RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 1. INTRODUÇÃO O Ano de 2006/2007 corresponde ao primeiro ano de funcionamento do Segundo Ciclo em Ciências da Fala e da Audição na Universidade de Aveiro. Este Segundo Ciclo resultou da adequação do Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, que, em Set/Out de 2008, contava com uma edição concluída e uma segunda (e última) edição em funcionamento (12 alunos a realizar trabalho de preparação da Dissertação). Uma vez que os alunos do Mestrado pré-bolonha estavam todos a realizar trabalho para a Dissertação e sendo o limite temporal de entrega até Abril de 2009 (ao solicitarem NXXXDDD prorrogação do prazo, o que todos fizeram), não houve qualquer necessidade de transição curricular para o novo plano de estudos. CCECRECRE Esta primeira edição, com candidaturas em Julho de 2007, contou com 29 candidaturas. Foram consideradas adequadas 21 candidaturas, acabando por se matricular no Mestrado 17 alunos. Após algumas desistências (por mudança de residência para Espanha, opção por frequência de Doutoramento em Espanha, incompatibilidade com actividade profissional e colocação obtida após a candidatura), encontram-se, à data de elaboração deste relatório (Novembro de 2008), 13 alunos inscritos. Em consequência das formações anteriores (essencialmente Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Alcoitão) e de se tratarem de Licenciaturas Bi-etápicas pré-bolonha, foi possível creditar formação anterior (64 ECTS), de forma a que os alunos tiveram apenas que frequentar duas disciplinas, para além da Preparação da Dissertação. Ainda decorrente desta creditação, tornou-se possível aos alunos realizar o trabalho de preparação de Dissertação logo no primeiro ano.

2 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 2. O DEFINIÇÃO Mestrado em Ciências CURRICULAR da Fala DOS e da Audição CURSOS consiste em 4 semestres e 120 ECTS. O total de ECTS e duração do ciclo têm as seguintes motivações: 1 - O facto de o Mestrado pré-bolonha ter já uma duração de 4 semestres e ser destinado a alunos com pelo menos 4 anos de formação. Com os futuros alunos do Mestrado a terem formações de duração inferior, nada motivava uma redução na duração; 2 - A necessidade de manter um ano de trabalho na preparação da Dissertação; 3 O facto de os limites mínimos e máximos (de 90 e 120)? do Decreto Lei, conjugados com as directivas internas da Universidade de Aveiro, apontarem para cursos de 120 ECTS; 4 - As durações e créditos ECTS de cursos similares na Europa, que não contrariam a nossa opção. O plano curricular representa, em primeiro lugar, um prolongamento natural dos primeiros ciclos de licenciaturas nas áreas das Ciências da Fala e da Audição, de que são exemplo as Licenciaturas em Terapia da Fala e Licenciaturas em Audiologia. Em segundo lugar, pretende-se que este seja atractivo e assimilável por licenciados provenientes de outras áreas afins, como as Licenciaturas em Linguística, ou mesmo Engenharias com especialização em Processamento de Voz/Fala. Em consonância com as competências a adquirir pelos alunos e a experiência do Mestrado pré-bolonha, desenhou-se um 2o. ciclo que inclui 4 grandes blocos: disciplinas de base; disciplinas da área das ciências da fala e da audição; opções; e projecto/dissertação. A disciplinas de base contemplam as áreas da Linguística, Fonética, Neurociências, Processamento de Sinal e Processamento de Dados. As disciplinas da área das Ciências da Saúde ou área das Ciências da Fala e da Audição (como em cima)? incluem disciplinas de carácter avançado em produção e percepção, que contemplam os modelos mais relevantes desenvolvidos para ambas as áreas; Audiologia, com especial destaque para a avaliação; patologias e métodos de diagnóstico. As opções destinam-se a oferecer oportunidades complementares de formação, mais directamente relacionadas com o interesse dos alunos e com os temas de investigação em curso na instituição. Relativamente ao projecto e para facilitar a sua selecção/atribuição, incluiu-se um seminário no segundo semestre do primeiro ano.

3 PLANO CURRICULAR Unidades Curriculares (U.C.) Ano Sem. Horas de contacto por semestre Aula Tutorial Proj./Disser Total Conceitos de Sinais e Sistemas Linguística Aplicada 1 1 a) Neurociências Análise de Dados e Planeamento Experimental 1 1 a) Modelos de Produção e Percepção 1 2 a) Patologias e Métodos de Diagnóstico 1 2 a) Avaliação e Reabilitação Auditiva 1 2 a) Fonética Experimental 1 2 a) Seminário de Apoio à Definição do Tema de Dissertação 1 2 a) Opção a) Opção a) Opção a) Projecto (Dissertação) Créditos a) Disciplinas que não funcionaram devido ao processo de creditação de formação anterior.

4 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 3. SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE Atendendo a que os alunos desta primeira edição apenas tiveram que frequentar 2 disciplinas, para além do trabalho de Dissertação, a aposta da Direcção do Curso concentrou-se na atribuição do tema de Dissertação e na definição e acompanhamento do trabalho de dissertação. Relativamente à distribuição do tema, e devido à reduzida dimensão da equipa de potenciais orientadores, foi criado um processo que permitia aos alunos escolher o seu tema de entre um conjunto de 3 assuntos base. Desta forma foi propiciada a concentração de esforços de alunos e orientadores em áreas socialmente relevantes (ex: Autismo, Traumatismos) e mesmo potenciadas sinergias entre trabalhos. A Comissão Científica do Mestrado, por proposta do Director do Curso, definiu e aprovou um regulamento para o processo de acompanhamento do trabalho e escrita da Dissertação. Foram instituídos prazos e conteúdos precisos que os alunos têm por obrigação fazer chegar ao Director do Curso: definição do trabalho; revisão bibliográfica; plano detalhado de execução; relatório de execução do trabalho experimental; e primeira análise dos resultados. Também foi definido o tamanho máximo da Dissertação e componentes essenciais que terá de incluir. ) Este Segundo Ciclo possui muitas especificidades: 1 - Trata-se de uma área multidisciplinar e na sua génese estão três unidades orgânicas diferentes da Universidade de Aveiro, com as suas diferentes competências; 2 No arranque desta 1ª edição Bolonha ainda não tinham sido criados os primeiros ciclos nas áreas relacionadas; 3 Muitas das disciplinas deste Segundo Ciclo podem ser creditadas com base em formação anterior, resultado de primeiros ciclos (entretanto aprovados) de 4 anos e Licenciaturas pré-bolonha também de 4 anos. Nesta primeira edição, apenas 2 disciplinas, para além da Dissertação, funcionaram; 4 Na (quase) totalidade os alunos são trabalhadores-estudantes, com actividade(s) profissional(ais) a tempo inteiro. Muitos exercem a sua actividade longe de Aveiro (Covilhã, Braga, Funchal...); 5 Tivemos duas alunas inscritas provenientes do Brasil, continuando uma delas a trabalhar na sua Dissertação; 6 - Devido às suas características, este Mestrado pode considerar-se uma oferta única em Portugal; 7 O reduzido número de potenciais orientadores e a falta de Doutorados, mesmo para participação em júris, impede o funcionamento deste Mestrado com muito mais do que os actuais 13 alunos. Neste sentido, o número mínimo de vagas definido pela Universidade é incomportável para este Mestrado.

5 Indicadores Objectivos: Distribuição de ECTS por área científica Área científica Sigla Créditos Obrigatórios Optativos Ciências da Linguagem CL 8 Ciências e Tecnologias da Saúde CTS 28+42=70 Análise e Processamento de Sinal APS 8 Matemática Mat 8 Ciências da Linguagem CL ou Ciências e Tecnologias da Saúde ou CTS ou APS ou Análise e Processamento de Sinal 18 Nota: Foi contabilizado em CTS o Projecto (Dissertação). Total Novas metodologias de ensino Na disciplina de Conceitos de Sinais e Sistemas foram sistematicamente utilizados trabalhos práticos em computador, usando Matlab. As aulas desta disciplina consistiram em grande parte em trabalho prático, tão relevante como a parte mais expositiva, também necessária. Na disciplina de Neurociências foram utilizados diversos métodos complementares ao método clássico, expositivo. Uma parte das aulas foi utilizada para apresentação, por um grupo de alunos, de um artigo científico, seguida de discussão e debate por todos. Como fase preparatória deste clube de leitura, os alunos tiveram que procurar e seleccionar um artigo para análise, de acordo com as suas áreas de interesse (e mesmo temas de Dissertação). Embora com grande margem para alargamentos e melhorias, foram utilizadas facilidades de disponibilização de material de apoio através da web e o foi uma forma de contacto habitual com os alunos. Gostaríamos de destacar a experiência de participação na discussão do clube de leitura da disciplina de Neurociências de uma das alunas que reside e trabalha na Região Autónoma da Madeira, que contribuiu via .

6 Métodos de avaliação Cod. Contínua Designação Ano Sem. Mista U.C Conceitos de Sinais e Sistemas 1 1 X Neurociências 1 1 X b) Final b) Discussão de artigos, apresentação de um trabalho e exame final

7 Escolaridade e Tipos de Escolaridade (T/TP/P/Projecto/Estágio/Dissertação/OT) por semana Cód. Horas Designação Ano Sem U.C. T TP P Proj. Disser Estágio OT Conceitos de Sinais e Sistemas Neurociências Preparação Dissertação o 2 Anual 1

8 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 4. METODOLOGIA E ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS O acompanhamento das alterações introduzidas na passagem para Bolonha foi essencialmente efectuado - devido ao número reduzido de pessoas envolvidas - através de conversas do Director de Curso com alunos e docentes. Houve oportunidade de realizar várias reuniões gerais com os alunos, nomeadamente no arranque do ano lectivo, para explicações relativas ao processo de atribuição do tema de Dissertação e sua distribuição. A Comissão Científica do Mestrado também reuniu algumas vezes, por forma a definir o formato da Dissertação, forma de acompanhamento do trabalho de preparação da Dissertação e, mais recentemente, para tratar de questões relacionadas com as dissertações entregues e dificuldades enfrentadas na realização de alguns trabalhos. Assegurando o Director do Curso a orientação de 6 dos alunos, o acesso à informação acerca dos trabalhos é facilitada. Como já foi referido, a Comissão Científica do Mestrado, por proposta do Director do Curso, definiu e aprovou um regulamento para o processo de acompanhamento do trabalho e escrita da Dissertação. Devido ao reduzido número de alunos e docentes envolvidos, o acompanhamento das disciplinas tem sido feito através do contacto directo entre docentes e alunos e o Director. Em situações que o justificaram, nomeadamente dificuldades na execução de trabalhos de Dissertação, a Comissão Científica do Curso reuniu para analisar as situações concretas.

9

10 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 5. MEDIDAS DE APOIO AO SUCESSO Sucesso escolar Para além da definição cuidada do plano curricular e objectivos para cada disciplina, utilização de métodos de ensino adequados e regência das disciplinas por docentes com grande experiência nas áreas, não foram ainda (até por nos reportarmos à primeira edição) tomadas quaisquer medidas para o aumento do sucesso escolar (até por não ter havido nenhum caso de insucesso). No entanto, a informação relativa a esta edição será certamente útil para implementar medidas para melhoria da qualidade em edições seguintes, com especial destaque para o trabalho de preparação da Dissertação, principal objectivo deste ciclo de formação. De certa forma, as medidas tomadas na distribuição e acompanhamento do trabalho de preparação da Dissertação são medidas de apoio ao sucesso escolar. Apesar das muitas condicionantes que impediram a entrega das Dissertações dentro do calendário escolar de 2007/2008, em especial as dificuldades na obtenção de autorizações, consideramos que estas medidas contribuíram, de forma inequívoca, para que existam já 3 Dissertações entregues e a aguardar provas. Não podemos deixar de realçar o facto de uma dessas Dissertações entregues ser da autoria da aluna que reside e trabalha na Região Autónoma da Madeira. Várias outras Dissertações poderão ser entregues nos próximos meses, bastante antes do prazo normal para entrega das Dissertações inicialmente previsto para esta 1ª edição, Maio de A informação na posse da Direcção do Curso aponta que a generalidade, se não a totalidade, dos actuais alunos poderá entregar e defender a sua Dissertação em 2009, indicador maior do Sucesso escolar que se pretende para este ~ Mestrado. Sucesso por Unidade Curricular Cod. N.º N.º N.º Designação Ano Sem. U.C. Inscritos Avaliados Aprovados Conceitos de Sinais e a) Sistemas Neurociências a) DISSERTAÇÃO 2 Anual 13 b) a) À data da elaboração deste relatório apenas se mantêm inscritos 13 alunos, devido à desistência de 4 dos alunos. b) 3 Dissertações entregues até 10 de Novembro de 2008, época de recurso do primeiro ano

11 Competências extracurriculares Na disciplina de Neurociências, na escolha do tema e no trabalho de Dissertação os alunos desenvolveram competências de pesquisa e de seriação de informação, nomeadamente na utilização de recursos como a b-on. Nas duas disciplinas, tiveram a experiência de trabalho em equipa e, na disciplina de Neurociências, tiveram de exercitar a exposição e defesa oral do seu trabalho. A pesquisa e seriação de informação, a exposição e a defesa reforçaram a análise crítica dos alunos à sua formação anterior, às suas práticas profissionais, etc Outra competência, de certa forma extracurricular, desenvolvida foi a da utilização de tecnologias da informação (motores de pesquisa, , gestão de referências bibliográficas, b-on, tratamento de dados, bases de utilização/programação de Matlab).

12 Inserção na vida activa A própria existência do Mestrado é a grande promoção da aproximação entre a universidade e o tecido social. Na generalidade, os alunos exercem actividade profissional a tempo inteiro e as competências adquiridas e trabalhos realizados contribuem para um melhor desempenho da sua actividade. Todos os trabalhos de Dissertação têm grande relação com as necessidades sociais do país. O aumento de conhecimentos e competências em áreas como o Autismo, Voz de pacientes com Traumatismos Cranianos e Problemas Auditivos em crianças são da máxima relevância social e contribuirão para uma ainda maior inserção e valorização dos profissionais das áreas englobadas nas Ciências da Fala e da Audição nas equipas de unidades de saúde, fornecedores privados de serviços na área da saúde, organizações do sistema educativo (ex: agrupamentos escolares) e serviços de apoio disponibilizados por autarquias. Alguns dos trabalhos de preparação de Dissertação tiveram/têm parceiros institucionais: Hospitais (eg: CMR/Rovisco Pais), Escolas, Serviços Regionais de Saúde.

13 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 6. ANÁLISE DOS RESULTADOS Da experiência deste primeiro ano, resultam algumas recomendações: 1 Estabelecer parcerias institucionais capazes de enquadrar os temas de Dissertação, facilitando a obtenção dos recursos e autorizações necessárias. O curto período disponível para a realização dos trabalhos não se compadece com a habitual complexidade, imprevisibilidade e morosidade destes processos; 2 - Interessa aumentar a multidisciplinaridade dos alunos, tentando retomar uma das características importantes das edições pré-bolonha. É particularmente relevante criar as condições para que a oferta seja atractiva para alunos detentores de um primeiro ciclo em Audiologia. Alunos da área da Linguística com interesses mais experimentais também deveriam ser considerados. Já que as disciplinas do actual Segundo Ciclo propiciam a obtenção de um elevado número de créditos através da creditação de formação anterior para detentores de um primeiro ciclo (de 4 anos) em Terapia da Fala, terá de considerarse a criação de um percurso alternativo ou serem criadas condições para funcionamento em conjunto de disciplinas (ex: Fonética Experimental) do Segundo Ciclo e do último ano do Primeiro Ciclo em Terapia. Sem essas alterações, não é possível, nem viável, termos de recursos exigidos à Universidade (funcionamento de disciplinas com 1 ou 2 alunos), atrair estes públicos; 3 Tendo sido entretanto criados os primeiros ciclos na área, é necessário trabalhar na coordenação/interligação dos dois primeiros ciclos; 4 - Sendo os alunos deste Segundo Ciclo, em geral, trabalhadores a tempo inteiro e com local de trabalho e/ou residência afastados de Aveiro, torna-se necessário promover a disponibilização de conteúdos via Web, assim como adoptar plataformas de trabalho colaborativo distribuído; 5 Sendo a orientação e conclusão dos trabalhos de Dissertação um ponto fulcral em qualquer Mestrado, torna-se necessário dotar as Direcções de Curso de meios adicionais de intervenção nesta área. A visão da orientação como apenas da responsabilidade do Orientador não nos parece consentânea com os novos desafios. A tentativa definição de prazos e deliverables teve esse objectivo.

14 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 7. CONCLUSÕES Com a Adequação a Bolonha a situação mudou substancialmente. Primeiro, deixaram de funcionar obrigatoriamente todas as disciplinas previstas no plano de estudos, situação que não foi bem aceite por alguns alunos, que se viram impossibilitados de terem a formação adicional correspondente ao que é publicitado para este Segundo Ciclo. Em segundo lugar, e em parte resultante desta creditação, perdeu-se grande parte das características multidisciplinares dos alunos inscritos, correndo-se o risco de o Mestrado se transformar, a prazo, num Mestrado em Terapia da Fala. Essa situação, que consideramos muito redutora e limitadora na atracção de alunos, não justificaria, certamente, a continuidade da - mesmo que por vezes reduzida - intervenção dos 2 departamentos (DETI e DLC). Por outro lado, existem alunos de áreas como a Audiologia com interesse em frequentar o Mestrado e, a nosso ver, com vantagens em complementarem a sua formação com os assuntos integrantes deste Segundo Ciclo. Uma terceira mudança importante prende-se com os próprios temas de Dissertação e seu desenvolvimento. Tornou-se necessária uma mais clara definição dos temas, por forma a torná-los realizáveis neste novo enquadramento. A Direcção do Mestrado continua a ver esta área como necessária e merecedora de uma aposta em termos de pós-graduação, mas com a passagem para Bolonha viu acrescer às dificuldades anteriores (em especial a reduzida dimensão da equipa disponível para orientações) novas dificuldades (como a morosidade e dificuldade de acesso a informantes para execução de estudos), que podem inviabilizar a sua continuidade.

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia 1. INTRODUÇÃO Enquadramento e fundamentação do processo de adequação ou de criação do curso. (máx. 3000 caracteres) Sendo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais

Leia mais

Para publicação em Diário da República, II Série nº192, em 21/08/2003 A Directora dos Serviços Académicos e Administrativos,

Para publicação em Diário da República, II Série nº192, em 21/08/2003 A Directora dos Serviços Académicos e Administrativos, Para publicação em Diário da República, II Série nº192, em 21/08/2003 A Directora dos Serviços Académicos e Administrativos, Despacho nº16 313/2003 (2ºsérie) Sob proposta do Conselho Científico, ao abrigo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Biologia Marinha (2º ciclo) 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para os novos planos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Ambiente e Ordenamento CURSO 9146 - Mestrado em Engenharia do Ambiente 1. INTRODUÇÃO Em 2006-2007, em sequência da implementação

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos é uma

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia Electrotécnica Sistemas Eléctricos de Energia MTENG 7. bro de 2011 HJJRS 1 Relevância Social do Curso Necessidades de formação na área Reconhecimento

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Direito

Universidade Portucalense Departamento de Direito Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO Aprovadas no CC de 2009/10/28, com alterações aprovadas no CC de 29/09/10 ÍNDICE Artigo 1.º Objecto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO CURSO Biologia Ecologia, Gestão de Ecossistemas ( ciclo) 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) O ano lectivo 2008-2009 corresponde

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2010-2012) Nos termos dos Decretos-Lei nº /2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/200, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia (DeBio) CURSO Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia (2º Ciclo)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde José Carlos Lopes RADIOLOGIA 1. INTRODUÇÃO (meia página máx.) Fazer referência, por exemplo: identificar

Leia mais

NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00009 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde Professor Doutor Ignácio Martin Licenciatura em Gerontologia 1. INTRODUÇÃO Este relatório diz respeito à

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DOS OBJECTIVOS

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DOS OBJECTIVOS RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DOS OBJECTIVOS DO PROCESSO DE BOLONHA (2008/2009) FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO 1. Introdução Este Relatório sobre o funcionamento do curso de Mestrado em Sistemas

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Director de Curso - Artur M. S. Silva CURSO - Programa Doutoral em Química Página 1 de 7 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO EM ARQUEOLOGIA DCEP, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DO PATRIMÓNIO APROVADAS NO

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Nuno Borges Carvalho Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica 1.

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha. Curso de Licenciatura em Educação Básica

Relatório de Concretização do Processo de Bolonha. Curso de Licenciatura em Educação Básica Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Curso de Licenciatura em Educação Básica 1. Acerca da criação da Licenciatura em Educação Básica A licenciatura em Educação Básica da Universidade da Madeira

Leia mais

Proposta de Resolução nº 01/06. Implementação do Processo de Bolonha: Regras de Transição

Proposta de Resolução nº 01/06. Implementação do Processo de Bolonha: Regras de Transição Proposta de Resolução nº 01/06 Implementação do Processo de Bolonha: Regras de Transição 1) O 1º ano curricular será iniciado de acordo com os novos ciclos de estudos para os alunos ingressados no 1º ano

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

GEOGRAFIA E PLANEAMENTO REGIONAL

GEOGRAFIA E PLANEAMENTO REGIONAL Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Geografia e Planeamento Regional PROCESSO DE BOLONHA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA E PLANEAMENTO REGIONAL (em vigor em 2006/2007) 29.06.2006 ESQUEMA

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Gonçalo Paiva Dias Tecnologias da Informação 1. INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Universidade de Aveiro e Universidade do Porto Fernando Almeida (UA) Helena Sant Ovaia (UP) Geomateriais e Recursos Geológicos 1.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de Saúde CURSO Terapia da Fala 1.INTRODUÇÃO Os cursos de Saúde do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 46 8 de Março de

Diário da República, 2.ª série N.º 46 8 de Março de Diário da República, 2.ª série N.º 46 8 de Março de 2010 10233 b) Da data da entrega do trabalho de projecto ou do relatório de estágio reformulado, ou da declaração pelo candidato de que prescinde da

Leia mais

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital

Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira. Edital Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira Edital 5 de Setembro de 2008 Curso de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do

Leia mais

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito

(Preâmbulo) Artigo 1.º Objecto e âmbito Instituto Politécnico de Bragança Regulamento dos regimes de mudança de curso, transferência e de reingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado (Preâmbulo) A legislação decorrente da

Leia mais

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Artigo 1 Criação do Programa. Artigo 2 Órgãos de gestão do Programa

Artigo 1 Criação do Programa. Artigo 2 Órgãos de gestão do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DOUTORAL CONJUNTO EM ESTUDOS CULTURAIS DAS UNIVERSIDADES DE MINHO E AVEIRO Artigo 1 Criação do Programa As Universidades do Minho e Aveiro, designadas por Universidades, instituem

Leia mais

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado

Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Regulamento dos Regimes de Mudança de Cursos, Transferências e de Reingresso no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado Versão: 01 Data: 15/06/2009 Elaborado: Verificado: Aprovado: RG-PR12-03

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1001456 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO Preâmbulo Estas Normas Gerais de Avaliação têm como objectivo enquadrar o funcionamento das diferentes Unidades Curriculares 1 dos cursos de Licenciatura, Mestrado 2 e Mestrado

Leia mais

Regulamento do Terceiro Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor(a) em Direito

Regulamento do Terceiro Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor(a) em Direito Regulamento do Terceiro Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Doutor(a) em Direito Artigo 1.º Objeto 1 A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa promove a realização de um ciclo de estudos

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1002206 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial Homologo 27.04.2018 Regulamento Página 1 de 11 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 ESSUA ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Isabel Maria Monteiro da Costa TERAPIA DA FALA 1. INTRODUÇÃO O modelo pedagógico

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Engenharia Cerâmica e do Vidro Profª Doutora Margarida Almeida Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (9154) 2º Ciclo 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

6. Podem candidatar se ao mestrado:

6. Podem candidatar se ao mestrado: EDITAL MESTRADO EM AUDIOLOGIA (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com as alterações que lhes foram introduzidas pelo

Leia mais

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação)

Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) 1 Regulamento específico do 2º Ciclo em Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Sujeito a homologação) Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Secção Autónoma de Ciências da Saúde (SACS) José Luís de Almeida (Professor Associado Convidado) Mestrado em Biomedicina Farmacêutica

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de Diário da República, 2.ª série N.º 232 5 de Dezembro de 2011 47571 Artigo 14.º Processo de acompanhamento pelos órgãos pedagógico e científico O processo de acompanhamento é da responsabilidade do Conselho

Leia mais

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1.º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha,

Leia mais

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 1 Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências,

Leia mais

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS Em Fevereiro de 2011, têm início as actividades lectivas do primeiro doutoramento em

Leia mais

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00596 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Bragança

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO QUÍMICA CURSO MESTRADO EM MATERIAIS DERIVADOS DE RECURSOS RENOVÁVEIS 1.INTRODUÇÃO Com este Mestrado, inserido nas áreas

Leia mais

Regras Gerais para os Regimes de Transição no âmbito do Processo de Bolonha

Regras Gerais para os Regimes de Transição no âmbito do Processo de Bolonha Regras Gerais para os Regimes de Transição no âmbito do Processo de Bolonha A implementação da adequação dos cursos do IST, decorrentes do processo de Bolonha, terá lugar nos anos lectivos de 2006/2007

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Cerâmica e do Vidro CURSO Mestrado em Engenharia Cerâmica e do Vidro (9148) 1.INTRODUÇÃO O Mestrado em Engenharia

Leia mais

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa A.1.a.

Leia mais

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de Diário da República, 2.ª série N.º 232 5 de Dezembro de 2011 47567 2) A emissão da carta de curso será efectuada no prazo de 90 dias após requisição que poderá ser feita a partir do prazo de uma semana

Leia mais

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto

Leia mais

MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Ano lectivo de 2008/2009

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2.

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS. Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) Artigo 2. REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM GESTÃO E NEGÓCIOS Artigo 1.º (Enquadramento jurídico) 1. O presente Regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Maria João Loureiro MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (3.º CEB) E NO

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Escola Superior Agrária de Santarém

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Escola Superior Agrária de Santarém REGULAMENTO DO PROJECTO EM AMBIENTE DE TRABALHO DO CURSO EM QUALIDADE ALIMENTAR E NUTRIÇÃO HUMANA 2017-2018 Projecto é uma unidade curricular obrigatória do 6º semestre do curso de Qualidade Alimentar

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha

Leia mais

NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00766 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Porto A.1.a.

Leia mais

LICENCIATURA EM TEATRO

LICENCIATURA EM TEATRO LICENCIATURA EM TEATRO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO ROCESSO DE BOLONHA lectivo 2008/2009 DEARTAMENTO CURSO Biologia Mestrado em Biologia Marinha 1.INTRODUÇÃO No ano lectivo de 2008-2009 increveram-se 15 alunos no Mestrado em

Leia mais

LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO

LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO LICENCIATURA EM TEATRO INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Mecânica/Electrónica, Telecomunicações e Informática CURSO Mestrado em Engenharia de Automação Industrial

Leia mais

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE LETRAS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE DOUTOR EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS

Leia mais

Mestrado em Marketing Relacional

Mestrado em Marketing Relacional 2016>2017 licenciatura. mestrados Mestrado em Marketing Relacional regime b-learning APRESENTAÇÃO REGIME B-learning, sendo as horas de contacto repartidas entre sessões presenciais (aos sábados) e sessões

Leia mais

Regulamento da Disciplina de Dissertação/Estágio Mestrado em Engenharia Informática

Regulamento da Disciplina de Dissertação/Estágio Mestrado em Engenharia Informática FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA Regulamento da Disciplina de Dissertação/Estágio Mestrado em Engenharia Informática Rev. 7, Aprovado

Leia mais

NCE/10/00361 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00361 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00361 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Descrição

Leia mais

NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Aberta A.1.a. Descrição

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 1.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO

Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 1.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 1.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO ALTERADAS NO CONSELHO CIENTÍFICO 29_09 _2010 ÍNDICE Normas Regulamentares do 1.º Ciclo de Estudos

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Dezembro de Diário da República, 2.ª série N.º 232 5 de Dezembro de 2011 47553 Artigo 17.º Elementos que constam obrigatoriamente dos diplomas e cartas de curso Dos diplomas e cartas de curso constarão os seguintes

Leia mais

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00253 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação E Administração,

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de CURSO Radiologia 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) Os cursos de do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00571 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Ensinus-Estudos Superiores S.

Leia mais

Creditação de formação académica e de competências profissionais

Creditação de formação académica e de competências profissionais Creditação de formação académica e de competências profissionais (Aprovado em reunião CTC de 28 de junho de 2012) Preâmbulo A Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que alterou a Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO Licenciatura de Engenharia Informática e Informática de Gestão REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO Todas as regras constantes deste documento são específicas da Licenciatura em Engenharia Informática, Informática

Leia mais

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02531 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Santarém

Leia mais

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval. Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval. Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares Ministério da Defesa Nacional Marinha Escola Naval Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares Setembro 2007 Índice por artigos CAP I Sistema de créditos curriculares 1 - Objectivo 2 -

Leia mais

Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública. Artigo 1.º. Criação do curso

Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública. Artigo 1.º. Criação do curso Regulamento do Curso de Mestrado em Saúde Pública Artigo 1.º Criação do curso A Universidade Nova de Lisboa, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), concede o grau de mestre em Saúde Pública.

Leia mais

Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química

Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química MESTRADO EM ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA Relatório Anual da Comissão Científica do Mestrado em Ensino da Física e da Química 28-29 De acordo com ponto 4, alínea l) do artigo 4º, do regulamento geral de

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Mestrado Integrado em Engenharia Física DGES DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 1 Mestrado Integrado em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 1 DGES

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação)

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS. Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ORDENAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS Artigo 1º (Natureza e âmbito de aplicação) 1. O presente regulamento dá cumprimento ao disposto no Regulamento dos Cursos

Leia mais

RESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE ARQUITECTURA NO ÂMBITO DA ADEQUAÇÃO A BOLONHA

RESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE ARQUITECTURA NO ÂMBITO DA ADEQUAÇÃO A BOLONHA Comunicação da Escola Superior Gallaecia, no encontro COMPOSICIÓN INNOVA. Innovación Y mejora educativa en el área de Composición Arquitectónica organizado pela Universidade Politécnica de Valencia, em

Leia mais

NCE/11/00896 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00896 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00896 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais