Manual Administrador/Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Administrador/Usuário"

Transcrição

1 Manual Administrador/Usuário

2 1. MÓDULOS DO SISTEMA O sistema ADSale é composto de dois programas: ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA: Permite pesquisar anúncios anteriores ou posteriores a data atual. CAPTAÇÃO DE CLIENTES E ANÚNCIOS: Permite a busca por data de criação ou publicação dos anúncios. O programa de Administração do Sistema é composto dos seguintes módulos: Direitos de Acesso ao Sistema: Módulo do sistema utilizado para cadastrar os usuários e definir seus direitos de acesso ao sistema. Administração de Cadastros e Associações: Módulo do sistema utilizado para cadastrar os dados das tabelas do sistema e suas associações por jornal. Manutenção: Módulo do sistema utilizado para executar rotinas de manutenção do sistema. Relatórios: Módulo do sistema utilizado para gerar relatórios customizados pelo cliente. O programa de Captação de Clientes e Anúncios é composto dos seguintes módulos: Cadastro de Clientes: Módulo do sistema utilizado para cadastro e manutenção de clientes. Captação de Anúncios: Módulo do sistema utilizado para cadastro e manutenção dos clientes e anúncios. Pesquisa de Anúncios: Módulo do sistema utilizado para pesquisa de anúncios. Telefones Bloqueados: Módulo do sistema utilizado para controle de telefones bloqueados.

3 2. ACESSO AO SISTEMA Esta tela é utilizada tanto para acesso ao programa de Administração do Sistema quanto para acesso ao programa de Captação de Clientes e Anúncios. USUÁRIO: Nome do usuário cadastrado no sistema. SENHA: Senha de acesso ao sistema. OK Botão utilizado para acessar o sistema.

4 3. DIREITOS DE ACESSO AO SISTEMA Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no sistema AdSale. É possível especificar direitos em cada um dos seguintes módulos: Administração Manutenção Cadastro de clientes Captação de anúncios Relatórios 3.1 Usuários NOME DO USUÁRIO: Selecione o nome do usuário para concessão dos direitos. SAIR F8: Botão utilizado para sair da tela de direitos do sistema. 3.2 Administração Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no módulo de administração.

5 3.3 Manutenção Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no módulo de manutenção. >> : Botão utilizado para adicionar o direito do usuário. << : Botão utilizado para retirar o direito do usuário. <<<< : Botão utilizado para excluir todos os direitos do usuário. SALVAR: Marque esta opção para habilitar que o usuário possa salvar no direito selecionado. ALTERAR: Marque esta opção para habilitar que o usuário possa alterar no direito selecionado. EXCLUIR: Marque esta opção para habilitar que o usuário possa excluir no direito selecionado. MARCAR: Botão utilizado para marcar o registro selecionado. DESMARCAR: Botão utilizado para desmarcar o registro selecionado.

6 3.4 Cadastro de Clientes Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no módulo de cadastro de clientes. 3.5 Cadastro de Anúncios Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no módulo de captação de anúncios.

7 3.6 Relatórios Esta tela é utilizada para o cadastro dos direitos de usuários no módulo de relatórios. 4. ADMINISTRAÇÃO DE CADASTROS O módulo de administração de cadastros permite a criação dos dados que alimentarão as tabelas do sistema.

8 4.1 Histórico de alterações Todos os cadastros e associações possuem um histórico de alterações que mostram quando o registro foi criado, alterado, ativado ou desativado. MOSTRAR HISTÓRICO: Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações do cadastro ou associação. SITUAÇÃO: Selecione Ativo para manter o cadastro deste registro visível no sistema ou Inativo caso queira que ele fique indisponível. CRIADO EM: Data, hora e autor da criação do registro. ALTERADO EM: Data, hora e autor da alteração do registro. ATIVADO EM: Data, hora e autor da ativação do registro. DESATIVADO EM: Data, hora e autor da desativação do registro.

9 4.2 Cadastro de Jornais O Sistema ADSale suporta o cadastro de múltiplos jornais, no caso da empresa possuir mais de um título. Esta opção permite o cadastro dos jornais do grupo que utilizarão o ADSale. SIGLA: Sigla do jornal. Ex: PDO, GLO, ZH, JB. NOME E DADOS: Nome e dados do jornal a ser cadastrado. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar o cadastro do jornal. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro do jornal. MOSTRAR HISTÓRICO: Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações do cadastro do jornal.

10 4.3 Cadastro de Pessoas Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro de pessoas físicas ou jurídicas que serão associadas aos usuários e agentes de vendas do sistema. TIPO: Selecione uma das opções: F para o cadastro de pessoas físicas ou J para o cadastro de jurídicas. CPF/CNPJ: Informe o número do Cadastro de Pessoa Física ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O sistema validará a numeração, não permitindo o cadastro de códigos incorretos. NOME: Nome da pessoa a ser cadastrada. SITUAÇÃO: Selecione Ativo para manter o cadastro desta pessoa visível no sistema ou Inativo caso queira que ele fique indisponível. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova pessoa. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar o cadastro da pessoa. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da pessoa.

11 4.4 Cadastro de Funções dos Usuários Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das funções de usuário do sistema. A função do usuário determina o que o usuário faz no jornal. O cadastro de funções do usuário é utilizado para posterior associação aos cadastros dos usuários. CÓDIGO: Código interno gerado automaticamente pelo sistema para designar uma função de usuário. NOME: Nome da função a ser cadastrada. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova função. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar o cadastro da função. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da função. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de cadastro da função. MOSTRAR HISTÓRICO: Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações do cadastro da função.

12 4.5 Cadastro de Usuários Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos usuários que acessarão o sistema. O usuário é um indivíduo que utilizará o sistema. Nesta tela é possível realizar também o cadastro de um agente de vendas para o usuário (caso ele também seja um vendedor). Caso não queira cadastrar o agente de vendas nesta opção, é possível fazê-lo posteriormente na tela de cadastro de agentes de vendas. SENHA: Senha alfanumérica do usuário para acesso ao sistema. MATRÍCULA: Número da matrícula do funcionário na empresa. FUNÇÃO: Selecione a função do usuário cadastrado anteriormente na tela de cadastro de funções. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir um novo usuário. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar o cadastro do usuário. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro do usuário. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de cadastro do usuário. MOSTRAR HISTÓRICO: Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações do cadastro do usuário.

13 4.6 Cadastro de Postos de Captação Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos postos de captação de anúncios do sistema. Um posto de captação é um setor ou equipe do jornal ou uma loja onde são criados os anúncios. Ex: digitação, telemarketing, venda ativa, Opec, contatos diretos, autônomos, loja Centro, balcão, etc. CÓDIGO: Código interno gerado automaticamente pelo sistema para designar um posto de captação. NOME: Nome do posto de captação que será cadastrado. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir um novo posto de captação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar o cadastro do posto de captação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro do posto de captação.

14 4.7 Cadastro de Origens de Venda Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das origens de vendas do jornal. Uma origem de venda compreende uma equipe de agentes de venda. Ex: agências, funcionários, autônomos, executivos de contas, lojas, escritórios, sucursais, representantes, etc. NOME: Nome da origem de venda que será cadastrada. 4.8 Cadastro de Áreas de Venda Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das áreas de vendas do jornal. Uma área de venda compreende um conjunto de origens de venda do jornal. Ex: capital, interior, outros estados, escritórios, sucursais, etc. NOME: Nome da área de venda que será cadastrada.

15 4.10 Cadastro de Agentes de Vendas Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos agentes de vendas do jornal. Um agente de vendas é um vendedor do jornal, podendo ser uma pessoa física ou jurídica. CÓDIGO: Código interno da empresa que define o agente de vendas. NOME: Selecione o nome do agente de vendas cadastrado anteriormente na tela de cadastro de pessoas. TIPO: O sistema preencherá automaticamente o tipo de identificação do agente de vendas: F para pessoa Física ou J para pessoa Jurídica. CPF/CNPJ: O sistema preencherá automaticamente o número do Cadastro de Pessoa Física ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do usuário. COMISSIONADO: Marque essa opção caso o agente de vendas receba uma comissão fixa por cada anúncio vendido. COMISSÃO %: Valor percentual da comissão do agente de vendas sobre a venda de cada anúncio.

16 4.11 Cadastro de Produtos Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos produtos do jornal. Um produto é o local do jornal onde podem ser comercializados anúncios. Ex: publicidade, classificados. CÓDIGO: Código interno gerado automaticamente pelo sistema para designar um produto. NOME: Nome do produto que será cadastrado. TIPO: Tipo do produto a ser cadastrado: J para publicidade no corpo do jornal ou C para Classificados.

17 4.12 Cadastro de Circulação Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos tipos de circulação dos cadernos. A circulação de um caderno define a abrangência de sua distribuição. Ex: regional, estadual, nacional Cadastro de Cadernos Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos cadernos do jornal. Um caderno é uma publicação onde podem ser veiculados anúncios. Ex: noticiário, variedades, esportes, eleições, vestibular, imóveis, veículos, produtos.

18 4.14 Cadastro de Formatos de Anúncio Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos formatos de anúncio que serão veiculados no jornal. Um formato de anúncio é um tipo de anúncio com características específicas disponível para comercialização. Ex: linha comum, linha titulada, negrito, negrito titulado, destacado, publicidade, etc. DESCRIÇÃO: Nome do formato que será cadastrado. TIPO: Marque o tipo de formato do anúncio. Os tipos disponíveis no sistema são: Linha (para anúncios do tipo linha), Linha Titulada 9 (ara anúncios do tipo linha com título), Destacado (para anúncios destacados do classificados) e Publicidade (para anúncios destacados do corpo do jornal).

19 4.15 Cadastro de Materiais Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos tipos de material que serão veiculados no jornal. Um tipo de material define como os anúncios com formato do tipo destacados ou publicidade serão produzidos. Ex: composição, agência, própria, interna, etc Cadastro de Determinações Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das determinações de anúncios no jornal. Uma determinação define quais as posições dos cadernos de publicidade onde podem ser comercializados anúncios. Ex: capa, contra- capa, geral, esportes, mundo, economia, página 2, etc.

20 4.17 Cadastro de Colocações Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das colocações de anúncios no jornal. Uma colocação define quais as posições dentro da determinação que podem ser comercializados anúncios. Ex: horóscopo, quadrinhos, programação da TV, colunista, painel, opinião, etc Cadastro de Categorias de Preço Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das categorias de preço da publicidade. Uma categoria de preço define quais os segmentos que terão preços diferenciados para os anúncios que veiculam no jornal. Ex: varejo, capa, publicidade legal, indústria, indeterminado, cadernos, etc.

21 4.19 Cadastro de Tabelas de Preço Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das tabelas de preço do jornal. Uma tabela de preço define os preços que serão praticados pelo jornal num determinado período e para uma determinada circulação do caderno. Ex: tabela nacional jan-jun/08, tabela nacional jul-dez/08, tabela regional jan-jun/08, etc 4.20 Cadastro de Seções Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das seções do classificados. Uma seção é um título onde serão veiculados os anúncios de linha. O sistema AdSale permite a criação de 3 níveis de seções. Ex: imóveis, centro, 3 dormitórios, etc.

22 4.21 Cadastro de Condições Especiais Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das condições especiais. Uma condição especial define um percentual fixo de desconto ou acréscimo executado pelo jornal para determinadas situações. Ex: funcionário, assinante, associações comunitárias, órgãos públicos, etc. DESCRIÇÃO: Nome da condição especial que será cadastrada. ANÚNCIO COR: Marque esta opção caso a condição esteja relacionada a anúncios coloridos. ANÚNCIO ALTO DE PÁGINA: Marque esta opção caso a condição esteja relacionada ao alto de página.

23 4.22 Cadastro de Tipos de Cobrança Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos tipos de cobrança. Um tipo de cobrança é um meio disponibilizado pelo jornal para o pagamento dos anúncios. Ex: vista, prazo, cartão de crédito, etc. NOME: Nome do tipo de cobrança. que será cadastrado. FORMA: Selecione a forma de pagamento interna do sistema. O tratamento dado pelo sistema é diferenciado para cada tipo de cobrança. As formas disponíveis no sistema são: boleto manual, boleto automático, débito em conta, a vista, cartão de crédito, cheque-predatado, depósito bancário, bonificação, casa, compensação, cortesia, crédito, pacote e permuta.

24 4.24 Cadastro de Status de Crédito Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos status de crédito de cliente. Um status de crédito define a situação de crédito do cliente, podendo bloquear ou não a captação de anúncios do cliente. DESCRIÇÃO: Nome do status de crédito que será cadastrado. BLOQUEADO: Marque esta opção caso o status deva bloquear a captação de anúncio do cliente Cadastro de Ramos de Atividades Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos ramos de atividade do cliente. Um ramo de atividade é um segmento que define o negócio do cliente e que pode ser usado posteriormente para pesquisas.

25 4.26 Cadastro de Logradouros Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos logradouros. Um logradouro é uma rua, avenida, servidão, etc. e que será usado para o cadastro de endereço do cliente. O sistema AdSale já vem com uma relação interna de logradouros do país, mas permite a adição de novos logradouros Cadastro de Bancos Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro dos bancos. Um banco é uma instituição que será utilizada para cobrança do anúncio em débito em conta.

26 4.28 Cadastro de Bandeiras de Cartões de Crédito Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das bandeiras de cartão de crédito. Uma bandeira de cartão de crédito é uma instituição que será utilizada para cobrança do anúncio em cartão de crédito Cadastro de Filas Esta opção do sistema é utilizada para o cadastro das filas do sistema. Uma fila assinala anúncios que atendem características específicas e que precisam de algum tipo de revisão. Ex: Massagistas Especiais, Depósito Bancário, etc.

27 4.30 Cadastro de Cedentes Nesta tela realiza-se o cadastro do Cedente com seus dados e conta corrente 4.31 Cadastro de Categorias de Mensagens

28 4.32 Cadastro de Mensagens Nesta tela realiza-se o cadastro de mensagens. CÓDIGO: Código interno gerado automaticamente pelo sistema para o cadastro da mensagem. NOME: Nome do cadastrado da mensagem. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir novas mensagens. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar as mensagens. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o novo cadastro de mensagens. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela do cadastro de mensagens.

29 5. ADMINISTRAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES O módulo de administração de associações permite a associação dos cadastros criados com o jornal correspondente. 5.1 Associação Jornal X Posto Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos postos de captação de anúncios ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. POSTO: Selecione o posto de captação do jornal.

30 5.2 Associação Jornal X Usuário Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos usuários ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. USUÁRIO: Selecione o nome do usuário que terá acesso ao jornal. POSTO: Selecione o nome do posto de captação do usuário.

31 5.3 Associação Jornal X Origem Esta opção do sistema é utilizada para a associação das origens de venda ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. ÁREA: Selecione o nome da área de vendas da origem. ORIGEM: Selecione o nome da origem de vendas. CÓDIGO: Informe o código interno da empresa para a origem de vendas.

32 5.4 Associação Jornal X Agente Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos agentes de venda a uma origem. ORIGEM: Selecione a origem desejada. ÁREA: Selecione o nome do agente de vendas da origem.

33 5.5 Associação Jornal X Produto Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos produtos ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de associação. MOSTRAR HISTÓRICO: associação. Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações da

34 5.6 Associação Jornal X Caderno Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos cadernos ao produto. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. CADERNO: Selecione o nome do caderno. LARG.: Informe a largura da página do caderno (em cm). ALT: Informe a altura da página do caderno (em cm). ESP.COL.: Informe o espaçamento entre colunas da página do caderno (em cm). COL: Informe o número de colunas da página do caderno. ALTURA CABEÇALHO: Informe a altura do cabeçalho do caderno (em cm). ALTURA RODAPÉ: Informe a altura do rodapé do caderno (em cm). PUBLICAÇÃO: Marque os dias da semana de veiculação do caderno: Seg (segunda), Ter (terça), Qua (quarta), Qui (quinta), Sex (sexta), Sab (sábado) e Dom (domingo). FECHAMENTO: Selecione os dias de fechamento do caderno para cada dia de publicação. HORÁRIO: Informe o horário de fechamento para cada dia de fechamento (formato hh:mm).

35 5.7 Associação Jornal X Formato Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos formatos de anúncios aos cadernos. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. CADERNO: Selecione o nome do caderno. FORMATO: Selecione o nome do formato do caderno. FONTE TEXTO.: Selecione o nome da fonte utilizada para o texto do anúncio no formato. FONTE TÍTULO: Selecione o nome da fonte utilizada para o título do anúncio no formato. MÍNIMO DE LINHAS: Informe o número mínimo de linhas utilizado para cobrança do anúncio. Se o número de linhas do anúncio for inferior ao Mínimo de Linhas, o sistema calculará o preço do anúncio baseado no Mínimo de Linhas. PRIMEIRA PALAVRA: Marque Negrito caso queira que a primeira palavra do texto do anúncio figure em negrito e/ou em Maiúscula caso queira que figure em letras maiúsculas.

36 FONTE TEXTO: Marque Negrito caso queira que o texto do anúncio figure em negrito. CORPO: Informe o tamanho do corpo do texto e título do anúncio. ENTRELI: Informe o entrelinhamento do texto e título do anúncio. CONDENS.: Informe a condensação do texto e título do anúncio. KERNING: Informe o kerning do texto e título do anúncio. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de associação. 5.8 Associação Jornal X Material Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos tipos de materiais ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. MATERIAL: Selecione o nome do material do jornal.

37 5.9 Associação Jornal X Determinação Esta opção do sistema é utilizada para a associação das determinações do caderno. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. CADERNO: Selecione o nome do caderno. CIRCULAÇÃO: Selecione o nome do formato do caderno. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de associação. MOSTRAR HISTÓRICO: associação. Botão utilizado para mostrar o histórico de alterações da

38 5.10 Associação Jornal X Colocação Esta opção do sistema é utilizada para a associação das colocações da determinação. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. CADERNO: Selecione o nome do caderno. DETERMINAÇÃO: Selecione o nome da determinação do caderno. COLOCAÇÃO: Selecione o nome da colocação da determinação. COLUNAS MÍN.: Informe o número mínimo de colunas aceito nessa colocação. COLUNAS MAX.: Informe o número máximo de colunas aceito nessa colocação. ALTURA MÍN.: Informe a altura mínima do anúncio aceita nessa colocação. ALTURA MAX.: Informe a altura máxima do anúncio aceita nessa colocação. PUBLICAÇÃO: Marque os dias de publicação aceitos nessa publicação. Seg (segunda), Ter (terça), Qua (quarta), Qui (quinta), Sex (sexta), Sab (sábado) e Dom (domingo).

39 5.11 Associação Jornal X Categoria Esta opção do sistema é utilizada para a associação das categorias de preço da determinação. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do caderno. CADERNO: Selecione o nome do caderno. DETERMINAÇÃO: Selecione o nome da determinação do caderno. CATEGORIA: Selecione o nome da categoria de preço da determinação. % ACRÉSCIMO: Informe o percentual fixo de acréscimo da categoria. % DESCONTO: Informe o percentual fixo de desconto da categoria. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de associação.

40 5.12 Associação Jornal X Tabela de Preço Publicidade Esta opção do sistema é utilizada para a associação das tabelas de preço de publicidade ao jornal.

41 TABELA: Selecione o nome da tabela desejada. Se os preços da determinação já estiverem associados à tabela, tecle em LISTAR e selecione- os na Lista de Preços com o botão ALTERAR (clique em SAIR caso queira abandonar a Lista de Preços). LISTAR: Botão utilizado para listar as tabelas da Lista de Preços. ALTERAR: Botão utilizado para selecionar o item da Lista de Preços. SAIR: Botão utilizado para sair da Lista de Preços. JORNAL: Selecione o nome do jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto. CADERNO: Selecione o nome do caderno. CATEGORIA: Selecione o nome da categoria de preço do caderno. CM/COL: Informe o valor (em reais) do cm/col de cada dia da semana da categoria. BÔNUS DOM.: Informe o valor (em reais) do bônus dos anúncios com publicação aos domingos. BÔNUS DIA ÚTIL.: Informe o valor (em reais) do bônus dos anúncios com publicação em dias úteis. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação.

42 5.13 Associação Jornal X Título 1 Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos títulos de primeiro nível ao jornal. CADERNO: Selecione o caderno desejado na lista de cadernos. DESCRIÇÃO: Selecione a descrição do Título 1. Se o Título 1 já estiver associado ao caderno, selecione-o na lista de Títulos 1 ALTURA: Informe a altura da cartola do Título 1. SEQUÊNCIA: Informe a seqüência que o Título 1 figurará no dump de classificados. O dump de classificados ordenará os títulos de acordo com esta numeração seqüencial crescente. ARQUIVO: Informe o nome do arquivo que contém a arte da cartola. CAMINHO: Informe o nome do caminho onde se encontra a cartola na rede da empresa. PROCURAR: Botão utilizado para localizar o arquivo na rede. ALTURA DA CARTOLA: Informe a altura da cartola (em cm).

43 5.14 Associação Jornal X Título 2 Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos títulos de segundo nível aos títulos de primeiro nível. TÍTULO 1: Selecione o título de primeiro nível desejado na Lista de Títulos 1. DESCRIÇÃO: Selecione a descrição do Título 2. Se o Título 2 já estiver associado ao Título 1, selecione-o na Lista de Títulos 2. ALTURA: Informe a altura da cartola do Título 2. SEQUÊNCIA: Informe a seqüência que o Título 2 figurará no dump de classificados. O dump de classificados ordenará os títulos de acordo com esta numeração seqüencial crescente. ARQUIVO: Informe o nome do arquivo que contém a arte da cartola. CAMINHO: Informe o nome do caminho onde se encontra a cartola na rede da empresa. PROCURAR: Botão utilizado para localizar o arquivo na rede. ALTURA DA CARTOLA: Informe a altura da cartola (em cm).

44 5.15 Associação Jornal X Título 3 Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos títulos de terceiro nível aos títulos de segundo nível. Esta associação não é obrigatória. O sistema Adsale trabalha com no mínimo de 2 níveis de títulos no classificados. TÍTULO 2: Selecione o título de segundo nível desejado na Lista de Títulos 2. DESCRIÇÃO: Selecione a descrição do Título 3. Se o Título 3 já estiver associado ao Título 2, selecione-o na Lista de Títulos 3. ALTURA: Informe a altura da cartola do Título 3. SEQUÊNCIA: Informe a seqüência que o Título 3 figurará no dump de classificados. O dump de classificados ordenará os títulos de acordo com esta numeração seqüencial crescente. ARQUIVO: Informe o nome do arquivo que contém a arte da cartola. CAMINHO: Informe o nome do caminho onde se encontra a cartola na rede da empresa. PROCURAR: Botão utilizado para localizar o arquivo na rede. ALTURA DA CARTOLA: Informe a altura da cartola (em cm).

45 5.16 Associação Jornal X Agrupado Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos agrupados aos títulos de primeiro nível. TÍTULO 1: Selecione o título de primeiro nível desejado na Lista de Títulos 1. AGRUPADO: Selecione a descrição do agrupado. Se o agrupado 1 já estiver associado ao Título 1, selecione-o na Lista de Agrupados. ALTURA: Informe a altura da cartola do agrupado. SEQUÊNCIA: Informe a seqüência que o agrupado figurará no dump de classificados. O dump de classificados ordenará os títulos de acordo com esta numeração seqüencial crescente. ARQUIVO: Informe o nome do arquivo que contém a arte da cartola. CAMINHO: Informe o nome do caminho onde se encontra a cartola na rede da empresa. PROCURAR: Botão utilizado para localizar o arquivo na rede. ALTURA DA CARTOLA: Informe a altura da cartola (em cm).

46 5.17 Associação Jornal X Tabela de Preço Classificados Esta opção do sistema é utilizada para a associação das tabelas de preço de classificados ao jornal.

47 TABELA: Selecione o nome da tabela desejada. Se os preços da determinação já estiverem associados à tabela, tecle em LISTAR e selecione- os na Lista de Preços com o botão ALTERAR (clique em SAIR caso queira abandonar a Lista de Preços). LISTAR: Botão utilizado para listar as tabelas da Lista de Preços. ALTERAR: Botão utilizado para selecionar o item da Lista de Preços. SAIR: Botão utilizado para sair da Lista de Preços. JORNAL: Selecione o nome do jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto. CADERNO: Selecione o nome do caderno. TIPO DE ANÚNCIO: Selecione o nome do tipo de anúncio do caderno. CM/COL: Informe o valor (em reais) do cm/col de cada dia da semana do tipo de anúncio. BÔNUS DOM.: Informe o valor (em reais) do bônus dos anúncios com publicação aos domingos. BÔNUS DIA ÚTIL.: Informe o valor (em reais) do bônus dos anúncios com publicação em dias úteis.

48 5.18 Associação Jornal X Condições Especiais Esta opção do sistema é utilizada para a associação das condições especiais ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. FORMATO DO ANÚNCIO: Selecione o formato do produto. CONDIÇÃO ESPECIAL: Selecione a condição especial aceita para comercialização no caderno. % ACRÉSCIMO: Informe o percentual de acréscimo que será aplicado sobre o valor de tabela par cálculo do preço do anúncio. % DESCONTO: Informe o percentual de desconto que será aplicado sobre o valor de tabela par cálculo do preço do anúncio. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação.

49 5.19 Associação Jornal X Tipo de Cobrança Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos tipos de cobrança ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. CADERNO: Selecione o nome do formato do anúncio. COBRANÇA: Selecione o tipo de cobrança que será permitido para comercialização dos anúncios deste caderno. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação. SAIR / F8: Botão utilizado para sair da tela de associação.

50 5.20 Associação Jornal X Fila Esta opção do sistema é utilizada para a associação das filas de anúncios ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. FILA: Selecione o nome da fila do jornal. BLOQUEADA: Marque esta opção caso queira que os anúncios que estiverem presos nessa fila não sejam publicados no dump de classificados. CRITÉRIOS: Marque um ou mais critérios que irão filtrar os anúncios para serem colocados na fila. Os critérios disponíveis para filtro das filas são: Cliente e Anúncio (identificação, localização, publicidade, linha, destacado, pagamento, acréscimo/desconto, vendedor e outros critérios). NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação.

51 5.21 Associação Jornal X Cópia de Anúncio Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos campos replicados em cópias de anúncios ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. CAMPOS: Selecione o nome dos campos que serão replicados ao se fazer uma cópia de anúncios. Os campos disponíveis para cópia são: Gerais: jornal, produto, caderno, formato, tipo de cobrança, condição de faturamento. Publicidade: material, determinação, colocação, categoria, colunas, centímetros, texto Destacados: material, seção 1, seção 2, seção 3, agrupado, colunas, centímetros, texto. Linha: seção 1, seção 2, seção 3, texto. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação.

52 5.22 Associação Jornal X Pacote Esta opção do sistema é utilizada para a associação dos pacotes ao jornal. JORNAL: Selecione o jornal desejado. PRODUTO: Selecione o nome do produto do jornal. FORMATO: Selecione o nome do formato do produto. PACOTE: Selecione o nome do pacote disponível para comercialização do anúncios com o formato. QT DE CRÉDITO (R$): Informe o valor (em reais) com o total de créditos do pacote. PREÇO DO PACOTE (R$): Informe o preço do pacote (em reais). PREÇO UNITÁRIO TABELA (R$): Informe o valor (em reais) da linha do formato. NOVO / F2: Botão utilizado para incluir uma nova associação. SALVAR / F3: Botão utilizado para salvar a associação. ALTERAR / F4: Botão utilizado para alterar o cadastro da associação.

53 6. CADASTRO DE CLIENTES # Acesse o módulo de Captação de Clientes e Anúncios no Sistema Comercial. NOVO: Botão utilizado para adicionar o cadastro de novos clientes no sistema. Ao clicar em novo, as demais opções necessárias para compor o cadastro do cliente aparecerão na tela. LIMPAR: Botão utilizado para limpar todos os dados de entrada do formulário de cliente. SALVAR: Botão utilizado para salvar o cadastro de um novo cliente no sistema. ALTERAR: Botão utilizado para alterar o cadastro do cliente no sistema. SAIR: Botão utilizado para sair do formulário de cliente. CONSULTA ANÚNCIOS: Opção utilizada para pesquisar os anúncios, ordenando por criação/publicação, últimos/próximos, e quantidade de dias. TIPO CLIENTE: Determina se o cliente é Pessoa Física (F) ou Pessoa Jurídica (J). CPF: Número correspondente ao Cadastro de Pessoa Física. CNPJ: Número correspondente ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. CEP: Código de Endereçamento Postal do cliente. Ao preencher este campo o sistema pesquisa numa tabela interna o CEP e preenche automáticamente os campos Bairro, Cidade e UF. Caso não encontre o CEP informado o sistema permite a edição manual desses campos. BUSCA: Ao pressionar este botão o sistema busca o CEP correspondente na tabela de CEP s e preenche os campos Bairro, Cidade e UF automaticamente. RAMO DE ATIVIDADE: Seleciona o ramo de atividade do cliente/empresa cadastrados no módulo de Administração. STATUS DE CRÉDITO: Seleciona o status de crédito do cliente/empresa cadastrado no módulo de Administração. ALTERADO / POR: Data / hora / usuário de alteração do cadastro do status de crédito do cliente.

54 6.1 Crédito JORNAL: Sigla do jornal. ANÚNCIO: Número do anúncio. ORIGEM: Origem do crédito. O sistema gera crédito no caso de cancelamento de anúncios a vista ou pagos via cartão de crédito. DATA: Data da operação do crédito. OPERAÇÃO: Sigla da operação de crédito: Entrada de crédito (E) ou Saída de crédito (S). VALOR: Valor do crédito/débito em Reais. SALDO: Saldo atual de créditos do cliente. SAIR: Ao pressionar este botão, o sistema sai da tela de créditos do cliente.

55 6.2 Permuta JORNAL: Sigla do jornal. ANÚNCIO: Número do anúncio. ORIGEM: Origem do crédito. O sistema gera crédito no caso de cancelamento de anúncios à vista ou pagos via cartão de crédito. DESCRIÇÃO: Descrição da permuta. DATA: Data da operação da permuta. OPERAÇÃO: Sigla da operação de permuta: Entrada de crédito (E) ou Saída de crédito (S).

56 6.3 Pacotes JORNAL: Nome do jornal. PRODUTO: Nome do produto a ser contratado no pacote. FORMATO: Nome do formato do produto contratado no pacote PACOTE: Lista dos pacotes cadastrados para este produto e formato selecionado. TIPO DE COBRANÇA: Forma de pagamento do pacote contratado. VALOR CRÉDITO (R$): Valor do crédito do pacote contratado. VALOR PACOTE (R$): Valor pago pelo pacote de anúncios contratado. PACOTES DO CLIENTE PACOTE: Nome do pacote contratado pelo cliente. DATA: Data de inclusão do pacote contratado. CRÉDITO (R$): Valor total do crédito contratado no pacote. UTILIZADO (R$): Valor do pacote utilizado até o momento. TIPO COBRANÇA: Tipo de cobrança utilizado para pagamento do pacote. USUÁRIO: Nome do usuário que cadastrou o pacote. SALDO

57 6.4 Endereço de Cobrança CEP: Código de Endereçamento Postal do cliente. Ao preencher este campo o sistema pesquisa numa tabela interna o CEP e preenche automáticamente os campos Bairro, Cidade e UF. Caso não encontre o CEP informado o sistema permite a edição manual desses campos. LOG: Nome do logradouro ou rua do cliente. NÚMERO: Número do logradouro ou rua do cliente. COMP: Complemento de endereço do cliente. Preenchimento não obrigatório. BAIRRO: Nome do bairro do cliente. CIDADE: Nome da cidade do cliente. UF: Sigla da Unidade Federativa do cliente.

58 6.5 Fones de Cobrança DDD: Código de Discagem Direta a Distância do telefone de cobrança do cliente. NÚMERO: Número do telefone de cobrança do cliente. ADICIONAR: Ao pressionar este botão o sistema adiciona o telefone informado na tela. LIMPAR: Ao pressionar este botão o sistema limpa os campos de entrada de dados do formulário. LISTA DE TELEFONES DE COBRANÇA

59 6.6 Débito em Conta BANCO: Nome do banco para débito em conta corrente. AGÊNCIA: Número da agência para débito em conta corrente. CONTA: Número da conta corrente para débito em conta corrente. ADICIONAR: Ao pressionar este botão o sistema adiciona os dados bancários informados na tela. LIMPAR: Ao pressionar este botão o sistema limpa os campos de entrada de dados do formulário.

60 6.7 Cartões de Crédito BANDEIRA: Nome da bandeira do cartão de crédito para débito em cartão de crédito. No. CARTÃO: Número do cartão de crédito do cliente. CÓDIGO DE SEGURANÇA: Código de segurança do cartão de crédito do cliente. VALIDADE: Data de validade do cartão de crédito do cliente. ADICIONAR: Ao pressionar este botão o sistema adiciona o cartão de crédito informado na tela. LIMPAR: Ao pressionar este botão o sistema limpa os campos de entrada de dados do formulário.

61 6.8 Observações OBSERVAÇÃO: Campo utilizado para registrar observações sobre o cliente. ADICIONAR: Ao pressionar este botão o sistema adiciona o cartão de crédito informado na tela. LIMPAR: Ao pressionar este botão o sistema limpa os campos de entrada de dados do formulário. LISTA DE OBSERVAÇÕES DO CLIENTE OBSERVAÇÕES: Registro da observação do cliente. DATA: Data do registro de observação do cliente. REGISTRADA POR: Nome do usuário que cadastrou a observação do cliente. EXCLUIR: Ao pressionar este botão o sistema exclui o cartão de crédito selecionado. VOLTAR: Ao pressionar este botão o sistema volta para a tela de cadastro do cliente.

62 6.9 Alterações DADOS DA ALTERAÇÃO : OPERAÇÃO: Descrição da alteração efetuada no cadastro de cliente. Pergunta: tem como me passar todas as possíveis operações? Afinal isto é um manual!!! POR: Nome do usuário que procedeu a alteração no campo DATA: Data de alteração do campo. AS: Hora de alteração do campo. TABELA: Nome da tabela onde foi feita a alteração do campo. CAMPO: Nome do campo alterado. ANTERIOR: Estado anterior do campo antes da alteração. ATUAL: Estado atual do campo depois da alteração.

63 7. CAPTAÇÃO DE ANÚNCIOS 7.1 Identificação CÓDIGO: Código do anúncio gerado automaticamente pelo sistema, formado pelo: código do posto de captação + código do usuário + número seqüencial do banco de dados. AUTORIZAÇÃO: Numeração de controle do jornal, geralmente proveniente de blocos de venda de anúncios. Preenchimento obrigatório para cadastro de anúncios destacados e de publicidade. STATUS: Situação atual do anúncio no sistema: CORRENTE: em publicação no momento. CANCELADO: cancelado antes do término da publicação. EXPIRADO: anúncio já veiculado. CLIENTE: Nome do cliente carregado da base de anunciantes do jornal. POSTO: Posto de captação do anúncio. Pode ser um setor do jornal, posto ou loja de anúncios. TOMADOR: Usuário que cadastrou o anúncio no sistema. Preenchido automaticamente com os dados do usuário corrente.

64 7.2 Localização JORNAL: Nome do jornal que o anúncio será veiculado. PRODUTO: Nome dos produtos disponíveis para o jornal selecionado e que determina o tipo de anúncio a ser veiculado. CADERNO: Nome dos cadernos disponíveis para o produto selecionado e que determina onde o anúncio será veiculado. FORMATO: Tipos de formatos disponíveis para o caderno selecionado e que determina a forma do anúncio. 7.3 Formato Linha NUM.SEÇÃO: Código atribuído à seção que representa seu número seqüencial. Ao digitar diretamente o código, o sistema preencherá automaticamente os títulos da seção. SEÇÃO (TIT.1): Título que corresponde ao primeiro nível da seção. SEÇÃO(TIT.2): Título que corresponde ao segundo nível da seção. SEÇÃO (TIT.3): Título que corresponde ao terceiro nível da seção.

65 TÍTULO: Título do anúncio no caso do formato do anúncio ser do tipo linha titulada. TEXTO: Texto do anúncio. Obrigatório para anúncios de linha. O botão MEDIR deve ser clicado para hifenar o texto digitado. O botão LIMPAR deve ser clicado para limpar toda a área de texto. O botão VISUALIZAR deve ser clicado para mostrar o texto do anúncio já hifenado exatamente como será publicado no jornal. A visualização respeita as configurações do formato, podendo mostrar a primeira palavra do anúncio em caixa alta e/ou negrito. CARACT: Número de caracteres do texto do anúncio, incluindo números, símbolos e pontuações. ALTURA: Altura do texto do anúncio em centímetros incluindo título (se houver). LINHAS: Número de linhas do texto do anúncio incluindo título (se houver). MIN: Número mínimo de linhas que será cobrado do cliente, de acordo com as configurações do formato. 7.4 Formato Destacado COLUNAS: Número de colunas do anúncio destacado de acordo com a configuração do caderno. CENTIMETROS: Altura do anúncio em centímetros de acordo com a configuração do caderno. ÁREA (CM/COL): Área total do anúncio em centímetros/coluna (Altura X Coluna) MATERIAL: Tipo de material utilizado no jornal para recebimento de anúncios destacados.

66 No. SEÇÃO: Código atribuído à seção que representa seu número seqüencial. Ao digitar diretamente o código, o sistema preencherá automaticamente os títulos da seção. SEÇÃO T1: Título que corresponde ao primeiro nível da seção. SEÇÃO T2: Título que corresponde ao segundo nível da seção. SEÇÃO T3: Título que corresponde ao terceiro nível da seção. AGRUPADO: Título da seção de agrupados criada para agrupar anúncios de uma seção temporária ou sazonal com preenchimento não obrigatório. Ex: Excursões de Carnaval. TITULO: Título do anúncio usado para facilitar a identificação do anúncio destacado nos relatórios. Preenchimento não obrigatório. TEXTO: Texto do anúncio com preenchimento não obrigatório para anúncios destacados ou de publicidade. 7.5 Formato Publicidade MATERIAL: Tipo de material utilizado no jornal para recebimento de anúncios destacados. DETERMINAÇÃO: Determina qual a localização do anúncio no corpo do jornal. Ex: página 2, geral, esportes. COLOCAÇÃO: Determina qual a colocação do anúncio na determinação escolhida. Ex: Horóscopo, Guia da TV. CATEGORIA: Determina qual o segmento de preço que o anúncio pode ser comercializado para a determinação escolhida.

67 TITULO: Título do anúncio usado para facilitar a identificação do anúncio destacado nos relatórios. Preenchimento não obrigatório. COLUNAS: Número de colunas do anúncio destacado de acordo com a configuração do caderno. CENTIMETROS: Altura do anúncio em centímetros de acordo com a configuração do caderno. ÁREA (CM/COL): Área total do anúncio em centímetros/coluna (Altura X Coluna) TEXTO: Texto do anúncio com preenchimento não obrigatório para anúncios destacados ou de publicidade. 7.6 Observações OBSERVAÇÕES: Campo com edição livre destinado ao registro de observações sobre o anúncio. 7.7 Publicações MÊS: Permite seleção do mês de publicação do anúncio. ANO: Permite seleção do ano de publicação do anúncio.

68 TAB REGIONAL: Ao marcar esta opção o sistema irá calcular o preço do anúncio baseado na tabela regional de preços do período de publicação selecionado. TAB NACIONAL: Ao marcar esta opção o sistema irá calcular o preço do anúncio baseado na tabela regional de preços do período de publicação selecionado. BONIFICAR PUBLICAÇÕES: Ao marcar esta opção o sistema utiliza o critério de bonificações definido para o jornal. Anúncios de linha: a cada 5 publicações o cliente ganha 1. Publicidade e destacado: A cada 4 publicações de ganha 1. DATA INÍCIO: Data de início da publicação. Preenchimento automático pelo sistema. DATA FINAL: Data de término da publicação. Preenchimento automático pelo sistema. No. PUBLICAÇÕES: Quantidade de veiculações do anúncio MARCAR TODOS OS DIAS DO MÊS: Ao marcar esta opção, o sistema selecionará todos os dias do mês no calendário. 7.8 Preço CONDIÇÕES ESPECIAIS: Permite selecionar quais as condições especiais de acréscimo ou desconto previstas para o formato do produto selecionado. Após a seleção é preciso teclar <ENTER>. O sistema aceita uma ou mais condições especiais para cada anúncio. No caso de selecionar condições especiais de acréscimo e de descontos, o sistema calculará o somatório entres os percentuais. Ex: 50% de desconto + 20% de acréscimo = 30% de desconto ACRESC %: Percentual de acréscimo a ser aplicado ao anúncio. ACRESC R$: Valor em reais de acréscimo a ser aplicado ao anúncio. DESC %: Percentual de desconto a ser concedido ao anúncio. DESC R$: Valor em reais de desconto a ser concedido ao anúncio. VALOR TAXADO: Valor em reais que deverá ser cobrado do anúncio. Nesse caso, o sistema ignora o valor de tabela do anúncio e as condições especiais ou desconto/acréscimo.

69 VALOR TABELA: Valor em reais do anúncio calculado a partir da tabela de preço do sistema. VALOR AJUSTADO: Valor em reais do preço do anúncio após aplicação das condições especiais, valor taxado, desconto ou acréscimo. LIMPAR: Ao pressionar este botão o sistema limpa os valores de acréscimo, desconto e valores taxados. CRÉDITOS: Crédito de publicações passadas gerado automaticamente pelo sistema quando do cancelamento de algum pagamento já efetuado à vista ou no cartão de crédito. Ao selecionar esta opção o sistema utiliza o crédito disponível abatendo o valor do anúncio. Se o crédito for superior ao valor do anúncio, o crédito será igual ao valor do anúncio. Se o crédito for inferior ao valor do anúncio, o sistema utilizará o crédito disponível lançando a diferença no valor do anúncio. PERMUTAS: Crédito em reais cadastrado no módulo de clientes para utilização entre permutas não faturadas do jornal e outras empresas. Nesse caso, o sistema não envia a cobrança do anúncio para o sistema de ERP Microsiga. Ao selecionar esta opção o sistema utiliza o crédito disponível abatendo o valor do anúncio. Se o crédito for superior ao valor do anúncio, o crédito será igual ao valor do anúncio. Se o crédito for inferior ao valor do anúncio, o sistema utilizará o crédito disponível lançando a diferença no valor do anúncio. PACOTES: Crédito em reais cadastrado no módulo de clientes para utilização de futuras publicações do cliente. Ao selecionar esta opção o sistema utiliza o crédito disponível abatendo o valor do anúncio. Se o crédito for superior ao valor do anúncio, o crédito será igual ao valor do anúncio. Se o crédito for inferior ao valor do anúncio, o sistema utilizará o crédito disponível lançando a diferença no valor do anúncio. ABATIMENTOS: Campo que mostra o valor em reais utilizado para abatimento do valor a ser cobrado do anúncio. VALOR COBRADO: Valor final a ser cobrado pelo anúncio que corresponde ao valor de tabela (ou valor ajustado, se houver) menos os abatimentos (quando houver).

70 7.9 Pagamento TIPO DE COBRANÇA: Seleciona o tipo de cobrança que será utilizada para o anúncio. PARCELAS: Número de parcelas que o anúncio será pago. ENTRADA: Valor de entrada (R$) do anúncio, quando o cliente realiza uma parte do pagamento a vista. Este campo é opcional e pode ser desabilitado na configuração do sistema. VALORES: Valor de cada uma das parcelas de cobrança do anúncio. O sistema calcula automaticamente o valor de cada parcela considerando o valor total do anúncio menos a entrada. O valor de cada parcela pode ser ajustado manualmente digitandose o valor no campo correspondente.

71 7.10 Interface p/ faturamento & Filas FATURAR COM O VALOR LÍQUIDO: Ao marcar essa opção o sistema exporta para o Microsiga o valor anúncio deduzido da comissão do Agente 1. EMITIR NOTA FISCAL ÚNICA: Ao selecionar esta opção o sistema não agrupará o anúncio para ser emitida uma nota fiscal. Do contrário os anúncios serão agrupados em uma única nota fiscal, com a finalidade de não gerar muitas notas para um mesmo cliente. OBSERVAÇÕES PARA NOTA FISCAL: Campo de observações que deverá sair na Nota Fiscal. PENDENTES: Lista das filas para o qual o anúncio foi associado. LIBERADAS: Lista das filas na qual o anúncio foi liberado. RETIRAR: Botão utilizado para liberar o anúncio da fila.

72 7.11 Vendedor AGENTE 1: Seleciona o primeiro agente de vendas do anúncio. ORIGEM: Ao selecionar o agente de vendas o sistema informa qual a origem de vendas deste agente. ÁREA: Ao selecionar o agente de vendas o sistema informa qual a área de vendas que pertence a origem de vendas do agente Formulário histórico

73 8. PESQUISA DE ANÚNCIOS 8.1 Tipos de pesquisa Existem 2 tipos de pesquisa possíveis no sistema: Pesquisa por Cliente: filtra os dados de acordo com as opções disponíveis para clientes. Pesquisa por Anúncio: filtra os dados de acordo com as opções disponíveis para anúncios. Os dados dos anúncios a serem pesquisados estão agrupados nos seguintes itens:identificação,localização,publicidade,linha,estacado,pagamento,datas,acréscimo /Desconto,Vendedor,Outros,Filas. Um ou mais itens podem ser selecionados para montar o filtro da pesquisa. O usuário pode ir selecionando diversos itens que o sistema irá montar uma pesquisa composta por todos os itens selecionados.

74 8.2 Resultados da pesquisa CLIENTE: Nome do cliente. ANÚNCIO: Número do Anúncio. DT INÍCIO: Data de início de publicação. VEZES: Número de publicações do anúncio. VALOR AJUSTADO: Valor ajustado do anúncio. VALOR COBRADO: Valor cobrado do anúncio. TEXTO/TÍTULO: Início de texto (anúncios de linha) ou título (destacados e publicidade). LINHAS: Número de linhas do anúncio. ÁREA: Área do anúncio (Altura X Colunas). AGENTE: Nome do agente de vendas do anúncio. FORMATO: Nome do formato do anúncio. CADERNO: Nome do caderno do anúncio.

75 8.3 Impressão da pesquisa IMPRESSÃO: Ao marcar esta opção o sistema permite gerar um relatório com os dados pesquisados. CAMPOS: É possível gerar o relatório dos dados pesquisados com 6 campos listados. Os campos disponíveis para geração do relatório são: Número do anúncio (obrigatório), Nome do cliente (obrigatório),cpf/cnpj, Tomador, Área de vendas, Posto de captação, Agente de vendas, Tipo de cobrança, Caderno, Formato, Tipo de material, Determinação, Colocação, Número da seção, Número de linhas, Altura do anúncio, Número de colunas, Área do anúncio, Data de início de publicação, Data de final de publicação, Número de publicações, Valor ajustado, Valor final, Nome do arquivo, Condição especial, Título do anúncio. ORDENAR POR: Permite a seleção de um campo para ordenar o relatório gerado. PESQUISAR: Botão utilizado para gerar o relatório com os resultados da pesquisa. Um exemplo de relatório gerado da pesquisa é mostrado a seguir:

76 9. RELATÓRIOS RELATÓRIOS DE ANÚNCIOS:

77 RELATÓRIOS DE PACOTES: RELATÓRIOS PERSONALIZADOS:

78 10. MANUTENÇÃO 10.1 Fechamento de edições Rotina executada diariamente após o fechamento da edição para marcar os anúncios que serão marcados como publicados. Uma vez marcados, os anúncios não poderão mais ser cancelados. FECHAMENTO A DATA DA EDIÇÃO: Data da publicação que será marcada como fechada.

79 10.2 Geração de arquivo para cobrança telefone Rotina executada por demanda para geração do arquivo com a relação dos anúncios com cobrança telefônica criados no período. INFORME DATA DE CRIAÇÃO: Intervalo de datas de criação dos anúncios com cobrança telefônica a serem enviados para operadora telefônica. MENSAGEM: Campo utilizado para mostrar mensagens da rotina. EXECUTAR: Botão utilizado para executar a rotina. SAIR: Botão utilizado para sair da tela de geração de arquivo de cobrança telefônica Geração de arquivo de cobrança Microsiga Rotina executada por demanda para geração do arquivo com a relação dos anúncios com cobrança Microsiga criados no período. INFORME DATA DE CRIAÇÃO: Intervalo de datas de criação dos anúncios com cobrança Microsiga a serem enviados para o sistema Microsiga. MENSAGEM: Campo utilizado para mostrar mensagens da rotina. EXECUTAR: Botão utilizado para executar a rotina.

80 10.5 Reverter fechamento de edições Rotina utilizada para reverter uma edição anteriormente fechada. O sistema desmarcará os anúncios selecionados naquela data de edição e permitirá ainda que se façam alterações para aquele dia de publicação. INFORME A DATA DA EDIÇÃO: Data da edição que será liberada para alterações. MENSAGEM: Campo utilizado para mostrar mensagens da rotina. EXECUTAR: Botão utilizado para executar a rotina. SAIR: Botão utilizado para sair da tela de reversão de fechamento de edições Reverter geração de arquivo para cobrança telefone Rotina utilizada para reverter a rotina de geração de arquivo para cobrança telefônica. O sistema desconsiderará o envio dos anúncios com cobrança telefônica selecionados naquela data de criação para a companhia telefônica. INFORME A DATA DE CRIAÇÃO: Data da criação dos anúncios que terão seu envio para cobrança telefônica revertido. MENSAGEM: Campo utilizado para mostrar mensagens da rotina.

81 10.7 Reverter geração de arquivo de cobrança Microsiga Rotina utilizada para reverter a rotina de geração de arquivo para cobrança Microsiga. O sistema desconsiderará o envio dos anúncios com cobrança Microsiga selecionados naquela data de criação para o sistema Microsiga. INFORME A DATA DE CRIAÇÃO: Data da criação dos anúncios que terão seu envio para sistema Microsiga revertido. MENSAGEM: Campo utilizado para mostrar mensagens da rotina. EXECUTAR: Botão utilizado para executar a rotina Geração de dump O dump de anúncios gera um arquivo de saída pré-formatado com a relação de anúncios de linha de uma determinada publicação. JORNAL: Seleciona nome do jornal; PRODUTO: Seleciona produto do jornal. CADERNO: Seleciona caderno do produto; DATA: Informa data da publicação do caderno; SEÇÃO: Informa intervale de seções que serão geradas. ORDENAÇÃO: Informa critério de ordenação do dump. Os critérios de ordenação disponíveis são: ordem alfabética, por data de criação e por número de linhas. ORDEM: Informa a forma de ordenação: crescente ou decrescente DUMP: Botão utilizado para geração do arquivo de saída.

SISTEMA COMERCIAL ADSALE VERSÃO CLIENTE-SERVIDOR MANUAL DE OPERAÇÃO

SISTEMA COMERCIAL ADSALE VERSÃO CLIENTE-SERVIDOR MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA COMERCIAL ADSALE VERSÃO CLIENTE-SERVIDOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão: 1.0 ÍNDICE 1. MÓDULOS DO SISTEMA... 5 2. ACESSO AO SISTEMA... 6 3. DIREITOS DE ACESSO AO SISTEMA... 7 3.1 Usuários... 7 3.2 Administração...

Leia mais

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software NeXT ERP Manual do usuário Resumo das principais funcionalidades Dezembro/2009 NeXT Software Página 1 de 33 Índice Iniciando NeXT ERP...3 Tela inicial...3 Interface padrão do NeXT ERP...3 Interface - Cadastro

Leia mais

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1

Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Manual do usuário SIACC CAIXA Programado 1 Índice ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO PELA PRIMEIRA VEZ... 6 CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SISTEMA... 6 TELA DE ACESSO AO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Versão 1.0 Julho/2012 ÍNDICE 1 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO... 4 1.1 Equipamento e Sistemas Operacionais 4 1.1.1

Leia mais

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Sumário Procedimento inicial para acessar o sistema na web... 3 Módulo Beneficiários... 3 1. INCLUSÃO DE MATRÍCULA ÚNICA, FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS...4 Criar a Matrícula

Leia mais

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Módulo Beneficiários Onde são criados os registros das famílias dos titulares e definidas coberturas assistenciais do plano de saúde, bem como os valores de custeio, os

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida:

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida: O que é o TDMax Web Commerce? O TDMax Web Commerce é uma ferramenta complementar no sistemas de Bilhetagem Eletrônica, tem como principal objetivo proporcionar maior conforto as empresas compradoras de

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Cédula de Crédito. Versão 28.03.2011

Cédula de Crédito. Versão 28.03.2011 Cédula de Crédito Versão 28.03.2011 1 O Sistema Cédula de Crédito é um aplicativo desenvolvido pelo Banco Intermedium, com o objetivo de consolidar os dados cadastrais da empresa e movimentação de títulos

Leia mais

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... Portal de Vendas Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 1.1. Guia Portal de Vendas... 7 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 8 5.

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS LOJISTA ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando o Nome

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS CONTATO COMERCIAL ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando

Leia mais

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01)

Gestão de Ativos. Manual do Usuário. Treinamento Fase 1 (TRN 01) Gestão de Ativos Manual do Usuário Treinamento Fase 1 (TRN 01) Índice 1. Introdução... 3 2. Movimentações de Ativos... 4 2.1. Monitoração... 4 2.1.1. Monitor de Movimentação de Ativos...4 2.2. Transações...15

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

MÓDULO CLIENTE 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4

MÓDULO CLIENTE 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4 MÓDULO CLIENTE Conteúdo 1. O QUE PODE SER FEITO PELO SITE: 3 2. APRESENTAÇÃO DO SITE 4 2.2 HOME 4 2.3 A VALECARD 5 2.4 PRODUTOS 6 2.5 REDE CREDENCIADA 7 2.6 ROTA 9 2.7 CONTATO 9 3. EMPRESAS 11 3.1. ACESSO

Leia mais

Configuração Empresa/Filial

Configuração Empresa/Filial Configuração Empresa/Filial Para definir as configurações (Parâmetros) de cada empresa ou filial cadastrada no sistema, proceda da seguinte forma: Acesse o módulo Administrativo. Clique no menu Cadastros

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Manual Operacional do Plenoweb

Manual Operacional do Plenoweb Manual Operacional do Plenoweb 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 2.1. Requisitos Mínimos...4 2.2. Tela inicial...4 2.3. Menus...5 3. Cadastro de Pessoa...7 4. Cadastro de Cotas...9 5.

Leia mais

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários Para realizar um cadastro de usuário, clique na aba USUÁRIOS e em seguida no botão. Aba Dados Nome: cadastro do nome do novo usuário. Código: É possível

Leia mais

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO O Sistema Cédula de Crédito é um aplicativo desenvolvido pelo Banco Intermedium, com o objetivo de consolidar os dados cadastrais da empresa e movimentação de títulos em cobrança.

Leia mais

Manual do Sistema TBZ OnLine - Entidade

Manual do Sistema TBZ OnLine - Entidade Manual do Sistema TBZ OnLine - Entidade DM003.0 Página 1 / 42 Índice 1 APRESENTAÇÃO... 4 DETALHAMENTO DOS LINKS DO TECBIZ ONLINE... 5 2 INICIAL... 5 3 ASSOCIADO... 5 3.1 SELECIONA ASSOCIADO... 5 3.2 ALTERAR

Leia mais

MANU AL DO COMPRADOR

MANU AL DO COMPRADOR MANUAL DO COMPRADOR Conhecendo o Vale Transporte Eletrônico O que é o Vale Transporte Eletrônico? O vale-transporte é um benefício definido pela Lei Federal nº 7.418/85 e Lei Federal 7.619/87 oferecido

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle

Domínio Registro. Teclas de atalho para ajudar na utilização do Sistema e cadastros em todos dos Módulos. Menu Controle Domínio Registro O Domínio Registro foi desenvolvido para gerenciar todos os processos referentes à abertura e fechamento de empresas, permite a confecção de contratos, alterações e distratos sociais,

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

1. Introdução... 5. 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6. 3. Tipos de Autenticação... 8. 3.1. Autenticação Sinacor...

1. Introdução... 5. 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6. 3. Tipos de Autenticação... 8. 3.1. Autenticação Sinacor... Índice 1. Introdução... 5 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6 3. Tipos de Autenticação... 8 3.1. Autenticação Sinacor... 8 3.2. Autenticação AD... 11 4. Fluxo Operacional... 14

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Manual de Treinamento Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Sumário Introdução...3 Nova Proposta...9 Propostas Existentes...40 Configurações do Usuário...43 Histórico Consolidado do Cliente...47

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

SISCOF - Manual do Usuário

SISCOF - Manual do Usuário SISCOF - Manual do Usuário SERPRO / SUPDE / DECTA / DE901 SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA Versão 1.2 Sumário SISCOF Sistema de Controle de Frequência 1. Login e Senha... 2 1.1 Como Efetuar Login No Sistema...

Leia mais

Pagamento - Fornecedor

Pagamento - Fornecedor Pagamento - Fornecedor MT-212-00137 - 1 Última Atualização 30/08/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos

Leia mais

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1

Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1 Manual TDMax Web Commerce VERSÃO: 0.1 Sumário Visão geral Bilhetagem Eletrônica... 3 1 TDMax Web Commerce... 4 1.1 Requisitos e orientações gerais... 4 2 Acesso... 5 2.1 Como realizar um cadastro usuário

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?...

Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?... Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?... 4 COMO CONFIGURAR O CNAB... 5 CADASTRO DE BANCOS... 5 PARAMETROS DO CNAB...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES

MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES MANUAL COL MÓDULO DE CADASTRO DE CLIENTES Clientes No cadastro de clientes, insira as informações obtidas sobre todas as pessoas físicas ou jurídicas que compraram seguro através da corretora ou ainda

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED Esta parte do sistema como descrito anteriormente neste manual permite que seus agentes tenham acesso á uma área exclusiva para acessar informações pessoais como: Meu Extrato

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Processos de Compras Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar 1 Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Controle de Compras... 4 Parametrização... 4 Funcionamento... 4 Processo de Controle...

Leia mais

Permissões Especiais Projeto GSAN - IPAD

Permissões Especiais Projeto GSAN - IPAD Permissões Especiais Projeto GSAN - IPAD Versão: 0.1 Local: Recife PE Data: 12/11/2012 Índice Histórico de Revisões... 6 1. Introdução... 7 1.1 Objetivo... 7 1.2 Escopo... 7 2. Permissões Especiais...

Leia mais

Novidades da Versão 3.0.0.30

Novidades da Versão 3.0.0.30 Novidades da Versão 3.0.0.30 Alteração Equipamento Unidade Instalação Inserida informação Telemetria na Tela de Alteração de Equipamento Unidade de Instalação (326). A informação Roaming Internacional

Leia mais

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br 2013 inux Sistemas Ltda. s MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br Sumário 1 Introdução... 2 2 Visão Geral do Sistema... 2 3 Tela de Configuração... 3 4 Tela de Mensagens... 5 5 Tela de Importação... 8 6 Tela

Leia mais

Sistema para Administração de Condomínio www.condominiomais.com.br SUMÁRIO

Sistema para Administração de Condomínio www.condominiomais.com.br SUMÁRIO SUMÁRIO I. MENU... 2 II. CONSULTA / ALTERAÇÃO / ESTORNO... 4 III. MENSAGEM... 5 IV. MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA... 6 CONSULTA... 6 LANÇAMENTO... 7 V. BOLETO... 8 VI. RELATÓRIO... 10 VII. RESERVA... 11 VIII.

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE

CADASTROS 2013 AOB SOFTWARE CADASTROS 2 CADASTROS Tabela de Conteúdo Cadastro de Clientes 4 Cadastro de Produtos 5 1 Cadastro... de Produtos Básico 5 2 Cadastro... de Produtos Básico + Grade de Produtos 7 3 Cadastro... de Produtos

Leia mais

Manual do Software de Cobrança Itaú

Manual do Software de Cobrança Itaú Banco Itaú SA Manual do Software de Cobrança Itaú Última atualização: agosto/2006 Índice 1 Visão Geral 03 2 Instalação 03 3 Inserindo os dados de sua empresa 03 4 Inserindo os dados dos títulos de Cobrança

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS CARTÃO DE CRÉDITO

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS CARTÃO DE CRÉDITO MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CARTÃO DE CRÉDITO ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ACESSO AO NETPAN...3 1.2. DIGITANDO O NOME DO USUÁRIO E SENHA....4 1.2.1. Alteração da Senha de Acesso....4

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Sistema de Protocolo. Manual do Usuário

Sistema de Protocolo. Manual do Usuário Sistema de Protocolo Manual do Usuário Atualizado em 05/06/2010 2 Apresentação Módulo Protocolo Está disponível de forma integrada com todos os órgãos para registrar e acompanhar, de modo atualizado e

Leia mais

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS

PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS PRACTICO LIVE! FINANCEIRO CONFIGURAÇÕES BÁSICAS Acessando Global -> Configuração Básica, temos: Assistente de Configuração A funcionalidade principal do Assistente é configurar as informações básicas para

Leia mais

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos Junho - 2014 Índice Título do documento 1. Objetivos... 3 2. Introdução... 3 3. Cadastros... 4 3.1. Cadastro de Desconto em Repasse... 4 3.2. Cadastro de Critério Geral de Repasse... 4 3.3. Cadastro de

Leia mais

PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66

PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66 PRINCIPAIS NOVIDADES VERSÃO 8.85/1.1.66 Sumário 1. Nota Fiscal Eletrônica São Paulo... 3 2. Motivo da baixa... 9 3. Contrato Endereço para cobrança... 12 4. Vistoria... 13 5. Contas a pagar Controle de

Leia mais

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização

Cadastro e Comercialização de Vale-Transporte Guia de Utilização 1º PASSO: ACESSO À PAGINA PARA EMPREGADORES NÃO CADASTRADOS Acesse o site www.tripoa.com.br e selecione a opção Vale-transporte, ou então acesse www.trensurb.gov.br. Neste espaço você será informado sobre

Leia mais

Manual de utilização do Relatório de Viagens

Manual de utilização do Relatório de Viagens Manual de utilização do Relatório de Viagens Os Módulos do Sistema de Relatório de Viagens foram criados tendo com base a Regulamentação de Viagem da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços S/A (RG/AD/02/10ª).

Leia mais

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE

ÍNDICE. ISS Online. Guia do Usuário ÍNDICE Guia do Usuário ÍNDICE ÍNDICE Setembro /2009 www.4rsistemas.com.br 15 3262 8444 IDENTIFICAÇÃO E SENHA... 3 Sou localizado no município... 4 Não sou localizado no município... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 Tela

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais

Gestão Financeira do Plano de Saúde v1.0

Gestão Financeira do Plano de Saúde v1.0 Gestão Financeira do Plano de Saúde v1.0 Manual do Usuário Versão 01.01 [Este template faz parte integrante do Processo de Desenvolvimento de Sistemas da DTI (PDS-DTI) e deve ser usado em conjunto com

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFC-e Índice 1 Cap. I Introdução 1 O que é... o Hábil NFC-e

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG

Manual do Usuário. Novo Internet Banking Governo - IBG Manual do Usuário Novo Internet Banking Governo - IBG Versão V - Abril 2013 Sumário 2. Visão Geral do Sistema... 5 2.1. Operações disponíveis no novo IBG... 6 2.1. Perfis disponíveis... 7 2.2. Definições,

Leia mais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Cadastros. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Cadastros Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Cadastro de Grupos de Usuário... 3 Cadastro de Usuários... 4 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Empresas...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema

Manual de Utilização do Sistema Manual de Utilização do Sistema 2013 Nota Control Nota Cuiabana Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II Apresentação 1 Menu Home 2 Menu Cadastro 3 Menu Já sou cadastrado 4 Menu

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL - PORTOCRED EMPRÉSTIMO PESSOAL COM GARANTIA DE CHEQUE I - Site Portocred

ROTEIRO OPERACIONAL - PORTOCRED EMPRÉSTIMO PESSOAL COM GARANTIA DE CHEQUE I - Site Portocred I - Site Portocred Para acessar o site Portocred, devemos entrar no link: extranet.portocred.com.br/cp e após clicar na opção Crédito Pessoal Perto Check. *Lançar o usuário e a senha que serão informadas

Leia mais

Manual Wincall Atualizado em 19/09/2007 Pág. 1

Manual Wincall Atualizado em 19/09/2007 Pág. 1 MANUAL CALL CENTER Pág. 1 INTRODUÇÃO AO MODULO CALL CENTER Esse módulo do Sistema gerencia todo relacionamento da empresa com seus clientes, registrando todos os contatos realizados, controlando todo o

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Financeira...4 2.1.2.Formas de Registro do Pagamento e Recebimento

Leia mais

Manual de PRODUÇÃO ONLINE. Autorização e Faturamento

Manual de PRODUÇÃO ONLINE. Autorização e Faturamento Manual de PRODUÇÃO ONLINE 2 APRESENTAÇÃO A Unimed-Rio desenvolveu seu sistema de Produção Online, criado para facilitar a rotina de atendimento de seus médicos cooperados. Este sistema é composto por dois

Leia mais

ABA: CLIENTE BOTÃO: CADASTRO

ABA: CLIENTE BOTÃO: CADASTRO ABA: CLIENTE BOTÃO: CADASTRO CADASTRO DE CLIENTES Cadastra clientes (física e jurídica) e veículos, inclusive frotas Cadastra representantes dos clientes Cadastro biométrico (digital do dedo) Localiza

Leia mais

P71 Padronização dos distribuidores Ford

P71 Padronização dos distribuidores Ford P71 Padronização dos distribuidores Ford Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Introdução... 3 Avaliação de Seminovos... 3 Anexo de Documento

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Cadastro Empresa / Estabelecimento ----------------------------------- Pág. 05

SUMÁRIO. 1 Cadastro Empresa / Estabelecimento ----------------------------------- Pág. 05 1 Apresentação O presente manual tem o objetivo de apresentar o sistema Fortes Compras e Estoque, instruindo o usuário sobre as funcionalidades do sistema, seus benefícios e especificidades. Nele pode

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Paciente: Pessoa física que venha a utilizar-se dos serviços da clínica quer seja uma consulta, um exame ou um procedimento.

Paciente: Pessoa física que venha a utilizar-se dos serviços da clínica quer seja uma consulta, um exame ou um procedimento. CADASTROS Efetuar Cadastros é a primeira providencia que se deve tomar ao se iniciar a operação com a plataforma clinicaonline, pois é nele que se concentrarão todos os parâmetros e informações sobre:

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

Circulação de Materiais

Circulação de Materiais Circulação de Materiais Manual APC Manual PER-MAN-001 Circulação de Materiais Sumário 1. EMPRÉSTIMO/DEVOLUÇÃO/DÉBITOS/RENOVAÇÃO... 1-1 1.1 1.2 EMPRÉSTIMO... 1-3 DEVOLUÇÃO... 1-7 1.3 DÉBITOS... 1-10 1.4

Leia mais

Usuários. Manual. Pergamum

Usuários. Manual. Pergamum Usuários Manual Pergamum Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 1-2 2 CADASTRANDO UM NOVO USUÁRIO/OPERADOR... 2-1 3 UTILIZANDO O MÓDULO DE USUÁRIOS... 3-2 3.1 CONFIGURAÇÃO DE GUIAS NO EXPLORER... 3-3 4 CADASTRO...

Leia mais

Manual do Anunciante

Manual do Anunciante Manual do Anunciante 1 - Compra de Pacotes Bit Turs Abaixo será listado passo a passo o processo de como será executada a compra de moedas Bit Turs para que você possa anunciar seus produtos em nosso portal.

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4

APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4 INDICE APRESENTAÇÃO... 3 OBJETIVO... 3 QUEM DEVE USAR... 3 CAPÍTULO 1 - INICIANDO O SISTEMA... 4 1.1 - ENTRADA NO SISTEMA... 4 1.2 - TELA DO ORGANIZADOR DO MULTICONTAS... 4 CAPÍTULO 2 - FUNCIONALIDADES

Leia mais

APLICAÇÕES WEB GUIA DO USUÁRIO

APLICAÇÕES WEB GUIA DO USUÁRIO Parte:...................................... Gabarito Assunto:............................ Atualização: Original........................ Página: 1 SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação APLICAÇÕES

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Perguntas Frequentes Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste caderno de Perguntas e Respostas são de propriedade da

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL - PORTOCRED

ROTEIRO OPERACIONAL - PORTOCRED I - Site Portocred Para acessar o site Portocred, devemos entrar no link: extranet.portocred.com.br/cp e após clicar na opção Credito Pessoal Perto Check. *Lançar o usuário e a senha que serão informadas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA Sistema Nota Fiscal Eletrônica Sil Tecnologia LTDA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 5 1.1 Tela Inicial do Sistema 5 1.2 Navegador de registros 6 1.3 Filtro de Registros 6 2. TELA

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

MANUAL DO WEBSIGOM ÍNDICE

MANUAL DO WEBSIGOM ÍNDICE MANUAL DO WEBSIGOM ÍNDICE 1. Procedimentos de utilização pela empresa cliente... 01 2. Funcionalidades do WebSigom... 02 2.1. Cadastro... 03 2.2. Inserir um novo usuário... 03 2.3. Consultar os dados de

Leia mais