ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE"

Transcrição

1 ANÁLISE, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SOFTWARE ERP COM FOCO EM PLATAFORMA LIVRE Cristiano Antônio Rocha Silveira Diniz 1 Hudson Carlos Garcia 2 Maria Renata Silva Furtado 3 RESUMO Atualmente, devido ao constante crescimento da tecnologia, existe a necessidade de utilizar recursos para auxiliar e ajudar os processos organizacionais, desse modo surge a necessidade de demonstrar soluções para empresas que não conheçam e não utilizam Sistema de Gestão Empresarial (ERP). Este tipo de sistema facilita a capacidade de gerar, modificar e distribuir a informação de forma centralizada tornando os processos de compra, preparação e venda do produto ou serviço em um processo rápido sem falhas e bem executado. O sistema ERP tornou essencial para a maioria das empresas. Portanto, neste artigo, devido ao alto custo do ERP será apresentada uma solução sem custo de aquisição com licença livre baseado na plataforma Linux, demonstrando uma análise, avaliação e utilização do sistema. Neste trabalho, será apresentado um ERP software livre de grande aplicação no mercado demonstrando o processo de implantação em uma empresa, destacando seus benefícios, facilidades, dificuldades e problemas ocorridos Palavras Chave: Sistema de Gestão. Sistema ERP. Software Livre. Linux. Organização e administração. 1 INTRODUÇÃO Para manter a competitividade, reduzir custos e aumentar o lucro as organizações veem nos Sistema de Gestão Empresarial (ERP) uma maneira de tornar seu processo de compra, preparação e venda do seu produto ou serviço em um processo rápido sem falhas e bem executado, essas ferramentas facilitam a capacidade de gerar, modificar e distribuir a informação de forma centralizada, tornando um sistema essencial para um bom gerenciamento de diversas empresas. 1 Professor da Faculdade Infórium de Tecnologia com Pós Graduação em Sistemas de Informação. 2 Graduando em Sistemas de Informação pela Faculdade Infórium de Tecnologia. 3 Professora da Faculdade Infórium de Tecnologia, Mestre em Psicologia.

2 2 Devido ao alto custo de aquisição e implementação de um ERP, surge-se a necessidade de novas ferramentas de baixo custo, que atendam a todos os requisitos para um bom funcionamento de uma empresa. Existem softwares livres que podem ser utilizados no Linux sem custo de aquisição, de boa qualidade e bem estruturados que atendam empresas dos mais diversos segmentos. O tema abordado nesse trabalho é o Sistema de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP) conhecido também como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE), que atua no gerenciamento das atividades organizacionais. O estudo tem como ênfase a avaliação de software livre, com a problemática do tema e demonstrar um software de licença livre de baixo custo de implantação e manutenção. 2 SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Sistemas de Informação (SI) são importantes para agilizar processos organizacionais, gerar relatórios analíticos e gerências, auxiliando os gestores na tomada de decisão. Segundo Albertão (2005, p. 67) Um Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes interrelacionados, numa ordem específica, que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback (retroalimentação). Os SI possibilitam o gerenciamento das informações produzidas nos processos organizacionais, aumentando a sua confiabilidade. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE) são sistemas criados para atender áreas de uma empresa, gerenciar seus processos para tornar mais econômicos e eficientes. O ERP é um conjunto de sistemas interligados, conforme Albertão (2005) o sistema surgiu juntamente com a evolução do hardware e o constante crescimento da linguagem de programação, sendo composto por um conjunto de processos executados por um software que inclui módulos para toda ou maioria das atividades da empresa. Atendendo todas às questões da empresa para permanecer competitiva no mercado, ainda conforme Albertão (2005, p. 15) O sistema responde esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo.

3 3 Segundo Noris (2001, p. 4) o ERP é uma abordagem estrutural para otimização da cadeia de valor interna de uma empresa. O software, no caso de se encontrar instalado ao longo de todo grupo empresarial, interliga os componentes da organização. Ele é composto por vários módulos como Financeiro, Controle de Estoque, Vendas e entre outros, sendo ligados em uma base de dados unificada, facilitando o controle das informações armazenadas eliminando a duplicidade de dados reduzindo a taxa de erros. A figura 1 mostra o gerenciamento do conhecimento adquirido por canais de informações de maneira a gerar valor para o negócio. Figura 1: Foco do ERP Sobre Dados Internos Empresarial Fonte: Noris (2001) A Implantação de um ERP é um processo muito melindroso, segundo Noris (2001) a mudança dos processos das empresas precisam ocorrer simultaneamente afetando a estrutura da empresa. Esse processo precisa de uma dedicação das equipes envolvidas para acompanhar a instalação junto aos consultores do sistema. Estas equipes incluem o departamento de informática e os funcionários dos setores que possuem o domínio dos processos operacionais. Devemos levar em consideração a mudança cultural da empresa, pois este processo altera completamente sua rotina. Para diminuir o impacto desta transição, todos os funcionários ligados ao sistema devem passar por treinamentos e suporte durante a implantação. Conforme Albertão (2005) é possível seguir alguns passos para fazer a avaliação, seleção e implementação de um ERP adequadamente:

4 4 Passo 1: Estabelecer claramente qual o problema: Definir de forma bem detalhada os problemas da empresa, tomando cuidado com problemas incomuns. Realizar pesquisas no mercado para avaliar soluções que atendam melhor as necessidades da empresa, caso não seja encontrada, desenvolver internamente incrementando a área de desenvolvimento de programas ou o próprio fornecedor realizar as customizações necessárias na solução escolhida. Passo 2: Estabelecer metas: Devem-se estabelecer metas para o monitoramento do sistema, que geralmente são as de melhorar a qualidade do sistema anterior, metas como reduzir os custos e superar a concorrência. Para melhor acompanhamento recomenda-se a criação de uma planilha para avaliar os impactos da implantação. Passo 3: Estabelecer fases do projeto: Fase 1- Planejamento das atividades; Fase 2- Formação das equipes de trabalho; Fase 3- Reunião preliminar e detalhamento dos questionários; Fase 4- Levantamento das atividades das áreas envolvidas; Fase 5- Avaliação dos processos envolvidos; Fase 6- Elaborar os componentes da solução para a empresa necessidades e objetivos; Fase 7- Elaborar os componentes da solução sob o enfoque de negócio; Fase 8- Elaborar os componentes da solução sob o enfoque da informática; Fase 9- Estabelecer os critérios para avaliação das soluções; Fase 10- Definir a condição atual da empresa; Fase 11- Avaliar e estabelecer Novas Premissas para o projeto da empresa. Passo 4: Tratativas com fornecedores: Fase 1- Estabelecer contato com os fornecedores; Fase 2- Avaliar cada fornecedor e escolher dentre eles três soluções que mais se aproximem das necessidades da Empresa; Fase 3- Escolher um dentre os três fornecedores;

5 5 Fase 4- Visitar os clientes já atendidos pelo fornecedor escolhido; Fase 5- Emitir relatório para superiores sobre o fornecedor escolhido; Fase 6- Estabelecer etapas do Projeto de Aquisição e Implantação junto com o fornecedor; Fase 7- Estabelecer os cronogramas de Atividades e Desembolsos. Passo 5: Avaliação das soluções para empresa: Devem ser consideradas as informações disponibilizadas pela empresa referentes ao perfil da solução desejada e aos valores envolvidos. Passo 6: Checklist para avaliação das soluções no cliente: Fazer uma avaliação do desempenho do sistema em uso no cliente do fornecedor. Passo 7: Aquisição da solução: Com base nos relatórios de avaliação sobre o fornecedor da solução, definir a aquisição. Passo 8: Planejamento da implantação: Deve ser previsto tudo o que possivelmente poderá dar errado, em seguida, elaborar os procedimentos para lidar com cada problema específico. O principal ponto no processo de transição de sistemas é o estudo de viabilidade levando em conta a relação entre custo e benefício, colocando em destaque o tanto que a empresa está disposta a investir no sistema. Geralmente os sistemas de ERP têm um alto custo para as organizações, que além do financeiro, as empresas passam por um processo lento para que a implantação chegue ao seu pleno funcionamento. Mesmo assim, por falta de dedicação tanto dos usuários, quanto dos gestores, muitos dos casos não atingem o sucesso. Devido ao alto custo dos sistemas ERP e a crescente demanda das organizações na gestão dos negócios, surge a necessidade de demonstrar um sistema sem custo de aquisição e licenciamento, que atende todas às necessidades organizacionais. Os sistemas com licença de software livre, como o GNU/Linux, podem suprir esta demanda para organizações de diversos portes e segmentos.

6 6 O Linux é um Sistema Operacional desenvolvido em 1991 por Linus Torvalds e foi baseado no Minix, um sistema desenvolvido por Tanenbaum, professor de ciência da computação que disponibilizou a plataforma para estudantes. Segundo Filho (2012, p.) Linus na época, estudante com 21 anos, falava de um sistema operacional que estaria criando. Ao que tudo indica, Linus não tinha idéia do que se transformaria a sua criação. Hoje em dia, o GNU/Linux é amplamente utilizado no mundo inteiro e em diversas arquiteturas de hardware. Após apoio de grandes empresas surgiram grupos que passaram a produzir diferentes distribuições com interface de fácil utilização. O Linux possui uma distribuição livre, conforme Filho (2012, p. 60) Software livre é um conceito especial. Esse conceito prevê que todo software será distribuído com seu código-fonte, podendo ser alterado e até mesmo redistribuído depois de alterado. Mas esse software não precisa ser gratuito. O seu pagamento pode se dar de várias formas. Dessa forma pode ser cobrado por serviços prestados, principalmente por suporte técnico. Para especificar se o software é livre ou não, conforme Filho (2012) foi desenvolvido pela Free Software Foundation (FSF) a licença GNU General PublicLicense que se baseia nas quatro liberdades básicas: executar, estudar, modificar e redistribuir versões, originais ou modificadas, de um programa sem que altere os créditos iniciais. Existem hoje no mercado alguns sistemas ERP que utilizam a licença GNU, entre outros importantes não citados na lista abaixo: ERP5 - Freedom ERP - Stoq - O sistema abordado para realizar este estudo foi o sistema ERP Stoq da empresa Async Open Source, empresa Brasileira criada em 1999 em que seu principal ramo de atuação é o desenvolvimento e prestação de serviços em sistemas com software livre.

7 7 OERP Stoq foi escolhido devido a sua grande área de aplicação, atendendo a necessidades de diversas empresas, tanto para produção, vendas e serviços, com lançamento de atualizações frequentes. O Stoq pode ser utilizado somente em um único computador, aonde centraliza todas as funções do sistema ou em uma estrutura de rede com a base de dados centralizada em um servidor para receber conexões de diversos computadores simultaneamente. Em ambos as opções não requer computadores de grande capacidade de processamento. O sistema está em constantes atualizações, sendo compostas por novas funcionalidades, correções de eventuais falhas de programação, informações e sugestões repassadas por usuários ou por relatórios de erros enviados automaticamente pelo sistema. Os usuários podem consultar o manual online com diversas informações para ajudar a instalar, conhecer e utilizar o sistema. Os usuários também podem se cadastrar gratuitamente na lista de usuários do Stoq para solicitar o esclarecimento de dúvidas sobre o uso e solução de problemas tanto pela empresa mantenedora quanto pelos usuários cadastrados. A Async Open Source possui plano de suporte pago que disponibiliza canais no site com vídeo treinamento, assistência online e suporte telefônico ou contratar algum dos seus representantes mais próximo informados no site. Caso tenha alguma necessidade de uma modificação ou customização para adequar o sistema a um processo específico da empresa ou fazer a importação dos dados de um sistema antigo, pode solicitar a empresa um orçamento para desenvolver a solução. O Stoq possui facilidades que agilizam vários processos da empresa, tal como o atendimento ao cliente de forma rápida como a emissão de boleto, geração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-E) e o gerenciamento e impressão do cupom fiscal. O controle da informação é facilitado com o processamento em operações para disponibilizar em outros aplicativos, por exemplo, após realizar uma venda gera uma conta a receber com as informações adicionadas durante a venda.

8 8 Outras facilidades são a opção para exportação para planilha de várias informações do sistema e a importação de arquivo de banco para o aplicativo financeiro. Segundo Stoq Gestão Comercial,o sistema é dividido em doze aplicativos que podem ser usados como todo, por exemplo, o Gerente terá acesso a todos os setores da empresa, ou pode limitar a utilização de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo, Caixa com acesso as operações de venda. Conforme Stoq Gestão Comercial os aplicativos são nomeados como: Ponto de Vendas: Esse aplicativo é responsável por realizar vendas e suas eventuais trocas. Compras: Aplicativo responsável por realizar pedidos para fornecedor de produtos destinados à venda. O aplicativo permite cadastrar novos produtos, fornecedores e todas as informações necessárias para realizar um pedido. Vendas: Permite visualizar todas as vendas realizadas e gerenciar cotações em diferentes critérios, tal como itens vendidos por filial, venda por forma de pagamento e total de vendas feitas por vendedor. Além de permitir pesquisar produtos ou serviços podem acompanhar entregas, chamadas para clientes e itens emprestados. Contas a Pagar & Receber: Os aplicativos concentram todas as operações de compras e vendas de todo o sistema. Eles permitem gerenciar fazer e criar novos pagamentos facilitando o financeiro da empresa. Administrativo: Este aplicativo é o setor administrativo do sistema, onde são feitas todas as configurações necessárias para o bom funcionamento do sistema. Ainda nele se administra cargos, categorias de clientes, categorias de pagamento, C.F.O.P. ( Código Fiscal de Operações e de Prestações), Classes de Impostos, Clientes, Computadores, Dispositivos, Eventos, Forma de Pagamentos, Formulários, Fornecedores, Funcionários, Impostos, Impressoras

9 9 Fiscais, Livros Fiscais, Parâmetros, Perfis de Usuários, Plugins, Transportadoras e Usuários. Calendário: É um aplicativo que facilita a visualização de eventos acontecidos e que irão acontecer, como data de conta a pagar e receber. Os acontecimentos podem ser exibidos por mês, semana ou dia. Caixa: O Caixa é um aplicativo que permite visualizar e gerenciar todas as operações realizadas no Ponto de Venda, onde permite fazer devoluções e confirmar cotações para vendas. Nele é feito todas as operações de conferir e fechamento do caixa. Inventário: O aplicativo permite fazer ajustes no estoque manualmente, ou seja, alterar a quantidade do produto sem motivo, devido a extravios e eventuais problemas de operações. Produção: Utilizado para a produção de produtos destinados à venda, que podem ser combinados com itens e serviços gerando um único produto. Financeiro: O Aplicativo faz a junção de todas as operações financeiras realizadas no sistema, permite a separação através de contas que podem ser cadastradas conforme a necessidade de cada empresa como contas de banco, caixas, contas a pagar entre outras combinações. O mesmo permite que o usuário importe os arquivos OFX gerados pelos bancos das operações realizadas na conta. Estoque: O aplicativo estoque permite gerenciar os produtos cadastrados, nele é possível registrar estoque inicial e pesquisar por compras recebidas, histórico de produtos, transferências de filiais, itens comprados e situação dos produtos. Vale destacar que o sistema possui algumas dificuldades na utilização, isso requer um estudo de suas funções para não faltar dados importantes em sua utilização, dentre elas, podemos citar a classe de impostos, grupos de produtos, grupo de pagamento e suas configurações iniciais no aplicativo administrativo.

10 10 Ainda vale informar que há disponível no site um CD de demonstração do Stoq que permite iniciar o sistema operacional Linux com a distribuição Ubuntu com o Stoq já instalado sem que faça nenhuma alteração no computador. Isso é ideal para realizar testes e ajudar a conhecer o funcionamento antes de sua instalação final. Com todas as condições analisadas pode usar o mesmo CD de demonstração para realizar a instalação do Ubuntu que já está com o sistema Stoq instalado, ou instalar o ERP Stoq em qualquer sistema Linux preferencialmente na distribuição Ubuntu. 3 ESTUDO DE CASO Foi realizada a instalação do sistema em uma empresa que atua na área de venda de mercadorias, com o escopo de analisar o comportamento do sistema em sua utilização, destacando o processo de instalação, preparação e a utilização do sistema. A empresa de pequeno porte fica localizada em Belo Horizonte MG, que conta com a colaboração de quatro funcionários, atuando na área de comercialização de produtos de sinalização, vestuário, acessórios e equipamentos de proteção individual (EPI). A empresa possui uma estrutura de informática de quatro computadores, gerenciando o estoque médio de 500 produtos cerca de cinco mil itens, realizando operações diárias de compras, cotações, vendas, entregas, emissão de Boleto e NF-e atendendo diversos tipos de clientes em várias cidades. A empresa utilizava um sistema falho que permitia que o usuário fizesse alterações sem validações, isso permitia que o usuário inserisse informações incorretas e por não ser um sistema completo utilizavas planilhas para tentar auxiliar no controle da loja. O sistema não possuía funções importante para agilizar o atendimento como a emissão de Boleto e geração da NF-e. Sem essas funções era necessário digitar todo o conteúdo da venda para emitir a NF-e e o Boleto, acontecendo frequentemente erros nos mesmos. Para realizar a instalação foi feito um levantamento da empresa no qual seus computadores não possuíam bom desempenho e a empresa não disponibilizava de recurso para melhorias do seu

11 11 equipamento de informática. Inicialmente nos computadores com sistema operacional Windows foram instaladas máquinas virtuais com o Sistema Operacional Ubuntu, para instalar a versão livre do Stoq que roda somente em plataforma Linux. A maquina virtual é um programa que permite simular um computador físico através de Software, devido ao baixo desempenho dos computadores a utilização de máquinas virtuais tornaram os computadores lentos ocasionando o travamento dos mesmos. A melhor solução para resolver o problema de sobrecarga dos computadores foi a migração de todos os processos para o Ubuntu, mas para o computador que ainda não foi possível a migração para o Ubuntu a melhor solução foi a utilização de um serviço de terminal remoto que permite acessar o Linux pelo Windows sem a necessidade de fazer a instalação do Linux na estação de trabalho cliente. O Nomachine é um programa com versão gratuita que permite ser configurado para abrir uma sessão do Linux com todos os recursos ou a opção adotada de abrir somente o sistema escolhido, dessa forma fica similar ao um programa em uma janela do Windows. Como o sistema funcionará em rede foi necessária a configuração de um computador para centralizar as informações nele tornando o servidor do sistema. Nesse servidor com o Ubuntu instalado é necessário instalar somente o ERP Stoq, que instala todos os recursos necessários como o Banco de Dados PostgreSQL. Após a instalação é necessário criar um usuário para acessar o Banco de Dados e fazer uma configuração em dois arquivos para permitir acesso dos demais computadores ao servidor conforme mostra no Apêndice 1. Após a instalação concluída começou a configuração do sistema no aplicativo Administrativo e o cadastramento dos produtos, fornecedores e informações necessárias. Após todas as informações inseridas antes de começar a usar o Stoq foi necessário fazer um levantamento da quantidade de todos os produtos em estoque para registrar o estoque inicial no aplicativo Estoque que permite registrar somente uma vez, as próximas entradas serão a partir da criação de pedidos de compras no aplicativo Compras. A utilização do ERP está sendo fácil, agora utiliza-se o mesmo sistema para realizar todas as operações da empresa consolidando as informações, assim eliminou planilhas e sistemas que

12 12 geravam redigitação da mesma informação gerando erros e dados duplicados. Reduziu também o tempo de atendimento ao cliente tornando-o mais completo, prático e rápido, deste modo a gestão da empresa estará mais estruturada melhorando a qualidade do serviço prestado. Durante o processo de adaptação, a nova metodologia de trabalho criou dificuldades a alguns funcionários em utilizar o sistema ocasionando erros durante os processos, principalmente de venda, compra e registro das operações financeiras atrapalhando o controle e a inconsistência no estoque. Outro problema constatado no estoque foi o registro inicial errado, pois fui uma carga muito grande para realizar a contagem gerando erros, para corrigir isto foi feito uma auditoria com o aplicativo Inventário para fazer a recontagem e ajuste da quantidade em estoque. Com todos os eventuais problemas ocorridos durante o processo de implantação o sistema ficou com um bom funcionamento. Permanecendo com a incompatibilidade do aplicativo financeiro o mesmo não apresentou um funcionamento correto, neste caso, devido a sua difícil compreensão e alguns erros de configurações iniciais esclarecidos acima, não puderam ser corrigidos. Diante disto o aplicativo financeiro ficou com o seu funcionamento inicial prejudicado, sendo que o mesmo está em processo de analise para sanar o problema de seu uso. 4 CONCLUSÃO Os sistemas ERP possuem um grande valor comercial e requer um planejamento para a sua utilização, tendo a capacidade de gerenciar grandes quantidades de informações e de forma centralizada melhora os processos organizacionais. Os ERP são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa, portanto é fundamental a utilização de sistemas completos que atendam às necessidades gerenciais. Gostaríamos de informar que a solução apresentada do ERP Stoq testado em uma pequena empresa, atendeu aos requisitos a que foi submetido.

13 13 A utilização de um novo sistema de gestão ocasionou uma grande mudança na rotina da empresa. Durante o período de adaptação alguns processos se tornaram lentos, devido a dificuldades na utilização dos novos recursos, por exemplo, a conferência do caixa. 5 REFERÊNCIAS ALBERTÃO, Sebastião Edmar. ERP Sistema de Gestão Empresarial: Metodologia para Avaliação, Seleção e Implantação. São Paulo: IGLU Editora, FILHO, João Eriberto Mota. Descobrindo o Linux: Entenda o Sistema Operacional GNU/Linux. 3. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda, NORIS, Grant et al. E-Busines e ERP: Transformando as Organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, Stoq Gestão Comercial. Disponível em: Acessado em 15 de maio de 2013

14 14 APÊNDICE 1 Configuração do PostgreSQL para permitir acesso de computadores na rede ao Banco de Dados do sistema no Servidor. Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Criar usuário de acesso ao Banco de Dados: sudo -u postgres createuser usuário dsp *Substitua usuário pelo nome do usuário Editar os arquivo postgresql.conf e pg_hba.conf, utilizando algum editor de texto como o vi ou nano. *Na versão do Banco de DadosPostgre 9.1 o caminho destes arquivos é: /etc/postgresql/9.1/main/ Editar o arquivo postgresql.conf: # nano /etc/postgresql/9.1/main/postgresql.conf o Na linha: #listen_addresses = 'localhost' o Alterar para: listen_addresses = '*' o Salvar o arquivo pressionando as teclas "Ctrl O" o Sair do editor pressionando as teclas "Ctrl X" Editar o arquivo pg_hba.conf # nano /etc/postgresql/9.1/main/pg_hba.conf o Adicionar no final do arquivo a linha: host all all /0 md5 *Onde está escrito /0 poderá ser a rede da empresa como por exemplo: /16 o Salvar o arquivo pressionando as teclas "Ctrl O" o Sair do editor pressionando as teclas "Ctrl X"

15 15 APÊNDICE 2 A instalação do Java da Oracle foi necessária para a utilização do Emissor gratuito de NF-e fornecido pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. Instalar Java da Oracle Passo 1 Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Abra o terminal e execute: Para adicionar o repositório do instalador e atualizar a lista de softwares no Linux, digite: # sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update Para instalar o java7 da Oracle sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

16 16 APÊNDICE 3 Instalar o Emissor gratuito de NFe no Linux Ubuntu Será criada a pasta /database no diretório raiz caso não exista. Passo 1 Acessar o terminal do Linux como usuário root. # su root Vamos para o diretório: / cd / Passo 2 Baixar o programa do Emissor Gratuito da Nota Fiscal Eletrônica NF-e Ainda com o terminal aberto, Copie e cole a linha abaixo no terminal novamente: sudo wget Tecle Enter Passo 3 Dê todas as permissões para o arquivo emissornfe.jnlp, com o comando abaixo: sudo chmod 777 /emissornfe.jnlp Passo 4 Para instalar o Emissor da NF-e Copie a linha abaixo e cole no terminal: sudo /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/javaws /emissornfe.jnlp Agora tecle Enter, Para iniciarmos a instalação da NFe. Passo 5 Assinale a autorização para rodar o software Passo 6 Agora vamos criar um atalho para abrir o programa na Área de trabalho: Com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, escolha a opção ( Criar Lançador ) No campo (nome) coloque: NF-e No campo (comando) copie e cole esse comando abaixo:

17 17 gksu /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/javaws /emissornfe.jnlp OBS.: Toda vez que você chamar por esse lançador que acabou de criar você terá que colocar sua senha de usuário root, para iniciar o software da NF-e. Passo 7 Caso tenha um backup da pasta database, substituir o conteúdo da pasta criada /database. Abrir o programa do Emissor NF-e e testar se consegue digitar algo em qualquer campo de digitação. Caso não consiga, deverá dar permissão completa na pasta /database e todo o seu conteúdo de diretórios e arquivos. Isto pode ser feito com o comando: # sudo chmod 777 /database/*

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Conteúdo Store manager... 2

Conteúdo Store manager... 2 Conteúdo Store manager... 2 Instalação StoreManager... 4 Servidor... 4 Estação... 4 Configurações necessárias para acessar o sistema... 4 Servidor... 4 Estações... 5 Configuração dos Importadores... 8

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Manual do Usuário. Stoq. Versão 0.9.15 - de 1 6 de f e v e r e i r o de 2011.

Manual do Usuário. Stoq. Versão 0.9.15 - de 1 6 de f e v e r e i r o de 2011. Manual do Usuário Stoq Versão 0.9.15 - de 1 6 de f e v e r e i r o de 2011. Sumário Descrição...07 Instalação...08 Adicionando o repositório...08 Instalando o stoq...08 Instalando o servidor o postgresql...08

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Manual de Instalação. Instalação via apt-get. SIGA-ADM versão 12.02

Manual de Instalação. Instalação via apt-get. SIGA-ADM versão 12.02 Manual de Instalação Instalação via apt-get SIGA-ADM versão 12.02 Índice de capítulos 1 - Pré-requisitos para instalação..................................................... 05 2 - Instalando o SIGA-ADM..............................................................

Leia mais

E&L ERP Almoxarifado

E&L ERP Almoxarifado Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: Prevendo todas as rotinas necessárias ao bom funcionamento da administração de materiais, o produz automaticamente as médias

Leia mais

Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning

Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning Manual do Usuário Características e recursos básicos Enterprise Resource Planning www.pwi.com.br 1 Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado,

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS GUIA DE INÍCIO RÁPIDO NHS NOBREAK MANAGER 4.0 TOPOLOGIA MÍNIMA DE REDE PARA A INSTALAÇÃO E USO DO SOFTWARE COM GPRS CONFIGURAÇÃO DO GPRS 1. Entre no site da NHS na página de homologação do NHS NOBREAK

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Manual Prático. Dayvison Alves dos Reis www.pgemp.com.br 25/09/2014

Manual Prático. Dayvison Alves dos Reis www.pgemp.com.br 25/09/2014 2014 Manual Prático Dayvison Alves dos Reis www.pgemp.com.br 25/09/2014 Sumário Sobre o PGAD e-credrural... 2 Baixando e instalando o PGAD e-credrural... 3 Acessando o PGAD e-credrural... 3 Entendendo

Leia mais

Av. Santos Dumont, 505 - Sala 203 Londrina-PR CEP 86039-090 Tel.: 43 3029 4544 e-mail: comercial@arandusistemas.com.br Site:

Av. Santos Dumont, 505 - Sala 203 Londrina-PR CEP 86039-090 Tel.: 43 3029 4544 e-mail: comercial@arandusistemas.com.br Site: ARANDU SISTEMAS O objetivo principal da Arandu é oferecer ferramentas que facilitem a GESTÃO EMPRESARIAL, que sejam inteligentes, viáveis e rápidos, procurando sempre a plena satisfação do Cliente. As

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Evandro sistemas comerciais e web.

Evandro sistemas comerciais e web. Evandro sistemas comerciais e web. Sistema de Gerenciamento Comercial. Contatos: Site: www.evandropf.ubbi.com.br e-mail: acraseado@yahoo.com.br msn: evanf@bol.com.br Tel. (19)9212-7827 O Sistema Este sistema

Leia mais

Manual Rotina DAPI MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

Manual Rotina DAPI MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Manual Rotina DAPI [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Fiscal Autor: Equipe

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Manual de Instalação. Instalação via apt-get

Manual de Instalação. Instalação via apt-get Manual de Instalação Instalação via apt-get Índice de capítulos 1 - Pré-requisitos para instalação......................................... 01 2 - Instalando o SIGA-ADM.................................................

Leia mais

Manual do Usuário SUMÁRIO

Manual do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO VISUAL LIVRO CAIXA 1. Noções Gerais 1.1. Objetivo... 03 1.2. Sistema com Fundamento Legal Atualizado...03 1.3. Assistência Técnica... 03 1.3.1. Suporte Técnico... 03 1.3.2. Office Service... 03

Leia mais

EMPRESA. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas

EMPRESA. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas EMPRESA A empresa Sistemas & Informação atua no mercado de softwares desde 1995, estabelecida na região central do Estado, na cidade de Santa Maria RS. A empresa possui uma equipe dividida nas áreas CONTROLE

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL. Manual de Operação do SIMPLES 1

MANUAL DE OPERAÇÃO. ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL. Manual de Operação do SIMPLES 1 Manual de Operação do SIMPLES 1 MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. Manual de Operação do SIMPLES 2 A Empresa A ASP Desenvolvimento de Softwares

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0

Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0 Sistema de Atendimento v1.3 Manual de Instalação v1.0 Brasília, 29 de junho de 2010 Sumário Licença deste Documento...3 Introdução ao Sistema de Atendimento...4 Características e módulos...4 Arquitetura...5

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Manual do Usuário. Vixen PDV

Manual do Usuário. Vixen PDV 1 Manual do Usuário Vixen PDV 2 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRANDO NO SISTEMA 4 2.1 TELA LOGIN 4 2.2 CARGA DE TABELAS LOCAIS 4 3. MENU INICIAL 5 4. BARRA DE STATUS 6 5. ABRINDO O CAIXA 6 6. VENDA 7 6.1

Leia mais

GESimob GERENCIAMENTO DE IMOBILIÁRIAS

GESimob GERENCIAMENTO DE IMOBILIÁRIAS GESimob GERENCIAMENTO DE IMOBILIÁRIAS Mais de uma década de experiência e evolução é o que dá ao sistema uma vasta gama de funcionalidades. Esse conhecimento que faz total diferença para sua empresa. xp+

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA

MEGASALE PAF-ECF AOB SOFTWARE INFORMATICA LTDA MEGASALE PAF-ECF 2 MEGASALE PAF-ECF Tabela de Conteúdo Introdução 4 Login Megasale PAF-ECF 5 Frente de Loja (E.C.F) 5 1 Buscando... uma Pré-Venda 9 2 Buscando... um DAV 12 Incluindo Pré-Venda 14 Incluindo

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Softblue Logic IDE Guia de Instalação www.softblue.com.br Sumário 1 O Ensino da Lógica de Programação... 1 2 A Ferramenta... 1 3 Funcionalidades... 2 4 Instalação... 3 4.1 Windows...

Leia mais

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 O Mobility Gestão é um software de retaguarda para o segmento de Varejo, visando o controle total do estoque e movimentações de venda. Desenvolvido para trabalhar

Leia mais

1 Instalando o VirtualBox no Windows

1 Instalando o VirtualBox no Windows 1 Instalando o VirtualBox no Windows Para quem não possui o Linux instalado no computador é necessário utilizar uma Máquina Virtual, que é responsável por emular Sistemas Operacionais. O primeiro passo

Leia mais

Agente local Aranda GNU/Linux. [Manual Instalación] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1]

Agente local Aranda GNU/Linux. [Manual Instalación] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1] Todos los derechos reservados Aranda Software www.arandasoft.com [1] Introdução O Agente Aranda para sistemas Linux se encarrega de coletar as seguintes informações em cada uma das estações de trabalho

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux

Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux Tutorial para Configurar o Kitty Emulador de Terminal Linux dez/2011 Créditos: Sérgio Luiz Solusoft Solução em Informática Ltda Rua Desemb. Alarico Barroso, no. 87 - Ouro Preto - Pampulha - CEP: 31.310-380

Leia mais

Especificação do KAPP-PPCP

Especificação do KAPP-PPCP Especificação do KAPP-PPCP 1. ESTRUTURA DO SISTEMA... 4 1.1. Concepção... 4 2. FUNCIONALIDADE E MODO DE OPERAÇÃO... 5 3. TECNOLOGIA... 7 4. INTEGRAÇÃO E MIGRAÇÃO DE OUTROS SISTEMAS... 8 5. TELAS E RELATÓRIOS

Leia mais

Política comercial Válida a partir de Novembro de 2015

Política comercial Válida a partir de Novembro de 2015 1 de 5 Política comercial Válida a partir de Novembro de 2015 1. Introdução A mobilidade corporativa deixou de ser uma tendência para fazer parte da ação estratégica das empresas. Hoje, o profissional

Leia mais

Manual do sistema Lojamix PDV

Manual do sistema Lojamix PDV Manual do sistema Lojamix PDV Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...3 LISTA DE Siglas...4 Primeiros passos...5 Acessando o ambiente de configuração...5 Acessando

Leia mais

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015

jfinanç as Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 jfinanças Pessoal Versão 2.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFINANÇAS PESSOAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfinanças Pessoal...

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES FAQ PERGUNTAS FREQUENTES 1 SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1.Quais são as características do Programa?...4 2.Quais são os pré-requisitos para instalação do Sigep Web?...4 3.Como obter o aplicativo para instalação?...4

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Sumário Índice de Figuras... 3 Histórico de Revisões... 4 Introdução... 5

Leia mais

Manual do Usuário. Instalação via Terminal. SIGA-ADM versão 12.06

Manual do Usuário. Instalação via Terminal. SIGA-ADM versão 12.06 Manual do Usuário Instalação via Terminal SIGA-ADM versão 12.06 Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Instalação via Terminal Introdução Este manual objetiva explicitar os procedimentos e ferramentas necessárias

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Manual do Módulo. MerchNotas

Manual do Módulo. MerchNotas Manual do Módulo MerchNotas Bento Gonçalves (RS), Agosto de 2010 Índice 1. Introdução... 4 2. Menu Entrada de Notas... 5 2.1. Entrada de Notas (F11)... 5 2.2. Entrada de Notas NFe (F12)... 8 2.3. Apuração

Leia mais

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Nota Fiscal Paulista Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) Versão 1.1 15/02/2008 Página 1 de 17 Índice Analítico 1. Considerações Iniciais 3 2. Instalação do

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Openfire em Ação nos meios Corporativos

Openfire em Ação nos meios Corporativos Openfire em Ação nos meios Corporativos Hoje Empresas incorporam cada vez mais redes sociais e conhecimento de fácil acesso via internet, para que seus funcionários sejam aptos a lidar com tendências de

Leia mais

Stoq - Gestão comercial open source

Stoq - Gestão comercial open source 1 of 8 23/6/2010 22:39 Stoq - Gestão comercial open source Autor: Paulo Roberto Junior - WoLF Data: 02/10/2009 Introdução Primeiramente meus agradecimentos a todos que já leram,

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17 1 ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 NOVO PRODUTO 07 NOVA VENDA VENDA IDENTIFICADA 07 NOVA ORDEM DE SERVIÇO 08 NOVO ORÇAMENTO 09 BALANÇO DIÁRIO DE

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP

E t n erpr p ise R sou o r u ce Pl P ann n i n ng Implant nt ç a ã ç o ã de de S ist s e t m e a a E RP Enterprise Resource Planning Implantação de Sistema ERP Jorge Moreira jmoreirajr@hotmail.com Conceito Os ERP s (Enterprise Resource Planning) são softwares que permitem a existência de um sistema de informação

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual Operacional Versão 2.2

Manual Operacional Versão 2.2 1 Manual Operacional Versão 2.2 2 SUMÁRIO 1) Assistente de configuração 4 2) Módulo Geral 9 2.1) Administradora 9 2.2) Empresa 9 2.3) Grupo de Empresa 12 2.4) Responsável 13 2.5) CEP 13 2.6) Configurações

Leia mais

1998-2013 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2013 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.0A-01 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA. O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços:

MANUAL DO PROGRAMA. O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços: MANUAL DO PROGRAMA O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços: Controle de estoques Contas a receber Contas a pagar Emissão de códigos de barra Fechamento

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. - INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server 11.10 ou Superior com OpenJDK

Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server 11.10 ou Superior com OpenJDK Este Tutorial é para Ubuntu com versão 11 ou Superior. Para Instalação em Ubuntu 10 leia este outro artigo " Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server " - Pentaho BI Server A Pentaho Corporation

Leia mais

O que um Servidor Samba faz?

O que um Servidor Samba faz? O que é o Samba? O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows

Leia mais

Proposta. (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) Dados da Proposta

Proposta. (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) Dados da Proposta Proposta (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) (Nome do Cliente) Dados da Proposta Arquivo: D:\Vazzi\FAN\4º Período\Avaliação Final\modelo de proposta fan.odt Criado em: Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial

TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8. Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial TUTORIAL VMWARE WORKSTATION 8 Aprenda a instalar e configurar corretamente uma máquina virtual utilizando VMware Workstation com este tutorial INTRODUÇÃO O uso de máquinas virtuais pode ser adequado tanto

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba Linux Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba

Leia mais

Manual do Usuário Solução para Integração B2B Siagri x Conecta BASF Thiago Borges de Oliveira thiago.oliveira@siagri.com.br

Manual do Usuário Solução para Integração B2B Siagri x Conecta BASF Thiago Borges de Oliveira thiago.oliveira@siagri.com.br Manual do Usuário Solução para Integração B2B Siagri x Conecta BASF Thiago Borges de Oliveira thiago.oliveira@siagri.com.br AGOSTO/2009 Sumário 1 Introdução 2 2 Configurando o exportador 2 3 Informando

Leia mais

Adicionais. Grupo Acert - 1

Adicionais. Grupo Acert - 1 MÓDULOS Adicionais Grupo Acert - 1 ÍNDICE 1 - ESTOQUE 1.1- Balanço de Estoque 03 2 - FATURAMENTO/FINANCEIRO 2.1- Pagamento Eletrônico (Fornecedores) 2.2- Plug-in Cheque Custódia 06 07 3 - FISCAL e CONTÁBIL

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Manual. Sistema Venus. (Introdução)

Manual. Sistema Venus. (Introdução) Manual Do Sistema Venus (Introdução) 1 Este Manual tem com o objetivo demonstrar os padrões utilizados no sistema, e o início para usar o Vênus com sucesso. Ícone para acesso ao Vênus, para entrar, basta

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Projeto Amadeus. Guia de Instalação 00.95.00 Linux

Projeto Amadeus. Guia de Instalação 00.95.00 Linux Projeto Amadeus Guia de Instalação 00.95.00 Linux Agosto 2010 Sumário 1. Introdução...3 2. Pré-Requisitos...4 2.1 Máquina Virtual Java...4 2.1.1 Instalando JDK via apt-get...4 2.1.2 Instalando JDK a partir

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Softwares de Sistemas e de Aplicação

Softwares de Sistemas e de Aplicação Fundamentos dos Sistemas de Informação Softwares de Sistemas e de Aplicação Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Visão Geral de Software O que é um software? Qual a função do software?

Leia mais

Configuração Empresa/Filial

Configuração Empresa/Filial Configuração Empresa/Filial Para definir as configurações (Parâmetros) de cada empresa ou filial cadastrada no sistema, proceda da seguinte forma: Acesse o módulo Administrativo. Clique no menu Cadastros

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Manual do sistema Hiper

Manual do sistema Hiper Manual do sistema Hiper Versão 2.4 Data da última atualização 30/04/2012 1 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 6 LISTA DE Siglas... 10 Primeiros passos... 11 Configurando as conexões com o banco de dados... 11

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.

A All Design Ltda., reserva-se o direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo. Copyright All Design Ltda. - ME. Todos os direitos reservados MANUAL DE INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PDVMIL MARCAS E MODELOS DE EQUIPAMENTOS ECF COMPATÍVEIS COM O SOFTWARE: BEMATECH: MP-2000, MP-2100,

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

1. Controle de exercício

1. Controle de exercício 1 1. Controle de exercício Para realizar lançamentos e emitir relatório o módulo Contabil obriga a criação de exercícios, que na verdade representam os anos de atividade da empresa. Confira algumas dicas

Leia mais

Apresentação Fenix Alimento

Apresentação Fenix Alimento Apresentação Fenix Alimento Março/2009 Agilidade nas operações Redução de erros humanos Redução de custos Confiabilidade das informações Melhor atendimento do consumidor Informações para tomada de decisão

Leia mais

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2

Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 Conteúdo PARAMETRIZAÇÃO STOREMANAGER... 2 CONFIGURAÇÕES DA GUIA GERAIS DO STOREMANAGER... 2 Seção Geral... 2 BOTÕES DE CONFIRMAÇÃO... 3 Seção Código de Barras... 4 Seção Abertura / Fechamento de Caixa...

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

NFePackSaaS GUIA DO USUÁRIO

NFePackSaaS GUIA DO USUÁRIO NFePackSaaS GUIA DO USUÁRIO Guia NFePackSaaS_v1.docx Página 1 de 11 Sumário 1 - Apresentação... 3 2 Configuração Inicial... 4 2.1 Menu Configurações... 5 Configurações... 5 Filiais... 6 2.2 Menu Serviço...

Leia mais

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013)

Alternate Technologies Fevereiro/2013. FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 (Fevereiro/2013) FórmulaCerta Procedimentos para Atualização Versão 5.8 () 1 Sumário: PROCEDIMENTOS PARA ATUALIZAÇÃO VERSÃO 5.8... 4 ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA VIA CD... 6 1º Passo Atualizações e Alterações da Versão 5.8...

Leia mais

40% dos consumidores da Copa das Confederações da FIFA 2013 consideraram a agilidade no atendimento como fator mais importante no comércio

40% dos consumidores da Copa das Confederações da FIFA 2013 consideraram a agilidade no atendimento como fator mais importante no comércio 440mil pequenos negócios no Brasil, atualmente, não utilizam nenhuma ferramenta de gestão, segundo o Sebrae Varejo 2012 27% 67% de comerciantes que não possuíam computadores dos que possuíam utilizavam

Leia mais

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial A solução integrada e eficiente para sua empresa

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial A solução integrada e eficiente para sua empresa Gerencie facilmente seu negócio com o NeXT ERP O que é o NeXT Software? - Um avançado software integrado capaz de automatizar e integrar os processos de negócio de sua empresa - Possibilita que as informações

Leia mais