas Planejamento e controle da produção Planejamento e controle Objetiva garantir que os processos

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base

Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes aula5

Leia mais

Gestão da Qualidade adequação ao uso conformidade expectativas do cliente

Gestão da Qualidade adequação ao uso conformidade expectativas do cliente Gestão da Qualidade O que é qualidade? Deming: "a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras." Juran: "adequação ao uso ou à finalidade." Crosby: "conformidade com

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais