UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini"

Transcrição

1 UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini SINOP MT

2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo infinito de coisas que estão acontecendo agora e que aconteceram no passado. Informação é o conjunto de dados os quais seres humanos deram forma para torná-lo significativos e úteis. Conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres Conhecimento é a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias.!!

3 Dados, informação e conhecimento

4 INFORMAÇÃO VALIOSA São características de uma informação valiosa: Precisa: Não contém erro. Clara ou Completa: Econômica: Equilibrar o valor de informação com o custo para produzi-la. Flexível: Pode ser usada para uma variedade de propósitos. Confiável: Método de coleta de dados. Dirigida ou Relevante: Tomador de decisão. Simples: Rápida ou Pontual: Verificável: Pode conferi-la. Acessível : Segura:

5 Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Este conjunto de recursos desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores.

6 Conhecimento de computadores e conhecimento de sistemas de informação Os computadores e outras tecnologias da informação são as bases técnicas ou as ferramentas dos sistemas de informação. Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informação, assim como as pessoas que trabalham como essa informação.

7 CONHECIMENTO EM COMPUTADORES Significa saber como usar a tecnologia da informação. Envolve um conhecimento de hardware, software, telecomunicações e técnicas de armazenamento de informação O conhecimento de computadores é uma parte importante para o planejamento de soluções para os problemas, mas é apenas o primeiro passo.

8 CONHECIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Para desenvolver conhecimento de sistemas de informação Você precisa saber!!??? Entender a natureza dos problemas enfrentados pelas organizações! De onde eles vêm? Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? Quem mais está envolvido na configuração das soluções do sistema? Como o trabalho pode ser coordenado? Essas questões envolvem projeto, organização e pessoas. (PEN).

9 CONHECIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONSISTE EM TRÊS ELEMENTOS: Um conhecimento e uma habilidade prática com tecnologias de informação; Uma compreensão ampla de organizações e indivíduos, com uma perspectiva comportamental; Uma compreensão ampla de como analisar e resolver problemas.

10 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 1º Grau de complexidade Simples e Complexos. Ex: Bolo; Fabricação de Automóveis. 2º Grau de interatividade com o ambiente Abertos e Fechados. Ex: Universidades; Relógios. 3º Grau de adaptabilidade - Estáveis (Não-Adaptáveis) e Grau de adaptabilidade - Dinâmicos (Adaptáveis). Ex: Pequena Fábrica de Brinquedos de Madeira; fábrica de computadores/equipamentos eletrônicos. 4º Tempo de existência Permanentes e Temporários. Ex: Empresas grandes ; grupos de pesquisa

11 A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS São 6 (seis) os principais objetivos organizacionais que podem ser maximizados com o uso de Sistemas de Informação em organizações: Excelência operacional; Novos produtos, serviços e modelos de negócios; Relacionamento estreito com clientes e fornecedores; Melhor tomada de decisões; Vantagem competitiva; Sobrevivência.

12 O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos: a) informação como apoio à decisão reduz a incerteza na tomada de decisão. b) informação como apoio à produção isso ocorre na medida em que a informação contribui para que as organizações possam desenvolver melhores produtos e serviços, agregando valor ao negócio. c) informação como fator de sinergia ligação e no relacionamento das unidades organizacionais (departamentos, seções ou pessoas). d) informação como fator determinante de comportamento comportamentos positivos ou negativos, esperados ou inesperados.

13 A informação como um ativo da organização (ou um recurso). Leis que regem esse tipo de recurso. 1ª lei Informação é infinitamente compartilhável. 2ª lei O valor da informação aumenta com o uso. 3ª lei Informação se deprecia de modo distinto. 4ª lei O valor da informação aumenta com a precisão. 5ª lei O valor da informação aumenta quando há combinação de informações. 6ª lei Mais informação não é necessariamente melhor. 7ª lei Informação se multiplica.

14

15 Perguntas!! 1) Quais os ganhos que o Sr. Joaquim conseguiu obter com o uso da informação? 2) Proponha pelo menos uma melhoria que o Sr. Joaquim poderia incorporar ao seu sistema de informações atual. Justifique a melhoria baseando-se em algum benefício para o negócio. 3) Quanto aos tipos de informação, dê um exemplo de cada um daqueles encontrados no caso da mercearia. Informação operacional: Informação gerencial: Informação coletada no ambiente externo: Informação interna: Informação formal: Informação informal:

16 PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Segundo as áreas funcionais: De forma a atender as necessidades de informações das funções empresariais, encontramos nas empresas: sistemas de informação de produção; sistemas de informação de finanças e contabilidade; sistemas de informação de vendas e marketing; sistemas informação de recursos humanos.

17 Segundo os níveis organizacionais: Para atender as necessidades de informação nos vários níveis, encontramos nas organizações: Sistemas de informação de nível operacional; Sistemas de informação de nível gerencial; Sistemas de informação de nível estratégico; e, Sistemas de informação de nível de conhecimento.

18 Sistemas de nível operacional: Denominados sistemas de processamento de Transação (SPT). Os SPT têm uma estrutura relativamente padrão: * Inf. Menor Nível. * Dados e Regras conhecidos.

19

20 Sistemas de informação de nível gerencial; Dois tipos de sistemas de informação se apresentam para dar suporte a essas atividades: Sistemas de informação gerenciais (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD).

21 Sistemas de informações gerenciais (SIG) Os SIGs proporcionam aos gerentes relatórios e consultas sobre o desempenho atual e registros históricos da empresa, de forma a apoiar as atividades de planejamento, controle e tomada de decisão.

22 Os SIG enfocam situações de decisão estruturadas, que são conhecidas antecipadamente Quadro: Alternativas de Relatórios Gerenciais

23 De acordo com Laudon e Laudon (2001, p.36), as principais características dos sistemas de informação gerenciais. Dão suporte a decisões estruturadas nos níveis operacional e de controle gerencial; também são úteis à alta administração. Geralmente são orientados para relatórios e controle; são projetados para relatar as operações existentes e, então, ajudar a cuidar do controle das operações diárias. Baseiam-se em dados corporativos existentes e fluxos de dados. Têm pouca capacidade analítica. Geralmente ajudam na tomada de decisão usando dados passados e presentes. São relativamente inflexíveis. Têm uma orientação mais interna do que externa.

24 Segundo a abrangência organizacional: Ênfase na amplitude da organização e na sua complexidade. a) Sistemas de informação pessoais: No nível pessoal, encontram-se aplicações que os profissionais usam para melhorar sua produtividade. As principais aplicações de sistemas de informação pessoal são para dar suporte a: comunicações, análise e tomada de decisão, e registro e monitoramento das atividades.

25 b) Sistemas de informação de grupos: Em nível de grupo tem-se os sistemas que facilitam o processo de trabalho em grupo. As principais aplicações voltadas a grupos são aquelas que: compartilham hardware, promovem as comunicações, permitem análises, e apoiam o controle de documentos e monitoram o trabalho do grupo. c) Sistemas de informação corporativos: Em nível corporativo, os sistemas de informação dão suporte a todas as divisões e outras unidades de uma organização, integrando as ações desenvolvidas pelas diversas unidades empresariais, de modo a facilitar o fluxo de informação entre elas.

26 d) Sistemas de informação Interorganizacionais: Nessa categoria enquadram-se os sistemas que conectam duas ou mais organizações. Esses sistemas são comuns entre parceiros de negócios e podem favorecer a comunicação. São aplicações típicas nesse nível: Intercâmbio eletrônico de dados (EDI eletronic data interchange) troca eletrônica de documentos empresariais entre parceiros de negócios; Transferência eletrônica de fundos (EFT eletronic funds transfer) transferência de dinheiro através de redes de telecomunicação; Extranets intranets estendidas que ligam parceiros de negócios; Bancos de dados Compartilhados compartilhamento entre parceiros comerciais. Sistemas globais SI que conectam duas ou mais empresas em dois ou mais países.

27 Aperfeiçoamento Atividade. Sistemas de informações gerenciais (SIG) e sistemas de apoio à decisão (SAD).: Auxiliam na monitoração, no controle, na tomada de decisão e nas atividades administrativas. Aperfeiçoamento Sistemas de processamento de transações (SPT): Monitoram as transações e as atividades básicas da organização (como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais em uma fábrica).

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

DADOS. DADOS versus INFORMAÇÃO ARQUITETURA DE COMPUTADORES TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS

DADOS. DADOS versus INFORMAÇÃO ARQUITETURA DE COMPUTADORES TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS ARQUITETURA DE COMPUTADORES DADOS versus Aula 1 e 2_Arq Comp 1 Aula 1 e 2_Arq Comp 2 DADOS Matéria-prima essencial para extração de Informação; É um registro ou anotação a respeito de um determinado evento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG

Aula 3. Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação. Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Aula 3 Sistemas de Armazenamentos Conceitos de Gerenciamento Informação Processo Elementos do S.I Situações Diagrama do S.I Evolução SIG Sistemas de Armazenamento Qual o bem mais valioso em uma empresa?

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida

Administração de Sistemas de Informação. - Fundamentos - Prof. Robson Almeida Administração de Sistemas de Informação - Fundamentos - Prof. Robson Almeida ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS INFORMAÇÃO 4 funções gerenciais o processo administrativo PLANEJAMENTO Início da gerência. É o processo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida

Introdução aos Sistemas de Informação ASI. Prof. Robson Almeida Introdução aos Sistemas de Informação ASI Prof. Robson Almeida Dados x Informação Classificação dos Sistemas de Informação Evolução do papel dos SI 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1990 1990-2000 Processamento

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTRODUÇÃO Prof. Ms.Fulvio Cristofoli www.fulviocristofoli.com.br fulviocristofoli@uol.com.br Conceitos O QUE É UM DADO? MATÉRIA PRIMA? Fluxo de fatos brutos Elemento ou quantidade

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo

Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo Sistemas de Informações Gerenciais A Empresa e os Sistemas de Informação Conceito de Sistemas Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário

Leia mais

Introdução ao Sistemas de Informação

Introdução ao Sistemas de Informação Introdução ao Sistemas de Informação Parte 1 Aula 3 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr Utilidade da informação no século XX 1 A informação como recurso organizacional Organizações têm

Leia mais

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013

Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Livro Sistemas de Informação (R.Stair), cap.2 FVC Sistemas de Informação Prof. Dirceu Leite 2013 Organização agrupamento formal de pessoas para realizar conjunto de metas, objetivos de trabalho. Organização

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES

SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1 SISTEMAS E TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES 1. AS EMPRESAS E OS SISTEMAS Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de atividades

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1

Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 Disciplina: GIO Gestão das Informações Organizacionais Lista de Exercícios B1 1) Quais os três principais pontos de um sistema de informação competitiva: a) Tecnologia da informação, vantagem competitiva

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL

SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS B) INFORMAÇÃO GERENCIAL 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SI

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONCEITO DE SI INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. José Luiz Mendes Prof. Gerson Volney Lagemann 2/64 CONCEITO DE SI Um Sistema de Informação (SI), pode ser definido como um conjunto de componentes interrelacionados

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO. Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa ICMC/USP 1. Semestre de 2016 2 DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO 3 Dado Platão (428-348 a.c.) definiu

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características

Aula 5. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características Aula 5 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Conceituação de Data Warehouse Principais Características A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações;

Leia mais

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Atividade 01 RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 1) Defina sistema. Dê um novo exemplo que não esteja no material e que não tenha sido citado em sala de aula. Resposta: Conjunto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Sumário Motivação:

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 08 Tema: Como melhorar a tomada

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação

Introdução aos Sistemas de Informação Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Introdução aos Sistemas de Informação DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial Sociedade agrícola Sociedade

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs

Leia mais

Informação nos Últimos 45 Anos

Informação nos Últimos 45 Anos Evolução da Tecnologia T da Informação nos Últimos 45 Anos Evolução nos sistemas de gerenciamento da informação e no perfil il do prof ofissional da área consolidou a TI como importante ferramenta de gestão

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento

Princípios de Sistemas de Informação. Dado, informação e conhecimento Princípios de Sistemas de Informação Dado, informação e conhecimento Sociedade pós-industrial Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse); Saber como fazer

Leia mais

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Prof. Luiz Matos Estes slides são concedidos

Leia mais

A era da informação. período Meio organizacional civilização Economia AC a DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA

A era da informação. período Meio organizacional civilização Economia AC a DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA A era da informação período Meio organizacional civilização Economia 1.000.000 AC a 10.000 AC PALAVRA TRIBAL CAÇA 10.000 AC a 1.500 DC ESCRITA FEUDAL AGRÍCOLA 1.500 DC a 1990 DC IMPRESSO NACIONAL INDUSTRIAL

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 3.1 3 OBJETIVOS OBJETIVOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA O que os administradores precisam saber sobre organizações

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDADE 3. Fundamentos de Sistemas de Informação 3.1. Conceito Quais as características de um sistema de informações? Embora já introduzido na Unidade 1, leia abaixo duas definições de Sistemas de Informação

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 5 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

estão Estratégic da Informaçao

estão Estratégic da Informaçao Adriana Bea1 estão Estratégic da Informaçao Como Transformar a e a Tecnologia da em Fatores de Crescimento e de Alto Desempenho nas Organizações 111111!!!^ 2 O Valor da para as Organizações É fácil observar

Leia mais

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação

Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Capítulo 1. Sistemas de Informação Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 1 Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital 2 1

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Aula 3 USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Sistema Informação Conceitos. Prof. Kênia Arruda

Sistema Informação Conceitos. Prof. Kênia Arruda Sistema Informação Conceitos Prof. Kênia Arruda Evolução da sociedade x informação x tecnologia Como foi a evolução? Como as organizações são atualmente? Alguma empresa, hoje, atua sem sistema de informação?

Leia mais

Introdução. Paulo C. Masiero

Introdução. Paulo C. Masiero Informação Sistemas de Introdução Paulo C. Masiero DADOS vs INFORMAÇÃO CONHECIMENTO? O que é um SI? Um conjunto inter-relacionado de componentes que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem

Leia mais

dis i c s ipl i i pl na i FU F NDA D MENTO T S O DE G DE ES G TÃ T O E-BUSINESS

dis i c s ipl i i pl na i FU F NDA D MENTO T S O DE G DE ES G TÃ T O E-BUSINESS disciplina FUNDAMENTOS DE GESTÃO E-BUSINESS A Internet e o E-Business A Internet tem sido utilizada por um número crescente de pessoas e empresas para a realização dos mais diferentes tipos de tarefas,

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA O que é um Sistema? Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema: O sistema telefônico ficou mudo O sistema de coleta de lixo está

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SIG X SAD Prof. Robson Almeida TIPOS DE DECISÃO *Estruturada são aquelas repetitivas e rotineiras e envolvem um processo definido para lidar com elas de modo a não terem que ser tratadas a cada vez que

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

Aula 04. Estrutura Organizacional 22/08/2012. Impactos organizacionais

Aula 04. Estrutura Organizacional 22/08/2012. Impactos organizacionais Aula 04 Impactos organizacionais Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Estrutura Organizacional Refere-se às subunidades organizacionais e ao modo como elas se relacionam à organização

Leia mais

Classificação de Sistemas de Informação

Classificação de Sistemas de Informação Classificação de Sistemas de Informação Adriano J. Holanda 14 e 21/3/2017 Classificação de Sistemas de Informação Classificação quanto à abrangência: Departamental: atendem às demandas exclusivas de um

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2- CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade II - Classificação e tipos de Sistemas de Informação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 2.1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) 2.2 Sistemas de

Leia mais

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien.

- Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O'Brien. Exercício 01 SAD 2011/02 Revisão Sistemas de Informação Valor: 12 pontos Entrega: 02/09/2011 Grupos de até 02 alunos Obs: - Bibliografia: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br ONDAS DO MÚSCULO ONDAS DO CÉREBRO CURVA DA INFORMAÇÃO 1º ONDA Agricultura

Leia mais

IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA FOTO?

IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA FOTO? GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Anhanguera Itapecerica da Serra Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Modelagem de Sistemas Prof. Luiz Antonio do Nascimento IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre dado e informação? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre dado e informação? O dado é um conjunto de símbolos

Leia mais

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1)

Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Sistemas de Informação Conceitos Iniciais (livro Princípios de Sistemas de Informação, Ralph Stair, cap.1) Dado, Informação, Conhecimento Dado - fatos em sua forma primária; simples observações sobre o

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) 1 Objetivos: Explicar a importância dos sistemas de informação para as empresas. Estudar os componentes e os papéis dos sistemas de informação. Saber os principais

Leia mais

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento.

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Aula 05 Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Conceitos de SI Um sistema

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I

SI03 FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES I 1 2 1. Entender a importância do Sistema de Informações Gerenciais (SIG); 2. Conhecer os conceitos básicos de tecnologia, sistema e sistemas de informação; 3. Conhecer a classificação dos sistemas de informação.

Leia mais

a) As ações estratégicas competitivas básicas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas:

a) As ações estratégicas competitivas básicas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES 1 Vantagem Estratégica: Competindo com a TI Fundamentos da Vantagem Estratégica Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 01 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

ADMSINF CONTEÚDO 3 1

ADMSINF CONTEÚDO 3 1 ADMSINF CONTEÚDO 3 1 OBJETIVOS DA AULA - Compreender a importância dos SI na criação de vantagem competitiva; - Estratégias competitivas genéricas - Atitudes estratégicas e reflexos na gestão e operação

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE APOIO AS DECISÕES ORGANIZACIONAIS VERSÃO:

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA. Disciplina Informática Básica

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO. Algumas atividades já exercidas DISCIPLINA INFORMÁTICA BÁSICA. Disciplina Informática Básica Curso de Administração Cláudio Márcio, quem é você? Disciplina Informática Básica Prof. Msc. Cláudio Márcio cmarcio@gmail.com 1 2 FORMAÇÃO Graduação: Processamento de Dados e Administração Pós-Graduação:

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais