Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?"

Transcrição

1 Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. 2. Transferência de domínio de bens a terceiros: 3. Na contratação de entidades privadas sem fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, a licitação será: 4. Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 5. Nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia a licitação será: 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? 7. Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

2 8. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto: 9. Procedimento administrativo formal pelo qual o poder público adquire bens e serviços: 10. O sistema de registro de preços será feita por qual modadlidade? 11. Para a contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação a licitação será: 12. Qual o princípio que afasta o subjetivismo, busca o critério técnico e impessoal para escolher a proposta mais vantajosa? 13. Tipo de licitação para contratar bens e serviços de informática considerados não comuns, orçados em R$ ,00 (seiscentos e sessenta e nove mil reais) em conformidade com a Lei nº 8.666/1993: 14. Qual a modalidade para compras acima d e R$ ,00 (seiscentos e cinquenta mil reais)? 15. Conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira Perfeitode Normas Técnicas ABNT: 16. Qual a modalidade para obras e serviços de Engenharia até ? 17. Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem a licitação será:

3 18. Toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente é conhecido por : 19. Para realizar obras e serviços de engenharia por meio de licitação dispensável, qual o valor. 20. Modalidade de licitação em que a ampla publicidade e universalidade são consideradas como suas características intrínsecas: 21. Qual o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento para o convite? 22. Quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional a licitação será: 23. Qual o princípio que torna a competição interessante e com o maior número de participantes? 24. Conforme a lei nº de 1993, o sistema de controle originado no quadro geral de preços, quando possível, deverá ser: 25. Toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta é chamado de : 26. Qual a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação? 27. Número mínimo de convidados para a modalidade convite?

4 28. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias: 29. Para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade a licitação será : 30. Valor para a modalidade convite para obras e serviços de engenharia: 31. Quando se ajusta mão-de- obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais é chamado de: 32. Para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia a licitação será: 33. Qual alternativa legal, que possibilita maior eficiência na aquisição e gestão de materiais comuns no âmbito da Administração Pública: 34. Na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos a licitação será: 35. O projeto executivo é uma exigência de processos licitatórios que envolvam contratação de: 36. Na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido a licitação será:

5 37. Tipo de modalidade de licitação para a venda de produtos legalmente apreendidos : 38. Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas a licitação será: 39. Qual o prazo que a Administração Pública tem para confirmar ou revogaro processo licitatório? 40. Qual o nome do princípio que faz com que a Administração Pública atribua o objeto licitado ao vencedor? 41. Os registros cadastrais dos órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações deverão ser mantidos válidos por, no máximo, quanto tempo? 42. As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por qual departamento da Administração Pública? 43. Em qual tipo de licitação a classificação dos proponentes far-se- á de acordo com a média ponderada das valorizações das propostas técnicas e de preço, de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocatório? 44. Quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento a licitação será: 45. Qual o prazo para o, o pagamento da parcela à vista em leilões internacionais?

6 46. No caso de empate entre duas ou mais propostas, e após obedecido o disposto no 2o do art. 3o da Lei 8666/93, a classificação se fará, obrigatoriamente, por qual processo em ato público para o qual todos os licitantes serão convocados, vedado qualquer outro processo? 47. Quando ou em qual etapa os serviços de contabilidade comunicarão, aos órgãos incumbidos da arrecadação e fiscalização de tributos da União, Estado ou Município, as características e os valores pagos? 48. Para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto a licitação será: 49. Qual a validade do registro no sistema de registro de preços será regulamentado por decreto:

7 Desafio: Licitação (Respostas) 1. Leilão (Art. 22-5º) 2. Alienação (Art. 6º - IV) 3. Dispensável ( Art. 24 XXXIII) 4. Tomada de preço ( Art. 22-2o ) 5. Dispensável 6. Maior lance ou oferta (Art. 45-1º - V) 7. Convite (art. 22-3o) 8. Concorrência (Art. 22- SS 1º) 9. Licitação (art. 2) 10. Concorrência (Art. 15-3o I) 11. Inexigível (art. 25 II) 12. Princípio do Julgamento Objetivo 13. Técnica e preço (art. 45 ss 4º) 14. Concorrência. (Art. 23 III- C) 15. Projeto executivo (Art. 6º X) 16. Convite (Art. 23- I A) 17. Dispensável ( Art III ) 18. Compra (art 6 - III) 19. Até 15 mil reais ou seja, 10% do valor do convite (Art. 24 I) 20. Concorrência (Publicidade: Art. 21 e Universalidade: art. 22, 1 º) 21. Cinco dias úteis (Art. 21-2o - IV ) 22. Dispensável (art. 24 IX) 23. Princípio da Competitividade 24. Informatizado (Art º) 25. Obra (Art 6 I) 26. Tomada de preços (Art. 22-2º) 27. Três convidados (Art. 22-3º) 28. Concurso (Art o ) 29. Dispensável (Art. 24. XV) 30. Até 150 mil (Art. 23, I) 31. Tarefa (art. 6 - VIII - D) 32. Dispensável ( Art ) 33. Sistema de Registro de preços (Prova Ano: Banca: UFMT- Órgão: UFMT - Assistente em Administração - questão: Q734973) 34. Dispensável ( Art. 24 XIII) 35. Obras e para a prestação de serviços ( Art. 7 II ) 36. Dispensável ( Art. 24 XI) 37. Leilão ( Art. 22-5º) 38. Dispensável ( Art. 24 V) dias 40. Princípio da Adjudicação ao vencedor 41. Um ano (Art. 34) 42. Pela assessoria jurídica da Administração (art. 38- Parágrafo único) 43. Técnica e preço 44. Dispensável ( Art. 24 VI) 45. Até vinte e quatro horas (art. 53-3) 46. Por sorteio 47. No ato da liquidação da despesa (art. 55-3) 48. Dispensável (art. 24- XIX) 49. Não superior a um ano

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Guilherme Hamada Direito Administrativo Aula 7 Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) II 1) Previsão constitucional XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA DEMONSTRATIVA Direito Administrativo Lei 8.666/93 Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS E ALIENAÇÕES DA SORRI-BAURU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para a contratação de compras,

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

Noções sobre Licitação Conceitos

Noções sobre Licitação Conceitos Noções sobre Licitação Conceitos Fonte de Receita Empenho Nota de Empenho Liquidação de Despesa Ordenador de Despesa Licitação Edital Convite Tomada de Preços Concorrência Dispensa Inexigibilidade Pregão

Leia mais

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes MAPA DO PROCESSO Página 1 de 18 Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes 1.1.1 Acesso às informações em tempo hábil

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB A Associação Civil Cidadania Brasil ACCB, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos,

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art. 1º Este Regulamento estabelece normas para as compras e contratações para a undação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS (CONTINUAÇÃO) Tomada de Preços (artigo 22, 2º da lei n. 8666/1993) 1 : não se permite a presença de qualquer interessado. A rigor, existem dois grupos possíveis. Quem pode participar?

Leia mais

Sistema S. Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento. Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini.

Sistema S. Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento. Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini. Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema S Incluindo índice remissivo dos artigos do regulamento Organizadores: Juliano José Lopes Julieta Mendes Lopes Vareschini 5ª Edição EDITORA JML Editada

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE 21-6-1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) Alegações finais em processo penal Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusação e da defesa e praticadas

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF. Capítulo I Das Disposições Gerais. Seção I Dos Princípios

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF. Capítulo I Das Disposições Gerais. Seção I Dos Princípios REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FAUF Capítulo I Das Disposições Gerais Seção I Dos Princípios Art. 1º - Este Regulamento estabelece procedimentos, critérios

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

O Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes, reunido em 01 de abril de 2015, aprova o seguinte regulamento:

O Conselho de Administração da Federação Nacional das Apaes, reunido em 01 de abril de 2015, aprova o seguinte regulamento: REGULAMENTO DE COMPRAS, ALIENAÇÕES E CONTRATAC O ES DE BENS, OBRAS E SERVIC OS PARA OS GESTORES DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS, FEDERAÇÕES ESTADUAIS DAS APAES E FEDERAÇÃO NACIONAL DAS

Leia mais

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick Prof. Herbert Almeida @profherbertalmeida Prof. Erick Alves @proferickalves DISSECANDO A LEI 8.666/93 Prof. Erick Alves prof.erickalves@gmail.com proferickalves proferickalves (61) 9 8352 5872 Prof. Herbert

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos PARA AS CONTRATAÇÕES: REGRA X EXCEÇÃO LICITAÇÃO X CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais

Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais Lidia Maria A. Rodella 16.03.2017 Sobre o que vamos falar? 1. Tipos de instrumentos jurídicos e números na

Leia mais

LEI 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

LEI 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. LEI 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL.

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL. Cotação Prévia de Preço n 03/2017 Convênio nº 775707/2012 MTE/SENAES Projeto: Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária da Região Sul CFES Regional Sul. Critério: MENOR PREÇO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito José Cretella Jr. Ramo do Direito Público Interno que regula a atividade das pessoas jurídicas públicas e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas.

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO Capítulo I Das Disposições Gerais Seção I Dos Princípios Art. 1º - Este Regulamento estabelece

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

LEI Nº 8.666, DE 21/6/93

LEI Nº 8.666, DE 21/6/93 LEI Nº 8.666, DE 21/6/93 Regulamenta o art. 37, XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. O Presidente da República. Faço

Leia mais

MODALIDADES DE LICITAÇÃO PÚBLICA

MODALIDADES DE LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADES DE LICITAÇÃO PÚBLICA Introdução Preliminarmente, há de ser colocado que a importância do contrato administrativo como instrumento da atuação do Estado, com a conjugação de esforços privados,

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: 18.404.863/0001-90 PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: 33-3524-1277 DECRETO Nº 073/2011, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2011 Regulamenta o tratamento favorecido,

Leia mais

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo A 7

Concurso Público Técnico-Administrativo 2014/UFGD - Prova Tipo A 7 Contador ==Questão 26==================== A Resolução CFC nº 1.282/2010 atualiza e consolida os Princípios da Contabilidade, considerando que o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que:

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

Legislação vigente de Licitações Públicas. Lei Nº de 21 de junho de 1993

Legislação vigente de Licitações Públicas. Lei Nº de 21 de junho de 1993 Legislação vigente de Licitações Públicas Lei Nº 8.666 - de 21 de junho de 1993 Versão consolidada Agosto 2009 (incluídas as alterações estabelecidas nas Leis 8.883/94, 8.880/94 e 9.648/98) Regulamenta

Leia mais

CURSO ON-LINE LEI Nº 8.666/93 EM EXERCÍCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. AULA 03 (1ª parte)

CURSO ON-LINE LEI Nº 8.666/93 EM EXERCÍCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. AULA 03 (1ª parte) AULA 03 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 3.1) 60 questões (CESPE/ANCINE/2005) Com relação a licitações e contratos administrativos, julgue os itens a seguir. 241. (CESPE/ANCINE/2005) A administração

Leia mais

MANUAL DE COMPRAS. Departamento de Compras. Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Grande Dourados - MS

MANUAL DE COMPRAS. Departamento de Compras. Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Grande Dourados - MS v MANUAL DE COMPRAS 2017 Departamento de Compras Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Grande Dourados - MS SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- MODALIDADE DE PROCEDIMENTO...

Leia mais

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

24 e 25/03/2014 BRASÍLIA - DF CURSO: QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Texto atualizado

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE BOTUCATU FUNDIBIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SEÇÃO I Dos Princípios Art.

Leia mais

LEI 8666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

LEI 8666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 LEI 8666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. CAPÍTULO I Das

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global A Câmara Municipal de Centenário do Sul, Estado do Paraná, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, suas alterações e

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aplicabilidade da Lei 8.666/93 nos Estados e Municípios* Cleide Calgaro ** SUMÁRIO: Introdução; 1- Características gerais da lei das licitações; 1.1 Conceito sobre a lei; 1.2 Princípios

Leia mais

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU

22 e 23/08/ BRASÍLIA DF - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS SOB A VISÃO DO TCU Apresentação Sabe-se que os temas pertinentes às licitações e aos contratos administrativos comportam vasta divergência doutrinária e jurisprudencial, sendo salutar que o gestor público acompanhe as posições

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL.

Critério: MENOR PREÇO GLOBAL. Cotação Prévia de Preço n 25/2016 Convênio nº 775707/2012 MTE/SENAES Projeto: Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária da Região Sul CFES Regional Sul. Critério: MENOR PREÇO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE - SEA INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE - INEA RESOLUÇÃO INEA Nº 13 DE 05 DE JULHO DE 2010 ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO BOTUCATU REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALIENAÇÕES, DESPESAS E REEMBOLSOS FUNCIONAIS.

ASSOCIAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO BOTUCATU REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALIENAÇÕES, DESPESAS E REEMBOLSOS FUNCIONAIS. REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALIENAÇÕES, DESPESAS E REEMBOLSOS FUNCIONAIS. 1 REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALIENAÇÕES, DESPESAS E REEMBOLSOS FUNCIONAIS. CAPITULO I 3 OBJETIVO 3 CAPITULO

Leia mais

DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011

DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011 DECRETO Nº, DE 05 DE OUTUBRO DE 2011 Regulamenta a Lei nº 044, de 21 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amapá. O GOVERNADOR DO

Leia mais

CURSO ON-LINE LEI Nº 8.666/93 EM EXERCÍCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 01

CURSO ON-LINE LEI Nº 8.666/93 EM EXERCÍCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 01 AULA 01 ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 1) 120 questões 1. (CESPE/MPE-SE/2010) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, na qual a administração tem por objetivo único a venda de

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRINHO EDITAL Nº 005/2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS PARA INSCRIÇÃO OU RENOVAÇÃO NO CADASTRO DE FORNECEDORES DA. De conformidade com o disposto no artigo 34 da Lei Federal nº 8666, de

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB PROGRAMA DE GESTÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE ASSITÊNCIA SOCIAL - PROGIPAS REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÕES DE COMPRAS, SERVIÇOS, OBRAS, ALIENAÇÕES E LOCAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL ACCB Dispõe,

Leia mais

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÕES

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÕES O INSTITUTO DE ACESSO À JUSTIÇA-IAJ TORNA PÚBLICO QUE, REFERENTE AO TERMO DE PARCERIA Nº 005/2009 FIRMADO COM A SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, A CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Leia mais

III Bens: Quaisquer materiais de consumo imediato ou duradouro, tais como utensílios, equipamentos e mobiliários permanentes.

III Bens: Quaisquer materiais de consumo imediato ou duradouro, tais como utensílios, equipamentos e mobiliários permanentes. REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE BIBLIOTECAS E LEITURA CNPJ nº 12.480.948/0001-70 CAPÍTULO I - OBJETIVO Art. 1º. Estabelecer procedimentos,

Leia mais

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências)

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) 5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) Fases: interna e externa. - Interna: art. 38 principais providências: i) Indicação sucinta do objeto; ii) Indicação do crédito orçamentário por intermédio

Leia mais

MODALIDADES LICITATÓRIAS

MODALIDADES LICITATÓRIAS MODALIDADES LICITATÓRIAS Marco Luciano Wahlbrinck 1 1 INTRODUÇÃO O presente artigo visa a tecer considerações sobre as modalidades de licitações existentes no ordenamento jurídico brasileiro. Pretende-se

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

EDITAL Nº 02/2015 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDITAL Nº 02/2015 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A Caixa Escolar Escola Estadual de Tapira, de Ensino Médio, inscrita no CNPJ 06.269.078/0001-92, localizada à rua Francisco Rosa Pires, nº 93, centro, município

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS EDUSA - EDUCAÇÃO E SAÚDE CNPJ N 05.303.355/0001-73 REGISTRO EM RCPJ- BARUERI/SP 222857

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

Rua Santa Casa, 164 Bairro Santa Casa CEP:

Rua Santa Casa, 164 Bairro Santa Casa CEP: EDITAL Nº 01263/ 2012 A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PASSOS, inscrita no CNPJ 23.278.898/0001-60 localizada à rua Santa Casa, 164, bairro Santa Casa, município de Passos/MG, informa que realizará processo

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO Nº 68/2016 CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CVB/RS

ATO CONVOCATÓRIO Nº 68/2016 CRUZ VERMELHA BRASILEIRA FILIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CVB/RS ATO CONVOCATÓRIO Nº 68/2016 FILIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CVB/RS FILIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE MENCIONA ABAIXO, POR PREÇO GLOBAL

Leia mais

DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010.

DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. Dá nova redação e acresce dispositivos ao Decreto n o 6.555, de 8 de setembro de 2008, que dispõe sobre as ações de comunicação do Poder Executivo Federal e

Leia mais

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes

1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes 1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo XIX - 13 de outubro 1) Objeto da licitação 1.1)Obras e serviços (artigo 7º/8º) 1.2) Serviços técnicos profissionais

Leia mais

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS

Imprensa Eletrônica. Caderno 02: CONTAS PÚBLICAS NESTE VEICULO PODEM SER LIDOS TODOS OS ATOS OFICIAIS DO MUNICÍPIO DE Mata Grande-AL ANO IX EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE CONFORME MP NO- 2.200-2 DE 24/08/2001, QUE INSTITUI A INFRAESTRUTURA

Leia mais

MANUAL DE COMPRAS Procedimento para aquisição de materiais e serviços para solicitantes, compradores e fornecedores

MANUAL DE COMPRAS Procedimento para aquisição de materiais e serviços para solicitantes, compradores e fornecedores MANUAL DE COMPRAS Procedimento para aquisição de materiais e serviços para solicitantes, compradores e fornecedores 2017 Departamento de Compras Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo SUMÁRIO

Leia mais

Licitação Pública. César Antônio Puperi OAB/RS Nº

Licitação Pública. César Antônio Puperi OAB/RS Nº Licitação Pública César Antônio Puperi OAB/RS Nº 21.810 Art. 37. CRFB XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo

Leia mais

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 1. PREÂMBULO 1.1. A ASSOCIAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL, torna pública a realização de Seleção de Fornecedores na modalidade Coleta de Preços, pelo critério de menor preço, objetivando

Leia mais

LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 8.666/93 1 C & R Licitações S/C Ltda. LEI N.º 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 com a redação dada pelas Leis nºs 8883, de 08 de Junho de 1994 e 9.648, de 27 de maio de 1998. Regulamenta o art. 37, inciso

Leia mais

LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO DEFINIÇÕES BÁSICAS Para melhor entendimento das diversas terminologias utilizadas em licitação apresentamos a seguir

Leia mais

REGULAMENTO DE AQUISICÕES DE BENS E CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PESSOA FISICA E JURIDICA

REGULAMENTO DE AQUISICÕES DE BENS E CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PESSOA FISICA E JURIDICA REGULAMENTO DE AQUISICÕES DE BENS E CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PESSOA FISICA E JURIDICA A Coordenação da Rede de Desenvolvimento Humano - REDEH, no uso das suas atribuições estatutárias, torna público

Leia mais

CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL

CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL CARTA CONVITE N.º 05/2013 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO GLOBAL O Prefeito Municipal de Não-Me-Toque, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras

Leia mais

Caderno de Legislação. Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993.

Caderno de Legislação. Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993. Caderno de Legislação Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação: habilitação e registro cadastral Airton Rocha Nóbrega * A licitação, como se sabe, é um procedimento administrativo em que diversos atos são praticados com o escopo final

Leia mais

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES Núm Área Tema Título Entendimento 39 Contratação de serviços com profissionais ou firmas de notória especialização A inexigibilidade de para a contratação de serviços técnicos com pessoas físicas ou jurídicas

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.883, DE 8 DE JUNHO DE 1994 Business Online Comunicação de Dados Altera dispositivos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

Estado do Acre Prefeitura Municipal de Epitaciolândia. LEI COMPLEMENTAR Nº 006/ de outubro de 2010

Estado do Acre Prefeitura Municipal de Epitaciolândia. LEI COMPLEMENTAR Nº 006/ de outubro de 2010 Estado do cre LEI COMPLEMENTR Nº 006/2010 20 de outubro de 2010 Institui o tratamento diferenciado, favorecido e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações no âmbito

Leia mais

A CASA - MUSEU DE ARTES E ARTEFATOS BRASILEIROS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRA, CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO E LOCAÇÃO

A CASA - MUSEU DE ARTES E ARTEFATOS BRASILEIROS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRA, CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO E LOCAÇÃO A CASA - MUSEU DE ARTES E ARTEFATOS BRASILEIROS ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA REGULAMENTO DE COMPRA, CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO E LOCAÇÃO 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO CAPÍTULO II COMPRA Titulo I Definição

Leia mais

Lei núm. 8666, de 21 de junho de 1993

Lei núm. 8666, de 21 de junho de 1993 Lei núm. 8666, de 21 de junho de 1993 (DOU 22.6.1993; ret. DOU 6.7.1994; ret. DOU 2.7.2003) LGL\1993\78 LEI 8.666, de 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal (

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

DECRETO N DECRETA:

DECRETO N DECRETA: O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos V e VI do art. 87 da Constituição Estadual, e considerando o disposto na Lei Complementar Federal n.º 123,

Leia mais

SUMÁRIO. 4 Modalidades de seleção de fornecedores para compras e prestadores de serviços

SUMÁRIO. 4 Modalidades de seleção de fornecedores para compras e prestadores de serviços Resolução da Diretoria nº 02/2012 Anexo I Regimento Interno Específico destinado a regular o procedimento de contratação de serviços e aquisição de produtos, doravante denominado Manual de Compras e Contratação

Leia mais