O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos"

Transcrição

1 O TCU e a contratação de empregados nos Serviços Sociais Autônomos

2 Da natureza das Unidades do Sistema S São entidades paraestatais, sem finalidade lucrativa, criadas por lei que: trabalham ao lado do Estado, desempenhando atividades de relevante interesse social; recebem a oficialização do Poder Público para que arrecadem, de forma compulsória, recursos de parcela da sociedade e deles se utilizem para a manutenção de suas atividades: as denominadas contribuições parafiscais. Não pertencem à Administração Pública Direta ou Indireta, nos termos disciplinados pelo art. 4º, incisos I e II, do Decreto-lei 200/67.

3 O Sistema S e os Princípios Gerais da Administração O que se exige dos Administradores é que as normas internas das entidades do Sistema S previnam contra o desrespeito a tais princípios e tenham sempre em vista os objetivos sociais da entidade. (Decisão 117/1997-TCU- 1ª Câmara).

4 (Base Normativa) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (art. 37, inciso II da Constituição Federal de 1988)

5 Obrigatoriedade de concurso. O Sistema S e a Contratação de Pessoal (Reflexo e evolução nos julgados do TCU)

6 Na Sessão Ordinária da 2ª Câmara, realizada em 17/2/2000, por intermédio do Acórdão inserido na Relação nº 003/2000, (Ata nº 005/2000), este Tribunal determinou a entidade do Sistema S : a) utilizar concurso público para o provimento de cargos de natureza permanente, conforme a Constituição Federal, art. 37, inciso II, e o Regulamento de Pessoal do [entidade], art. 8º; b) retificar seu Regulamento de Pessoal, de maneira que não conste, no art. 15, o recrutamento interno, por contrariar a Constituição Federal, art. 37, incisos I e II;

7 (Reflexo e evolução nos julgados do TCU) Obrigatoriedade de concurso. -Inaplicabilidade de concurso nos moldes do art. 37, II, CF/88; - Possibilidade de Processo Seletivo.

8 Voto do Ministro Relator Parece estar pacífico no âmbito desta Corte o entendimento da inaplicabilidade do concurso público para admissão de pessoal, previsto no art. 37, inciso II, da Constituição Federal, visto não pertencer a Entidade em questão à estrutura da Administração Pública direta ou indireta (Decisão nº 272/97 - Plenário, Ata nº 17/97; Acórdão 17/ Plenário). Todavia, é reconhecida a necessidade de que as admissões de pessoal efetuadas pela entidade deveriam ser precedidas de processo seletivo público. (Acórdão 2.142/2005 2ª Câmara)

9 (Reflexo e evolução nos julgados do TCU) Obrigatoriedade de concurso. - Possibilidade de Processo Seletivo Interno. -Inaplicabilidade de concurso nos moldes do art. 37, II, CF/88; - Possibilidade de Processo Seletivo.

10 É admissível que os serviços sociais autônomos, por não serem parte da Administração Pública e terem independência para a criação de seus cargos, de natureza privada, possam promover, à sua discricionariedade, processos seletivos externos e internos para o recrutamento de pessoal, resguardados os princípios de ordem constitucional que objetivam impedir favorecimentos e outras ilicitudes do gênero e preservado o processo seletivo público externo para o ingresso de funcionários em seus quadros (Acórdão 2.305/2007 Plenário).

11 (Reflexo e evolução nos julgados do TCU) Obrigatoriedade de concurso. - Possibilidade de Processo Seletivo Interno. -Inaplicabilidade de concurso nos moldes do art. 37, II, CF/88; - Possibilidade de Processo Seletivo. - Critérios objetivos de avaliação

12 9.3. dar ciência ao [unidade do Sistema S ] das seguintes irregularidades/impropriedades, com vistas a aprimorar os controles internos e evitar sua ocorrência: (...) necessidade de fazer constar das normas concernentes ao ingresso de pessoal no (...), inclusive para cargos de nível médio, a exigência de prévio processo seletivo, que pode ser simplificado, baseado nos princípios constitucionais da legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade, finalidade e isonomia, entre outros (...), observando, principalmente, o seguinte: conferir ampla publicidade aos atos praticados no decorrer do processo seletivo, especialmente no que se refere à divulgação do edital, ao conteúdo programático e às notas atribuídas aos candidatos, inclusive os motivos para a atribuição da pontuação de cada item avaliado, de modo a permitir que os interessados possam apresentar recurso em face do resultado alcançado, se for o caso; utilizar critérios objetivos de seleção de pessoal, assegurando a isonomia entre os interessados, a impessoalidade, a transparência e a publicidade dos procedimentos, abstendo-se de adotar critérios subjetivos, tais como pesquisa de referências, entrevistas e análise curricular; (destaquei) (Acórdão 4.685/2012 1ª Câmara)

13 (Reflexo e evolução nos julgados do TCU) 9.5. faça constar previamente em edital: os critérios de correção e pontuação dos instrumentos mencionados no item anterior, bem como o detalhamento do conteúdo programático da prova de conhecimento geral e específicos; o conteúdo programático detalhado, de modo a disponibilizar aos candidatos todas as informações necessárias para que se preparem adequadamente para os exames; a identidade e qualificação dos membros que integrarão a banca examinadora, nos casos em que a realização de entrevistas seja imprescindível para a seleção dos candidatos, para que, em atenção ao princípio da impessoalidade, sejam afastadas quaisquer suspeitas de favorecimento e subjetivismos; os pesos a serem atribuídos a cada uma das etapas para a obtenção da nota final dos candidatos; o quantitativo de vagas para cada cargo; e os critérios para desempate; (Acórdão 500/2010 Plenário)

14 (Reflexo e evolução nos julgados do TCU) Art. 37, II, CF/88 Obrigatoriedade de concurso. - Possibilidade de Processo Seletivo Interno. - Princípios Gerais da APF -Inaplicabilidade de concurso nos moldes do art. 37, II, CF/88; - Possibilidade de Processo Seletivo. - Normativos Internos - Critérios Objetivos - Critérios objetivos de avaliação

15 (Obrigatoriedade e Princípios) O réu indubitavelmente consiste em entidade de direito privado, não integrando a administração direta ou indireta. Desta forma, não lhe são aplicáveis os preceitos contidos no artigo 37 da Constituição Federal, em especial quanto à obrigatoriedade de realização de concurso público ou processo seletivo objetivo diferenciado para a admissão de pessoal, mediante princípios e regras aplicáveis à Administração Pública. A percepção de recursos públicos e contribuições parafiscais não altera sua natureza jurídica de direito privado, ainda que estejam, por essa peculiaridade, sujeitos ao controle dos Tribunais de Contas. (Recurso de Revista n TST-RR )

16 (Obrigatoriedade e Princípios) A questão suscitada no recurso extraordinário está em saber se o disposto no art. 37, caput e inc. II, cc. Art. 240, ambos da Constituição da República, se aplica, ou não, à contratação de empregados, sem realização de processo seletivo objetivo, por pessoa jurídica que constitui o chamado Sistema S, no caso, o SEST (Serviço Social de Transporte). A questão, que se cifra na interpretação e alcance daquelas normas constitucionais, transcende os limites subjetivos da causa, tendo em vista que é capaz de se reproduzir em inúmeros processos por todo o país, além de envolver matéria de relevante cunho político e jurídico, de modo que sua decisão produzirá inevitável repercussão de ordem geral. (STF - publicação DJE de 11/09/2012, ATA n 32/ DJE n 178, divulgado em 10/09/2012). Distribuído para o Ministro Teori Zavaski em 29/11/2012.

ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE NAS COMISSÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS

ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE NAS COMISSÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS Secretaria de Controle Externo do TCU no Rio Grande do Norte ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE NAS COMISSÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS Seminário de Acesso ao Ensino Superior SAES/2015 Apresentado por Cláudio

Leia mais

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de Ofício P.358/2014 Santos, 21 de outubro de 2.014. Exmo. Sr. AUGUSTO NARDES MD Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União TCU SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede Sala 151/159 BRASÍLIA/DF CEP: 70.042-900 Fones:

Leia mais

NOTA CONASEMS. ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO. 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE

NOTA CONASEMS. ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO. 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE NOTA CONASEMS ACS e ACE PROCESSO SELETIVO/CONTRATAÇÃO 1. Forma de Admissão/Contratação do ACS e ACE Considerando as peculiaridades concernentes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate

Leia mais

Supremo Tribunal Federal Acórdão RE DF Ministro Relator: Teori Zavascki Sessão de 17/09/2014 DJE 227, divulgado em 18/11/2014 Ementa

Supremo Tribunal Federal Acórdão RE DF Ministro Relator: Teori Zavascki Sessão de 17/09/2014 DJE 227, divulgado em 18/11/2014 Ementa SISTEMA S. AUTONOMIA ADMINISTRATIVA. RECRUTAMENTO DE PESSOAL. REGIME JURÍDICO DEFINIDO NA LEGISLAÇÃO INSTITUIDORA. NÃO SUBMISSÃO AO PRINCÍPIO DO CONCURSO PÚBLICO (ART. 37, II, DA CF) Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Resolução n SESI/CN0035/2015

Resolução n SESI/CN0035/2015 Li ^:3 1 conselho nacional dosesi.org.br Resolução n SESI/CN0035/2015 Altera o Regulamento de Processo Seletivo para a Contratação de Empregados e dá outras providências. O CONSELHO NACIONAL DO SERVIÇO

Leia mais

ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO.

ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO. PARA OS PREFEITOS, PREFEITAS, SECRETÁRIOS E ASSESSORES MUNICIPAIS DO RN - Abaixo, Nota Técnica explicativa e esclarecedora da FEMURN, ACERCA DA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA ATENDER A NECESSIDADE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Concurso Público Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo A CF/88 instituiu o princípio do concurso público, segundo o qual, em regra, a pessoa somente

Leia mais

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso Agentes Públicos Rodrigo Cardoso DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO D E C I S Ã O 47 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ÓRGÃO ESPECIAL COMARCA DE PORTO ALEGRE PREFEITO MUNICIPAL DE CAIBATE CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAIBATE PROCURADOR GERAL DO ESTADO PROPONENTE REQUERIDO INTERESSADO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Administração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Princípios da Administração Pública Profª. Fabiana Coutinho - Princípios da Administração Pública no caput do art.37, CRFB/88 Legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO n 1/2016

RECOMENDAÇÃO n 1/2016 PRM-RVD-GO-00001404/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE/GO 1 OFÍCIO RECOMENDAÇÃO n 1/2016 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, no exercício de suas atribuições

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 O INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E APOIO UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO, também designado por IBAP-RJ, pessoa jurídica

Leia mais

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA

ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA ILEGALIDADE NO PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS A OCUPANTE DE CARGO DE CONFIANÇA A Constituição da República estabeleceu como regra para ingresso no serviço público o concurso público, porém ressalvou para

Leia mais

- Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão.

- Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão. CONCURSO PÚBLICO - ÓRGÃO DIFERENTE - APROVEITAMENTO - Condições em que será legal o aproveitamento de candidato habilitado em determinado concurso público para provimento de cargo em outro órgão. TRIBUNAL

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório GRUPO II CLASSE VII Primeira Câmara TC 031.744/2016-8 Natureza: Representação Entidade: Administração Regional do Senac no Estado de São Paulo Representante: Intelecto Contact Center Ltda. Representação

Leia mais

RESOLUÇÃO RC2 TC 00129/16 RELATÓRIO

RESOLUÇÃO RC2 TC 00129/16 RELATÓRIO 1/7 Origem: Prefeitura Municipal de Ouro Velho Natureza: Regularização de vínculo funcional Responsáveis: Natália Carneiro Nunes de Lira Advogados: Johnson Gonçalves de Abrantes (OAB/PB 1663) e outros

Leia mais

RESOLUÇÃO CA/IHBDF Nº 3/2017

RESOLUÇÃO CA/IHBDF Nº 3/2017 RESOLUÇÃO CA/IHBDF Nº 3/2017 Aprova o Regulamento Próprio do Processo de Seleção para Admissão de Pessoal do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO HOSPITAL

Leia mais

CARTA DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

CARTA DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE CARTA DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE A Sua Excelência o Senhor Dias Toffoli Ministro do Supremo Tribunal Federal Brasília, 13 de fevereiro de 2013 Assunto: Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO 13 o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Exmo. Sr. Procurador-Geral Na data de 06 de maio de 2012 foi

Leia mais

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº REPRESENTAÇÃO POR INCONSTITUCIONALIDADE. LEI Nº 176/2008, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. LEI QUE DISPÕE SOBRE O QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Leia mais

REGULAMENTO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

REGULAMENTO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL REGULAMENTO DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL REGULAMENTO PARA SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BAIANO - IDSB O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano

Leia mais

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019 Edição N 662 Caderno I

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019 Edição N 662 Caderno I Segunda-feira, 13 de Maio de 2019 Edição N 662 Caderno I PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRITIBA SECRETARIA MUNICPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA EDITAL

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

Direito Administrativo Luiz Jungstedt

Direito Administrativo Luiz Jungstedt Direito Administrativo Luiz Jungstedt Supremo Tribunal Federal INFORMATIVO 895 PRIMEIRA TURMA TEMA: CONCURSO PÚBLICO/EDITAL PROCESSO: MS 33527/RJ, rel. orig. Min. Marco Aurélio, red. p/ o acórdão Min.

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP

AÇÃO CAUTELAR Nº / SP Nº 368 PGR RJMB AÇÃO CAUTELAR Nº 2.813 / SP MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República RELATOR AUTOR RÉU : Ministro MARCO AURÉLIO : Município de Garça : Ministério Público do Estado de

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS PARECER JURIDICO Contratante : PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO-RJ Interessado : COMISSÃO GERAL DE CONCURSOS PÚBLICOS DO I.C. Assunto : Participação do gestor do contrato no concurso público. DO RELATÓRIO

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CURSO

CURSO JURÍDICO FMB CURSO CURSO JURÍDICO FMB CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS 2 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO 3 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFA. CRISTINA APARECIDA FACEIRA MEDINA MOGIONI MÓDULO I O Direito Administrativo;

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2018

RESOLUÇÃO Nº 003/2018 RESOLUÇÃO Nº 003/2018 A Câmara de Pós-Graduação, em sessão do dia 18 de dezembro de 2018, no uso de suas atribuições e considerando as competências estabelecidas no Capítulo IV da Resolução nº 10/2014

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDAÇÃO Nº 41, DE 9 DE AGOSTO DE 2016. (Publicado no Diário Eletrônico do CNMP, Caderno Processual, de 5/9/2016, págs. 1/3) Define parâmetros para a atuação dos membros do Ministério Público brasileiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 40/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 40/2014 RESOLUÇÃO Nº 40/2014 Estabelece diretrizes para a condução do Processo Seletivo de candidatos ao ingresso nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFES O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2312 Prefeitura Municipal de publica: Republicação Com Correções Decreto Executivo Nº 1.832, de 04 de Abril de 2019. - Concede estabilidade aos servidores públicos municipais

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 1, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012

PORTARIA CONJUNTA Nº 1, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Relações de Trabalho No Serviço Público PORTARIA CONJUNTA Nº 1, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N 300/ CONSELHO NACIONAL DO SESCOOP

RESOLUÇÃO N 300/ CONSELHO NACIONAL DO SESCOOP ~ slesco p s rvi o Noclonal do Apr ndlzao m do Coop reli 1 mo RESOLUÇÃO N 300/2008 - CONSELHO NACIONAL DO SESCOOP Aprova o regulamento de processo seletivo para a contratação de empregados. o Serviço Nacional

Leia mais

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ELEONORA SOARES DINIZ, FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI N 116/2009 DE 20 DE ABRIL DE 2009. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moisés Viana Unidade Central de Controle Interno INFORMAÇÃO UCCI N 002/07 UNIDADE DESTINO: Gabinete do Prefeito ASSUNTO:

Leia mais

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

POLÍTICA DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PL n º Pág: 1/8 Data de CAPÍTULO I. DA INTRODUÇÃO Art. 1º. O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para o recrutamento, seleção, contratação e avaliação de desempenho de

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Lasier Martins PARECER Nº, DE Relator: Senador LASIER MARTINS

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador Lasier Martins PARECER Nº, DE Relator: Senador LASIER MARTINS PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 84, de 2016, do Senador Ronaldo Caiado, que dispõe sobre o uso dos cartões

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO PRÓPRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL DO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL IHBDF

ANEXO REGULAMENTO PRÓPRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL DO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL IHBDF ANEXO REGULAMENTO PRÓPRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO DE PESSOAL DO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL IHBDF CAPÍTULO I DAS NORMAS GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas

Leia mais

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo.

O exame de processos de outorga de concessão deve conter em sua introdução as informações básicas relativas ao tipo de processo. Tribunal de Contas da União MANUAL PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO PARA OUTORGA DE APROVEITAMENTOS HIDRELÉTRICOS E DE LINHAS DE TRANSMISSÃO 1 - INTRODUÇÃO 1.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS O exame de

Leia mais

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br Direito Administrativo - Concurso Público Respostas Considere a seguinte situação

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO Considerando o artigo 6º da Constituição da República Federativa do Brasil, garantindo a saúde como um direito social pétreo e inalienável;

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

COMUNICADO 06/2018 Edital 728/2018

COMUNICADO 06/2018 Edital 728/2018 COMUNICADO 06/2018 Edital 728/2018 DECISÃO SOBRE O PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N. 728, DE 27 DE SETEMBRO DE 2018 A Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP divulga, em anexo,

Leia mais

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro.

PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. PARECER: 02/2015 ASSESSORIA JURIDICA Requerente: Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Godeiro. ASSUNTO: Contratação de Servidores Temporários para Atender as Necessidades da Administração Municipal.

Leia mais

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr.

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr. O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público Raul de Mello Franco Jr. NOÇÕES BÁSICAS Vínculos de trabalho com o Poder Público CARGOS EMPREGOS FUNÇÕES REGRA CONSTITUCIONAL

Leia mais

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Organizador Vitor Matheus Krewer Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Cargo: Técnico Judiciário Auxiliar Bônus: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado

Leia mais

O Principio da Publicidade tem seu campo de maior atuação no Administrativo, Assim, José Afonso da Silva 2, diz que:

O Principio da Publicidade tem seu campo de maior atuação no Administrativo, Assim, José Afonso da Silva 2, diz que: Principio da Publicidade. O Presente Trabalho vem elucidar dois princípios da suma importância para o Estado democrático de direito ao qual estamos inseridos, freqüentemente ouvimos falar sobre esses princípios,

Leia mais

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal

A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS XI ENCONTRO NACIONAL DE VEREADORES A Organização dos Cargos em Comissão e dos Cargos Efetivos na Câmara Municipal Fortaleza, 27 de maio de

Leia mais

RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES

RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 0000185-48.2012.2.00.0000 RELATOR : CONSELHEIRO GILBERTO VALENTE MARTINS REQUERENTES : LUCIAN CARDOSO DE SOUZA NEVES REQUERIDO : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

Leia mais

O que a SERES quer dizer com cursos de educação superior? Todos os indicados no art. 44 da Lei nº 9.394/1996?

O que a SERES quer dizer com cursos de educação superior? Todos os indicados no art. 44 da Lei nº 9.394/1996? SIC Nº 17/2014 Belo Horizonte, 30 de julho de 2014. 1.RECONHECIMENTO. RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. PADRÃO DECISÓRIO PARA ANÁLISE DOS PEDIDOS. INSTRUÇÕES NORMATIVAS Nºs. 2 E 3, DE 29 DE JULHO DE 2014. SECRETARIA

Leia mais

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37,

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37, Nº 15906/2013-WM RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 733059/DF RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS RECORRIDOS: DISTRITO FEDERAL E INSTITUTO CANDANGO DE SOLIDARIEDADE RELATOR: MINISTRO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2016, DE Altera o art. 37 da Constituição Federal, para dispor sobre concursos públicos para preenchimento de As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Camamu PRAÇA DR. PIRAJÁ DA SILVA, 275 TEL: (73) CEP: CAMAMU-BA. C.N.P.J

Prefeitura Municipal de Camamu PRAÇA DR. PIRAJÁ DA SILVA, 275 TEL: (73) CEP: CAMAMU-BA. C.N.P.J LEI Nº 636/2007 DE 05 DE JUNHO DE 2007. Cria os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias no âmbito do Município de Camamu, nos termos da Lei Federal nº 11.350 de 05.10.2006.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTÁCIO-CERS REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Flávia Bahia REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1- A DIFÍCIL

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

DOCUMENTO REGULAMENTO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Página 1/5 REVISÃO DATA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES 00 01.01.2017 Emissão 01 18.06.2018 Revisão e formatação do documento ELABORAÇÃO: Simone Alves de Souza Gestora de Recursos Humanos APROVAÇÃO: Katia T Butalo

Leia mais

APLICABILIDADE DAS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR 147/14 AOS SERVIÇOS SOCIAIS AUTÔNOMOS

APLICABILIDADE DAS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR 147/14 AOS SERVIÇOS SOCIAIS AUTÔNOMOS APLICABILIDADE DAS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR 147/14 AOS SERVIÇOS SOCIAIS AUTÔNOMOS Por Julieta Mendes Lopes Vareschini 1 Consoante reiteradamente se discute nesta Coluna, o regime jurídico aplicável

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França Perfil Constitucional dos TCs CESPE: O Tribunal de Contas da União, órgão ao qual incumbe a prática de atos de natureza

Leia mais

LEI N.º , DE 5 DE OUTUBRO DE 2006

LEI N.º , DE 5 DE OUTUBRO DE 2006 LEI N.º 11.350, DE 5 DE OUTUBRO DE 2006 Regulamenta o 5o do art. 198 da Constituição Federal, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2o da Emenda Constitucional

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Decreto nº 7.203/2010 Prof.ª Tatiana Marcello Decreto nº 7.203/2010 Edital Decreto nº 7.203/2010

Leia mais

SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL. Brasília, 22 de setembro de 2016

SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL. Brasília, 22 de setembro de 2016 SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL Brasília, 22 de setembro de 2016 Cenário Atual De Acordo com o Conselho Nacional de Justiça Existem 100 milhões de processos judiciais no Brasil. Para

Leia mais

Concurso Público e o direito dos candidatos. Rodrigo de Mello Vidal

Concurso Público e o direito dos candidatos. Rodrigo de Mello Vidal Concurso Público e o direito dos candidatos Rodrigo de Mello Vidal Rio de Janeiro 2015 2 CONCURSO PÚBLICO E O DIREITO DOS CANDIDATOS Rodrigo de Mello Vidal Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14/CMA/2009 (Com alteração no Anexo I) A presente Instrução Normativa disciplina o disposto na Constituição Federal e na Súmula Vinculante Nº 13, do Supremo Tribunal Federal, no

Leia mais

Resolução Normativa - RN nº 01/2019 de 21/01/2019

Resolução Normativa - RN nº 01/2019 de 21/01/2019 1 Resolução Normativa - RN nº 01/2019 de 21/01/2019 Institui o Regulamento de Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. O Conselho de Administração do INSTITUTO HAVER, pessoa jurídica de direito

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 73/2010/COGES/DENOP/SRH/MP. Assunto: Averbação de tempo de serviço. Referência: Processo nº / SUMÁRIO EXECUTIVO

NOTA TÉCNICA Nº 73/2010/COGES/DENOP/SRH/MP. Assunto: Averbação de tempo de serviço. Referência: Processo nº / SUMÁRIO EXECUTIVO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas NOTA

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Princípios Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PRINCÍPIOS 1. (2018 CESPE TCM-BA Auditor Estadual de Infraestrutura) A administração possui posição

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, caput e 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA N 006/2015 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, por seu representante legal com atuação na /MT, no uso de suas atribuições legais, com espeque no art. 129, incisos

Leia mais

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO Nº 70, DE 2002

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO Nº 70, DE 2002 COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SUGESTÃO Nº 70, DE 2002 Dispõe sobre normas gerais para concursos na área jurídica de nível superior. Autor: Conselho Administrativo Municipal de Grupiara - MG Relatora:

Leia mais

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA

Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar, Fátima. Telefone: NOTIFICANTE: 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ 48ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TERESINA PIAUÍ EXECUÇÃO PENAL, CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL E SEGURANÇA PÚBLICA Av. Lindolfo Monteiro Monteiro, 911, 2º andar,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé CNPJ / Rua Fidelis Botelho, SN, Centro, Anagé/BA. Fone: (77)

Prefeitura Municipal de Anagé CNPJ / Rua Fidelis Botelho, SN, Centro, Anagé/BA. Fone: (77) LEI MUNICIPAL Nº 402/2017 Cria os empregos públicos no âmbito da Prefeitura Municipal de Anagé, Estado da Bahia. A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ANAGÉ, ESTADO DA BAHIA, FAÇO SABER QUE O PODER LEGISLATIVO APROVOU

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Anagé. Prefeitura Municipal de Anagé CNPJ / Rua Fidelis Botelho, SN, Centro, Anagé/BA. Fone: (77)

Anagé. Prefeitura Municipal de Anagé CNPJ / Rua Fidelis Botelho, SN, Centro, Anagé/BA. Fone: (77) pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6YzkxMjphODQ:VVkLCAyMiBOb3YgMjAxNyAxODowNzowMyAtMDIwMA== 1 de Setembro de 017 30 - Ano X - Nº 969 Prefeitura Municipal de CNPJ 13.906.09/0001-13 Fone:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 03/2018

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 03/2018 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 03/2018 Recife, Agosto de 2018. O Hospital de Câncer de Pernambuco, CONSIDERANDO a Lei Federal nº. 9.637/1998 e a Lei Municipal nº. 17.875/2013, que regulam

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.350, DE 5 DE OUTUBRO DE 2006. Conversão da MPv nº 297, de 2006 Regulamenta o 5 o do art. 198 da Constituição, dispõe sobre

Leia mais

Antes de adentrarmos, ao cerne da questão necessário se faz à abordagem sobre a atividade saúde.

Antes de adentrarmos, ao cerne da questão necessário se faz à abordagem sobre a atividade saúde. Consulta Jurídica nº 11/2015 Belo Horizonte, 04 de agosto de 2015. 1 Ref.: Parecer Jurídico / Terceirização / Área da Saúde I OBJETO DA CONSULTA A Ilma. Secretária Municipal de Saúde de São Sebastião do

Leia mais

TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 6: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE RECURSOS HUMANOS OBJETIVO O Manual de Recursos Humanos da Associação de Cultura, Educação e Assistência Social Santa Marcelina, denominada SMC, tem como objetivo apresentar as políticas, normas

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Gabinete do Conselheiro Paulo Freitas Barata RESOLUÇÃO N /2009 RESOLUÇÃO N /2009 Acrescenta o inciso V ao art. 33 do Regimento Interno, para instituir a Comissão Permanente de Jurisprudência e a Revista Trimestral de Jurisprudência, no âmbito do Conselho Nacional

Leia mais

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA COBRA TECNOLOGIA S.A Sr. Pregoeiro e demais membros da Comissão de Licitação. Referência: PREGÃO ELETRÔNICO- 20-2016-03-04 OBJETO: Registro de preços para aquisição de gaveteiros, armários, e mesas de

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 779.117 DISTRITO FEDERAL RELATORA RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :ESTADO DO ACRE :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO ACRE :CLEMILSON DE LIMA GOMES

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE CAXIAS JUÍZO DE DIREITO DA 2ª VARA EDITAL Nº 01/2015

ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE CAXIAS JUÍZO DE DIREITO DA 2ª VARA EDITAL Nº 01/2015 EDITAL Nº 01/2015 O EXMO. SR. JUIZ ANDERSON SOBRAL DE AZEVEDO, titular da 2ª Vara da Comarca de Caxias/MA, no uso de suas atribuições legais, FAZ SABER a todos que virem ou tiverem conhecimento deste Edital,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação ao inciso V do parágrafo único do art. 95 da Constituição Federal, para vedar, temporariamente, pelos prazos que especifica, em âmbito nacional,

Leia mais