Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni."

Transcrição

1 Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni. O princípio da legalidade é inerente a todos os atos da Administração Pública e decorre do fato dela só poder fazer aquilo que a lei determina ou autoriza. Ora, se isso serve para todos os atos da Administração Pública, também deverá servir para as licitações. Ou seja, não há poder discricionário, sendo necessária obediência às normas. Quando falamos acerca do princípio da impessoalidade, implica dizer que a Administração não pode realizar suas escolhas apenas levando em conta as qualificações dos licitantes. O que deve ser considerado são os objetivos os quais se pretende alcançar, observando, inicialmente, a isonomia, e depois a seleção da proposta mais vantajosa. Moralidade e probidade administrativa costumam andar juntas. Há coisas que, apesar de serem legais, podem não ser moralmente corretas. Assim, além de cumprir rigorosamente os preceitos legais, a Administração Pública deve sempre procurar agir no sentido de garantir a honestidade, a boa-fé e a ética. Não basta estar correto, é preciso parecer correto. Pelos princípios da igualdade e da isonomia, podemos perceber que a Administração Pública busca garantir os mesmos procedimentos a qualquer participante, no intuito de assegurar a isonomia do processo licitatório. Mas é importante observar que isso não significa dizer que todos devam ser tratados da mesma forma. Como exemplo, a própria LLC preconiza um tratamento desigual aos desiguais, como ocorre com as micro e pequenas empresas que participam de licitações. As MPEs possuem algumas vantagens nos procedimentos licitatórios. A isso se denomina direito de preferência, de acordo com o estabelecido pela Lei Complementar nº 126/2007. Além disso, a própria fase de habilitação dos interessados, como será visto mais adiante, não deixa de ser uma forma de diferenciá-los, uma vez que serão analisadas apenas as propostas dos licitantes que preencherem os requisitos de qualificação jurídica, técnica, fiscal e financeira contidos no instrumento convocatório. Entretanto, a LLC já estabelece alguns critérios que não poderão ser utilizados na distinção entre os participantes de uma licitação. O artigo abaixo, além de corroborar o que afirmamos, também alude ao princípio da competitividade. Diz a lei: Art. 3 [...] 1 É vedado aos agentes públicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato. (BRASIL, 1993, grifo nosso)

2 Falemos agora sobre o princípio da publicidade. Segundo esse princípio, o procedimento licitatório deve ser público e permitir a qualquer cidadão que o acompanhe e controle. Ele fica bem claro quando lemos o art. 4º da LLC: Art. 4º Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos. (BRASIL, 1993, grifo nosso) Atenção: Apesar da obrigatoriedade de que todo o processo licitatório deva ser público, cabe ressaltar que, em alguns momentos, certos procedimentos deverão guardar sigilo temporário, tornando-se públicos à época própria. Como exemplo, temos a apresentação das propostas por licitantes que participem de um processo licitatório. Suas propostas deverão permanecer sigilosas até a data de sua abertura, prevista em edital. Após a abertura, tornar-se-ão de conhecimento público. Vejamos o que dispõe o 3º do art. 3º da LLC: A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. (BRASIL, 1993, grifo nosso). Princípios Vistos os princípios gerais, chegou a hora de abordarmos os princípios específicos, ou seja, aqueles que cabem especificamente às licitações. O primeiro deles é o princípio da vinculação ao instrumento convocatório. A licitação constitui-se em um procedimento essencialmente vinculado, onde, como já dito anteriormente, não há muita margem discricionária para o gestor público. Se o administrador possui alguma discricionariedade, ela se encontra na elaboração do instrumento convocatório, que é o meio pelo qual são convocados os interessados para participar de um procedimento licitatório (edital ou carta-convite). Uma vez que o instrumento convocatório seja elaborado e divulgado, fica a Administração totalmente vinculada às regras estabelecidas no mesmo. Isso está estabelecido no art. 41 da LLC, que determina: A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. Mas é importante esclarecer que a Administração pode alterar um instrumento convocatório, caso seja necessário. Assim dispõe o art. 21, 4º, da LLC: 4º Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas. (BRASIL, 1993, grifo nosso)

3 Então um instrumento convocatório pode ser alterado, desde que seja divulgado da mesma forma de sua versão anterior e que os prazos nele estipulados sejam reabertos a partir da nova divulgação, para que possam ser realizados os eventos ainda restantes. igualdade da licitação. Já abordamos o sigilo das propostas quando falamos sobre o princípio da publicidade. Apenas para que fique claro, de acordo com esse princípio, ressaltamos que a documentação pertinente à habilitação e às propostas (documento que obriga quem o formaliza) deve vir lacrada, só podendo ser divulgada em sessão pública previamente marcada, com ata circunstanciada e assinada pelos licitantes e pela comissão de licitação. Falemos agora sobre o princípio da competitividade. A Administração Pública, quando da realização de um procedimento licitatório, não deve adotar providências ou criar regras que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter de competição, de Passemos então ao julgamento objetivo. Segundo esse princípio, os critérios de condução das licitações devem ser objetivos, além de estarem definidos claramente no instrumento convocatório. Isso é o que podemos observar ao analisarmos o disposto no art. 44 da LLC. Art. 44. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei. 1º É vedada a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa ainda que indiretamente elidir o princípio da igualdade entre os licitantes. (BRASIL, 1993) Por fim, expliquemos a adjudicação compulsória. De acordo com esse princípio, se a Administração for contratar ou adquirir um produto/serviço objeto de uma licitação, deve fazê-lo com o vencedor do certame. Isso só não ocorre se houver desistência por parte do licitante vencedor ou se o contrato não for firmado no prazo fixado. Esse princípio é muito bem detalhado nos arts. 50 a 64 da LLC. Notou que a palavra se aparece em destaque no parágrafo acima? Pois é. Isso é para deixar claro que a Administração não é obrigada a contratar ou adquirir determinado bem ou serviço ao final de uma licitação. Mas se ela quiser realmente contratar ou adquirir um determinado bem ou serviço que tenha sido objeto de um procedimento licitatório dentro do prazo de validade estipulado, deverá fazê-lo com o vencedor desse procedimento. E qual o prazo de validade de uma licitação? Na LLC, dois itens podem nos ajudar a esclarecer essa questão. Basta observarmos o que determina o parágrafo 3º, inciso III, do art. 15: 3º O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: [...] III validade do registro não superior a um ano. (BRASIL, 1993) O outro item importante encontra-se no art. 64:

4 Art. 64. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei. [...] 3º Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.(brasil, 1993) Caso a licitação seja realizada na modalidade de pregão, regida pela Lei nº /2002, o prazo de validade das propostas será de 60 dias, se outro não for estabelecido em edital (art. 6º da mesma lei). Vencidos os prazos, os licitantes não estão obrigados a aceitar as condições estabelecidas no instrumento convocatório. Porém, se dentro do prazo não cumprirem suas obrigações, ficam sujeitos às penalidades estabelecidas. Assim sendo, a adjudicação gera apenas uma expectativa de direito. Caso a Administração deixe vencer o prazo de validade, poderá realizar nova licitação.

5 Referências FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Vade Mecum de Licitações e Contratos. 6ª ed. Belo Horizonte: Fórum, JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 15ª ed. São Paulo: Dialética, ZANZONI, Luciano Souza. Entendendo Licitações e Contratos Administrativos. Brasília: Ed. Gestão Pública BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Lei de licitações e contratos. Lei nº 8.666, de 21 de junho de Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Lei nº , de 15 de dezembro de Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e , de 2 de dezembro de 2004; e revoga o 1o do art. 2o da Lei no , de 6 de fevereiro de Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Decreto nº 6.170, de 25 de julho de Dispõe sobre as normas relativas às transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse, e dá outras providências. Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Lei Complementar nº 126, de 15 de janeiro de Dispõe sobre a política de resseguro, retrocessão e sua intermediação, as operações de co-seguro, as contratações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário; altera o Decreto-Lei no 73, de 21 de novembro de 1966, e a Lei no 8.031, de 12 de abril de 1990; e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Lei nº , de 17 de julho de Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Decreto-lei nº 271, de 25 de fevereiro de Dispõe sôbre loteamento urbano, responsabilidade do loteador concessão de uso e espaço aéreo e dá outras providências. Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Lei nº , de 31 de maio de Dá nova redação a dispositivos das Leis nos 9.636, de 15 de maio de 1998, 8.666, de 21 de junho de 1993, , de 16 de junho de 2005, , de 10 de

6 janeiro de Código Civil, 9.514, de 20 de novembro de 1997, e 6.015, de 31 de dezembro de 1973, e dos Decretos-Leis nos 9.760, de 5 de setembro de 1946, 271, de 28 de fevereiro de 1967, 1.876, de 15 de julho de 1981, e 2.398, de 21 de dezembro de 1987; prevê medidas voltadas à regularização fundiária de interesse social em imóveis da União; e dá outras providências. Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Lei nº 8.883, de 8 de junho de Altera dispositivos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e dá outras providências. Disponível em: < Acessado em 19 de maio de BRASIL. Lei nº 9.755, de 16 de dezembro de Dispõe sobre a criação de "homepage" na "Internet", pelo Tribunal de Contas da União, para divulgação dos dados e informações que especifica, e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Decreto nº 3.100, de 30 de junho de Regulamenta a Lei no 9.790, de 23 de março de 1999, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de Acessado em 19 de maio de TCU, Tribunal de Contas da União. Manual de Licitações e Contratos. 4ª Edição Revista, atualizada e ampliada. Brasília: Senado Federal, TCU, Tribunal de Contas de União. Súmula nº 257/2010. O uso do pregão nas contratações de serviços comuns de engenharia encontra amparo na Lei nº /2002. Disponível em: < Acessado em 19 de maio de TCU, Tribunal de Contas da União. Súmula nº 177. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Súmula nº 248. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Súmulas nº 257, 261. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Súmula nº 270. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 420. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 313, 801, 1066, 1182, 1544, 1547, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 248, 357, 734. Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 361, 682, 904, 1930, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 62, 126, 645, 1782, 1947, 2079, 2300, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 665, 1861, 2172, Brasília: 2008.

7 TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 226, 396, 1453, 1837, 3046, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 257, 265, 2617, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdãos nº 270, Brasília: TCU, Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 740. Brasília: DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella; Parcerias na Administração Pública. 9ª ed. São Paulo: Atlas, DOMAKOSKI, Amauri; Como o Governo compra. 1ª ed. São Paulo: Atlas, FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Contratação Direta sem licitação. 9ª ed. Belo Horizonte: Fórum, FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Vade Mecum de Licitações e Contratos. 6ª ed. Belo Horizonte: Fórum, CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 25ª ed. Revista, ampliada e atualizada até a Lei nº , de 03/01/2012. São Paulo. Atlas, MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 6ª ed. Revista, ampliada, reformada e atualizada até 01/01/2012. Niterói. Ímpetus MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 4ª ed. 2ª tiragem. São Paulo. Saraiva, OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Licitações e Contratos Administrativos. 1ª ed. São Paulo. Método, 2012.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Princípios da Licitação 1.1. Princípio da Legalidade 1.2. Princípio da Impessoalidade 1.3. Princípio da Igualdade 1.4. Princípio da Publicidade 1.5. Princípio da Moralidade

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Princípios da Licitação de acordo com a Lei n.º 8.666/93 Ane Carolina Novaes* Dispõem o artigo 3º da Lei 8.666 de 21/06/93, que as licitações serão processadas e julgadas na conformidade

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174244 Atuação de construtoras estrangeiras no Brasil Ercio Thomaz Mesa Redonda 02 no CONGRESSO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA E ESUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO, 15., 2016, Belo Horizonte.

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS

DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS Professor Jacoby Fernandes Ribeirão Preto, 19 de julho de

Leia mais

CEBGAS Companhia Brasiliense de Gás

CEBGAS Companhia Brasiliense de Gás REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE POSTOSREVENDEDORES DE COMBUSTÍVEIS PARA FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL VEICULAR GNV, PROVENIENTE DO GÁS NATURAL LIQUEFEITO - GNL Considerando que a Companhia

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Marconi dos Santos Miranda, Bel. Lucineia Lopes Bahia Ribeiro, Ma. Maxwel Gomes dos Santos, Esp. Sandra Melo dos Reis, Dra. Fortaleza-CE Setembro/2016

Marconi dos Santos Miranda, Bel. Lucineia Lopes Bahia Ribeiro, Ma. Maxwel Gomes dos Santos, Esp. Sandra Melo dos Reis, Dra. Fortaleza-CE Setembro/2016 As contratações públicas e a concessão do tratamento privilegiado e favorecido às micro e pequenas empresas nos certames licitatórios do município de Salinas/MG Fortaleza-CE Setembro/2016 Marconi dos Santos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJAM) COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL)

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJAM) COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL) REFERÊNCIA Pedido de Impugnação ao edital do Pregão Eletrônico nº. 018/2016, processo administrativo nº 2015/20602, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para o fornecimento e instalação

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada 1. Lei nº 8.666/93 (PARTE 1 - LICITAÇÕES) 1.1 Conceitos e Princípios licitatórios. 1.2 Tipos e Modalidades. 1.3

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 Ao Senhor Pregoeiro, Referência: Edital Pregão Eletrônico n. 004/2017 Processo Administrativo nº 011/2017 IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 ÍCONE VIAGENS E EVENTOS LTDA. ME, pessoa jurídica

Leia mais

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Professor Renato Fenili Assunto da rodada: 1. Lei nº 8.666/93 (PARTE 1 - LICITAÇÕES) 1.1 Conceitos e Princípios licitatórios. 1.2 Tipos e Modalidades. 1.3

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013 ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013 Aos 21 dias do mês de março de 2013, o Pregoeiro e os integrantes da Equipe de Apoio analisaram e julgaram a Impugnação ao Edital

Leia mais

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM REF.: PREGÃO ELETRÔNICO 011/2015 POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita sob o CNPJ nº

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PROPOSTA DA LICITAÇÃO: MELHOR TÉCNICA

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PROPOSTA DA LICITAÇÃO: MELHOR TÉCNICA CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO E PROPOSTA DA LICITAÇÃO: MELHOR TÉCNICA Fernando do Rego Barros Filho 1 Jéssica Félix Schueda 2 Michele Cristine Reschke 3 RESUMO: As licitações são de grande abordagem na área do

Leia mais

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores,

Salvador, 16 de março de Prezados Senhores, Salvador, 16 de março de 2015. Prezados Senhores, A Comissão Especial de Licitação, relacionado ao SRP (Pregão eletrônico) n.º 0009/2015 153038 vêm pelo presente instrumento informar o 2º. Aviso de IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição.

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Apresentação Prezados(as) alunos(as), Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Lotado na Corregedoria-Geral da União, atuo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POLO PARANAVAÍ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POLO PARANAVAÍ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA POLO PARANAVAÍ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL PRINCIPIOS DA LICITAÇÃO COMO COMPLEMENTOS AOS PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos AULA 6 Contratos Administrativos Olá, pessoal, tudo bem? Na aula anterior, tivemos contato com importantes informações acerca das Licitações, as quais, de maneira geral, são antecedentes lógicos (indispensáveis)

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ /

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ / MANIFESTAÇÃO À RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2013 De Acordo: Pedro Felício Estrada Bernabé Prefeito Municipal Birigui, 04 de julho de 2.013. OBJETO: Registro de preços para aquisição de baterias automotivas

Leia mais

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos

O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos Da natureza das Unidades do Sistema S São entidades paraestatais, sem finalidade lucrativa, criadas por lei que: trabalham ao lado do

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 Recurso apresentado contra a classificação da empresa TEXAS INFORMÁTICA LTDA., como vencedora do LOTE 1/ITEM1, proposto

Leia mais

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XIV SINAOP SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Tribunal de Contas de Mato Grosso TCE/MT Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) Planejamento de obras e sustentabilidade

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Terceiro Setor e o Direito Administrativo

Terceiro Setor e o Direito Administrativo Terceiro Setor e o Direito Administrativo Ponto n. 7 Qualificações e instrumentos de parcerias com a Administração Pública: legislação e regime jurídico: Convênios, Termos de Fomento, Termos de Colaboração

Leia mais

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência 25 de novembro de 2015 Centro de Formação, Capacitação e Treinamento - CEFOR da Câmara dos Deputados OBJETIVOS Geral:

Leia mais

5º SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

5º SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Quadro de Avisos: Informo o lançamento dos seguintes cursos aqui no Ponto dos Concursos: Lei nº 8.112/90 em Exercícios (CESPE); Lei nº 8.429/92 em Exercícios (CESPE); Lei nº 8.666/93 em Exercícios (CESPE);

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico.

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico. Parecer Jurídico n. 17/2012 Interessado: CAU/DF. Assunto: Consulta. Dispensa de licitação. Possibilidade. Ementa: Consulta formulada pelo Conselho Federal de Farmácia. Dispensa de Licitação. Subsunção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

I M P U G N A Ç Ã O D O E D I T A L

I M P U G N A Ç Ã O D O E D I T A L Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEB REF.: Pregão Eletrônico nº 33/2008 A Empresa DATEN TECNOLOGIA LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 04.602.789/0001-01, estabelecida na Av. Siridião Durval,

Leia mais

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias 1. Obrigação de licitar EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias Princípios: Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade,

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Brasília, 26 de outubro de 211 Unidade de Políticas Públicas Nota Técnica 05/2011 1 Nota Técnica UPP 05/2011 Regime Diferenciado de Contratações Públicas

Leia mais

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 ATOS PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Estabelece a aplicação de margem de preferência nas licitações

Leia mais

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição TRECHO RETIRADO DO LIVRO MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO 9ª EDIÇÃO 2015 EDITORA GEN PROF. GUSTAVO KNOPLOCK 2.7.6. Organizações da Sociedade Civil OSC Em 2014 foi editada a Lei nº 13.019 (publicada no

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2 ÍNDICE Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 2 1. OBJETIVO... 2 2. S ENVOLVIDAS...2 3. NORMAS GERAIS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 5. DISPOSIÇÕES FINAIS... 5 Anexos: Não há 1/5 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO

Leia mais

Controle de preços em obras públicas:

Controle de preços em obras públicas: Controle de preços em obras públicas: Princípios gerais na utilização dos sistemas oficiais de preços Rafael Jardim Cavalcante Contextualização Decisão Lei para o caso concreto; Interpretação da Lei direito

Leia mais

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor.

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Ementa: Renovação de seguro para veículos. Verificação de legitimidade. Subsunção

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Licitação - Contrato firmado por uma filial e executado por outra

Orientações Consultoria de Segmentos Licitação - Contrato firmado por uma filial e executado por outra Licitação - Contrato firmado por uma filial e executado por outra 05/08/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. STJ

Leia mais

A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas

A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas Camillo Soubhia Netto* I. Síntese. No ano de 1992, foi promulgada a Lei nº 8.429, para disciplinar a conduta dos agentes

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS EDITAL DE CARTA CONVITE 014/2015 A PREFEITA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 14 de abril de 2015, às 10 horas, reunir-seá a Comissão Permanente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Lasier Martins PARECER Nº, DE Relator: Senador LASIER MARTINS

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Lasier Martins PARECER Nº, DE Relator: Senador LASIER MARTINS PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 84, de 2016, do Senador Ronaldo Caiado, que dispõe sobre o uso dos cartões

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

IMPUGNAÇÃO DE EDITAL IMPUGNAÇÃO DE EDITAL Ao SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS - SENAC Rua Saldanha Marinho, 410 Centro, Prédio do SENAC CFP-PF, Bloco B, 1º Piso, Biblioteca, Manaus/AM

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO DE EMPRESA DECLARADA INIDÔNEA PARA LICITAR, QUE UTILIZA DE SOCIEDADE DISTINTA PARA BURLAR A SANÇÃO.

A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO DE EMPRESA DECLARADA INIDÔNEA PARA LICITAR, QUE UTILIZA DE SOCIEDADE DISTINTA PARA BURLAR A SANÇÃO. A RESPONSABILIDADE DO SÓCIO DE EMPRESA DECLARADA INIDÔNEA PARA LICITAR, QUE UTILIZA DE SOCIEDADE DISTINTA PARA BURLAR A SANÇÃO. Maikon Jhonata EUGENIO 1 RESUMO: É comum no país empresas serem punidas pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS PARECER JURIDICO Contratante : PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO-RJ Interessado : COMISSÃO GERAL DE CONCURSOS PÚBLICOS DO I.C. Assunto : Participação do gestor do contrato no concurso público. DO RELATÓRIO

Leia mais

Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa

Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa 1 Departamento de Administração do Parque Estação Biológica Embrapa TERMO DE REFERÊNCIA TR nº 8/2017-DAP/SEG 1. OBJETO Contratação para aquisição e recarga de extintores, conforme descrição neste projeto.

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS A ASSOCIAÇÃO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS PARA O SEMIÁRIDO (AP1MC), entidade sem finalidade econômica, fundada em 09 de maio de 2002 e qualificada

Leia mais

EDITAL Nº 018/2014 CONVITE 005/2014 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE DETONAÇÃO, ESCAVADEIRA E CAMINHÃO

EDITAL Nº 018/2014 CONVITE 005/2014 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE DETONAÇÃO, ESCAVADEIRA E CAMINHÃO EDITAL Nº 018/2014 CONVITE 005/2014 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE DETONAÇÃO, ESCAVADEIRA E CAMINHÃO O Prefeito Municipal de Vespasiano Corrêa/RS, no uso legal de suas atribuições e de conformidade com a Lei

Leia mais

FORMULÁRIO DE TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

FORMULÁRIO DE TERMO DE REFERÊNCIA (TR) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA FORMULÁRIO DE TERMO DE REFERÊNCIA (TR) Este formulário de Termo de Referência i deverá ser utilizado para Pregões Eletrônicos de aquisição imediata

Leia mais

MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS. CBAt

MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS. CBAt Instrução Normativa CBAt MANUAL DE COMPRAS E SUPRIMENTOS CBAt 2017 MANUAL DE SUPRIMENTOS Índice: I ESCLARECIMENTOS PRELIMINARES II OBJETIVO III - ELABORAÇÃO DO PEDIDO IV RECEBIMENTO DE MATERIAL & ATESTADO

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO: 01.100.208/2016 MODALIDADE: CONVITE Nº 01.100.208/2016 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de coquetel para a Câmara Municipal, pelo período

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Fortaleza - CE 23 e 24 de Fevereiro de 2016 PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar agentes públicos 1 / 15 em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações

Leia mais

Princípios Norteadores das Licitações Públicas

Princípios Norteadores das Licitações Públicas Princípios Norteadores das Licitações Públicas Material Didático destinado à sistematização do conteúdo da disciplina Bases Constitucionais da Administração Pública Publicação no Semestre 2014.2 Autor:

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO Processo nº SAAE-9/2015-010 Pregão nº 010/2015/SRP Objeto: Registro de preços para futura eventual aquisição de grupos geradores para uso nas unidades operacionais

Leia mais

Questões fundamentadas dos Direitos Políticos e dos Partidos Políticos Art. 14 a 17 da CF

Questões fundamentadas dos Direitos Políticos e dos Partidos Políticos Art. 14 a 17 da CF 1 2 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 200 Questões Fundamentadas Dos acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO Apresentação...3 Questões...4 Respostas...49 Bibliografia...76 3

Leia mais

DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN

DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN DECISÃO DA PRESIDENTE DO CFN Processo: Pregão Presencial CFN nº 2/2010. Recorrentes: R & Z Informática Ltda EPP e Instituto de Estudos e Pesquisas e Desenvolvimento Municipal IEPDM. Assunto: Contratação

Leia mais

Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL Prof. Thamiris Felizardo AFRB 2014 AFRB 2012 Analista 2012 Atos Adm. 1 2 Licitação e Cont. 3 2 4 Agentes e 8112 1 3 2 Serviços Pub. Organ. Adm. 2 2 Bens Publ.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autotutela Licitatória (artigo n 49 da Lei 8.666/93) Guilherme Piazzetta Araújo * A Administração Pública, assim como as empresas privadas, necessitam de serviços, bens e materiais

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Comunidade Virtual do Programa Nacional de Promoção da Concorrência Questões prático-operacionais de licitações públicas para servidores

Comunidade Virtual do Programa Nacional de Promoção da Concorrência Questões prático-operacionais de licitações públicas para servidores Comunidade Virtual do Programa Nacional de Promoção da Concorrência Questões prático-operacionais de licitações públicas para servidores 1 2 Comunidade Virtual do Programa Nacional de Promoção da Concorrência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 2.232, de 20 de outubro de 2011 Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município de Carmo da Cachoeira-MG, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por seus

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 26/2017

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 26/2017 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 26/2017 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Contratação de empresa especializada na impressão gráfica do LIVRO DOS 100 ANOS, de acordo com a descrição feita no ITEM 4 deste Termo de Referência.

Leia mais