M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "M odelo J a ponês S istem a Toyota. S egura nça do T ra ba lho"

Transcrição

1 M odelo J a ponês S istem a Toyota S egura nça do T ra ba lho

2 P AR T E I M odelo J a ponês

3 I ntroduçã o Do início do século XX até perto da metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminados com a expansão das empresas americanas e européias.

4 I ntroduçã o A partir dos anos 70 as palavras japonesas começaram a tornar-se conhecidas. Desde então, as idéias vindas do Japão também começaram a fazer parte do vocabulário e do currículo do estudo de administração.

5 I ntroduçã o IDÉIAS OCIDENTAIS Linha de montagem móvel; Verticalização; Estruturas divisionadas e hierárquicas; Controle de qualidade; Administração de estoques; Produtos de alto custo e alto preço.

6 I ntroduçã o IDÉIAS ORIENTAIS Grupos de trabalho autogerenciados; Just in time; Produção enxuta; Círculos de qualidade; Produtos de alta qualidade e baixo preço; Melhoria contínua.

7 M odelo J a ponês O modelo japonês de administração compõe-se de três elementos. Cultura Organizacional Técnicas Administrativas Cultura Nacional

8 M odelo J a ponês Técnicas Administrativas Soluções como a organização enxuta e os círculos de controle de qualidade, criadas para tornar mais eficientes os processos produtivos.

9 M odelo J a ponês Cultura Organizacional Compreende hábitos mutáveis, como emprego vitalício, lealdade à empresa empregadora e dedicação integral ao trabalho.

10 M odelo J a ponês Cultura Nacional São os valores e tradições mais permanentes que os hábitos da cultura organizacional. Aprimoram-se ao longo de séculos e terminam por integrar e influenciar a maneira como os japoneses praticam a administração

11 A E scola J a ponesa da Qua lida de Dr. William Edwards DEMING União dos Cientistas e Engenheiros japonês (1946)

12 A E scola J a ponesa da Qua lida de Idéias apresentadas por Deming aos japoneses: Predominância do cliente; Importância da mentalidade preventiva; Necessidade do envolvimento da alta administração.

13 O T QC J a ponês A qualidade é uma responsabilidade de todos, coordenada e orientada por uma gerência de qualidade.

14 P AR T E I I S istem a Toyota de P roduçã o

15 A escola da qualidade criou raízes fortes no Japão e influenciou profundamente a filosofia de administração das empresas.

16 Uma das empresas que mais aproveitou os princípios dessa escola foi a Toyota.

17 A maior parte das modernas técnicas japonesas de administração de empresas nasceu com o chamado sistema Toyota de produção, criado nos anos 50 por Eiji Toyoda e Taiichi Ohno.

18 Os dois princípios mais importantes do sistema são: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade.

19 Para o bom funcionamento desses dois princípios, o sistema Toyota depende do comprometimento e envolvimento dos funcionários.

20 Por isso, a administração participativa, que promove o envolvimento dos funcionários no processo decisório, tornando-se o terceiro elemento importante do sistema Toyota.

21 Elementos básicos do Sistema Toyota: Produtividade; Qualidade; Participação. P Q P

22 Segundo os manuais da Toyota, os desperdícios classificam-se em sete tipos principais: 1. Tempo perdido em conserto ou refugo; 2. Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário; 3. Operações desnecessárias no processo de manufatura; 4. Transporte; 5. Estoque; 6. Movimento humano; 7. Espera.

23 Após eliminados ou reduzidos ao mínimo indispensável os desperdícios, o que resta é atividade ou esforço para agregar valor ao produto que se destina ao cliente.

24 Agregar valor significa realizar operações de transformação de materiais e componentes estritamente relacionadas com a elaboração do produto.

25 Um produto fabricado ou serviço prestado sem desperdícios tem o máximo de valor agregado para o cliente. Assim, a eliminação de desperdícios diminui os custos de produção, sem que o valor do produto para o cliente fique comprometido.

26 Ineficiências inevitáveis: Espera; Transporte; Deslocamentos; Perdas inevitáveis.

27 Desperdícios: Fabricação de quantidade maior que o necessário; Refugos; Tempo perdido em consertar erros; Estoque.

28 Atividades que agregam valor ao produto ou serviço: realização de operações e atividades de transformação estritamente ligadas ao produto ou serviço.

29 O sistema Toyota aplica três idéias principais para eliminar desperdícios: 1. Racionalização da força de trabalho; 2. Just in time; 3. Produção flexível.

30 Racionalização da Força de Trabalho Para racionalizar a utilização da mão-deobra, a Toyota agrupou os operários em equipes, com um líder em vez de um supervisor. As equipes receberam um conjunto de tarefas de montagem e a missão de trabalhar coletivamente de modo a executá-las da melhor maneira possível. O líder deveria trabalhar junto com o grupo e coordená-lo, substituindo qualquer trabalhador que faltasse.

31 Racionalização da Força de Trabalho Em seguida, esse grupos receberam tarefas simples de manutenção de seus próprios equipamentos, consertos de pequenas ferramentas e controle de qualidade. A idéia da racionalização da força de trabalho está na raiz de conceitos que viriam a ter grande importância na moderna administração: manufatura celular, auto-gestão, trabalho em equipe.

32 Just in Time O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação. O princípio é estabelecer um fluxo contínuo de materiais, sincronizado com a programação do processo produtivo, minimizando a necessidade de estoques. Para isso, o fornecedor deve comprometer-se a entregar os suprimentos no momento exato.

33 Just in Time Na linha de produção, o just in time funciona como supermercado. O operador que precisa de peças entrega um cartão especificando o que deseja e leva outro, que acompanha o material que recebeu. Assim, o cartão, chamado KANBAN, é o sinalizador da movimentação de suprimentos.

34 Produção Flexível O sistema de produção flexível consiste em fabricar produtos, em geral em pequenos lotes, de acordo com as encomendas dos clientes. Para isso, é preciso fazer mudanças constantes nas máquinas da linha de produção. A produção flexível do sistema Toyota contrasta com a filosofia ocidental de fabricar lotes de grandes quantidades utilizando máquinas dedicadas.

35 Fabricação com Qualidade Fazer certo da primeira vez; Corrigir os erros em suas causas.

36 Círculos da Qua lida de A idéia dos círculos da qualidade, ou círculos de controle da qualidade, CCQ, foi desenvolvida pelo Dr. Kaoru Ishikawa e aplicada pioneiramente pela Toyota.

37 Círculos da Qua lida de No formato original, o círculo da qualidade é um grupo de voluntários de um mesmo setor ou área de trabalho, que se reúne regularmente para estudar e propor a solução de problemas que estejam comprometendo a qualidade e a eficiência dos produtos.

38 FIM

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO. Modelo Japonês de Administração

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO. Modelo Japonês de Administração TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO Objetivos Compreender: Conceitos e ferramentas de administração do Sistema Toyota de Produção; Componentes da cultura organizacional das empresas japonesas e seu papel

Leia mais

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO 6 MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO Qualidade e eficiência são palavras que faziam parte do cotidiano no Japão. Como era um país privado de recursos naturais, a exportação de produtos manufaturados sempre

Leia mais

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês Prof. Dr. Jorge Caldeira Objetivos da aula - Compreender as diferenças entre os modelos tradicionais e o modelo japonês de administração;

Leia mais

Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data:

Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data: Professor: Jorge Augusto Conteúdo: Sistema Toyota de Produção Data: 26.11.2018 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO. 2 IDÉIAS OCIDENTAIS E ORIENTAIS LINHA DE MONTAGEM MÓVEL; VERTICALIZAÇÃO; ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Leia mais

Desempenho das. Modelo Japonês de Administração

Desempenho das. Modelo Japonês de Administração Desempenho das Organizações Modelo Japonês de Administração Sistema Toyota de Produção Criado no Japão durante a década de 1950 por Eiji Toyoda e Taiichi Ohno; Princípios: Eliminação de desperdícios: ou

Leia mais

O Movimento Japonês de Qualidade

O Movimento Japonês de Qualidade O Movimento Japonês de Qualidade Os primeiros esforços japoneses no sentido da criação de um padrão de qualidade na produção industrial surgiram em torno de 1910, tendo as primeiras normas sido estabelecidas

Leia mais

PRODUÇÃO ENXUTA. Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

PRODUÇÃO ENXUTA. Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Centro de Ciências Tecnológicas CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Saiba mais em: www.sistemasprodutivos.wordpress.com Publicado em 1992 Popularizou o conceito

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

Clovis Alvarenga-Netto

Clovis Alvarenga-Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 10 Planejamento, programação e controle da produção e estoques

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE

APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE APOSTILA GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE AULA 6 ADMINISTRAÇÃO JAPONESA Características da administração Japonesa Administração participativa - A administração japonesa se baseia na forma participativa

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO HISTÓRIA Toyoda Sakichi 1867/1930 fundador da Toyota Motor Company Toyoda Kiichiró 1894/1952 primeiro presidente da Toyota e pai do carro de passageiros japonês TaiichiOhno criadordosistemajustintime.

Leia mais

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L

JUST IN TIME. O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. SLACK. AJPaglia 1 GS&L O JIT visa atender a demanda instantantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios. 1 O just in time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios.

Leia mais

Fundamentos básicos do Lean

Fundamentos básicos do Lean Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba Fundamentos básicos do Lean Prof.ª Dra. Cleina Yayoe Okoshi cleinaokoshi@utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba

Leia mais

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping

O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping O aumento da produtividade com o uso do Value Stream Mapping Por Rodrigo Valillo Pensar Lean pode significar um aumento da capacidade produtiva, fazendo com que a necessidade de se investir em novos equipamentos

Leia mais

Verifique abaixo algumas características de transformação:

Verifique abaixo algumas características de transformação: GESTÃO DA PRODUÇÃO Evolução da produção para atender a demanda De acordo com Bertaglia (2009, p. 122), o termo produção normalmente nos remete a um conjunto de plantas, equipamentos e linhas de montagem.

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais

Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira

Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira Just In Time (JIT) Turma : 2 Grupo: 2 Prof. Dr. Walter Jorge Augusto Ponge-Ferreira Pós Guerra ORIGEM Japão País pequeno / superpovoado Escassez de recursos Dê importância a cada grão de arroz Toyota 1973

Leia mais

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção artesanal NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção em massa (Taylorismo) NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Sistema Ford SISTEMA

Leia mais

ANEXO I Conceitos importantes.

ANEXO I Conceitos importantes. ANEXO I Conceitos importantes. Dimensões Standard As dimensões standard a nível europeu são as seguintes (em milimetros): base (600x400, 400x 300 e 300x200) com as respetivas alturas (120,235 e 320). O

Leia mais

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR MANUFATURA CELULAR E FLEXIBILIDADE PRODUTIVA TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR Prof. Kairo de Barros Guimarães Adaptado de: Prof. Ricardo Souza Siviero MARX, R. Trabalho em grupos e

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS

Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS Apostila de Treinamento UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS FEVEREIRO DE 2018 UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS A BUSCA DA FILOSOFIA LEAN PELO GRUPO WOLPAC A BUSCA DA FILOSOFIA LEAN PELO GRUPO WOLPAC NOSSA EMPRESA EM

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA 1 Samuel Bloch da Silva, M.S.c. Pesquisador CCM Doutorando Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA RFID como ferramenta do Lean Manufacturing RFID como ferramenta do Lean Manufacturing 1 - sobre o CCM-ITA

Leia mais

AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA

AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA AULA 4 JUST-IN-TIME, OU PRODUÇÃO ENXUTA Caracterização O objetivo da filosofia just-in-time é aumentar o retorno sobre o investimento da empresa por meio do aumento da receita, da redução dos custos e

Leia mais

Introdução: do sistema de produção artesanal ao Lean Manufacturing

Introdução: do sistema de produção artesanal ao Lean Manufacturing Introdução: do sistema de produção artesanal ao Lean Manufacturing O passado serve para mostrar as nossas falhas e nos dar indicações para o progresso do futuro. Henry Ford Criador do sistema de produção

Leia mais

setor da construção civil Construção Civil, Cliente Final

setor da construção civil Construção Civil, Cliente Final O setor da construção civil está em um momento de transição com as empresas sofrendo crescentes pressões do mercado em busca de menores custos, melhorias em qualidade e flexibilidade no atendimento das

Leia mais

Níveis de Estoque e Reposição

Níveis de Estoque e Reposição Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente de Serra - relação entre o consumo do estoque e sua reposição (saída e entrada). Consumo, prazo e lotes constantes. 1 Níveis de Estoque e Reposição Gráfico Dente

Leia mais

Mauro Osaki. Fone: Fax:

Mauro Osaki. Fone: Fax: Objetivos desta apresentação Conceito de JIT JIT, Kanban e Kaizen Aula 11 Mauro Osaki TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Cepea/ESALQ/USP Importância do JIT Origem

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT FILME O PROBLEMA NÃO É MEU!!!! Conceituação de TQM TQM é o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda

No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda No ponto de vista histórico, podemos dizer que a indústria surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Profundas transformações ocorreram nesse país, uma verdadeira revolução no modo de produzir.

Leia mais

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski

CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE. Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski CCQ CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE Relações Humanas nas Organizações Profª Rita de Cassia da R. Gaieski Email: ritadecassiagaieski@gmail.com CCQ Círculos de Controle de Qualidade Com o fenômeno da globalização

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Escola da qualidade e Administração participativa Agenda Afinal, o que é qualidade? A evolução do conceito Entendendo Escola da Qualidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Just in Time: Controle Kanban. Profª Luani Back

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II. Just in Time: Controle Kanban. Profª Luani Back ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II Just in Time: Controle Kanban Profª Luani Back Sistema Kanban Abastecimento e controle de estoques Idealizado pela Toyota na década de 1960 O objetivo desta técnica é tornar

Leia mais

Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade

Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade Apêndice do Criando o Sistema Puxado Nivelado Pontos adicionais para a produção de baixo volume e alta variedade Art Smalley Tradução: Odier Araújo Introdução Em 2004 escrevi um manual para o Lean Enterprise

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS.

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS. PROCESSOS OPERACIONAIS JIT JUST-IN-TIME O sistema Just in time, denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como método para aumentar a produtividade,

Leia mais

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS:

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão de sistemas de produção e operações. Planejamento, Programação e controle da produção. 27/07/2013 9:00 10:30 Assunto: Gestão de sistemas de produção e operações Classificação

Leia mais

Ferramentas do Lean. 19/02/2014 Propriedade da Produtividade Consultoria LTDA

Ferramentas do Lean. 19/02/2014 Propriedade da Produtividade Consultoria LTDA Ferramentas do Lean Grupo 1 Patrícia Maria Mapeamento de fluxo de valor 07/05 Grupo 1 João Paulo Kanban - 07/05 Grupo 2 Félix Takt time 14/05 Grupo 3 Alexandre Lira Kaisen 07/05 Grupo 4 Andon 08/11 Grupo

Leia mais

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOÇÕES SOBRE A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 1 Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. Aristóteles NOÇÕES SOBRE

Leia mais

Sistema Toyota de produção. Anie K. da R. Oliveira Int. à Gestão da Qualidade

Sistema Toyota de produção. Anie K. da R. Oliveira Int. à Gestão da Qualidade Sistema Toyota de produção Anie K. da R. Oliveira Int. à Gestão da Qualidade Shewhart Bases do modelo japonês de administração. Deming Ford Sistema Toyota de de produção Modelo japonês de de administração

Leia mais

a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO)

a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO) LOGÍSTICA INTEGRADA 4º AULA 06/SET/11 SISTEMAS DE PRODUÇÃO (continuidade) ARRANJO FÍSICO E FLUXO TIPOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JUST-IN-TIME NA ÁREA DE PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO JUST-IN-TIME NA ÁREA DE PRODUÇÃO A IMPORTÂNCIA DO JUST-IN-TIME NA ÁREA DE PRODUÇÃO Luiz Eduardo PEREIRA 1 José Artur Teixeira GONÇALVES 2 RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar o sistema Just in Time (JIT) tendo em vista, suas consequências

Leia mais

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA Fernando Doriguel 1 1 Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Email: fdoriguel@yahoo.com.br 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

EEL - USP. Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico. Prof. Dr. Geronimo

EEL - USP. Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico. Prof. Dr. Geronimo EEL - USP Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico Prof. Dr. Geronimo Sistema de produção Sistema de produção é o conjunto de atividades e operações interrelacionadas envolvidas na produção de bens

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Metodologia 5S Parte 2 Prof. Fábio Arruda A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo, de imediato, maior produtividade, segurança,

Leia mais

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção TPM. (Total Productive Maintenance): O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década

Leia mais

A abordagem da produção enxuta e seu potencial de aplicação na gestão da produção da construção civil

A abordagem da produção enxuta e seu potencial de aplicação na gestão da produção da construção civil 9º Seminário Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade A abordagem da produção enxuta e seu potencial de aplicação na gestão da produção da construção civil Flávio

Leia mais

Produção Enxuta SUMÁRIO 20/10/ Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção Enxuta;

Produção Enxuta SUMÁRIO 20/10/ Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção Enxuta; Produção Enxuta Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 8º período Setembro de 2010 SUMÁRIO 1. Apresentação do professor; 2. Bibliografia; 3. Método de trabalho; 4. Introdução à Produção

Leia mais

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps

Técnicas Industriais Japonesas. Fernando Deschamps Técnicas Industriais Japonesas Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Técnicas Industriais Japonesas QUALIDADE, DESPERDÍCIO E VARIABILIDADE Bibliografia recomendada CORREA, H.L.; CORREA, C.A. Administração

Leia mais

JUST IN TIME. Alessandro Ezequiel Alyson Haro Eduardo Kose Lucas Palopoli

JUST IN TIME. Alessandro Ezequiel Alyson Haro Eduardo Kose Lucas Palopoli JUST IN TIME Alessandro Ezequiel Alyson Haro Eduardo Kose Lucas Palopoli Contexto Histórico A partir da 1ª Revolução Industrial houve a necessidade da busca por melhorias na produção Criação de modelos

Leia mais

Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha

Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha Tema 1 Definindo o Lean Manufacturing Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós Graduação MBA em Administração e Qualidade Ambientes Lean Manufacturing Definindo o Lean Manufacturing Janaína Padilha

Leia mais

O sistema Lean de produção

O sistema Lean de produção Disciplina: Tópicos Integradores Produção Enxuta O sistema Lean de produção Rodrigues, Roger Antônio. R696s O sistema lean de produção / Roger Antônio Rodrigues. Varginha, 2015. 16 slides : il. colors.

Leia mais

Sistema de Produção Lean Gestão da Produção

Sistema de Produção Lean Gestão da Produção UDESC/DEPS Sistema de Produção Lean Gestão da Produção Prof. Silene Seibel, Dra. silene@silene.com.br Obje6vos da Disciplina Cap 1: Compreender como a redução do lead+me impacta na lucra6vidade da empresa.

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

Os ganhos com a implantação do SMED

Os ganhos com a implantação do SMED Os ganhos com a implantação do SMED A metodologia mostra que é possível alcançar bons resultados sem investimentos caros e vem se tornando uma decisão viável em muitas fábricas de embalagens de papelão

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN Apostila de Treinamento UNIDADE IV ABRIL DE 2018 HISTÓRIA DO PRATICANDO CÁLCULO EXERCÍCIO UNIDADE 4 TREINAMENTO HISTÓRIA DO COMO SURGIU O Como lidar com esses problemas? (Taiichi Ohno) Compra somente o

Leia mais

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo

Meios de Produção. Fordismo, Toyotismo e Taylorismo Meios de Produção Fordismo, Toyotismo e Taylorismo O que são Meios de Produção? Ø Meios de produção são, o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho ou tudo aquilo que medeia a relação

Leia mais

5/9/2014. Análise gerencial de custos para empresas industriais de pequeno e médio porte

5/9/2014. Análise gerencial de custos para empresas industriais de pequeno e médio porte Análise gerencial de custos para empresas industriais de pequeno e médio porte Álvaro Paz Graziani 2014 1 Mini-currículo Experiência de 30 anos na gestão industrial/ logística de empresas líderes nos mercados

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

PRODUÇÃO ENXUTA COMO PROPOSTA DE MODELO DE MELHORIA PARA EMPRESAS DE MANUFATURA E PRESTADORAS DE SERVIÇOS

PRODUÇÃO ENXUTA COMO PROPOSTA DE MODELO DE MELHORIA PARA EMPRESAS DE MANUFATURA E PRESTADORAS DE SERVIÇOS PRODUÇÃO ENXUTA COMO PROPOSTA DE MODELO DE MELHORIA PARA EMPRESAS DE MANUFATURA E PRESTADORAS DE SERVIÇOS Paulo Soares da Silva Discente do curso de Engenharia de Produção UNAERP Universidade de Ribeirão

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL COM BASE NO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL COM BASE NO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO IDENTIFICAÇÃO DE PERDAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL COM BASE NO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO Rodrigo Pacheco de Lima Ramalho (UEPA) roodrigopacheco.rp@gmail.com Jackeline Alfaia

Leia mais

Processo de Melhoria Contínua: estudo de caso em uma célula de montagem de chave de velocidades

Processo de Melhoria Contínua: estudo de caso em uma célula de montagem de chave de velocidades Processo de Melhoria Contínua: estudo de caso em uma célula de montagem de chave de velocidades Alberto Leon de Paula Simões (Siemens VDO/UFRGS) alberto.simoes@siemens.com Cyro Costa (Siemens VDO/PUCRS)

Leia mais

Revista Intellectus Ano VIII Nº. 21

Revista Intellectus Ano VIII Nº. 21 REDUÇÃO DE ESTOQUES EM PROCESSOS NA LINHA DE TERMINAIS MÓVEIS DE PAGAMENTO ELETRÔNICO Inventory reduction in line processes of mobile electronic payment terminals ALVES, Renata da Silva Alves Faculdade

Leia mais

Gerência de cant eiros

Gerência de cant eiros Gestão de suprimentos Planejamento e controle de estoques (introdução - transparência) Parte da gestão do processo da construção envolve várias áreas de investimento: Organização do cant eiro Recursos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade Principais Teóricos da Qualidade. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda Walter Andrew Shewhart 1891 1967 Físico, engenheiro e estatístico estaduninense, conhecido como o "Pai do controle estatístico da qualidade". Foi consultor de várias

Leia mais

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO LEAN MANUFACTURING E DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO Dalila Regina Fernandes 1, Sérgio Augusto Rodrigues 2 1 Discente do curso de Produção Industrial

Leia mais

A definição de um sistema de produção, com cinco elementos fundamentais integrados, são os seguintes:

A definição de um sistema de produção, com cinco elementos fundamentais integrados, são os seguintes: Lean Production e mapeamento do fluxo de valor Giuliano Vitor Xavier / Sérgio da Silva Sarmento 1- MANUFATURA ENXUTA 1.1- INTRODUÇÃO Após o fim da segunda guerra mundial, um novo sistema de produção iria

Leia mais

Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº de outubro de 2016

Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº de outubro de 2016 Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais Turma nº 26 16 de outubro de 2016 PERDAS NO SETOR DE CORTE DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA DO SEGMENTO DE ETIQUETAS E RÓTULOS: Estudo de caso

Leia mais

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS

MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS MANUFATURA ENXUTA NA CONFECÇÃO DE MOLDES E FERRAMENTAS AGENDA Apresentação da Empresa 2BLean Tempo de desenvolvimento de um Molde de Injeção O que é Lean Aplicações Desperdícios SMED para reduzir o tempo

Leia mais

ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS PARA A ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO FLEXIVEL EM UMA METALÚRGICA

ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS PARA A ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO FLEXIVEL EM UMA METALÚRGICA ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS PARA A ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO FLEXIVEL EM UMA METALÚRGICA Bárbar Helena Raul 1, Paulo André de Oliveira 2 1 Aluna de Pós-Graduação em Gestão Empresarial

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa Formação Especialista Lean Manufacturing Seja um Especialista Lean O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE Cleiton Rodrigues, SENAI Itaúna CETEF, cleiton.rodrigues@fiemg.com.br. Diêgo

Leia mais

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas Unidade III ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção Prof. Fabio Uchôas Planejamento e controle da produção Planejamento e controle Objetiva garantir que os processos

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM TEÓRICA Márcia Maria Teresa Baptistella (UNITOLEDO) marcia@toledo.br Resumo A produção enxuta (manufatura enxuta,

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO JUST IN TIME Por: Andréia da Conceição Monteiro Orientador Prof. Ana Claudia Morrissy Rio

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02

TEMA: O que é o Lean? 19/12/2016 Rev02 Lean Manufacturing Menos desperdício, mais produtividade. TEMA: O que é o Lean? O que é o Lean? Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Se você nem imagina

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das ideias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma ideia moderna,

Leia mais

Mini Curso STP Simulação Sistema toyota de produção

Mini Curso STP Simulação Sistema toyota de produção Mini Curso STP Simulação Sistema toyota de produção Prof. : Adriano Rissi Graduação: Administração Habilitações: Administração de Empresas Sistemas de Informação Especialização: Marketing e Gestão de Negócios

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

A ANÁLISE DO VALOR E A FILOSOFIA JUST IN TIME

A ANÁLISE DO VALOR E A FILOSOFIA JUST IN TIME A ANÁLISE DO VALOR E A FILOSOFIA JUST IN TIME Sérgio José Barbosa Elias Universidade Federal do Ceará.CTDMPCEP 60455-760 Fortaleza-Ceará e-mail: serglias@secrel.com.br ABSTRACT This paper presents the

Leia mais

Pathrycia Romero Sant Anna Graduanda em Engenharia de Produção (UFSC) Lucila Maria de Souza Campos Professora do EPS e PPGEP

Pathrycia Romero Sant Anna Graduanda em Engenharia de Produção (UFSC) Lucila Maria de Souza Campos Professora do EPS e PPGEP Pathrycia Romero Sant Anna Graduanda em Engenharia de Produção (UFSC) pat.romero.s@gmail.com Lucila Maria de Souza Campos Professora do EPS e PPGEP (UFSC) lucila.campos@ufsc.br Agenda 1. Motivações 2.

Leia mais

Raízes Históricas da Engenharia da Produção

Raízes Históricas da Engenharia da Produção Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves Raízes Históricas da Engenharia da Produção Sociedade Coletora Predomínio do Emprego da Mão-de-Obra em Serviços Sociedade Agrícola Sociedade Industrial Sociedade Pós-Industrial

Leia mais

KANBAN. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

KANBAN. Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos KANBAN Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Lean O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após

Leia mais

As Bases da Organização da Produção: Artesanal, Fordismo, Ohnoismo

As Bases da Organização da Produção: Artesanal, Fordismo, Ohnoismo As Bases da Organização da Produção: Artesanal, Fordismo, Ohnoismo Aula 1 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira Sistemas Produtivos I A Base da Organização da Produção: Produção Artesanal Da revolução urbana

Leia mais

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA

7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS DA TOYOTA 7 DESPERDÍCIOS 1 WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.COM EXCESSO DE PRODUÇÃO Produzir quantidades que o cliente não pediu e/ou antes de serem precisas Grandes quantidades são

Leia mais

Unidade III GESTÃO DE. Prof. Léo Noronha

Unidade III GESTÃO DE. Prof. Léo Noronha Unidade III GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA Prof. Léo Noronha Medição do desempenho na cadeia de suprimentos Supply chain: a competição no mercado tende a ocorrer cada vez mais entre cadeias produtivas.

Leia mais

Gestão da Qualidade e Gestão da Produção: Lean Manufacturing.

Gestão da Qualidade e Gestão da Produção: Lean Manufacturing. Página 1 de 21 Gestão da Qualidade e Gestão da Produção 2017 Elaboração e Revisão: BASSAN, Beto. Gestão da Qualidade e Gestão da Produção:. São José dos Pinhais, 2017. Disponível em http://www.portalbetobassan.webnode.com

Leia mais

Produtividade no setor de Pós Vendas Como evitar desperdícios Geferson Santos

Produtividade no setor de Pós Vendas Como evitar desperdícios Geferson Santos Produtividade no setor de Pós Vendas Como evitar desperdícios Geferson Santos PRODUTIVIDADE Produtividade é a relação entre os resultados gerados por um sistema (output) e os recursos usados para obter

Leia mais

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Especialista do Segmento Gráfico Marcelo Ferreira Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Conhecimentos práticos e teóricos de toda a cadeia produtiva, administrativa e de custeio

Leia mais

Manufatura Enxuta. Viagem a Detroit. Viagem a Detroit. Viagem a Detroit. De volta a Nagoya. Bando de Caipiras

Manufatura Enxuta. Viagem a Detroit. Viagem a Detroit. Viagem a Detroit. De volta a Nagoya. Bando de Caipiras Viagem a Detroit Manufatura Enxuta Histórico Em 1929 Kiichiro Toyoda visitou a Ford em Detroit. Toyoda em japonês significa arrozal abundante, pesquisa de marketing (27 mil sugestões) forneceu o nome de

Leia mais