Aspectos da Qualidade. Definições O Japão pós-guerra Custos da Qualidade Os pensadores e suas contribuições para a melhoria da qualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aspectos da Qualidade. Definições O Japão pós-guerra Custos da Qualidade Os pensadores e suas contribuições para a melhoria da qualidade"

Transcrição

1 Aspectos da Qualidade Definições O Japão pós-guerra Custos da Qualidade Os pensadores e suas contribuições para a melhoria da qualidade

2 QUALIDADE: ontem e hoje ANTES Ter qualidade era vantagem competitiva no mercado. HOJE Sob o ponto de vista da empresa, qualidade é questão de sobrevivência. A visão mudou: consumidores exigentes buscam qualidade em produtos, serviços e atendimento. A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está ligada à Produtividade Melhoria de resultados redução de perdas desperdícios Ao envolvimento das pessoas na empresa e fora dela.

3 O que dizem os Gurus? Juran define: "Qualidade é adequação ao uso: consiste nas características do produto (bens / serviços) que atendam as necessidades dos clientes e assim forneçam a satisfação em relação ao produto" "Qualidade significa ausência de deficiências. Jean Teboul define como qualidade "a capacidade de satisfazer as necessidades, tanto na hora de compra, quanto durante a utilização, ao melhor custo possível, minimizando as perdas, e melhor do que os nossos concorrentes.

4 O que dizem os Gurus? Segundo Nigel Slack "qualidade é fazer certo. P. Crosby diz que "Qualidade é conformidade com as especificações. ISO série 9000: "Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas.

5 A ideia da Qualidade O melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação. Definição de requisitos (projeto do produto ou serviço). Definição de como o produto ou serviço deve ser. Atendimento aos requisitos e ausência de deficiências Grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações. Uniformidade. Produtos e serviços idênticos Qualidade como luxo. Valor é relativo e depende da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e disposição para gastar.

6 Qualidade desde sempre anos antes de Cristo e Aristóteles dizia que... A preocupação com a qualidade dos produtos é percebida deste os primórdios das civilizações. O homem primitivo buscava a matéria-prima mais resistente para criar suas ferramentas. Para o artesão o acabamento de suas obras era algo muito importante. A partir do século XX, com Taylor, é que a qualidade passou a ser parte das normas e objetivos da organização.

7 Guerra Mundial Em 1939 tem início a II guerra mundial. Áreas como, e métodos de produção evoluíram muito, pois uma guerra em escala mundial requer que munições, alimentos e outros suprimentos como peças sobressalentes sejam disponibilizadas nas várias frentes de batalha, em diversas regiões do mundo, onde e quando fossem necessários.

8 Bolha de Consumo Ano de 1945 marca o fim da II GGM. A demanda reprimida durante a guerra vivia um período de bolha de consumo. No Japão esforços estavam sendo disparados pela indústria e pela sociedade no sentido da reconstruir e retomar a atividade industrial. Foi nesta época que os executivos da Toyota decidiram conhecer os métodos americanos de produção. O que não poderia acontecer num ambiente de recursos escassos como no Japão pós-guerra era o.

9 Just in Time DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE Estavam lançadas as sementes do Just in Time uma filosofia desenvolvida na Toyota Motor Corporation, por um gerente de produção: Taiichi Ohno. Nas fábricas onde está implantado o Just in time o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

10 Custos da Qualidade DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS INTERNOS DOS DEFEITOS CUSTOS EXTERNOS DOS DEFEITOS Custos de evitar a ocorrência de erros e defeitos: Treinamento para a qualidade Desenvolvimento de fornecedores Desenvolvimento de produtos com qualidade Desenvolvimento do sistema de produção Manutenção preventiva Previsão e Prevenção de defeitos

11 Custos da Qualidade DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE CUSTOS DA PREVENÇÃO CUSTOS INTERNOS DOS DEFEITOS CUSTOS EXTERNOS DOS DEFEITOS Custos de aferição da qualidade do sistema de produção de bens e serviços: Mensuração e teste de insumos para a produção. Aquisição de equipamentos especiais para avaliação de produtos. Realização de atividades de controle estatístico do processo. Inspeção.

12 Custos da Qualidade DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE CUSTOS DA PREVENÇÃO CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS EXTERNOS DOS DEFEITOS Custos dos defeitos detectados antes que os produtos sejam expedidos para o cliente: Matérias-primas e produtos refugados. Produtos que precisam ser retrabalhados. Modificações nos processos produtivos. Tempo de espera dos equipamentos parados enquanto se faz correções (manutenção corretiva). Pressa e tensão para entregar os produtos corrigidos ou consertados.

13 Custos da Qualidade DESPERDÍCIO PRODUTIVIDADE CUSTOS DA PREVENÇÃO CUSTOS DA AVALIAÇÃO CUSTOS INTERNOS DOS DEFEITOS Custos dos defeitos detectados depois que os produtos chegam ao cliente: Cumprimento das Garantias oferecidas ao Cliente Perda de novas ordens Processamento de Devoluções (logística reversa) Custos de Processos nos organismos de defesa do consumidor Comprometimento da Imagem Perda de Clientes e de Mercado

14 Movimentos da Qualidade Paralelamente ao desenvolvimento do JIT, o consultor americano William Edwards foi trabalhar no esforço de reconstrução do Japão. Nos anos 50 Deming começou a ensinar controle estatístico de processos para as empresas japonesas e instituiu o caminho para a qualidade total. Deming, ensinou altos executivos sobre como melhorar Projeto Qualidade de produto, Teste Vendas Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se conhecido pela fabricação de produtos inovadores e de alta qualidade.

15 Deming remonta conceitos de Shewhart sobre P-D-C-A: um método evolutivo, utilizado para o controle e melhoria contínua dos processos Identificação do problema Plano de ação Definição de Metas e procedimentos Executar o plano Treinar (se nec.) Coletar dados Padronização Priorização Oportunidades de melhoria Avaliar Desempenho Retirar conclusões

16 P-D-C-A Melhorias Contínuas

17 P-D-C-A, em resumo... Naquela altura, Deming aprende os princípios da produção JIT e remonta conceitos de Shewhart sobre P-D-C-A, um método evolutivo, de gestão de 4 passos simples, utilizado para o controle e melhoria contínua dos processos. (Planejar) Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado (a meta). (Executar) Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos (check / act). (Verificar) Estudar o resultado atual e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo PLANEJAR ) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios permite o próximo passo: agir (Agir) Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. No sistema de Gestão da Qualidade é possível encontrar não conformidades nos processos; para tratar as não conformidades é utilizado o plano PDCA.

18 Os 14 princípios de Deming (Deming, 1990:18) Os 14 pontos para a gestão Deming descrevem o caminho para a qualidade total. São eles: 1. Criar constância de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos. As organizações devem planejar a manutenção e o crescimento dos negócios fixando metas de longo alcance, alocando recursos para pesquisa, treinamento e educação durável para atingir seus objetivos 2. Adotar uma nova filosofia da era econômica. A prioridade número um é a satisfação do cliente, porque clientes insatisfeitos não irão adquirir bens e serviços não-conformes. A organização deve concentrar-se na prevenção dos defeitos mais do que na detecção dos defeitos.

19 Os 14 pontos para a gestão Deming (Deming, 1990:18) 3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. O propósito da inspeção é a melhoria do processo e a redução de seus custos. Inspeção em massa é gerenciar as falhas e defeitos; prevenção é gerenciar pelo sucesso. 4. Acabar com a prática de negócios compensadores baseados apenas no preço. Atacar o custo. O objetivo é ter fornecedores únicos para cada item, e assim desenvolver, a longo prazo, um relacionamento de confiança. Os compradores devem rastrear os materiais durante todo o ciclo de produção a fim de examinar como as expectativas dos clientes são afetadas e dar um feedback aos fornecedores com relação à qualidade do que foi comprado.

20 Os 14 pontos para a gestão Deming (Deming, 1990:18) 5. Aperfeiçoar constantemente todo o processo de planejamento e de produção (bens ou serviços). O foco é prevenir os problemas antes que eles aconteçam. É esperada e admitida uma variação, mas deve haver um empenho contínuo para sua redução utilizando ferramentas estatísticas. 6. Fornecer treinamento no local de trabalho. A alta administração deve alocar recursos para treinar a força de trabalho. Todos devem ser treinados em métodos estatísticos. 7. Adotar e estabelecer liderança dos trabalhadores Em vez de focar em uma atmosfera negativa, apontando erros, os líderes devem criar um clima positivo no qual o orgulho naquilo que fazem possa ser desenvolvido. Toda comunicação deve ser clara desde a alta administração, passando pelos líderes até os funcionários operacionais.

21 Os 14 pontos para a gestão Deming (Deming, 1990:18) 8. Eliminar o medo e criar um clima para a inovação Afastar o medo do local de trabalho envolve administrar para o sucesso. A alta administração pode iniciar proporcionando aos funcionários o treinamento adequado, boa supervisão e ferramentas apropriadas para executarem suas tarefas. Quando as pessoas são tratadas com dignidade o medo pode ser eliminado e elas trabalharão para o bem comum da organização. Neste clima, elas estarão mais abertas para dar ideias inovadoras para as melhorias. 9. Quebrar as barreiras entre departamentos. Existem internamente barreiras entre os departamentos e entre grupos. Externamente existem entre a organização e seus clientes e fornecedores. Estas barreiras existem devido à pobre comunicação, competição e rancores pessoais. As atitudes necessitam ser mudadas, os canais de comunicação devem ser abertos e organizadas equipes de projetos

22 Os 14 pontos para a gestão Deming 10. Eliminar slogans dirigidos aos empregados. Slogans que pedem por um aumento de produtividade sem fornecer métodos específicos de melhoria não fazem nada: não produzem um bem ou serviço melhor. Melhorias no processo não podem ser realizadas a menos que ferramentas e métodos estejam disponíveis (Deming, 1990:18) 11. A administração por objetivos (APO) deve voltar-se para a qualidade e não apenas metas quantitativas. Focar metas e padrões de trabalho em qualidade em vez de apenas em quantidade. As metas numéricas devem ser substituídas por métodos estatísticos de controle de processos. A alta administração deve implementar uma estratégia para o aprendizado e a melhoria contínua e trabalhar com a força de trabalho para refletir essas novas políticas.

23 Os 14 pontos para a gestão Deming 12. Remover as barreiras ao orgulho pelo trabalho A perda de orgulho do trabalho existe em todas as organizações porque A força de trabalho não sabe como está relacionada com a missão da empresa É responsabilizada por problemas do sistema de gestão; são estabelecidos treinamentos inadequados; existência de uma liderança fraca e punitiva; e (Deming, 1990:18) são fornecidos recursos inadequados para a realização das tarefas. Restaurar o orgulho, exigirá da alta administração um compromisso de longo prazo. Quando os funcionários têm orgulho do seu trabalho eles irão crescer na mais completa dimensão de sua função: trabalharão para o bem comum.

24 Os 14 pontos para a gestão Deming 13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal. O que uma organização necessita são pessoas que cresçam através da educação e do treinamento. A filosofia da organização e os 14 pontos devem ser os fundamentos do programa de treinamento. Todos devem ser retreinados quando os requisitos da organização mudam para satisfazer as mudanças do ambiente. (Deming, 1990:18) 14. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A alta administração tem que aceitar a responsabilidade de melhorar continuamente os processos, produtos e serviços da organização. Uma mudança cultural é necessária e a alta direção deve estar acessível e comprometida se quiser ter sucesso. Deming morreu em dez./1990

25 Outros gurus da qualidade Kaoru Após a II Guerra Mundial Ishikawa impulsionou a formação da JUSE, (Japanese Union of Scientists and Engineers) promotora da qualidade no Japão. Estudou a evolução dos processos de industrialização (EUA) e desenvolveu sua teoria para o Japão. (Ishikawa ou espinha de peixe) Os fatos que o levaram a justificar sua teoria foram fundamentados para o Japão pós-guerra

26 Outros gurus da qualidade S h i g eo S h i n go Shigeo Shingo é o criador do método da, um requisito para o funcionamento do Sistema Toyota de Produção. Também formalizou conceitos como Controle de Qualidade Zero Defeitos. Era conhecido como Dr. Improvement (Dr. Melhoria). Faleceu em 1990.

27 Outros gurus da qualidade Joseph M. Nascido em 1905, Juran é o precursor da abordagem sistêmica para a administração estratégica das empresas. Envolvimento nos anos 50 no treinamento sobre Qualidade aos presidentes e diretores de indústrias japonesas. Visou... Controle Estatístico do Processo Qualidade final do Produto e As implicações sistêmicas, envolvendo a Qualidade do Marketing e do gerenciamento. Continuou o trabalho iniciado por Deming em 1950.

28 Outros gurus da qualidade Joseph M. Juran Para Joseph. M. Juran o conceito de gerenciamento da Qualidade Total (CQM) está baseado na trilogia: Definir processos e recursos para cumprir os objetivos da qualidade Gestão Qualidade Cumprir com os requisitos da qualidade Melhoria da qualidade Prover confiança para que os requisitos sejam cumpridos

29 Outros gurus da qualidade Armand V. Feigenbaum É um dos precursores do. Define qualidade como um conjunto de características do bem ou serviço, as quais satisfazem as expectativas do cliente. Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário. TQM é uma filosofia na forma de pensar e trabalhar que se preocupa com o andamento das necessidades e das expectativas dos consumidores (Slak, 1997)

30 Em resumo A U T O R P R I N C I P A I S C O N T R I B U I Ç Õ E S Shewhart _. Técnicas de Amostragem Ciclo PDCA Deming _. Ênfase no fazer certo da primeira vez. Qualidade desde os Fornecedores até o Cliente Final Ishikawa _. Gráficos de causa & efeito Juran _. Planejamento Controle Aprimoramento (garantia) Feigenbaum Departamento de controle da qualidade. Sistema da Qualidade. _.

31 Em resumo Observação direta do produto ou serviço. Produtos e Serviços inspecionados um a um ou em lotes (aleatoriamente) Observação direta do produto ou serviço, ao final do processo produtivo. Produtos e Serviços inspecionados em Amostras. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do Consumidor. Qualidade garantida ao Cliente

32 Algumas bússolas: as bases da ISO série 9000 Foco no cliente Liderança Envolvimento de pessoas Abordagem de processos Abordagem sistêmica para a gestão Melhoria contínua Decisão baseada em fatos PRINCÍPIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 Benefícios mútuos nas relações com fornecedores

33 Algumas bússolas: Prêmios da Qualidade Prêmio Deming: o primeiro método de busca da excelência no desempenho proposto pela Administração da Qualidade Total O Prêmio Malcolm Baldrige foi estabelecido em 1987, nos EUA.

34 Algumas bússolas: Prêmios da Qualidade O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), criado em 1991 é semelhante ao Prêmio Malcom Baldrige National Quality Award.

35 Teorias relacionadas à Administração ENFOQUES E TEORIAS Foco na eficiência Administração científica Linha de montagem Popularização do sistema Ford Sistema Toyota de produção Empresa de classe mundial. Seis Sigma. Enfoque Comportamental Características individuais Relações humanas; Dinâmica de grupo. Adm. Participativa; Adm. por objetivos Gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho. Controle da qualidade Administração da qualidade Qualidade total. Qualidade no Japão Sist. da qualidade; Normas ISO Enfoque funcional Estruturação das grandes empresas Planejamento estratégico Gestão de projetos Adm. por processos, SCM Taylor, Fayol, Weber, Schewhart E. Mayo, Deming T. Ohno, Toyoda, Ishikawa M. Porter, Morgan, M. Hammer

36 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO 1/4 PERÍODO LOCAL EVENTO Sec. XXVI a.c. Egito Construção da Grande Pirâmide. Planejamento, organização e controles sofisticados. Sec. XVI a.c. Egito Descentralização do reino para melhor logística militar (proteção das províncias) Sec. VIII a.c Roma Começo do império Romano, que durou 120 séculos. Os embriões de todas as administrações modernas são criadas neste período. Sec. VI a.c. China Confúcio expõe uma doutrina sobre o comportamento ético Sec. V a.c. Grécia Democracia, ética, qualidade, teorização. Sec. IV a.c. China Sun-Tzu mostra os princípios de estratégia gerencial. Sec. III a.c. Roma O exercito romano é modelo (influenciará outros tipos de organizações) Itália Primeiro sistema de partidas dobradas (escrituração contábil)

37 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO 2/4 PERÍODO LOCAL EVENTO Sec. XVI Florença MAQUIAVEL publica O PRÍNCIPE, sobre a arte de governar Meados Sec. XVIII Inglaterra Início da Revolução Industrial, com os postulados de F. TAYLOR 1776 Inglaterra A Riqueza das Nações, de ADAM SMITH, elogia a divisão do trabalho 1800 Inglaterra Fundação Soho de JAMES WATT fabrica a locomotiva a vapor. Traz uma coleção de inovações administrativas: procedimentos de trabalho, especificações de peças e ferramentas, planejamento de produção, tempos padronizados, contabilidade e auditoria França Primeiros sistemas de participação em resultados Estados Unidos Joseph Wharton funda a primeira faculdade de Administração 1910 Estados Unidos HENRY FORD estabelece a 1ª. planta dedicada para montagem final. Em 1912 a linha de montagem (sem mecanização) é aplicada na produção de motores. 37

38 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO 3/4 PERÍODO LOCAL EVENTO 1910 Alemanha MAX WEBER desenvolve estudos sobre a burocracia 1916 França H. FAYOL publica Adm. Industrial 1927 Estados Unidos W. SCHEWART cria o Controle Estatístico de Qualidade, que vai influenciar a gestão da qualidade, processos e produtividade 1950 Japão Especialistas americanos (como Deming) visita o Japão para ministrar cursos de qualidade Estados Unidos FEIGENBAUM propõe o Dept. de controle de qualidade Japão A Toyota aprimora o sistema Ford de produção e lança o Just in Time e Kanban. O 1º. automóvel Toyota chega na América. ISHIKAWA propoe o gráfico causa-efeito. 38 Anos Estados Unidos Guerra fria entre EUA e União Soviética. Desenvolvem-se grandes programas de exploração espacial e defesa nacional. Gestão de projetos se consolida.

39 BREVE HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO 4/4 PERÍODO LOCAL EVENTO 1961 Estados Unidos FEIGENBAUM propõe o Controle de Qualidade Total. Anos 60 Escala global Aplicação de computadores em problemas administrativos Estados Unidos Fundação Project Management Institute (PMI) propõe salto na gestão de projetos Estados Unidos MINTZBERG publica The Nature of Managerial Work Anos 70 Escala global Disseminação intensa do modelo japonês de administração Anos 80 Escala global Ampliação de computadores nas fábricas, escritórios e residências 1992 Estados Unidos PETER SENGE publica A Quinta Disciplina Anos 90 Escala global Tecnologias de comunicação possibilitam a pulverização de operações nas emp. Enxugamento do Estado, merc. globais, internet 39 Anos 00 Escala global Ênfase ao meio ambiente, Adm. do terceiro setor, autogestão qualidade de vida no trabalho.

40 Aspectos da Qualidade Definições O Japão pós-guerra Custos da Qualidade Os pensadores e suas contribuições para a melhoria da qualidade Comentários...

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA QUALIDADE FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Roteiro Visão sobre Cinco abordagens da Expectativa e percepção Possíveis lacunas (GAPs) O que dizem os gurus da 1 Planejamento e Controle da

Leia mais

A Administração e suas perspectivas

A Administração e suas perspectivas Teoria Básica da Administração Introdução Professor: Roberto César A Administração e suas perspectivas A teoria geral da administração seguiu uma linha de raciocino, e cada teoria procurou enfatizar uma

Leia mais

Significado da Administração. Administração Organizações Eficiência e Eficácia Paradigmas Histórico

Significado da Administração. Administração Organizações Eficiência e Eficácia Paradigmas Histórico Significado da Administração Administração Organizações Eficiência e Eficácia Paradigmas Histórico Organização As palavras Administração e Organização são tão usadas, que parece não haver dúvidas quanto

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Aula 01 - Conceitos Iniciais Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Agenda História. Definindo a qualidade, Qualidade Total. Os pilares da qualidade de software. Custos da

Leia mais

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo.

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo. Gestão da Qualidade Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II [Qualidade] Adriano J. Holanda 7/8/2017 Qualidade Definição: Do latim qualitas, qualidade é um atributo ou propriedade. Em negócios, engenharia e manufatura, qualidade tem o significado

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 1 Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. Aristóteles NOÇÕES SOBRE

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Prof. Sam da Silva Devincenzi sam.devincenzi@gmail.com Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção em massa de bens manufaturados se tornou possível através da divisão do

Leia mais

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps Técnicas Industriais Japonesas Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Técnicas Industriais Japonesas QUALIDADE, DESPERDÍCIO E VARIABILIDADE Bibliografia recomendada CORREA, H.L.; CORREA, C.A. Administração

Leia mais

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013.

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: QUALIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. Fonte:

Leia mais

Desempenho das Organizações. Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental

Desempenho das Organizações. Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental Desempenho das Organizações Administração da Qualidade Eficiência e Eficácia Modelo Japonês de Administração Responsabilidade Social e Ambiental Administração da Qualidade O que significa qualidade? Excelência

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 26/08/ Aula 1 - Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Unidade1 História da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 26/08/ Aula 1 - Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Unidade1 História da Qualidade Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) Gestão da Qualidade Unidade1 História da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas Unidade 2 Perspectivas da Qualidade - Aula 1-1854 = FLORENCE NIGHTINGALE Guerra da Crimeia

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE Irene Szyszka 07/11/2002 Lucem Sistemas Integrados de Gestão - Direitos Reservados 1 O QUE É MOTIVAÇÃO? MOTIVOS PARA AÇÃO??? Segundo Michaelis: Ato de motivar. Espécie de energia

Leia mais

Gurus da Qualidade. Walter Shewhart W. Edwards Deming Gestão da Qualidade. Cartas de controlo

Gurus da Qualidade. Walter Shewhart W. Edwards Deming Gestão da Qualidade. Cartas de controlo Gurus da Qualidade Gestão da Qualidade Licenciatura em Eng. Alimentar ESAC 2006/2007 Cartas de controlo Causas normais e causas especiais de variação Controlo estatístico do processo Ciclo PDCA Plan, Do,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

Gurus da Qualidade. Gestão da Qualidade. Mestrado em Eng. Alimentar ESAC 2013/2014

Gurus da Qualidade. Gestão da Qualidade. Mestrado em Eng. Alimentar ESAC 2013/2014 Gurus da Qualidade Gestão da Qualidade Mestrado em Eng. Alimentar ESAC 2013/2014 Walter Shewhart 1891-1967 Cartas de controlo Causas normais e causas especiais de variação Controlo estatístico do processo

Leia mais

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AULA Nº 1 QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM SAÚDE HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 Histórico da Qualidade; AGENDA DA AULA Conceituando

Leia mais

Gurus da Qualidade. Walter Shewhart

Gurus da Qualidade. Walter Shewhart Gurus da Qualidade João Noronha ESAC/IPC Walter Shewhart 1891-1967 Cartas de controlo Causas normais e causas especiais de variação Controlo estatístico do processo Ciclo PDCA Plan, Do, Check, Act Ciclo

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO

GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO GESTÃO DA QUALIDADE Prof. FLÁVIO TOLEDO O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e,

Leia mais

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. GURUS DA QUALIDADE TOTAL. UM PARALELO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES COM A ABORDAGEM SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES. ARMAND V. FEIGENBAUM Para Feigenbaum a Qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a

Leia mais

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy

Introdução ao Controle de Qualidade. Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Introdução ao Controle de Qualidade Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy Pensar... O que é Qualidade? O que representa o termo Qualidade Total? Como surgiu? Por que

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 AULA 3 Introdução à Administração de Produção TÓPICOS Administração de produção:

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO ERICK APARECIDO DIAS PEREIRA KEILA ANDRADE VITOR

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO ERICK APARECIDO DIAS PEREIRA KEILA ANDRADE VITOR FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO ERICK APARECIDO DIAS PEREIRA KEILA ANDRADE VITOR A.T.P.S GESTÃO DA QUALIDADE SERTÃOZINHO-SP 2012 FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO ERICK APARECIDO DIAS PEREIRA KEILA

Leia mais

Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data:

Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data: Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data: 26.11.2018 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO. 2 IDÉIAS OCIDENTAIS E ORIENTAIS LINHA DE MONTAGEM MÓVEL; VERTICALIZAÇÃO; ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Leia mais

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE

Prof. Dr. Ivanir Costa. Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Dr. Ivanir Costa Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE Histórico e conceitos de qualidade Como surgiu a qualidade? Surgimento da qualidade e a organização do homem na comercialização de seus produtos O

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

Histórico Evolução Gurus da Q&P Ambientes da Q&P

Histórico Evolução Gurus da Q&P Ambientes da Q&P Histórico Evolução Gurus da Q&P Ambientes da Q&P Gestão da Qualidade e Produtividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel.oliveira@fgv.br GESTÃO DA Q&P 1 - Introdução 2 - Histórico, características

Leia mais

Técnica do PDCA e 5W2H

Técnica do PDCA e 5W2H Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA Todo gerenciamento do processo consta em estabelecer a manutenção nas melhorias dos padrões montados na organização, que servem como referências para o seu gerenciamento.

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02

GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 GESTÃO E QUALIDADE DE PROJETOS ESTRUTURAIS AULA 02 Qualidade Conceitos gerais Qualidade do projeto estrutural (NBR6118) O que é qualidade? É um instrumento de gestão Não existe um kit-qualidade É uma disciplina

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Fundamentos de qualidade e de gestão da qualidade conceitos e evolução Profa. Márcia Mazzeo Grande Programação de aula Conceitos básicos de qualidade e controle da qualidade

Leia mais

Pergunta importante:

Pergunta importante: Conceitos e visões sobre os custos da Qualidade PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A qualidade é custo ou investimento? Pergunta importante: O custo da qualidade da sua organização está revertendo em

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 2 16/08 Objetivo: relembrar o que foi dado, tirar possíveis dúvidas

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística

Gestão da Qualidade. Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande. RAD1512 Administração: gestão e logística Gestão da Qualidade Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas a serem transformados Materiais, Informações,

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Idéias Básicas Aplicação de metodologias estatísticas Entendimento sobre as fontes de variação do processo Perpetuação do ciclo de melhoria contínua Os quatorze pontos:

Leia mais

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA

TP GESTÃO DA QUALIDADE. FABIANO OSCAR DROZDA TP 069 - GESTÃO DA QUALIDADE FABIANO OSCAR DROZDA fabiano.drozda@ufpr.br extrínseca estruturada AULA 03 GURUS DA QUALIDADE Os gurus da qualidade Foram muitos os teóricos que ajudaram a construir a área

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT A Gerência da Qualidade possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de modo contínuo o seu desempenho organizacional Alcançar vantagens competitivas

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Qualidade - teorias e visão geral 1. (CESPE/Anatel/Técnico Administrativo/2014) Originalmente tratado sob os enfoques de resultados

Leia mais

TQM Total Quality Management

TQM Total Quality Management TQM Total Quality Management Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT O que é TQM? Administração da Qualidade Total total quality management (TQM) Pode ser visto como uma extensão lógica da maneira como a

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT FILME O PROBLEMA NÃO É MEU!!!! Conceituação de TQM TQM é o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 3

Engenharia da Qualidade I Aula 3 Engenharia da Qualidade I Aula 3 A Gestão pela Qualidade Total Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Visão sistêmica de processos Os processos de uma empresa são genericamente classificados como processos

Leia mais

Ciclo de Deming. D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.

Ciclo de Deming. D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. Ciclo de Deming O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza

Leia mais

Gestão, Normalização e Certificação para Qualidade

Gestão, Normalização e Certificação para Qualidade Gestão, Normalização e Certificação para Qualidade Curso: Engenharia Mecânica Prof. Paulo Rogério C. de Oliveira 2016 1 Apresentação do Professor 2 1 Ementa Gerenciar pela qualidade é considerado um fator

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Introdução à Qualidade

Introdução à Qualidade Introdução à Qualidade Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Introdução A Gerência da Qualidade quando focada na busca pela Qualidade Total possibilita a empresa dirigir seus esforços para: Melhorar de

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES FUNDAMENTOS DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES FUNDAMENTOS DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Roteiro Visão sobre Qualidade Cinco abordagens da Qualidade Expectativa e percepção Possíveis lacunas (GAPs) O que dizem os gurus da Qualidade

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Controle da Qualidade Total (CQT) Histórico Pré-história * Rebuscar ferramentas de caça Idade Média * Guildas - instituíam punições para os membros que produziam produtos de qualidade inferior; * Reis

Leia mais

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa.

1 Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou serviço. 2 Adote a nova filosofia e assuma a sua liderança na empresa. OS MESTRES DA QUALIDADE DEMMING O essencial da obra: Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de qualidade, em vez da mera

Leia mais

Prof. Nicola Acquaviva Neto. Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E

Prof. Nicola Acquaviva Neto. Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E Prof. Nicola Acquaviva Neto Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS 1. Introdução Realizando as atividades sempre da mesma forma, você no máximo chegará aos mesmos resultados obtidos anteriormente, resultados

Leia mais

M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho

M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho M odelo J a ponês S istem a Toyota S egura nça do T ra ba lho P AR T E I M odelo J a ponês I ntroduçã o Do início do século XX até perto da metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE CORTES ESPECIAIS DE ASA DE FRANGO PARA ATENDIMENTO DOS PADRÕES

Leia mais

Produção artesanal - Até final do século XIX

Produção artesanal - Até final do século XIX AULA 10 Historia da Qualidade Produção artesanal - Até final do século XIX Artesão Domínio completo de todo o ciclo de produção, da concepção até o pós venda Foco na qualidade do produto e não do processo

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Planejamento e Gestão da Qualidade 17.10.2011 SUMÁRIO Antes de 1750 1750 1800 1800 1890-1900 1920 1950 1950 1970 A

Leia mais

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO 6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Qualidade e eficiência são palavras que faziam parte do cotidiano no Japão. Como era um país privado de recursos naturais, a exportação de produtos manufaturados sempre

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 2 A Era da Qualidade Total Objetivos: Possibilitar a compreensão das características, princípios

Leia mais

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA

Conceitos. Conceitos. Histórico. Histórico. Disciplina: Gestão de Qualidade ISSO FATEC - IPATINGA Disciplina: FATEC - IPATINGA Gestão de ISSO TQC - Controle da Total Vicente Falconi Campos ISO 9001 ISO 14001 OHSAS 18001 Prof.: Marcelo Gomes Franco Conceitos TQC - Total Quality Control Controle da Total

Leia mais

Qualquer anormalidade detectada no processamento pode ser classificada

Qualquer anormalidade detectada no processamento pode ser classificada O Movimento ZD no Japão Começou com a disseminação massiva de métodos de CEQ (Deming e Juran) em todos os níveis hierárquicos - baseado em amostragens - pressupõe nível aceitável de defeitos A Detecção

Leia mais

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade DEP- UFSCar 1. A METODOLOGIA DO CONTROLE DA QUALIDADE E O CEP O controle da

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Enfoques dos Principais Autores para a Gestão da Qualidade

Enfoques dos Principais Autores para a Gestão da Qualidade Enfoques dos Principais Autores para a Gestão da Qualidade Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São

Leia mais

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL OS PRIMÓRDIOS DA QUALIDADE Egípcio Imhotep (pai do controle do processo antigo): OBEDIÊNCIA A PADRÕES ERA A CHAVE PARA A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA TQC; PDCA TQC Definições e Conceitos TQC - Total Quality Control Qualidade Total) (Controle de O TQC não é a qualidade, mas um sistema de gerenciamento que permite chegar

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

História e Evolução da Qualidade

História e Evolução da Qualidade História e Evolução da Qualidade Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Eras da qualidade: inspeção Controle estatístico da qualidade Garantia da qualidade Abordagem

Leia mais

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1 2 1. Realizar as apresentações PROFESSOR x ALUNOS; 2. Apresentar o curso; 3. Conhecer o CALENDÁRIO ACADÊMICO; 4. Conhecer a SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO. 3 Um pouco de história O homem sempre se organizou

Leia mais

Controle de Qualidade

Controle de Qualidade Controle de Qualidade Lupércio França Bessegato Dep. Estatística/UFJF Roteiro 1. Qualidade na Empresa 2. Gestão da Qualidade 3. Métodos Estatísticos em Controle de Processos 4. Cartas de Controle Univariadas

Leia mais

Gestão da Qualidade 1

Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade 1 Gestão da Qualidade Total (TQM) 2 QUALIDADE TOTAL GARANTIA DA QUALIDADE CONTROLE DA QUALIDADE INSPEÇÃO PROCESSO PREVENÇÃO PESSOAS 3 Oito princípios de Gestão da Qualidade Foco no

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO Página: 1/5 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA Visão histórica da evolução da gestão empresarial e as contribuições das diversas escolas de administração para a gestão da qualidade As idéias, fundamentos e metodologias

Leia mais

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica

REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL. Iniciação Científica REVISITANDO A HISTÓRIA PARA COMPREENDER A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL Iniciação Científica Antônio Thiago Ignácio Velac 1 Thais Roth 2 Resumo É evidenciada atualmente no cenário mundial a busca

Leia mais

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade.

Estrutura. Gestão da Qualidade. O que é Qualidade para você? Evolução do conceito de Qualidade. Origem da qualidade. Estrutura Origem da qualidade O que é qualidade Dimensões da qualidade Desenvolvimento a prática de qualidade Avaliação final Eduardo Guilherme Satolo 1 2 O que é para você? ACESSAR www.menti.com Code

Leia mais

PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control)

PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control) PPCP Controle da Qualidade Total TQC (Total Quality Control) Prof. Nilton Ferruzzi 1 CNCEITS DE QUALIDADE - W. EDWARDS DEMING Reconhecido mundialmente como o grande promotor do Controle da Qualidade no

Leia mais

1. Principais diferenças 2008/ 2015

1. Principais diferenças 2008/ 2015 1. Principais diferenças 2008/ 2015 1.1. Objetivos da revisão da norma e campo de aplicação Fig. 1 Objetivos de revisão da norma A Norma é aplicável a todas as organizações que necessitam demonstrar a

Leia mais

1 Conceitos da qualidade

1 Conceitos da qualidade 1 Conceitos da qualidade Gestão da qualidade Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa/Escola Superior do Vale do Ave Alguns mitos da qualidade (Pires, 2007) A qualidade não se controla, fabrica-se a qualidade

Leia mais

Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade III GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Planejamento e controle da produção - Objetivos Objetivos da unidade: Apresentar as definições e conceitos, importantes para o entendimento

Leia mais

QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL

QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 QUALIDADE TOTAL: OS PRINCÍPIOS DE DEMING EM UMA MULTINACIONAL Antonio Suerlilton Barbosa da Silva (FEPI ) suerlilton@hotmailcom Andressa Carolina Fernandes

Leia mais

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM O QUE É QUALIDADE? TÓPICOS DESTA AULA. Contexto histórico. Definições de qualidade

DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM O QUE É QUALIDADE? TÓPICOS DESTA AULA. Contexto histórico. Definições de qualidade Cronograma parcial DPS1037 Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 01 Introdução à Engenharia da Qualidade DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFSM Data Aula Conteúdo 10/ago 1 Introdução à Engenharia

Leia mais

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens

O planejamento e o controle da qualidade preocupa-se com os sistemas e procedimentos que governam a qualidade dos bens 07 Fornecimento de produtos e serviços Planejamento e Controle da Qualidade Demanda de produtos e serviços Recursos de produção A qualidade dos produtos e serviços que a operação produz Consumidores da

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA Aula 6 Organização e Normas GESTÃO DA Existe gestão da qualidade sem administração da produção? Logicamente que não, pois é a produção quem irá fabricar produtos e / ou prestar serviços. Como?

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE PARTE 1

MANUAL DA QUALIDADE PARTE 1 MANUAL DA QUALIDADE PARTE 1 qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl zxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiop Manual da Qualidade Total 20/06/2014

Leia mais

Sistemas de Qualidade

Sistemas de Qualidade Sistemas de Qualidade Professora conteudista: Anabel Cruz Dionísio Revisor: Luiz Alberto Borcsik Sumário Sistemas de Qualidade Unidade I 1 HISTÓRICO DA QUALIDADE...1 2 EVOLUÇÃO DA QUALIDADE...4 2.1 Era

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA

CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. Histórico e Introdução a Qualidade. CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 2º SEMESTRE 2002 CES-32 e CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha Histórico e Introdução a Qualidade CES-32

Leia mais