Disciplina: OSM. Aula 7. Assunto: MÉTODOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: OSM. Aula 7. Assunto: MÉTODOS"

Transcrição

1 Disciplina: OSM Aula 7 Assunto: MÉTODOS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: keillalopes@ig.com.br MSN: keilla.lopes2@hotmail.com Blog: keillalopes.wordpress.com

2 Para se realizar qualquer estudo (sistema ou projeto) qual o primeiro passo? Resposta: O levantamento de dados. Como fazer este levantamento de dados em todas as fases do estudo? Resposta: Através de um ou muitos Métodos de levantamento de dados.

3 I PARTE Métodos ou Técnicas de levantamento de dados Observação pessoal Questionários Entrevistas Outras técnicas

4 I - Técnica de observação pessoal Conceito (Selltiz,1974): A observação pessoal se torna uma técnica científica à medida que: a) Serve a um objetivo formulado de pesquisa b) È sistematicamente planejada e registrada c) È submetida a verificações e controles de validade e precisão.

5 Vantagens da Técnica de observação pessoal: a)possibilita a comparação e veracidade das informações de entrevistas e questionários. b) Proporciona maior credibilidade ao estudo (tanto pelos superiores quanto pelos observados).

6 Desvantagens da técnica de observação pessoal. a) Envolve a percepção do observador e consequentemente impressões errôneas... b) Alto custo c) Geralmente é necessário retornos para reobservação ou constatações. d) Perturbação dos trabalhos regulares. Obs: a quantidade de vantagens e desvantagens não significa muito nestes casos.

7 Na aplicação da técnica sugere-se: Evitar o caráter de inspeção Ser informal (dar características amistosas as visitas) Não é recomendável visitas sem aviso antecipado. Além de falta de educação, em todo e qualquer caso é necessário que o observado saiba da necessidade e fundamento da observação e do estudo que será feito. Este direito é garantido juridicamente. Obs: Apenas a observação não define nada, não permite e não dar direito a conclusões. Apenas subsidia o estudo.

8 II - Técnica de questionário Conceito: Instrumento preparado em formulário que permite substancial redução de tempo para levantamento das informações desejadas. Podendo ser distribuído para posteriormente ser recolhido e tabulado. Serve como roteiro de entrevista (estruturado ou semiestruturado). O que é pre-teste do questionário?

9 Vantagens da técnica questionário no levantamento de dados: Fácil aplicação Menos dispendioso Pode ser aplicado a um número grande de pessoas e mesmo com grandes distancias geográficas. Facilita a tabulação (ordem das respostas) para fins estatísticos Permite o anonimato Resposta não imediata Desvantagens da técnica questionário no levantamento de dados: Não valoriza a opinião do sujeito ( inquirido). Inibe críticas e sugestões Resistência ao preenchimento (psicologicamente comprovado. Traço cultural brasileiro) Interpretação diversas a mesma pergunta. Ao contrário do que parece é bem demorado se analisarmos todas as etapas envolvidas:preparação, redação, pre-teste,distribuição, preenchimento e retorno)

10 III - Técnica de entrevista Característica básica é o diálogo. Deve ser planejada, organizada, dirigida, controlada e avaliada. Trata-se da técnica mais recomendada para levantamento de informações passíveis de reflexão. Esta é a técnica mais utilizada pelos analistas de OS&M.

11 Vantagens da técnica de entrevista: No ato da sua aplicação pode-se alterar a forma ou a ordem das perguntas para obter informações mais precisas, ou detalhadas, ou não previstas anteriormente. Permite excluir ou incluir perguntas. È possível motivar o entrevistado a responder as perguntas formuladas. Pode-se esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo das perguntas ou das respostas. Permite acompanhar as reações do entrevistado diante das perguntas: postura; entonação da voz,tempo de resposta,etc.

12 Desvantagens da Técnica de entrevista: Exige muitas anotações (mesmo as gravadas devem ser transcritas). Envolve mais tempo que as outras técnicas. Pode vir carregada de juízo de valor e percepções pessoais. Não oferece visão de conjunto e sim de individualidade ao trabalho. Envolvimento emocional de ambos os lados. Não permite um universo grande de entrevistados Os entrevistados podem não receber tratamento uniforme, apesar da intenção do entrevistador. È possível muitos desvios de cursos o que podem comprometer o conteúdo e os resultados. Difícil analise e tabulação. Pode-se perder tempo com conversas ocasionais e improdutivas. Não permite o anonimato completo o que pode comprometer a veracidade das respostas. Dentre as técnicas de levantamento de dados esta é a que consome mais tempo e recursos com sua tabulação.

13 Outras técnicas auxiliares Brainstorming Conhecida como técnica de tempestade cerebral. Geralmente são feitas em sessões de 15 minutos e com no máximo 15 participantes. Eles se reúnem em torno de uma mesa e lançam palavras que vem a mente quando se emite uma palavra-base. Podendo ser em seqüência (um de cada vez) ou aleatoriamente. Os participantes são estimulados a relatar o que aparece na sua mente sem censura ou críticas. Obs: esta técnica é usada para levantamento de dados e para indicações de soluções criativas. Na função de indicações de soluções criativas: quanto maior o número de idéias maior a probabilidade de boas idéias; quanto menos convencional a idéia, melhor; quanto menor a censura mais criativas e inovadoras serão as idéias. Revisão de literatura (interna e externa).

14 A TODAS AS TÉCNICAS SUGERE-SE: Clareza e concisão Explicações preliminares ao sujeito antes do inicio da técnica. Experimentação prévia Estabelecer um roteiro prévio Abster-se de anotações diante do entrevistado Não formular promessas de benefícios ao sujeito. Evitar interrupções Ser informal (mas nem tanto...) Averiguar a linguagem utilizada Cuidar para que o tom da voz não induza a resposta. Evitar o caráter de inspeção

15 II PARTE Processamento da informação Com base nos dados levantados o passo seguinte é transformá-los em informação e quem sabe em conhecimento. A manipulação dos dados è uma etapa complexa e como todo sistema aberto pode sofrer influências de percepções que devem ser minimizadas tanto quanto for possível. As informações (e os dados) podem ser: Quantitativas Qualitativas.

16 Principais aliados para o processamento dos dados: Informática: Trata-se de uma parceira da área de OS&M e todas as outras áreas da empresa. Mas, não são mágicos e precisam de dados corretamente levantados para transformá-los em informação. A tecnologia exerce um papel essencial tanto na tabulação de dados quanto na comunicação, armazenamento e compartilhamento deles, da informações e dos conhecimentos. Quanto maior a as tecnologias, maior a capacidade de inter-relacionamentos e a capacidade de aprender e lucrar com o compartilhamento dos dados, da informação e do conhecimento. O pessoal envolvido (pesquisador e pesquisados): Ambos devem possuir um interesse comum de sucesso do estudo e participarem ativamente da fase inicial de levantamento de dados e do processamento das informações. Um deve estar disposto a descobrir os dados e o outro disposto a oferecê-los com veracidade. Ao longo do processo a responsabilidade vai se transferindo, gradualmente, para o pesquisador (analista de OS&M).

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização & métodos: uma abordagem gerencial. 14. ed. São Paulo: Atlas, SELLTIZ, C.;JAHODA,M.;DEUTSCH, M.;COOK,S.W.; Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo:EPU:Edusp,1974. ARAUJO,Luis Cesar G. Organização, Sistemas e Métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional; benchmarking,empowement, gestão pela qualidade total,reengenharia:volume 1. 2 ed. São Paulo.Atlas,2005

Disciplina: OSM. Aula 5. Assunto: MÉTODOS

Disciplina: OSM. Aula 5. Assunto: MÉTODOS Disciplina: OSM Aula 5 Assunto: MÉTODOS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Qual a importância do estudo dos MÉTODOS? Cuidado com o homem que sabe a resposta antes de ouvir a pergunta (Oren Harriz)

Qual a importância do estudo dos MÉTODOS? Cuidado com o homem que sabe a resposta antes de ouvir a pergunta (Oren Harriz) Qual a importância do estudo dos MÉTODOS? Cuidado com o homem que sabe a resposta antes de ouvir a pergunta (Oren Harriz) Considerações Iniciais A ementa da disciplina não envolve desenvolvimento do projeto

Leia mais

AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART)

AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) AULA 6 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART)

AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) AULA 5 MÉTODOS: TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (FLUXOGRAMAS OU FLOW-CHART) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2

Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2 Conceituação e Entendimento Análise Organizacional Parte 2 Agenda: CONCEITUAÇÃO E ENTENDIMENTO Instrumentos de levantamento de Informações Entrevista Questionário Observação Pessoal Pesquisa de Documentação

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Técnicas baseadas em fatores:

Técnicas baseadas em fatores: Técnicas de Levantamento de Dados Da importância: Base para conclusões, problemas ou fenômenos; Gerar propostas e soluções Técnicas baseadas em fatores: Operacionais, culturais, economico- financeiros

Leia mais

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA???? Disciplina: OS&M AULA 9 Assunto:

Leia mais

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA

SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA SE VC FOSSE O GERENTE DE UM SETOR E ENCONTRASSE SEUS SUBORDINADOS RECLAMANDO POR ESTAREM SOBRECARREGADOS DE TRABALHOS DIVERSOS, COMO FARIA PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA???? Disciplina: OS&M AULA 9 Assunto:

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 4 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

Aula 3. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Aula 3 USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 2 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 2

Disciplina: OS&M AULA 2 Disciplina: OS&M AULA 2 Assunto: Funções de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 6 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 3. Assunto: Alguns temas relevantes a SIG

Disciplina: SIG. Aula 3. Assunto: Alguns temas relevantes a SIG Disciplina: SIG Aula 3 Assunto: Alguns temas relevantes a SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 II parte MONTAGEM DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1. COMPONENTES 2. CONDICIONANTES

Leia mais

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 4. Assunto: Processo Decisório

Disciplina: SIG. Aula 4. Assunto: Processo Decisório Disciplina: SIG Aula 4 Assunto: Processo Decisório Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES

TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 5 (I parte) Assunto: Processo Decisório

Disciplina: SIG. Aula 5 (I parte) Assunto: Processo Decisório Disciplina: SIG Aula 5 (I parte) Assunto: Processo Decisório Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Assunto: Interdisciplinaridade Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1 EMENTA A importância do estudo de Administração em outras ciências Contribuição cumulativa dos precursores da Administração e principais escolas do pensamento administrativo (Conceitos, objeto de estudo

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 2 Assunto: Interdisciplinaridade Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

DISCIPLINA: Assunto: Contatos:

DISCIPLINA: Assunto: Contatos: DISCIPLINA: Assunto: Por que investir? Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica

ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica ENTREVISTA Como Método de Observação em Pesquisa Científica Mestrado em Administração Disciplina: Métodos de Pesquisa 2 Docentes: Prof. Sérgio Fialho e Marta Andrade Discentes: Claudio Celino, Pedro Neto,

Leia mais

Aula 5. Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos.

Aula 5. Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos. Aula 5 Ciclo de Vida Espiral; Requisitos Funcionais e não Funcionais; Técnica de Requisitos. Modelo Espiral Ele usa uma abordagem evolucionária à engenharia de software, capacitando o desenvolvedor e o

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 5 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 7

Disciplina: OS&M AULA 7 Disciplina: OS&M AULA 7 Assunto: Métodos de trabalho: III - Formulários Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 6

Disciplina: OS&M AULA 6 Disciplina: OS&M AULA 6 Assunto: Métodos de trabalho (Formulários) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Leia mais

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento Técnicas de Pesquisa Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª Michelle Barbosa professoramichellebarbosa@gmail.com A metodologia é o estudo dos métodos

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais

Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais. O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais. Elementos Pré-textuais ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Elementos Pré-textuais O Relatório de Pesquisa (adaptado para artigo) Elementos Pós-textuais Profª. Drª. Berenice Gonçalves Hackmann Elementos Pré-textuais

Leia mais

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE

DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE DISCIPLINA: CONSTITUIÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS AULA 6 ASSUNTO: PLANO DE NEGÓCIOS ( ANÁLISE DE MERCADO) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Gestão por Processos Carga-horária:

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula Clima Organizacional Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Clima Organizacional Funcionário Feliz = Lucro maior Mais qualidade de vida no

Leia mais

O inquérito por entrevista

O inquérito por entrevista O inquérito por entrevista Entrevista Técnica de investigação que permite recolher informações, dados, utilizando a comunicação verbal. A entrevista é uma conversa com um objectivo (Bingham & Moore, 1924)

Leia mais

09 a 12 de novembro de 2016

09 a 12 de novembro de 2016 COMO ELABORAR PESQUISA DE MERCADO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Missão do Sebrae Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orientar na implantação e no desenvolvimento

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 5. Assunto: Técnicas de Análise de Decisão

Disciplina: SIG. Aula 5. Assunto: Técnicas de Análise de Decisão Disciplina: SIG Aula 5 Assunto: Técnicas de Análise de Decisão Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: Projetos AULA 6. Assunto: O MODERNO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: Projetos AULA 6. Assunto: O MODERNO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: Projetos AULA 6 Assunto: O MODERNO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 7 Desenvolvimento da Pesquisa Coleta de Dados Prof. Marcelo Musci 1 Coleta de Dados A coleta de dados significa a fase da pesquisa em que se indaga e se obtêm dados da realidade pela aplicação realizada.

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br MSN: keilla.lopes2@hotmail.com

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa

Métodos de coleta de dados em Pesquisa Qualitativa Focus group Entrevista realizada de forma não-estruturada com grupo de 8 a 12 participantes Moderador conduz a discussão para obter expontaneadade Obter visão de um grupo de interesse para o problema de

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César CRITÉRIOS QUANLITATIVOS Os critérios qualitativos é muito útil quando existem poucos dados disponíveis e/ou quando faltam dados

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 5. Assunto: Processo Decisório

Disciplina: SIG. Aula 5. Assunto: Processo Decisório Disciplina: SIG Aula 5 Assunto: Processo Decisório Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 2

Disciplina: OS&M AULA 2 Disciplina: OS&M AULA 2 Assunto: Funções da área ou setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Leia mais

CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES:

CALENDÁRIO: PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: CALENDÁRIO: 27.04 sexta (noite) 28.04 sábado (todo o dia) 04.05 sexta (noite) 05.05 sábado (todo o dia) PROVÁVEIS AVALIAÇÕES: Sábado (28) Dinâmica painel de opiniões Sábado (05) Atividade em sala (equipes)

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046)

AULA 01 Introdução. Ernesto F. L. Amaral. 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) 1 AULA 01 Introdução Ernesto F. L. Amaral 09 de agosto de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) ESTRUTURA DA AULA 2 Abordagem de pesquisa quantitativa Abordagem de pesquisa qualitativa Métodos

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Assunto: Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon

Gestão de Pessoas. Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Gestão de Pessoas Nome do Professor Prof a. Ana Elisa Pillon Aula 3 Recrutamento e Seleção Apresentando: O subsistema de Recrutamento e Seleção; A atividade de plano de Cargos e Salários; A Avaliação de

Leia mais

Técnicas de Levantamento de Dados

Técnicas de Levantamento de Dados Técnicas de Levantamento de Dados Em todo desenvolvimento de software, um aspecto fundamental é a captura dos requisitos dos usuários. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas podem ser utilizadas.

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Natureza do trabalho de campo Raramente os dados são coletados pelas pessoas que planejam

Leia mais

4. Metodologia da Pesquisa

4. Metodologia da Pesquisa 4. Metodologia da Pesquisa 4.1. Tipo de Pesquisa Entre as diversas estratégias que a pesquisa qualitativa abarca, o presente trabalho ficou restrito a uma determinada empresa - a Empresa Júnior da PUC-Rio

Leia mais

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage

Técnicas de pesquisa de clima organizacional. 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional 1 Profª Carminha Lage Técnicas de pesquisa de clima organizacional Profª Carminha Lage 1 ª- Questionário - mais utilizado Permite aplicação maciça, mesmo para

Leia mais

Disciplina: SIG. Assunto: SIG

Disciplina: SIG. Assunto: SIG Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SIG Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comportamento Micro organizacional (INDIVIDUOS) Personalidade; percepção; atitude; poder e política organizacional Administrando diversidades e diferenças

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Conceitos de Análise Estruturada Sistema Financeiro Colmeia O QUE É SISTEMA? Várias são as definições. Podemos adotar a definição de

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais

Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais 1 Procedimentos de Pesquisa em Ciências Sociais Ana Maria Doimo Ernesto F. L. Amaral 21 de setembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Banco Mundial. Monitorização e Avaliação: algumas

Leia mais

Disciplina: Projetos. AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos

Disciplina: Projetos. AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos Disciplina: Projetos AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos Professora Mestre Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Pesquisa Científica Prof. Ricardo Tabach Metodologia Científica Para que serve a Metodologia Científica? Método vem do grego meta (através de) + odos (caminho). Significa seguir

Leia mais

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS Professor Marcelo Menezes Reis http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/ Disciplinas em 2016.1 (Métodos Estatísticos) marcelo.menezes.reis@ufsc.br menreis1968@gmail.com Sala INE 510-37217556

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Clima Organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Clima Organizacional Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Clima Organizacional Prof Ms Keilla Lopes Doutoranda pela UNICAMP Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

3 Metodologia da pesquisa

3 Metodologia da pesquisa 3 Metodologia da pesquisa Esta pesquisa foi elaborada com o propósito de identificar e analisar de que forma o desenvolvimento de competências em escolas técnicas corresponde às necessidades e aos anseios

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM

Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Prof. Adriano Mendonça Souza, Dr. Departamento de Estatística PPGEMQ / PPGEP - UFSM Amostragem É o processo de seleção de amostras de uma população com o objetivo de fazer inferências sobre a população

Leia mais

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração

AGENDA. Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados. Tipos de Técnicas de Pesquisa. Questionário. Formas de Elaboração AGENDA Conceitos Básicos Tipos de Pesquisa e Métodos para Levantamento de dados Tipos de Técnicas de Pesquisa Questionário Formas de Elaboração Elaboração de Questionários com Ferramenta Digital TIPOS

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa científica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 5. (II parte) Assunto: Processo Decisório

Disciplina: SIG. Aula 5. (II parte) Assunto: Processo Decisório Disciplina: SIG Aula 5 (II parte) Assunto: Processo Decisório Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais