Teoria Geral dos Sistemas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria Geral dos Sistemas"

Transcrição

1 Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho

2 Exercícios objetivos 1. Quando ocorre um fenômeno no ambiente que influencia a organização, por exemplo em virtude da inflação ter que aumentar os preços, e a organização precisa superar esse fator, a isto damos o nome de: a) Resiliência b) Morfogênese c) Fronteira d) Desordem

3 Exercícios objetivos 2. Ocorre quando a organização tem a necessidade de modificar a si própria, em virtude de fatores ambientais, num processo que ocorre em função do feedback dado à empresa. A esse processo chama-se: a) Desordem b) Resiliência c) Fronteira d) Morfogênese

4 Exercícios objetivos Prova: CESPE Correios - Analista de Correios - Administrador No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue os itens subsequentes. A entropia positiva ocorre quando uma organização busca insumos ou matérias-primas para convertê-los em produtos que atendam às necessidades de clientes. Certo ou Errado?

5 Exercícios objetivos Prova: FCC METRÔ-SP - Analista Treinee - Administração de Empresas Considere a capacidade das organizações, enquanto sistemas abertos, de I. conservar um estado equilibrado por meio de mecanismos auto-reguladores; II. importar mais energia do ambiente externo do que expender; III. alcançar, por vários caminhos, o mesmo estado final, partindo de iguais ou diferentes condições iniciais. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a a) homeostase; importação de energia; diferenciação. b) homeostase; entropia negativa; equifinalidade. c) entropia negativa; importação de energia; homeostase. d) estado firme; homeostase dinâmica; diferenciação. e) equifinalidade; homeostase; estado firme.

6 Organização como sistema fechado e aberto

7 Organização como sistema fechado Limitação às regras de funcionamento interno; ênfase em procedimentos não em programas. Interdependência entre a organização e seu ambiente. Considera que o ambiente não faz diferença. Insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.

8 Organização como sistema aberto Natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização (rigidez). Um sistema organizacional rígido não pode sobreviver se não conseguir responder às mudanças ocorridas no ambiente. A organização como sistema aberto oferece ao ambiente os produtos que ele necessita. O sistema precisa de constante e apurada informação do ambiente.

9 O homem funcional Teoria de Sistemas Teoria Clássica: homo economicus Teoria das Relações Humanas: homem social Teoria Estruturalista: homem organizacional Teoria Behaviorista: homem administrativo O indivíduo comporta-se dentro em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto. As organizações são sistemas de papéis, nas quais as pessoas desempenham papéis.

10 Organizações de aprendizagem

11 As cinco disciplinas Convergem para criar as novas organizações adaptadas à atual realidade da sociedade do conhecimento. Cada uma é decisiva para o êxito das demais. Cada disciplina contribui com uma dimensão vital para a construção de uma organização com a autêntica capacidade de aprendizagem. Devem desenvolver-se em conjunto nas organizações.

12 As cinco disciplinas Segundo Senge (1990), as cinco disciplinas são: Domínio pessoal. Consiste na melhoria pessoal. Busca da aprendizagem constante. Devemos esclarecer o que é importante para nós. Devemos aprender continuamente a enxergar com mais clareza a realidade do momento. Modelos mentais. Pressupostos que influem e determinam nossa forma de agir e ver o mundo. Imagens internas de mundo. Metanóia: mudança de enfoque e de modelo mental. Possibilita transitar de uma perspectiva para outra. Importante na aprendizagem pois pressupõe uma mudança de modelo mental.

13 As cinco disciplinas Segundo Senge (1990), as cinco disciplinas são: Visão compartilhada. Imagem do futuro que procura atingir. Compromisso verdadeiro, e não um simples acatamento de uma visão imposta. Aprendizagem em grupo Existência de um diálogo verdadeiro entre os membros de um grupo. Descoberta de percepções que não se alcançariam individualmente. Pensamento sistêmico Marco conceitual, um corpo de conhecimentos e ferramentas. Nova abordagem organizacional onde o importante é ver o todo e não cada parte isoladamente. As empresas e os outros feitos humanos são sistemas.

14 Modelos de Organização

15 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Schein A organização é um sistema aberto em constante interação com o meio, que recebe dele e fornece para ele. A organização é um sistema com objetivos ou funções múltiplas. A organização é um conjunto de subsistemas em interação dinâmica uns com os outros.

16 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Schein Os subsistemas são mutuamente dependentes. A organização existe em um ambiente dinâmico que compreende outros sistemas. Os múltiplos elos entre a organização e seu ambiente tornam difícil a clara definição das fronteiras organizacionais.

17 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Katz e Kahn Organização como um sistema aberto Importação (entradas) A organização recebe insumos do ambiente. Transformação (processamento) Os sistemas abertos transformam a energia recebida. Exportação (saídas) Os sistemas abertos exportam seus produtos para o meio ambiente.

18 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Katz e Kahn Organização como um sistema aberto Os sistemas são ciclos de eventos que se repetem O funcionamento do sistema aberto consiste em ciclos recorrentes de importação transformação exportação. Entropia negativa É um processo reativo de obtenção de reservas de energia no intuito de deterem o processo entrópico.

19 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Katz e Kahn Organização como um sistema aberto Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação Os sistemas abertos recebem insumos que serão transformados ou processados, como também entradas que proporcionam sinais à estrutura sobre o ambiente e sobre seu próprio funcionamento em relação à ele.

20 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Katz e Kahn Organização como um sistema aberto Estado firme e homeostase dinâmica O sistema aberto mantém uma certa constância no intercâmbio de energia importada e exportada do ambiente, assegurando o caráter organizacional e evitando o processo entrópico. Diferenciação Corresponde à multiplicação e à diferenciação de funções Funções especializadas, hierarquizadas e diferenciadas.

21 Modelos de organização como sistemas abertos Modelo de Katz e Kahn Organização como um sistema aberto Equifinalidade Um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais. Limites ou fronteiras São as barreiras entre o sistema e o ambiente. Definem a esfera de ação do sistema, bem como o seu grau de abertura em relação ao ambiente.

22 Exercícios objetivos Prova: ESAF CVM - Analista - Recursos Humanos - prova 2 Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica: a) finalidades diferenciadas. b) inexistência de limites ou fronteiras. c) entropia positiva. d) homogeneização. e) importação-transformação-exportação de energia.

23 Trabalho Individual 1. A quinta disciplina: pensamento sistêmico 2. Resenha crítica 3. Entrega: 13/10/2011

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema Aula 04 As relações entre ambiente e sistema Teoria Geral de s TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Relação e Ambiente A relação entre sistema e ambiente pode ser melhor compreendida, se vista sobre a

Leia mais

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes

Leia mais

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 2 Prof. Fábio Arruda A Organização como um Sistema Aberto O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema aberto criado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 3 Prof. Fábio Arruda Modelos de Organização 1- Modelo de Katz e Kahn A organização apresenta as características típicas de um sistema aberto: a) A organização como um sistema

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Conceito de interação Dois

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 2- ADN-1 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 2ADN-1 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Resposta à natureza complexa das organizações e à incerteza dos ambientes Causalidade mecânica Causalidade probabilística Administração:

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Origens da Teoria de Sistemas: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Ludwig von Bertalanffy (1901 a 1972) teve grande influência na Teoria Geral dos Sistemas. Esse alemão dizia que os sistemas não podem

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 2 HISTÓRICO Gottfried Leibniz (1646 1716) chamava de Sistema: Repertório de conhecimentos que não se limitasse a ser um simples inventário, mas que contivesse suas razões ou provas

Leia mais

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Sistêmica Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ABORDAGEM SISTÊMICA Sistemas Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 4 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico TEORIA GERAL DE SISTEMAS Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico 1 A Teoria de Sistemas é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS) Surge a partir dos trabalhos do biólogo

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

Teoria Geral da Administração 27/10/2013

Teoria Geral da Administração 27/10/2013 Abordagem Sistêmica da Administração TEORIA DE SISTEMAS CONCEITO DE SISTEMAS Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas 2

Teoria Geral dos Sistemas 2 Teoria Geral dos Sistemas 2 Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares CONCEITOS

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10 Prof. Fábio Arruda Características do DO 1. Focalização na organização como um

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho O Conceito de Sistema O Conceito

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Sistema - pressupostos Teoria Geral dos Sistemas Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Universidade de Brasília

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor)

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor) Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas 1903...Administração Científica (Taylor) Ênfase na Estrutura 1911...Teoria Clássica (Fayol) 1947...Organização Burocrática (Max Weber) Ênfase nas Pessoas 1932...Teoria

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS OBJETIVOS Conhecer os principais conceitos e desafios da Teoria Geral de Sistemas. METODOLOGIA Aprendizagem ativa. EMENTÁRIO A origem da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Conceito amplo de sistema. A sociedade evolui com a evolução da inteligência e do desenvolvimento científico. Medo: fenômenos não compreendidos.

Leia mais

TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO. ORIGENS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO A Teoria dos Sistemas foi introduzida na Administração, a partir da década de 1960, tornando-se parte integrante da

Leia mais

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO ASI I Contexto A atual sociedade, onde as organizações estão inseridas, pode ser considerada uma sociedade do conhecimento, na qual os gerentes devem abandonar tudo

Leia mais

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Controle Ambiente e Continuidade Instrumentos gerenciais? Tipos de empresas... FORÇA E IMPORTÂNCIA NO MERCADO? UM NEGÓCIO SUSTENTADO? Como desenvolver a

Leia mais

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Aula 03 O Conceito de Sistemas Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 TGS X S.I. Parâmetros dos Sistemas Um sistema

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 6 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria dos Sistemas TCM - RJ Período 2006 2016 1) FCC - AFR SP/SEFAZ SP/2006 Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições

Leia mais

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari

Administração Material de Apoio Professor Marcos Ferrari Processos Decisórios Prof. Marco Ferrari @profmarcoferrari Cronograma Processo Decisório Decidir consiste em escolher uma linha de ação que possibilite o resultado esperado. Tomar uma decisão significa,

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

Tema 03 A Dimensão Tecnológica Como Estratégia Empresarial

Tema 03 A Dimensão Tecnológica Como Estratégia Empresarial Autoria: Reimy Solange Chagas Tema 03 A Dimensão Tecnológica Como Estratégia Empresarial A Dimensão Tecnológica Como Estratégia Empresarial Autoria: Reimy Solange Chagas Como citar esse documento: CHAGAS,

Leia mais

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origens Surgiu em 1940 nos Estudos de Ludwig von Bertalanffy (biólogo alemão) sobre sistemas gerais (metabolismo, estados

Leia mais

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 36 Ponto de Partida: da Visão Sistêmica SISTEMA: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Processos 1. (CESPE/TC-DF/Auditor/2012) A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar

Leia mais

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA

A METACOGNIÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA A organização do conhecimento na resolução de em física A qualidade da organização do conhecimento é uma característica que diferencia favoravelmente os especialistas dos iniciados e que os leva a conseguir

Leia mais

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009 Resumo Leonel Fonseca Ivo 17 de novembro de 2009 1 Teoria de Sistemas A Teoria de Sistemas (TS) é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), cujo objetivo é produzir teorias e formulações conceituais

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista As organizações e seu ambiente Introdução O que são as organizações e por que elas são tão importantes? As organizações são extremamente complexas. Elas afetam todos os aspectos da vida humana, ou seja,

Leia mais

Visão sistemática e contingencial da organização

Visão sistemática e contingencial da organização Visão sistemática e contingencial da organização Das diversas abordagens das escolas acerca de teorias organizacionais aquelas que fornecem o instrumento mais adequado para estudar os problemas de informação

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 Controles e Avaliações SISTEMAS ASPECTOS BÁSICOS Objetivos

Leia mais

Graduação em Administração. Teorias da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo

Graduação em Administração. Teorias da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo Graduação em Administração Teorias da Administração Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo bfelix@fucape.br A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspec5va Sociotécnica das Organizações Ludwig von Bertalanffy

Leia mais

TGS. Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados. TEORIA GERAL DE SISTEMAS 14/03/2014

TGS. Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados. TEORIA GERAL DE SISTEMAS 14/03/2014 TEORIA GERAL DE SISTEMAS TGS Fundamentos Prof. Reginaldo Brito Egípcios e Babilônios (3000 a. C) Jacó e Labão (4000 a.c.) Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados.

Leia mais

A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)

A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a) 1-65621 ( Prova: CESGRANRIO - 2012 - Chesf - Profissional de Nível Superior - Administração / Administração A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica,

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 Teoria e Análise das Organizações Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Ressaltar a organização enquanto objeto de estudo científico; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o Comparar

Leia mais

Teoria da Contingência -

Teoria da Contingência - 1 CONTINGÊNCIA [Do lat. contingentia.] Substantivo feminino. 1. Qualidade do que é contingente. 2. Incerteza sobre se uma coisa acontecerá ou não. 3. Com. Cota, quinhão, contingente. A estrutura da empresa

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Sistêmica da administração Slides de Aula Teoria de Sistemas (Teoria Contingencial) Fonte: Chiavenatto e diversos autores 22/11/2014 Abordagem

Leia mais

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo

INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo INSS Economia Macroeconomia Keynesiana Fábio Lobo 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MACROECONOMIA KEYNESIANA Nesta aula, estudaremos que variáveis determinam

Leia mais

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra Abordagem Sistêmica Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. Complexidade é a condição normal que as organizações e os administradores devem

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA CÂMBIO, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA CÂMBIO, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA CÂMBIO, EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES Fevereiro/2010 OBJETIVO: Avaliar a participação das exportações nas vendas das empresas, a utilização de produtos e insumos s e as

Leia mais

1

1 Teoria Geral da Administração Unidade 02 O das Organizações 3.1 Conceito de Sistemas 3.2 Conceito de PARTE 2: ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI A p o s t i l a 03 Capítulo 3 3.2.1 Geral 3.2.1 Tarefa www.humbertoarantes.com.br

Leia mais

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M

O, S & M, O QUE É? SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M O, S & M, O QUE É? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS ORGANIZAÇÃO Preocupa-se com a estrutura organizacional da Empresa e com a distribuição de funções, de forma que este conjunto possa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comunicação Prof. Joel Dutra aula de 19.04.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre os processos de comunicação nas organizações e processo de escuta ativa. 2 Conteúdo

Leia mais

INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional

INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional UMA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO HUMANA Aspectos fundamentais da Teoria dos Sistemas Aplicação do modelo sistémico ao estudo da comunicação

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 9 seções 3.3 e 3.4 Grupos e Equipes 1 Seção 3.3 GRUPOS E EQUIPES 2 Grupos Comportamento das pessoas sozinhas costuma ser diferente do que quando estão em grupos Grupo

Leia mais

Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027

Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027 UNICER Bebidas de Portugal, S.A. A Organização como um Sistema Aberto Ana Duarte ci05002 David Araújo ci05015 Filipa Ramalho ci05020 Marlene Alves ci05027 1 Introdução Enquadramento Trabalho realizado

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo?

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? TERAPIA FAMILIAR A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? Abordagens influentes do século XX Os problemas psicológicos provêm da interação doentia com os membros da família. Solução: Afastar os

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 3 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider de Desempenho (IDs), com o seguinte conceito: Uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

PARTE I INOVAÇÕES GERENCIAIS NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL

PARTE I INOVAÇÕES GERENCIAIS NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL PARTE I INOVAÇÕES GERENCIAIS NA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL 2. AMBIENTE E ORGANIZAÇÕES 2.1.O ambiente na Teoria das organizações A questão do ambiente vem sendo abordada de diferentes formas e em níveis

Leia mais

Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial

Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial Aprendizagem Organizacional e Conhecimento Empresarial Sergio Luis da Silva ( / UFSCar) preserv the best and reinvent the rest Novo lema da HP, criação de sua CEO Carly Fiorina, que quer resgatar o espírito

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Exercício 1. Ainda tendo como

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

A Teoria Geral do Sistema na Ótica do Turismo: Uma Revisão dos Modelos de Sistemas Turísticos

A Teoria Geral do Sistema na Ótica do Turismo: Uma Revisão dos Modelos de Sistemas Turísticos A Teoria Geral do Sistema na Ótica do Turismo: Uma Revisão dos Modelos de Sistemas Turísticos RESUMO Danielle Fernandes Costa Machado 1 Marlusa Gosling 2 Um dos principais entraves da pesquisa em turismo

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico

Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico Modelos de determinação da renda: o Modelo Clássico 1 Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia, baseadas em pressupostos diferentes e com resultados diferentes. A contabilidade

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes Tópico V do Edital V) 1. A teoria das organizações e processo de gestão nas esferas públicas e privadas. 2. As escolas de administração. 3. As novas modalidades

Leia mais

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA O que é um Sistema? Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema: O sistema telefônico ficou mudo O sistema de coleta de lixo está

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos

Organização, Sistemas e Métodos Organização, Sistemas e Métodos Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo: Escolas Tradicionalista

Leia mais

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS 24/08/2016 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA SURGIMENTO DA TGS

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS 24/08/2016 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA SURGIMENTO DA TGS EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA TEORIA GERAL DE SISTEMAS TGS Fundamentos Prof. Reginaldo Brito Egípcios (3000 a. C) Exército de Napoleão (séc XVII e XIX) Ford T (1908) Sputnik (URSS 1957) SISTEMA - gr sistemis

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 12. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 12. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 12 Prof. Fábio Arruda 2) Teoria da Expectância O modelo de Vroom foi desenvolvido por Lawler III que o relacionou com o dinheiro. As conclusões de Lawler III são as seguintes.

Leia mais

ISO 9000:2000 ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA 5/9/2002 Revista Banas Qualidade No Setembro/ Pág.

ISO 9000:2000 ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA 5/9/2002 Revista Banas Qualidade No Setembro/ Pág. ISO 9000:2000 ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO E 5/9/2002 Revista Banas Qualidade No 124 - Setembro/2002 - Pág. 24 ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados

Leia mais

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz.

Economia. Modelo Clássico. Professor Jacó Braatz. Economia Modelo Clássico Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia MODELO CLÁSSICO Renda e produto de equilíbrio Modelo Clássico x Modelo Keynesiano São duas formas de entender a economia,

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X TEMPOS DE MUDANÇA E APRENDIZADO NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA A QUINTA DISCIPLINA DE PETER SENGE Jorge Cardoso Mérly Luane O momento histórico presente tem sido cada vez mais caracterizado

Leia mais

- 1ª Lista de Exercícios -

- 1ª Lista de Exercícios - - 1ª Lista de Exercícios - Introdução à Engenharia de Software Questão 1) A engenharia de software está relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças

Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma 25 09 de Abril de 2015 Gestão de mudanças: o papel do novo líder em uma gestão de mudanças Flávio Luiz Barbosa

Leia mais

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves Comércio internacional: Determinantes Reinaldo Gonçalves Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 1. Determinantes Volume Composição Preços Direção Tese

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas,

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, Visão Sistêmica Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, 1 Conceito de Sistemas Um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com o mesmo determinado

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Engenharia de Software. Engenharia de Software SISTEMA. Conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir determinados objetivos

Engenharia de Software. Engenharia de Software SISTEMA. Conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir determinados objetivos Faculdade Nossa Cidade Curso: Gestão da tecnologia da Informação Disciplina: Prof. Luiz Antonio do Nascimento Aula 2: TGS Bibliográfia: TONSIG, SL ngenharia de Software Análise e Projeto de Sistemas Rio

Leia mais

Ensinar e aprender: Processos e relações interdependentes. Profa. Dra. Maria Regina Cavalcante Profa. Dra. Alessandra de Andrade Lopes

Ensinar e aprender: Processos e relações interdependentes. Profa. Dra. Maria Regina Cavalcante Profa. Dra. Alessandra de Andrade Lopes Ensinar e aprender: Processos e relações interdependentes Profa. Dra. Maria Regina Cavalcante Profa. Dra. Alessandra de Andrade Lopes Eixo 2: Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: epistemologia do ensinar

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teorias da Administração Período 2014 2016 1) FCC Analista Controle Externo (TCE-GO)-2014 Nas, o Homo Economicus pode ser interpretado como Homem Operacional, pois é considerado

Leia mais

Comunicação e comportamento Organizacional

Comunicação e comportamento Organizacional Comunicação e comportamento Organizacional Aula 2 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Organizações de Aprendizagem. 16 Peter Senge, dos autores mais recentes, foi quem melhor definiu o conceito de organização

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 03 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AUL http://www.industryplayer.com/ 1.Aponte as principais características do GAME (design, som, personagens,

Leia mais