RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia 1. INTRODUÇÃO Enquadramento e fundamentação do processo de adequação ou de criação do curso. (máx caracteres) Sendo a Biologia Molecular e Celular um dos pilares da biotecnologia, genómica e proteómica, este mestrado pretendeu apostar numa forte componente teórico-prática e prática, permitindo aos alunos aprofundar conhecimentos e adquirir treino laboratorial nas metodologias modernas destes domínios. A integração destes saberes, suportado por processos pedagógicos de acordo com as directivas do Processo de Bolonha, permitiu gerar competências relevantes para o desenvolvimento de microempresas ligadas à indústria farmacêutica e biotecnológica. A introdução crescente de novos métodos de diagnóstico molecular e genético no Serviço Nacional de Saúde e na indústria agroalimentar requerem profissionais com formação sólida em ciências biomoleculares. Acresce ainda a larga experiência do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (DeBio) como cenário formativo, ao nível de docência e da investigação, vocacionados para esta fase do ensino de pós-graduação. O DeBio possui um corpo docente altamente qualificado, atestado pela publicação científica de qualidade e sua integração em Laboratórios Associados e Unidades de Investigação, avaliadas anualmente. Por outro lado, o DeBio apresenta uma longa experiência em pós-graduação e um historial de ligação ao tecido produtivo externo à Universidade de Aveiro, concretizado em inúmeros estágios profissionalizantes realizados pelos alunos da licenciatura pré-bolonha, num 5º ano de formação. Estes pressupostos estiveram também na base de criação deste Mestrado. Desta forma, perspectivou-se com este Mestrado, preparar profissionais com competências nas modernas metodologias de análise de genes e genomas, RNAs, proteínas e outras biomoléculas de interesse no diagnóstico clínico e segurança agro-alimentar.

2 Entrada em funcionamento do 1º ano dos cursos criados. (máx caracteres) Perante o acima exposto, o DeBio decidiu dar início aos 2ºs ciclos do processo de Bolonha no ano lectivo de A nova estrutura dos cursos, a sua organização em ECTS e a contabilização de um total de 300 ECTS de formação superior para a obtenção do grau de Mestre, faziam prever que numa primeira fase os cursos de 2º ciclo seriam procurados por candidatos detentores de pelo menos 240 ECTS de formação. Assim, o primeiro ano de funcionamento dos 2ºs ciclos de Bolonha foi dirigido para um público que procurava através da dissertação preencher os novos requisitos de formação, quer em ambiente de investigação, quer em ambiente profissional (tal como previsto no artº 20 do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março).

3 DEPARTAMENTO Biologia 2. DEFINIÇÃO CURRICULAR DOS S Sublinhar as estratégias/fontes de informação (ex. resultados dos inquéritos sobre os ECTS das disciplinas dos cursos pré-bolonha) que estiveram presentes na definição de ECTS, nº hrs contacto, nº de hrs trabalho independente, competências, etc.(máx caracteres) A definição curricular do curso, incluindo a definição dos ECTS por área científica, foi elaborada tendo em conta a experiência anterior de pós-graduação, associada às directivas do Processo de Bolonha em que se recorria a uma componente de trabalho individual e não presencial significativa em cada disciplina. O 2º ciclo de estudos tem a duração de quatro semestres curriculares e integra disciplinas semestrais, com um total de 120 créditos ECTS e de trabalho, destacando-se o último ano do ciclo de estudos, quase inteiramente dedicado à investigação científica e escrita da dissertação (num total de 60 ECTS). A carga horária semanal máxima é de 20 horas. A inclusão de uma disciplina de Bioempreendorismo é um aspecto inovador neste mestrado. Do perfil funcional de um titular com o grau de Mestre em Biologia Molecular e Celular decorreu a formulação de objectivos de aprendizagem, assim como as respectivas competências inerentes aos desempenhos profissionalizantes. A justificação dos ECTS deste mestrado prende-se com pontos-chave a seguir descritos: CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS Conhecer as metodologias actuais de estudo da célula e do genoma numa perspectiva integradora, transversal e transdisciplinar com vista a relacionar conceitos biológicos complexos Compreender o conceito de investigação multidisciplinar. Realizar a auto-formação, visando o permanente aperfeiçoamento das suas competências, nomeadamente as relacionadas com o processo de execução de novos desempenhos, determinados pelas necessidades profissionais, bem como pelos avanços da Ciência; Contribuir de forma original e criativa para o conhecimento científico no seu domínio de especialização, aplicando ferramentas bioinformáticas de pesquisa no desenvolvimento de um projecto de investigação e divulgando os resultados. Demonstrar originalidade na análise crítica e desenvolver uma opinião fundamentada do seu domínio de especialização. Ser capaz de comunicar com clareza e rigor no domínio da expressão oral, escrita e gráfica, elaborando documentos em língua portuguesa e numa língua estrangeira. Ter autonomia para o trabalho individual e capacidade de estabelecer boas relações de trabalho com os colegas e com os outros profissionais.

4 PLANO CURRICULAR Biologia do Desenvolvimento Unidades Curriculares (U.C.) Ano Sem. 1º 1º Horas de contacto por semestre Aula TP:30; P:45 Neurobiologia 1º 1º TP:30; Biologia do RNA 1º 1º T:30; Evolução Biológica e Molecular Genómica P:45 P:45 1º 1º T:15; TP:30 1º 2º TP:30; P:45 Citometria e Imunologia 1º 2º TP:30; PL:45 Bioempreendedorismo 1º 2º T:30; TP:45 Tutori al Proj./Disser Total Opção 1º 2º TP:30; P: Créditos Seminário em Biologia Molecular e Celular I 2º 1º TP:30; P: Laboratórios de Biologia Molecular e Celular 2º T:30; 1º Seminário em Biologia Molecular e Celular II 2º 2º TP: Dissertação TP:60; 46 Anual 2º P: P:

5 DEPARTAMENTO Biologia 3. SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE Resultados dos inquéritos pedagógicos semestrais que foram objecto de análise e de discussão nas Comissões de Curso, de modo a identificar os pontos fortes e fracos no sentido de gerar maior eficiência e qualidade no sistema de ensino-aprendizagem. (máx caracteres Sendo o corpo docente exclusivamente constituído por Doutores dos Departamentos de Biologia, coadjuvados por docentes do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial e por investigadores integrantes de Laboratórios Associados e Unidades de Investigação foi garantida a qualidade de formação. A existência de infra-estruturas laboratoriais e de equipamento nos Departamentos, Laboratórios Associados e Unidades de Investigação envolvidos, contribuiu para o sucesso deste Mestrado. Todo o campus da Universidade de Aveiro está coberto por rede wireless. Os formandos têm acesso a bases de dados e publicações em suporte digital. Acresce ainda as excelentes condições disponíveis na Biblioteca Geral da Universidade de Aveiro, que proporcionam aos formandos uma grande variedade de serviços. Partindo do princípio que no ano lectivo , os alunos inscritos estavam a realizar apenas o 2º ano do plano curricular, as medidas de controlo de qualidade centraram-se no desenvolvimento da dissertação. Assim, foi feita a avaliação do enquadramento do tema e plano de trabalho, condições de acolhimento dos alunos que realizaram as dissertações fora da Universidade de Aveiro, (medida de estímulo à inserção na vida activa), supervisão por especialistas no local de trabalho e por docentes da UA. As dissertações foram avaliadas, em provas públicas, por júris criteriosamente seleccionados, integrando elementos externos de reconhecido perfil científico e profissional.

6 Indicadores Objectivos: Distribuição de créditos por área científica Área científica Sigla Créditos Obrigatórios Optativos Biologia B 106 Gestão GES 8 Qualquer área - 6 Novas metodologias de ensino Total 120 Os docentes usam ferramentas informáticas através da utilização do Blackboard, de forma a disponibilizar documentos de apoio aos alunos, com vista a contribuir para a valorização das competências individuais.

7 Métodos de avaliação Cod. Contí Designação Ano Sem. U.C. -nua Mista Final Laboratórios de Biologia Molecular e 2º 1º x Celular Seminário em Biologia Molecular e 2º 1º x Celular I Seminário em Biologia Molecular e 2º 2º x Celular II Dissertação 2º Anual x

8 Escolaridade e Tipos de Escolaridade (T/TP/P/Projecto/Estágio/Dissertação/OT) por semana Cód. Horas Designação Ano Sem U.C. T TP P Proj. Disser Estágio OT

9 DEPARTAMENTO Biologia 4. METODOLOGIA E ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS Sendo um Mestrado criado de novo não se aplica este ponto 4. Não foram efectuados inquéritos.

10 DEPARTAMENTO Biologia 5. MEDIDAS DE APOIO AO SUCESSO Sucesso escolar Como atrás se referiu, todos os alunos tiveram um acompanhamento adequado por parte dos respectivos orientadores, não só na elaboração do plano de trabalhos da dissertação como também na análise e discussão dos resultados obtidos e bibliografia consultada. O Departamento de Biologia realiza anualmente um Simpósio de pós-graduação, onde os formandos podem apresentar os resultados dos trabalhos em curso, o que lhes permite desenvolver a capacidade de comunicar com clareza e rigor científico os resultados obtidos. Sucesso por Unidade Curricular Cod. U.C. Designação Ano Sem. N.º Inscrito s N.º Avaliados N.º Aprovados Laboratórios de Biologia 2º 1º Molecular e Celular Seminário em Biologia 2º 1º Molecular e Celular I Seminário em Biologia 2º 2º Molecular e Celular II Dissertação 2º Anual Competências extracurriculares Todos os formandos desenvolveram competências transversais no âmbito da pesquisa e seriação de informação a partir de referências bibliográficas, planificação de tarefas laboratoriais, complementado com trabalho em equipa com outros alunos de pósgraduação, exposição e avaliação crítica (oral e escrita).

11 Inserção na vida activa Parte dos alunos desenvolveram as suas dissertações fora da Universidade de Aveiro, em potenciais entidades empregadoras, públicas ou privadas, sendo uma mais valia para a futura inserção dos formandos no mercado de trabalho.

12 DEPARTAMENTO Biologia 6. ANÁLISE DOS RESULTADOS Dos 12 alunos inscritos no ano lectivo , 7 concluíram a Dissertação, seis dos quais no primeiro ano de inscrição e um no ano seguinte (primeira época de ). Tal como atrás se referiu, no ano lectivo de , os alunos inscritos obtiveram creditações, passando por este facto, a frequentar disciplinas do 2º ano, ou apenas a disciplina de Dissertação. Acresce ainda que o primeiro ano de funcionamento deste 2º ciclo foi frequentado principalmente por alunos trabalhadores estudantes. Por este motivo, o tempo necessário para desenvolver os trabalhos laboratoriais foi extenso, tendo alguns deles efectuado pedido de prolongamento para o ano lectivo seguinte. Por outro lado, houve necessidade de um maior acompanhamento laboratorial e integração de alguns destes mestrandos, por estarem afastados há vários anos da vida académica.

13 DEPARTAMENTO Biologia 7. CONCLUSÕES Tendo em conta os meios colocados ao alcance dos alunos (ex: disponibilidade dos orientadores, meios informáticos, blackboard, condições da biblioteca e outros atrás referidos), assim como as limitações dos próprios formandos (pouca disponibilidade de tempo), tentou-se dar oportunidade a todos para desenvolverem as suas teses em ambiente profissional. Conclui-se que o balanço foi positivo, sendo previsível que os restantes alunos terminem as teses no ano lectivo de

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Mestrado em Biologia Molecular e Celular 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Biologia (DeBio) CURSO Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia (2º Ciclo)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Biologia CURSO Biologia Marinha (2º ciclo) 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha para os novos planos

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Bioquímica e Química dos Alimentos é uma

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO ROCESSO DE BOLONHA lectivo 2008/2009 DEARTAMENTO CURSO Biologia Mestrado em Biologia Marinha 1.INTRODUÇÃO No ano lectivo de 2008-2009 increveram-se 15 alunos no Mestrado em

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Química CURSO Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais 1. INTRODUÇÃO O Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO CURSO Biologia Ecologia, Gestão de Ecossistemas ( ciclo) 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) O ano lectivo 2008-2009 corresponde

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Engenharia Civil CURSO Mestrado em Engenharia Civil 1. INTRODUÇÃO O curso de Mestrado em Engenharia Civil tem por objectivo promover

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA João Araújo Pereira Coutinho MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA 1. INTRODUÇÃO (meia página máx.) Fazer referência,

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Ambiente e Ordenamento CURSO 9146 - Mestrado em Engenharia do Ambiente 1. INTRODUÇÃO Em 2006-2007, em sequência da implementação

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Física

Mestrado Integrado em Engenharia Física DGES DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 1 Mestrado Integrado em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 1 DGES

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Nuno Borges Carvalho Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica 1.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 [DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO] [Director de Curso: Carlos Fernandes da Silva] [PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA] 1. INTRODUÇÃO (meia página

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Química CURSO Licenciatura em Biotecnologia 1.INTRODUÇÃO A Licenciatura em Biotecnologia foi criada na Universidade

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Cerâmica e do Vidro CURSO Mestrado em Engenharia Cerâmica e do Vidro (9148) 1.INTRODUÇÃO O Mestrado em Engenharia

Leia mais

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00044 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO PROCESSO DE BOLONHA 2008/2009 1. Introdução O ano lectivo de 2008/2009 assinalou a adopção plena no ISG das reformas curriculares previstas no acordo de Bolonha, bem com de outras

Leia mais

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011)

Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) Resultados-Chave Relatório de Bolonha do ISCTE-IUL (2010/2011) 1. O relatório sobre o grau de concretização do processo de Bolonha no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) relativo ao ano lectivo

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO QUÍMICA CURSO MESTRADO EM MATERIAIS DERIVADOS DE RECURSOS RENOVÁVEIS 1.INTRODUÇÃO Com este Mestrado, inserido nas áreas

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Secção Autónoma de Ciências da Saúde (SACS) José Luís de Almeida (Professor Associado Convidado) Mestrado em Biomedicina Farmacêutica

Leia mais

NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00691 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA

I I I INFORMAÇÃO RELATIVA UNIVERSIDADE DO MINHO Instituto de Ciências Sociais Departamento de Geografia I I I INFORMAÇÃO RELATIVA A O SUPLEMENTO AO DIPLOMA (versão em português) 2 Doutoramento em Geografia Descrição: 1. Áreas de

Leia mais

1.7. Número de unidades curriculares em que participou no segundo semestre de 2006/2007:

1.7. Número de unidades curriculares em que participou no segundo semestre de 2006/2007: INQUÉRITO AOS DOCENTES SOBRE CONDIÇÕES E ACTIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM ANO LECTIVO 2006/2007-2º SEMESTRE 1.1. Categoria e Vínculo Doutorado Convidado Tempo Integral Doutorado Convidado Tempo Parcial

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Isabel Cristina Dórdio Dimas Documentação e Arquivística 1. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento

Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Guião para a auto-avaliação (Poli) Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do pedido A1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora (Preenchimento automático) A1.a. Identificação da

Leia mais

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01116 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico Do Porto

Leia mais

NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/00036 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Nova De Lisboa A.1.a.

Leia mais

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/16/00079 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO Maria João Loureiro MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (3.º CEB) E NO

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia Electrotécnica Sistemas Eléctricos de Energia MTENG 7. bro de 2011 HJJRS 1 Relevância Social do Curso Necessidades de formação na área Reconhecimento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2006/2007 DEPARTAMENTO Geociências (UA) e Geologia (FCUP) CURSO Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos 1. INTRODUÇÃO O 2º ciclo vocacionado para

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Director de Curso - Artur M. S. Silva CURSO - Programa Doutoral em Química Página 1 de 7 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010

Relatório. Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências. Ano lectivo 2009/2010 Relatório Curso de Mestrado em Educação Especialidade Didáctica da Matemática e das Ciências Ano lectivo 2009/2010 Viana do Castelo, 28 de Dezembro de 2010 1 15 ÍNDICE Nota Prévia I. PLANO DE ESTUDOS DO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde Professor Doutor Ignácio Martin Licenciatura em Gerontologia 1. INTRODUÇÃO Este relatório diz respeito à

Leia mais

Relatório de concretização do Processo de Bolonha 2006/2007

Relatório de concretização do Processo de Bolonha 2006/2007 SACS Universidade de Aveiro Relatório de concretização do Processo de Bolonha 2006/2007 Índice 1. INTRODUÇÃO 2 2. DEFINIÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS 4 3. SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE 8 4. METODOLOGIA

Leia mais

Ciclo de Estudos de Mestrado em Bioquímica Estrutural e Funcional

Ciclo de Estudos de Mestrado em Bioquímica Estrutural e Funcional Ciclo de Estudos de Mestrado em Bioquímica Estrutural e Funcional Normas Regulamentares Artigo 1º Criação A Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia confere o grau de

Leia mais

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00015 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Nova De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas 1. INTRODUÇÃO Transição curricular dos alunos dos cursos pré-bolonha

Leia mais

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01456 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Lisboa A.1.a.

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática da Matemática 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho

Leia mais

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012)

EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL. (Edição 2010 2012) EDITAL MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA ESPECIALIZAÇÃO DE HEMATOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICO LABORATORIAL (Edição 2010 2012) Nos termos dos Decretos Lei nº 42/2005, de 22 de Fevereiro, do Decreto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Instituto Superior de Contabilidade e Administração CURSO Finanças 1º ciclo 1.INTRODUÇÃO O ano lectivo de 2008/09 representou

Leia mais

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade Orgânica

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de CURSO Radiologia 1.INTRODUÇÃO (máx. meia página) Os cursos de do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Alemães I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de estudos:

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS FOTOGRAFIA NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1.º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha,

Leia mais

Estão definidos como objectivos essenciais:

Estão definidos como objectivos essenciais: O curso de Engenharia Química e Bioquímica é uma licenciatura que se destina a proporcionar uma formação superior em Engenharia no domínio particular da Química. Está modelado com o objectivo de permitir

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇA O DE UM CURSO DE FORMAÇA O NA A REA DE EDUCAÇA O CONTI NUA DIPLOMA DE FORMAÇA O AVANÇADA

PROPOSTA DE CRIAÇA O DE UM CURSO DE FORMAÇA O NA A REA DE EDUCAÇA O CONTI NUA DIPLOMA DE FORMAÇA O AVANÇADA PROPOSTA DE CRIAÇA O DE UM CURSO DE FORMAÇA O NA A REA DE EDUCAÇA O CONTI NUA DIPLOMA DE FORMAÇA O AVANÇADA NOME DO CURSO Português: Formação Avançada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS PLANO DE ESTUDOS ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA CIENTÍFICA OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS 103.5 6 Ciências da Terra 6 Gestão 4.5 Subtotal 114 6 Total 120 UNIDADES CURRICULARES Análise de Dados e Modelação em Ambiente

Leia mais

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Direito

Universidade Portucalense Departamento de Direito Universidade Portucalense Departamento de Direito NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM DIREITO Aprovadas no CC de 2009/10/28, com alterações aprovadas no CC de 29/09/10 ÍNDICE Artigo 1.º Objecto

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património

Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património Universidade Portucalense Departamento de Ciências da Educação e do Património NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO EM ARQUEOLOGIA DCEP, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DO PATRIMÓNIO APROVADAS NO

Leia mais

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE

PERA/1516/ Relatório preliminar da CAE PERA/1516/0901512 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Coimbra A.1.a. Outras

Leia mais

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Engenharia Mecânica/Electrónica, Telecomunicações e Informática CURSO Mestrado em Engenharia de Automação Industrial

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Setembro de (77)

Diário da República, 2.ª série N.º de Setembro de (77) Diário da República, 2.ª série N.º 173 7 de Setembro de 2007 26 192-(77) 1.º ano/2.º semestre curricular QUADRO N.º 2 IS Bases de Eng. biomédica, incluindo o seguinte elenco EBMb Semestral (com disci-

Leia mais

2. São igualmente fixados: Universidade do Minho, 5 de Setembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues

2. São igualmente fixados: Universidade do Minho, 5 de Setembro de O Reitor, A. Guimarães Rodrigues Divisão Académica despacho RT/C-211/2006 A Resolução SU-3/06, de 13 de Março, aprovou a adequação do Curso de Licenciatura em Engenharia BIológica, agora designado por Mestrado em Engenharia Biológica.

Leia mais

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01316 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Católica Portuguesa A.1.a.

Leia mais

MESTRADO CIÊNCIAS BIOFARMACÊUTICAS

MESTRADO CIÊNCIAS BIOFARMACÊUTICAS MESTRADO CIÊNCIAS BIOFARMACÊUTICAS CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO Acreditado pela A3ES 6 ª Edição 2015/2017 Colaboração Instituto de Investigação do Medicamento (imed.ulisboa) A Universidade de Lisboa,

Leia mais

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS

REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE EM DESIGN GRÁFICO E PROJECTOS EDITORIAIS Artigo 1º Criação 1- A Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), confere

Leia mais

NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02111 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Aberta A.1.a. Descrição

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO SACS, DLC e DETI CURSO Mestrado em Ciências da Fala e da Audição 1. INTRODUÇÃO O Ano de 2006/2007 corresponde ao primeiro ano de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática das Ciências (Regime a Distância) 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho Proposta de Reformulação do Plano de Estudos da Licenciatura em Engenharia Biológica da Universidade do Minho Eugénio Campos Ferreira 0 Em 199 altera-se a denominação do ramo Tecnologia e Processos Químicos

Leia mais

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00132 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Jorge Manuel Alexandre Saraiva LICENCIATURA EM BIOTECNOLOGIA 1. INTRODUÇÃO Este relatório cobre o ano lectivo

Leia mais

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior Agrária de Ponte de Lima Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior Agrária de Ponte de Lima Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Ano lectivo 2009/2010 Curso de Licenciatura em Biotecnologia Índice

Leia mais

1. Designação do Curso: 2. Unidade proponente: [clique para introduzir]

1. Designação do Curso: 2. Unidade proponente: [clique para introduzir] 1. Designação do Curso: 2. Unidade proponente: 3. Tipo de curso: Curso de Pós-Graduação Curso de Pós-Licenciatura Curso de Especialização Curso de Estudos Avançados Curso de Especialização Tecnológica

Leia mais

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento. Pós-Graduação em Integração Sensorial Homologo 27.04.2018 Regulamento Página 1 de 11 CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Enquadramento jurídico Nos termos do Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro, do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24

Leia mais

NCE/10/01616 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01616 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01616 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade De Trás-Os-Montes E Alto

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Geociências CURSO 1. INTRODUÇÃO A avaliação dos cursos, na sequência da adequação dos mesmos ao modelo de Bolonha, é

Leia mais

NCE/14/01616 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01616 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01616 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra

Leia mais

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL

LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL LICENCIATURA EM CINEMA E AUDIOVISUAL NORMAS REGULAMENTARES Curso do 1º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de licenciado, adequado ao Processo de Bolonha, constante

Leia mais

Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO

Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO Universidade Portucalense Departamento de Ciências Económicas e Empresariais NORMAS REGULAMENTARES DO 2.º CICLO DE ESTUDOS EM GESTÃO APROVADAS NO CONSELHO CIENTÍFICO 4_2010 DE 30 DE JUNHO DE 2010 1 ÍNDICE

Leia mais

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE 20 BOLSAS DE DOUTORAMENTO PROGRAMA DOUTORAL EM BIOLOGIA E ECOLOGIA DAS ALTERAÇÕES GLOBAIS Em Fevereiro de 2011, têm início as actividades lectivas do primeiro doutoramento em

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Electrónica, Telecomunicações e Informática 1. INTRODUÇÃO É indiscutível, hoje, que a independência e o desenvolvimento de um país

Leia mais

Regulamento de transição de plano de estudos

Regulamento de transição de plano de estudos Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas Regulamento de transição de plano de estudos 2016/2017 Artigo 1.º Âmbito Sob

Leia mais

NCE/17/00041 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00041 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00041 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade De Aveiro A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

NCE/09/01932 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/01932 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/01932 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Escola Superior De Enfermagem De Lisboa 1.a.

Leia mais

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00130 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores)

Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores) Regulamento do curso de mestrado em Paleontologia (2º ciclo de estudos superiores) (Registado na DGES com a referência: R/A-Cr 46/2012) Artigo 1º Normas regulamentares aplicáveis O curso rege-se pelo regulamento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTE Directora de curso: Helena Marinho MESTRADO EM MÚSICA PARA O ENSINO VOCACIONAL 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01056 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Cofac - Cooperativa De Formação E

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Gestão Estratégica das Relações

Leia mais

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO

NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO NORMAS GERAIS DE AVALIAÇÃO Preâmbulo Estas Normas Gerais de Avaliação têm como objectivo enquadrar o funcionamento das diferentes Unidades Curriculares 1 dos cursos de Licenciatura, Mestrado 2 e Mestrado

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos

Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos Normas regulamentares do Mestrado em Estudos Clássicos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo de

Leia mais

MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS

MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS MESTRADO EM ANÁLISES CLÍNICAS º Ciclo Bolonha Aviso n.º/00 (D.R. N.º,.ª série, de Dezembro de 00) Registo DGES: /00 (DR) Extracto do Regulamento Geral de Mestrados do ISCSEM e Regulamento do Mestrado em

Leia mais

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados

Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados Universidade de Lisboa Regulamento de Estudos Pós-Graduados CAPÍTULO IV 1 Ciclo de estudos conducente ao grau de mestre Artigo 20º Definição 1 O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: a) Possuir

Leia mais

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012

do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 REGULAMENTO do Ciclo de Estudos conducentes ao Grau de Mestre em Engenharia Informática e Sistemas de Informação. Ano lectivo de 2011/2012 De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 274/2006, de 24 de

Leia mais

Departamento de Ciência dos Materiais. Proposta de Regulamento de Mestrado em Engenharia Microelectrónica e Nanotecnologias

Departamento de Ciência dos Materiais. Proposta de Regulamento de Mestrado em Engenharia Microelectrónica e Nanotecnologias Departamento de Ciência dos Materiais Proposta de Regulamento de Mestrado em Engenharia Microelectrónica e Nanotecnologias 19 de Maio de 2006 1 Mestrado em Engenharia Microelectrónica e Nanotecnologias

Leia mais

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República)

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) Caracterização, Estrutura Curricular e Plano de Estudos: Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) 1 - Estabelecimento

Leia mais

MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto MESTRADO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Relatório de Concretização do Processo de Bolonha Ano lectivo de 2008/2009

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Secção Autónoma de Ciências Sociais Jurídicas e Políticas e Instituto Superior de Contabilidade e Administração 1. INTRODUÇÃO Enquadramento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA 2007/2008 DEPARTAMENTO Geociências (UA) e Geologia (FCUP) CURSO Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos 1. INTRODUÇÃO Com a entrada em funcionamento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA Ano lectivo 2008/2009 DEPARTAMENTO Escola Superior de Saúde CURSO Terapia da Fala 1.INTRODUÇÃO Os cursos de Saúde do Ensino Superior Politécnico só fizeram

Leia mais