OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS"

Transcrição

1 OITAVA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA BOVINOS LEITEIROS

2 Corredor de Alimentação Deve ser elevado ou profundo em relação ao bordo mais alto do cocho. Construído com cimento liso, com declividade de 1 a 2%, largura de 1,8 a 2,0m na posição frente a frente e 0,9 a 1,5 na costa a costa.

3

4 Corredor de Passagem Entre as linhas de baias deve ser prevista uma área de passagem para que as vacas alcancem o cocho e os bebedouros mais rapidamente. Devem possuir no mínimo 1,8m de largura, e serem elevados acima dos corredores principais para evitar que sejam atingidos pelos dejetos.

5

6

7 Cochos O cocho de um freestall é uma estrutura de simples construção. A ração é despejada em uma superfície elevada de 6 a 15 cm acima do piso do estábulo, ao longo dos corredores de alimentação. O animal alcança a ração passando a cabeça sobre uma mureta de 50 cm feita de concreto entre o corredor de distribuição d ração e o cocho, conforme pode ser visualizado abaixo. A grade, a qual define o limite superior do espaço para a passagem da cabeça da vaca, é feita de corda, cano ou madeira.

8

9 Espaçamento recomendado de cocho (cm/vaca) conforme o tipo de arraçoamento e idade das vacas. Tipo de arraçoamento Idade da vaca, meses >24 Feno ou silagem à vontade 10,0 10,0 15,0 15,0 15,0 15,0 Ração misturada à vontade 30,0 30,0 40,0 45,0 45,0 45,0 Feno, silagem ou ração, 1 x/dia 30,0 45,0 55,0 65,0 65,0 65,0-75,0 Geralmente recomenda-se um espaçamento de 45 a 60 cm de cocho por vaca no caso de se fornecer ração completa disponível a maior parte do dia, mas estas recomendações de espaço devem ser continuamente reavaliadas quando no futuro se for utilizar vacas com produção mais elevada.

10 Divisórias metálicas devem ser fixadas nas muretas, tanto para a contenção das vacas na área de alimentação, mas também para evitar competição por alimento. As divisórias devem possuir um sistema de contenção, de maneira que quando a vaca abaixe a cabeça para comer, o sistema feche, e rapidamente se abra quando a vaca tentar sair.

11 A contenção das vacas pode ser realizada com divisórias de metal. Sua altura varia de 1,40 a 1,60 metros e sua largura de 0,90 a 1,20 m. Pode ser feito com separação de ferro sobre o piso e essas separações devem apresentar de 1,0 a 1,20m de altura e comprimento de 2m. O cocho deve ser mantido limpo e livre de restos de alimento, a fim de estimular a ingestão de alimento e controlar as condições sanitárias do rebanho.

12

13 Os cochos devem ser de concreto de alta resistência ou, de outro material resistente como a cerâmica. Outra versão de comedouro, seria um cocho simples para alimentação, com cantos arredondados, com declividade de 0,15 a 0,20%, largura de 0,60 a 0,80m; profundidade de 0,25 a 0,50cm; sendo mais alto que o piso do estábulo com borda inferior de no mínimo 0,15 m acima do fundo e a superior de 0,40 a 0,60m acima do fundo; quanto mais liso melhor e a sua capacidade deverá ser de preferência para mais do que para menos alimento. O fundo do cocho deve estar 30 cm mais alto que o piso.

14 Bebedouros Os bebedouros devem possuir um espaço 5cm de perímetro de tanque par cada vacas. São necessários pelo menos dois bebedouros para cada grupo de vacas. A profundidade do bebedouro não deve ultrapassar os 20cm para que a água permaneça fresca e acumule menos sujeira. Instalar drenos ou ralos para facilitar a limpeza.

15

16 Imagem Modelo Capacidade da válvula Recomendação C5 5 litros/min* Bezerros C10 10 litros/min* Bezerros e novilhas C20 20 litros/min* Vacas de alta produção S22 22 litros/min* Vacas de alta produção

17

18 O acesso à água fresca torna-se mais importante no verão quando o consumo por vaca aumenta. Fornecer espaço para bebedouros extras a serem utilizados durante o clima quente. Outros pesquisadores indicam dois tipos de bebedouros, os individuais ou coletivos. Os coletivos são em geral ao longo do cocho, com as seguintes características: declividade de 0,15 a 0,20%, largura de 0,30 a 0,40m, e 0,25 m de fundo. Este é mais simples e barato e higiênico que o individual. Estes podem ser automáticos ou controlados por bóias.

19 Consumo de água de vacas em vários estágios de produção Animal Consumo de água, L/cabeça/dia Bezerras Novilhas Vacas Secas Vacas em Produção

20

21 Esta relação aos bebedouros de concreto armado, devem ser indispensavelmente limpos, de boa aparência e duração ilimitada. Ao redor do bebedouro aconselha o uso de piso, que pode ser do concreto ou pedras brutas, que vão evitar o acúmulo de lama. O nível do tanque á mantido por torneiras de bóias, que devem ficar protegidas.

22

23 Piso O piso deve ser de cimento rugoso com declividade de 2,0 a 2,5%, feito com argamassa para concreto (pedra brita, areia e cimento), dispensando o uso da cal, pois ela é facilmente corroída pelas fezes e urina. A espessura do piso cimentado deve ser de 7,0 a 10,0cm. O piso deve ter textura adequada para uma caminhada segura evitando quedas e escorregões.

24

25

26 Corredor de Limpeza Sua largura varia com a largura e comprimento do piso e a disposição das vacas. Do tipo frente a frente, mede de 1,40 a 1,60 m; no tipo costa a costa mede de 1,80 a 2,00m. O concreto dos corredores deve ser sulcado de modo a facilitar a limpeza e não prejudicar a movimentação das vacas. Rugosidade excessiva (pontas agudas) pode causar problemas nas patas ou pernas. Os sulcos devem ser espaçados de 10 a 15 cm e com profundidade de 1,5 a 2,5 cm. Devem ser paralelos na direção do raspador de dejetos com declividade de 0,5 a 1%.

27 Modelo de Freestall O modelo de freestall deve ser determinado com base: no manejo a ser utilizado, tanto dos animais, como do arraçoamento e limpeza de dejetos; no numero de animais a ser confinado e expansão futura. Um exemplo de freestall com quatro filas, com aproximadamente 200 baias e um centro de ordenha. São confinados 4 grupos de vacas, mas o freestall pode ser construído para acomodar 4 grupos de diferentes tamanhos.

28

29 Por exemplo, o freestall poderia ser ocupado por um grupo de 67 vacas leiteiras de alta produção, outro grupo de 33 vacas de média produção, outras 33 vacas em um grupo de baixa produção e o último grupo de 67 vacas na primeira lactação. Ou poderia alojar três grupos de vacas leiteiras (67 vacas de alta produção, 33 de baixa e 67 em primeira lactação) com um grupo de 33 vacas secas. Outras combinações podem ser feitas.

30 Caso seja necessário, a área do freestall pode ser subdividida com grades e portões para o confinamento de mais grupos de diferentes idades, permitindo a alimentação diferenciada. Expansões futuras podem ser feitas no freestall, no sentido do comprimento, podendo-se confinar de 400 a 500 vacas, devendo-se considerar a capacidade da ordenha. Uma variação no arranjo do freestall em quatro fileiras. As filas de baias são colocadas cabeça a cabeça para favorecer a ventilação e diminuir a chance de entrada de sol e chuva nas baias.

31 O esquema do freestall com 2 linhas de baias cabeça a cabeça, com corredor lateral de alimentação, associado a um esquema de área de ordenha e processamento do leite, é adequado para vacas leiteiras. Para rebanhos maiores, estábulos similares podem ser construídos paralelos ao primeiro. A distância entre os estábulos deve ser no mínimo de 20,0 m para favorecer a ventilação de verão.

32

33 Um freestall com 6 filas também pode possuir um corredor central de alimentação, com três linhas de baias em ambos os lados. Deve possuir no mínimo 26m de largura. O arranjo de seis filas resulta em menor custo de construção. Neste caso, o espaço construído por vaca é aproximadamente 20% menor do que um estábulo de quatro linhas.

34 Contudo, os custos da instalação, dos bebedouros, e portas permanecem os mesmos. Em um estábulo de seis linhas, reduz-se o espaço de alimentação em 3,75cm por vaca. As pesquisas tem mostrado que essa redução de espaço não é problema caso se use ração completa misturada e distribuída no cocho. Porem, maior atenção deve ser dada à ventilação em estábulo com arranjo de 6 linhas de baias, pois sua maior largura pode resultar em estresse, favorecendo temperaturas e umidade mais elevadas.

35 Baias para Touros Devem ser construídas no corpo do estábulo ou próximas dele, medindo 4 x 4m para touros de raças grandes e 3,5m para raças menores. As baias para outros deverão contar com cocho bebedouro, manjedoura e piquete anexo para exercício, com área mínima de 200 metros quadrados. É conveniente que a baia permita a alimentação do touro sem a entrada do tratador; as portas deverão ser reforçadas e tanto elas como as paredes deverão ter altura suficiente para que o touro não fuja.

36 Sala de ordenha Deverá estar situada no corpo do estábulo com arejamento e iluminação suficientes, com teto de estuque e piso impermeável e resistente; paredes revestidas de azulejo pelo menos até 2m de altura; janelas e portas teladas e providas de molas; as vacas podem estar dispostas em uma ou em duas filas de acordo com o tamanho do rebanho.

37

38

39

40

41

42

43

44 Existe grande variedade de tipos de salas de ordenha. Na escolha deve-se considerar o número de animais a ordenhar, ou ainda o tipo de ordenha isto é: - Ordenha Manual - Ordenha Mecânica

45

46

47 Os modelos sem fosso são indicados tanto para ordenha manual como para mecânica, e os modelos com fosso, apenas para ordenha mecânica. Em qualquer dos sistemas deve-se observar: - Localização: Local alto, seco, protegido dos ventos frios por quebravento, aberto para o norte; - Piso: Deve ser de cimento ou de laje, com um caimento de 2%, ou seja, 2 cm para cada metro, para vala desaguadoura;

48

49 - higienização: Em locais próprios, devem ser instaladas torneira de água, para facilitar a higienização, não só dos animais, mas do próprio recinto após a utilização. Sala de Espera É importante que a área de acesso à ordenha seja sombreada, com piso cimentado, pois é importante que no momento que antecede à ordenha as vacas não recebam nenhum tipo de estresse.

50 Sala de Leite Deve ficar ao lado da sala de ordenha; é o local onde o leite proveniente da ordenha é filtrado, resfriado e armazenado antes de seu beneficiamento no laticínio. Deve ter pé-direito mínimo de 3 m, laje ou forro e janela para ventilação, com tela fina, para evitar a entrada de insetos. O teto deve ser de estuque e piso de cimento ou ladrilhos; paredes revestidas de cimento liso ou azulejo brancos; portas telas.

51 É importante que seja limpa, livre de animais, com água em abundância para os serviços de higienização dos equipamentos de ordenha, tais como: baldes, coadores, latões, escovas, teteiras das ordenhadeiras.

52 Para o perfeito funcionamento, e de acordo com sistema de exploração do gado leiteiro, tem-se como equipamento e acessórios necessários à sala de leite: - Suporte para latões, tanque de água e sapata do resfriador; - Tanque para lavar equipamentos com banca lateral; - Resfriador para manter o leite até o embarque; - Mesa e prateleiras para produtos veterinários e pequenos utensílios; - Estrados metálicos para colocar latões limpos; - Dreno (caixa sifonada); - Bomba de vácuo para ordenha mecânica; - Filtro de leite e pré-resfriador; - Tanque resfriador para leite em aço inoxidável; - Painel de controle elétrico.

53

54

55

56

57

58 Bezerreiros Podem ser abrigados em um único estábulo, ou em abrigos individuais. Sendo o número de baias dependente do número de vacas do rebanho. Em bezerreiros é importante manter o local seco e limpo, e desinfetá-lo quinzenalmente até a altura de 1,5m. Deve haver um controle dos ventos frios, através de renques de vegetação ou fechando-se o lado da construção correspondente a incidência de vento.

59

60

61 Locar o bezerreiro de modo que as baias individuais recebam sol do nascente ou poente (Leste-Oeste). Devem ser construídas baias de dois tipos: individuais, para bezerros até 2 meses de idade e coletivas para bezerros de 2 a 6 meses de idade.

62

63

64

65

66 Curral É a área destinada ao manejo e alimentação do gado que não é totalmente confinado em estábulos, exigindo 4 a 8 m 2 de piso por vaca. Devem ser construídos com materiais resistentes, duráveis e que possibilitem maior eficiência no trato dos animais. Em alguns casos, pode ser necessário um curral de espera para ordenha (Sala de Espera).

67 Vacas 2 3 Semanas Pré-parto Estas vacas requerem um ambiente seco, limpo com acesso a um piquete seco para exercício. Devem ser separadas em um outro freestall a fim de fornecer alimentação diferenciada, facilitando a observação frequente, devendo ser próxima à área da maternidade.

68 Maternidade Deve ser em um freestall separado com divisões de baias para cada grupo de 20 vacas, separando uma área para isolamento das vacas em trabalho de parto. Cada baia maternidade deverá medir 4 X 4 metros e ser provida de cocho e bebedouro com piso de cimento áspero e de escoamento fácil. Deve possuir gaiolas individuais, especialmente para bezerreiras mais jovens. O ambiente deve ser ventilado e com baias limpas, secas e bem acolchoadas.

69

70 Vacas de até 7 dias Pós-parto Devem ser alojadas em uma áreas especial para observação antes de removê-la para o rebanho em produção. Esta área especial pode ter baias ou gaiolas largas. Em um rebanho maior, deve-se prever um estábulo especial hospital/maternidade, para alojar vacas nesta categoria de manejo bem como vacas que estão parindo ou tem outras necessidades especiais.

71

72

73 Vacas Secas Devem ser separadas do rebanho leiteiro para propósito de alimentação diferenciada e para realizar os tratamentos médicos recomendados.

74 Sala de Ração Em propriedades com grandes rebanhos alimentação em regime de confinamento ou semi-confinamento, recomenda-se a instalação de uma pequena fábrica de ração que geralmente, possui uma capacidade de produção de ração de 1 a 3 toneladas/hora. Uma pequena fábrica compõe-se dos seguintes equipamentos: - Peneira para pré-limpeza do grão; - Silo graneleiro para recepção e armazenamento de grãos, com carga e descarga automatizados;

75 - Silo pulmão para receber os grãos antes da moagem; - Moinho ou triturador; - Silo para recepção do grão moído localizado sobre a moega de pesagem; - Balança; - Misturador vertical e horizontal.

76

77

78

79 Silos A escolha adequada do tipo de silo tem papel importante no retorno dos investimentos gastos num sistema de exploração de leite. A lucratividade dos investimentos com silos depende: - Disponibilidade de mão-de-obra e da facilidade em manejar a silagem; - Da eficiência em preservar o valor nutritivo da forragem; - Do custo inicial dos investimentos e do custo anual da operação.

80

81 Existem basicamente dois tipos de estrutura de armazenamento de forragens ensiladas: os silos verticais e os horizontais. Entre os verticais, também conhecidos como silos cilíndricos, encontram-se os meia encosta e os cisternas e o torre. Entre os horizontais têm-se os trincheira, e o de superfície sem proteção lateral e o de superfície com proteção lateral tipo bunker conhecido como trincheira.

82

83 Depósito de Cama Situado próximo ao estábulo, com capacidade para armazenar cama para 2 dias no mínimo; calcula-se 5kg desse material par vaca dia.

84 Galpão de Feno É a construção simples, destinada armazenar o feno. Deve oferecer ótimas condições de conservação, isto é, deve ser bem ventilado e coberto, evitando chuva direta, para que não ocorra a lavagem do feno, o que diminui sensivelmente, seu valor nutritivo. As paredes laterais e o assoalho deverão ser feitos de sarrafos. A cobertura deverá ser de telhas de zinco, de eternit ou mesmo de telha francesa.

85

86 Mangueira, Brete e Tronco A mangueira ou curral, em algumas regiões, consiste em uma pequena área destinada a reunir e conter o gado para os trabalhos rotineiros da criação, ou seja, vacinação, sinalização, marcação, curativos, ou descornas. Convém construir as mangueiras em forma circular, evitando cantos onde o gado se acumula, se aperta, podendo resultar em injúrias nos mais fracos. O diâmetro varia de 15 a 50 m, ao maior quando a forma é elíptica. A superfície varia de acordo com o tamanho do rebanho.

87 Deve-se construir a cerca com postes reforçados, distanciados de 2 a 4 m. O curral continua com o funil, ou seringa, cuja abertura maior é separada da manga, por uma cancela, e a menor dá entrada ao brete. O brete deve ter 10 m de comprimento, na sua construção utiliza-se tábua de 1 a 2 polegadas com uma distância de 5 cm entre elas. Deve ter 1,4 a 1,6 m de altura, em forma de V, cortado em seu vértice cujas dimensões são de 46 cm na parte inferior e 94 cm na parte superior (estas medidas são internas).

88 Ao longo do brete, a cada 2m, faz-se furos nas tábuas junto ao palanque, para passar travessas roliças, objetivando trancar os animais. Quando necessário trabalhá-los, junto à parede do brete, ao longo dele, instala-se um andaime de cm de largura e a 50 cm do solo, por onde circula o produto para executar seu trabalho.

89 Na parte terminal do brete, instala-se o tronco com guilhotina, para imobilizar o animal a fim de examiná-lo mais demoradamente, ou executar uma tarefa mais delicada, evitando realizá-la a campo, no laço, porque muitas vezes o animal se acidenta, machucando-se com certa gravidade.

90 Cerca A contenção do rebanho dentro de uma prédeterminada área de campo é obtida por tapumes, conhecidos vulgarmente por cercas. Encontram-se os mais variados tipos de cercas, como as de arame farpado ou liso, ou de ambos (mista), de listões de madeira, de pedra e ainda a cerca elétrica.

91

92

93

94

95

96

97 Abrigos Naturais Os abrigos devem ser lugares bem drenados, secos e limpos de vegetação espinhosa. Devem possuir a forma de L ou U, dirigindo a abertura para o noute. Para uma área de 10ha, implanta-se um abrigo natural de 500m 2. Os abrigos podem também situar-se ao longo da cerca da divisa, ou ainda, em forma de capão (maciço), somando os cantos em cruz, dos quatro potreiros.

98 Os abrigos em V, L, ou U ao longo da cerca, são feitos de 4 a 5 fileiras de árvores, formando uma barreira de 4m de largura e comprimento proporcional. As espécies mais utilizadas são eucaliptos, álamos, plátanos, entre outras. Em locais de abundância de palha ou madeira, deve-se fazer abrigos rústicos, com o lado Sul fechado por uma meia parede e um telhado de palha que pode ser em cumieira ou ½ água, sendo a parte mais alta dirigida para o norte.

99 Esterqueira A esterqueira é uma instalação apropriada para receber o esterco produzido pelo rebanho recolhido em currais e estábulos, diminuindo o seu poder poluidor e possibilitando seu posterior aproveitamento como fertilizante para lavoura e pastagens. A localização ideal seria um terreno inclinado que, após corte, permitisse a carga na cota mais alta e descarga na inferior.

100

101

102 Deve ser construído em alvenaria com piso concentrado e ser dividido em três partes para receber o esterco. Enquanto a primeira está sendo carregada, a segunda está em curtimento e a terceira em descarga. Há vários modelos de esterqueiras, cuja diferença básica entre elas é o tipo de utilização dos dejetos líquidos ou sólidos.

103

104 A esterqueira para material líquido ou chorumeira é utilizado em propriedades que disponham de água em abundância para lavagem dos currais e carretas-tanque para transportar a água servida até as lavouras ou pastagens. Esta água é encaminhada por tubos ou canaletas diretamente para a esterqueira. O fundo da chorumeira deve ter um rebaixo do piso para facilitar a descarga e ser feita uma tampa para permitir o emprego de mangotes de sucção dos tanques coletores ou a realização de vistorias.

105

106 Apesar do curtimento do esterco com restos orgânicos em camadas sobre o solo, as esterqueiras para material sólido ainda são bem aceitas pilos produtores que possuam limitação de água e de equipamentos. As dimensões as esterqueira deverão ser de acordo com o tamanho do rebanho da propriedade, bem como de acordo com o período desejado para seu enchimento e o tempo considerado necessário para o esterco ficar curtido.

107

108 O esterco depois de raspado pode ser transportado por veículo, carroça ou reboque de trator e despejado pela parte de trás da esterqueira. A área deve ser coberta com telhas de fibrocimento, para proteger o material da incidência do sol e da água de chuva. O líquido que escorre deve ser encaminhado para um tanque que evita o ser escorrimento pelo terreno e a proliferação de moscas.

QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE QUINTA e MEIA, AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE Devido as grandes áreas territoriais, a exploração de gado de corte

Leia mais

INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA

INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA INSTALAÇÕES PROPRIEDADE LEITEIRA Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro Disciplina de Bovinocultura FEA ANDRADINA 30/05/2015 OBJETIVO DA ATIVIDADE LEITEIRA BEA; conforto térmico; Facilidade ao manejar os animais;

Leia mais

Instalações para caprinos e ovinos

Instalações para caprinos e ovinos Instalações para caprinos e ovinos Professor: Aparecido Porto da Costa Disciplina: Caprinovinocultura E-mail: aparecidoport@hotmail.com Introdução As instalações e equipamentos são de fundamental importância

Leia mais

Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência

Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência Pecuária Intensiva: Construções e Ambiência Instalações para Bovinocultura Carla Cristina da Silva Catariny Fontana Nicoli Diego José Fernandes Gabriel do Carmo Azevedo Pedro Henrique da Silva Regislaine

Leia mais

Construção de um "silo secador

Construção de um silo secador Construção de um "silo secador Ao decidir por finalizar a secagem durante o armazenamento ou secagem em silo e que a construção seja realizada na fazenda, um passo muito importante é a escolha do local.

Leia mais

Sistemas de produção de

Sistemas de produção de Sistemas de produção de leite Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento Zootecnia Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais sandragesteiracoelho@gmail.com Sistema extensivo- gado mantido

Leia mais

Projetos gado de leite Enfase instalações. Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário

Projetos gado de leite Enfase instalações. Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário Projetos gado de leite Enfase instalações Marcelli Antenor de Oliveira, MsC Médico Veterinário Qual a definição de Projeto? O que se tem intensão de fazer Etapas na elaboração de um projeto Escolher o

Leia mais

INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE

INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE INSTALAÇÕES PARA GADO DE CORTE I. INTRODUÇÃO Considerando-se o efetivo do rebanho, taxa de abate e índices de exportação, os países que se destacam na bovinocultura de corte são Índia, China, Estados Unidos,

Leia mais

DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE

DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE DÉCIMA SEGUNDA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA CAPRINOS DE LEITE E DE CORTE INTRODUÇÃO Com o preparo certo, criar cabras pode ser uma das mais agradáveis experiências agrícolas. A importância

Leia mais

Instalações para bovinos de leite. Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite

Instalações para bovinos de leite. Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite Instalações para bovinos de leite Professor: Leonardo Assis Dutra Disciplina: Bovinocultura de leite E-mail: leodutra@live.com Introdução Ponto fundamental na produção animal (leite) Devem ser amplas,

Leia mais

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI

Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Prof. Marcelo Nogueira Reis UNITRI Sistemas de Produção Sistema extensivo Este sistema apresenta baixa produção por animal (Kg de leite/vaca/ano) e produtividade por área (litros de leite/ha/ano, UA/ha/ano),

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@hotmail.com www.vigoderis.hol.es Permitir possível expansão Evitar obstrução

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução Introdução Equipamentos e Instalações para caprinos Bruno Biagioli bruno.biagioli@unesp.br www.fcav.unesp.br/kresende Aula Semana Dia Horas/Aula Assunto Teórica Prática T/P 1 19/2 Integração

Leia mais

Avicultura Frango de Corte Nome Frango de Corte Informação Produto Tecnológica Data Agosto Preço - Linha Avicultura Informações.

Avicultura Frango de Corte Nome Frango de Corte Informação Produto Tecnológica Data Agosto Preço - Linha Avicultura Informações. 1 de 5 10/16/aaaa 10:59 Avicultura Nome Informação Produto Tecnológica Data Agosto -2000 Preço - Linha Avicultura Informações Resenha resumidas sobre Autor(es) João Ricardo Albanez - Zootecnista Avicultura

Leia mais

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. website:

Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S.   website: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. Email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.ricardovigoderis.tk Aproximação do homem com o leite

Leia mais

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho

Area de vivencia na construcao civil. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia na construcao civil Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Seguranca do Trabalho Area de vivencia As áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e

Leia mais

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO

SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO SANITÁRIO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Hidráulica e Saneamento Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: TH053 Saneamento Urbano II SISTEMA DE TRATAMENTO INDIVIDUAL DE ESGOTO

Leia mais

Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos visando a obtenção de alimentos seguros

Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos visando a obtenção de alimentos seguros O Vigilante Sanitário http://ovigilanatesanitario.wordpress.com E mail : ovigilantesanitario@hotmail.com Cada segmento

Leia mais

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento

Anexo Procedimento de Instalação de Alojamento Anexo 1.4-8 - Procedimento de Instalação de Alojamento Revisão 00 Data 02/02/2015 1 de 15 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: Eng. Segurança do Trabalho Gestão de QSMS Direção Indústria e Energia

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ESGOTO SANITÁRIO... 3 1.1 Sistemas de esgotos... 3 1.2 Itens do

Leia mais

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa

que sua obra Cartilha Explicativa A evolução precisa A evolução que sua obra precisa Cartilha Explicativa Vantagens - Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos. - Diminui o tempo de construção em

Leia mais

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal

Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal Ambiência e sua influência na produção animal e vegetal ENG 05259 CONSTRUÇÕES RURAIS Allison Queiroz de Oliveira Daniela Couto Bestete Geyse de Oliveira Costa Jordanna da Gripa Moreira Alegre, 2018 Mateus

Leia mais

Orientações para instalação. domiciliar do sistema de FOSSA E SUMIDOURO

Orientações para instalação. domiciliar do sistema de FOSSA E SUMIDOURO Orientações para instalação domiciliar do sistema de Introdução Este manual destina-se a fornecer informações sobre construção e dimensionamento de sistema individual de tratamento de esgotos, especialmente

Leia mais

Boas Práticas de Produção: Influência na Qualidade do Leite

Boas Práticas de Produção: Influência na Qualidade do Leite Boas Práticas de Produção: Influência na Qualidade do Leite Fatores Importantes para o Sucesso das Boas Práticas de Produção Aceitação e cumprimento do Plano por parte do Produtor Rural; Engajamento de

Leia mais

Instalações para Avicultura de postura

Instalações para Avicultura de postura Universidade Federal do Espírito Santo CCAE - Centro de Ciências Agrárias e Engenharias Disciplina: Construções Rurais Instalações para Avicultura de postura Ana Caroline,Filipe, Glauco, Hortência, Hugo,Mayara

Leia mais

Sauna passo-a-passo. SOCALOR saunas

Sauna passo-a-passo. SOCALOR saunas A escolha do tipo de sauna é fundamental e depende da finalidade do uso. Para comerciais onde o uso é maior, ou para sítios, chácaras, fazendas, casas e para quem gosta de mais originalidade e economia,

Leia mais

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS

Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Pilar: Empresa (Gestão - Condições físicas) AVALIAÇÃO SIM NÃO NA(*) OBS 1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES 1.1

Leia mais

Curso de Ensino à Distância - CERAT

Curso de Ensino à Distância - CERAT Curso de Ensino à Distância - CERAT PRODUÇÃO DE MANDIOCA DESCASCADA E SANITIZADA (MINIMAMENTE PROCESSADA) Educador: Dr. Marcelo Álvares de Oliveira Pesquisador CERAT 2006 DETALHES DA CONSTRUÇÃO, DA INSTALAÇÃO

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES AULA 03 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Prof. Msc. Anderson Alencar Edificações - IFPA INTRODUÇÃO Materiais de construção são todos os utilizados nas obras (construção de casas, prédios

Leia mais

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS

MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS MANUAL DE MANUSEIO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE BOBINAS DE CABOS ELÉTRICOS OBJETIVO Estabelecer condições para o correto manuseio, transporte e armazenamento de bobinas de cabos elétricos, com o objetivo

Leia mais

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br Introdução Introdução INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO

Leia mais

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com

trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com Norma NR 18 Condições de Trabalho na Indústria da Construção Publicada pela Portaria nº. 4, de 04/07/95. Juntamente com esta NR, A NR-7 e a NR-9 também determinam Programas referentes à Saúde Ocupacional

Leia mais

PORTARIA N. 711/1995

PORTARIA N. 711/1995 PORTARIA N. 711/1995 A aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos. Abaixo, a sequência de estudos dessa portaria: Capítulo IX parte geral (itens 1 3);

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

Profa. Dra. Alda Lúcia Gomes Monteiro Disciplina de Ovinocultura 2013

Profa. Dra. Alda Lúcia Gomes Monteiro Disciplina de Ovinocultura 2013 INSTALAÇÕES PARA OVINOS Profa. Dra. Alda Lúcia Gomes Monteiro Disciplina de Ovinocultura 2013 Temperaturas e ZCT Cordeiros TCI 6oC ; TCS 34oC ; ZCT 25 a 30oC (Baêta e Souza,1997) Ovinos adultos TCI -20

Leia mais

Universidade Federal Rural da Amazônia Instituto de Saúde e Produção Animal Setor de Zootecnia. Prof. Almir Vieira Silva

Universidade Federal Rural da Amazônia Instituto de Saúde e Produção Animal Setor de Zootecnia. Prof. Almir Vieira Silva Universidade Federal Rural da Amazônia Instituto de Saúde e Produção Animal Setor de Zootecnia Sistemas de ordenha, manejo e processamento industrial do leite Prof. Almir Vieira Silva Belém - 2011 1.Introdução

Leia mais

Disciplina: Criação e Exploração de Aves Prof. Msc. Alício José Corbucci Moreira

Disciplina: Criação e Exploração de Aves Prof. Msc. Alício José Corbucci Moreira Produção de Ovos Comerciais Disciplina: Criação e Exploração de Aves Prof. Msc. Alício José Corbucci Moreira Objetivos Identificar e compreender as peculiaridades da produção de ovos comerciais, assim

Leia mais

MEMORIAL INSTALAÇÕES SANITÁRIAS SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO OBRA ESCOLAR MONTE CARLO SC

MEMORIAL INSTALAÇÕES SANITÁRIAS SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO OBRA ESCOLAR MONTE CARLO SC MEMORIAL INSTALAÇÕES SANITÁRIAS SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO OBRA ESCOLAR MONTE CARLO SC MARÇO DE 2017 Monte Carlo 2017 1 MEMORIAL DE CÁLCULO PARA O SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS Para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

Observação: Telhados verdes ou com vedados com Betumem podem causar a coloração da água.

Observação: Telhados verdes ou com vedados com Betumem podem causar a coloração da água. A melhor qualidade de água O filtro de água de chuva PURAIN cuida da qualidade da água da sua cisterna. Os filtros PURAIN são destinados à filtração da água da chuva, coletada de telhados cerâmicos, metálicos,

Leia mais

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO

COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO COCHO DE BOMBONAS OPÇÃO PRÁTICA E BARATA PARA O SEMICONFINAMENTO O semiconfinamento é um sistema de engorda em pastagens que permite atingir o ponto de terminação dos animais em um período curto de tempo

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas.

Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Em alguns canteiros encontramos locais adequados para guarda da comida preparada em empresas especializadas. Exemplos de estoques de alimentos organizados e dedetizados constantemente. Trabalhadores que

Leia mais

A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit.

A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit. A caixa-d água de polietileno polivalente da Eternit. As caixas-d'água de polietileno Eternit são de alta densidade e grande resistência, produzidas pelo processo de rotomoldagem totalmente mecanizado,

Leia mais

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDAPREN SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma manta líquida, de base asfalto e aplicação a frio, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável. Apresenta ótimas características de elasticidade e tem

Leia mais

NexaLux Guia de Instalação. Rev.: 1

NexaLux Guia de Instalação. Rev.: 1 Rev.: 1 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM

REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM REQUISITOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE VAQUEJADA OFICIALIZADAS PELA ABQM 1) Divulgação e Inscrições do Evento a) Disponibilizar divulgação geral do evento, através de revista,

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (4ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Segurança no trabalho - Visitantes - Condições ambientais - 1-Visitantes Todas as pessoas

Leia mais

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação Universidade Federal do Paraná AZ-044 Suinocultura Instalações, ambiência e equipamentos Prof. Marson Bruck Warpechowski Princípios básicos Mais simples possível: conforto e manejo adequado (higiene, funcionalidade

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os forros Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 - Base: 1.1 - Fundação: 1.1.1 - Brocas com diâmetro mínimo de 20 cm em concreto estrutural, executadas manualmente, com profundidade média de até 3,00 m. 1.1.2 -

Leia mais

23/6/2010. Dejetos fezes, urina, bebedouros, higienização e resíduos suínos, aves e bovinos leiteiros Confinamento. Dejetos.

23/6/2010. Dejetos fezes, urina, bebedouros, higienização e resíduos suínos, aves e bovinos leiteiros Confinamento. Dejetos. Dejetos fezes, urina, bebedouros, higienização e resíduos suínos, aves e bovinos leiteiros Confinamento Jean Berg Carolina Mendes Dejetos Manejo Riscos sanitários Homem e animal Difusão de microrganismo

Leia mais

CC-MD-08 Águas Pluviais, Esgoto Sanitário e Industrial

CC-MD-08 Águas Pluviais, Esgoto Sanitário e Industrial CC-MD-08 Águas Pluviais, Esgoto Sanitário e Industrial 1- INTRODUÇÃO Este memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para contratação de empresa especializada para a realização de rede de coleta

Leia mais

SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES

SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES SOLUÇÕES EM GALPÕES MODULARES ARMAZENAR É ESSENCIAL PA R A O C R E S C I M E N TO DE TODAS AS EMPRESAS OS GALPÕES MODULARES TÓ P I CO S Ã O A S M E L H O R E S O P Ç Õ E S D E C U S TO - B E N E F Í C

Leia mais

Telhas ArcelorMittal

Telhas ArcelorMittal Telhas ArcelorMittal Apresentação As telhas de aço ArcelorMittal são produzidas a partir de bobinas de aço revestido que passam por perfiladeiras, assumindo formato trapezoidal ou ondulado. Os tipos de

Leia mais

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas PLACA CIMENTÍCIA ÍNDICE Apresentação Placa Cimentícia Imbralit Principais Vantagens 01 01 Informações Técnicas Recomendações do Sistema Manuseio Aplicação Aplicação do produto - imagens Aplicação do produto

Leia mais

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Manejo e nutrição de bezerras e novilhas Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Introdução 1. Manejo pré-parto 2. Cuidados iniciais com o recém-nascido 3. Bezerreiro 4. Doenças 5. Aleitamento 6. Período

Leia mais

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO III.1 - SISTEMA EXTENSIVO DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS 1. Não há preocupação com a produtividade, os animais não são identificados; 2. Não existe controle reprodutivo; 3. Suínos

Leia mais

Sistema Dorset. biomassa e esterco

Sistema Dorset. biomassa e esterco Sistema Dorset de secagem de biomassa e esterco de galinha n Secagem de: Biomassa Cavaco de madeira Sobras de biodigestor Lodo de esgoto Esterco de galinhas Ração animal n Compacto e flexível n Usina de

Leia mais

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m²

AC FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² Água da Chuva AC-500 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO APLICAÇÃO PARA TELHADOS DE ATÉ 500m² FICHA TÉCNICA Filtro para aproveitamento de água da chuva Conexões de entrada:

Leia mais

Como aumentar a eficiência de uma Exploração Leiteira

Como aumentar a eficiência de uma Exploração Leiteira Como aumentar a eficiência de uma Exploração Leiteira Eficiência Os Equipamentos e Instalações para produção de Leite, têm de satisfazer as necessidades do produtor ao consumidor A passagem do leite pela

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 4 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE.

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. 1 PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. Na hora de construir ou reformar, o Brasil pode contar com a experiência, a qualidade e o respeito ao seu bolso que a Precon Goiás demonstra em cada produto. São

Leia mais

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31:

FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 31: LINHAS ELÉTRICAS A NBR 5410 traz uma série de prescrições relativas às instalações de baixa tensão, que incluem os tipos de linhas

Leia mais

PROFISSIONAIS MOBILIÁRIO DE AÇO INOXIDÁVEL

PROFISSIONAIS MOBILIÁRIO DE AÇO INOXIDÁVEL DE AÇO INOXIDÁVEL TRAMONTINA Cada elemento que compõe uma cozinha é um mundo a ser descoberto. Os produtos Tramontina são planejados para se integrarem ao ambiente de trabalho oferecendo uma base perfeita,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

Coberturas em Telhados TC-038

Coberturas em Telhados TC-038 Coberturas em Telhados TC-038 Cobertura Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ENTREPOSTOS DE OVOS

NORMAS TÉCNICAS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PARA ENTREPOSTOS DE OVOS Sant Ana do Livramento-RS Cidade Símbolo de Integração Brasileira com os Países do Mercosul" Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento- SMAPA- SIM- Serviço de Inspeção Municipal NORMAS

Leia mais

QUINTA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS CONFECÇÕES DE ORÇAMENTO

QUINTA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS CONFECÇÕES DE ORÇAMENTO QUINTA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS CONFECÇÕES DE ORÇAMENTO CONFECÇÃO DE ORÇAMENTOS Um orçamento bem feito deve proporcionar facilidade de leitura de operações e conferência de serviços. Em qualquer construção,

Leia mais

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica

COBERTURAS. Professoras: Natália e Verônica COBERTURAS Professoras: Natália e Verônica DEFINIÇÃO A cobertura de uma estrutura tem a múltipla função de proteger a construção contra agentes externos, definir os aspectos arquitetônicos da estrutura

Leia mais

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Obra: Construção de Casas em padrão Popular Preço base: Sinapi Janeiro/2017 com desoneração Planilha Orçamentária Mês/Ano: F 1.00 SERVIÇOS

Leia mais

Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários. Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima

Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários. Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários Aparelho

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forro NexaLux Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com Serviços que compõem a obra oquais? oquanto de cada? Leitura de projetos Cálculo de áreas e volumes Consulta tabelas de engenharia Tabulação de números

Leia mais

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO

RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO RECEITA PRÁTICA PARA UMA BOA INSTALAÇÃO Madeiramento: Verifique se os ripões ou sarrafos foram bem fixados e distribuídos sobre os caibros com o espaçamento correto para o assentamento e fixação das telhas

Leia mais

Ambiência: Localização e Área Física

Ambiência: Localização e Área Física NOV 2011 BLH-IFF/NT- 03.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

Laje Alveolar Ficha Individual da Peça Versatilidade Isolamento Térmico e Acústico

Laje Alveolar Ficha Individual da Peça Versatilidade Isolamento Térmico e Acústico - As lajes alveolares protendidas Cassol são produzidas com a mais moderna tecnologia mundial. As extrusoras se movem devido à alta compactação do sistema de extrusão, formando um bloco único. Além de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 6 Telhados Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, setembro de 2017. Introdução O telhado

Leia mais

EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA. Em que devemos pensar???

EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA. Em que devemos pensar??? EFEITOS AMBIENTAIS NO BEM-ESTAR ANIMAL: EXEMPLO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA Em que devemos pensar??? Clima Instalação Manejo Animal Foto: Internet 1 REGIÃO INTERTROPICAL Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio

Leia mais

Forros Nexacustic Guia de Instalação. Rev.: 1

Forros Nexacustic Guia de Instalação. Rev.: 1 Rev.: 1 Cuidados iniciais: Os produtos Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação em ambientes fechados, não sendo permitido uso externo, onde há ação de intempéries. Não instalar ou armazenar o Nexacustic

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA 1 Caracterização da unidade residencial As unidades residenciais do condomínio Bella Vista, terão os seguintes ambientes divididos em dois andares, no

Leia mais

CIRURGIA DE CASAS CASA DA ALOÍSA - VILA DO SOL

CIRURGIA DE CASAS CASA DA ALOÍSA - VILA DO SOL CIRURGIA DE CASAS CASA DA ALOÍSA - VILA DO SOL DÉBORA ANDRADE E GABRIEL JOTA dezembro de 2010 LOCALIZAÇÃO Vila do Sol Nova Lima Pilar Vila do Sol LOCALIZAÇÃO Vila do Sol Nova Lima BR 040 LOCALIZAÇÃO Vila

Leia mais

Ordenhadeira. Resfriador. Meia Cana. Resfriador. Vertical. Acesse o site para mais informações:

Ordenhadeira. Resfriador. Meia Cana. Resfriador. Vertical. Acesse o site para mais informações: Ordenhadeira Resfriador Meia Cana Resfriador Vertical Acesse o site para mais informações: www.agroinnox.com.br C A B A - Altura do chão até o motoredutor B - Largura total C - Altura do chão com a tampa

Leia mais

Sistemas de Ar Condicionado Residenciais

Sistemas de Ar Condicionado Residenciais Eng. Dr. Fulvio Vittorino - IPT 1 Sistemas de Ar Condicionado Residenciais Eng. Dr. Fúlvio Vittorino IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Objetivo Processos e equipamentos mecânicos

Leia mais

RALO LINEAR. Prover a drenagem de água em superfícies de piso plano para condução à rede de esgoto.

RALO LINEAR. Prover a drenagem de água em superfícies de piso plano para condução à rede de esgoto. RALO LINEAR PREDIAL >> CAIXAS, RALOS E COMPLEMENTOS >> RALO LINEAR 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO 1.1 FUNÇÃO Prover a drenagem de água em superfícies de piso plano para condução à rede de esgoto. 1.2 APLICAÇÕES

Leia mais

MEMORIAL QUANTITATIVO

MEMORIAL QUANTITATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ASCURRA ESTADO DE SANTA CATARINA CNPJ: 83.102.772/0001-61 OBRA: REFORMA NA ESCOLA VILA NOVA E EXECUÇÃO DE 04 SALAS DE AULA (Escola Municipal Ten. Cel. Amaro Medeiros de Vasconcelos)

Leia mais

TOMADA DE PREÇOS 002/2010 EMBRAPA ALGODÃO ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ITEM 02

TOMADA DE PREÇOS 002/2010 EMBRAPA ALGODÃO ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ITEM 02 TOMADA DE PREÇOS 002/2010 EMBRAPA ALGODÃO ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA ITEM 02 PLANILHA DE ORÇAMENTO UNIDADE: Embrapa Algodão OBRA: Reforma no Campo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE ESCOLAS PARTICULARES. PRÉDIO ESCOLAR Exigências Mínimas

AUTORIZAÇÃO DE ESCOLAS PARTICULARES. PRÉDIO ESCOLAR Exigências Mínimas SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE JUNDIAÍ Av. 9 de Julho, 1300 Chácara Urbana Jundiaí/SP CEP 13.209-011 Fone/Fax (0XX11) 4583-6734 e-mail: dejnd@educacao.sp.gov.br

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO Adinélia Pinheiro Andrine Coelho Gleice Oliveira Marilia Souza Nurrielly Martins Orientador: Prof. Arnon INTRODUÇÃO O Brasil e o mundo enfrenta a maior crise ambiental da história

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor: João Carmo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Professor: João Carmo INTRODUÇÃO O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos

Leia mais

caixa de polietileno

caixa de polietileno caixa de polietileno www.precongoias.com.br A caixa-d água de polietileno polivalente da Precon Goiás. As caixas-d água de polietileno Precon Goiás são de alta densidade e grande resistência, produzidas

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001

Ficha Técnica de Produto Super Manta Líquida Código: SML001 1. Descrição: A é um impermeabilizante super elástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura e formulado à base de polímeros especiais acrílicos com alto teor de sólidos Forma uma película impermeabilizante,

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

Canis

Canis - Módulos pré-fabricados, alojamento expansível, fabricado numa estrutura de metal galvanizado. Telhado inclinado com crista móvel para facilitar a ventilação no interior do alojamento. Concebido para

Leia mais

VT Inspeção [ X ]Geral

VT Inspeção [ X ]Geral VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 22/01/2010 Empresa: HS Obra Caixa Econômica Federal Participantes: Eng. Fabiana (Fabbro) e Mestres Casinei e Nereu (HS) Data da entrega do relatório:

Leia mais