Prof. Nicola Acquaviva Neto. Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Nicola Acquaviva Neto. Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E"

Transcrição

1 Prof. Nicola Acquaviva Neto Unidade I PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS

2 1. Introdução Realizando as atividades sempre da mesma forma, você no máximo chegará aos mesmos resultados obtidos anteriormente, resultados conhecidos, você não erra e não evolui. Por outro lado, outras pessoas, as ciências e as empresas estão sempre procurando melhores práticas a fim de melhorarem a produtividade e competitividade. Exemplos: Ciências Médicas, Ciências Sociais, Física, Química, Eletrônica, Internet, Moda, etc.

3 Introdução: Como produzir boas práticas de gestão: ciclo PDCA P = Planejamento; D = Do = fazer C = Controle; A= Ação; Agir.

4 Introdução: Como produzir boas práticas de gestão : Diagrama da Gestão - ciclo PDCL Fonte: C.E PNQ 2010

5 2. Um pouco da história da indústria (linha do tempo) Primórdios da humanidade até 1700 Um século terminava de uma forma muita parecida como tinha iniciado Adam Smith publica A riqueza das Nações Fabrica de alfinetes ª Revolução Industrial Máquina a Vapor, Ferro; Aço; Eletricidade; Química; Transportes Marítimos; Ferroviários; Teares Automáticos, Telefones; Medicamentos, Relações Industriais. Geração de produtos, serviços e conhecimentos de forma exponencial.

6 2. Um pouco da história da indústria (linha do tempo) e o Benchmark 1930 J A P Ã 0 Toyota visita a linha de produção da FORD e conclui que o modelo de produção americano, produção empurrada pelo fabricante, é inviável para o JAPÃO, por outro lado, por observação, concebe o JUST IN TIME. U S A

7 2. Um pouco da história da indústria (linha do tempo) e o Benchmark 1950 J A P Ã 0 Americanos: Deming, Juran, Shewart, dentre outros vão ao JAPÃO para ensinar as ferramentas da qualidade CEP, PDCA, Diagrama de Pareto, etc. U S A

8 Interatividade Você sabe quando começou o processo de industrialização no Brasil: a) Final do século XIX b) Era Vargas e desenvolvimento industrial c) Fundação da Petrobrás (1953) d) Período JK ( ) e) Últimas décadas do século XX

9 3. Um pouco da economia mundial e dos prêmios nacionais.

10 3. Um pouco da economia mundial e dos prêmios nacionais J A P Ã 0 Americanos visitam o Japão para conhecer as Técnicas Japonesas de produção e os princípios de gestão da Toyota, razão maior do sucesso econômico oriental. U S A

11 3. Um pouco da economia mundial e dos prêmios nacionais. No início dos anos 80, Malcolm Baldrige realiza pesquisa nas empresas americanas tidas como ilhas da excelência para descobrir características comuns: Valores organizacionais, Cultura, dentre outras, e a partir destas características comuns, Concebe os Fundamentos da Excelência e o Prêmio Nacional da Qualidade nos USA MBNQA Lembra dos princípios Toyota?

12 3. Um pouco da economia mundial e dos prêmios nacionais. Também nos anos 80 (1987) há o lançamento da 1ª norma internacional sobre qualidade (ISO9001:1987), que é atualizada a cada cinco anos. Em 1987 a ONU divulga o conceito de desenvolvimento sustentável como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. (Almeida, 2007). Em 1992 temos a EC0-RIO- 92 questões ambientais resultando, dentre outros documentos, na AGENDA 21.

13 4. Definição de Fundamento da Excelência. Agora que você tomou conhecimento ou relembrou um pouco da história da indústria e dos prêmios vamos navegar no seu conteúdo. Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças. Enquanto que ARISTÓTELES define: EXCELÊNCIA somos o que realmente fazemos portanto a excelência, não é um feito, mas um hábito.

14 4. Fundamentos da Excelência. CE FNQ 1. Pensamento sistêmico; i 2. Aprendizado organizacional; 3. Cultura de inovação; 4. Liderança e constância de propósitos; 5. Orientação por processos e informações; 6. Visão de futuro; 7. Geração de valor; 8. Valorização das pessoas; 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado; 10. Desenvolvimento de parcerias; 11. Responsabilidade social.

15 Interatividade Avalie as alternativas ti e marque a (s) correta (s) I. Os Fundamentos da Excelência foram à base na criação dos Critérios de Excelência. II. Os Critérios de Excelência foram à base na criação dos Fundamentos da Excelência. III. Os fundamentos da Excelência foram originados a partir das características matriciadas dos grandes CIOs das melhores empresas mundiais. a) Apenas a I é verdadeira b) I e II são verdadeiras c) I e III são verdadeiras d) Todas são verdadeiras e) Todas são falsas.

16 4. Fundamentos da Excelência 4.1. Pensamento Sistêmico Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização bem como entre a organização e o ambiente externo. Significa compreender a interação e a interdependência que existem entre o indivíduo, a equipe, a empresa e a partes interessadas. Na sua empresa todos os indivíduos, departamentos, a própria empresa e as partes interessadas estão interligados? Faça uma analogia com o corpo humano.

17 4. Fundamentos da Excelência 4.2. Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento organizacional por meio de percepção; reflexão; avaliação e compartilhamento de experiências. Aqui esta se tratando do aprendizado da empresa como um todo e não de um individuo em particular. Na sua empresa há troca formal de experiências?

18 4. Fundamentos da Excelência 4.3. Cultura da Inovação Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Na sua empresa há espaço para: Inovações em Produtos & Serviços; Inovações em Processos; Inovações em Modelos de negócios; Inovação da Gestão; Inovação de Valor.

19 4. Fundamentos da Excelência 4.4. Liderança e Constância de Propósito: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas. Líderes são aqueles que conseguem seguidores para as suas causas. Na sua empresa os líderes conseguem seguidores para as suas causas, são motivadores?

20 4. Fundamentos da Excelência 4.5. Orientação por Processos e Informações : Compreensão e segmentação do conjunto das atividades da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados. Nos dias atuais, informação é o 2º ativo mais importante. O 1º são os RH Você dispõe de informações para tomar decisões??

21 4.5. Orientação por Processos e Informações Fonte: PNQ

22 Interatividade O gerenciamento eletrônico de documentos amplia o foco para a Gestão da Qualidade, simplificando o gerenciamento das ações e controles, e facilitando o alinhamento da gestão da qualidade com as metas estratégicas da organização. Além de contribui na realização - de forma eficiente, econômica e bem sucedida - da implantação e manutenção de modelos de gestão. Esta ferramenta possui recursos para emissão, revisão, ciclo de aprovações (workflow), integrado a todos os sistemas de , garantindo a adequada gestão de documentos. A prática de gestão acima descrita contempla o fundamento da excelência: a) Desenvolvimento de Parcerias; b) Responsabilidade Social. c) Cultura da Inovação; d) Orientação por Processos e Informações; e) Geração de Valor;

23 4. Fundamentos da Excelência 4.6. Visão de futuro Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecosistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização: Por trás deste fundamento está a velha pergunta: o que você vaí ser quando crescer? Na sua empresa há planejamento estratégico, mesmo que informal. Na sua empresa há pessoas estudando o futuro e suas consequências?

24 4. Fundamentos da Excelência 4.7. Geração de Valor Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento do valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas. Na sua empresa os resultados são consistentes e distribuídos de forma adequada para todas as partes interessadas: Acionistas, Clientes, Fornecedores, Pessoas, Comunidade;

25 4. Fundamentos da Excelência 4.8. Valorização das Pessoas: Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender. As pessoas constituem o ativo mais importante de qualquer organização. As pessoas são valorizadas na sua empresa?

26 4. Fundamentos da Excelência 4.9. Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado. Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados. Todas as empresas são dependentes dos seus clientes, pois é deles que procede toda a Receita da empresa. A sua empresa conhece e cria valor para os seus clientes?

27 4. Fundamentos da Excelência Desenvolvimento de Parcerias Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes. Nenhuma empresa possui todas as competências de que necessita disponíveis internamente, então faz-se necessário: PARCERIAS. A sua empresa trabalha com a relação ganha ganha com clientes, com fornecedores, com as pessoas?

28 4. Fundamentos da Excelência Responsabilidade Social Atuação que se define pela relação ética transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização: Na sua empresa praticam-se estes valores?????????

29 Correlação entre Fundamentos x Critérios de Excelência CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO Fonte : PNQ

30 Avaliação dos Processos Gerenciais Enfoque Adequação; Proatividade; Aplicação Abrangência; Continuidade; Aprendizado Refinamento; Integração Coerência; Inter-relacionamento; Cooperação;

31 Interatividade Qual dos fundamentos de excelência não se encontra presente em pequenas e médias empresas que produzem produtos que seguem normas técnicas, por exemplo: fios elétricos. a) Valorização das Pessoas; b) Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado; c) Cultura da Inovação; d) Desenvolvimento de Parcerias; e) Geração de Valor.

32 ATÉ A PRÓXIMA!

Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade

Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade 22/08/2012 Sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade Profº Spim 1 O Malcolm Baldrige National Quality Award ( Malcolm Baldrige) foi criado nos Estados Unidos em agosto de 1987 pelo presidente Ronald

Leia mais

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil

Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil UEG UnUCSEH CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Gestão de Excelência PQSP Programa de Qualidade no Serviço Público 2 Evolução Histórica da Gestão Pública no Brasil 3 Gestão Pública e seus diferentes modelos Patrimonialista

Leia mais

GESTÃO DE EXCELÊNCIA CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO

GESTÃO DE EXCELÊNCIA CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL PROF. ME. CARLOS WILLIAM DE CARVALHO UEG / UNUCSEH / ADMINISTRAÇÃO / CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO Turbulência: o ambiente que as

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO FNQ Interpretação dos Critérios de Excelência PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2010 OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Gestão. Entender como demonstrar

Leia mais

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)...

AULA 2. Foi fundada em 1991 para promover a produtividade e a competitividade pela disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)... .: ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO ::.. Prof. Leonardo Guimarães Garcia AULA 2 1 Sobre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) 2 O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) 3 Os 8 Fundamentos da Gestão

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Prêmio Nacional da Qualidade. Jonas Lucio Maia CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 2006 Prêmio Nacional da Qualidade Jonas Lucio Maia Agenda Introdução Fundamentos da excelência Modelo de excelência Detalhamento dos critérios Pontuação Introdução Modelo sistêmico

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto

Rio de Janeiro 16/08/2011. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas. Francisco Teixeira Neto Rio de Janeiro 16/08/2011 Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para Micro e Pequenas Empresas Francisco Teixeira Neto Só gerencia quem mede! O que é o MPE Brasil? Ferramenta de Gestão para medir o grau

Leia mais

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I

RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I RAD1504 GESTÃO DA QUALIDADE I Modelos de excelência e modelos normatizados Prof. Dr. Erasmo José Gomes Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande TQM- Filosofia? Movimento? Abordagem de gestão? A gerência da qualidade

Leia mais

METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT

METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade METODOLOGIAS DE TOTAL QUALITY MANAGEMENT Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Total Quality Management TQM (ou gestão da

Leia mais

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 5 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider Referenciais para a Avaliação da Qualidade A competitividade dos sistemas de avaliação existentes tende a limitar

Leia mais

EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Hoje, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações

Leia mais

GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL. José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA

GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL. José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA GESTÃO DE CLASSE MUNDIAL José Goldfreind DIRETOR LEAN SEIS SIGMA Setec Consulting Group Um dos maiores grupos de consultoria, treinamento auditoria da América Latina. Sede em São Paulo e filiais em Manaus,

Leia mais

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba

Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Utilização de Critérios de Excelência como Referência no Desenvolvimento da Gestão de Águas do Paraíba Viviane Lanunce Paes Supervisora da Gestão Integrada - CAP Carlos Eduardo Tavares de Castro Superintendente

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Nesta nossa disciplina estaremos tratando de Sistemas Integrados de Gestão:

PLANO DE ENSINO. Nesta nossa disciplina estaremos tratando de Sistemas Integrados de Gestão: PLANO DE ENSINO Caro Aluno. Seja bem vindo. Nesta nossa disciplina estaremos tratando de Sistemas Integrados de Gestão: I EMENTA Administração Integrada é entendida como sendo a integração de práticas

Leia mais

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DA GESTÃO ABIPTI OBJETIVOS Versão impressão OBJETIVOS Capacitar os participantes a auto-avaliar sistemas de gestão de organizações, segundo os Critérios de Excelência e; Elaborar o Relatório da com base no Modelo de Excelência em

Leia mais

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ SISTEMA DE QUALIDADE EAD MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ Nesse módulo iremos estudar o Modelo de Excelência Brasileiro, seus fundamentos, características e especificidades, abordando os critérios

Leia mais

Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006

Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006 Modelo de Excelência da Gestão ACIJ 14/08/2006 PARTE I Movimento Catarinense para Excelência Quem Somos Histórico Rede Nacional Modelo de Excelência da Gestão Quem somos Uma associação sem fins econômicos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DO MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: A ABORDAGEM DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO DA FNQ

APERFEIÇOAMENTO DO MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: A ABORDAGEM DO MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO DA FNQ XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

ROTEIRO CQH Por Que Mudar?

ROTEIRO CQH Por Que Mudar? OTEIO CQH - 2008 AHP 12/07 Por Que Mudar? Processo dinâmico em todo o mundo CQH rede de Prêmios do PNQ Credibilidade por acompanhar as mudanças Missão: melhoria contínua Alinhamento com o PNGS para o estabelecimento

Leia mais

Desafio das organizações a busca da excelência na gestão

Desafio das organizações a busca da excelência na gestão LUCIANA MATOS SANTOS LIMA llima@excelenciasc.org.br GESTÃO Desafio das organizações a busca da excelência na gestão LUCIANA M. S. LIMA A O mundo vive em constante mudança. Enquanto você lê este texto,

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 9 - Novas abordagens para a Administração Embora a última abordagem teórica registrada seja a Teoria Contingencial, no início de 1970, a teoria administrativa

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO GESPÚBLICA FUNDAMENTOS DO GESPÚBLICA FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA Modelos de Excelência Todos os Prêmios Nacionais da Qualidade são construídos com base em princípios e valores,

Leia mais

Práticas de Gestão e Resultados. Origem dos Modelos Internacionais e dos Nacionais

Práticas de Gestão e Resultados. Origem dos Modelos Internacionais e dos Nacionais Práticas de Gestão e Resultados Origem dos Modelos Internacionais e dos Nacionais Rosely Gaeta Apoio às Notas de Aula 01, 02, 03 A qualidade é definida pelo cliente. A melhoria dos processos e dos produtos

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Na administração tradicional (burocrática) o paradigma

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL PRODUTOS INOVAÇÃO PGQP Mensagem das lideranças Gestão e Inovação são os dois motores da organização moderna. No percurso de competição estes motores devem

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

#19 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

#19 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO #19 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ÍNDICE JUNHO/2016 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Introdução Gestão do conhecimento e das informações nas organizações Processos gerenciais e engajamento das pessoas O desafio

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly.

Gestão da inovação. Conceitos e tipos de inovação. Prof. Diego Fernandes diegofernandes.weebly. Gestão da inovação Conceitos e tipos de inovação 1 Referência Aula montada com base no capítulo 1 da referência abaixo. CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão

Leia mais

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015

A importância da liderança como diferencial competitivo. Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 A importância da liderança como diferencial competitivo Leonardo Siqueira Borges 29 de Setembro de 2015 Ellebe Treinamento em Gestão Organizacional A Ellebe atua em empresas públicas e privadas nas áreas

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA

PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA Programa Qualidade Amazonas 2014 1 A Organização candidata ao PQA, ESCOLHE: PRINCÍPIOS CONSIDERADOS NA GESTÃO PÚBLICA PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTOS DO GESPÚBLICA Programa Qualidade Amazonas 2014

Leia mais

Endereço(1): Rua Equador, 245/602 - Sion - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31) e

Endereço(1): Rua Equador, 245/602 - Sion - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31) e 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina V-003 - QUALIDADE DA GESTÃO NO SANEAMENTO Ronaldo Resende Pereira(1) Economista pela PUC

Leia mais

1. Apresentação. Acesse: Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2

1. Apresentação. Acesse:  Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2 Sistemas de Gestão Índice 1. Apresentação 2 2. Definição 3 3. Como as organizações desenvolvem seu Sistema de Gestão 4 4. Estrutura do Sistema de Gestão 5 5. Características de uma prática de gestão 9

Leia mais

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A.

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE ODEBRECHT S.A. Política sobre Sustentabilidade da Odebrecht S.A. 1. OBJETIVO...3 2. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SUSTENTABILIDADE...4 3. COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE...6

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MARGARIDA SANTOS PINTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MARGARIDA SANTOS PINTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MARGARIDA SANTOS PINTO ANÁLISE DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO IMPLANTADO EM UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO E CONSTRUÇÃO PESADA

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão

Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão Reconhecimento PGQP CTSA Exemplaridade na Aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão Reconhecimento Modalidade fundamentos Objetivo

Leia mais

#24 NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO MEG

#24 NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO MEG #24 NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO MEG ÍNDICE DEZEMBRO/2016 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8 Introdução O novo MEG Conceitos Diagrama do MEG Fundamentos da Gestão para Excelência Diagrama do ciclo Como interpretar

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Alcance de resultados harmonizados para todas as partes

Leia mais

RUMO À EXCELÊNCIA E COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA 2007

RUMO À EXCELÊNCIA E COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA 2007 RUMO À EXCELÊNCIA E COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA 2007 é uma publicação anual da FNQ Fundação Nacional da Qualidade. REALIZAÇÃO Av. das Nações Unidas, 11.857, 6º andar, Conj. 62 Brooklin Novo, 04578-000,

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais

Cultura, Gestão e Resultados Sustentáveis

Cultura, Gestão e Resultados Sustentáveis Cultura, Gestão e Resultados Sustentáveis IRANI CARLOS VARELLA Assessor do Presidente- Petrobras 02 ABRIL 2008 Porto Alegre RS Cultura, Gestão e Resultados Sustentáveis 1 Introdução 2 Reflexões sobre Gestão

Leia mais

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE

Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Departamento Municipal de Água e Esgotos DMAE Porto Alegre: 1,4 milhão de habitantes (censo 2010) 100% da população com Água 80% de Capacidade de Tratamento de Esgoto 1.939 servidores ativos Um conjunto

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

A EXCELÊNCIA GERENCIAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO PELO PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PGQP: RESULTADOS PRELIMINARES 1

A EXCELÊNCIA GERENCIAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO PELO PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PGQP: RESULTADOS PRELIMINARES 1 A EXCELÊNCIA GERENCIAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE GESTÃO ADOTADO PELO PROGRAMA GAÚCHO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PGQP: RESULTADOS PRELIMINARES 1 Jocias Maier Zanatta 2, Denize Grzybovski 3. 1 Ensaio Teórico

Leia mais

Engajamento uma via de mão dupla

Engajamento uma via de mão dupla Pré-Congresso uma via de mão dupla Agatha Machado Núcleo de Lanakaná Psicológa com especialização em Dinâmica dos Grupos pelo SBDG, pós graduada em Administração de RH pela FAAP e MBA em Gestão de RH,

Leia mais

Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão. Novembro de 2015

Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão. Novembro de 2015 Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão Novembro de 2015 Sobre o IPEG Organização sem fins lucrativos Fundaçãoem2001 Leino11594/2003criaoPPQG Mais de 300 empresas reconhecidas 13

Leia mais

OBJETIVOS. Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL. Planejamento. Verificação Aprendizagem

OBJETIVOS. Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL. Planejamento. Verificação Aprendizagem 1 OBJETIVOS Dar a conhecer a estrutura do Modelo de Excelência de Gestão MEG. Refletir sobre o ciclo PDCL Planejamento Execução Verificação Aprendizagem 2 INTRODUÇÃO Na aula passada, conhecemos os 11 Fundamentos

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

CNQA. Comitê Nacional de Qualidade da ABES. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

CNQA. Comitê Nacional de Qualidade da ABES. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental CNQA Comitê Nacional de Qualidade da ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental CNQA Coordenação Geral Rosana Dias Coordenação Adjunta Maria Angela Dumont Sargaço Secretário Geral Marcio

Leia mais

Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão

Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão Ajudamos empresas a prosperar por meio da Excelência em Gestão v9 Sobre o IPEG Organização sem fins lucrativos Fundação em 2001 Lei no 11594/2003 cria o PPQG Mais de 300 empresas reconhecidas 13 Associadas

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

1.1 O que é a Comunidade de Boas Práticas Descrição Objetivo O que é uma prática de gestão...

1.1 O que é a Comunidade de Boas Práticas Descrição Objetivo O que é uma prática de gestão... Sumário 1.1 O que é a Comunidade de Boas Práticas... 3 1.1.1 Descrição... 3 1.1.2 Objetivo... 3 1.1.3 O que é uma prática de gestão... 3 1.2 Funcionalidades... 7 1.2.1 Fluxo de acesso às práticas... 7

Leia mais

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Pio DécimoD OUT/2000 Uma Breve História no Tempo... H I S T Ó R I C O DO PROCESSO DE QUALIDADE 1950-1970 Controle da Qualidade Sistemas de Garantia da Qualidade Foco na Inspeção

Leia mais

Sustentabilidade nos negócios. Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle

Sustentabilidade nos negócios. Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle Sustentabilidade nos negócios Fernando Carvalho Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle Sustentabilidade nos Negócios Agenda Um pouco do do Bradesco Sustentabilidade e o Bradesco Planejamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

Modelo de Excelência da Gestão na

Modelo de Excelência da Gestão na Modelo de Excelência da Gestão na avaliação MEG da na gestão Avaliação das micro empresas e empresas da Gestão de pequeno de negócios porte. créditos Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simões

Leia mais

OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO PARA EXCELÊNCIA E OS OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda 2030 da ONU

OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO PARA EXCELÊNCIA E OS OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda 2030 da ONU OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO PARA EXCELÊNCIA E OS OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda 2030 da ONU CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O desenvolvimento sustentável é definido como o desenvolvimento

Leia mais

Profª Mônica Suely G. de Araujo

Profª Mônica Suely G. de Araujo Profª Mônica Suely G. de Araujo Desempenho Características Confiabilidade Reputação 2 1 Durabilidade Utilidade Resposta Estética 3 Projeto Conformidade Capabi lidade Atendi mento ao Cliente Cultura da

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

SAG - Interpretação de Critérios 2013

SAG - Interpretação de Critérios 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO 2013 INTERPRETAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (ICA) Compromisso e Rumo à Excelência 1 Introdução Programa do Curso Parte I INTRODUÇÃO Boas-vindas e objetivos Benefícios para

Leia mais

Técnica do PDCA e 5W2H

Técnica do PDCA e 5W2H Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA Todo gerenciamento do processo consta em estabelecer a manutenção nas melhorias dos padrões montados na organização, que servem como referências para o seu gerenciamento.

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

Administração Legal e Tendências Jurídicas

Administração Legal e Tendências Jurídicas Administração Legal, Tendências Jurídicas e Rotinas Administrativas Prof. Fábio Lopes Soares 1 Mercado de Advocacia 422.000 advogados no mercado a) SP tem 151.100 advogados ou, 1 para 249,1 habitantes

Leia mais

Matriz de atividade individual*

Matriz de atividade individual* Matriz de atividade individual* Módulo: 4 Atividade Fórum Título: Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Aluno: Elizabeth Hiromi Mori Disciplina: Administração da Qualidade Turma: 26 SPJ Introdução Diante

Leia mais

REDESENHO DE PROCESSOS

REDESENHO DE PROCESSOS PERFIL DO PALESTRANTE João Batista Gonçalves jbatista@en-sof.com.br Formação Acadêmica Bacharel em Administração Pós Graduado em Sistemas Mestre em Finanças Experiência Profissional 35 Anos em Tecnologia

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache

Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache Disciplina: SEP0701 Gestão da Qualidade Prof. Luiz C. R. Carpinetti Monitor: Lucas D. Calache (lucascalache@usp.br) Prof. Dr. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti EFQM - European Foundation for Quality Management

Leia mais

Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações

Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações Gestão Classe Mundial Excelência e Competitividade ao Alcance das Organizações ACIJS 08/11/2005 Histórico Outubro 2003 - Núcleo Catarinense de CCQ, SENAI/SC e SEBRAE/SC iniciam o Projeto Programa Catarinense

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade

Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade Tema 1 A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade A Evolução dos Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Os Desafios das Organizações

Os Desafios das Organizações Excelência em Gestão ao alcance de todos CAMINHO PARA A QUALIDADE E COTITIVIDADE Os Desafios das Organizações Novas exigências dos mercados consumidores, Demandas da sociedade, Globalização, Aumento da

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Departamento de Gestão e Economia - DAGEE Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Introdução Principais alterações em relação

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) CRITÉRIO 06 - PESSOAS

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) CRITÉRIO 06 - PESSOAS MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) CRITÉRIO 06 - PESSOAS A excelência em uma organização está relacionada à sua capacidade de perseguir seus propósitos, em completa harmonia com os complexos ecossistemas

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Recursos e PRP (Processo de Realização do Produto) Prof. Marcos César Bottaro Os Recursos RECURSOS: é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza

Leia mais

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura Estágios de Liderança Braskem ------------------------- Competências de Cultura 01 Clarificando Estágios de Liderança Braskem o PA do Líder 01 Estágios de Liderança Braskem Os Estágios de Liderança Braskem

Leia mais

Excelência em Gestão: dimensão estratégica para a eficiência operacional

Excelência em Gestão: dimensão estratégica para a eficiência operacional Excelência em Gestão: dimensão estratégica para a eficiência operacional Jairo Martins Belo Horizonte, 12.08.2014 Agenda A gestão das organizações O desafiador cenário atual Excelência da Gestão: estratégia

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

CAMPANHA DIA DA INDÚSTRIA DIAGNÓSTICO MODELO SESI DE SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO NÚCLEO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO EMPRESARIAL REGULAMENTO

CAMPANHA DIA DA INDÚSTRIA DIAGNÓSTICO MODELO SESI DE SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO NÚCLEO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO EMPRESARIAL REGULAMENTO CAMPANHA DIA DA INDÚSTRIA DIAGNÓSTICO MODELO SESI DE SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO NÚCLEO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO EMPRESARIAL REGULAMENTO 1. A CAMPANHA Em comemoração ao Dia da Indústria, 25 de maio, o SESI-SP

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe

4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe 4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais Abiquim São Paulo, 18 de outubro de 2007 O Programa Atuação

Leia mais

Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé

Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé Qualidade na gestão é tema de workshop promovido pelo PGQP em Bagé O evento do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) no município contará com palestras sobre Planejamento Estratégico, Gestão

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento. Agenda

1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento. Agenda 1. Generalidades 2. Contexto do Curso 3. O Mundo Plano 4. Planejamento Estratégico 5. Encerramento Agenda Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais