Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise"

Transcrição

1 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46)

2

3 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II Aplicativos 2 1 Hábil Empresarial... PROFISSIONAL 2 Verificando a "Data... do Executável" 2 Atualizando o Hábil... Em presarial PROFISSIONAL 2 Atualizando as... Inform ações Cadastrais 3 Instalando e Configurando... a NF-e 2.0 ou superior 6 2 Hábil Enterprise Verificando o... Hábil Enterprise 11 Atualizando o... Hábil Enterprise 11 Atualizando as... Inform ações Cadastrais 11 Instalando e Configurando... a NF-e 2.0 ou superior 15 Cap. III Servidor da NF-e 19 Cap. IV Histórico de Atualizações 20 Cap. V Referências 20 I

4 1 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) 1 Introdução 1.1 Orientações Iniciais A partir do dia 01/01/2011 todos os usuários da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) serão obrigados a utilizar o ambiente de Segunda Geração (2.0 ou superior), conforme exigência da Secretaria da Fazenda. Nesta nova geração da NF-e foram implementados novos campos, novas regras de validação, novas rotinas de segurança, mudanças no layout da nota e do DANFE, entre outras implementações. Devido à obrigatoriedade de mudança do ambiente de trabalho da NF-e, desenvolvemos esta cartilha para ajudar os usuários do Hábil Empresarial PROFISSIONAL e do Hábil Enterprise, fornecendo todas as informações necessárias para a migração. Caso haja alguma dúvida relacionada às explicações aqui descritas, entre em contato com nosso Departamento de Suporte Técnico através do telefone 0** ou do Para facilitar o tratamento das explicações contidas nesta cartilha, sempre que houver uma referência à Nota Fiscal Eletrônica utilizaremos a expressão NF-e.

5 Introdução 2 Aplicativos 2.1 Hábil Empresarial PROFISSIONAL Verificando a "Data do Executável" 2 Antes de iniciar a migração da NF-e para o ambiente 2.0 (ou superior), você precisa verificar se a Data do Executável do Hábil Empresarial PROFISSIONAL (data do arquivo.exe do programa) é igual ou superior a 07/06/2011. Para isso você precisará acessar o menu Utilitários > Informações do Sistema, dentro do Hábil Empresarial PROFISSIONAL. Ao abrir esta tela, verifique o campo Data do Executável, logo abaixo do campo Build. A imagem abaixo demonstra a localização deste campo: Se a Data do Executável informada neste local for inferior a 07/06/2011, será necessário atualizar o Hábil Empresarial PROFISSIONAL. Verifique o próximo tópico, Atualizando o Hábil Empresarial PROFISSIONAL. LEMBRE-SE: a NF-e somente pode ser utilizada se você possuir um executável com data igual ou superior a 07/06/2011 do Hábil Empresarial PROFISSIONAL Atualizando o Hábil Empresarial PROFISSIONAL Pelo fato da Nota Fiscal Eletrônica ser um documento fiscal, é necessário que você possua a última versão homologada no PAF-ECF do Hábil Empresarial versão PROFISSIONAL. Se você não sabe se sua versão é a última homologada, entre em contato com nosso Departamento de Vendas através do telefone 0** ou do para receber orientações sobre como atualizar sua CHAVE DE REGISTRO do Hábil Empresarial PROFISSIONAL. Para atualizar sua cópia do programa, acesse o endereço e faça o download do arquivo HabilUPG.exe. Após o download, execute o arquivo baixado e siga os passos

6 3 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) da instalação. Ao final da instalação, abra o Hábil seja efetuado um upgrade no banco de dados. Empresarial PROFISSIONAL para que Caso você tenha dúvidas em relação a atualização do programa, ou encontre problemas durante este procedimento, entre em contato com nosso Departamento de Suporte através do telefone 0** ou do Atualizando as Informações Cadastrais Depois de ter verificado e atualizado o Hábil Empresarial PROFISSIONAL, será necessário atualizar algumas informações cadastrais no seu banco de dados. Primeiramente, você deve abrir o cadastro de Empresas, no menu Arquivos > Empresas, acessar a aba Mensagens e atualizar os campos Empresa Optante Pelo Simples Nacional e CRT, conforme exibido na imagem abaixo: Marque a opção Empresa Optante Pelo Simples Nacional SOMENTE se esta for a situação da sua empresa. Defina o campo CRT com a opção correspondente a situação da sua empresa (caso não se encaixe no Simples Nacional, escolha a opção 3 Regime Normal). Depois de atualizar as informações da sua empresa, abra a tela de cadastro de produtos, que está disponível no menu Arquivos > Estoque > Produtos e Serviços, e acesse a aba Outros. Localize o campo Código/Gênero NCM. Este campo deve ser preenchido para todos os produtos cadastrados. Veja a localização do mesmo na imagem abaixo:

7 Aplicativos 4 Este código representa a Nomenclatura Comum ao Mercosul de cada produto do estoque. No link a seguir você encontrará a legislação que determina o uso obrigatório desta informação na NF-e 2.0 (ou superior): Localize e preencha também o campo CST / CSOSN disponível na aba Impostos, desta mesma tela, como mostra a imagem abaixo:

8 5 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Você também deve localizar e preencher os campos Determinação da Base do ICMS e Determinação da Base do ICMS ST, disponíveis na mesma aba Impostos da tela de cadastro de produtos, conforme exibido abaixo (use a barra de rolagem da aba Impostos para localizar estes campos):

9 Aplicativos 6 LEMBRE-SE: se você não souber quais valores devem ser preenchidos nos campos citados acima, você deverá entrar em contato com o(a) Contador(a) da sua empresa solicitando maiores informações sobre os mesmos. Somente ele(a) poderá lhe orientar quanto ao preenchimento destes campos. O não preenchimento dos campos citados acima implicará em rejeições durante o processamento das notas fiscais trabalhadas no Hábil Empresarial PROFISSIONAL e no Hábil NF-e 2.0 (ou superior) Instalando e Configurando a NF-e 2.0 ou superior Depois de ter atualizado sua versão do Hábil Empresarial PROFISSIONAL e ter preenchido todas as informações necessárias para o correto processamento das notas fiscais eletrônicas, você precisará instalar e configurar o Hábil NF-e 2.0 (ou superior). Para isso, acesse o endereço e baixe o arquivo SetupHabilNFe22.exe (versão 2.2) em uma pasta qualquer do seu computador que é (ou será) o SERVIDOR da NF-e. Após baixá-lo, execute-o. Siga os passos da instalação até chegar à tela abaixo:

10 7 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Para a primeira opção extra, Instala/Atualiza CAPICOM: marque esta opção para instalar a biblioteca CAPICOM. Esta biblioteca é um conjunto de arquivos e funções específicos para a comunicação entre o Hábil NF-e 2.0 (ou superior) e os servidores da Secretaria da Fazenda. Deixando esta opção marcada, ao prosseguir com a instalação do Hábil NF-e 2.0 (ou superior), o sistema lhe apresentará a seguinte tela:

11 Aplicativos 8 Mantenha a opção Copia da capicom.dll marcada e clique no botão Instalar. A seguir, o sistema solicitará que o computador seja reiniciado. NÃO reinicie a máquina e ignore a mensagem de alerta que será exibida em seguida. Para a segunda opção extra (primeira imagem deste tópico), Instala Raiz Certificadora: marque esta opção para instalar um pacote de certificados necessários para a utilização do Hábil NF-e 2.0 (ou superior). Deixando esta opção marcada, ao prosseguir com a instalação do Hábil NF-e 2.0 (ou superior), o sistema lhe apresentará a seguinte tela:

12 9 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Avance a instalação. Na próxima tela, deixe marcada a opção Selecionar automaticamente o armazenamento de certificados conforme o tipo de certificado e avance novamente a instalação. Em seguida, clique no botão Concluir para finalizar a instalação. Por fim, você verá uma tela com o prompt do MS-DOS solicitando que você pressione qualquer tecla várias vezes. Pressione qualquer tecla para concluir. Esta tela será fechada automaticamente. Clique no botão Concluir da tela do instalador do Hábil NF-e 2.0 (ou superior), que deve estar aberta ao fundo da área de trabalho. Após instalar o Hábil NF-e 2.0 (ou superior), execute-o. Logo na tela principal, você verá o botão Configurações (F3). Clique neste botão para visualizar as opções e configurações do programa. Preencha os campos e defina as opções desta tela de acordo com o seu uso. Para ver mais detalhes pressione a tecla F1 na tela do Hábil NF-e 2.0 (ou superior). Depois de configurar o Hábil NF-e 2.0 (ou superior), abra o Hábil Empresarial PROFISSIONAL e acesse o menu Utilitários > Configurar > Opções do Sistema. Acesse a aba NF-e e preencha o campo Caminho do Servidor com o endereço da pasta Monitor existente no diretório de instalação do Hábil NF-e 2.0 (ou superior) (normalmente é C:\Arquivos de programas\koinonia Software\Habil NFe 2.0\Monitor). Observe a imagem abaixo, que demonstra a localização deste campo:

13 Aplicativos 10 Se você não puder visualizar a aba NF-e, entre em contato com nosso Departamento de Suporte Técnico através do telefone 0** ou do Para obter mais informações sobre as configurações e o uso dos recursos do Hábil superior), pressione a tecla F1 na tela do programa para ler a ajuda detalhada. NF-e 2.0 (ou

14 11 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) 2.2 Hábil Enterprise Verificando o Hábil Enterprise Antes de iniciar a migração da NF-e para o ambiente 2.0 ou superior, você precisa licenciar o módulo Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Enterprise. Para isso, entre em contato com o Departamento de Vendas da Koinonia Software através do telefone 0** ou do Se você já licenciou este módulo do programa, não será necessário entrar em contato conosco. LEMBRE-SE: a NF-e somente pode ser utilizada se você licenciar o módulo Nota Fiscal Eletrônica, e se você atualizar o Hábil Enterprise Atualizando o Hábil Enterprise Depois de licenciar o módulo Nota Fiscal Eletrônica, você precisará atualizar o Hábil Enterprise. Estando no computador que é o SERVIDOR do programa, baixe e instale o arquivo heupg.exe disponível para download no endereço Caso você tenha alguma dúvida neste procedimento, ente em contato com nosso Departamento de Suporte através do telefone 0** Atualizando as Informações Cadastrais Depois de ter verificado e atualizado o Hábil informações cadastrais no seu banco de dados. Enterprise, será necessário atualizar algumas Primeiramente, você deve abrir o cadastro de Empresas, na aba Cadastros > Empresa > Cadastro, e atualizar o campo Código de Regime Tributário, conforme exibido na imagem abaixo:

15 Aplicativos 12 Defina o campo Código de Regime Tributário com a opção correspondente a situação da sua empresa (caso não se encaixe no Simples Nacional, escolha a opção 3 Regime Normal). Depois de atualizar as informações da sua empresa, abra a tela de cadastro de produtos, que está disponível na aba Cadastros > Produtos e Serviços > Cadastro. Verifique se a tabela de códigos do produto já possui uma linha para o Código NCM. Caso não exista uma linha para este código, clique no botão Inserir, como mostra a tela abaixo, e adicione um novo código do Tipo Código NCM, preenchendo a informação devida no campo Código:

16 13 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Este código representa a Nomenclatura Comum ao Mercosul de cada produto do estoque. No link a seguir você encontrará a legislação que determina o uso obrigatório desta informação na NF-e 2.0 ou superior: Além do Código NCM, você também precisará atualizar os campos Determinação da Base do ICMS e Determinação da Base do ICMS ST, disponíveis na área Impostos da tela de cadastro de produtos, conforme exibido abaixo:

17 Aplicativos 14 Ainda nesta área da tela, você deve verificar se, na Tabela de ICMS (imagem abaixo) existe uma linha que contém a Classificação Tributária correta para cada produto. Caso não exista, clique no botão Inserir para cria-la:

18 15 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Será mostrada uma pequena tela para inclusão de uma linha na Tabela de ICMS. Preencha os campos de acordo com as especificações de tributação do produto e clique em OK. Lembre-se que você pode definir uma Tabela de ICMS padrão, válida para todos os produtos, através da tela de cadastro de Empresas, na aba Cadastros > Empresas > Cadastro, dentro da área Impostos. ATENÇÃO! Se você não souber quais valores devem ser preenchidos nos campos citados acima, você deverá entrar em contato com o(a) Contador(a) da sua empresa solicitando maiores informações sobre os mesmos. Somente ele(a) poderá lhe orientar quanto ao preenchimento destes campos. O não preenchimento dos campos citados acima implicará em rejeições durante o processamento das notas fiscais trabalhadas no Hábil Enterprise e no Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior) Instalando e Configurando a NF-e 2.0 ou superior Depois de ter atualizado sua versão do Hábil Enterprise e ter preenchido todas as informações necessárias para o correto processamento das notas fiscais eletrônicas, você precisará instalar e configurar o Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior). Para isso, acesse o endereço habil.com/down/setuphabilerpnfe22.exe (versão 2.2) e baixe o arquivo SetupHabilERPNFe22.exe em uma pasta qualquer do computador que é (ou será) o SERVIDOR da NF-e. Após baixá-lo, execute-o. Siga os passos da instalação até chegar à tela abaixo:

19 Aplicativos 16 Para a primeira opção extra, Instala/Atualiza CAPICOM: marque esta opção para instalar a biblioteca CAPICOM. Esta biblioteca é um conjunto de arquivos e funções específicos para a comunicação entre o Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior) e os servidores da Secretaria da Fazenda. Deixando esta opção marcada, ao prosseguir com a instalação do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior), o sistema lhe apresentará a seguinte tela:

20 17 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Mantenha a opção Copia da capicom.dll marcada e clique no botão Instalar. A seguir, o sistema solicitará que o computador seja reiniciado. NÃO reinicie a máquina e ignore a mensagem de alerta que será exibida em seguida. Para a segunda opção extra (primeira imagem deste tópico), Instala Raiz Certificadora: marque esta opção para instalar um pacote de certificados necessários para a utilização do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior). Deixando esta opção marcada, ao prosseguir com a instalação do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior), o sistema lhe apresentará a seguinte tela:

21 Aplicativos 18 Avance a instalação. Na próxima tela, deixe marcada a opção Selecionar automaticamente o armazenamento de certificados conforme o tipo de certificado e avance novamente a instalação. Em seguida, clique no botão Concluir para finalizar a instalação. Por fim, você verá uma tela com o prompt do MS-DOS solicitando que você pressione qualquer tecla várias vezes. Pressione qualquer tecla para concluir. Esta tela será fechada automaticamente. Clique no botão Concluir da tela do instalador do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior), que deve estar aberta ao fundo da área de trabalho. Após instalar o Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior), execute-o. Logo na tela principal, você verá o botão Configurações (F3). Clique neste botão para visualizar as opções e configurações do programa. Preencha os campos e defina as opções desta tela de acordo com o seu uso. Para ver mais detalhes pressione a tecla F1 na tela do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior) para ler a ajuda. Depois de configurar o Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior), abra o Hábil Enterprise e acesse a aba Utilitários > Ferramentas > Configurações do Sistema. Acesse a área Globais, role a tela até o fim, e, na área Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), preencha o campo Caminho do Servidor com o endereço da pasta Monitor existente no diretório de instalação do Hábil ERP NF-e 2.0 (ou superior) (normalmente é C:\Arquivos de programas\koinonia Software\Habil Enterprise NFe 2.0 \Monitor). Observe a imagem abaixo, que demonstra a localização deste campo:

22 19 Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 (ou superior) Se você não puder visualizar a área Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), entre em contato com nosso Departamento de Suporte Técnico através do telefone 0** Para obter mais informações sobre as configurações e o uso dos recursos do Hábil ERP (ou superior), pressione a tecla F1 na tela do programa para ler a ajuda detalhada. 3 NF-e 2.0 Servidor da NF-e O Servidor da NF-e é o computador utilizado como mediador da comunicação entre o Hábil Empresarial PROFISSIONAL ou o Hábil Enterprise e os servidores da Secretaria da Fazenda. Este computador deve estar sempre disponível (ligado e funcionando) para que as demais máquinas da rede possam utilizá-lo quando necessário. Este computador tem as seguintes funções: Comunicação com os servidores da Secretaria da Fazenda; Envio das notas fiscais; Execução e manutenção ou do Hábil NF-e ou do Hábil Armazenamento das Notas Fiscais; ERP NF-e ; Se você já trabalha com a NF-e 1.0, você já sabe qual é o servidor da NF-e. Caso você esteja instalando a NF-e pela primeira vez, entre em contato com o Departamento de Suporte da Koinonia Software para obter mais informações sobre esta instalação.

23 Histórico de Atualizações 4 Histórico de Atualizações Versões do Hábil NF-e do Hábil Empresarial: Hábil NF-e 1.0 Hábil NF-e 1.1 Hábil NF-e 2.0 Hábil NF-e 2.2 Hábil NF-e 2.3 (versão ativa) - Versões do Hábil NF-e do Hábil Enterprise: 5 Hábil ERP NF-e 1.0 Hábil ERP NF-e 1.1 Hábil ERP NF-e 2.0 Hábil ERP NF-e 2.2 Hábil ERP NF-e 2.3 (versão ativa) - Referências Roberto Dias Duarte Principais Mudanças na Segunda Geração da NF-e Portal da Nota Fiscal Eletrônica Legislação e Documentos 20

24

25 Índice Remissivo Índice Remissivo -NNCM NF-e -A- 3, 11 1, 6, 11, 15, 19 Atualização 2, 11 Atualizando 2, 3, 11 Atualizar 11 -P- -C- -R- Cadastros 11 Certificados 6, 15 Código 11 Como Atualizar 2, 11 Configurar 6, 15 CSOSN 3, 11 CST 3, 11 Referências -D2 -E- 20 -SServidor 19 Sistema 2 Situação Tributária Última Versão -V- Empresas Enterprise 3, IImpostos 3 Informações 2, 3 Instalar 6, 15 Instruções 1 Introdução 1 -L20 -MMódulo 3, 11 -U- Data do Executável Links Produtos 11 Versão 2 2 3, 11 22

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DO HÁBIL EMPRESARIAL ÍNDICE Página 1. Orientações iniciais 3 2. Regularização de documentos perante a Receita 3 3. Verificando software e equipamento 4 3.1. Versão

Leia mais

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise.

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise. Hábil Enterprise Copyright 2009 2010 Koinonia Software Ltda. Fone: 0**46 3225-6234 Suporte: http://www.habilenterprise.com.br/suporte As orientações abaixo devem ser utilizadas para fazer a instalação

Leia mais

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial Integração com Nota Fiscal Eletrônica

NeXT ERP Sistema de gestão empresarial Integração com Nota Fiscal Eletrônica NeXT ERP Sistema de gestão empresarial Integração com Nota Fiscal Eletrônica Manual de Migração para NFe 2.0 Abril/2011 Página 1 de 10 Índice Migrando para o layout 2.0 da Nota Fiscal Eletrônica...3 Configurações

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [NF-e] ===== Manual. Nota Fiscal Eletrônica NF-e

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual [NF-e] ===== Manual. Nota Fiscal Eletrônica NF-e 1 Manual Nota Fiscal Eletrônica NF-e 2 01 Introdução 01.01 Por ser um sistema que antecede a Legislação da Nota Fiscal Eletrônica o U3 Marmoraria Plus, utiliza o emissor externo gratuito da NF-e para somente

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica O programa LimerSoft SisVendas gera o XML da nota fiscal eletrônica de produtos, porém o envio e validação deve ser realizado com o sistema oficial da receita

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA

MÓDULO DE NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Introdução... 2 Requisitos para Utilização do Módulo NF-e... 2 Termo de Responsabilidade... 2 Certificados... 2 Criação de Séries... 2 Framework... 3 Teste de Comunicação...

Leia mais

Lei do Imposto. Dezembro

Lei do Imposto. Dezembro Lei do Imposto Dezembro 2014 Guia para adaptação do sistema Wingas à Lei do Imposto 2.741/2012. Compatível com as versões 1.8.5 e posteriores. Atualizado em: 16/12/2014. 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2 1.1 OBJETIVOS

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Código: EM-110324 Módulo: EMPRESA Data: 24/03/2011 Revisão: TÉCNICA Assunto: Procedimento para Atualizar para NFe versão 2.0

Código: EM-110324 Módulo: EMPRESA Data: 24/03/2011 Revisão: TÉCNICA Assunto: Procedimento para Atualizar para NFe versão 2.0 Código: EM-110324 Módulo: EMPRESA Data: 24/03/2011 Revisão: TÉCNICA Assunto: Procedimento para Atualizar para NFe versão 2.0 Para migrar o sistema SGECS para versão 2.0 da Nota Fiscal Eletrônica Brasil

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada.

Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. 2012 Restart Informática Ltda. Equipe de Suporte [E-CAFI] Manual da equipe de Suporte. Proibida a reprodução e distribuição não autorizada. Sumário Instalando o ecafi... 2 Instalando o Serviço de E-mail...

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos...

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos... Índice 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 Primeiros Passos... 2 Minha Empresa... 3 Certificado

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O PRONAVTECH... 4 Primeiro Acesso... 5 Demais Acessos... 6 Esqueci Minha Senha... 7 Esqueci o usuário principal... 7 ÁREA DE TRABALHO DO PRONAVTECH...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10

Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10 Passo a Passo - Como Migrar do Emissor de NF-E Versão 2.0 para a Versão 3.10 Prezado Contribuinte, sugerimos manter o emissor para NF-e leiaute versão 2.0 instalado para fins de consulta dos documentos

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos

e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Página1 e-nota R Sistema de Emissão de Documentos Fiscais eletrônicos Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é o e-nota R?... 03 2. Configurações e Requisitos...

Leia mais

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial. O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Tutorial O Trade e a Nota Fiscal Eletrônica Este tutorial explica como configurar o Trade Solution e realizar as principais atividades relacionadas à emissão e ao gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas

Leia mais

REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO PROCEDIMENTOS DO USUÁRIO Nota: O Empresário poderá fazer a pesquisa de nome previamente ou concomitante ao processo.

REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO PROCEDIMENTOS DO USUÁRIO Nota: O Empresário poderá fazer a pesquisa de nome previamente ou concomitante ao processo. REQUERIMENTO DE EMPRESÁRIO PROCEDIMENTOS DO USUÁRIO Nota: O Empresário poderá fazer a pesquisa de nome previamente ou concomitante ao processo. 1. O USUÁRIO DEVERÁ ACESSAR O SITE DA JUNTA COMERCIAL (www.jucepa.com),

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Instalação da Aplicação Java...2 Instalação do Emissor...5 Instalação do Framework...7 Instalação das DLL s URL, SCHEMAS, CADEIA DE CERTIFICADO

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Manual do módulo Hábil NFC-e Emissor de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFC-e Índice 1 Cap. I Introdução 1 O que é... o Hábil NFC-e

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Procedimento para Atualização do DDFinance

Procedimento para Atualização do DDFinance Procedimento para Atualização do DDFinance Importante! Faça o backup do Banco de Dados antes de executar o procedimento. O processo de atualização deve ser executado diretamente no servidor para sistemas

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário

!!!!!!!!!! NF-e. Manual do Usuário NF-e Manual do Usuário ÍNDICE CADASTROS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE NFE... 3 CADASTRO DE PRODUTOS... 3 CFOP... 5 PERFIL TRIBUTÁRIO... 7 CADASTRO DE CLIENTES... 9 CADASTRO DE FORNECEDOR... 10 CADASTRO DE

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Novembro/2014 Sumário 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 1.1 O que é o menu

Leia mais

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFCE Antes de começar todo processo de instalação e configuração do ASAsys NFCe é necessário que o cliente

Leia mais

Manual para inserir documentos no sistema Projudi

Manual para inserir documentos no sistema Projudi TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE INFORMÁTICA Manual para inserir documentos no sistema Projudi O Projudi só aceita o envio de arquivos assinados, existem três formas de realizar a assinatura

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015

jfisc al Versão 3.0 - Fevereiro/2015 jfiscal Versão 3.0 - Fevereiro/2015 Índice 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL... 1 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INICIAL DO JFISCAL... 2 2.1 Download... 3 2.2 Instalação do jfiscal... 3 3 ADQUIRIR UMA LICENÇA DO

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Manual do Usuário Sumário 1. Sobre... 03 2. Configuração do Java... 04 3. Configuração do Applet... 10 4. Geração da NFS-e... 13 Sobre A Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Atualização do Certificado Digital

Atualização do Certificado Digital Atualização do Certificado Digital Houve uma renovação no certificado AC Raiz, este novo certificado Raiz da ICP-BRASIL ainda não está presente nos repositórios dos navegadores de internet. Por este motivo

Leia mais

CONFIGURAÇÕES PARA ENVIO DE ARQUIVO XML E PDF POR E-MAIL

CONFIGURAÇÕES PARA ENVIO DE ARQUIVO XML E PDF POR E-MAIL Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar e-mail do cliente... 4 3. Configurar Servidor NF-e... 8 4. Enviar DANF-e em XML e PDF... 11 5. Validar dados do configurador de e-mail...

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital

EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO. 2014 - VALID Certificadora Digital EMISSOR DE NOTA FISCAL GRATUITO GUIA DE USO 2014 - VALID Certificadora Digital Controle de Versões Autor Descrição Versão Data Lays Almeida Versão Inicial 1.0 06.11.2014 2014 - VALID Certificadora Digital

Leia mais

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nota Fiscal Paulista. Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Nota Fiscal Paulista Manual do TD REDF (Transmissor de Dados Registro Eletrônico de Documentos Fiscais) Versão 1.1 15/02/2008 Página 1 de 17 Índice Analítico 1. Considerações Iniciais 3 2. Instalação do

Leia mais

e-nota E Módulo de Entrega da Nota

e-nota E Módulo de Entrega da Nota Página1 e-nota E Módulo de Entrega da Nota Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota E... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota E... 05 4. Gerenciamento

Leia mais

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9 OBJETIVOS DO PROGRAMA DE COMPUTADOR IREasy Permitir a apuração do Imposto de Renda dos resultados das operações em bolsa de valores (mercado à vista, a termo e futuros). REQUISITOS MÍNIMOS DO COMPUTADOR

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

VVS Sistemas (21)3405-9500

VVS Sistemas (21)3405-9500 Índice Assunto Página Apresentação... 2 Funcionamento do Módulo... 3 Instalação do Módulo... 4 Configurações no C-Plus NF-e... 9 Acessando os arquivos... 11 Apresentação Apresentamos o módulo C-Plus NF-e

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Manual Alameda dos Quinimuras, de 187 Instalação 04068-900 São Paulo SP Certificado Digital A1 certificadodigital.com.br 3003 2300 (SAC) ÊS10 FL000-00 Papel produzido a partir de florestas renováveis.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO - VISÃO DE EMPRESAS. Todos os direitos reservados à Softbox

MANUAL DE UTILIZAÇÃO - VISÃO DE EMPRESAS. Todos os direitos reservados à Softbox MANUAL DE UTILIZAÇÃO - VISÃO DE EMPRESAS 2012 Todos os direitos reservados à Softbox 1101001112211110000212451 Seja bem vindo! Você está recebendo o MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS. Este manual

Leia mais

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores Módulo de Gestores Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores As telas oficiais do Módulo de Gestores estão disponíveis

Leia mais

Outlook XML Reader Versão 8.0.0. Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia

Outlook XML Reader Versão 8.0.0. Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia Outlook XML Reader Versão 8.0.0 Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia Add-in para o Outlook 2003, 2007 e 2010 responsável pela validação e armazenamento de notas fiscais eletrônicas. Atenção,

Leia mais

Cadastro de Corretores Manual do Usuário

Cadastro de Corretores Manual do Usuário susep 2012 Cadastro de Corretores SUSEP - CGETI - COSIM Fevereiro/2012 Conteúdo Apresentação...3 Mapa do Sistema de Cadastro de Corretores...4 Padrões...5 Acesso ao Sistema...6 Menu Principal...6 Informações

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Manual Técnico Instalação do Sistema Vixen Ponto de Venda Point Of Sale

Manual Técnico Instalação do Sistema Vixen Ponto de Venda Point Of Sale Manual Técnico Instalação do Sistema Vixen Ponto de Venda Point Of Sale www.pwi.com.br 1 Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido,

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE

DIF-e - MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO CONTRIBUINTE Página 1 de REVISÃO DATA VERSÃO DO HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES SISTEMA 00 1.0 Emissão inicial. Página 2 de Sumário 1. Introdução... 4 2. Modelo Conceitual... 4 3. Programa Cliente... 5 3.1 Telas de Configuração...

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Módulo NF-e. Manual de Utilização

Módulo NF-e. Manual de Utilização Módulo NF-e Manual de Utilização 1 Conteúdo Passo-a-passo para emissão de NF-e... 3 1. Obtendo seu Certificado Digital... 3 2. Registrando-se na Secretaria da Fazenda para Homologação (testes)... 4 3.

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010

Manual para geração do SINTEGRA Março/ 2010 As instruções que se seguem referem-se a geração do arquivo SINTEGRA para a Radio Extra. É importante esta informação pois as exigibilidades do SINTEGRA variam de acordo com tributação estadual incidente

Leia mais

GERENCIADOR DE IMPORTAÇÃO DE XML

GERENCIADOR DE IMPORTAÇÃO DE XML GERENCIADOR DE IMPORTAÇÃO DE XML A partir da versão 3.4.71.0 do SIAGRI AGRIBUSINESS está disponível o Gerenciador de Importação de XML (SiagriREA). Este aplicativo tem como finalidade gerenciar os arquivos

Leia mais

SIAI Despesa de Pessoal (DP) MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0

SIAI Despesa de Pessoal (DP) MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 Natal, Maio de 2013 Sumário 1. O que é o SIAI DP... 3 2. Requisitos mínimos de instalação... 4 2. Como instalar o SIAI DP Módulo Coleta... 4 3. Acessando o SIAI DP... 8

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.0

Manual de Utilização. Versão 1.0.0 Manual de Utilização Versão 1.0.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Sistema... 4 1.2 Aba Certificados... 4 1.3 Aba Recebimento de E-mail... 5 1.4 Aba Saída de Dados... 6 1.5 Aba Proxy... 7 1.6

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Thunderbird para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Thunderbird para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Thunderbird para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Thunderbird Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap e smtp da DAC

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Manual do Assistente do Certificado Digital

Manual do Assistente do Certificado Digital Manual do Assistente do Certificado Digital Índice Bem-vindo ao Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 Iniciando o Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 4 Renovação de Certificado

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Í n d i c e Julho, 2010 Introdução... 2 1. Acerto dos cadastros de Clientes e de Produtos... 4 1.1. Cadastros Básicos - Cadastro de Clientes... 4 1.2. Cadastros Básicos Cadastro

Leia mais