Unidade III PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade III PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos"

Transcrição

1 Unidade III PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos

2 Objetivos Identificar tipos de educação. Entender treinamento: conceitos e processo. Perceber o ciclo do treinamento. Ensino a distância e educação corporativa. Competências básicas e gestão do conhecimento.

3 Objetivos Entender controle: processo de controle; critérios e meios de controle dos recursos humanos. Funcionamento de um banco de dados em recursos humanos.

4 Aprendizagem fatores da personalidade humana Fator hereditariedade: bagagem genética com que nascemos; características mentais hereditárias: instintos e impulsos biológicos; transmitidos geneticamente. Fator ambiental: tudo o que aprendemos e incorporamos do ambiente; bagagem formada no decorrer da nossa vida.

5 Aprendizagem fatores da personalidade humana

6 Aprendizagem conceito Processo pelo qual as pessoas adquirem conhecimento: meio ambiente; relações durante o próprio tempo de vida. Conexões no cérebro que permitem associação entre os eventos do mundo: entre o evento e a consequência; entre a ação e o evento. O aprendizado acontece quando ocorre mudança de comportamento: em resposta a uma experiência anterior.

7 Aprendizagem e suas leis lei do efeito Tende-se a manter um comportamento que percebe ser recompensador: ou que produza efeito. Tende-se a repetir o comportamento que produz resultados satisfatórios: efeitos positivos. Tende-se a eliminar o comportamento com efeitos nefastos: não correspondem às suas expectativas. ti

8 Aprendizagem e suas leis lei do estímulo Estímulos, incentivos ou recompensas são importantes na aprendizagem. Estímulos repetidos: tendem a desenvolver padrões estáveis de comportamento. Estímulos eventuais ou raros: tendem a ser respondidos com maior variação. A recompensa estimula a aprendizagem.

9 Aprendizagem e suas leis Lei de intensidade: exercícios e práticas determinam a aprendizagem. Lei da frequência: frequência das práticas de exercícios tende a servir de reforço; a pessoa precisa reter o comportamento por meio do exercício contínuo. Lei da recentidade: espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho ; se a prática não é constante, prevalecerá o esquecimento.

10 Aprendizagem e suas leis Lei do descongelamento: aprender algo novo significa esquecer algo velho; mudanças de paradigmas acontecem em três condições: tempo, operação diferente e um novo ambiente.

11 Aprendizagem e suas leis Lei da complexidade crescente: afetada pelo esforço exigido para produzir a resposta; processo para tarefas complexas: dos aspectos mais simples para os mais imediatos e mais concretos; da simplicidade para a complexidade.

12 Aprendizagem como melhorar Deve-se acompanhar os resultados de seu desempenho para poder avaliá-lo. Aprende-se melhor quando se está motivado. É influenciada pela recompensa. Distribuição dos períodos de aprendizagem: a fadiga, a monotonia e a assimilação.

13 Aprendizagem como melhorar Exercício e prática. Técnicas instrucionais adequadas: tipo de material a ser aprendido; apresentação verbal; técnicas de aquisição de habilidades motoras. Aptidão e capacidade de cada um.

14 Avaliação do processo de desenvolvimento de pessoas Casual; Randômico; Reativo; Visão de curto prazo; Imposição. Desenvolvimento De pessoas Planejado Intencional; Proativo; Visão de longo prazo; Prazo; Consenso.

15 Interatividade O aprendizado consiste no processo de aquisição de conhecimento. Entre as leis que regem o processo, pode-se citar: I. Do efeito e do estímulo. II. Da intensidade e congelamento. III. Da complexidade crescente. IV. Da mansitude e progressividade. V. Frequência e recentidade. a) Somente II e III estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Somente I e III estão corretas.

16 Treinamento conceito Transmissão de conhecimentos relativos ao trabalho: atitudes frente aos aspectos da organização, da tarefa e do ambiente; desenvolvimento de habilidades e competências. Ato de aumentar o conhecimento e a perícia de um empregado.

17 Treinamento mudanças comportamentais Transmissão de informações Aumentar o conhecimento das pessoas: informações sobre a organização; seus clientes, seus produtos/serviços políticas e diretrizes, regras e regulamentos.

18 Treinamento mudanças comportamentais Desenvolvimento de habilidades Melhorar as habilidades e destrezas: habilitar as pessoas para a execução; operação das tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas. Desenvolvimento de conceitos Elevar o nível de abstração: desenvolver ideias e conceitos; ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos.

19 Treinamento mudanças comportamentais Desenvolvimento de atitudes Desenvolver/modificar comportamento: mudar as atitudes negativas para atitudes favoráveis; conscientização das relações; melhoria da sensibilidade com as pessoas: sensibilidade com os clientes: internos; externos.

20 Objetivos do treinamento Preparar a execução de tarefas. Proporcionar o contínuo desenvolvimento pessoal: não apenas em seus cargos; outras funções mais complexas. Mudar a atitude das pessoas: para criar um clima mais satisfatório; para aumentar-lhes a motivação; receptividade às novas técnicas de gestão.

21 Ciclo de treinamento Ato intencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. Fenômeno resultante dos esforços de cada indivíduo. Aprendizagem mudança no comportamento: ocorre no dia a dia e em todos os indivíduos.

22 Ciclo de treinamento Deve tentar orientar as experiências de aprendizagem: sentido positivo e benéfico; suplementá-las e reforçá-las com atividade planejada. Todos os indivíduos em todos os níveis da empresa possam desenvolver: seus conhecimentos; atitudes e habilidades em benefício deles e da empresa.

23 Treinamento como um sistema

24 Processo de treinamento Diagnóstico da situação Levantamento de necessidades de treinamento. Alcance dos objetivos da organização. Determinação de requisitos básicos da força de trabalho. Resultados da avaliação de desempenho. Análise do problema de produção (a priori ou a posteriori). Análise de problemas de pessoal. Análise de relatórios e dados.

25 Processo de treinamento Decisão quanto à estratégia Programação de treinamento: quem treinar; como treinar; onde treinar; quando treinar; quanto treinar; quem treinará.

26 Processo de treinamento Implementação ou ação Execução do treinamento. Aplicação dos programas: pela assessoria, pela linha, combinadamente por ambos. Avaliação e controle Avaliação dos resultados do treinamento. Acompanhamento, verificação ou medição. Comparação da situação atual com a situação anterior.

27 Interatividade Analisado o ciclo de treinamento das empresas, pode-se afirmar que: I. Deve orientar as experiências de aprendizagem. II. Deve suplementar as experiências e reforçá-las com atividades planejadas. III. Permite que os indivíduos em todos os níveis da empresa possam se desenvolver. IV. Possibilita a expansão dos conhecimentos. V. Impulsiona a melhoria das atitudes e habilidades. a) Somente II e III estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

28 Levantamento de necessidades sistema organizacional Objetivos de longo prazo e a perspectiva sobre a filosofia do treinamento. Envolve o estudo de toda a empresa: missão, objetivos, recursos, competências; distribuição para a consecução dos objetivos; ambiente socioeconômico e tecnológico. O que deve ser ensinado e aprendido em termos de um plano.

29 Levantamento de necessidades sistema organizacional Estabelece a filosofia de treinamento para toda a empresa. Determina qual a ênfase a ser dada no treinamento. Verificação de todos os fatores: planos, força de trabalho, eficiência organizacional capazes; avaliação dos custos envolvidos e dos benefícios esperados.

30 Levantamento de necessidades análise dos recursos humanos Verificação de se os recursos são suficientes quantitativa e qualitativamente: para atividades atuais e futuras. Análise de força de trabalho: habilidades, conhecimentos; atitudes desejadas pela organização. Dados da análise dos recursos humanos Número de empregados na classificação dos cargos. Número de empregados necessários na classificação dos cargos.

31 Levantamento de necessidades análise dos recursos humanos Dados da análise dos recursos humanos Idade de cada empregado na classificação dos cargos. Nível de qualificação requerido pelo trabalho de cada empregado. Nível de conhecimento requerido pelo trabalho de cada empregado. Atitude de cada empregado em relação ao trabalho e ao empregado. Nível de desempenho quantitativo e qualitativo de cada empregado.

32 Levantamento de necessidades sistema de aquisição de habilidades Consideração das pessoas e dos cargos: para os quais as pessoas devem ser treinadas. Tipos de habilidades: conhecimentos, atitudes e comportamentos; características da personalidade requeridas para o desempenho dos cargo.

33 Levantamento de necessidades sistema de aquisição de habilidades Dados relacionados a tarefas Padrões de desempenho para a tarefa ou o cargo. Identificação das tarefas que compõem o cargo. Como cada tarefa deverá ser desempenhada para atender aos padrões de desempenho. Habilidades, conhecimentos e atitudes básicos para o desempenho de cada tarefa.

34 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Avaliação de desempenho: empregados que executam suas tarefas abaixo de um nível satisfatório; setores da empresa que reclamam uma atenção imediata dos responsáveis pelo treinamento. Observação: evidências de trabalho ineficiente; quebra de equipamento, atraso em relação ao cronograma.

35 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Observação: perda de matéria-prima, número acentuado de problemas disciplinares; índice elevado de ausências, rotatividade elevada. Questionários: pesquisas por meio de questionários; listas de verificação (checklist); colocação em evidência das necessidades de treinamento.

36 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Solicitação de supervisores e gerentes: necessidade atinge um nível mais alto; próprios gerentes e supervisores solicitam treinamento para o seu pessoal. Entrevistas com supervisores e gerentes: contatos diretos com supervisores e gerentes; problemas solucionáveis por meio de treinamento.

37 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Reuniões interdepartamentais: discussões dos objetivos organizacionais; problemas operacionais, planos para determinados objetivos; outros assuntos administrativos. Exame de empregados: resultados dos exames de seleção de empregados efetivos.

38 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Modificação do trabalho: modificações totais ou parciais nas rotinas de trabalho; treinamento prévio dos empregados nos novos métodos e processos de trabalho. Entrevista de saída: momento mais apropriado para conhecer sua opinião sincera sobre a organização.

39 Levantamento de necessidades meios utilizados Principais meios utilizados Entrevista de saída: razões que motivaram sua saída; deficiências da organização. Análise de cargos: quadro de tarefas e habilidades necessárias. Relatórios periódicos da empresa: possíveis deficiências passíveis de treinamento.

40 Interatividade Entre os meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento, encontra-se: I. Reuniões interdepartamentais. II. Modificações do trabalho. III. Solicitações de concorrentes. IV. Avaliação de opiniões ambíguas. V. Entrevista de saída. a) Somente II, III e IV estão corretas. b) Somente I e V estão corretas. c) Somente I, II e V estão corretas. d) Somente II e III estão corretas. e) Todas as respostas estão corretas.

41 Programas e programações de treinamento Qual a necessidade? Onde foi assinalada em primeiro lugar? Ocorre em outra área ou setor? Qual é sua causa? É parte de uma necessidade maior? Como resolvê-la? É preciso alguma providência inicial, antes de resolvê-la? A necessidade é imediata? Qual sua prioridade em relação às demais?

42 Programas e programações de treinamento A necessidade é permanente ou temporária? Quantas pessoas e quantos serviços serão atingidos? Qual o tempo disponível para o treinamento? Qual o custo provável do treinamento? O que deve ser ensinado? Quando e onde deve ser ensinado? Quem deve ensinar, e como?

43 Evolução da tecnologia de treinamento Recursos audiovisuais. Teleconferência. Comunicações eletrônicas. Correio eletrônico. Tecnologia de multimídia.

44 Coaching Relacionamento que envolve duas pessoas: o líder e o subordinado; o coach e o aprendiz. Baseia-se em um vínculo que impulsiona talentos: cria competências e estimula potencialidades.

45 Coaching O coach lidera, orienta, guia, aconselha, treina, desenvolve, estimula e impulsiona. O aprendiz aproveita o impulso e a direção para aumentar seus conhecimentos, melhorar o que já sabe. Esforço conjugado de desenvolvimento pessoal.

46 Ciclo de treinamento

47 Critérios de controle Abordagem de atividades apropriadas. O processo deve ser oportuno. Relação favorável de custo/benefício. O controle deve ser aceito e exato. Meios de controle Hierarquia de autoridade. Regras e procedimentos. Estabelecimento de objetivos. Sistemas de informação verticais. i Relações laterais. Organizações matriciais.

48 Banco de dados em RH Pessoais sobre cada empregado, formando um cadastro pessoal. Ocupantes de cada cargo, formando um cadastro de cargos. Empregados de cada seção, departamento ou divisão, formando um cadastro de seções. Salários e incentivos salariais, formando um cadastro de remuneração. Benefícios e serviços sociais, formando um cadastro de benefícios. Cadastro de candidatos. Cursos e atividades de treinamento.

49 Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em RH Informações do ambiente externo: mercado de trabalho, concorrentes; fornecedores, agências reguladoras. Do ambiente interno: organograma de cargos e respectivos salários da organização; pessoas que nela trabalham, homens/horas trabalhadas; volume de produção e de vendas, produtividade.

50 Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em RH Sistema de informações globais: nível institucional, intermediário e operacional. Suporte à decisões dos gerentes: nível institucional ; nível intermediário.

51 Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em RH objetivos Abastecer as gerências de informações sobre seu pessoal. Obter os dados, processar e transformar em informações: de forma esquematizada e ordenada; subsídios ao processo de tomada de decisões.

52 Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em RH objetivos Recebe entradas (imputs) que são processadas e transformadas em saídas (outputs): relatórios, documentos, índices, listagens, medidas estatísticas de posição ou tendência. Dados envolvem detalhes e não permitem significado mais amplo. Informação é obtida pelo tratamento, processamento, dos dados.

53 Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em RH

54 Interatividade Considerando questões importantes para o estabelecimento dos programas e programações de treinamento, pode-se citar: I. Qual o intento e comprometimento das relações? II. Onde a necessidade foi assinalada em primeiro lugar? III. É preciso alguma providência inicial, antes de resolvê-la? IV. É parte de uma necessidade maior? V. O treinamento é quantitativo ou qualitativo? a) Somente II, IV e V estão corretas. b) Somente I e II estão corretas. c) Somente II, III e IV estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as respostas estão corretas.

55 ATÉ A PRÓXIMA!

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

.:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento. Profª Daniela Cartoni

.:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento. Profª Daniela Cartoni .:. Aula 6.:. Levantamento de Necessidades de Treinamento Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br T,D&D Antes: somente conceito de treinamento Hoje: ampliação para desenvolvimento e educação

Leia mais

06/06/

06/06/ www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 0 Para desenvolver pessoas não basta lhes dar informações. É necessário dar-lhes formação para que: - aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos;

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

TREINO. Transmissão de informações

TREINO. Transmissão de informações Treino nas Organizações Recrutamento e Selecção As quatro classes de mudança do comportamento Transmissão de informações Aumentar o conhecimento das pessoas Informação sobre a organização, seus produtos

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH PROF: NAZARÉ FERRÃO TURMA: 6 ADN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ ADMINISTRAÇÃO 6 ADN-1 BOOG, G; BOOG, Magdalena.

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Questão: 71899 Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Considere que, em determinada organização, um empregado venha, há muito tempo, demonstrando crescimento profissional

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO FUNCIONÁRIO - EMPRESA

O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO FUNCIONÁRIO - EMPRESA O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO FUNCIONÁRIO - EMPRESA Todo mundo já passou ou irá passar, pelo drama, ansiedade, desconhecimento dos primeiros dias de trabalho em uma nova companhia e, normalmente, este novo

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento T & D

Treinamento e Desenvolvimento T & D Treinamento e Desenvolvimento 1 RH Mecanicista Nível operacional burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna a empresa Reativo/ lento e controlador. Visão de emprego a curto prazo.

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações.

Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. GESTÃO DE EQUIPES Objetivo: Demonstrar ao aluno como identificar, medir e administrar o desempenho humano nas organizações. Nesta aula: Conceitos Dimensões Condução de programa de gestão de desempenho

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

AULA 13 GESTÃO DE PESSOAS III PROF. PROCÓPIO

AULA 13 GESTÃO DE PESSOAS III PROF. PROCÓPIO AULA 13 GESTÃO DE PESSOAS III PROF. PROCÓPIO ETEC SÃO MATEUS - 13-05-2016 Não fique sem o conteúdo, acesse: www.professorprocopio.com OTreinamento É um processo que promove a aquisição de habilidades,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV

Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Gabarito do curso de Recursos Humanos - Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV Módulo 1 1. Para enfrentar desafios internos e superar ameaças externas, a organização precisa treinar seu pessoal.

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. M.e Livaldo dos Santos Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Objetivos Compreender o significado de planejamento operacional. Entender o papel do planejamento operacional

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos:

Entre das grandes conclusões do estudo destacamos: A meritocracia avança nas empresas em operação no Brasil Pesquisa da Pricewaterhousecoopers indica a gestão de desempenho como prática cada vez mais utilizada em grandes empresas no Brasil A importância

Leia mais

Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Responsável: Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer um conjunto de procedimentos para criar e manter uma estrutura de salários equitativa e justa na organização. Manter o equilíbrio interno dos

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos e para que modifiquem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

Ações de desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento Dalia Derner

Ações de desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento Dalia Derner Ações de desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento Dalia Derner Objetivos: 1. Discutir a abordagem sistêmica de treinamento e desenvolvimento 2. Descrever os componentes do processo de treinamento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72053 As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados estatutos de servidores públicos

Leia mais

Implantação de grupos semi-autônomos (GSA)

Implantação de grupos semi-autônomos (GSA) Implantação de grupos semi-autônomos (GSA) qual a contribuição que a operação pode oferecer ao negócio? redução de custos inteligência operacional G.S.A. rapidez no ciclo de resposta flexibilidade o que

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de equipes do SIBiUSP Premissas Em sua trajetória, as atividades de capacitação desenvolvidas para o Sistema promoveram um

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Visão Sistêmica da Gestão de Pessoas Autor: Bruno Soalheiro Psicólogo/consultor

Visão Sistêmica da Gestão de Pessoas Autor: Bruno Soalheiro Psicólogo/consultor Visão Sistêmica da Gestão de Pessoas Autor: Bruno Soalheiro Psicólogo/consultor Template para uso e adaptação Objetivos do Workshop Compreender a Gestão de Pessoas como um conjunto de sistemas integrados;

Leia mais

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção

Gestão do Desempenho. Gestão Estratégica de RH. Reter e engajar. Capacitar. Atrair 26/10/2016. Gestão do Desempenho. Recrutamento & Seleção Gestão do Desempenho Ref.: Livro-texto, Cap. 8 Gestão Estratégica de RH Atrair Capacitar Reter e engajar Gestão do Desempenho Recrutamento & Seleção Treinamento & Desenvolvimento Recompensa 2 1 Avaliação

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROCESSO SELETIVO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIAS GABARITO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO - TRIUNL E JUSTIÇ E GOIS GRITO - GESTÃO E RECURSOS HUMNOS Questão isciplina Nível Pergunta lternativa lternativa lternativa C lternativa lternativa Correta 1 dministração Científica está

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

APOIO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Apresentação de proposta de cogestão em saúde.

APOIO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Apresentação de proposta de cogestão em saúde. APOIO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE Apresentação de proposta de cogestão em saúde A EMPRESA A BBMa é uma empresa que tem como objetivo implantar práticas de gestão, assegurando operacionalidade administrativa,

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO Sumário Introdução 02 Diagnóstico Inicial 03 Funcionalidade 04 Definição de Carreiras 06 Remuneração 08 Agradecimentos 09

Leia mais

Avaliação de Desempenho (AD)

Avaliação de Desempenho (AD) 1 Avaliação de Desempenho (AD) Conceitos Identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período, tendo como finalidade diagnosticar e analisar

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics

People Analytics. 10Minutos People & Organisation. Destaque. Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics 10Minutos People & Organisation Resultados da pesquisa sobre maturidade da pra tica de People Analytics People Analytics Destaques Agosto de 2015 Destaque Embora os respondentes tenham indicado que as

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade IV Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli A implantação do planejamento para a avaliação Estudo do processo de trabalho Aperfeiçoamento dos quadros gerenciais (conhecimentos,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Gestão de Pessoas por Competência

Gestão de Pessoas por Competência Gestão de Pessoas por Competência Introdução Um modelo de gestão de pessoas é entendido como a maneira pela qual uma instituição gerencia e orienta o comportamento humano no trabalho e, para que isso ocorra,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE OPERAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE OPERAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL SISTEMAS DE PRODUÇÃO SISTEMAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE PRODUÇÃO OU DE Constituem uma das categorias de sistemas de informação mais afetadas pela evolução das tecnologias

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

Glossário de Termos da Gestão da Competência. Ações Denominação genérica de atividade de treinamento e desenvolvimento.

Glossário de Termos da Gestão da Competência. Ações Denominação genérica de atividade de treinamento e desenvolvimento. Glossário de Termos da Gestão da Competência Claudemir Oribe(*) 5 níveis de avaliação de eficácia Conjunto dos 4 métodos de avaliação de Kirkpatrick (reação, aprendizado, comportamento e impacto) mais

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance

E-book. 7 chaves. para o Desempenho de Alta Performance E-book 7 chaves para o Desempenho de Alta Performance INTRODUÇÃO Como você pode criar um ambiente de trabalho positivo que traga à luz o melhor das pessoas e conduza a um alto desempenho? O alto desempenho

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos

PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Toda empresa é originada com a intenção de produzir um produto ou serviço final que tenha valor para o cliente. O objetivo das operações da empresa consiste em

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 11, 18, 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 19, 26 de abril e 03, 10 de maio / Turma 3: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio / Turma 4: 14, 28 de abril e 05, 12 de maio Horário: 10h00

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71845 oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados

Leia mais

Remuneração e Recompensas

Remuneração e Recompensas Remuneração e Recompensas José Antonio Monteiro Hipólito Gestão Estratégia de Pessoas - conceituação MISSÃO, VALORES DA ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Treinamento e Desenvolvimento Sucessão Avaliação

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Human Opus ng eti mark

Human Opus ng eti mark Assessment Assessment Ferramenta Conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, avaliar competências, buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento. As melhores ferramentas de análise de perfil comportamental

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais