ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE"

Transcrição

1 ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE Cristiano Antônio Rocha Silveira Diniz 1 Hudson Carlos Garcia 2 Maria Renata Silva Furtado 3 RESUMO Atualmente, devido ao constante crescimento da tecnologia, existe a necessidade de utilizar recursos para auxiliar e ajudar os processos organizacionais, desse modo surge a necessidade de demonstrar soluções para empresas que não conheçam e não utilizam Sistema de Gestão Empresarial (ERP). Este tipo de sistema facilita a capacidade de gerar, modificar e distribuir a informação de forma centralizada tornando os processos de compra, preparação e venda do produto ou serviço em um processo rápido sem falhas e bem executado. O sistema ERP tornou essencial para a maioria das empresas. Portanto, neste artigo, devido ao alto custo do ERP será apresentada uma solução sem custo de aquisição com licença livre baseado na plataforma Linux, demonstrando uma análise, avaliação e utilização do sistema. Neste trabalho, será apresentado um ERP software livre de grande aplicação no mercado demonstrando o processo de implantação em uma empresa, destacando seus benefícios, facilidades, dificuldades e problemas ocorridos Palavras Chave: Sistema de Gestão. Sistema ERP. Software Livre. Linux. Organização e administração. 1 INTRODUÇÃO Para manter a competitividade, reduzir custos e aumentar o lucro as organizações veem nos Sistema de Gestão Empresarial (ERP) uma maneira de tornar seu processo de compra, preparação e venda do seu produto ou serviço em um processo rápido sem falhas e bem executado, essas ferramentas facilitam a capacidade de gerar, modificar e distribuir a informação de forma centralizada, tornando um sistema essencial para um bom gerenciamento de diversas empresas. 1 Professor da Faculdade Infórium de Tecnologia com Pós Graduação em Sistemas de Informação. 2 Graduando em Sistemas de Informação pela Faculdade Infórium de Tecnologia. 3 Professora da Faculdade Infórium de Tecnologia, Mestre em Psicologia.

2 2 Devido ao alto custo de aquisição e implementação de um ERP, surge-se a necessidade de novas ferramentas de baixo custo, que atendam a todos os requisitos para um bom funcionamento de uma empresa. Existem softwares livres que podem ser utilizados no Linux sem custo de aquisição, de boa qualidade e bem estruturados que atendam empresas dos mais diversos segmentos. O tema abordado nesse trabalho é o Sistema de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP) conhecido também como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE), que atua no gerenciamento das atividades organizacionais. O estudo tem como ênfase a avaliação de software livre, com a problemática do tema e demonstrar um software de licença livre de baixo custo de implantação e manutenção. 2 SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Sistemas de Informação (SI) são importantes para agilizar processos organizacionais, gerar relatórios analíticos e gerências, auxiliando os gestores na tomada de decisão. Segundo Albertão (2005, p. 67) Um Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes interrelacionados, numa ordem específica, que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback (retroalimentação). Os SI possibilitam o gerenciamento das informações produzidas nos processos organizacionais, aumentando a sua confiabilidade. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE) são sistemas criados para atender áreas de uma empresa, gerenciar seus processos para tornar mais econômicos e eficientes. O ERP é um conjunto de sistemas interligados, conforme Albertão (2005) o sistema surgiu juntamente com a evolução do hardware e o constante crescimento da linguagem de programação, sendo composto por um conjunto de processos executados por um software que inclui módulos para toda ou maioria das atividades da empresa. Atendendo todas às questões da empresa para permanecer competitiva no mercado, ainda conforme Albertão (2005, p. 15) O sistema responde esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo.

3 3 Segundo Noris (2001, p. 4) o ERP é uma abordagem estrutural para otimização da cadeia de valor interna de uma empresa. O software, no caso de se encontrar instalado ao longo de todo grupo empresarial, interliga os componentes da organização. Ele é composto por vários módulos como Financeiro, Controle de Estoque, Vendas e entre outros, sendo ligados em uma base de dados unificada, facilitando o controle das informações armazenadas eliminando a duplicidade de dados reduzindo a taxa de erros. A figura 1 mostra o gerenciamento do conhecimento adquirido por canais de informações de maneira a gerar valor para o negócio. Figura 1: Foco do ERP Sobre Dados Internos Empresarial Fonte: Noris (2001) A Implantação de um ERP é um processo muito melindroso, segundo Noris (2001) a mudança dos processos das empresas precisam ocorrer simultaneamente afetando a estrutura da empresa. Esse processo precisa de uma dedicação das equipes envolvidas para acompanhar a instalação junto aos consultores do sistema. Estas equipes incluem o departamento de informática e os funcionários dos setores que possuem o domínio dos processos operacionais. Devemos levar em consideração a mudança cultural da empresa, pois este processo altera completamente sua rotina. Para diminuir o impacto desta transição, todos os funcionários ligados ao sistema devem passar por treinamentos e suporte durante a implantação. Conforme Albertão (2005) é possível seguir alguns passos para fazer a avaliação, seleção e implementação de um ERP adequadamente:

4 4 Passo 1: Estabelecer claramente qual o problema: Definir de forma bem detalhada os problemas da empresa, tomando cuidado com problemas incomuns. Realizar pesquisas no mercado para avaliar soluções que atendam melhor as necessidades da empresa, caso não seja encontrada, desenvolver internamente incrementando a área de desenvolvimento de programas ou o próprio fornecedor realizar as customizações necessárias na solução escolhida. Passo 2: Estabelecer metas: Devem-se estabelecer metas para o monitoramento do sistema, que geralmente são as de melhorar a qualidade do sistema anterior, metas como reduzir os custos e superar a concorrência. Para melhor acompanhamento recomenda-se a criação de uma planilha para avaliar os impactos da implantação. Passo 3: Estabelecer fases do projeto: Fase 1- Planejamento das atividades; Fase 2- Formação das equipes de trabalho; Fase 3- Reunião preliminar e detalhamento dos questionários; Fase 4- Levantamento das atividades das áreas envolvidas; Fase 5- Avaliação dos processos envolvidos; Fase 6- Elaborar os componentes da solução para a empresa necessidades e objetivos; Fase 7- Elaborar os componentes da solução sob o enfoque de negócio; Fase 8- Elaborar os componentes da solução sob o enfoque da informática; Fase 9- Estabelecer os critérios para avaliação das soluções; Fase 10- Definir a condição atual da empresa; Fase 11- Avaliar e estabelecer Novas Premissas para o projeto da empresa. Passo 4: Tratativas com fornecedores: Fase 1- Estabelecer contato com os fornecedores; Fase 2- Avaliar cada fornecedor e escolher dentre eles três soluções que mais se aproximem das necessidades da Empresa; Fase 3- Escolher um dentre os três fornecedores;

5 5 Fase 4- Visitar os clientes já atendidos pelo fornecedor escolhido; Fase 5- Emitir relatório para superiores sobre o fornecedor escolhido; Fase 6- Estabelecer etapas do Projeto de Aquisição e Implantação junto com o fornecedor; Fase 7- Estabelecer os cronogramas de Atividades e Desembolsos. Passo 5: Avaliação das soluções para empresa: Devem ser consideradas as informações disponibilizadas pela empresa referentes ao perfil da solução desejada e aos valores envolvidos. Passo 6: Checklist para avaliação das soluções no cliente: Fazer uma avaliação do desempenho do sistema em uso no cliente do fornecedor. Passo 7: Aquisição da solução: Com base nos relatórios de avaliação sobre o fornecedor da solução, definir a aquisição. Passo 8: Planejamento da implantação: Deve ser previsto tudo o que possivelmente poderá dar errado, em seguida, elaborar os procedimentos para lidar com cada problema específico. O principal ponto no processo de transição de sistemas é o estudo de viabilidade levando em conta a relação entre custo e benefício, colocando em destaque o tanto que a empresa está disposta a investir no sistema. Geralmente os sistemas de ERP têm um alto custo para as organizações, que além do financeiro, as empresas passam por um processo lento para que a implantação chegue ao seu pleno funcionamento. Mesmo assim, por falta de dedicação tanto dos usuários, quanto dos gestores, muitos dos casos não atingem o sucesso. Devido ao alto custo dos sistemas ERP e a crescente demanda das organizações na gestão dos negócios, surge a necessidade de demonstrar um sistema sem custo de aquisição e licenciamento, que atende todas às necessidades organizacionais. Os sistemas com licença de software livre, como o GNU/Linux, podem suprir esta demanda para organizações de diversos portes e segmentos.

6 6 O Linux é um Sistema Operacional desenvolvido em 1991 por Linus Torvalds e foi baseado no Minix, um sistema desenvolvido por Tanenbaum, professor de ciência da computação que disponibilizou a plataforma para estudantes. Segundo Filho (2012, p.) Linus na época, estudante com 21 anos, falava de um sistema operacional que estaria criando. Ao que tudo indica, Linus não tinha idéia do que se transformaria a sua criação. Hoje em dia, o GNU/Linux é amplamente utilizado no mundo inteiro e em diversas arquiteturas de hardware. Após apoio de grandes empresas surgiram grupos que passaram a produzir diferentes distribuições com interface de fácil utilização. O Linux possui uma distribuição livre, conforme Filho (2012, p. 60) Software livre é um conceito especial. Esse conceito prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, podendo ser alterado e até mesmo redistribuído depois de alterado. Mas esse software não precisa ser gratuito. O seu pagamento pode se dar de várias formas. Dessa forma pode ser cobrado por serviços prestados, principalmente por suporte técnico. Para especificar se o software é livre ou não, conforme Filho (2012) foi desenvolvido pela Free Software Foundation (FSF) a licença GNU General PublicLicense que se baseia nas quatro liberdades básicas: executar, estudar, modificar e redistribuir versões, originais ou modificadas, de um programa sem que altere os créditos iniciais. Existem hoje no mercado alguns sistemas ERP que utilizam a licença GNU, entre outros importantes não citados na lista abaixo: ERP5 - Freedom ERP - Stoq - O sistema abordado para realizar este estudo foi o sistema ERP Stoq da empresa Async Open Source, empresa Brasileira criada em 1999 em que seu principal ramo de atuação é o desenvolvimento e prestação de serviços em sistemas com software livre.

7 7 OERP Stoq foi escolhido devido a sua grande área de aplicação, atendendo a necessidades de diversas empresas, tanto para produção, vendas e serviços, com lançamento de atualizações frequentes. O Stoq pode ser utilizado somente em um único computador, aonde centraliza todas as funções do sistema ou em uma estrutura de rede com a base de dados centralizada em um servidor para receber conexões de diversos computadores simultaneamente. Em ambos as opções não requer computadores de grande capacidade de processamento. O sistema está em constantes atualizações, sendo compostas por novas funcionalidades, correções de eventuais falhas de programação, informações e sugestões repassadas por usuários ou por relatórios de erros enviados automaticamente pelo sistema. Os usuários podem consultar o manual online com diversas informações para ajudar a instalar, conhecer e utilizar o sistema. Os usuários também podem se cadastrar gratuitamente na lista de usuários do Stoq para solicitar o esclarecimento de dúvidas sobre o uso e solução de problemas tanto pela empresa mantenedora quanto pelos usuários cadastrados. A Async Open Source possui plano de suporte pago que disponibiliza canais no site com vídeo treinamento, assistência online e suporte telefônico ou contratar algum dos seus representantes mais próximo informados no site. Caso tenha alguma necessidade de uma modificação ou customização para adequar o sistema a um processo específico da empresa ou fazer a importação dos dados de um sistema antigo, pode solicitar a empresa um orçamento para desenvolver a solução. O Stoq possui facilidades que agilizam vários processos da empresa, tal como o atendimento ao cliente de forma rápida como a emissão de boleto, geração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) e o gerenciamento e impressão do cupom fiscal. O controle da informação é facilitado com o processamento em operações para disponibilizar em outros aplicativos, por exemplo, após realizar uma venda gera uma conta a receber com as informações adicionadas durante a venda.

8 8 Outras facilidades são a opção para exportação para planilha de várias informações do sistema e a importação de arquivo de banco para o aplicativo financeiro. Segundo Stoq Gestão Comercial,o sistema é dividido em doze aplicativos que podem ser usados como todo, por exemplo, o Gerente terá acesso a todos os setores da empresa, ou pode limitar a utilização de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo, Caixa com acesso as operações de venda. Conforme Stoq Gestão Comercial os aplicativos são nomeados como: Ponto de Vendas: Esse aplicativo é responsável por realizar vendas e suas eventuais trocas. Compras: Aplicativo responsável por realizar pedidos para fornecedor de produtos destinados à venda. O aplicativo permite cadastrar novos produtos, fornecedores e todas as informações necessárias para realizar um pedido. Vendas: Permite visualizar todas as vendas realizadas e gerenciar cotações em diferentes critérios, tal como itens vendidos por filial, venda por forma de pagamento e total de vendas feitas por vendedor. Além de permitir pesquisar produtos ou serviços podem acompanhar entregas, chamadas para clientes e itens emprestados. Contas a Pagar & Receber: Os aplicativos concentram todas as operações de compras e vendas de todo o sistema. Eles permitem gerenciar fazer e criar novos pagamentos facilitando o financeiro da empresa. Administrativo: Este aplicativo é o setor administrativo do sistema, onde são feitas todas as configurações necessárias para o bom funcionamento do sistema. Ainda nele se administra cargos, categorias de clientes, categorias de pagamento, C.F.O.P. ( Código Fiscal de Operações e de Prestações), Classes de Impostos, Clientes, Computadores, Dispositivos, Eventos, Forma de Pagamentos, Formulários, Fornecedores, Funcionários, Impostos, Impressoras

9 9 Fiscais, Livros Fiscais, Parâmetros, Perfis de Usuários, Plugins, Transportadoras e Usuários. Calendário: É um aplicativo que facilita a visualização de eventos acontecidos e que irão acontecer, como data de conta a pagar e receber. Os acontecimentos podem ser exibidos por mês, semana ou dia. Caixa: O Caixa é um aplicativo que permite visualizar e gerenciar todas as operações realizadas no Ponto de Venda, onde permite fazer devoluções e confirmar cotações para vendas. Nele é feito todas as operações de conferir e fechamento do caixa. Inventário: O aplicativo permite fazer ajustes no estoque manualmente, ou seja, alterar a quantidade do produto sem motivo, devido a extravios e eventuais problemas de operações. Produção: Utilizado para a produção de produtos destinados à venda, que podem ser combinados com itens e serviços gerando um único produto. Financeiro: O Aplicativo faz a junção de todas as operações financeiras realizadas no sistema, permite a separação através de contas que podem ser cadastradas conforme a necessidade de cada empresa como contas de banco, caixas, contas a pagar entre outras combinações. O mesmo permite que o usuário importe os arquivos OFX gerados pelos bancos das operações realizadas na conta. Estoque: O aplicativo estoque permite gerenciar os produtos cadastrados, nele é possível registrar estoque inicial e pesquisar por compras recebidas, histórico de produtos, transferências de filiais, itens comprados e situação dos produtos. Vale destacar que o sistema possui algumas dificuldades na utilização, isso requer um estudo de suas funções para não faltar dados importantes em sua utilização, dentre elas, podemos citar a classe de impostos, grupos de produtos, grupo de pagamento e suas configurações iniciais no aplicativo administrativo.

10 10 Ainda vale informar que há disponível no site um CD de demonstração do Stoq que permite iniciar o sistema operacional Linux com a distribuição Ubuntu com o Stoq já instalado sem que faça nenhuma alteração no computador. Isso é ideal para realizar testes e ajudar a conhecer o funcionamento antes de sua instalação final. Com todas as condições analisadas pode usar o mesmo CD de demonstração para realizar a instalação do Ubuntu que já está com o sistema Stoq instalado, ou instalar o ERP Stoq em qualquer sistema Linux preferencialmente na distribuição Ubuntu. 3 ESTUDO DE CASO Foi realizada a instalação do sistema em uma empresa que atua na área de venda de mercadorias, com o escopo de analisar o comportamento do sistema em sua utilização, destacando o processo de instalação, preparação e a utilização do sistema. A empresa de pequeno porte fica localizada em Belo Horizonte MG, que conta com a colaboração de quatro funcionários, atuando na área de comercialização de produtos de sinalização, vestuário, acessórios e equipamentos de proteção individual (EPI). A empresa possui uma estrutura de informática de quatro computadores, gerenciando o estoque médio de 500 produtos cerca de cinco mil itens, realizando operações diárias de compras, cotações, vendas, entregas, emissão de Boleto e NF-e atendendo diversos tipos de clientes em várias cidades. A empresa utilizava um sistema falho que permitia que o usuário fizesse alterações sem validações, isso permitia que o usuário inserisse informações incorretas e por não ser um sistema completo utilizavas planilhas para tentar auxiliar no controle da loja. O sistema não possuía funções importante para agilizar o atendimento como a emissão de Boleto e geração da NF-e. Sem essas funções era necessário digitar todo o conteúdo da venda para emitir a NF-e e o Boleto, acontecendo frequentemente erros nos mesmos. Para realizar a instalação foi feito um levantamento da empresa no qual seus computadores não possuíam bom desempenho e a empresa não disponibilizava de recurso para melhorias do seu

11 11 equipamento de informática. Inicialmente nos computadores com sistema operacional Windows foram instaladas máquinas virtuais com o Sistema Operacional Ubuntu, para instalar a versão livre do Stoq que roda somente em plataforma Linux. A maquina virtual é um programa que permite simular um computador físico através de Software, devido ao baixo desempenho dos computadores a utilização de máquinas virtuais tornaram os computadores lentos ocasionando o travamento dos mesmos. A melhor solução para resolver o problema de sobrecarga dos computadores foi a migração de todos os processos para o Ubuntu, mas para o computador que ainda não foi possível a migração para o Ubuntu a melhor solução foi a utilização de um serviço de terminal remoto que permite acessar o Linux pelo Windows sem a necessidade de fazer a instalação do Linux na estação de trabalho cliente. O Nomachine é um programa com versão gratuita que permite ser configurado para abrir uma sessão do Linux com todos os recursos ou a opção adotada de abrir somente o sistema escolhido, dessa forma fica similar ao um programa em uma janela do Windows. Como o sistema funcionará em rede foi necessária a configuração de um computador para centralizar as informações nele tornando o servidor do sistema. Nesse servidor com o Ubuntu instalado é necessário instalar somente o ERP Stoq, que instala todos os recursos necessários como o Banco de Dados PostgreSQL. Após a instalação é necessário criar um usuário para acessar o Banco de Dados e fazer uma configuração em dois arquivos para permitir acesso dos demais computadores ao servidor conforme mostra no Apêndice 1. Após a instalação concluída começou a configuração do sistema no aplicativo Administrativo e o cadastramento dos produtos, fornecedores e informações necessárias. Após todas as informações inseridas antes de começar a usar o Stoq foi necessário fazer um levantamento da quantidade de todos os produtos em estoque para registrar o estoque inicial no aplicativo Estoque que permite registrar somente uma vez, as próximas entradas serão a partir da criação de pedidos de compras no aplicativo Compras. A utilização do ERP está sendo fácil, agora utiliza-se o mesmo sistema para realizar todas as operações da empresa consolidando as informações, assim eliminou planilhas e sistemas que

12 12 geravam redigitação da mesma informação gerando erros e dados duplicados. Reduziu também o tempo de atendimento ao cliente tornando-o mais completo, prático e rápido, deste modo a gestão da empresa estará mais estruturada melhorando a qualidade do serviço prestado. Durante o processo de adaptação, a nova metodologia de trabalho criou dificuldades a alguns funcionários em utilizar o sistema ocasionando erros durante os processos, principalmente de venda, compra e registro das operações financeiras atrapalhando o controle e a inconsistência no estoque. Outro problema constatado no estoque foi o registro inicial errado, pois fui uma carga muito grande para realizar a contagem gerando erros, para corrigir isto foi feito uma auditoria com o aplicativo Inventário para fazer a recontagem e ajuste da quantidade em estoque. Com todos os eventuais problemas ocorridos durante o processo de implantação o sistema ficou com um bom funcionamento. Permanecendo com a incompatibilidade do aplicativo financeiro o mesmo não apresentou um funcionamento correto, neste caso, devido a sua difícil compreensão e alguns erros de configurações iniciais esclarecidos acima, não puderam ser corrigidos. Diante disto o aplicativo financeiro ficou com o seu funcionamento inicial prejudicado, sendo que o mesmo está em processo de analise para sanar o problema de seu uso. 4 CONCLUSÃO Os sistemas ERP possuem um grande valor comercial e requer um planejamento para a sua utilização, tendo a capacidade de gerenciar grandes quantidades de informações e de forma centralizada melhora os processos organizacionais. Os ERP são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa, portanto é fundamental a utilização de sistemas completos que atendam às necessidades gerenciais. Gostaríamos de informar que a solução apresentada do ERP Stoq testado em uma pequena empresa, atendeu aos requisitos a que foi submetido.

13 13 A utilização de um novo sistema de gestão ocasionou uma grande mudança na rotina da empresa. Durante o período de adaptação alguns processos se tornaram lentos, devido a dificuldades na utilização dos novos recursos, por exemplo, a conferência do caixa. 5 REFERÊNCIAS ALBERTÃO, Sebastião Edmar. ERP Sistema de Gestão Empresarial: Metodologia para Avaliação, Seleção e Implantação. São Paulo: IGLU Editora, FILHO, João Eriberto Mota. Descobrindo o Linux: Entenda o Sistema Operacional GNU/Linux. 3. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda, NORIS, Grant et al. E-Busines e ERP: Transformando as Organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, Stoq Gestão Comercial. Disponível em: Acessado em 15 de maio de 2013

14 14 APÊNDICE 1 Configuração do PostgreSQL para permitir acesso de computadores na rede ao Banco de Dados do sistema no Servidor. Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Criar usuário de acesso ao Banco de Dados: sudo -u postgres createuser usuário dsp *Substitua usuário pelo nome do usuário Editar os arquivo postgresql.conf e pg_hba.conf, utilizando algum editor de texto como o vi ou nano. *Na versão do Banco de DadosPostgre 9.1 o caminho destes arquivos é: /etc/postgresql/9.1/main/ Editar o arquivo postgresql.conf: # nano /etc/postgresql/9.1/main/postgresql.conf o Na linha: #listen_addresses = 'localhost' o Alterar para: listen_addresses = '*' o Salvar o arquivo pressionando as teclas "Ctrl O" o Sair do editor pressionando as teclas "Ctrl X" Editar o arquivo pg_hba.conf # nano /etc/postgresql/9.1/main/pg_hba.conf o Adicionar no final do arquivo a linha: host all all /0 md5 *Onde está escrito /0 poderá ser a rede da empresa como por exemplo: /16 o Salvar o arquivo pressionando as teclas "Ctrl O" o Sair do editor pressionando as teclas "Ctrl X"

15 15 APÊNDICE 2 A instalação do Java da Oracle foi necessária para a utilização do Emissor gratuito de NF-e fornecido pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. Instalar Java da Oracle Passo 1 Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Abra o terminal e execute: Para adicionar o repositório do instalador e atualizar a lista de softwares no Linux, digite: # sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update Para instalar o java7 da Oracle sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

16 16 APÊNDICE 3 Instalar o Emissor gratuito de NFe no Linux Ubuntu Será criada a pasta /database no diretório raiz caso não exista. Passo 1 Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Vamos para o diretório: / cd / Passo 2 Baixar o programa do Emissor Gratuito da Nota Fiscal Eletrônica NF-e Ainda com o terminal aberto, Copie e cole a linha abaixo no terminal novamente: sudo wget Tecle Enter Passo 3 Dê todas as permissões para o arquivo emissornfe.jnlp, com o comando abaixo: sudo chmod 777 /emissornfe.jnlp Passo 4 Para instalar o Emissor da NF-e Copie a linha abaixo e cole no terminal: sudo /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/javaws /emissornfe.jnlp Agora tecle Enter, Para iniciarmos a instalação da NFe. Passo 5 Assinale a autorização para rodar o software Passo 6 Agora vamos criar um atalho para abrir o programa na Área de trabalho: Com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, escolha a opção ( Criar Lançador ) No campo (nome) coloque: NF-e No campo (comando) copie e cole esse comando abaixo:

17 17 gksu /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/javaws /emissornfe.jnlp OBS.: Toda vez que você chamar por esse lançador que acabou de criar você terá que colocar sua senha de usuário root, para iniciar o software da NF-e. Passo 7 Caso tenha um backup da pasta database, substituir o conteúdo da pasta criada /database. Abrir o programa do Emissor NF-e e testar se consegue digitar algo em qualquer campo de digitação. Caso não consiga, deverá dar permissão completa na pasta /database e todo o seu conteúdo de diretórios e arquivos. Isto pode ser feito com o comando: # sudo chmod 777 /database/*

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Conteúdo Store manager... 2

Conteúdo Store manager... 2 Conteúdo Store manager... 2 Instalação StoreManager... 4 Servidor... 4 Estação... 4 Configurações necessárias para acessar o sistema... 4 Servidor... 4 Estações... 5 Configuração dos Importadores... 8

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO 1 AULA SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! ROTEIRO PRÉ-REQUISITOS 1 INTRODUÇÃO 2 DISTRIBUIÇÕES LINUX 3 AJUDA PARA ESCOLHER SUA DISTRIBUIÇÃO LINUX 4 DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Evandro sistemas comerciais e web.

Evandro sistemas comerciais e web. Evandro sistemas comerciais e web. Sistema de Gerenciamento Comercial. Contatos: Site: www.evandropf.ubbi.com.br e-mail: acraseado@yahoo.com.br msn: evanf@bol.com.br Tel. (19)9212-7827 O Sistema Este sistema

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP Enterprise Resource Planning Implantação de Sistema ERP Jorge Moreira jmoreirajr@hotmail.com Conceito Os ERP s (Enterprise Resource Planning) são softwares que permitem a existência de um sistema de informação

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e Como funciona a Solução NFC-e ifox Nossa solução é composta por um programa centralizador que chamamos de Servidor de SAT/NFCe. Este programa é responsável pela comunicação com a SEFAZ diretamente no caso

Leia mais

gladiador INTERNET CONTROLADA

gladiador INTERNET CONTROLADA gladiador INTERNET CONTROLADA funcionalidades do sistema gladiador sistema Gerenciamento de usuários, gerenciamento de discos, data e hora do sistema, backup gladiador. Estações de Trabalho Mapeamento

Leia mais

Manual de Instalação (TEF LOJA)

Manual de Instalação (TEF LOJA) Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli Manual de (Neste documento

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.

Leia mais

Implantação de ERP com sucesso

Implantação de ERP com sucesso Implantação de ERP com sucesso Implantação de ERP com sucesso, atualmente ainda é como um jogo de xadrez, você pode estar pensando que está ganhando na implantação, mas de repente: Check Mate. Algumas

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação

MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR. Coordenadoria de Tecnologia da Informação MANUAL DO USUÁRIO UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDF 24 CREATOR Este Manual foi elaborado pela Coordenadoria de Tecnologia - CTI Versão: 1 Data de criação: 07/12/2013 Autor: Anderson Paz de Sousa apsousa@defensoria.sp.gov.br

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

E&L ERP Almoxarifado

E&L ERP Almoxarifado Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: Prevendo todas as rotinas necessárias ao bom funcionamento da administração de materiais, o produz automaticamente as médias

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 6 ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Liner. Manual do Usuário

Liner. Manual do Usuário Liner Manual do Usuário Parabéns, Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel Liner. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos digitais, convertendo

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PARA CURTUMES

SISTEMA DE GESTÃO PARA CURTUMES SISTEMA DE GESTÃO PARA CURTUMES FAST4WEB COMÉRCIO E SOFTWARE LTDA RUA: PRIMEIRO DE MARÇO, 785 403 SÃO LEOPOLDO - RS I Apresentação - A Empresa A Fast4Web atua a mais de cinco anos no mercado obtendo ótimos

Leia mais

Aplicação Prática de Lua para Web

Aplicação Prática de Lua para Web Aplicação Prática de Lua para Web Aluno: Diego Malone Orientador: Sérgio Lifschitz Introdução A linguagem Lua vem sendo desenvolvida desde 1993 por pesquisadores do Departamento de Informática da PUC-Rio

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Atualização de Preços de Tabela de Venda Objetivo do projeto O projeto de atualização de preços de tabela de venda tem por objetivo permitir que a manutenção de preços de tabela

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Apontamento Web Índice CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 DADOS DO PROJETO... 4 OBJETIVO(S) DO PROJETO... 4 ESCOPO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. PREMISSAS... 17 LIMITAÇÕES E RESTRIÇÕES...

Leia mais

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 1 Manual Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 NOVOS RECURSOS 2 01.01 Contrato de Colocação e Termo de Responsabilidade. 3 Se preferir, modifique os dados, alterando o tamanho da fonte e o texto.

Leia mais

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0

HOW TO Procedimento para instalar Aker Firewall virtualizado no ESXi 5.0 Procedimento para instalar virtualizado no Página: 1 de 15 Introdução Este documento abordará os procedimentos necessários para instalar o (AFW) virtualizado em um servidor ESXi. Será compreendido desde

Leia mais

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba Linux Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS CONFIGURAÇÃO DO GPRS 1. Entre no site da NHS na página de homologação do NHS NOBREAK

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

EMPRESA. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas

EMPRESA. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas EMPRESA A empresa Sistemas & Informação atua no mercado de softwares desde 1995, estabelecida na região central do Estado, na cidade de Santa Maria RS. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas CONTROLE

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011

Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2. Setembro-2011 Manual de backup do banco de dados PostgreSQL - Versão 2 Setembro-2011 E-Sales Oobj Tecnologia da Informação Av. D, n. 246, Qd. A-04, Lt.02, Ap. 02, Jardim Goiás Goiânia/GO, CEP: 74805-090 Fone: (62) 3086-5750

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Manual - Versão 1.2 1

Manual - Versão 1.2 1 Manual - Versão 1.2 1 2 Requisitos para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica - Sistema Gerenciador Gestor Prime - Sistema Transmissor - Uninfe Instalado automaticamente pelo Gestor. - Internet

Leia mais