MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE"

Transcrição

1 Data Rev: MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Manual da Qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade da Construtora Tardock Ltda.

2 Folha: 2 de 19 I - ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DESTE MANUAL Nome Data Assinatura Elaborado por Waldir Domingos Vassallo Revisado por Rafael Marchon Vassallo 20/04/2012 Aprovado por Waldir Domingos Vassallo 30/04/2012 II - HISTÓRICO DAS REVISÕES (4 últimas) Rev. No. Data Descrição 30/04/2012 Emissão Inicial III - OBJETIVO Este presente manual tem por objetivo garantir que todos na organização terão conhecimento e cumprirão os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma PBQP-H nível D do (SiAC) com fins ao atendimento das necessidades internas e dos clientes da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. Esse manual é uma ferramenta de centralização de todas as informações relevantes ao SGQ sendo, portanto indispensável a sua apresentação a todos os funcionários da empresa. IV APLICAÇÃO Aplicável à organização como um todo. Qualquer processo dentro da empresa deverá utilizar esse manual como referência para o melhor desempenho e atendimento aos seus clientes.

3 Folha: 3 de 19 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO ESCOPO DE APLICAÇÃO Estrutura organizacional ABORDAGEM DE PROCESSO OBJETIVO /APLICAÇÃO REFERÊNCIA NORMATIVA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE requisitos gerais REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO GENERALIDADES MANUAL DA QUALIDADE CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Controle de documentos internos Controle de Documentos Externos Controle de Registros da Qualidade RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA EMPRESA FOCO NO CLIENTE POLÍTICA DA QUALIDADE PLANEJAMENTO OBJETIVOS DA QUALIDADE PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE REPRESENTANTE DA DIREÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO GESTÃO DE RECURSOS PROVISÃO DE RECURSOS RECURSOS HUMANOS DESIGNAÇÃO DE PESSOAL TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA INFRA-ESTRUTURA AMBIENTE DE TRABALHO EXECUÇÃO DA OBRA PLANEJAMENTO DA OBRA PROCESSOS RELACIONADOS AO CLIENTE IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS RELACIONADOS À OBRA... 19

4 Folha: 4 de 19 1 APRESENTAÇÃO. A CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. é uma empresa fundada em 1999, tendo como sede a cidade de Nova Friburgo RJ, com atuação nas áreas de engenharia, construção civil e incorporação de empreendimentos imobiliários, tendo como seus principais clientes os setores públicos e privados. Com o intuito de manter e aprimorar a qualidade dos serviços e produtos desenvolveu-se um sistema de gestão da qualidade para garantir a eficiência de seus processos e a satisfação dos clientes e o comprometimento dos funcionários com os objetivos da CONSTRUTORA TARDOCK, obtendo consequentemente uma maior qualidade, competitividade e destaque no mercado. A decisão da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA. em aderir ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat PBQP-H, de maneira evolutiva, atendendo aos requisitos do no nível D, faz parte da estratégia dos seus diretores na busca contínua da melhoria de seus processos e produtos, agregando qualidade, e atendendo às expectativas dos clientes. Esse manual descreve seus elementos básicos e a aplicação das seguintes normas de gestão na empresa: Nível D do (SiAC) de Março/25 do PBQP-H- Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat. 1.1 ESCOPO DE APLICAÇÃO PBQP-H: EXECUÇÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES 1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. A estrutura organizacional da CONSTRUTORA TARDOCK está representada na forma de um organograma (Figura 01) que define as autoridades e as inter-relações das diversas funções envolvidas. As atividades desenvolvidas, bem como os níveis de autoridade, responsabilidade e participação de cada das funções do pessoal, estão definidas, no DQ. 5 Mapeamento dos Processos, e no organograma da empresa (Fig. 01).

5 Folha: 5 de 19 Figura 01 Organograma Matricial Forte da empresa. 1.3 ABORDAGEM DE PROCESSO A CONSTRUTORA TARDOCK gerencia várias atividades interligadas, através do sistema informatizado de monitoramento contínuo dos seus processos, que permite o controle nas ligações entre os processos bem como nas suas interações sequenciais, adota a abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa. Para o gerenciamento dos processos a CONSTRUTORA TARDOCK, utiliza a metodologia do PDCA (figura 02), definindo os critérios necessários para planejar, executar, controlar e melhorar continuamente o seu produto.

6 Folha: 6 de 19 Figura 02 - Metodologia de Realimentação do SGQ. Esta abordagem identifica, organiza e gerencia as atividades, levando em conta suas condições iniciais os requisitos dos clientes e os recursos necessários para levá-las adiante, os elementos que dela resultam e as interações entre atividades. 2 OBJETIVO /APLICAÇÃO O presente documento demonstra como a CONSTRUTORA TARDOCK atende aos requisitos descritos no Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H no nível D. Ele é aplicável a toda empresa e pretende ser uma ferramenta para a melhoria contínua dos processos na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nos outros níveis de qualificação.

7 Folha: 7 de 19 3 REFERÊNCIA NORMATIVA A CONSTRUTORA TARDOCK utiliza como referencial para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade neste nível evolutivo, o SiAC, Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, na edição de março de 25, que estava em vigor no momento da elaboração deste Manual. São adotados neste Manual da Qualidade e no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, os termos citados no SiAC. No caso em que forem citados termos específicos utilizados internamente pela empresa, estes, estarão definidos ao longo da documentação normativa em que ocorrer a citação. 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. 4.1 REQUISITOS GERAIS. A CONSTRUTORA TARDOCK estabelece, documenta, implementa, mantém e melhora continuamente um Sistema de Gestão da Qualidade. Para implementá-lo, foi realizado um diagnóstico da situação da empresa tomando conhecimento dos requisitos normativos previstos no SiAC, inclusive do requisito de controle de serviços e materiais, DQ.4- Diagnóstico Inicial SiAC Nível D. Baseado nas linhas gerais da Política da Qualidade, no diagnóstico, no fluxo de processos e em suas metas organizacionais, a direção da CONSTRUTORA TARDOCK estabeleceu um planejamento para desenvolvimento e implantação do Sistema da Qualidade e seus respectivos prazos de implantação, considerando os diferentes níveis de certificação pretendidos. No DQ.6- Planejamento de Implantação do PBQP-H, estão estabelecidos quais são os materiais e serviços que serão controlados pelo sistema da qualidade em cada nível evolutivo de certificação e quem são os responsáveis por cada atividade de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. A CONSTRUTORA TARDOCK, integrante do setor da construção civil, atua no SUBSETOR DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES. É assegurada a qualidade dos produtos de serviços terceirizados. A empresa determina critérios e métodos para assegurar a operação e o controle, para que os processos sejam eficazes; assegura a disponibilidade de recursos; monitora, mede e analisa esses processos e implementa ações necessárias para atingir os resultados planejados, e a melhoria contínua do Sistema. As ligações entre os processos do Sistema de

8 Folha: 8 de 19 Gestão da Qualidade e sua aplicação na empresa bem como as suas interações seqüenciais estão demonstradas no diagrama de macro processo a seguir: INICIAÇÃO PROPOSTAS CLIENTES PÚBLICOS E PRIVADOS INCORPORAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO PLANEJAMENTO EXECUÇÃO PROJETO PLANEJAMENTO DA OBRA SUPRIMENTOS E CONTRATAÇÕES EXECUÇÃO DA OBRA INSPEÇÃO DE SERVIÇOS CONTROLE DE BENS PATRIMONIAIS RECURSOS HUMANOS ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO SESMT CONTROLE DE MATERIAIS PROTEÇÃO DE SERVIÇOS ACABADOS CONTROLE DE PROPRIEDADE DO CLIENTE JURÍDICO CONTÁBIL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MONITORAMENTO E CONTROLE ENCERRAMENTO CONTROLE DE DOCUMENTOS INTERNOS CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXTERNOS CONTROLE DE PRODUTO NÃO CONFORME MELHORIA CONTÍNUA AUDITORIAS INTERNAS ENTREGA DA OBRA ASSISTENCIA TÉCNICA ANÁLISE DE DADOS ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CODIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS Figura 3 -Macro Fluxograma de processos

9 Folha: 9 de REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO GENERALIDADES A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade é constituída da seguinte forma: Declaração documentada da Política da Qualidade; evidenciados nos itens 5.3. deste manual; Manual da Qualidade; Procedimentos documentados requeridos; Documentos identificados como necessários pela CONSTRUTORA TARDOCK para assegurar a efetiva operação e controle do Sistema de Gestão da Qualidade. O Sistema de Gestão da Qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK está documentado e organizado conforme a estrutura e hierarquia a seguir: EMPRESA 1º NÍVEL - ESTRATÉGICO MQ MANUAL DA QUALIDADE EMPREENDIMENTO / CONTRATO 2º NÍVEL TÁTICO/OPERACIONAL 3º NÍVEL - OPERACIONAL 4º NÍVEL OPERACIONAL PLANOS PROCEDIMENTOS REGISTROS INTEGRAÇÃO, ESCOPO, CRONOGRAMA, CUSTOS, QUALIDADE, RH, COMUNICAÇÕES, RISCOS E AQUISIÇÕES PO, PES, IT, DQ, NORMAS, ESPECIFICAÇÕES FORM, FVS, FVM Figura 4 Estrutura dos Documentos. Nota: A identificação dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade bem como o fluxo de interação desses processos são definidos no Plano da Qualidade de cada Empreendimento (PQE), a ser demonstrado em outro nível de certificação.

10 Folha: 10 de MANUAL DA QUALIDADE ESTRUTURAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE 1º. Nível Manual da Qualidade Apresenta a estrutura do Sistema de Gestão da Qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK e as diretrizes da Direção com relação à qualidade. No Manual estão descritos a Política da Qualidade, as responsabilidades das áreas para cumprimento destas diretrizes e os elementos do sistema estabelecido. 2º. Nível Planos Regulamentam a forma de execução das atividades que influem na Qualidade, principalmente aquelas de abrangência inter funcional. Devem indicar o que, por que, quem, quando, onde, como e por quanto às atividades serão executadas, controladas e registradas. Com a compilação de todos os planos pertinentes a um empreendimento elabora-se o PQE Plano de Qualidade do Empreendimento, o qual define como o empreendimento será executado, monitorado, controlado e encerrado. Compreende todos os processos antes, durante e depois da execução da obra. 3º. Nível Procedimentos, Instruções, Documentos da Qualidade, Normas e Especificações Descrevem de forma detalhada a maneira de execução de uma operação, seja ela relativa a fabricação, controle, manutenção, desenvolvimento, dentre outras. Deve apresentar, quando aplicável, as seguintes informações: Tipo de processo; Equipamentos a serem utilizados; Operações a serem executadas; Métodos específicos utilizados; Critérios de aceitação; Observações que se façam necessárias.

11 Folha: 11 de 19 4º. Nível Registros da Qualidade São documentos que fornecem a evidência objetiva da execução das atividades ou dos resultados obtidos, comprovando o atendimento às especificações e evidenciando a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS O objetivo deste controle é garantir que a documentação necessária para manter a confiabilidade das informações necessárias a cada processo permaneça legível, prontamente identificável, esteja na versão correta e sempre atualizada. Este processo tem relação com todos os demais processos da CONSTRUTORA TARDOCK e é fundamental para o funcionamento adequado do sistema da qualidade. Todos os documentos físicos e digitais criados nos departamentos e setores da empresa deverão ser nomeados, numerados, codificados e arquivados conforme o procedimento PO.1 Controle de Documentos e Registros da Qualidade o qual padronizará todos os tipos de documentos utilizados pela empresa criando com isso um padrão documental único, garantindo qualidade e precisão no fluxo de documentos e informações. O procedimento de "controle de documentos da qualidade" da CONSTRUTORA TARDOCK está documentado nos itens apresentados a seguir Controle de documentos internos A distribuição das versões pertinentes dos documentos em todos os locais onde são executadas as operações essenciais do Sistema de Gestão da Qualidade e o controle (versões e pertinências) dos documentos (Manual da Qualidade, Documentos da Qualidade, Procedimentos Operacionais e de Execução de Serviços,etc.) é realizada pelo Representante da Direção utilizando a planilha eletrônica DQ.1- LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS. A distribuição das versões pertinentes dos documentos específicos de cada empreendimento (Planos da Qualidade dos Empreendimentos, Planos da Qualidade de Obras) é realizada pelo Gerente de Projetos utilizando a planilha eletrônica para controle e distribuição, DQ.3- LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS DO EMPREENDIMENTO, assim como todos os registros resultantes do empreendimento. O Representante da Direção mantém um arquivo físico com todos os documentos da qualidade originais (incluindo os formulários que serão preenchidos em meio físico).

12 Folha: 12 de 19 Os documentos da qualidade somente podem ser utilizados após a sua análise crítica e aprovação, que será comprovada pela assinatura ou rubrica das funções identificadas no quadro a seguir, seja na primeira versão, como nas revisões subsequentes. A identificação/codificação dos documentos também está definida no quadro seguinte: Documento Identificação Análise crítica/aprovação Manual da Qualidade Diretoria Procedimento Operacional PO. Diretoria Documento da Qualidade DQ. Representante da Direção Instrução de Trabalho IT. Representante da Direção Procedimento de Execução de Serviço PES. Diretoria Plano da Qualidade do Empreendimento PQE. - Diretoria Plano da Qualidade da Obra PQO. Diretoria Formulário FORM. Representante da Direção Formulário Específico #. - Diretoria Ficha de Verificação de Material FVM. Representante da Direção Ficha de Verificação de Serviço FVS. Representante da Direção Legenda: Número Número da versão Código da obra (CR) # Códigos dos Formulários Específicos FA Formulário Administrativo FGP Formulário de Gerenciamento de Projeto FF Formulário Financeiro FRH Formulário de Recursos Humanos OBS: A identificação dos formulários e fichas deverão estar no rodapé. A análise crítica / aprovação dos formulários específicos ficará a cargo dos Diretores responsáveis pelo setor do documento. Estes tipos de documentos entrarão no sistema da qualidade da CONSTRUTORA TARDOCK conforme a necessidade de cada nível evolutivo.

13 Folha: 13 de 19 A vigência do documento inicia-se a partir da data de aprovação do mesmo. Para distribuição de documentos da qualidade, serão impressas cópias fiéis dos documentos originais, sem as assinaturas, porém carimbadas ou impressas em sua primeira página com a frase "CÓPIA CONTROLADA. As alterações e acréscimos dos documentos da qualidade serão indicadas através do sublinhamento do texto que foi alterado, o que facilita a identificação pelos usuários dos pontos que sofreram revisão. Os documentos originais que sofreram revisão (OBSOLETOS) serão arquivados em meio eletrônico em diretório específico e as cópias que foram distribuídas são destruídas para evitar o seu uso Controle de Documentos Externos São considerados documentos de origem externa: normas técnicas, projetos, memoriais descritivos e de cálculo, especificações fornecidas por clientes ou projetistas. A distribuição e o controle dos documentos de origem externa são realizados pelo Representante da Direção utilizando-se a planilha eletrônica de DQ.2- LISTA MESTRA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXTERNOS. Os responsáveis pelos departamentos (destinatários) deverão numerar sequencialmente e colocar a revisão, conforme o tipo de documento, podendo utilizar o padrão da tabela conforme item deste manual, exceto no caso específico de projetos, memoriais descritivos e de cálculo, especificações técnicas, no qual deverá ser seguido o PO.2 Controle de Documentos e Registros Técnicos. A atualização das normas é realizada através do contato semestral com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para verificação de lançamento de novas normas ou revisão das já existentes. Este contato é documentado através de FAX ou através de relatórios emitidos pela Internet, rubricados pelo RD, constando o número de cada norma e a data da revisão válida.

14 Folha: 14 de Controle de Registros da Qualidade Durante a elaboração ou revisão dos documentos da qualidade o responsável pela elaboração define, de acordo com a necessidade, a criação ou adaptação de registros da qualidade. Os parâmetros para controle de cada registro são definidos através de uma tabela que faz parte do próprio documento, similar à apresentada a seguir: Identificação Local do Arquivo Tipo do arquivo e proteção Tempo de Retenção Descarte Nome e/ou código do registro Onde é armazenado (setor, sala, computador, rede, endereço eletrônico, etc.) Tipo de arquivo (pasta, gaveta, eletrônico, etc.) Proteção Cuidados necessários para proteger o registro de deterioração ou acesso indevido (senha, back-up) Tempo de guarda do arquivo Destino do registro após tempo de retenção Cada setor controla os registros de sua responsabilidade conforme os parâmetros especificados em cada documento da qualidade. Condições adequadas de armazenamento e manutenção, assegurando a legibilidade dos registros, são garantidas pela observação desses parâmetros. O responsável pela coleta (preenchimento) de cada registro, assim como as restrições de acesso, estará identificado (quando necessário) em cada procedimento da qualidade durante a descrição do processo. 5 RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA 5.1 COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA EMPRESA A Diretoria estabeleceu a Missão da Empresa e a Política de Qualidade com intuito de orientar a definição dos objetivos da empresa e orientar as ações de todos os colaboradores. A direção da CONSTRUTORA TARDOCK se compromete com o desenvolvimento e implementação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, bem como, com a melhoria de sua eficácia. Para isso, se responsabiliza pela comunicação aos seus funcionários e colaboradores da importância de atender aos requisitos do cliente, assim como, os regulamentares e estatutários, pelo estabelecimento e divulgação da política da qualidade e dos objetivos

15 Folha: 15 de 19 da qualidade da Empresa e pela garantia da disponibilidade dos recursos necessários, conforme reuniões de análise crítica e acompanhamento dos indicadores. 5.2 FOCO NO CLIENTE A Direção assegura que os requisitos do Cliente são determinados, compreendidos e atendidos. O foco da CONSTRUTORA TARDOCK LTDA é oferecer a seus clientes produtos de qualidade, que garantam seu reconhecimento no mercado. Todos da empresa participam deste esforço buscando maximizar a percepção do cliente em relação à qualidade do empreendimento por ele adquirido. 5.3 POLÍTICA DA QUALIDADE A Política de Qualidade é conhecida e entendida pelos funcionários, sendo a comunicação feita através de painéis, murais, cartazes, treinamento e nas palestras de sensibilização. A Política da Qualidade é analisada para verificação da sua adequação nas reuniões de análise crítica pela direção. POLÍTICA DA QUALIDADE: Realizar obras com técnica, qualidade e eficiência para seus clientes. MISSÃO DA EMPRESA: Buscar constantemente a consolidação da qualidade e rentabilidade em todos os seus empreendimentos, através do aprimoramento constante, racionalização e eficiência de seus processos e métodos construtivos, garantindo a total satisfação de seus clientes e colaboradores. 5.4 PLANEJAMENTO OBJETIVOS DA QUALIDADE Os objetivos, metas e indicadores da qualidade estão delineados e acompanhados na planilha específica pela Diretoria no documento DQ.7- Objetivos e Metas da Qualidade, onde também são estabelecidas as atividades necessárias para atingi-los, os responsáveis, os

16 Folha: 16 de 19 recursos e os prazos. Os principais processos da empresa são monitorados através desses indicadores, conforme estabelecido no DQ.7- Objetivos e Metas da Qualidade PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A CONSTRUTORA TARDOCK realizou um diagnostico da situação da empresa, em relação aos presentes itens e requisitos do SiAC, conforme DQ.4- Diagnóstico Inicial SiAC Nível-D, no inicio do desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade e estabeleceu um planejamento para desenvolvimento e implantação deste Sistema, estabelecendo responsáveis e prazo para atendimento de cada item e requisito e obtenção dos diferentes níveis da qualificação, conforme DQ.6- Planejamento de Implantação do PBQP- H. Este planejamento é acompanhado pelo RD Representante da Direção, sendo gerados registros das etapas realizadas e das eventuais necessidades de reprogramação. Além disto, utiliza as reuniões de análise crítica para planejar / replanejar o Sistema de Gestão da Qualidade. 5.5 RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE A responsabilidade e a autoridade das funções que influem no Sistema de Gestão da Qualidade estão detalhadas nos procedimentos e documentos da qualidade da empresa REPRESENTANTE DA DIREÇÃO A Diretoria designou o Diretor Waldir D. Vassallo, para ser o Representante da Direção para o Sistema de Gestão da Qualidade, que independente de outras responsabilidades, tem responsabilidade e autoridade para: Assegurar a implementação, manutenção e melhoria do SGQ; Relatar o desempenho do SGQ à Diretoria da empresa, bem como qualquer necessidade de melhoria de modo a subsidiar a análise crítica e promover a melhoria contínua; e promover a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização.

17 Folha: 17 de 19 A Diretoria e o RD realizam reuniões para definição e análise das ações para implementação do Programa da Qualidade, sendo os assuntos tratados e as decisões tomadas registradas em Ata de Reunião (FORM.01). Outras funções podem participar dessas reuniões, quando necessário COMUNICAÇÃO INTERNA Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 5.6 ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 6 GESTÃO DE RECURSOS 6.1 PROVISÃO DE RECURSOS A CONSTRUTORA TARDOCK destina recursos para a gestão da qualidade conforme as necessidades de investimento detectadas por sua diretoria. A CONSTRUTORA TARDOCK entende como recursos os seguintes itens: Pessoal para execução das atividades; Treinamentos; Tomada de Ações Corretivas e Ações Preventivas; Investimentos em tecnologia; Infra-Estrutura (espaço, canteiro da obra, microcomputadores, softwares outros) e Ambiente de trabalho; Ensaios Laboratoriais; Equipamentos de Medição e Ensaios devidamente calibrados; Auditorias Internas e Externas; Contratação de Serviços para suporte ao Sistema da Qualidade. Entre outros. A provisão dos recursos é estabelecida em Ata de Reunião (FORM.01).

18 Folha: 18 de 19 Cabe à Diretoria a provisão dos recursos identificados no âmbito da CONSTRUTORA TARDOCK e de cada empreendimento a fim de implementar efetivamente o sistema da qualidade. 6.2 RECURSOS HUMANOS DESIGNAÇÃO DE PESSOAL A empresa assegura que cada pessoa da empresa possua as competências necessárias para a realização de suas atividades de modo a não prejudicar e desenvolver o desempenho da organização quanto à qualidade de seus produtos e a segurança e saúde ocupacional do ambiente de trabalho. Para isto a empresa definiu procedimento PO. 3 - Admissão e treinamento de pessoal para o levantamento das necessidades, planejamento, realização e registro de treinamentos. O Departamento de Recursos Humanos possui procedimento documentado específico, os quais fazem parte do sistema de gestão. Os funcionários da CONSTRUTORA TARDOCK são treinados e qualificados para executarem bem suas tarefas. Anualmente na análise crítica da direção são estabelecidas, as necessidades de treinamento, qualificação dos recursos humanos. Após esta análise, a RD atualiza PO. 3 - Admissão e treinamento de pessoal às necessidades detectadas. O plano observa o período de um ano é comunicado aos responsáveis pelos processos e revisto quando necessário. Os funcionários treinados são avaliados na execução das tarefas pelo superior imediato ou pela RD nos casos de ações relacionadas à conscientização da importância da manutenção do Sistema de Gestão da qualidade e treinamentos dos procedimentos normativos. Os funcionários da CONSTRUTORA TARDOCK são conscientizados da importância de sua qualificação profissional no desempenho da empresa. É mantido o documento FRH.1 Ficha Individual de Registro de Funcionário, onde consta o registro dos treinamentos e monitoramento de qualificação profissional dos funcionários tanto das obras quanto do escritório. Os diretores após participar de atividades de qualificação, fazem em uma auto-avaliação da eficácia da ação em relação ao aprendizado e a aplicabilidade na empresa e registram o resultado nas suas fichas individuais.

19 Folha: 19 de TREINAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO E COMPETÊNCIA Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 6.3 INFRA-ESTRUTURA Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 6.4 AMBIENTE DE TRABALHO Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 7 EXECUÇÃO DA OBRA 7.1 PLANEJAMENTO DA OBRA Será demonstrada em outro Nível de Qualificação. 7.2 PROCESSOS RELACIONADOS AO CLIENTE IDENTIFICAÇÃO DE REQUISITOS RELACIONADOS À OBRA A CONSTRUTORA TARDOCK identifica os requisitos relacionados à obra, possuindo ao longo do tempo um perfil estabelecido de produtos que atendam as necessidades do seu cliente. A través de decisões estratégicas baseadas nas análises de ofertas que chegam à empresa por intermédio de corretores, das prospecções e avaliação de empreendimentos, a empresa define o interesse em desenvolver um novo negócio. Visitas aos locais, que são oferecidos, são necessárias, no sentido de analisar dados específicos da oferta. No caso de terreno é analisada a situação, localização, tipo de superfície, composição aparente do solo, topografia, infra-estrutura e o entorno. São realizados estudos de viabilidade, tanto do terreno quanto viabilidades econômicas, sendo algumas vezes necessárias realizar uma análise da concorrência. Posteriormente define-se o tipo do produto através de uma análise mercadológica, de estudos numéricos, desenvolvendo-se projetos básicos.

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2 Revisão:14 Folha:1 de17 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO... 3 2.1 POLÍTICA DA QUALIDADE... 3 2.2 OBJETIVOS DA QUALIDADE... 4 2.3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA PARA A QUALIDADE...

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial

HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial HISTÓRICO DAS REVISÕES N.ºREVISÃO DATA IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 00 16/04/2007 Emissão inicial Elaborado: 16/04/2007 Superintendente e ou Gerente da unidade Análise Crítica e aprovação : 16/04/2007 Representante

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade MQ Manual da Qualidade Revisão: 09 Folha: 1 de 20 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 2.1 PLANEJAMENTO E ESCOPO DO SISTEMA... 3 2.2 EXCLUSÕES... 5 2.3 CONSCIENTIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO... 5 2.3.1

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS PO. 01 11 1 / 11 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

M A N U A L D A Q U A L I D A D E

M A N U A L D A Q U A L I D A D E M A N U A L D A Q U A L I D A D E 14ª Versão Última atualização: MANUAL DA QUALIDADE - Rev. Data Elaborado por Descrição da alteração 01 10/06/2012 Hélio Lipiani Versão Inicial 02 20/07/2010 Hélio Lipiani

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

SGQ Sistema de Gestão da Qualidade TIVOLITUR.

SGQ Sistema de Gestão da Qualidade TIVOLITUR. PÁGINA: 1 de 6 1.0 OBJETIVO: Controlar a documentação aplicável ao SGQ TIVOLITUR, a fim de garantir a padronização dos requisitos internos relacionados aos processos estratégicos, táticos e operacionais

Leia mais

livros indicados e / ou recomendados

livros indicados e / ou recomendados Material complementar. Não substitui os livros indicados e / ou recomendados Prof. Jorge Luiz - 203 Pág. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - SGQ Sistema de Gestão da Qualidade SGQ é a estrutura a ser criada

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTRO 2. CONTROLE DE DOCUMENTOS

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO

PROCEDIMENTO SISTÊMICO DE GESTÃO INTEGRADO 1. OBJETIVO Estabelecer, documentar, implementar, aprimorar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e de Energia, que assegure a conformidade com os requisitos da norma de referência. Outrossim, a responsabilidade

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa:

PLANEJAMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE - SIAC - NÍVEL C - EDIFICAÇÕES Empresa: 4. (b) Foi definido claramente o(s) subsetore(s) e tipo(s) de obra abrangido(s) pelo Sistema de Gestão da Qualidade. Não foi definido o subsetor e o tipo de obra abrangido pelo Sistema de Gestão pela Qualidade.

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

PLANO BÁSICO AMBIENTAL

PLANO BÁSICO AMBIENTAL ESTALEIRO ENSEADA 1/9 PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1. Objetivo Este procedimento define o processo de elaboração, revisão, aprovação, divulgação e controle de documentos do Estaleiro Enseada

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA

MANUAL DA QUALIDADE DA CONSTRUTORA COPEMA 1/10 INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA... 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE... 3 1. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE:... 4 - MANUAL DA QUALIDADE... 4 Escopo do SGQ e definição dos clientes... 4 Política

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

PSQ 290.0300 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ - (4.2.3 - Controle de Documentos) (820.40 Document Control) APROVAÇÃO MARCOS FERNANDES NUNES Gerente da QA/RA Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO GISELA CRISTINA LUÇOLLI NASS Assistente Administrativo APARECIDA

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3. Procedimento de Gestão OGX PG.SMS.010 Denominação: Controle de Documentos do Sistema de Gestão de SMS SUMÁRIO Este procedimento define a sistemática e os critérios para a elaboração, revisão, aprovação

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Módulo 3. Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos Requisitos 4.2, 5.1, 5.2 e 5.3 Exercícios

Módulo 3. Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos Requisitos 4.2, 5.1, 5.2 e 5.3 Exercícios Módulo 3 Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos Requisitos 4.2, 5.1, 5.2 e 5.3 Exercícios 4.2 - Requisitos de documentação 4.2.1 - Generalidades A documentação do SGQ

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-10 SUMÁRIO: Apresentação da ACEP 2 Missão da Empresa 3 Escopo e Justificativas de Exclusão 4 Comprometimento da Direção 5 Política da Qualidade 7 Objetivos de Qualidade 7 Fluxo de Processos 8 Organograma

Leia mais

PP001/00 ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS

PP001/00 ELABORAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS SUMÁRIO 1. Objetivo... 2 2. Abrangência... 2 3. Documentos Complementares... 2 4. Definições/Siglas... 2 5. Descrição dos Procedimentos... 2 5.1 Identificação da Necessidade... 3 5.1.1 Estrutura da Documentação

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

Relatório de Atividade Técnica

Relatório de Atividade Técnica RUA DESEMBARGADOR JÚLIO GUIMARÃES, 275 SAÚDE -SÃO PAULO -BR-SP CEP: 04158-060 CNPJ: 46.995.494/0001-92 Telefone: (11) 5058-6066 Pessoa de Contato: ALMO BRACCESI (almo@betta.com.br) Tipo: Auditoria de Manutenção

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

ISO 9001 2008 FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT. Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA FACCAT Curso de Tecnólogo em Gestão da Qualidade. ISO 9001 2008 Carolina Rothe Luiz Gustavo W. Krumenauer Paulo Emílio Paulo Saldanha Relação das principais normas da Série

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

1 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Laboratório de Eletroquímica de Superfícies e Corrosão

1 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Química Laboratório de Eletroquímica de Superfícies e Corrosão 1 Universidade Federal do Paraná 1. OBJETIVO PQ-001 Pág. 1 de 8 Estabelecer diretrizes para elaboração e controle de documentos e dados do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Laboratório de Eletroquímica

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE O PMI e a Certificação PMP Visão Geral sobre o Modelo PMI APRESENTAÇÃO DO PMI O PMI - Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

Lista de Verificação / Checklist

Lista de Verificação / Checklist Lista de Verificação / Checklist Avaliação NC / PC / C Departamentos Padrões de Referência /// Referências do MQ //// Referências Subjetivas A B C D E Cláusula Padrão Conforme/ Não C. 4 Sistema de Gestão

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MQ 01 Rev. 07 MANUAL DA QUALIDADE Rev. Data. Modificações 01 14/09/2007 Manual Inicial 02 12/06/2009 Revisão Geral do Sistema de Gestão da Qualidade 03 22/10/2009 Inclusão de documento de referência no item 8. Satisfação de cliente, Alteração

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROJETOS Pág.: 1/9 1. OBJETIVO Demonstrar a aplicabilidade e funcionalidade das ferramentas de Planejamento e Desenvolvimento de Produtos e Projetos bem como as tarefas e responsabilidades para a aprovação, o desenvolvimento,

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT

PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental

Leia mais

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008

PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 1 - OBJETIVO PO 001 - GESTÃO DE PROCESSOS E DOCUMENTAÇÃO 008 Este retrata a forma que deve ser conduzida a gestão dos s da entidade desde a sua concepção até o seu acompanhamento e melhoria. 2 - AUTORIDADE

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 3. 5 Responsabilidades: 3. Procedimento de Gestão OGX Denominação: Tratamento de não conformidades, ações corretivas e preventivas PG.SMS.015 SUMÁRIO Este procedimento define a sistemática utilizada na identificação, registro e

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

Procedimento Sistêmico N⁰ do procedimento: PS 03

Procedimento Sistêmico N⁰ do procedimento: PS 03 1/ 5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Emissão do documento baseado nos requisitos da ISO 9001:2008 01 Adequação as normas ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, inclusão das auditorias de manutenção e alteração

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná.

MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE. Rua Acre, 291 - CEP 83.040-030 Bairro Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais - Paraná. ELABORADO POR: Carlos Eduardo Matias Enns MANUAL DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVADO POR: Edson Luis Schoen 28/1/5 1 de 11 1. FINALIDADE A Saint Blanc Metalmecânica Ltda visa estabelecer as diretrizes básicas

Leia mais

ABNT NBR ISO 9001:2008

ABNT NBR ISO 9001:2008 ABNT NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Processo Controle de Documentos e Registros

Processo Controle de Documentos e Registros Dono do Processo Marilusa Lara Bernardes Bittencourt Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Representante da Direção Substituto: Kelly Vitoriny 1. OBJETIVOS: Descrever a forma como

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos

Procedimento de Gestão PG 02 Controlo de Documentos e Registos Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 3 5.1. Generalidades 3 5.2. Controlo de documentos... 4 5.3. Procedimentos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 431 Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO CONCEITO DE PROJETO É um conjunto de atividades visando o alcance de um objetivo, apresentando as

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS Página 1 de 9 POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO Nome Data Assinatura 27/01/2014 Revisado por: Rominik M. Fontenele 03/10/2014

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO Proposto por: Equipe Departamento de s de Informação (DESIS) DESENVOLVER SISTEMAS Analisado por: Departamento de s de Informação (DESIS) Aprovado por: Diretor-Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC)

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Integrado MSGI-01

Manual do Sistema de Gestão Integrado MSGI-01 Manual de Acolhimento LogicPulse Technologies, Lda. Índice PROMULGAÇÃO... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS DO MANUAL... 4 3. APRESENTAÇÃO DA LOGICPULSE TECHNOLOGIES... 5 4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais