Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo"

Transcrição

1 Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...)

2 Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...)

3 Lei n /93 Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável (...) (cf. redação dada pela Lei n /10)

4 Lei n /93 Art. 3º A licitação destina-se a garantir (...) e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos.

5 Art. 37, XXI, CF XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública (...)

6 (Procurador do Estado de São Paulo 2009) Pretendendo a Administração contratar a prestação de serviços médicos para atendimento de seus servidores, resolveu credenciar todos os estabelecimentos interessados em fazê-lo pelo valor previamente fixado pela Administração e que atendam a um padrão mínimo de qualidade fixado em edital. Ao assim proceder, a Administração praticou ato: a) legal com fundamento na faculdade que lhe concede a Lei n.º 8.666/93 de contratar com dispensa de licitação, tendo em vista as características próprias da pessoa do contratado. b) legal, tendo em vista a presunção da legalidade de seus atos e a possibilidade de contratação com dispensa de licitação em razão do objeto.

7 (Procurador do Estado de São Paulo 2009) Pretendendo a Administração contratar a prestação de serviços médicos para atendimento de seus servidores, resolveu credenciar todos os estabelecimentos interessados em fazê-lo pelo valor previamente fixado pela Administração e que atendam a um padrão mínimo de qualidade fixado em edital. Ao assim proceder, a Administração praticou ato: c) legal, com fundamento na Lei 8.666/93, por ser possível a contratação com inexigibilidade de licitação sempre que houver inviabilidade de competição. d) ilegal porque estava obrigada a realizar procedimento licitatório, nos termos da Lei n.º 8.666/93. e) ilegal porque ainda que o contrato possa ser firmado com inexigibilidade de licitação, a predeterminação de valores realizada, por si só, é lesiva ao erário.

8 (Procurador do Estado/AC 2014) Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não corresponde a um tipo de licitação: (A) registro de preço. (B) melhor preço. (C) melhor técnica. (D) maior lance.

9 Utilização: Regime Diferenciado de Contratações (Lei n /2011) - Copa do Mundo / Copa das Confederações / Jogos Olímpicos e Paraolímpicos / Aeroportos - Programa de Aceleração do Crescimento (Lei /12) - Obras e serviços de engenharia no sistema público de ensino (Lei /2012) - Obras e serviços de engenharia no âmbito do SUS (Lei /2012) - Obras e serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma e administração de estabelecimentos penais e de unidades de atendimento socioeducativo (Lei /15) - Obras e serviços de engenharia, relacionadas a melhorias na mobilidade urbana ou ampliação de infraestrutura logística (Lei /15) - Ações em órgãos e entidades dedicados à ciência, à tecnologia e à inovação (Lei /16)

10 Regime Diferenciado de Contratações (Lei n /2011) Características: - Inversão de fases - Utilização de forma eletrônica - Fase recursal única - Admissibilidade de lances públicos - Possibilidade de negociação - Contratação integrada - Sigilo do orçamento - Remuneração variável

11 (Procurador do Estado/SP 2012) A Lei /11 institui o regime diferenciado de contratações para o poder público. Dentre as peculiaridades ou características para a contratação das obras e serviços previstas na lei está: (A) a unicidade recursal, com a apresentação de peça única pelo interessado, a ser apreciada após o encerramento da licitação e que, se provida, ensejará o retorno do certame à fase objeto da impugnação. (B) a possibilidade de negociação entre licitantes e administração, aplicando-se, nesse ponto, as disposições legais que regulamentam o pregão.

12 (Procurador do Estado/SP 2012) A Lei /11 institui o regime diferenciado de contratações para o poder público. Dentre as peculiaridades ou características para a contratação das obras e serviços previstas na lei está: (C) o sigilo dos valores de referência até a fase da negociação entre licitantes e administração pública, quando é obrigatória a divulgação, pela Administração Pública, do valor do orçamento previamente estimado para a contratação. (D) o regime de contratação integrada, com licitação abreviada e contrato único para a elaboração dos projetos e para execução das obras, desde que tecnicamente recomendado para entrega em menor prazo, independentemente de análise de variação de custo para a administração pública.

13 (Procurador do Estado/SP 2012) A Lei /11 institui o regime diferenciado de contratações para o poder público. Dentre as peculiaridades ou características para a contratação das obras e serviços previstas na lei está: (E) a possibilidade de estabelecer, motivadamente e respeitado o limite orçamentário, remuneração variável do contratado, vinculando-a ao desempenho do mesmo, nos termos da lei e na forma definida no edital e no contrato.

14 (Procurador do Estado/RS 2015*) Sobre o regime jurídico das licitações, assinale a alternativa correta. A) A licitação tem por objetivos selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, respeitar o princípio da isonomia e promover o desenvolvimento nacional sustentável. B) As modalidades de licitação podem ser combinadas ou fundidas, conforme critérios discricionários da Administração Pública. C) O pregão é a modalidade de licitação destinada à contratação de bens e serviços de pequeno valor, nos termos da lei. D) O concurso é a modalidade de licitação destinada à seleção de servidores públicos.

15 (AGU CESPE 2002) Sobre os contratos administrativos, julgue o item a seguir: São contratos administrativos todos os contratos do poder público com particular, seja pessoa física ou jurídica, para o atingimento de interesse público e sujeitos à legislação em vigor. [certo ou errado?]

16 (Procurador do Município de Sorocaba Vunesp ) Peculiariedade dos contratos administrativos é a presença das cláusulas exorbitantes, por meio das quais a Administração, em determinadas hipóteses, pode: a) celebrar contratos por prazo indeterminado. b) antecipar pagamento, mesmo sem a correspondente contraprestação do particular. c) alterar o contrato unilateralmente. d) aplicar sanções imotivadas. e) punir o contratado, mesmo sem previsão legal.

17 (Procurador do Estado/SP 2014) (...) A respeito das penalidades passíveis de serem aplicadas e considerando-se que estejam previstas no contrato firmado, é correto afirmar, com base na legislação vigente que: (A) a multa, aplicada mediante observância do contraditório e da ampla defesa, poderá ser descontada pela Administração Pública da garantia prestada em moeda corrente pelo contratado, remanescendo devida eventual diferença. (B) a multa pode ser aplicada cumulativamente com a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, podendo ser diferida ou suprimida a oportunidade de defesa do contratado, excepcionalmente, no caso da infração ser patente.

18 (Procurador do Estado/SP 2014) (...) A respeito das penalidades passíveis de serem aplicadas e considerando-se que estejam previstas no contrato firmado, é correto afirmar, com base na legislação vigente que: (C) é vedada a cumulação de penalidades, devendo a Administração Pública identificar a mais adequada à infração cometida e fixá-la de forma proporcional à gravidade da falta cometida, observando, se o caso, o contraditório e a ampla defesa em regular processo administrativo. (D) no contrato de parceria público-privada é vedada a imposição de multa pecuniária, em razão da repartição dos riscos, restringindo-se a penalização legalmente prevista à suspensão temporária de participação em licitação ou declaração de inidoneidade para contratar com a Administração Pública. (E) no contrato de parceria público-privada admite-se apenas a imposição de multa pecuniária, limitada, ainda, ao valor da garantia prestada, a fim de não alterar a equação de equilíbrio no compartilhamento dos riscos.

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Experiência com o RDC

Experiência com o RDC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES - DPL Av. Desembargador Vitor Lima nº 222, 5º andar Florianópolis SC CEP 88040-400 Telefones: (48)

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC...

SUMÁRIO. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC 2.1 RDC E OBJETOS TRANSITÓRIOS DOS OBJETOS PASSÍVEIS DE ADOÇÃO DO RDC... SUMÁRIO Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC PREFÁCIO... 15 Nota dos autores... 17 CAPÍTULO 1 ASPECTOS GERAIS... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Objetivos... 22 1.3 Definições... 30 1.4 Diretrizes...

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES

REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES Susana Filgueiras Brasília, 10 de setembro de 2012 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº12.462, de 5 de agosto de 2011. Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011. Lei nº 12.688,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas

Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas Regime Diferenciado de Contratação de Obras Públicas Introdução [p_s]este curso visa oferecer ao participante as informações sobre o Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC, que implantou através

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ /

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ / MANIFESTAÇÃO À RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2013 De Acordo: Pedro Felício Estrada Bernabé Prefeito Municipal Birigui, 04 de julho de 2.013. OBJETO: Registro de preços para aquisição de baterias automotivas

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO Processo nº SAAE-9/2015-010 Pregão nº 010/2015/SRP Objeto: Registro de preços para futura eventual aquisição de grupos geradores para uso nas unidades operacionais

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 Recurso apresentado contra a classificação da empresa TEXAS INFORMÁTICA LTDA., como vencedora do LOTE 1/ITEM1, proposto

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 1.1. Introdução e Conceito de Direito Administrativo... 1 1.2. Taxinomia do Direito Administrativo... 2 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 ATOS PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Estabelece a aplicação de margem de preferência nas licitações

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Noções sobre Licitação Conceitos

Noções sobre Licitação Conceitos Noções sobre Licitação Conceitos Fonte de Receita Empenho Nota de Empenho Liquidação de Despesa Ordenador de Despesa Licitação Edital Convite Tomada de Preços Concorrência Dispensa Inexigibilidade Pregão

Leia mais

Controle de preços em obras públicas:

Controle de preços em obras públicas: Controle de preços em obras públicas: Princípios gerais na utilização dos sistemas oficiais de preços Rafael Jardim Cavalcante Contextualização Decisão Lei para o caso concreto; Interpretação da Lei direito

Leia mais

ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016

ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016 ELABORAÇÃO DE EDITAIS Prof. Alessandro Dantas 16 de março de 2016 CONTRATAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA QUAL É O PRINCIPAL MEIO QUE A ADMINISTRAÇÃO UTILIZA PARA CONTRATAR? LICITAÇÃO CONCEITO DE LICITAÇÃO O QUE

Leia mais

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37,

Na irresignação, o recorrente sustenta contrariedade ao artigo 37, Nº 15906/2013-WM RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 733059/DF RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS RECORRIDOS: DISTRITO FEDERAL E INSTITUTO CANDANGO DE SOLIDARIEDADE RELATOR: MINISTRO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

COP Comissão de Obras Públicas da CBIC

COP Comissão de Obras Públicas da CBIC INSTITUIÇÃO DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC Analise e posicionamento da Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Com ampla participação das entidades

Leia mais

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC COMENTÁRIO DAS QUESTÕES DA PROVA PARA AFRE RS BANCA FUNDATEC DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 32 Os atos administrativos estão sujeitos a um regime jurídico especial, que se traduz pela conjugação de certos

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

São Paulo - SP Av. Nove de Julho, º Andar (55 11)

São Paulo - SP Av. Nove de Julho, º Andar (55 11) São Paulo - SP Av. Nove de Julho, 5.109 3º Andar (55 11) 3254 0050 www.porto.adv.br REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS - RDC Apresentação para as Associadas da APEOP PORTO ADVOGADOS www.porto.adv.br

Leia mais

A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios. Andre Dabus AD Corretora de Seguros

A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios. Andre Dabus AD Corretora de Seguros A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios Andre Dabus AD Corretora de Seguros Agenda Cenário atual - Infraestrutura no Brasil; Licitações : Aspectos Jurídicos;

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Princípios da Licitação de acordo com a Lei n.º 8.666/93 Ane Carolina Novaes* Dispõem o artigo 3º da Lei 8.666 de 21/06/93, que as licitações serão processadas e julgadas na conformidade

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM REF.: PREGÃO ELETRÔNICO 011/2015 POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita sob o CNPJ nº

Leia mais

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE.

AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. www.apd.adv.br +55 (27) 3019-3993 AS FRAGILIDADES DA CARTA CONVITE. RESUMO: O texto trata das modalidades de licitação presentes no ordenamento jurídico brasileiro, dando uma ênfase à modalidade chamada

Leia mais

Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo ESAF RECEITA FEDERAL Prof. Thamiris Felizardo AFRB 2014 AFRB 2012 Analista 2012 Atos Adm. 1 2 Licitação e Cont. 3 2 4 Agentes e 8112 1 3 2 Serviços Pub. Organ. Adm. 2 2 Bens Publ.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJAM) COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL)

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS (TJAM) COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL) REFERÊNCIA Pedido de Impugnação ao edital do Pregão Eletrônico nº. 018/2016, processo administrativo nº 2015/20602, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para o fornecimento e instalação

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2009 01 Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no âmbito federal, seja no estadual. a) O poder

Leia mais

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS.

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DOS RECURSOS PÚBLICOS. TEMA: A Lei de Licitações nº 8.666 e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) Diretoria Executiva - DIREX/ DNIT diretoria.executiva@dnit.gov.br

Leia mais

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição.

Apresentação. Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Apresentação Prezados(as) alunos(as), Meu nome é Anderson Luiz, sou Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), da área de Correição. Lotado na Corregedoria-Geral da União, atuo

Leia mais

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Equilíbrio Econômico-Financeiro Definição manutenção da relação estabelecida inicialmente pelas partes contratantes que deverá

Leia mais

Repartição de Riscos. 1

Repartição de Riscos.  1 Repartição de Riscos Agosto de 2006 www.bndes.gov.br 1 SUMÁRIO Inovações da Lei de PPP Constitucionalidade da Lei Eficiência Econômica Aplicação às Concessões www.bndes.gov.br 2 Inovações da Lei de PPPs

Leia mais

DA INTENÇÃO DE RECURSO

DA INTENÇÃO DE RECURSO Ao SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. DEPARTAMENTO REGIONAL DA BAHIA. SENAI/DR/BA. At. Sr. Presidente da Comissão de Licitação. Sistema FIEB. Ref. Recurso Administrativo (Pregão Eletrônico nº

Leia mais

Breve Relato Sobre Licitações Públicas. Com ênfase na Modalidade Pregão Presencial e Pregão Eletrônico

Breve Relato Sobre Licitações Públicas. Com ênfase na Modalidade Pregão Presencial e Pregão Eletrônico Breve Relato Sobre Licitações Públicas Com ênfase na Modalidade Pregão Presencial e Pregão Eletrônico O que é Licitação? É um procedimento Administrativo para Aquisição de produtos ou Contratação de Serviços

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ref.: Pedido de Recurso pela inabilitação técnica no Pregão Eletrônico n o 70/2012 Autor: 3A Marques e Nunes Comércio e Serviço de Instalações e Projetos Ltda. Em: 19/12/2012 Do Recurso ao Pregão: 1. Amparada

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS

SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS SIMULADO LICITAÇÕES E CONTRATOS LEI Nº 8.666/1993 E LEI Nº 10.520/2002-50 Questões: Certo e Errado - 50 Questões: Múltipla Escolha 100 QUESTÕES gabaritadas e comentadas DIÁRIO OFICIAL DF O Concurso em

Leia mais

1ª) A lei de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a):

1ª) A lei de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a): 1ª) A lei 12.550 de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a): A) Poder Legislativo. B) Poder Executivo C) Poder Judiciário D)

Leia mais

É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para

É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Prezado(a) amigo(a), É chegada a hora de nos dedicarmos ao tão esperado concurso para Analista Legislativo atribuição técnico em material e patrimônio e Legislativo da. Meu nome é Renato Ribeiro Fenili,

Leia mais

Princípios da Administração Pública

Princípios da Administração Pública Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

PORTARIA N.º 018/2010. Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições

PORTARIA N.º 018/2010. Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições PORTARIA N.º 018/2010 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, pela Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições institucionais que lhe são conferidas pelo art. 129, III, da Constituição

Leia mais

ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO

ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO CAMINHOES ILUSTRÍSSIMA SENHORA JEANE ELIAD FIGUEIREDO DO AMARAL I DIRETORA REGIONAL DO SESC - AR/RN. ASSUNTO : APRESENTAÇÃO DE RECURSO REFERENTE À CONCORRÊNCIA SESC- AR/RN N. 0 13/00027- CC A Empresa JR

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento

PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-GER 010/2016 Análise do Reajustamento Primeira edição válida a partir de: / / www.ibraop.org.br

Leia mais

CEBGAS Companhia Brasiliense de Gás

CEBGAS Companhia Brasiliense de Gás REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE POSTOSREVENDEDORES DE COMBUSTÍVEIS PARA FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL VEICULAR GNV, PROVENIENTE DO GÁS NATURAL LIQUEFEITO - GNL Considerando que a Companhia

Leia mais

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O 1 - CONCEITO E NATUREZA JURI DICA Conceito: Licitação é procedimento administrativo vinculado por meio do qual a Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a proposta mais vantajosa

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS LEI MUNICIPAL Nº. 1.070, DE 21DE DEZEMBRO DE 2009. Autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Pública denominada FRIGORÍFICO PÚBLICO MUNICIPAL DE COLINAS DO TOCANTINS FRIGOCOL, e dá outras providências.

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES

SÚMULAS TCU EM LICITAÇÕES Núm Área Tema Título Entendimento 39 Contratação de serviços com profissionais ou firmas de notória especialização A inexigibilidade de para a contratação de serviços técnicos com pessoas físicas ou jurídicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Foz do Iguaçu/PR LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 19 E 20 DE SETEMBRO Apresentação Em 1º de julho de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.303/2016,

Leia mais

Lei no /2011: O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES.

Lei no /2011: O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES. INTRODUÇÃO: As bancas organizadoras, ainda, abordam ainda de maneira tímida da Lei 12.462/ 2011, o chamado Regime Diferenciado de Contratação RDC. Tal abordagem em questões de concursos tem se limitado

Leia mais

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 LEI 13.303/2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 I. ESCOPO E METODOLOGIA A Lei nº 13.303, de 30 de junho

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

interpretação/conceituação quanto ao grau de detalhamento necessário ao Projeto Básico.

interpretação/conceituação quanto ao grau de detalhamento necessário ao Projeto Básico. 1. Elaboração do Projeto Executivo na fase de licitação, antes do início da execução do objeto. ( 1º do art. 7º) Visa sanar a os inúmeros problemas pobe de interpretação/conceituação quanto ao grau de

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

IMPUGNAÇÃO DE EDITAL IMPUGNAÇÃO DE EDITAL Ao SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO AMAZONAS - SENAC Rua Saldanha Marinho, 410 Centro, Prédio do SENAC CFP-PF, Bloco B, 1º Piso, Biblioteca, Manaus/AM

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos AULA 6 Contratos Administrativos Olá, pessoal, tudo bem? Na aula anterior, tivemos contato com importantes informações acerca das Licitações, as quais, de maneira geral, são antecedentes lógicos (indispensáveis)

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº. : 117088005 INTERESSADO : AMC INFORMÁTICA LTDA. ASSUNTO : RECURSO ADMINISTRATIVO, Processos nºs. 57280206. PARECER Nº. 012/2006-CPL Nos autos em epígrafe,

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013 ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 05/2013 Aos 21 dias do mês de março de 2013, o Pregoeiro e os integrantes da Equipe de Apoio analisaram e julgaram a Impugnação ao Edital

Leia mais

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA

PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Fortaleza - CE 23 e 24 de Fevereiro de 2016 PARA CADA 2 INSCRIÇÕES CONFIRMADAS A 3ª E 4ª É CORTESIA Objetivo: Capacitar e aperfeiçoar agentes públicos 1 / 15 em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações

Leia mais

ERRATA. O envelope nº. 2 se constituirá do seguinte: Envelope nº.2-a Proposta Técnica do Lote 1 e/ou Envelope nº. 2-B Proposta Técnica do Lote 2.

ERRATA. O envelope nº. 2 se constituirá do seguinte: Envelope nº.2-a Proposta Técnica do Lote 1 e/ou Envelope nº. 2-B Proposta Técnica do Lote 2. ERRATA 1. A Administração faz um acréscimo no subitem 1.5. OBJETO SOB LICITAÇÃO do item 1. CONDIÇÕES GERAIS do Edital, passando a ter a seguinte redação: 1.5. OBJETO SOB LICITAÇÃO - A finalidade da presente

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

28/05/2015 ANA CLÁUDIA CAMPOS ASSUNTOS:

28/05/2015 ANA CLÁUDIA CAMPOS ASSUNTOS: ASSUNTOS: 1. Regime Jurídico-Administrativo. Princípios Básicos da Administração pública. 2. Deveres e Poderes administrativos. 3. Atos Administrativos: conceito; requisitos; atributos; classificação;

Leia mais

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO: 01.100.208/2016 MODALIDADE: CONVITE Nº 01.100.208/2016 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de coquetel para a Câmara Municipal, pelo período

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal PREGÃO ELETRÔNICO 153/2010 PROCESSO 341.596 Trata-se de questionamento encaminhado pela empresa TOKIO MARINE SEGURADORA, via e-mail, no uso do direito previsto na legislação vigente e na Seção XX do Edital,

Leia mais

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Obrigações Supervenientes Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Características das Concessões Investimentos significativos Poucos usos alternativos Contratos de longa duração Exigência dos Concessionários

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 02: PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes ACHADO NÃO É ROUBADO? 1. CONCEITO Conceito de Princípio Princípios da Administração Pública Constitucionais Art. 37, caput, CF A administração

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRINCÍPIOS REGENTES DA ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Everaldo Rocha Bezerra Costa Procuradoria Federal junto à UFG I INTRODUÇÃO II PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

LICITAÇÃO. Disciplina normativa

LICITAÇÃO. Disciplina normativa LICITAÇÃO CONCEITO- PODEMOS CONCEITUAR A LICITAÇÃO COMO O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO VINCULADO POR MEIO DO QUAL OS ENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AQUELES POR ELA CONTROLADOS SELECIONAM A MELHOR PROPOSTA

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLIM DE MOURA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES

ESTADO DE RONDÔNIA PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLIM DE MOURA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMPRAS E LICITAÇÕES MINUTA DE EDITAL DE DISPENSA Nº 87/2014 PROCESSO N.º 7853/2014 Artigo 24, Inciso II da Lei 8.666/93 Data limite para entrega da proposta: dia 16/07/2014 às 09:00min 1 - PREÂMBULO 1.1 - O Município de Rolim

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC

CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC Marçal Justen Neto LL.M em Direito Público pela London School of Economics - LSE Advogado de Justen, Pereira, Oliveira e Talamini 1. Introdução A legislação do Regime

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Aplicabilidade da Lei 8.666/93 nos Estados e Municípios* Cleide Calgaro ** SUMÁRIO: Introdução; 1- Características gerais da lei das licitações; 1.1 Conceito sobre a lei; 1.2 Princípios

Leia mais

08 a 10/05/2013 - Belo Horizonte MG - CURSO GERAL DE LICITAÇÕES, CONTRATAÇÕES DIRETAS E PREGÃO.

08 a 10/05/2013 - Belo Horizonte MG - CURSO GERAL DE LICITAÇÕES, CONTRATAÇÕES DIRETAS E PREGÃO. Apresentação Como evitar os Principais Vícios (Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006 e Decreto nº 6.204/2007). Objetivo Preparar todos

Leia mais