Administração e suas perspectivas. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração e suas perspectivas. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva"

Transcrição

1 Administração e suas perspectivas Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

2 Trajetória da Administração Mudança de paradigmas Eras da sociedade e as tentativas de planejamento para guiar os esforços dos trabalhadores. Processo de observação Informação como capital e como conhecimento. Processo de entendimento O homem tem necessidades básicas e desnecessárias, mas que servem para que ele viva melhor. Processo de avaliação Tudo o que temos é reflexo do que já existia, o que muda são as formas de atuação.

3 Primórdios da Administração Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

4 O que é Administração?

5

6 Habilidades do Administrador Técnica: nível operacional. Humana: nível gerencial. Conceitual: nível institucional.

7 Função do Administrador [...] a função do administrador não consiste em realizar o trabalho, mas em ajudar os demais a desempenharem suas funções. [...] administração é a realização de um trabalho por meio de outras pessoas. [...] Nunca produzi uma peça em minha vida, realmente não tenho planos de fabricar uma. Minha função consiste em criar um ambiente no qual as pessoas possam fabricar com senso de responsabilidade e orgulho. Ex-diretor GM.

8 Competências do administrador: Conhecimento/ Perspectiva / Atitude Autonomia Escolha Local de trabalho Entendimento das pessoas Tomadas de decisões Decisões

9 O Comportamento Criatividade Interesse pessoal Equipes de trabalho Necessidades da empresa X funcionários Delegação de funções

10 Antecedentes históricos da Administração Influência dos filósofos - Sócrates (470 a.c. 399 a.c.): administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. - Platão (429 a.c. 347 a.c.): expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. - Aristóteles (384 a.c. 322 a.c.): administração pública monarquia (governo de um só, que pode gerar tirania), aristocracia (governo da elite, que pode gerar oligarquia), democracia (governo do povo, que pode gerar anarquia). - Francis Bacon ( ): Lógica Moderna método experimental indutivo (separar o essencial do acessório). - René Descartes ( ): princípio da dúvida sistemática ou da evidência; princípio da análise ou decomposição; princípio da síntese ou composição; princípio da enumeração ou da verificação.

11 Antecedentes históricos da Administração Influência da Organização da Igreja - Normas administrativas e princípios de organização pública transferidas das instituições dos Estados para as instituições da Igreja Católica. - Hierarquia de autoridade; estado maior (assessoria); coordenação funcional. - Cabeça executiva: Papa (autoridades coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. - A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações, que incorporaram seus princípios e normas administrativas.

12 Antecedentes históricos da Administração Influência da Organização Militar - Organização linear (comando X estado-maior); - Princípio da unidade de comando (cada subordinado só pode ter um superior); - Hierarquia (escalas de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade); - Planejamento e controle centralizados (centralização do comando); - Descentralização da execução; - Princípio de direção.

13 Antecedentes históricos da Administração Influência da Revolução Industrial - Invenção da máquina à vapor (James Watt, ): mudanças de ordem econômica, política e social. Primeira Revolução Industrial (1780 a Revolução do Carvão e do Ferro) - Mecanização da indústria e da agricultura (máquina de fiar, tear hidráulico, tear mecânico, descaroçador de algodão): substituição da força muscular do homem. - Aplicação da força motriz à indústria: máquinas à vapor. - Desenvolvimento do sistema fabril: artesãos e sua pequena indústria passaram a ser operários em fábricas e usinas, baseadas na divisão do trabalho urbanização. - Crescimento dos transportes e das comunicações (navegação à vapor, locomotiva à vapor, novos meios de transporte e de comunicação): telégrafo elétrico, selo postal e o telefone.

14 Antecedentes históricos da Administração Segunda Revolução Industrial (1860 a Revolução do Aço e da Eletricidade) - Processo de fabricação do aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna. - Substituição do ferro pelo aço como material de indústria básico; - Substituição do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo como fontes de energia; - Maquinaria automática e especialização do trabalhador; - Domínio da indústria pela ciência; - Vias férreas ampliadas; - Organização capitalista; - Industrialização; - Habilidade artesã transferida para a máquina; - Substituição da força hominal e animal pela maior potência da máquina à vapor.

15 Antecedentes históricos da Administração Revolução Industrial provocou modificações na estrutura empresarial e econômica da época, mas não chegou a influenciar os princípios da administração. Nascimento da organização e da empresa moderna: - Ruptura da estruturas corporativas da Idade Média; - Progressos científicos e descoberta de novas formas de energia, o que ampliou as formas de mercado; - Substituição de um tipo artesanal para um tipo industrial de produção.

16 Antecedentes históricos da Administração Influência do Liberalismo - Século XVIII, Revolução Francesa. - Leis da economia que regem o comércio. - Ordem natural; - Coletividade de indivíduos; - Teoria Clássica competição; - Governo: garantir a lei e a ordem, intervindo na economia quando o mercado deixar deixar de competir; - Desenvolvimento da Economia Capitalista; - Sindicalismo e socialismo; - Implantação de métodos e processos de racionalização do trabalho.

17 Antecedentes históricos da Administração Influência dos pioneiros investidores - Estados Unidos (ferrovia e urbanização). - Inglaterra (maior potência econômica mundial em 1871): integração vertical nas empresas; integração de concorrentes, fornecedores e distribuidores; controle do mercado de distribuição para eliminar intermediários e vender mais barato. 1. Desenvolvimento tecnológico e disseminação do conhecimento concorrência. 2. Livre comércio; 3. Mudança de mercados vendedores para compradores; 4. Investimento de capital; 5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica; 6. Crescimento dos negócios e da empresa.

18 Objetos da Administração A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e SIGNIFICA AQUELE QUE REALIZA UMA FUNÇÃO ABAIXO DO COMANDO DE OUTREM, isto é, AQUELE QUE PRESTA UM SERVIÇO A OUTRO. (CHIAVENATO, 2000, p. 5). Tarefa da Administração: interpretar os objetivos propostos pela organização e torná-los em ação, por meio do planejamento, organização, direção e controle, a fim de alcançar tais objetivos de maneira eficiente e eficaz. Logo, a administração é um reflexo do que a sociedade impõem e vice versa.

19 Teoria Geral da Administração (TGA) A TGA estuda a administração das empresas e demais tipos de organizações do ponto de vista da interação e interdependência entre cinco variáveis básicas (tarefas, estrutura, ambiente, tecnologia, pessoas). O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em uma variável provocam modificações em maior ou menor grau nas demais. A adequação entre as variáveis constitui o principal desafio da administração moderna.

20

21 Teoria Geral da Administração (TGA) ORGANIZAÇÃO CONHECIMENTO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO COORDENAÇÃO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS COM A FINALIDADE DE EFETUAR TRANSAÇÕES PLANEJADAS COM O AMBIENTE

22 Principais teorias administrativas e seus principais enfoques Tecnologia Tarefas Organização Ambiente Estrutura Pessoas

23 Ênfase nas TAREFAS - Administração Científica: racionalização do trabalho no nível operacional , com Frederick Taylor e Henri Ford: aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência ao nível operacional. Chão de fábrica.

24 Ênfase na ESTRUTURA/AMBIENTE - Teoria Clássica (1916, Henri Fayol): organização formal, princípios gerais da Administração, funções do administrador. Gerência. - Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional. - Teoria da Burocracia (1909, Max Weber): organização formal burocrática, racionalidade burocrática. - Teoria Estruturalista (1947, Levi-Strauss, Karl Marx, Max Weber): múltiplas abordagens organização formal e informal, análise intraorganizacional e análise interorganizacional.

25 Ênfase nas PESSOAS - Teoria das Relações Humanas: organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmicas em grupo , Elton Mayo, Mary Parker, Follet.

26 Teoria dos Sistemas (1950/1968, Ludwig von Bertalanffy) Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

27

28 Para a próxima aula: Ler O ensino da teoria geral da administração para estudantes de áreas não administrativas, em universidade pública (EMMENDOERFER; PEREIRA; GAMA NETTO; SILVA; PAULA, 2008).

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira

Antecedentes Históricos da Administração. Professor Maurício Teixeira Antecedentes Históricos da Administração Professor Maurício Teixeira Abordagens Mostrar a história Incipiente preocupação com a Administração na antiguidade Influencias da Administração Filosóficas Da

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Aula 2 Os Primórdios da Administração EPA

Aula 2 Os Primórdios da Administração EPA Aula 2 Os Primórdios da Administração EPA REFERÊNCIAS HISTÓRICAS EGITO: construção das pirâmides - 3000 a C. Resolução de problemas de administração de mão de obra, logística e uso de arquitetos. CHINA:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Introdução e Antecedentes Históricos Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Introdução e Antecedentes Históricos Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Introdução e Antecedentes Históricos Parte 5 Prof. Fábio Arruda Pensamento estratégico Carl von Clausewitz é considerado o pai do pensamento estratégico. Ele publicou um tratado sobre

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Profª. Eduardo Ferraz Martins E-mail: eduardoferrazuff@yahoo.com.br 2 EMENTA Fundamentos da Administração Evolução da Teoria Geral da Administração Funções da Administração O

Leia mais

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO OS PRIMÓRDIOS DA ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA O esforço cooperativo do homem é a base da sociedade; Terminologia: Administração (latin) Ad (direção) e minister (subordinação ou obediência) Aquele que presta

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

2017_1 Sem. Prof. MSc. Fernando Piazera Benkendorff. Engenharia de Controle e Automação

2017_1 Sem. Prof. MSc. Fernando Piazera Benkendorff. Engenharia de Controle e Automação Administração e Economia para Engenheiros 2017_1 Sem Prof. MSc. Fernando Piazera Benkendorff Engenharia de Controle e Automação Administração e Economia para Engenheiros: 1. O que é Administração de empresas?

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias

Leia mais

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1 2 1. Realizar as apresentações PROFESSOR x ALUNOS; 2. Apresentar o curso; 3. Conhecer o CALENDÁRIO ACADÊMICO; 4. Conhecer a SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO. 3 Um pouco de história O homem sempre se organizou

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Editora Campus/Elsevier www.elsevier.com.br www.chiavenato.com SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Revolução Industrial

Revolução Industrial Revolução Industrial A Revolução (evolução) Industrial representou o uso da maquinofatura e a maturidade capitalista, graças à abundância de capitais acumulados e também de mão de obra. 1 Fases tecnológicas

Leia mais

Teorias Contemporâneas da

Teorias Contemporâneas da Teorias Contemporâneas da Administração Douglas Pereira da Silva Aula 1 parte 1 1 O que é teoria contemporânea da administração adjetivo substantivo masculino 1. que ou o que viveu ou existiu na mesma

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Introdução e Parte 3 Prof. Fábio Arruda Introdução Da democracia representativa para a democracia participativa - A revolução política ora em curso nos países mais avançados

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

A Administração e suas perspectivas

A Administração e suas perspectivas Teoria Básica da Administração Introdução Professor: Roberto César A Administração e suas perspectivas A teoria geral da administração seguiu uma linha de raciocino, e cada teoria procurou enfatizar uma

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA Fazer acontecer Acadêmicos: Everson Fialho e Rafael Reis. Disciplina: Administração Farmacêutica Professora Patrícia Dutra Sauzem Conceitos: Administração Ad: direção, tendência

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração Estado atual da Teoria Geral da Administração Todas as teorias são válidas; Problemas da época; São aplicáveis às situações atuais; Desafio da Administração. Perspectiva futura da Administração A organização

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências:

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Origens Conceito e características Pioneirismo inglês Invenções Conseqüências: 1. econômicas 2. sociais 3. políticas Educação para o Trabalho 1 Aperfeiçoamento Escravismo, feudalismo

Leia mais

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques

2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof. Lincoln Marques 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 1860-1914 Prof. Lincoln Marques DEFINIÇÕES CONCEITUAIS Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Introdução e Antecedentes Históricos Parte 6. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Introdução e Antecedentes Históricos Parte 6. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Introdução e Antecedentes Históricos Parte 6 Prof. Fábio Arruda Liberalismo Econômico Influência dos Economistas Liberais A vida econômica deve afastar-se da influência estatal, pois

Leia mais

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.

Texto da questão. I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão. Questão 1 No final do século XVIII e durante todo o século XIX aconteceu na Inglaterra a Revolução Industrial. Quais afirmativas são corretas com relação à Revolução Industrial? I. A primeira Revolução

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações; Gestão por

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

Da produção manual à indústria

Da produção manual à indústria DO ARTESANATO AO ROBÔ Da produção manual à indústria Artesanato É o modo de produzir bens por meio do trabalho manual do artesão. Contexto Até por volta do século XVI Características Primeiro modo de fabricação

Leia mais

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira

Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Módulos 11 e 12: O modo de produção industrial e A indústria brasileira Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Manufatura é um sistema de fabricação

Leia mais

PMR3507 Fábrica Digital

PMR3507 Fábrica Digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica Digital Discussão sobre as revoluções industriais Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças

Revisão. Geografia - Thiago Rebouças Revisão Geografia - Thiago Rebouças Transição do sistema Feudalista para Capitalista O avanço tecnológico da época foi responsável pelo fim do feudalismo como sistema econômico, político e social. A evolução

Leia mais

27/02/2012. Administração I

27/02/2012. Administração I Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues E mail / MSN: prdr30@terra.com.br Administração I Página 2 de 44 Processo Administrativo Planejamento Inclui definir metas, estabelecer a estratégia e desenvolver planos

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 1 2 Conhecer a Escola de Relações Humanas iniciada com as ideias de ELTON MAYO e a Teoria da Burocracia, de MAX WEBER. 3 SUMÁRIO 1. A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 2. A TEORIA DA BUROCRACIA 4 RECAPTULANDO...

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

Sistemas Industriais

Sistemas Industriais Sistemas Industriais Introdução Valter Vander de Oliveira valterv@ifsc.edu.br Sumário Tipos de Indústriais Introdução Classificação Evolução dos sistemas de produção 1 a, 2 a e 3 a revolução industrial

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Ênfase na Estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura,

Leia mais

Prof.: Mauricio Fernandes Lima

Prof.: Mauricio Fernandes Lima Curso: Disciplina: Prof.: Mauricio Fernandes Lima PROFESSOR-AUTOR: Mauricio Lima nasceu em São Luís MA, formado em Administração, CRA-MA nº 3510, dedica-se desde 2002 ao Serviço Público com foco especial

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CÓDIGO: IH 141 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA ADMINISTRAÇÃO GERAL E SISTEMAS ORGANIZACIONAIS CÓDIGO:

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos

Organização, Sistemas e Métodos Organização, Sistemas e Métodos Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo: Escolas Tradicionalista

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Modelos Contemporâneos de Organização

Modelos Contemporâneos de Organização Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Morgan: Organizações vistas como Máquinas e como Organismos Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira As Organizações vistas como Máquinas As

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Sec. V a XV Supremacia da Igreja Sistema de produção Feudal Sociedade hierarquizada HIERARQUIA OU ESTAMENTOS A sociedade medieval

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

ABORDAGEM CLÍNICA CONCEITOS INICIAIS

ABORDAGEM CLÍNICA CONCEITOS INICIAIS ABORDAGEM CLÍNICA CONCEITOS INICIAIS INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO No âmbito da Teoria Geral da Administração há várias abordagens de administração. Quando se diz teoria geral, isso significa

Leia mais

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado;

É a base do desenvolvimento econômico mundial. Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DAS INDÚSTRIAS 1 Atividade Industrial É a base do desenvolvimento econômico mundial desde o século XVIII; Ocorre quando há transformação em algum bem, acabado ou semiacabado; Séc.

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Visão Geral das Teorias Administrativas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração VISÃO GERAL DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS A Administração possui dezenas de definições

Leia mais

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01. Professor(a): Monique Neves

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01. Professor(a): Monique Neves Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01 Todo o curso é protegido por direitos autorais, conforme Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

RÁPIDA REVISÃO SOBRE Supply Chain

RÁPIDA REVISÃO SOBRE Supply Chain LOGÍSTICA INTEGRADA GESTÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO PARA ATENDER À DEMANDA RÁPIDA REVISÃO SOBRE Supply Chain Elementos da cadeia de abastecimento integrada GERENCIAMENTO LOGÍSTICO PREOCUPA-SE FUNDAMENTALMENTE

Leia mais

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL

Prof. Iair ARTESANATO MANUFACTURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- MENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO TRABALHO INDIVIDUAL Definição: conjunto de transformações técnicas, económicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica. ARTESANATO

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Tópicos de discussão Conceitos Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Teorias da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

Leia mais

CONSELHEIRO ANTONIO PRADO/

CONSELHEIRO ANTONIO PRADO/ Apostila Parte 1 - Gestão Empresarial I Prof.ª Cassiana Domingos Curso Técnico em Administração ETEC CONSELHEIRO ANTONIO PRADO/ Classe descentralizada da E.E. Prof. Moacyr Santos Campos 1 O ADMINISTRADOR

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 AULA 3 Introdução à Administração de Produção TÓPICOS Administração de produção:

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo Não existem países subdesenvolvidos. Existem países subadministrados. Peter Drucker https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA 3 Primórdios

Leia mais

Administração. O que veremos nesta disciplina: Avaliação: Conteúdo e objeto de estudo da Administração. Introdução a Administração

Administração. O que veremos nesta disciplina: Avaliação: Conteúdo e objeto de estudo da Administração. Introdução a Administração Administração Prof. Daniel Bertoli Gonçalves UNESP - SOROCABA O que veremos nesta disciplina: Introdução: Conceitos e Fundamentos da Administração Definindo Administração, Administrador, os papéis e competências

Leia mais

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO

O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO O ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO Desde o início da moderna sociedade industrial, percebeu-se a importância do comportamento e sentimentos das pessoas para a produção e desempenho das organizações

Leia mais

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Análise contemporânea Dr. Margarete Boteon Cepea/Esalq maboteon@esalq.usp.br As Principais Teorias da Administração: Anos: Teorias: 1903 Administração

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Teorias da Administração Código: Professor: Ms. Salomão David Vergne Cardoso e-mail: salomao.david@fasete.edu.br

Leia mais

Revolução ou evolução?

Revolução ou evolução? Revolução ou evolução? Conceito : processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas, iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não

Leia mais

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Professor Chicão DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E FASES DO CAPITALISMO Temas da aula O Capitalismo Fases do desenvolvimento do Capitalismo: Comercial, Industrial, Financeiro, Informacional Globalização

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Do trabalho artesanal às máquinas

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Do trabalho artesanal às máquinas REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Do trabalho artesanal às máquinas ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO Produção artesanal: é a fase marcada pela característica da não divisão do trabalho; o produtor (artesão) tinha

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias ENFOQUE SISTÊMICO Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a idéia de complexidade

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br MSN: keilla.lopes2@hotmail.com

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais