RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para os novos planos de estudo. Enquadramento dos alunos da transição numa nova lógica de formação e num novo Regulamento de Estudos. (máx caracteres) No ano lectivo 2007/2008 decidiu-se dar continuidade a este ciclo de estudos, tendo em conta a procura registada no 1º ano de funcionamento deste 2º ciclo, mantendo-se o plano de estudos do ano anterior. Desta forma, no ano lectivo a que se refere este relatório inscreveram-se 44 alunos, detentores de licenciaturas de 4 anos (pré-bolonha).

2 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 2. DEFINIÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS Aplica-se apenas aos cursos criados que iniciaram o seu funcionamento em (máx caracteres) Não se aplica.

3 PLANO CURRICULAR Unidades Curriculares (U.C.) Ano Sem. Horas de contacto por semestre Aula Tutorial Proj./Disser Total Créditos

4 Unidades Curriculares (U.C.) Ano Sem. Horas de contacto por semestre Aula Tutorial Proj./Disser Total Créditos

5 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 3. SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE Resultados dos inquéritos pedagógicos semestrais que foram objecto de análise e de discussão nas Comissões de Curso, de modo a identificar os pontos fortes e fracos no sentido de gerar maior eficiência e qualidade no sistema de ensino-aprendizagem. (máx caracteres) Mantiveram-se os pressupostos que serviram de base para o 1º ano de funcionamento, no que diz respeito aos recursos humanos qualificados dos Departamentos de Biologia, coadjuvados por docentes do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial e por investigadores integrantes de Laboratórios Associados, Unidades de Investigação e especialistas de outras instituições que colaboraram neste Mestrado. Partindo do princípio que no ano lectivo , os alunos inscritos estavam a realizar apenas o 2º ano do plano curricular, as medidas de controlo de qualidade centraram-se no desenvolvimento da dissertação. Assim, foi feita a avaliação do enquadramento do tema e plano de trabalho, condições de acolhimento dos alunos que realizaram as dissertações fora da Universidade de Aveiro, (medida de estímulo à inserção na vida activa), supervisão por especialistas no local de trabalho e por docentes da UA. As dissertações foram avaliadas, em provas públicas, por júris criteriosamente seleccionados, integrando elementos externos de reconhecido perfil científico e profissional. Evidenciar as especificidades do curso, nomeadamente, as preocupações em incrementar uma melhoria ao nível dos espaços, dos equipamentos, dos materiais e no apoio ao trabalho para o desenvolvimento de competências e de autonomia dos alunos. No caso de existirem, identificar mecanismos de retroacção avaliativa que envolvam docentes e discentes na promoção da qualidade do sistema. (máx.1500 caracteres) Foi mantido um registo dos alunos que inclui as condições de acolhimento para desenvolvimento do trabalho de dissertação, os objectivos propostos para a dissertação e a data previsível de conclusão. Os recursos materiais disponíveis aos formandos no campus da Universidade de Aveiro, em geral e nas unidades acima referidas em particular, associadas às excelentes condições proporcionadas pela Biblioteca Geral contribuíram para o desenvolvimento de competências e de autonomia dos alunos.

6 Indicadores Objectivos: Distribuição de ECTS por área científica Área científica Sigla Créditos Obrigatórios Optativos Biologia B 106 Biologia Gestão GES 8 Gestão Qualquer área - 6 Qualquer área Novas metodologias de ensino E-learning; ferramentas na web; etc. (máx caracteres) Total 120 Os docentes utilizam ferramentas informáticas através da utilização do Blackboard, de forma a disponibilizar documentos de apoio aos alunos, com vista a contribuir para a valorização das competências individuais.

7 Métodos de avaliação Cod. Contí Designação Ano Sem. U.C. -nua Mista Final Laboratórios de Biologia Molecular e 2º 1º x Celular Seminário em Biologia Molecular e 2º 1º x Celular I Seminário em Biologia Molecular e 2º 2º x Celular II Dissertação 2º Anual x

8 Escolaridade e Tipos de Escolaridade (T/TP/P/Projecto/Estágio/Dissertação/OT) por semana Cód. Horas Designação Ano Sem U.C. T TP P Proj. Disser Estágio OT

9 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 4. METODOLOGIA E ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS Recolha de informação (através de inquéritos e de fóruns de discussão com os representantes dos alunos e dos docentes do curso, etc.). (máximo 1500 caracteres) Procedeu-se à recolha de informação junto dos formandos, de modo a aferir as condições de acolhimento e as necessidades temporais para a realização das dissertações, quer na Universidade de Aveiro, quer noutras instituições. Desenvolvimento de boas práticas de observação do processo, nomeadamente, com recurso à realização dos inquéritos de apreciação do processo de ensino-aprendizagem. (máximo 1500 caracteres) Efectuaram-se contactos com os supervisores internos da UA para os alunos a desenvolver as suas dissertações em instituições externas, no sentido de um acompanhamento adequado e eficaz dos planos de trabalho.

10 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 5. MEDIDAS DE APOIO AO SUCESSO Sucesso escolar Enunciar as medidas tomadas e o seu reflexo no sucesso escolar (consultar dados disponíveis nos indicadores disponibilizados pelo GAGI) (máximo 1500 caracteres) Todos os alunos tiveram um acompanhamento adequado por parte dos respectivos orientadores, não só na elaboração do plano de trabalhos da dissertação como também na análise e discussão dos resultados obtidos e bibliografia consultada. Dada a experiência obida no 1º ano de funcionamento deste mestrado, tendo em conta que neste grupo uma grande percentagem são trabalhadores-estudantes, procurou-se elevar os padrões de qualidade e de exigência, aconselhando-os a realizarem as suas dissertações em dois anos. O Departamento de Biologia realiza anualmente um Simpósio de pós-graduação, onde os formandos podem apresentar os resultados dos trabalhos em curso, o que lhes permite desenvolver a capacidade de comunicar com clareza e rigor científico os resultados obtidos. Sucesso por Unidade Curricular Cod. N.º N.º N.º Designação Ano Sem. U.C. Inscritos Avaliados Aprovados Biologia do RNA 1º 1º Laboratórios de Biologia 2º 1º Molecular e Celular Seminário em Biologia 2º 1º Molecular e Celular I Bioempreendedorismo 1º 2º Genómica 1º 2º Seminário em Biologia 2º 2º Molecular e Celular II Dissertação 2º Anua l 6 6 6

11 Competências extracurriculares Evidenciar as competências transversais desenvolvidas no âmbito do curso, nomeadamente, competências de pesquisa e de seriação de informação, de trabalho em equipa, de trabalho de projecto, de exposição e defesa oral de trabalhos, de análise crítica do quotidiano político-social etc. (máximo 1500 caracteres) Todos os formandos desenvolveram competências transversais no âmbito da pesquisa e seriação de informação a partir de referências bibliográficas, planificação de tarefas laboratoriais, complementado com trabalho em equipa com outros alunos de pósgraduação, exposição e avaliação crítica (oral e escrita).

12 Inserção na vida activa Referir a existência de iniciativas que promovam a aproximação entre a universidade e o tecido empresarial e social, por ex., a promoção de estágios, de projectos com parceiros empresariais ou institucionais, palestras com convidados do mundo empresarial, feiras de emprego, etc. (máximo 1500 caracteres) A grande maioria dos formandos desenvolveu as suas dissertações fora da Universidade de Aveiro, em potenciais entidades empregadoras, públicas ou privadas, sendo uma mais valia para a futura inserção dos formandos no mercado de trabalho. Destacam-se várias instituições de saúde com experiência relevante nas seguintes áreas: citogenética, hematologia, genética forense, diagnóstico molecular, entre outros.

13 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 6. ANÁLISE DOS RESULTADOS Recomendações. (máximo 1500 caracteres) Tal como atrás se referiu, no ano lectivo de , os alunos inscritos obtiveram creditações, passando por este facto, a frequentar disciplinas do 2º ano, ou apenas a disciplina de Dissertação. Acresce ainda que o primeiro ano de funcionamento deste 2º ciclo foi frequentado principalmente por alunos trabalhadores estudantes. Por este motivo, o tempo necessário para desenvolver os trabalhos laboratoriais foram extensos, tendo alguns deles efectuado pedido de prolongamento para o ano lectivo seguinte. Por outro lado, houve necessidade de um maior acompanhamento laboratorial e integração de alguns destes mestrandos, por estarem afastados há vários anos da vida académica. Dos 44 alunos inscritos, seis já defenderam a tese na época normal de , nove defenderão na época especial (Dezembro de 2008). Prevê-se que os restantes concluam no ano lectivo de

14 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 7. CONCLUSÕES (máximo 1500 caracteres) Tendo em conta os meios colocados ao alcance dos alunos (ex: disponibilidade dos orientadores, meios informáticos, blackboard, condições da biblioteca e outros atrás referidos), tentou-se dar oportunidade a todos para desenvolverem as suas teses em ambiente profissional. A percentagem de alunos formados é inferior a 50% dos inscritos. Este facto prende-se com as limitações dos próprios formandos (na maioria trabalhadores-estudantes), o que é um factor limitante na sua disponibilidade para se dedicarem ao Mestrado, a tempo inteiro.

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia 1. INTRODUÇÃO Enquadramento e fundamentação do processo de adequação ou de criação do curso. (máx. 3000 caracteres) Sendo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Biologia Marinha (2º ciclo) 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para os novos planos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO CURSO Biologia Ecologia, Gestão de Ecossistemas ( ciclo) 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) O ano lectivo 2008-2009 corresponde

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO ROCESSO DE BOLONHA lectivo 2008/2009 DEARTAMENTO CURSO Biologia Mestrado em Biologia Marinha 1.INTRODUÇÃO No ano lectivo de 2008-2009 increveram-se 15 alunos no Mestrado em

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia (DeBio) CURSO Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia (2º Ciclo)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos é uma

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Nuno Borges Carvalho Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica 1.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Engenharia Civil CURSO Mestrado em Engenharia Civil 1. INTRODUÇÃO O curso de Mestrado em Engenharia Civil tem por objectivo promover

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO SACSJP 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para os novos planos de estudo. Enquadramento dos alunos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA João Araújo Pereira Coutinho MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA 1. INTRODUÇÃO (meia página máx.) Fazer referência,

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Secção Autónoma de Ciências da Saúde (SACS) José Luís de Almeida (Professor Associado Convidado) Mestrado em Biomedicina Farmacêutica

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de CURSO Radiologia 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) Os cursos de do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Cerâmica e do Vidro CURSO Mestrado em Engenharia Cerâmica e do Vidro (9148) 1.INTRODUÇÃO O Mestrado em Engenharia

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde José Carlos Lopes RADIOLOGIA 1. INTRODUÇÃO (meia página máx.) Fazer referência, por exemplo: identificar

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Ambiente e Ordenamento CURSO 9146 - Mestrado em Engenharia do Ambiente 1. INTRODUÇÃO Em 2006-2007, em sequência da implementação

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Director de Curso - Artur M. S. Silva CURSO - Programa Doutoral em Química Página 1 de 7 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de Saúde CURSO Terapia da Fala 1.INTRODUÇÃO Os cursos de Saúde do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Universidade de Aveiro e Universidade do Porto Fernando Almeida (UA) Helena Sant Ovaia (UP) Geomateriais e Recursos Geológicos 1.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO QUÍMICA CURSO MESTRADO EM MATERIAIS DERIVADOS DE RECURSOS RENOVÁVEIS 1.INTRODUÇÃO Com este Mestrado, inserido nas áreas

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Isabel Cristina Dórdio Dimas Documentação e Arquivística 1. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

1.7. Número de unidades curriculares em que participou no segundo semestre de 2006/2007:

1.7. Número de unidades curriculares em que participou no segundo semestre de 2006/2007: INQUÉRITO AOS DOCENTES SOBRE CONDIÇÕES E ACTIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM ANO LECTIVO 2006/2007-2º SEMESTRE 1.1. Categoria e Vínculo Doutorado Convidado Tempo Integral Doutorado Convidado Tempo Parcial

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde Professor Doutor Ignácio Martin Licenciatura em Gerontologia 1. INTRODUÇÃO Este relatório diz respeito à

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Geociências CURSO 1. INTRODUÇÃO A avaliação dos cursos, na sequência da adequação dos mesmos ao modelo de Bolonha, é

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Instituto Superior de Contabilidade e Administração CURSO Finanças 1º ciclo 1.INTRODUÇÃO O ano lectivo de 2008/09 representou

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Gonçalo Paiva Dias Tecnologias da Informação 1. INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Engenharia Mecânica/Electrónica, Telecomunicações e Informática (9163) 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências Sociais Jurídicas e Políticas e Instituto Superior de Contabilidade e Administração 1. INTRODUÇÃO Enquadramento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Geociências (UA) e Geologia (FCUP) CURSO Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos 1. INTRODUÇÃO O 2º ciclo vocacionado para

Leia mais

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA UNIVERSIDADE DO MINHO Instituto de Ciências Sociais Departamento de Geografia I I I INFORMAÇÃO RELATIVA A O SUPLEMENTO AO DIPLOMA (versão em português) 2 Doutoramento em Geografia Descrição: 1. Áreas de

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Maria João Loureiro MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (3.º CEB) E NO

Leia mais

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do pedido A1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora (Preenchimento automático) A1.a. Identificação da

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Economia Gestão e Engenharia Industrial CURSO Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (2º ciclo) 1.INTRODUÇÃO A Engenharia

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Mestrado Integrado em Engenharia Física DGES DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 1 Mestrado Integrado em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 1 DGES

Leia mais

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial Homologo 27.04.2018 Regulamento Página 1 de 11 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO

Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO APROVADAS NO CONSELHO CIENTÍFICO 4_2010 DE 30 DE JUNHO DE 2010 1 ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Geociências (UA) e Geologia (FCUP) CURSO Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em funcionamento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Electrónica, Telecomunicações e Informática 1. INTRODUÇÃO É indiscutível, hoje, que a independência e o desenvolvimento de um país

Leia mais

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO Preâmbulo Estas Normas Gerais de Avaliação têm como objectivo enquadrar o funcionamento das diferentes Unidades Curriculares 1 dos cursos de Licenciatura, Mestrado 2 e Mestrado

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 1. INTRODUÇÃO O Ano de 2006/2007 corresponde ao primeiro ano de

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

Artigo 1º Do Objecto

Artigo 1º Do Objecto ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI Normas Regulamentares das Unidades Curriculares que integram a Profissional (IPP) da Licenciatura em Educação Básica Preâmbulo As alterações legislativas

Leia mais

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB

A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Encontro Nacional A Concretização do Processo de Bolonha em Portugal A Concretização do Processo de Bolonha no IPCB Coordenação Institucional do Processo de Bolonha Ana Ferreira Ramos ana_ramos@ipcb.pt

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Mecânica/Electrónica, Telecomunicações e Informática CURSO Mestrado em Engenharia de Automação Industrial

Leia mais

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS Em Fevereiro de 2011, têm início as actividades lectivas do primeiro doutoramento em

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de Saúde CURSO Enfermagem 1.INTRODUÇÃO O Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) manteve a sua estrutura

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1001456 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial CURSO Licenciatura em Gestão (1.º Ciclo) 1.INTRODUÇÃO (máx.

Leia mais

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Fundação Ricardo Do Espírito Santo Silva

Leia mais

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/02302 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Identificação

Leia mais

Regulamento de transição de plano de estudos

Regulamento de transição de plano de estudos Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas Regulamento de transição de plano de estudos 2016/2017 Artigo 1.º Âmbito Sob

Leia mais

ACEF/1415/08662 Relatório final da CAE

ACEF/1415/08662 Relatório final da CAE ACEF/1415/08662 Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Algarve A.1.a. Outras Instituições

Leia mais

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010 Relatório Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências Ano lectivo 2009/2010 Viana do Castelo, 28 de Dezembro de 2010 1 15 ÍNDICE Nota Prévia I. PLANO DE ESTUDOS DO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE Directora de curso: Helena Marinho MESTRADO EM MÚSICA PARA O ENSINO VOCACIONAL 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL Prof. Joaquim Carlos Pinho 2º ciclo em Economia 1. INTRODUÇÃO Este relatório

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO EM ARQUEOLOGIA DCEP, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DO PATRIMÓNIO APROVADAS NO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Civil CURSO Licenciatura em Ciências de Engenharia Civil 1.INTRODUÇÃO A Engenharia Civil é uma actividade

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Direito

Universidade Portucalense Departamento de Direito Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO Aprovadas no CC de 2009/10/28, com alterações aprovadas no CC de 29/09/10 ÍNDICE Artigo 1.º Objecto

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE

Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viseu REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUSTRIAL 3ª edição 2011-2013 Nos termos do artigo 26.º

Leia mais

ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/16972 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto A.1.a. Identificação

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE 2º CICLO Aprovado em reunião do Conselho Pedagógico, de 23 de novembro de 2016 Aprovado em reunião da Comissão Técnico-Científica da ESA-IPVC, de 14

Leia mais

Regulamento da Avaliação do Desempenho Pedagógico da ESA

Regulamento da Avaliação do Desempenho Pedagógico da ESA Regulamento da Avaliação do Desempenho Pedagógico da ESA Capítulo I Definição e Objectivos Artigo 1. A Avaliação do Desempenho Pedagógico da ESA é da responsabilidade do Conselho Pedagógico e é um instrumento

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS PLANO DE ESTUDOS ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS 103.5 6 Ciências da Terra 6 Gestão 4.5 Subtotal 114 6 Total 120 UNIDADES CURRICULARES Análise de Dados e Modelação em Ambiente

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE FÍSICA Prof. Manuel Barroso LICENCIATURA EM FÍSICA 8258 1. INTRODUÇÃO O objectivo deste relatório é apresentar o

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores)

Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores) Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores) (Registado na DGES com a referência: R/A-Cr 46/2012) Artigo 1º Normas regulamentares aplicáveis O curso rege-se pelo regulamento

Leia mais

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1.º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha,

Leia mais

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL PROF. DOUTOR JOAQUIM JOSÉ BORGES GOUVEIA MESTRADO EM SISTEMAS ENERGÉTICOS

Leia mais

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00176 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Ipam - Instituto Português De Administração De Marketing De

Leia mais

3. Os candidatos terão de fazer prova de conclusão de todas as unidades curriculares do 1.º ano curricular.

3. Os candidatos terão de fazer prova de conclusão de todas as unidades curriculares do 1.º ano curricular. 2. Os alunos de Mestrado Integrado só poderão apresentar candidatura enquanto estiverem inscritos no 1.º ciclo de estudos (ainda que estejam a frequentar o último ano). 3. Os candidatos terão de fazer

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

ACEF/1213/18822 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1213/18822 Relatório preliminar da CAE ACEF/1213/18822 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outras

Leia mais

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário)

GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO/ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDO EM FUNCIONAMENTO (AACEF) (Ensino Universitário) Versão de 17 de maio de 2012 1 CARACTERIZAÇÃO DO CICLO DE ESTUDOS A.1. Instituição

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia Electrotécnica Sistemas Eléctricos de Energia MTENG 7. bro de 2011 HJJRS 1 Relevância Social do Curso Necessidades de formação na área Reconhecimento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Paula Carvalho LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (1º CICLO) 1. INTRODUÇÃO Este relatório diz respeito ao ano

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2.ª série N.º 38 24 de Fevereiro de 2010 8279 Dirigir o pessoal não docente nem investigador, sob a orientação do órgão de gestão competente, contribuindo para a correcta afectação

Leia mais

IDIRETORI Despacho D-23/ Âmbito de aplicação

IDIRETORI Despacho D-23/ Âmbito de aplicação U LISBOA / -- IDIRETORI Despacho D-23/2015 Por decisão do Conselho Científico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de, na sua reunião de 1 de julho de 2015, deliberou, por unanimidade, alterar

Leia mais

Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho Eugénio Campos Ferreira 0 Em 199 altera-se a denominação do ramo Tecnologia e Processos Químicos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Línguas e Culturas Mestrado em Línguas e Relações Empresariais 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, que

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE AMBIENTE E ORDENAMENTO] [Ana Isabel Miranda] [Mestrado Europeu Conjunto em Estudos Ambientais/JEMES] 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA]

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO E A [DESIGNAÇÂO DA ESCOLA] Considerando, no espírito do ordenamento jurídico da formação

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Comunicação e Arte CURSO Mestrado em Comunicação Multimédia 1. INTRODUÇÃO O curso de Mestrado em Comunicação Multimédia (MCMM) foi

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição )

EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE. (Edição ) EDITAL MESTRADO EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE (Edição 2010-2012) Nos termos dos Decretos-Lei nº /2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/200, de 24 de Março, com as alterações

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO

CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO CURSO DE LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR SEMINÁRIO DE PROJETO Artigo 1.º - Natureza e objetivos do Seminário de Projeto 1. O Seminário de Projeto é uma unidade

Leia mais

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval. Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares

Ministério da Defesa Nacional Marinha. Escola Naval. Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares Ministério da Defesa Nacional Marinha Escola Naval Regulamento de Aplicação do Sistema de Créditos Curriculares Setembro 2007 Índice por artigos CAP I Sistema de créditos curriculares 1 - Objectivo 2 -

Leia mais

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1617/ Relatório preliminar da CAE PERA/1617/1001801 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa A.1.a.

Leia mais

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

REGULAMENTO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO REGULAMENTO DO DOUTORAMENTO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Artigo 1º (Definição) Por deliberação da Comissão Coordenadora do Conselho Científico de 9 de Junho

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Ana Allen Gomes] [CURSO: 1º ciclo em psicologia] 1. INTRODUÇÃO (meia página máx.)

Leia mais

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 008/009 DEPARTAMENTO Línguas e Culturas CURSO Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas.INTRODUÇÃO Após um período de transição, o ano

Leia mais

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01631 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a.

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de

Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de Diário da República, 2.ª série N.º 157 17 de agosto de 2016 25685 Doutoramento em Bioquímica Especialidade em Bioquímica Estrutural 2.º, 3.º e 4.º ano QUADRO N.º 16 (1) (2) (3) (4) Tempo de trabalho (h)

Leia mais

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais