ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS"

Transcrição

1 CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Conceitos de Análise Estruturada

2 Sistema Financeiro Colmeia O QUE É SISTEMA? Várias são as definições. Podemos adotar a definição de que sistema são partes que interagem entre si para realização de alguma tarefa. Computacionalmente falando, são programas ou rotinas que, operando em conjunto, solucionam um problema ou parte dele.

3

4 AMBIENTE CONTROLES OUTROS CONCEITOS Outros conceitos são importantes na construção de sistemas. O ambiente do sistema é o conjunto de fatores externos ao sistema que podem alterar seu funcionamento. É também indispensável que o sistema tenha controles para a entrada de dados, evitando valores inconsistentes.

5 INFORMAÇÃO INTERNA INFORMAÇÃO EXTERNA QUEM SOBREVIVE SEM INFORMAÇÃO? Um sistema trabalha com informações classificadas em externa ou interna, que fazem parte de seu funcionamento. Uma informação interna é gerada pela própria empresa na forma de documentos, mensagens, relatórios, etc. Uma informação externa é gerada por terceiros e usada diretamente ou indiretamente pela empresa.

6 DADO E INFORMAÇÃO Um dado é um valor isolado, sem estar inserido em algum contexto, o que o torna sem significado prático. Já uma informação é um dado formatado e processado para gerar um conhecimento real e relevante para o usuário do sistema.

7 DADO 29 graus DADO E INFORMAÇÃO Um dado é um valor isolado, sem estar inserido em algum contexto, o que o torna sem significado prático. Já uma informação é um dado formatado e processado para gerar um conhecimento real e relevante para o usuário do sistema.

8 DADO 29 graus INFORMAÇÃO 29 graus na praia 29 graus no corpo humano DADO E INFORMAÇÃO Um dado é um valor isolado, sem estar inserido em algum contexto, o que o torna sem significado prático. Já uma informação é um dado formatado e processado para gerar um conhecimento real e relevante para o usuário do sistema.

9 E O ANALISTA?

10 LÁ VEM O ANALISTA Tem um papel extremamente importante e complexo ao mesmo tempo. Deve ter capacidade de analisar, projetar e conduzir a produção e implantação do sistema, de modo a solucionar o problema inicialmente proposto. Outras habilidades desejáveis são: Conhecimento teórico e prático de informática; Boa visão da organização; Bom senso em suas decisões; Visão de conjunto; Comunicabilidade e sociabilidade; Boa receptividade no trato com pessoas de todos os níveis; Humildade; Visar um único objetivo.

11 VAMOS FALAR DE SOFTWARE A análise estruturada de sistemas visa reunir todas as informações externas e internas da empresa, bem como suas particularidades, e construir um software (o sistema) para atender as necessidades que ela possui. A análise, em si, possui algumas metodologias e ferramentas que auxiliam a tarefa do analista de solucionar o problema.

12 FERRAMENTAS A principal ferramenta na análise de sistemas é o Diagrama de Fluxo de Dados, onde utilizamos a metodologia top-down (do geral para o específico) Outras ferramentas também importantes, são o dicionário de dados e o quadro hierárquico.

13 CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA

14 COMO CONSTRUIR UMA CASA Para existir um sistema, passa-se por 3 estágios: concepção (ideia de ter um sistema), processo de desenvolvimento e a vida útil. Dentro de cada estágio, ocorrem diversas fases que vão dando vida gradativamente ao sistema. O analista estará presente em quase todas as fases, pois seu trabalho é base para a tomada de decisões na empresa.

15 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção CONCEPÇÃO É a ideia inicial de um sistema para solucionar um problema qualquer detectado. São feitos estudos e planejamentos iniciais de custos, sem muitos detalhes. Nesta fase também são definidos os objetivos principais do sistema.

16 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção ESTUDO DE VIABILIDADE Após a aceitação do sistema, faz-se um estudo de viabilidade para implantar um sistema. O foco principal é a viabilidade financeira, pois que custos serão originários de novos equipamentos adquiridos, aumento do quadro de funcionários técnicos, treinamento de usuários para uso do sistema, entre outros.

17 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção PROCESSO DE ANÁLISE Exige grande capacidade do analista em levantar dados e compreender o problema. Conversas constantes com usuários, análise de arquivos da empresa e pesquisas em documentos fazem parte desta fase. A partir daí, é possível esboçar logicamente o sistema, através de diagramas, descrição dos principais algoritmos, etc.

18 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção PROCESSO DE ANÁLISE Ao final desta fase, é ideal que o relatório final do analista contenha os seguintes itens: Principais objetivos do sistema; Departamentos que não participarão, a princípio, do sistema; Funcionamento do sistema; Definição do fluxo de dados; Descrição dos arquivos a serem utilizados; Definição dos métodos de atualização de arquivos; Definição dos responsáveis pela alimentação do sistema; Definição de prazo para o processamento de dados; Definição de prazo para apresentação de resultados ao usuário.

19 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção PROJETO DE SISTEMA O sistema começa a sair do lógico para o físico, com definição dos dispositivos de armazenamento, tipo do banco de dados, tipos de relatórios emitidos, entre outros. É tarefa do analista propor cada alternativa de acordo com o custo/benefício

20 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção PROJETO DETALHADO Nesta fase, todo o planejamento já está feito e o analista já sabe o que fazer. É o momento então do detalhamento geral do sistema, e de alguns esboços de tela, principalmente de relatórios emitidos. Ao final dessa fase, o analista apresenta aos usuários como funcionará o sistema

21 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção IMPLEMENTAÇÃO É a codificação do sistema, propriamente dito, na linguagem escolhida. É a fase mais demorada e de maior custo. Junto com o código, deve-se produzir a documentação do sistema, a fim de criar um manual do sistema (voltado para a equipe de TI) e também o manual do usuário.

22 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção IMPLANTAÇÃO Após construído, o sistema deve ser implantado no cliente. Esta fase inclui treinamento para os usuários, testes com dados reais, onde o analista observa o comportamento do sistema como um todo e a análise dos relatórios e saídas do sistema.

23 Concepção Viabilidade Análise Projeto Detalhes Implementação Implantação Manutenção MANUTENÇÃO Fase destinada a correções de possíveis erros do sistema em uso e também atualizações de melhoria de desempenho. A manutenção está diretamente ligada a vida útil do sistema.

24 ANÁLISE DE UM SISTEMA EXISTENTE

25 REMENDA OU REFAZ? Quando já existe um sistema, o analista deve ter uma visualização ampla do fluxo da empresa para saber qual ponto deve ser melhorado e o que deve ser desenvolvido. Seu trabalho fica relativamente mais complexo.

26 O QUE ANALISAR? A análise pode começar pela própria organização, como ela funciona atualmente, como o sistema atual interfere na rotina dos trabalhos, etc. Algumas audições de usuários também são válidas, para conhecimento de suas necessidades. Os objetivos já existentes também são importantes, pois alguns podem ser ampliados, outros descartados. Outras análises ainda são necessárias.

27 ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO Uma boa fonte de consulta aos sistemas é sua documentação. Todo sistema deve ser documentado para fins de registro e manutenção. Isso evita que o analista tenha que descobrir características do sistema, como linguagem de programação, origem e destino de dados, etc., facilita e agiliza a análise.

28 ANÁLISE DE RELATÓRIOS Analisar os relatórios atuais emitidos pela empresa pode ajudar a (re)compor o sistema de forma mais abrangente. Entre as características a analisar, podemos destacar: Objetivos de cada relatório e seu conteúdo; Número de cópias e o destino de cada cópia; Periodicidade de emissão (diário, semanal, mensal, etc); Quais informações mais utilizadas e o controle de validade delas; Se existem relatórios semelhantes e se é possível agrupá-los; Se, após o recebimento, o usuário faz algum cálculo; Anotação dos erros mais frequentes dos relatórios; Origem e destino de cada informação; Qual o total de pessoal que participa da sua elaboração; Quem é o responsável pela elaboração do relatório.

29 ANÁLISE DE ARQUIVOS E PROCEDIMENTOS Características de arquivos que podem ser relevantes para o sistema devem também ser estudadas, como o tamanho, responsável, local de armazenamento, informações contidas nele, etc. Os processos realizados também devem ser documentados, na forma de diagramas, manuais ou outros documentos. Uma análise nos procedimentos pode esclarecer pontos importantes e evitar gargalos do sistema

30 E COMO LEVANTAR DADOS?

31 FAÇA O POVO FALAR! Além de pesquisas em documentos diversos, a entrevista é o meio mais comum de levantar informações sobre o sistema já existente. O ideal é que comecem hierarquicamente, entrevistando gerentes e diretores, passando depois para os funcionários e colaboradores. A entrevista deve ser conduzida de forma hábil, ou o entrevistado pode não passar informações relevantes. A capacidade de comunicação e relacionamento humano do analista é posto à prova.

32 ROTEIRO Faça uma breve introdução explicando porque o entrevistado foi escolhido e o objetivo da entrevista. O clima deve permanecer descontraído para gerar confiança entre as partes. As perguntas devem ser abertas e abrangentes, com breves complementos entre as respostas. Não pode ser um interrogatório. Agradeça o entrevistado ao final e faça um breve comentário sobre a relevância e o aproveitamento das respostas

33 OUTROS PONTOS Deve ser agendada com vários dias de antecedência. Atrasos são definitivamente intoleráveis para não comprometer a coleta de dados. Deve-se listar itens principais e segui-los sequencialmente. O comportamento e o traje são diretamente ligados a abertura do entrevistado. Não se deve fumar, nem desviar o assunto. A linguagem de ambos deve ser a mesma, evitando termos técnicos exagerados para não perder a clareza das informações. Deve-se distinguir opiniões de fatos, desejos de necessidades, a fim de evitar um sistema inflado

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 2 FASES DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Introdução O software/sistema de informação(si) é um produto

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente;

Título PROCESSO LABES ESPECIALIZADO PARA DESENVOLVIMENTO SEGUNDO O PARADIGMA ESTRUTURADO. Projeto. Analista; Requisitos Funcionais Escopo; Cliente; 1/8 1. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Levantamento Requisitos Análise Requisitos Projeto Implementação Testes 1.1 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 1.1.1 Intificação Requisitos Funcionais Requisitos Funcionais Escopo;

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação Ciclo de vida de um Sistema de Informação Objetivos dessa aula: 1. O conceito de ciclo de vida de um projeto 2. As características do ciclo de vida do projeto clássico 3. As diferenças entre projetos clássicos

Leia mais

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas ESUCRI Análise e Projeto de Sistemas Prof. Edson Thizon (2005) Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Bacharelado em Ciência da Computação (UNISUL/00) Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/03)

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com O desenvolvimento de software é uma tarefa altamente cooperativa; Uma equipe

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Auditoria de Aquisição Desenvolvimento Manutenção e Documentação. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de Aquisição Desenvolvimento Manutenção e Documentação. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de Aquisição Desenvolvimento Manutenção e Documentação Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles Aquisição, Desenvolvimento, Manutenção e Docuentação de Sistemas As funções de aquisição,

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software. Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta Web de Apoio à Elicitação de Requisitos de Software Acadêmico: Ivan Wilhelm Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento Resultados

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2017 Requisitos do Sistema Introdução O que são requisitos de um software? Serviços

Leia mais

Conceitos de Auditoria de Sistemas

Conceitos de Auditoria de Sistemas Conceitos de Auditoria de Sistemas IFPR Campus Paranavaí TADS Seg. e Auditoria de Sistemas Prof. Rafael H. D. Zottesso Material produzido por: Prof. Gledston Carneiro 28/09/16 1 CONCEITOS IMPORTANTES:

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Luiz Antonio do Nascimento Espec. sistema / Eng. sistemas Modelagem do processo de negócios Análise de requisitos O que tem que ser feito Projeto Como deve ser feito Construção

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Projeto de Informatização Modelo de Projeto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Projeto de Informatização Modelo de Projeto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Projeto de Informatização Modelo de Projeto Disciplina: Ambientes de Programação e Banco de Dados Professor: Eberton da Silva

Leia mais

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Engenharia Reversa e Reengenharia Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Testes Manutenção

Leia mais

11/09/2013. Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações

11/09/2013. Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações Por que fazemos entrevistas durante a análise de sistemas? 1. Precisamos coletar informações sobre o comportamento de um sistema atual ou sobre

Leia mais

Plataforma de Gestão do Sassmaq Rev 02 novembro/2018

Plataforma de Gestão do Sassmaq Rev 02 novembro/2018 Introdução O Sistema de Gestão SASSMAQ é uma ferramenta que foi especialmente projetada para facilitar a interação entre Companhias de Transporte, Organismos Certificadores e a ABIQUIM no gerenciamento

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos DCC / ICEx / UFMG Engenharia de Requisitos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Motivação Motivação Porque levantar Requisitos é importante? Motivação Porque levantar Requisitos é importante?

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I 1º Bimestre

Análise e Projeto de Sistemas I 1º Bimestre Análise e Projeto de Sistemas I 1º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse Técnicas de

Leia mais

ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMAS

ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMAS ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMAS Cid Gonçalves Filho Síndrome dos seis analistas - como sair do contexto? O mesmo problema - infinitas soluções. Excesso de DFD s - sistema atual - DFD muito físico, grande

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Diferentes conjuntos de etapas que envolvem métodos, ferramentas e procedimentos utilizados no desenvolvimento de software CiclodeVidaClássico Prototipação Modelo Espiral

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Melhoria Projetar processo futuro (TO-BE) Exercícios 2 PROJETAR PROCESSO

Leia mais

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento Siglas, Símbolos, Abreviaturas DW - Data Warehouse KDD Knowledge Discovery in Database MD Mineração de Dados OLAP - On-line analytical processing SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MARINGÁ 2014 SUMÁRIO SUMÁRIO...1

Leia mais

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Tereza Gonçalves Kirner Apresentação elaborada com base em: Hoffer, Jeffrey A., George, Joey F. Modern Systems Analysis and Design (Capítulo 1), Pearson,

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

Medidas de Esforço de Desenvolvimento de Software

Medidas de Esforço de Desenvolvimento de Software Medidas de Esforço de Desenvolvimento de Software Unidade 1 Fundamentos de Métricas e Medidas Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Unidade 1 Fundamentos de métricas e medidas Introdução

Leia mais

Sistema Integrado Fiscal Móvel

Sistema Integrado Fiscal Móvel CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Sistema Integrado Fiscal Móvel Proposta de Trabalho 2007-171 10/09/2007 O conteúdo desta proposta destina-se exclusivamente ao cliente Conselho

Leia mais

Análise de Sistemas I

Análise de Sistemas I Universidade Estadual do Piauí Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET Bacharelado em Ciência da Computação Análise de Sistemas I M.Sc Nairon Viana nairon.viana@gmail.com 2010 Nairon Saraiva Viana

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Estrutura. Estrutura. Estrutura. Exemplo de tecnologia ativa. Elementos Processo (dividido em atividades) Instâncias ou casos Pastas Papéis Documentos

Estrutura. Estrutura. Estrutura. Exemplo de tecnologia ativa. Elementos Processo (dividido em atividades) Instâncias ou casos Pastas Papéis Documentos Exemplo de tecnologia ativa Atividade caso caso caso Processo Atividade caso caso caso Procedimento E-mail Imagem Procedimento Texto Procedimento Atividade caso caso caso Rotas Banco de dados Estrutura

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Software. Projeto: definição. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff

Engenharia de Software. Projeto de Software. Projeto: definição. Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia V. L. Filgueiras Profa. Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff Projeto de Software Fundamentos de projeto de software Projeto estruturado Índice do documento de projeto

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e Learning Sistema de Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Cadeira: Engenharia de Software

Cadeira: Engenharia de Software Cadeira: Engenharia de Software Aulas 9, 10 15/08/15 Docente: Cláudia Ivete F. Jovo cifjovo@gmail.com or cjovo@up.ac.mz M.Sc. Cláudia Jovo 2017/DI 0 Definição de Eng. Software; Eng. Software Tecnologia

Leia mais

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS Anderson Nunes Coelho 1 Alex de Paula Pinheiro 1 Alaine Margarete Guimarães 2 Jorim Sousa das Virgens Filho 3 RESUMO: O sucesso dos

Leia mais

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br Para Laudon e Laudon (2007), Sistemas de Informações são considerados, juntamente com as tecnologias de

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação

Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Ementa Análise e Projeto de Sistemas I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com Conceitos Gerais: dados, informação, sistemas de informação e análise;

Leia mais

9 Seminário de Extensão

9 Seminário de Extensão 9 Seminário de Extensão SISTEMA DE COMPUTAÇÃO PARA ANÁLISE DE EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DO ESTADO NUTRICIONAL E ALIMENTAR DE GRUPOS ESPECÍFICOS DA POPULAÇÃO DE PIRACICABA E REGIÃO Autor(es) ANA ESTELA ANTUNES

Leia mais

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - CTI - Projeto de Sistemas - prof. Herval Daminelli MODELAGEM DE SOFTWARE Sistemas de média e grande complexidade necessitam de uma metodologia destinada a facilitar o seu desenvolvimento; Esta metodologia corresponde a uma visão, uma abstração do sistema

Leia mais

O Estudo de Viabilidade. Prof. Nilton Prof. Pedro

O Estudo de Viabilidade. Prof. Nilton Prof. Pedro O Estudo de Viabilidade Prof. Nilton Prof. Pedro Ideia chave Projetos começam quando existirem problemas e oportunidades para solucioná-los com tecnologia de informação. É Viável? Antes de se lançar na

Leia mais

Aula 6 Estudo de Viabilidade

Aula 6 Estudo de Viabilidade Aula 6 Estudo de Viabilidade O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de custo/benefício Alternativas de comparação Atividade Estudo de Viabilidade Projetos

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Organização de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Gestão de Documentos. Organização de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Gestão de Documentos Organização de Arquivos Prof. Antonio Botão Organização e Administração de Arquivos Organização de Arquivos Fases: 1 - Levantamento de dados; 2 - Análise dos dados coletados;

Leia mais

1 Desmembramento da função de Técnico em Informática em: Técnico em Informática I Técnico em Informática II Técnico em Informática III

1 Desmembramento da função de Técnico em Informática em: Técnico em Informática I Técnico em Informática II Técnico em Informática III Jaboticabal, 15 de março de 2007. Após análise das alterações ao plano de carreira, propostas pelo Grupo de Estudos criado pela Pró-Reitoria de Administração, foi constituída uma Comissão de representantes

Leia mais

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS

GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS GUIA DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS A Flexsys Sistemas oferece a seus clientes, através dos contratos de implantação e manutenção mensal, serviços de assessoria, treinamento, suporte técnico e personalização

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

JOVENSEMPREENDEDORES. Protótipo: Como construir a minha proposta? Módulo 5

JOVENSEMPREENDEDORES. Protótipo: Como construir a minha proposta? Módulo 5 Protótipo: Como construir a minha proposta? SESSÃO 9 CONSTRUIR PROTÓTIPOS PARA APRENDER Guia didático do professor CONSTRUIR PROTÓTIPOS PARA APRENDER 1 Objetivos 4 Exemplos 15 Conhecer e saber utilizar

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade I - Engenharia de Requisitos Definição de Requisitos Tipos de Requisitos Processos de Engenharia de Requisitos - Levantamento ou elicitação 1 Processo de software Engenharia

Leia mais

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 3 Agenda O processo de desenvolvimento de software Processo Unificado e as fases do Processo Unificado Requisitos

Leia mais

15/08/2016. Prof. Richard Brosler Estratégias e Mudanças

15/08/2016. Prof. Richard Brosler Estratégias e Mudanças Prof. Richard Brosler richard.brosler@aedu.com Estratégias e Mudanças 1 Segundo Rezende, pode-se conceituar a tecnologia da informação (TI) como recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Trabalho Prático. Descrição Considere os seguintes dados a respeito de uma pessoa:

Trabalho Prático. Descrição Considere os seguintes dados a respeito de uma pessoa: Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Trabalho

Leia mais

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação

Aula 02 ALGORITMOS. Introdução à Computação Aula 02 ALGORITMOS Introdução à Computação Etapas da Construção de Software Na elaboração de programas complexos, é necessário utilizar um método sistemático de programação que permita a obtenção de programas

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso Gerador de Código Automático Baseado em Diagramas de

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

Documentação de Software. Simone Vasconcelos

Documentação de Software. Simone Vasconcelos Documentação de Software Simone Vasconcelos 1 Contexto Qualquer software deve ter uma quantidade razoável de documentação.! Documentos de trabalho.! Manuais de usuário produzidos profissionalmente. Em

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

Técnicas baseadas em fatores:

Técnicas baseadas em fatores: Técnicas de Levantamento de Dados Da importância: Base para conclusões, problemas ou fenômenos; Gerar propostas e soluções Técnicas baseadas em fatores: Operacionais, culturais, economico- financeiros

Leia mais

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO V Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Nesta PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, nas questões objetivas de a, que valem dez pontos dois pontos para cada questão, marque, em cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando.

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

UML (Linguagem unificada de modelagem)

UML (Linguagem unificada de modelagem) UML (Linguagem unificada de modelagem) Modelo de Casos de Uso -> descritos através de Diagramas de Caso de uso Determinação dos usos que o sistema terá (requisitos funcionais) captura os usos ou aplicações

Leia mais

UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação. Formadora: Sónia Rodrigues. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Objectivos da UFCD:

UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação. Formadora: Sónia Rodrigues. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Conteúdos. Objectivos da UFCD: UFCD 0781 Análise de Sistemas de Informação Objectivos da UFCD: Reconhecer e utilizar as diferentes metodologias de análise de sistemas de informação, no âmbito do processo de informatização de uma organização.

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com DADOS E INFORMÃÇÃO GERAM CONHECIMENTO DADOS São considerados fatos em sua forma primária,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Arquitetura de Computadores Prof Kleber Akio Tanaka Igor Hondo João Jakybalis Sabrina Tavera Crise do Software Quando surgiu e o que foi? - A crise do software surgiu em 1970, quando

Leia mais

EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade

EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade 1 / 16 EASYCODE: Uma ferramenta de produtividade por Henrique Frank W. Puhlmann Introdução Neste artigo vou apresentar uma ferramenta de software que utilizo há muitos anos, o EASYCODE. Garimpei essa ferramenta

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

Trabalho Prático. Primeira Parte do Trabalho (Parte I): peso 40%

Trabalho Prático. Primeira Parte do Trabalho (Parte I): peso 40% Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Organização de Arquivos Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri PAE

Leia mais

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 5.3.3.4 Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 101 5.3.4 Definição das Classes - Módulo Pedagógico 5.3.4.1 Classe GrupoCurso A classe GrupoCurso

Leia mais

Análise de Ponto de Função APF. Aula 04

Análise de Ponto de Função APF. Aula 04 Análise de Ponto de Função APF Aula 04 Agenda Parte 01 Introdução a Métricas de Software Parte 02 A Técnica de APF Identificação das Funções Transacionais Diretrizes Gerais Lógicas de Processamento Arquivos

Leia mais

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017

Engenharia Reversa e Reengenharia. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017 Engenharia Reversa e Reengenharia Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2017 Fases Genéricas do Ciclo de Vida Engenharia Sistemas Análise Projeto Codificação Testes Manutenção

Leia mais

Documento de Especificação de Projeto

Documento de Especificação de Projeto Documento de Especificação de Projeto Projeto: Biblioteca Central da UFES Versão:.0 Responsável: Ricardo de Almeida Falbo. Introdução Este documento apresenta a especificação de projeto para a informatização

Leia mais

Engenharia de Software I

Engenharia de Software I Engenharia de Software I Fundamentos da Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento Importância do software Importância do Software Qualidade é fundamental Consequências de erros no software podem

Leia mais

Simulado para CFPS. Questões de Propósito, Tipo e Fronteira. 1. Um dos objetivos da Análise de Pontos de Função é:

Simulado para CFPS. Questões de Propósito, Tipo e Fronteira. 1. Um dos objetivos da Análise de Pontos de Função é: Questões de Propósito, Tipo e Fronteira 1. Um dos objetivos da Análise de Pontos de Função é: Simulado para CFPS a) Ajudar no processo de depuração de um software. b) Estimar o tamanho de uma equipe de

Leia mais

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH @ 3!,.#''(37A,;);! PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH A troca da Memória Fita Detalhe MFD pela Rede Credenciada de Assistência Técnica é um instrumento de grande

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Análise Orientada a Objetos COMO CONSTRUIR UM SOFTWARE? WINDOWS 8 6000 desenvolvedores; 80 milhões de linhas de código; 29 milhões de

Leia mais

Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de Algoritmos

Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de Algoritmos Desenvolvimento de algoritmos Desenvolvimento de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Na computação, algoritmos representam os passos de um programa um conjunto de programas formam um software.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETOIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETOIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETOIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO OEI/TOR/MEC/DTI

Leia mais

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Caros senhores, A Preâmbulo Informática Tecnologia em Gestão Jurídica, atua exclusivamente para o mercado jurídico desde 1988, sendo líder em software jurídico

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

OS&M Unidade 05 Fluxograma

OS&M Unidade 05 Fluxograma Técnicas de Representação Gráfica Unidade 05 FLUXOGRAMA É a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades

Leia mais