ANÁLISE DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UM FRIGORÍFICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UM FRIGORÍFICO"

Transcrição

1 ANÁLISE DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UM FRIGORÍFICO Daniele M. de Almeida 1, Fernanda S. Silveira 1, Larissa de Carvalho 1, Tamara da Silva 1, Rony P. da Rocha 1 1 Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) almeida.dmartins@gmail.com; ferssilveira7@gmail.com; larissadecarvalho9@gmail.com; tamara_silvaa@hotmail.com; ronypeterson_eng@hotmail.com Resumo: O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), é essencial dentro de uma organização, pois é uma área que auxilia na melhoria dos processos de produção. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar a formalidade/informalidade das atividades do PPCP, levando em consideração em quais áreas cada uma das atividades são realizadas na estrutura organizacional da empresa. A pesquisa aqui proposta classifica-se quanto aos fins como descritiva e explicativa, quanto aos meios como bibliográfica, levantamento e estudo de caso e quanto aos métodos de abordagem como qualitativo. A partir dos estudos realizados no Frigorífico, constatou-se, que o mesmo não apresenta um setor específico de PPCP em sua estrutura organizacional, portanto, a maioria das atividades relacionadas a essa área são realizadas pela Gerência Comercial. Palavras-Chave: Funções do PCP; Diagnóstico de PCP; Sistema de produção; Evolução organizacional. 1. Introdução De acordo com Gastardelo e Melz (2014) e Resende Filho et al. (2012), a carne suína e bovina tem apresentado uma crescente demanda no Brasil nos últimos anos. Essa elevada procura por carne suína e bovina, proporciona um crescimento de indústrias desse ramo, fazendo com que tenha cada vez mais concorrentes no mercado. As organizações que se encontram em um ambiente competitivo, buscam por diferenciais, que muitas vezes são obtidos por meio de melhorias no processo (PIMENTA, 2008).

2 O Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é uma área que pode auxiliar as organizações na melhoria dos seus processos. Slack, Chambers e Johnston (2002) definem o PPCP como um conjunto de atividades que têm o intuito de conciliar o fornecimento dos produtos e serviços de uma operação com a sua demanda, para garantir a disponibilidade dos recursos produtivos na quantidade, no momento e no nível adequado de qualidade. Neste estudo pretende-se investigar a formalidade/informalidade das atividades do PPCP, levando em consideração em quais áreas cada uma das atividades são realizadas na estrutura organizacional da empresa. 2. Conceitos introdutórios Nesta seção serão apresentados tópicos relacionados ao sistema de produção, estrutura organizacional, atividades desenvolvidas pelo PPCP e fluxo de informação e produção Sistema de produção De acordo com Tubino (2009), um processo de produção é definido como um sistema que transforma entradas (insumos) em saídas (produtos) por meio de processos. Conforme Slack, Chambers e Johnston (2002), existem os recursos de entrada que passam por um processo para serem transformados em saídas de bens e serviços. A Figura 1 apresenta o modelo de sistema de produção. Figura 1: Modelo de sistema de produção. Fonte: Adaptador de Slack, Chambers e Johnston (2002).

3 De acordo com Lustosa et al. (2008), os sistemas de produção pode ser classificado conforme ao grau de padronização, o tipo de produção, ambiente de produção, fluxo de processos e natureza de produtos. As características dessa classificação são apresentadas no Quadro 1. Classificação Características Produtos Padronizados Grau de padronização dos produtos Produtos sob medida ou personalizados Processos contínuos (larga escala) Processos discretos Repetitivos em massa (larga escala) Tipo de produção Repetitivos em lote (flow shop, linha de produção) Por encomenda (job shop, layout funcional) Por projeto (unitária, layout posicional fixo) Make-to-stock (MTS) Assemble-to-order (ATO) Ambiente de produção Make-to-order (MTO) Engineer-to-order (ETO) Processos em linha Fluxo de processos Processos em lote Processos por projetos Bens Natureza de produtos Serviços Quadro 1: Classificação dos sistemas de produção. Fonte: Lustosa et al. (2008). Uma maneira de gerenciar esse sistema de produção é por meio do PPCP, o qual é responsável por planejar, coordenar, dirigir e controlar a produção de uma organização (ZOCCHE, 2011) Estrutura organizacional A estrutura organizacional é um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento e para a implementação do plano organizacional nas organizações, pois ela é delineada a partir dos objetivos e estratégias da mesma (OLIVEIRA, 2004 apud COSTA, SOUZA e FELL, 2012). De acordo com Chiavenato (2011), existem três tipos de estrutura organizacional que as organizações podem adotar, as quais são: a) Estrutura linear: Cada superior com autoridade única e direta sobre seus subordinados; b) Estrutura funcional: Aplica-se o princípio das especializações das funções, onde cada superior torna-se especialista em um assunto; c) Linha-staff: Combinação dos tipos de organização linear e funcional.

4 2.3. Atividades desenvolvidas pelo PPCP Para que o PPCP seja desenvolvido em uma empresa, são necessários algumas atividades e pré-requisitos, conforme apresentado na Figura 2. Figura 2: Atividades e pré-requisitos do PPCP. Fonte: Adaptado de Castro (2012). O planejamento da capacidade é responsável por determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de modo que ela possa responder a demanda (SLACK, CHAMBERS e JOHNSTON, 2002). Conforme Tubino (2009) e Corrêa e Corrêa (2009), a previsão de demanda é a base do planejamento estratégico, a qual é definida como uma estimativa do comportamento do mercado demandante no futuro, o qual se caracteriza como uma especulação do potencial de compra de tal mercado. O roteiro da produção tem o intuito de estabelecer o melhor método de produção das peças, dos subconjuntos e da montagem dos diversos produtos acabados que a empresa produz (RUSSOMANO, 1976). Para Lustosa et al. (2008), o planejamento agregado tem o propósito de garantir a disponibilidade dos recursos básicos para a produção, em quantidades corretas, quando for realizada a decisão sobre a quantidade que deve ser produzida de cada produto, antes mesmo que tal decisão seja tomada.

5 O planejamento mestre determina a quantidade e o momento de ocorrência da produção planejada, levando em consideração a quantidade de fornecimento desejado, e o momento da ocorrência do estoque disponível (STEVENSON, 2001). Segundo Lustosa et al. (2008) a programação da produção consiste em, decidir quem, quando e onde cada tarefa deverá ser efetuada, para que as entregas aos clientes ocorram no tempo previsto, ou de forma que eles não esperem muito, ou ainda, de modo a diminuir os estoques em processo e a ociosidade dos recursos na execução das tarefas de produção. O acompanhamento e controle da produção tem o intuito de acompanhar a produção, realimentando o sistema e corrigindo os desvios que possa ocorrer fora dos limites planejados (SOUZA, 2013). 2.4 Fluxo de informação e produção Conforme Lara Junior (1990), o setor de PPCP dentro de uma organização, pode atuar como um transformador das informações recebidas pelas suas diversas funções. De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2002), para que a área de PPCP possa documentar o fluxo e diversas atividades na gestão da produção, é utilizado um fluxo de informação e produção. Para Marinho, Cansansão e Sicsú (2001), o fluxo de informação corresponde ao que, quando e quanto fabricar e o fluxo de produção corresponde ao movimento de todo o material dentro do processo de fabricação. 3. Metodologia O presente trabalho foi desenvolvido em um frigorífico situado no município de Campo Mourão/PR. Este trabalho classifica-se quanto aos fins, como descritivo, explicativo e exploratório. Descritivo, pois visa descrever as atividades do PPCP dentro da empresa, a estrutura organizacional, o histórico e o sistema de produção da empresa. Explicativo, pois será analisada a situação real da empresa em relação ao embasamento teórico do trabalho. Exploratório, por utilizar entrevistas com o Gerente de Produção. Quanto aos meios, este trabalho se classifica como bibliográfico, levantamento, estudo de caso e estudo de campo. Bibliográfico, pois teve como

6 base artigos, anais de eventos, entre outros, referentes ao assunto abordado como fundamentação teórica. Levantamento, devido à entrevista realizada com o Gerente de Produção da empresa para coletar informações. Estudo de caso, por ser um trabalho realizado no Frigorífico X. E estudo de campo, se justifica devido à coleta de dados ser realizada na empresa in loco. O método de abordagem adotado neste trabalho é o qualitativo, devido à interpretação das informações coletados, tendo como objetivo esclarecê-las. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista, o qual foi formulado de maneira que servisse de subsídio para o diagnóstico do PPCP no Frigorífico X. 4. Estudo de caso O Frigorífico atua no mercado há 20 anos, no setor de abate e beneficiamento de suínos e bovinos, atualmente possui um quadro de 80 funcionários, entre setor administração e o setor de abate Evolução da estrutura organizacional O Frigorífico surgiu no ano de 1996 no ramo de abate de suínos e bovinos, como um matadouro familiar na região de Campo Mourão para atendimento de um açougue. Como a demanda por abates na região foi aumentando, o matadouro foi crescendo aos poucos se tornando abatedouro municipal da região, e com o passar do tempo o abatedouro se tornou um Frigorífico estadual, este que não apresentava uma estrutura organizacional formal, sendo administrada apenas por familiares. No ano de 2011, com a contratação de um Gerente de Produção, a empresa passou a ter uma estrutura organizacional composta pelas Gerências de Compras, Comercial e Produção. Recentemente a empresa passou por uma reestruturação, na qual a estrutura organizacional da mesma foi alterada, conforme a Figura 3.

7 Figura 3: Organograma atual da empresa. Fonte: Elaborado pelos autores. Fonte: Elaborado pelos autores. A estrutura organizacional do Frigorífico é do tipo linha-staff, no qual conta com a estrutura centralizada na direção com auxilio da assessoria contábil e da assessoria jurídica que ajudam a direção nas tomadas de decisões. O organograma é constituído por quatro Gerências, as quais são: Gerência Comercial, Gerência de Compras e Administração, Gerência de Produção e Gerência de Expedição. A Gerência Comercial conta com o Setor Comercial que é responsável pela previsão de venda dos produtos, bem como a venda do produto acabado e a roteirização dos mesmos, e o Setor de Faturamento que é responsável por controlar os estoques de produto acabado. A Gerência de Compras e Administração é dividida em Setor Contábil, que é responsável por toda a parte administrativa da empresa e exerce as funções de recursos humanos como: folhas de pagamentos, admissão e demissão de funcionários, e o Setor de Compras, que é responsável pelas funções de negociação e à compra de matéria-prima com os fornecedores. A Gerência de Produção é dividida em dois setores o de Qualidade Total, que verifica a qualidade da matéria-prima e do produto final, e o Setor de Produção, que é responsável por acompanhar todo o processo de abate e beneficiamento dos suínos e bovinos. A Gerência de Expedição é dividida em Setor de Armazenagem, que é responsável por verificar e controlar a armazenagem das carcaças e dos cortes, e Setor de Expedição, que é responsável por enviar os produtos acabados aos clientes finais.

8 Ao analisar a estrutura organizacional da empresa, percebe-se que a mesma mantém um organograma compatível com uma empresa de pequeno porte. Porém seria vantajoso em termos administrativos, a empresa ter uma Gerência de Qualidade ao invés de um setor de qualidade, para que essa gerência fosse responsável pela qualidade de toda a empresa desde o processo de abate até a parte administrativa, mantendo a qualidade de vida de seus colaboradores. 4.2 Atividades do PPCP A partir dos estudos realizados na empresa, constatou-se, que a mesma não possui um setor específico de PPCP em sua estrutura organizacional, portanto, a mesma apresenta atividades do PPCP informal, distribuídas por algumas gerências, sendo elas: Gerência de Produção; Gerência Comercial e Gerência de Compras. O planejamento da capacidade é realizado pela Gerência de Produção, a qual determina a capacidade máxima de abate de suínos e bovinos do Frigorífico X. A previsão de demanda é realizada pela Gerência Comercial, na qual a Gerência estabelece metas de vendas das próximas semanas com base em vendas das semanas anteriores. O planejamento agregado da produção é realizado pela Gerência de Compras, esta que é responsável por verificar o que tem no estoque e realizar pedidos de matéria-prima. Este planejamento é feito de acordo com duas famílias de produtos, sendo elas: suínos e bovinos. O planejamento mestre da produção é realizado pela Gerência de Produção, a qual emite ordem de produção para apenas um dia. Neste planejamento, as famílias são desagregadas e então, são determinadas as quantidades de cortes e carcaças de cada família que a empresa deve produzir. A programação da produção é realizada pela Gerência de Produção, com base nas ordens de produção encaminhadas pela Gerência Comercial, sendo assim, esta programação é feita diariamente, conforme a necessidade de produção de cada produto. O acompanhamento e controle da produção na empresa é realizado pelo Setor de Qualidade, o qual é responsável por detectar irregularidades que venham ocorrer no processos produtivo. Para melhor compreensão das atividades do PPCP, a Figura 4 apresenta o fluxo de informação e produção do Frigorífico X.

9 Figura 4: Fluxo de informação e produção do Frigorífico X. Fonte: Elaborado pelos autores. A Gerência Comercial realiza manualmente o controle de estoque do produto acabado, e informa os vendedores a quantidade de carcaças e cortes que se tem disponível para a venda. E então, estes entram em contato com os clientes e realizam a venda dos produtos. Em seguida, a Gerência Comercial verifica se há a necessidade da aquisição de novos animais, e a quantidade que deve ser adquirida. Após isto, encaminha a Gerência de Compras, a ordem de compra. A Gerência de Compras entra em contato com os fornecedores, e realiza o pedido de compra. Posteriormente, encaminha a Gerência de Produção, a quantidade de animais comprados.

10 Os animais que chegam ao Frigorífico são recebidos, pela Gerência de Produção que realiza o controle de qualidade dos animais, por meio do teste de antimorte, e em seguida os encaminha para o estoque de matéria-prima. A Gerência Comercial, informa o sequenciamento de abate e beneficiamento dos bovinos e suínos, para a Gerência de Produção, esta que realiza a execução da atividade. Após isto, é realizado o controle de qualidade das carcaças e cortes, para então encaminha-las ao seu respectivo estoque. As carcaças e cortes danificados são encaminhados para o despojo. A Gerência de Produção realiza manualmente o controle de estoque de embalagem, e quando o nível de estoque está baixo, encaminha esta informação para a Gerência de Compras, que então entra em contato com os fornecedores e realiza o pedido de novas embalagens. Quando as embalagens chegam a Empresa são enviadas ao estoque de embalagens. Em seguida, a Gerência Comercial encaminha a roteirização para a Gerência de Expedição, que embala os produtos acabados e realiza o carregamento dos mesmos nos caminhões e os envia para os clientes. A partir da análise do fluxo de informação e produção do Frigorífico, constatou-se que a maioria das atividades do PPCP, são realizadas pela Gerência Comercial Sistema de transformação Os inputs, transformação e outputs do processo de abate e beneficiamento dos suínos e bovinos do Frigorífico X estão descritos no Quadro 2. Input Transformação Output Transformadores: Instalações; Equipamentos; Funcionários; Água; Eletricidade Processo de Abate Carcaças e Cortes Transformados: Bovinos e Suínos Quadro 2: Inputs, transformação e outputs do processo de abate e beneficiamento dos suínos e bovinos. Fonte: Elaborado pelos autores. Para a realização do processo de transformação do Frigorífico, são utilizados insumos primários, externos e de mercado. Os insumos primários são: instalações, bovinos e suínos, água, funcionários, equipamentos e eletricidade. Os insumos externos segue a Lei nº de 1974, que torna obrigatória a prévia inspeção

11 sanitária e industrial e o decreto nº de 2000, que normatiza a construção e funcionamento de estabelecimento de abate de suínos e bovinos. O Frigorífico para se manter no mercado, realiza uma análise informal sobre o produto e preço de seus concorrentes, de modo a atender seus clientes da melhor forma possível. Os outputs do Frigorífico são cortes e carcaças, sendo assim, o sistema de produção do mesmo é classificado conforme o Quadro 3. Tipo de Classificação Características Grau de Padronização dos Produtos Produtos Padronizados Processos Discretos Tipo de Operação Repetitivos em Massa (larga escala) Ambiente de Produção Make-to-Order (MTO) Fluxo dos Processos Processos em Linha Natureza dos Produtos Bens Quadro 3: Classificação do sistema de produção do Frigorífico. Fonte: Elaborado pelos autores. Os produtos do Frigorífico X são classificados de acordo com o grau de padronização dos produtos como sendo produtos padronizados, pois apresentam um alto grau de uniformidade. Quanto ao tipo de operação a empresa pode ser classificada como um processo discreto repetitivo em massa, pois as operações de produção são em grandes escalas e os produtos são altamente padronizados. O ambiente de produção é o make-to-order, pois a empresa tem sua produção com base em recebimento formal dos pedidos dos clientes. O fluxo do processo da empresa é feito em linha, pois os produtos são bem padronizados, o que permite que o processo tenha uma sequência de operações bem definida. A empresa fabrica bens tangíveis, ou seja, podem ser palpáveis, portanto, a natureza dos produtos é classificada como bens. 5. Considerações Finais Por meio da realização deste estudo, constatou-se que a empresa não apresenta um setor específico de PPCP em sua estrutura organizacional, porém, existe um PPCP informal, em que grande parte das atividades relacionadas a esta área são realizadas pela Gerência Comercial. É importante que a empresa tenha um fluxo de informação e produção para auxiliar no funcionamento do seu processo, visto que o mesmo é responsável por descrever todas as informações das atividades interdepartamentais da mesma. Desta forma, o fluxo de informação e produção elaborado neste trabalho, poderá contribuir para isso.

12 Como sugestão à empresa, para se melhorar o gerenciamento dos estoques é necessário que a mesma faça a implementação de um sistema de informação para que facilite o controle dos mesmos. Referências CASTRO, T. R. Proposta de Criação e Estruturação de um Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) para a Produmac Produtos Alimentícios Maria Clara Ltda p. Trabalho de Graduação (Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial) - Universidade Estadual do Paraná Campus da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, Campo Mourão PR, COSTA, M. C. F.; SOUZA, B. S. S.; FELL, A. F. A. Um estudo da estrutura organizacional e as mudanças organizacionais: proposta de um novo modelo. Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p , jan./jun CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, CORRÊA, H. L; CORRÊA, C.A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. Ed. São Paulo: Atlas, GASTARDELO, T. A. R.; MELZ, L. J. A suinocultura industrial no mundo e no brasil. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 3 n.6, jul/dez LARA JR., N. C. Planejamento e Controle de produção. São Paulo: Ática, LUSTOSA, L. J. Planejamento e Controle da Produção. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, MARINHO, A. L.; CANSANÇÃO, W.O.; SICSÚ, A. B. Uma análise comparativa entre estruturas de PCP, baseadas em MRP II e num sistema híbrico, aplicado a uma indústria de alimentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (XXI ENEGEP), 21, 2001, Salvador. Anais...Salvador: Enegep, PIMENTA, L. B. Otimização no seqüenciamento de produção em uma fábrica de materiais médico-hospitalares. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, RESENDE FILHO, M. A. et al. Sistemas de equações de demanda por carnes no Brasil: especificação e estimação. Revista de economia e sociologia rural, v,.50 n.1, Jan/Mar 2012 RUSSOMANO, V. H. PCP: Planejamento e Acompanhamento da Produção. São Paulo: Pioneira, SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, SOUZA, R.S. Proposta de uma nova estrutura organizacional e um departamento de PPCP na indústria eletrônica X Trabalho de Graduação (Engenharia de Produção Agroindustrial) - Universidade Estadual do Paraná Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão, Campo Mourão, STEVENSON, W. J. Administração das operações de produção. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Análise do Planejamento, Programação e Controle da Produção de uma indústria do segmento de biossegurança hospitalar

Análise do Planejamento, Programação e Controle da Produção de uma indústria do segmento de biossegurança hospitalar Análise do Planejamento, Programação e Controle da Produção de uma indústria do segmento de biossegurança hospitalar Lilian Ap.ª Martins¹, Nayara C. da Silva Block¹, Karoline Y. Gonçalves¹, Evelyn Germann¹,

Leia mais

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção

PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção PPCP Planejamento, Programação do Controle da Produção Conceitos e Funções Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi 1 Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura Objetivos São prioridades competitivas

Leia mais

Análise Do Planejamento E Controle Da Produção Em Uma Empresa Do Setor Têxtil

Análise Do Planejamento E Controle Da Produção Em Uma Empresa Do Setor Têxtil Análise Do Planejamento E Controle Da Produção Em Uma Empresa Do Setor Têxtil Rodrigo Rubio Sangaleti¹ (EPA/UNESPAR-CAMPUS DE CAMPO MOURÃO) rodrigosangaleti@hotmail.com Valquiria Lilian Santos¹ (EPA/UNESPAR-CAMPUS

Leia mais

Um Estudo do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) em empresas do ramo médico-odontológicos

Um Estudo do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) em empresas do ramo médico-odontológicos Um Estudo do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) em empresas do ramo médico-odontológicos Priscila Silva Dourado 1 (DEP/EPA/FECILCAM) priscila_dourado@hotmail.com Rafael Sgarbi Pinto

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MANUFATUREIRA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA

DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MANUFATUREIRA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA MANUFATUREIRA DO SETOR DE BIOTECNOLOGIA Denislaine R. Cordeiro 1, Rafaela Viletti¹, Valderice H. Junkes ¹, Marcos M. Pedroso

Leia mais

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP Objetivos desta apresentação Planejamento de Recursos Aula 09 parte 1 Mauro Osaki Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de Planejamento mestre da PMP TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro

Leia mais

Trilogia dos Processos. Mapeamento de processos

Trilogia dos Processos. Mapeamento de processos Trilogia dos Processos O que é um processo? Mapeamento de processos Tipos de processos produtivos Agenda da aula 1 Apresentação do desafio resolvendo problemas organizacionais 2 Aula expositiva: tipos

Leia mais

Estudo de caso: Uma análise quali-quantitativa das atividades de PCP desenvolvida em uma empresa do setor elétro-mecânico.

Estudo de caso: Uma análise quali-quantitativa das atividades de PCP desenvolvida em uma empresa do setor elétro-mecânico. Estudo de caso: Uma análise quali-quantitativa das atividades de PCP desenvolvida em uma empresa do setor elétro-mecânico. Edimar Nunes Dias 1 (UNESPAR-CAMPUS DE CAMPO MOURÃO) dias_edimar@hotmail.com Bruna

Leia mais

Sistemas Produtivos 1

Sistemas Produtivos 1 1 Objetivo da aula Esta aula se propõe a atingir os seguintes objetivos: 1. Saber o significado dos ; 2. Conhecer as suas funções básicas; 3. conhecer as várias classificações dos. Questões básicas O que

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção I

Planejamento e Controle da Produção I Planejamento e Controle da Produção I Atividades do Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2012 Gustavo S. C. Meireles 1 Introdução Sistemas produtivos: abrange produção de bens e de serviços; Funções básicas dos

Leia mais

PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica

PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica PPCP: Um estudo de caso em uma micro empresa de alimentos Artigo de Iniciação Científica Carlos Augusto Dal Bosco carlosaugustodb @hotmail.com João Paulo Cechinel jp.cechinel@hot mail.com Reinaldo F. Guerra

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 5: Revisão Geral Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Estratégia Corporativa Estratégia corporativa é o processo essencial dentro das organizações,

Leia mais

7/30/2012. Formação. Bases Tecnológicas. Planejamento Programação e Controle da Produção PPCP. Rodrigo Moraes de Siqueira. Formação: Engenheiro

7/30/2012. Formação. Bases Tecnológicas. Planejamento Programação e Controle da Produção PPCP. Rodrigo Moraes de Siqueira. Formação: Engenheiro Planejamento Programação e Controle da Produção PPCP Rodrigo Moraes de Siqueira PPCP-Rodrigo Moraes de Siqueira 1 Formação: Engenheiro Formação Especializações: Sistemas de apoio a manufatura Sistemas

Leia mais

Atualização de um estudo teórico do planejamento, programação e controle da produção em micros, pequenas e médias empresas

Atualização de um estudo teórico do planejamento, programação e controle da produção em micros, pequenas e médias empresas Atualização de um estudo teórico do planejamento, programação e controle da produção em micros, pequenas e médias empresas Tamara da Silva, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão tamara_silvaa@hotmail.com

Leia mais

Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, bolsista PIBIC/CNPq 3. Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ 4

Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, bolsista PIBIC/CNPq 3. Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNIJUÍ 4 ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO UTILIZADOS POR UMA INDÚSTRIA DO SETOR METAL-MECÂNICO DA REGIÃO NOROESTE DO RS. 1 ANALYSIS OF PRODUCTION MANAGEMENT INSTRUMENTS USED BY AN INDUSTRY OF THE

Leia mais

Gestão da Produção I SUMÁRIO 18/02/ Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da Produção;

Gestão da Produção I SUMÁRIO 18/02/ Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da Produção; Gestão da Produção I Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 9º período Janeiro de 2011 SUMÁRIO 1. Método de Trabalho e Avaliação; 2. Conteúdo da disciplina; 3. Introdução à Gestão da

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção: Estudo de caso no setor de Funilaria e Pintura de uma Empresa do segmento Automotivo

Planejamento e Controle da Produção: Estudo de caso no setor de Funilaria e Pintura de uma Empresa do segmento Automotivo Planejamento e Controle da Produção: Estudo de caso no setor de Funilaria e Pintura de uma Empresa do segmento Automotivo Vander Luiz da Silva 1 (EPA/UNEPAR) vander-luiz@hotmail.com Ana Paula Kozechen

Leia mais

18/02/2014. Customização X volume Make-to-order Make-to-stock Assembly-to-order e variações

18/02/2014. Customização X volume Make-to-order Make-to-stock Assembly-to-order e variações Customização X volume Make-to-order Make-to-stock Assembly-to-order e variações Adotar diferentes tipos de processos de fabricação visando atender às necessidades dos clientes e as características dos

Leia mais

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS:

AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: AULA 1/4 ASSUNTOS ABORDADOS: Gestão de sistemas de produção e operações. Planejamento, Programação e controle da produção. 27/07/2013 9:00 10:30 Assunto: Gestão de sistemas de produção e operações Classificação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR317 Planejamento, Programação e Controle da Produção

Programa Analítico de Disciplina EPR317 Planejamento, Programação e Controle da Produção 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA Jovita Helena Almeida Pinto (UFOP) jovita_ufop@yahoo.com.br Milena Estanislau Diniz (UFOP) milena@deenp.ufop.br

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Introdução a logística O QUE É LOGÍSTICA? Segundo Ronald Ballou, (1999). Para ele, Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando

Leia mais

TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17

TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17 TÓPICO 9 PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO (PMP) E CÁLCULO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP) Aulas 16 e 17 Planejamento Mestre da Produção (PMP) e Cálculo das Necessidades de Materiais (MRP) Longo/médio

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E POLÍTICA DE PRODUÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Conhecer o que são estratégias de posicionamento logístico Compreender as políticas

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS PARA BELEZA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS PARA BELEZA PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS PARA BELEZA João Lucas F. dos Santos (UNESPAR/Campus de Campo Mourão) joaolucasferreira.epa@gmail.com Jessycka B. Santana

Leia mais

Aquisição de Recursos Materiais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva

Aquisição de Recursos Materiais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 5 CAPÍTULO Aquisição de Recursos Materiais 1 Recursos Materiais São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na consecução

Leia mais

ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO.

ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO. ATENDA AOS REQUISITOS DOS CLIENTES E DO GOVERNO SEM COMPLICAÇÃO. COMO PODEMOS TE AJUDAR! Com o sistema de gestão Q4-ERP te ajudamos a automatizar atividades que são feitas de forma manual, integrando os

Leia mais

Previsão de Demanda: Uma Análise quantitativa baseada em séries temporais de uma empresa fabricante de portas

Previsão de Demanda: Uma Análise quantitativa baseada em séries temporais de uma empresa fabricante de portas Previsão de Demanda: Uma Análise quantitativa baseada em séries temporais de uma empresa fabricante de portas Edimar Nunes Dias, EPA, UNESPAR/Campus de Campo Mourão dias_edimar@hotmail.com Igor José do

Leia mais

V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO

V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DA QUALIDADE, PARA O PROCESSO PRODUTIVO DE CAIXAS DE PAPELÃO NA EMPRESA NOVA EMBALAGEM. RESUMO: Natanael Garcia

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Planejamento, programação e controle da produção em processo contínuo: Revisão de literatura

Planejamento, programação e controle da produção em processo contínuo: Revisão de literatura Planejamento, programação e controle da produção em processo contínuo: Revisão de literatura Fernando W. R. Varolo 1 (EPA/GEPPGO/UNESPAR)- fernandovarolo@hotmail.com Andre Oshita Soares 2 (EPA, IC, UNESPAR,

Leia mais

Artigo científico produzido na disciplina de Gestão da Qualidade no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2

Artigo científico produzido na disciplina de Gestão da Qualidade no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2 DIAGNÓSTICO DO PROCESSO FABRIL DE UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DO NOROESTE GAÚCHO COM A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE 1 DIAGNOSIS OF THE MANUFACTURING PROCESS OF A FORNITURE INDUSTRY FROM THE NORTHWEST

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA Administração dos recursos A Administração de Materiais procura conciliar as necessidades de suprimentos com a otimização dos recursos financeiros e operacionais da empresa.

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: dificuldades encontradas e proposta de melhoria durante a implementação em uma empresa de sinalização semafórica

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: dificuldades encontradas e proposta de melhoria durante a implementação em uma empresa de sinalização semafórica PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: dificuldades encontradas e proposta de melhoria durante a implementação em uma empresa de sinalização semafórica Rafaela Rezende Domingos Barros (UNIS) rafaelarezende2011@bol.com.br

Leia mais

FAMEBLU Engenharia Civil

FAMEBLU Engenharia Civil Disciplina LOGÍSTICA EMPRESARIAL FAMEBLU Engenharia Civil Aula 3: Logística Integrada Atividades da Logística Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Logística Integrada Logística Integrada LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica. Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática

Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica. Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática Laboratório PRO-PME Oficina tecnológica Implantação do Planejamento e Controle da Produção: dos conceitos à prática Conteúdo 14h Abertura 14:10-14:30 Abordagem metodológica (Prof. Francisco Duarte / Eng.

Leia mais

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP EAD660 PROJETO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO ARRANJOS FÍSICOS: CONCEITOS E ABORDAGENS LEITURAS: SLACK et al. (2002) CORRÊA & CORRÊA (2005) O quê é

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Aquisição de Recursos Materiais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Aquisição de Recursos Materiais ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Aquisição de Recursos Materiais Objetivos Compreender: A dinâmica da aquisição de materiais; Conceitos de recursos materiais e de estoques; Formas típicas de organização da função

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SLP NA REFORMULAÇÃO DO LAYOUT DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SLP NA REFORMULAÇÃO DO LAYOUT DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SLP NA REFORMULAÇÃO DO LAYOUT DE UMA MICRO EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO Monica Gomes da Silva (UEPA) momigsilva@hotmail.com Bruna

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

AUDITORIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO NA EMPRESA ESQUADRIAS TOMM 1

AUDITORIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO NA EMPRESA ESQUADRIAS TOMM 1 AUDITORIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO NA EMPRESA ESQUADRIAS TOMM 1 Roberta Taís Tomm Writzl 2, Cristiane Deckmann Nicoletti 3, Igor Rafael Boufe 4, Bruno Henrique Tomm Writzl 5, Claudio Rodrigo Machado Fraga

Leia mais

Proposta de Criação de um Setor de Planejamento e Controle de Produção em uma Indústria de Artigos Escolares

Proposta de Criação de um Setor de Planejamento e Controle de Produção em uma Indústria de Artigos Escolares Proposta de Criação de um Setor de Planejamento e Controle de Produção em uma Indústria de Artigos Escolares Resumo Priscila Doretto Alves Universidade Estadual de Maringá dorettopriscila@gmail.com Carlos

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO)

a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO) LOGÍSTICA INTEGRADA 4º AULA 06/SET/11 SISTEMAS DE PRODUÇÃO (continuidade) ARRANJO FÍSICO E FLUXO TIPOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO a) PRODUÇÃO CONTÍNUA (PRODUÇÃO REPETITIVA) b) PRODUÇÃO INTERMITENTE (NÃO CONTÍNUO)

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio

Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio Engenharia de Produção Aplicada ao Agronegócio CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO CAPÍTULO 2 CADEIA PRODUTIVA DA SOJA 2.1 Introdução 2.2 História mundial da soja 2.3 Tendência mundial da soja 2.4 A soja

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ALIADA À INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO RESUMO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ALIADA À INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO RESUMO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ALIADA À INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO RESUMO Com a indústria têxtil impulsionada pelas tendências que conduzem o calendário fashion, o mercado do vestuário necessita a cada dia de alta

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Planejamento e Controle da Produção. Aula-tema 02: Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Planejamento e Controle da Produção. Aula-tema 02: Planejamento e Controle da Produção (PCP) Planejamento e Controle da Produção Aula-tema 02: Planejamento e Controle da Produção (PCP) Planejamento e Controle da Produção 1 2 Introdução Fases do PCP MRP e MRPII Conceitos de PCP Sistemas do PCP

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA GAÚCHA PRONEX PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA

CAMINHOS DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA GAÚCHA PRONEX PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA Dado que as atividades de inovação podem estar tanto reunidas como espalhadas pelas mais diversas áreas da empresa, concentramos nossa atenção em quatro áreas: (1) Desenvolvimento, (2) Operações, (3) Administração,

Leia mais

Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP Curso de Engenharia de Produção. Prof. Fabrício Maciel Gomes

Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP Curso de Engenharia de Produção. Prof. Fabrício Maciel Gomes Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP Curso de Engenharia de Produção Prof. Fabrício Maciel Gomes Planejamento e Controle da Produção Sete perguntas-chave O que produzir e comprar? Quanto produzir e comprar?

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PROFESSORA MAUREN POMALIS mauren.pomalis@unir.br ENG. ELÉTRICA - 8 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 AULA 3 Introdução à Administração de Produção TÓPICOS Administração de produção:

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva

Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL. Profª Divane Silva Unidade I CONTABILIDADE GERENCIAL Profª Divane Silva Objetivos Gerais Desenvolver com os alunos conhecimentos necessários para as seguintes competências: Avaliar os fundamentos teóricos da contabilidade

Leia mais

Layout das Instalações

Layout das Instalações Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Aberta do Brasil UAB Curso - Administração Administração da Produção I Semana 3 Layout das Instalações Profª. M. Sc. Luciane Schmitt 1 Arranjo Físico

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE EDIÇÃO COM 7 EMPRESAS

MANUAL DO PARTICIPANTE EDIÇÃO COM 7 EMPRESAS MANUAL DO PARTICIPANTE EDIÇÃO COM 7 EMPRESAS Características Gerais do Jogo SDE PAPEL, CONTEXTO E META DOS PARTICIPANTES Equipes assumem a diretoria da empresa. Oligopólio com 7 empresas e 3 regiões de

Leia mais

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados Objetivos desta apresentação Definição de PCC; Planejamento e Controle de Capacidade Aula 7 Parte 1 Mauro Osaki TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Cepea/ESALQ/USP

Leia mais

Gestão da Produção Logística

Gestão da Produção Logística UNIESP Campus Butantã Gestão da Produção Logística LOGÍSTICA EMPRESARIAL SUPPLY CHAIN MANAGEMENT FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO Rubens Vieira da Silva LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA

Leia mais

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção Professor: Rodrigo da Rocha Ferramentas de Gerenciamento de Produção Perfil de um Engenheiro de Produção; Competências

Leia mais

Custos associados ao estoque

Custos associados ao estoque Sumário Custos associados ao estoque Estrutura Básica do Custo de Armazenagem Custo do Espaço de Armazenagem Custo de Perdas! Custo de Serviços de Armazenagem" Custo do Capital# Custo Total de Estocagem

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE PCP UMA ANÁLISE EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE PCP UMA ANÁLISE EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE PCP UMA ANÁLISE EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE Larissa Trindade de Araújo, ¹ Thiago Híspere Moreira Botinelly, ² Iremar Bezerra da Luz

Leia mais

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais

ESTUDO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA COOPERATIVA DE LATICÍNIO: PROPOSTA DE UM PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO

ESTUDO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA COOPERATIVA DE LATICÍNIO: PROPOSTA DE UM PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO ESTUDO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO EM UMA COOPERATIVA DE LATICÍNIO: PROPOSTA DE UM PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO Débora Alves Coelho, Universidade Federal de Goiás, debora-alves.8@hotmail.com Vanessa Aparecida

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III LOGÍSTICA INTEGRADA:

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade III LOGÍSTICA INTEGRADA: Prof. Jean Cavaleiro Unidade III LOGÍSTICA INTEGRADA: PRODUÇÃO E COMÉRCIO Introdução Conceituar planejamento e controle da produção; Relação produção e demanda; Relação produção e outras áreas da empresa;

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MRP COMO FATOR COMPETITIVO NA ORGANIZAÇÃO Thais Fernandes BARRILARI* Fabiana Serralha Miranda de PÁDUA** RESUMO essencial para o planejamento e controle da produção. Esta pesquisa

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA - Professor Theofilo INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA Professor Marcos Theófilo Logística Integrada O conceito significa, como o próprio nome sugere, a integração de todo o processo logístico, da origem dos

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Tópicos Especiais em Engenharia de Produção

Tópicos Especiais em Engenharia de Produção Tópicos Especiais em Engenharia de Produção Tema (desde 2015) Gestão da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Prof. Valério Salomon www.feg.unesp.br/salomon Os profissionais mais bem pagos do momento

Leia mais

FÁBIO BRAGA CAMPOS. EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE ESTOQUE COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS: um estudo de caso da Mardisa Veículos Ltda.

FÁBIO BRAGA CAMPOS. EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE ESTOQUE COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS: um estudo de caso da Mardisa Veículos Ltda. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FÁBIO BRAGA CAMPOS EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE ESTOQUE COMO FATOR DE MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS: um estudo de caso da Mardisa Veículos

Leia mais

BENS DE CAPITAL. Assim, sua empresa garante automatização da cadeia de suprimentos e eficiência da operação.

BENS DE CAPITAL. Assim, sua empresa garante automatização da cadeia de suprimentos e eficiência da operação. Segmento MANUFATURA BENS DE CAPITAL As soluções de software de gestão para o segmento de manufatura da TOTVS são especialistas na produção de resultados para o subsegmento de bens de capital. Um conjunto

Leia mais

Orçamento de Produção. Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr.

Orçamento de Produção. Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr. Orçamento de Produção Prof. Alexandre Silva de Oliveira, Dr. Objetivos Estabelecer políticas de estoques aos níveis de matérias-primas, produtos prontos e em processamento; Estabilizar a produção da empresa,

Leia mais

EEL - USP. Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico. Prof. Dr. Geronimo

EEL - USP. Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico. Prof. Dr. Geronimo EEL - USP Tipos de produção e Tipos de Arranjo Físico Prof. Dr. Geronimo Sistema de produção Sistema de produção é o conjunto de atividades e operações interrelacionadas envolvidas na produção de bens

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS

ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS ADMINISTRAÇÃO DOS MATERIAIS A empresa em sua dinâmica não deve ser vista como um sistema de estoques, mas antes de mais nada, um sistema de fluxos. A visão de estoques é uma visão estática, enquanto a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Os tipos de recursos de uma organização; Conceitos de administração e recurso; O conceito de recursos materiais e sua sequência de operações; O conceito

Leia mais

O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse

O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse O objetivo desse conteúdo é apresentar os principais conceitos relacionados ao planejamento estratégico da produção e à formalização desse planejamento, através da elaboração do plano de produção; 2 Busca

Leia mais

Estudo de caso de uma empresa do segmento de minério de manganês e ferroligas de manganês sob a ótica do planejamento e controle da produção

Estudo de caso de uma empresa do segmento de minério de manganês e ferroligas de manganês sob a ótica do planejamento e controle da produção Estudo de caso de uma empresa do segmento de minério de manganês e ferroligas de manganês sob a ótica do planejamento e controle da produção Glauber Francisco Alves (UFOP) glauberufop@yahoo.com.br Magno

Leia mais

SISTEMA MRP II MANUFACTURING RESOURCES PLANNING

SISTEMA MRP II MANUFACTURING RESOURCES PLANNING SISTEMA MRP II MANUFACTURING RESOURCES PLANNING Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro Acadêmico Wendel Reis dos Santos Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Saiba

Leia mais

AVALIAÇÃO NOS JOGOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO

AVALIAÇÃO NOS JOGOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO Simulação Empresarial em Gestão da Produção CAPÍTULO 6 AVALIAÇÃO NOS JOGOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO Nesse capítulo é proposta uma dinâmica de avaliação, via relatório gerencial, para os três jogos de gestão

Leia mais

Custos Industriais. Introdução. Introdução. Introdução à Contabilidade de Custos

Custos Industriais. Introdução. Introdução. Introdução à Contabilidade de Custos Custos Industriais Introdução à Contabilidade de Custos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 1 Introdução A apuração adequada, a análise, o controle e o gerenciamento dos custos de produção dos bens e serviços

Leia mais

Arranjo Físico e Fluxo

Arranjo Físico e Fluxo Arranjo Físico e Fluxo Projeto de produtos e serviços Geração do conceito Projeto de processos Projeto da rede Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Arranjo físico e fluxo Prototipagem e projeto

Leia mais

ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 Adm Produção 1 Planejamento e Controle Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação Consumidores AMBIENTE ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos 1 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção é a transformação de alguma coisa em outra com maior valor. Todos estamos envolvidos

Leia mais

Prof. Msc. Marco Aurélio

Prof. Msc. Marco Aurélio Curso: Administração Disciplina: Administração da Produção Prof. Msc. Marco Aurélio Data: 06/02/2012 Plano de Ensino Ementa: Estudos dos aspectos de curto, médio e longo prazo da administração da produção;

Leia mais

Bruno Rebelo Guerreiro (UFAM) Silvana Dacol (UFAM)

Bruno Rebelo Guerreiro (UFAM) Silvana Dacol (UFAM) ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& O SISTEMA DE PRODUÇÃO NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) EM UMA USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL DO INTERIOR DE SÃO PAULO

ORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) EM UMA USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL DO INTERIOR DE SÃO PAULO XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

Projeto do Processo para o Hambúrguer de Carne Bovina Recheado

Projeto do Processo para o Hambúrguer de Carne Bovina Recheado Projeto do Processo para o Hambúrguer de Carne Bovina Recheado Eduardo Feliciano Caetano da Silva¹ (UNESPAR/FECILCAM) eduardo_feliciano91@hotmail.com Guilherme Fernando Ribeiro¹ (UNESPAR/FECILCAM) guilherme.ribeiro91@hotmail.com

Leia mais

ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE RESSUPRIMENTO PARA A DEMANDA DE MICRO INGREDIENTES

ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE RESSUPRIMENTO PARA A DEMANDA DE MICRO INGREDIENTES ESTUDO DE CASO: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE RESSUPRIMENTO PARA A DEMANDA DE MICRO INGREDIENTES Júlio César de Almeida (FACECA) juliothep@gmail.com Amanda Nogueira de Oliveira (FACECA) amanda-nogueira-mg@hotmail.com

Leia mais

METAL MECÂNICO E PLÁSTICOS

METAL MECÂNICO E PLÁSTICOS Segmento MANUFATURA METAL MECÂNICO E PLÁSTICOS Para que a sua empresa de metal mecânico e plásticos transforme gestão de qualidade em bons resultados, a TOTVS oferece soluções que garantem controle em

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ENGENHARIA MECÂNICA Marcos Rodrigues Natassia B. Pereira Planejamento da São Luís 2016 PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO Conceitos de planejamento

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA UTILIZANDO ESTUDOS DE TEMPOS E MÉTODOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE EMBALAGENS DE UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE MDF

ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA UTILIZANDO ESTUDOS DE TEMPOS E MÉTODOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE EMBALAGENS DE UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE MDF ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA UTILIZANDO ESTUDOS DE TEMPOS E MÉTODOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE EMBALAGENS DE UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE MDF Joao Vitor Pinto Damasio (UTFPR) joao_damasio@terra.com.br

Leia mais

Estratégia de Operações

Estratégia de Operações Estratégia de Operações Prof. MSc. Hugo J. Ribeiro Junior Engenharia de Produção - 9º período Janeiro de 2011 SUMÁRIO 1. Introdução; 2. Competências Essenciais; 3. Prioridades Competitivas; 4. Estratégia

Leia mais