QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE"

Transcrição

1 QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

2 INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

3 INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE Devido as grandes áreas territoriais, a exploração de gado de corte no pais, é praticamente quase toda extensiva. Toda via a pecuária de corte exige uma infraestrutura adequada para o seu pleno desenvolvimento. Porém, não requer instalações sofisticadas e de alto custo, devem ser um investimento com vida útil longa e que possa ser paga no decorrer dos anos, economicamente.

4 As instalações que compõem um centro de manejo de gado de corte, tem a finalidade de dar suporte as atividades de manejo, que são: - Apartação. - Marcação e identificação. - Descorna. - Vacinação. - Embarque e desembarque. - Castração e pequenas cirurgias. - Exames ginecológicos e inseminação artificial. - Combate a endo e ectoparasitos. - Coleta de tecidos animais.

5 O curral pode ser completo, construído geralmente próximo à sede da fazenda, ou secundário, localizado nos retiros, no caso de grandes fazendas. O completo é dotado de divisões, brete, tronco, seringa, banheiro carrapaticida, maternidade, bezerreiro, estábulo, balança e rampa de embarque. O curral secundário apresenta apenas brete, seringa e divisões. O formato é variado, podendo ser redondo, quadrado ou retangular. A área de serviço deverá ser coberta, com exceção das divisórias.

6 É uma instalação indispensável na bovinocultura. Nele podem ser feitas as atividades de ordenha, castração, marcação, vacinação, pesagem, curativos, pulverização, inseminação e separação de animais. Além disso, contribui para tornar os animais mais mansos. Deve ser localizado em uma área seca, bem drenada e em ponto estratégico na propriedade, permitindo o fácil acesso para entrada e saída de animais. Pode ser instalação isolada ou ser parte integrante de outras instalações, como o centro de manejo e, particularmente a sala de ordenha.

7

8 Localização Dimensionamento Forma Características da Construção

9 Localização O terreno escolhido deve estar bem posicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade de acesso e manejo. A localização no centro da propriedade, antecedendo a construção de cercas e outras benfeitorias, é a melhor opção. Com bom planejamento, é possível garantir o fácil acesso dos animais ao curral. O local deve ser firme e seco, preferencialmente plano, não sujeito à erosão.

10 Inicialmente, faz-se a limpeza do terreno, que deve ficar livre de toda vegetação e com inclinação de até 5%. Essa operação visa favorecer o escoamento das águas pluviais, impedindo a formação de lama nos pontos de maior movimentação de gado. Finalmente, se acrescenta uma camada de piçarra em toda a área, com uma faixa excedente em volta do curral e proximidades do embarcadouro, seguida de compactação.

11 Dimensionamento A capacidade total do curral é calculada, levando-se em conta a relação de 2 m 2 /UA. Outras benfeitorias, que devem ser construídas anexas ao curral (curralão, manga de recolhida, piquetes, etc.), além de facilitar o manejo e acesso ao interior do mesmo, permitem ampliar, com instalações simples, a capacidade de reunir animais que serão trabalhados em lotes.

12 O material mais usado na construção é a madeira, que deve ser de grande durabilidade, necessitando, para isso, de frequentes tratamentos de preservação. Atualmente, os currais modernos são construídos com mourões de madeira e cabos de aço galvanizado, próprios para esse fim, encontrados no comércio com a denominação de cordoalha. Os currais construídos com cabos de aço são mais duráveis, seguros e de menor preço por m² do que os construídos totalmente de madeira, tendo também menor custo de manutenção.

13 Forma A forma mais comum é a quadrada ou retangular, porém tem como desvantagem os cantos onde os animais costumam-se agrupar, dificultando o manejo.

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24 Características da Construção O curral pode ser constituído de divisórias que tem por finalidade delimitar a área e reter os animais. As cercas podem ser de tábua, cabo de aço e arame liso. As mais utilizadas são as de tábua, seguidas das de cabo de aço. A altura mínima das cercas é de 1,70 cm. Os moirões (palanques, esteios), geralmente de madeira, devem estar distanciados 2 metros entre si para cercar de tábuas ou arame liso e 2 a 3 metros para cercas de cabo de aço.

25 Para aumentar a rigidez da cerca, pode existir corrimão, que consiste de vigotas fixadas no topo dos moirões. Esse corrimão é interrompido somente nas porteiras. As porteiras que compõem os currais deverão ter largura entre 2 a 3 metros, com uma altura igual à da cerca, variando entre 1,7 e 2,0 metros. O piso do curral pode ser em chão batido ou em cimentado rústico, com declividade mínima de 2% em direção à canaleta de escoamento. Essa canaleta deve ficar situada na parte lateral do curral, de maneira que possa servir as duas ou mais divisões.

26

27 A instalação para água consiste de um ponto de água para alimentação do bebedouro localizado em uma de suas extremidades. Para facilitar a limpeza do bebedouro, pode existir um ralo. Visando manter o volume constante de água no bebedouro, a entrada de água pode ser controlada por uma bóia, a qual deve ter uma cobertura para não ser danificada pelos animais.

28 Seringa É estrutura que serve para afunilar a boiada para dentro do corredor. Cada tronco pode ser servido por uma única seringa ou ainda possuir seringa dupla. Localização A seringa é parte integrante do curral, devendo ser ligada ao tronco. Deve estar localizada dentro do curral. Preferencialmente deve aproveitar cantos de cerca, para facilidade de manejo e diminuição de custo.

29 O acesso ao tronco é feito pela seringa. A saída do tronco pode ser o pátio do curral com também para o embarcadouro. A balança para pesagem dos animais pode ser localizada no final do tronco ou no corredor de entrada para o embarcadouro.

30

31 Dimensionamento A capacidade mínima da seringa é igual a 5 vezes a capacidade do tronco. Além disso, a área mínima por cabeça é de 2m 2. A altura do tronco deve ser igual à da cerca do curral. A largura inferior e de 50 cm e a superior, tomada a uma altura de 1,50 m, é igual a 1m. O comprimento variável, tendo no mínimo 2,20 m.

32

33 Por ser instrumento sensível, a localização da balança deve ser tal que somente os animais a serem separados passem sobre ela. Para atividades a serem desenvolvidas dentro do tronco, como a inseminação artificial, esse comprimento deve ser acrescido de 1m. Isso é necessário para movimentação da pessoa encarregada da atividade.

34

35 Características da Construção A construção da seringa é semelhante a do curral. Deve ser construída com materiais utilizado nas cercas e ter a mesma altura. Deve ser afunilada em direção ao tronco, do qual é separado por porteira. É uma área cercada onde é feita a inspeção da sanidade, a marcação, pulverização, inseminação, castração, curativos e vacinação de animais. Pode conter o sistema de contenção individual como também a balança para pesagem dos animais.

36

37

38 TRONCO É uma área cercada onde é feita a inspeção da sanidade, a marcação, pulverização, inseminação, castração, curativos e vacinação de animais. Pode conter o sistema de contenção individual como também balança para pesagem dos animais.

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48 LOCALIZAÇÃO O acesso ao tronco é feito pela seringa. A saída do tronco pode ser o pátio do curral como também para o embarcadouro. A balança para pesagem dos animais pode ser localizada no final do tronco ou no corredor de entrada para o embarcadouro. Por ser instrumento sensível, a localização da balança deve ser tal que somente os animais a serem separados passem sobre ela.

49 DIMENSIONAMENTO A altura do tronco deve ser igual a da cerca do curral. A largura inferior é de 50 cm e a superior, tomada a uma altura de 1,50 m, é igual a 1 m. O comprimento variável, tendo no mínimo 2,20 m. Para atividades a serem desenvolvidas dentro do tronco, como a inseminação artificial, esse comprimento deve ser acrescido de 1 m. Isso é necessário para a movimentação da pessoa encarregada da atividade.

50 CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO O tronco deve ser estreito, permitindo a passagem de um só animal. A sua constituição á semelhante à do curral, devendo ser utilizada cerca de tábuas ou madeira roliça. O importante é que o tronco ofereça segurança aos animais e aos vaqueiros. A inclinação da cerca do tronco pode ser nos dois lados ou apenas em um dos lados. Pode-se utilizar uma das cercas do curral para a construção do tronco.

51 Os vãos entre as tábuas inferiores da cerca do tronco devem ser bem pequenos, até uma altura mínima de 60 centímetros.

52 O tronco pode ser coberto ou não. Havendo cobertura, deve-se cobrir inclusive a plataforma lateral, podendo ser um telhado de uma ou duas águas.

53 O tronco pode ter uma plataforma em uma das laterais. A plataforma deve ficar a 70 cm do piso, devendo estender-se em todo o comprimento do tronco. Pode ser feita em alvenaria ou em madeira. O tronco deve ter uma porteira em cada extremidade, ou seja, uma na divisa com a seringa e outra nas divisões ou embarcadouro. O tipo de porteira mais indicado para o tronco é a que corre horizontalmente através de trilhos, tipo ferrolho. Podem ser usadas também porteiras simples, fixadas em uma das laterais ou ainda porteiras de varas corrediças.

54 As porteiras de varas corrediças consistem de um conjunto de varas resistentes fixadas em uma das extremidades por um batente de madeira. A cada uma das varas corresponde um furo nos moirões de conto do tronco.

55 EMBARCADOURO É o local de embarque e desembarque de animais. Tem por finalidade agilizar o trabalho, evitando quedas e traumatismos.

56 Localização O embarcadouro geralmente é construído anexo ao curral, devendo estar localizado numa das cercas laterais de extremidade. Caso não seja anexo, deve haver um corredor ligando-o ao curral. Um aspecto fundamental na localização do embarcadouro é a previsão das condições de acesso de veículos de transporte. Caso contrário, deve ser construída uma plataforma de embarque e desembarque em forma de rampa.

57

58 Dimensionamento O corredor de entrada e saída do embarcadouro deve permitir a passagem de um só animal por vez. A largura máxima de 1,60 m, e o comprimento varia de 3 a 6 metros.

59 Características da Construção A altura do embarcadouro deve ser a mesma adotada para a cerca do curral. Deve-se colocar uma porteira nas extremidades de embarque e de desembarque. É recomendável uma porteira de correr, em trilho ou varas. Na outra extremidade do embarcadouro pode ser colocada uma porteira de correr.

60

61 Para facilitar o manejo, os embarcadouros podem possuir seringas. Dependendo da disposição do embarcadouro no curral, pode-se aproveitar a própria seringa do tronco. Havendo necessidade de plataforma de embarque e desembarque, a rampa deve ter altura de 80 cm a 1,20 m, com inclinação máxima de 30%.

62

63

64

65

66

67

68

69

70 Comedouros e Bebedouros Os comedouros são recipientes onde são colocados ração, forragem e sais minerais para os animais, enquanto que no bebedouro os animais tomam água.

71 Localização Os comedouros e bebedouros podem ser colocados no curral de espera, estábulo ou sala de ordenha e bezerreiro. Podem ainda ser localizados em pastos. Neste caso, como medida de economia, pode ser colocado de modo que uma unidade sirva a mais um pasto.

72

73 Dimensionamento dos Bebedouros Podem ser das seguintes dimensões: Bebedouros simples Bebedouros duplos Altura 70 cm Altura 70 cm Largura 40 cm Largura 80 cm Profundidade interna 50 cm Profundidade interna 50 cm O comprimento deve ser calculado em função do volume de água desejado, que varia de a litros. Com base de cálculo, pode ser tomado um consumo médio diário de 60 litros de água por animal adulto e de 25 litros por bezerro.

74 Dimensionamento dos Cochos Os cochos, podem ser individuais e coletivos, simples ou duplos. Com a finalidade de manter os animais no cocho durante a ordenha, podem ser usados cornadis (elemento de contenção do animal no cocho). Para cochos simples Largura da boca Largura do fundo Profundidade 80 cm 50 cm 30 cm

75 Para evitar que os animais caiam dentro do cocho, devem ser colocadas barras de proteção de 80 em 80 cm. Um cocho duplo é composto de dois cochos simples, cada um com as mesmas dimensões separados por uma parede. Com relação ao comprimento, pode ser considerado que cada animal ocupa 1 metro linear de cocho para se alimentar. Largura da boca Largura do fundo Profundidade Para cochos de madeira 50 a 60 cm 30 a 40 cm 30 cm

76 Cocho individual para bezerros Largura da boca 30 a 40 cm Largura do fundo 30 cm Profundidade 20 cm Comprimento 35 a 40 cm Cocho para Mistura Mineral Largura da boca Largura do fundo Altura Profundidade Comprimento 40 cm 30 cm 80 cm 35 a 40 cm 50 a 70 cm/ animal

77 Características da Construção dos Bebedouros Para manter constante o nível de água, deve ser instalada um bóia no ponto de água do bebedouro. O bebedouro geralmente é construído em alvenaria, devendo ter os cantos arredondados. O revestimento deve ser em material lavável, sendo a barra lisa o mais indicado. Quando o bebedouro estiver situado em área não pavimentada, pode ser construída, pode ser construída uma calçada em volta do bebedouro, com largura de 1 m, para evitar a formação de lama.

78

79 Características da Construção dos Cochos Os cochos podem ser construídos em alvenaria, com revestimento em barra lisa, ou em madeira. Quando construídos em madeira, devem ser apoiados sobre suportes a 30 cm do solo. Se forem em alvenaria devem ter os cantos arredondados. Podem ser cobertos ou não. Os comedouros para bezerros individuais devem ser de madeira, removíveis e atarrachados em suportes colocados nas paredes a uma altura de 25 cm do piso.

80

81 Sistema de Confinamento O confinamento de bovinos de corte consiste na contenção desses animais em áreas apropriadas, na qual receberão suprimento alimentar completo, dentro de um período de 100 a 150 dias, durante a época de escassez de forragens. Apresenta como vantagens a obtenção de novilhos gordos na entressafra, liberação de áreas de pastagens ociosas, destinando-as a outras categorias animais, exploração extensiva da propriedade, redução da idade de abate, obtenção de maior rendimento de carcaça, melhor qualidade do produto final, entre outras.

82 Tipos de Curral A céu aberto: Instalações rústicas, simples, porém, funcionais; Bebedouro e comedouro distribuídos ao longo das cercas do curral ou dentro dele, dependendo do tamanho da localização, a fim de facilitar o manejo da alimentação; Os animais são confinados durante o período das secas, pois as chuvas prejudicam o fornecimento de alimentos; O cocho para mistura mineral deve ser obrigatoriamente coberto, com telhas de barro ou chapadas de cimentoamianto;

83 A área próxima aos comedouros e bebedouros deve ser pavimentada para evitar a formação de lamaçais; As cercas podem ser de madeira ou de arame liso, no caso de se usar arame farpado, é conveniente intercalar com réguas de madeira, para evitar que os animais se firam; Área necessária: 10 a 14m 2 por animal, em grupos de no máximo 100 a 200 animais por instalação ou piquete.

84 Curral Parcialmente Coberto Características semelhantes às do sistema a céu aberto; Toda a área da instalação deve ser pavimentada, cascalhada, ou pelo menos de terra batida; Cochos de alimentação necessariamente cobertos;

85

86 Cochos de alimentação colocados ao longo das cercas sob a cobertura (sendo a alimentação feita externamente) ou localizados no interior da instalação, com acesso pelos dois lados; Área necessária: 12 a 14m 2 por animal, no caso de o piso não ser totalmente calçado, podendo ser reduzida para algo em torno de 7,5m 2, no caso de piso totalmente calçado.

87

88 Curral Totalmente Coberto Bovinos totalmente confinados em pequenas áreas, separados em lotes de 50 a 100 animais; Área necessária: 4m 2 por animal; Cocho localizado de tal modo a permitir alimentação externa; Instalações com pé direito de 3,5 a 4,0 m para animais adultos, piso pavimentado ou não, paredes de alvenaria ou réguas de madeira ou arame liso, até 1,0 m de altura; Cobertura do piso das instalações com cama (serragem de madeira, bagaço de cana-de-açúcar ou outro resíduo vegetal).

89 Comedouro e Bebedouro Cochos Cocho para volumoso/ concentrado Cocho simples Cocho Duplo Altura 60 cm 60 a 70 cm Largura da boca 70 a 80 cm 100 cm Largura do fundo 50 cm 80 cm Profundidade 30 a 40 cm 30 a 40 cm Comprimento 70 cm/animal 35 cm/animal

90 Cocho para Mistura Mineral Altura Largura da boca Largura do fundo Profundidade Comprimento 80 cm 40 cm 30 cm 35 a 40 cm 50 a 70 cm/animal

Criação de Bovinos de Corte no Estado do Paráedc

Criação de Bovinos de Corte no Estado do Paráedc Criação de Bovinos de Corte no Estado do Paráedc Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento J

Leia mais

Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência

Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência Instalações para Bovinocultura Carla Cristina da Silva Catariny Fontana Nicoli Diego José Fernandes Gabriel do Carmo Azevedo Pedro Henrique da Silva Regislaine

Leia mais

INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE I. INTRODUÇÃO Considerando-se o efetivo do rebanho, taxa de abate e índices de exportação, os países que se destacam na bovinocultura de corte são Índia, China, Estados Unidos,

Leia mais

INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA

INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro Disciplina de Bovinocultura FEA ANDRADINA 30/05/2015 OBJETIVO DA ATIVIDADE LEITEIRA BEA; conforto térmico; Facilidade ao manejar os animais;

Leia mais

Instalações para caprinos e ovinos

Instalações para caprinos e ovinos Instalações para caprinos e ovinos Professor: Aparecido Porto da Costa Disciplina: Caprinovinocultura E-mail: aparecidoport@hotmail.com Introdução As instalações e equipamentos são de fundamental importância

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução Introdução Equipamentos e Instalações para caprinos Bruno Biagioli bruno.biagioli@unesp.br www.fcav.unesp.br/kresende Aula Semana Dia Horas/Aula Assunto Teórica Prática T/P 1 19/2 Integração

Leia mais

Instalações para Bovinos de Corte. Profa. Dra. Letícia Ane Sizuki Nociti

Instalações para Bovinos de Corte. Profa. Dra. Letícia Ane Sizuki Nociti Instalações para Bovinos de Corte Profa. Dra. Letícia Ane Sizuki Nociti Aspectos gerais As instalações adequadas facilitam o bom manejo do rebanho, devendo ser bem planejadas, projetadas e construídas,

Leia mais

DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE

DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE INTRODUÇÃO Com o preparo certo, criar cabras pode ser uma das mais agradáveis experiências agrícolas. A importância

Leia mais

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO O semiconfinamento é um sistema de engorda em pastagens que permite atingir o ponto de terminação dos animais em um período curto de tempo

Leia mais

ZOOTECNIA II. Sistemas de produção de bovinos de corte. Sistemas de produção de bovinos de corte. Caracterização da pecuária de corte

ZOOTECNIA II. Sistemas de produção de bovinos de corte. Sistemas de produção de bovinos de corte. Caracterização da pecuária de corte ZOOTECNIA II Sistema de produção: Gado de corte Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem E-mail: renataffm@yahoo.com.br Sistemas de produção de bovinos de corte 1. Quanto à finalidade ou objetivo

Leia mais

Instalações para bovinos de leite. Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite

Instalações para bovinos de leite. Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite Instalações para bovinos de leite Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite E-mail: leodutra@live.com Introdução Ponto fundamental na produção animal (leite) Devem ser amplas,

Leia mais

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Sistemas de Produção Sistema extensivo Este sistema apresenta baixa produção por animal (Kg de leite/vaca/ano) e produtividade por área (litros de leite/ha/ano, UA/ha/ano),

Leia mais

Sistemas de produção de

Sistemas de produção de Sistemas de produção de leite Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento Zootecnia Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais sandragesteiracoelho@gmail.com Sistema extensivo- gado mantido

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

ÍTEM SINAPI DISCRIMINAÇÃO UNID.

ÍTEM SINAPI DISCRIMINAÇÃO UNID. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAIANO. CAMPUS BOM JESUS DA LAPA- BA OBRA: INSTALAÇÃO DE CURRAL DE MANEJO PARA BOVINOS LOCAL DOS SERVIÇOS: PERIMETRO IRRIGADO FORMOSO, LOTE 1194 BR

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.ricardovigoderis.tk Aproximação do homem com o leite

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema 1. Dados e-bidim #39 e-bidim # 39 Data 21/01/2005 Tema Assunto Local Caso de Obra Geoweb para proteção de talude contra erosão na Duplicação da Rodovia BA-099 (Estrada do Coco - trecho inicial Linha Verde),

Leia mais

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO III.1 - SISTEMA EXTENSIVO DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS 1. Não há preocupação com a produtividade, os animais não são identificados; 2. Não existe controle reprodutivo; 3. Suínos

Leia mais

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal ENG 05259 CONSTRUÇÕES RURAIS Allison Queiroz de Oliveira Daniela Couto Bestete Geyse de Oliveira Costa Jordanna da Gripa Moreira Alegre, 2018 Mateus

Leia mais

NORMA BRASILEIRA - ABNT NBR 9050 Segunda edição Válida a partir de

NORMA BRASILEIRA - ABNT NBR 9050 Segunda edição Válida a partir de NORMA BRASILEIRA - ABNT NBR 9050 Segunda edição 31.05.2004 Válida a partir de 30.06.2004 1 Objetivo ( NBR 9050 ) 1.1 Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto,

Leia mais

Projetos gado de leite Enfase instalações. Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário

Projetos gado de leite Enfase instalações. Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário Projetos gado de leite Enfase instalações Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário Qual a definição de Projeto? O que se tem intensão de fazer Etapas na elaboração de um projeto Escolher o

Leia mais

Catálogo de Produtos. Família, Paixão e Tradição!

Catálogo de Produtos. Família, Paixão e Tradição! Catálogo de Produtos 2018 Família, Paixão e Tradição! Conheça nossa linha de produtos! Exercitadores de Equinos, Bretes de Contenção, Rastel de Pista, Baias Móveis, Porta Selas, Feneiras, etc. 01 Exercitador

Leia mais

REQUISITOS DE HABITABILIDADE

REQUISITOS DE HABITABILIDADE REQUISITOS DE HABITABILIDADE 1 - DEFINIÇÕES a) Espaço para Redes é o espaço destinado ao transporte de passageiros com redes armadas, sendo considerada a rede o único elemento de permanência do passageiro.

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE ESCOLAS PARTICULARES. PRÉDIO ESCOLAR Exigências Mínimas

AUTORIZAÇÃO DE ESCOLAS PARTICULARES. PRÉDIO ESCOLAR Exigências Mínimas SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE JUNDIAÍ Av. 9 de Julho, 1300 Chácara Urbana Jundiaí/SP CEP 13.209-011 Fone/Fax (0XX11) 4583-6734 e-mail: dejnd@educacao.sp.gov.br

Leia mais

REQUISITOS DE HABITABILIDADE

REQUISITOS DE HABITABILIDADE REQUISITOS DE HABITABILIDADE 1 - DEFINIÇÕES a) Espaço para Redes é o espaço destinado ao transporte de passageiros com redes armadas, sendo considerada a rede o único elemento de permanência do passageiro.

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br Introdução Introdução INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO

Leia mais

Criação de Gado Leiteiro na Zona Bragantinagfe

Criação de Gado Leiteiro na Zona Bragantinagfe Criação de Gado Leiteiro na Zona Bragantinagfe Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Jonas

Leia mais

Unidade: Instalações prediais de coleta e condução de águas. Unidade I: pluviais

Unidade: Instalações prediais de coleta e condução de águas. Unidade I: pluviais Unidade: Instalações prediais de coleta e condução de águas Unidade I: pluviais 0 Unidade: Instalações prediais de coleta e condução de águas pluviais 1.1 Terminologia Área de contribuição: é a área somada

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

A Norma EIA/TIA 569A. Silvio Lucas

A Norma EIA/TIA 569A. Silvio Lucas Enquanto a norma 568B divide os subsistemas de cabeamento estruturado em 7 subsistemas, a norma 569A trata dos detalhes dos caminhos e espaços bem como a infra-estrutura de dutos para as seguintes áreas:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BOVINOS DE CORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BOVINOS DE CORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO BOVINOS DE CORTE Acadêmica: Claudia Faccio Demarco Pelotas, Junho de 2012.

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@hotmail.com www.vigoderis.hol.es Permitir possível expansão Evitar obstrução

Leia mais

Construção de um "silo secador

Construção de um silo secador Construção de um "silo secador Ao decidir por finalizar a secagem durante o armazenamento ou secagem em silo e que a construção seja realizada na fazenda, um passo muito importante é a escolha do local.

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 22/01/2010 Empresa: HS Obra Caixa Econômica Federal Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Mestres Casinei e Nereu (HS) Data da entrega do relatório:

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO ATERRAMENTO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO ATERRAMENTO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO 1/8 1. Objetivo Estabelecer critérios básicos para a instalação de sistemas de aterramento das instalações e equipamentos utilizados em redes aéreas de distribuição. 2. Aplicação Distribuição. 3. Documentos

Leia mais

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382)

FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) FAZENDA VARGEM BONITA/MG (REF. 382) ESTA FAZENDA É SOMENTE PARA GADO. CRIA E RECRIA. O PROPRIETÁRIO FAZ CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E PEGA IMOVEIS EM QUALQUER CIDADE, DESDE QUE NÃO SEJA SITIO, E FAZENDA MENOR..

Leia mais

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho SEGURANÇA COM ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho REGRAS DE SEGURANÇA A madeira a ser usada para construção de escadas, rampas

Leia mais

CONFINAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Luís Fernando G. de Menezes

CONFINAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Luís Fernando G. de Menezes CONFINAMENTO DE BOVINOS DE CORTE Luís Fernando G. de Menezes LUCROS DO CONFINAMENTO GANHO DO PRODUTOR Valorizaçãodo boi magro Peso de abate (logisticae produtividadepormatriz) Manejoda Pastagem e Recria

Leia mais

Procedimentos e normas para execução de alvenarias

Procedimentos e normas para execução de alvenarias Procedimentos e normas para execução de alvenarias Introdução Um bom projeto é indispensável para a execução de uma obra de qualidade, mas não adianta apenas ter em mãos um bom projeto: é preciso assegurar

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado

Estruturas de Concreto Armado Estruturas de Concreto Armado Pré-dimensionamento de lajes Concepção de modelo de cálculo das lajes Cálculo de carregamentos sobre lajes Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Definições LAJE Placas de concreto

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE AVIÁRIO PARA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE EM SISTEMAS ALTERNATIVOS EM PEQUENA ESCALA

CONSTRUÇÃO DE AVIÁRIO PARA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE EM SISTEMAS ALTERNATIVOS EM PEQUENA ESCALA CONSTRUÇÃO DE AVIÁRIO PARA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE EM SISTEMAS ALTERNATIVOS EM PEQUENA ESCALA Publicado o: 19/11/2013 Autor/s. : Jacir José Albino, Levino José Bassi, Márcio Gilberto Saatkamp e Alexandre

Leia mais

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES 1 Os projetos de edificações deverão ser apresentados nos formatos e dimensões

Leia mais

Orientações para instalação. domiciliar do sistema de FOSSA E SUMIDOURO

Orientações para instalação. domiciliar do sistema de FOSSA E SUMIDOURO Orientações para instalação domiciliar do sistema de Introdução Este manual destina-se a fornecer informações sobre construção e dimensionamento de sistema individual de tratamento de esgotos, especialmente

Leia mais

ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS ANEXO I TABELA 1 ÁREAS MÍNIMAS EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS CÍRCULO INSCRITO DIÂMETRO ÁREA MÍNIM A (m²) ILUMINAÇÃ VENTILAÇÃ PÉ DIREITO MÍNIMO (m) REVESTIMENTO PAREDE REVESTIMENTO PISO Salas 2,50 10,00 1/8

Leia mais

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Pluvial

Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Pluvial Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Pluvial INTRODUÇÃO A água da chuva causa danos: à durabilidade das construções; à boa aparência das construções. A água de chuva deve ser coletada e transportada

Leia mais

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Manejo e nutrição de bezerras e novilhas Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Introdução 1. Manejo pré-parto 2. Cuidados iniciais com o recém-nascido 3. Bezerreiro 4. Doenças 5. Aleitamento 6. Período

Leia mais

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos

AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. (Continuação) Parte II. Prof. João Santos AULA 3 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA (Continuação) Parte II Prof. João Santos ESQUADRIAS/ABERTURAS PORTAS Representar a(s) folha(s) da esquadria procurando especificar o movimento da(s) folha(s) e o espaço ocupado.

Leia mais

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa.

Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. Distribuição gratuita Dicas importantes para você construir ou reformar a sua casa. 1 Este folheto fornece informações úteis para orientá-lo na construção ou reforma de sua casa. Qualquer construção ou

Leia mais

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE COELHOS

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE COELHOS SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE COELHOS Claudio Scapinello 1, Ivan Graça Araújo 3, Yuri De Gennaro Jaruche 2, Bruna Ponciano Neto 3 1- Professor Titular do Departamento de Zootecnia- UEM- Maringá-PR. 2- Mestrando

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Aula 06 Declividade e estruturação viária Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas de Nível Estrada em serra francesa

Leia mais

Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho NOÇÕES DE ESTRUTURAS ESCADAS E RAMPAS Definição de Escada Série de degraus para subiredescer Dicionário Aurélio Construção formada por uma série de degraus, destinadas a ligar locais com diferenças de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DO GCL FORTLINER

PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DO GCL FORTLINER PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DO GCL FORTLINER RECEBIMENTO DO GCL NA OBRA O descarregamento na obra deve ser realizado com equipamento adequado, como por exemplo empilhadeiras, caminhão Munck, trator com

Leia mais

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas PLACA CIMENTÍCIA ÍNDICE Apresentação Placa Cimentícia Imbralit Principais Vantagens 01 01 Informações Técnicas Recomendações do Sistema Manuseio Aplicação Aplicação do produto - imagens Aplicação do produto

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 03 REVISÃO I UNIDADE Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos PROGRAMA DE NECESSIDADES - Não

Leia mais

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas

Rampas. Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas Rampas Fabrícia Mitiko Ikuta e Verônica de Freitas RAMPAS: conceito De acordo com a Pontifícia Universidade Católica (2009), as rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação

Leia mais

29/04/2014. Professor

29/04/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Elementos de Vedações Área de Construção Civil Prof. Dr. André Luís Gamino

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha. Dimensões e Características. Madeiramento

MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha. Dimensões e Características. Madeiramento MODELO COPPO VÊNETO- Telhas Cimentelha Dimensões e Características Madeiramento Utilização de Terminais Normas para o projeto Colocação da cumeeira Ficha técnica da telha: Comprimento 420 mm Largura 330

Leia mais

PORTARIA N. 711/1995

PORTARIA N. 711/1995 PORTARIA N. 711/1995 A aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos. Abaixo, a sequência de estudos dessa portaria: Capítulo IX parte geral (itens 1 3);

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 15 Instalações Prediais de Esgoto Sanitário Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento

Leia mais

OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS

OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS Corredor de Alimentação Deve ser elevado ou profundo em relação ao bordo mais alto do cocho. Construído com cimento liso, com declividade

Leia mais

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77

AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS. Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 AULA 5 DESENHANDO ESCADAS E RAMPAS Livro Didático - DA2 Pag 71 a 77 ESCADA Referência desenho: Material didático - aula escada. Autor desconhecido. Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: REPRESENTAÇÃO

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS

INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS INFRAESTRUTURA DE PONTES FUNDAÇÕES PROFUNDAS GENERALIDADES Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura; Devem ter resistência adequada para suportar as

Leia mais

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DA EMBRAPA Para atender os requisitos (BPL/ISO 17025) o projeto deve levar em conta: Dimensões. Detalhes construtivos. Localização/separação efetiva das diferentes atividades

Leia mais

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS ETM 007 VERSÃO 2 Jundiaí 2014 ETM-007 Sumário 1 Objetivo...2 2 Referências normativas...2 3 Definições...2 4 Requisitos gerais...2 Requisitos da caixa padrão DAE S/A para

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli CONCEITOS: Seção (Perfil) Transversal é a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente, em determinado ponto

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 1. SISTEMA EXTENSIVO: Quando os animais são criados extensivamente, no pasto, só são trazidos para o centro de manejo para a práticas zootécnicas (vacinações, castrações, brincagem).

Leia mais

Telhas ArcelorMittal

Telhas ArcelorMittal Telhas ArcelorMittal Apresentação As telhas de aço ArcelorMittal são produzidas a partir de bobinas de aço revestido que passam por perfiladeiras, assumindo formato trapezoidal ou ondulado. Os tipos de

Leia mais

Arborização do CEAN 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS. Autor do projeto: Peter Faluhelyi. Equipe da Oficina Pedagógica: alunos de 1º ano do CEAN.

Arborização do CEAN 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS. Autor do projeto: Peter Faluhelyi. Equipe da Oficina Pedagógica: alunos de 1º ano do CEAN. Arborização do CEAN Autor do projeto: Peter Faluhelyi. Equipe da Oficina Pedagógica: alunos de 1º ano do CEAN. 1. INTRODUÇÃO O projeto visa amenizar a temperatura ambiente e aumentar a umidade relativa

Leia mais

Descrição dos produtos Bambu Carbono Zero

Descrição dos produtos Bambu Carbono Zero Descrição dos produtos Bambu Carbono Zero Réguas de Bambu As réguas da Bambu Carbono Zero foram criadas para facilitar a aplicação de bambus nos seus diversos usos. Existem réguas de revestimento e réguas

Leia mais

COMPOSTAGEM DE BOVINOS INTEIROS Marcelo Henrique Otenio Foz do Iguaçu PR 08/05/2017

COMPOSTAGEM DE BOVINOS INTEIROS Marcelo Henrique Otenio Foz do Iguaçu PR 08/05/2017 apoio promoção COMPOSTAGEM DE BOVINOS INTEIROS Marcelo Henrique Otenio Foz do Iguaçu PR 08/05/2017 ESTUDO DE CASO DESTINAÇÃO DE CARCAÇAS DE BOVINOS EM PROPRIEDADES RURAIS Projeto TECDAM: Atividade: 02.13.10.005.00.04.002

Leia mais

Especificação Técnica de Projeto Nº 013

Especificação Técnica de Projeto Nº 013 SERVIÇO AUTÔNOMO ÁGUA E ESGOTO Especificação Técnica de Projeto Nº 013 ETP 013 Ligação de esgoto ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS... 2 3. CARACTERÍSTICAS GERAIS... 2 4. CAMPO APLICAÇÃO...

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

Laudo de Avaliação Fazenda Santo Antônio do Cadete

Laudo de Avaliação Fazenda Santo Antônio do Cadete fls. 33 Este documento é copia do original assinado digitalmente por ELAINE CRISTINA RODRIGUES DE FIGUEIREDO BARROS. Liberado nos autos digitais por Elaine Cristina Rodrigues de Figueiredo Barros, em 20/11/2013

Leia mais

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP ABNT NBR 15514 Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP OBJETIVOS Ao final dessa lição os participantes serão capazes de: Definir termos técnicos associados ao tema; Conhecer condições

Leia mais

CATÁLOGO DE PLATAFORMAS. ptus

CATÁLOGO DE PLATAFORMAS. ptus CATÁLOGO DE PLATAFORMAS ptus ptus Plataformas Elevatórias de Acessibilidade Garantir para todos o direito à acessibilidade nos espaços públicos e privados de uso coletivo. Nisto, baseia- -se o conjunto

Leia mais

SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES

SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES ARMAZENAR É ESSENCIAL PA R A O C R E S C I M E N TO DE TODAS AS EMPRESAS OS GALPÕES MODULARES TÓ P I CO S Ã O A S M E L H O R E S O P Ç Õ E S D E C U S TO - B E N E F Í C

Leia mais

CURSO EM EMERGÊNCIA SANITÁRIA PARA EXECUTORES

CURSO EM EMERGÊNCIA SANITÁRIA PARA EXECUTORES Cananéia 22 a 26de junho de 2009 CURSO EM EMERGÊNCIA SANITÁRIA PARA EXECUTORES Organização Mundial de Saúde OMS Organização Pan Americana de Saúde OPAS Centro Pan Americano de Febre Aftosa PANAFTOSA Secretaria

Leia mais

PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO

PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO 1 PROJETO ACÚSTICO E MEMORIAL DESCRITIVO Cliente: Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre HPS. Obra: Projeto acústico para a cobertura do HPS (Prédio Novo). Local: Porto Alegre, RS. - Setembro / 2005

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA INSTALAÇÃO UNIDADE DE MEDIÇÃO DE ÁGUA (U.M.A.) (DN 20 - Hidrômetro de 1,5 m3/h e 3,0 m3/h)

ORIENTAÇÃO PARA INSTALAÇÃO UNIDADE DE MEDIÇÃO DE ÁGUA (U.M.A.) (DN 20 - Hidrômetro de 1,5 m3/h e 3,0 m3/h) ORIENTAÇÃO PARA INSTALAÇÃO UNIDADE DE MEDIÇÃO DE ÁGUA (U.M.A.) (DN 20 - Hidrômetro de 1,5 m3/h e 3,0 m3/h) A presente orientação indica configurações de instalação da Unidade de Medição de Água (U.M.A.)

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal

Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA E objeto de aquisição deste edital os itens relacionados na tabela abaixo: Lote 01 Mobiliário para o Centro Administrativo Municipal ITEM 01 SALA DE COMPRAS E LICITAÇÕES 01

Leia mais

Rev Cantilever

Rev Cantilever Rev. 3 20.12.2013 Cantilever As estruturas Cantilever são sistemas de armazenagem principalmente vocacionados para a armazenagem de cargas longas e volumosas. Têm como principais características a grande

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM

REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM 1) Divulgação e Inscrições do Evento a) Disponibilizar divulgação geral do evento, através de revista,

Leia mais

BALANÇA BALANCA TRONCO

BALANÇA BALANCA TRONCO 40 ANOS BALANÇA BALANCA TRONCO Largura Máx. Sup.: Largura Máx. Inf.: Abertura Sup. Livre: Abertura Inf. Livre: 2,50 m 1,60 m 3,00 m 4,00 m 0,96 m 0,36m GRAFITE VERNIZ Sistema de contenção com 3 comandos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

Fundações Diretas Rasas

Fundações Diretas Rasas Fundações Diretas Rasas Grupo: Anderson Martens Daniel Pereira Ricardo N. Lima Ronaldo Guedes Vitor A. Teruya Vivian R. Pestana Professor Manoel Vitor O que são fundações? Elementos estruturais cuja função

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA. Prof. Silvana Ferreira Bicalho

SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA. Prof. Silvana Ferreira Bicalho SANEAMENTO BÁSICO DRENAGEM URBANA Prof. Silvana Ferreira Bicalho silfbicalho@hotmail.com Definições Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: Lei 11.445/2007- PNSB segundo alínea d do inciso I do caput

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento

MUROS DE ARRIMO. Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento MUROS DE ARRIMO Tipos Drenagem Estabilidade Dimensionamento DEFINIÇÃO Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. DEFINIÇÃO

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 1.896 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. 153) Altera a Norma Regulamentadora n.º 31. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação Universidade Federal do Paraná AZ-044 Suinocultura Instalações, ambiência e equipamentos Prof. Marson Bruck Warpechowski Princípios básicos Mais simples possível: conforto e manejo adequado (higiene, funcionalidade

Leia mais