TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Professor Flávio Toledo

2 Origens Surgiu em 1940 nos Estudos de Ludwig von Bertalanffy (biólogo alemão) sobre sistemas gerais (metabolismo, estados estáveis, crescimento e sistemas abertos) Solução de problemas exige um enfoque sistêmico A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes. Correlação entre Organizações e Organismos Biológicos (Miller e Rice) Antes de discutir sobre empresa, sistemas e tecnologia da informação, é preciso entender a Teoria Geral de Sistemas, suas premissas e seus pressupostos.

3 TEORIA GERAL DE SISTEMAS Três premissas básicas: Os sistemas existem dentro dos sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

4 SISTEMA Conjunto de elementos interativos e relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo. (Silva, 2001)

5 SER HUMANO Sistema Fisiológico e Psicológico Células Órgãos Etc. Atitudes Expectativas Etc.

6 Modelo Genérico de Sistema Aberto Entradas Informação Energia Recursos Materiais Transformação Saídas Informação Energia Recursos Materiais FEEDBACK

7 TIPOS DE SISTEMAS Quanto sua constituição: Físicos ou concretos Abstratos ou conceituais Quanto a sua natureza: Fechados Abertos (a adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e autoorganização) O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO É PERFEITAMENTE APLICÁVEL À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

8 Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis. Ênfase nos elementos e nas suas interações, interdependências e cadeias de efeitos Nenhuma simples parte de uma organização pode ser totalmente compreendida, se a relação desta com as outras partes não for examinada

9 Parâmetros dos sistemas: Entrada Saída Processamento Retroação Ambiente

10 Elementos de C. West Churchman Objetivos Ambiente Sistema Atividades Recursos Administração

11 Aplicações da TGS Psicologia Sociologia Economia Cibernética Administração e em muitas das ciências físicas A Aplicação da TGS nas Organizações é chamada de Teoria de Sistemas

12 Abordagem sociotécnica É uma corrente baseada na Teoria dos Sistemas que considera as organizações um conjunto integrado envolvendo um subsistema social (pessoas) e um subsistema técnico (tecnologias, máquinas, eq. etc.). Quase sempre é a tecnologia quem determina o tipo de entrada humana necessário à uma organização.

13 É importante que os administradores empresariais entendam o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema e a estrutura, o funcionamento e o processo político das organizações. Tecnologia e organização (ou empresa), devem ser ajustadas entre si para que se obtenha uma harmonização perfeita entre os dois domínios.

14 As Organizações como Sistemas Sócio-Técnicos Modelo de Tavistock Ênfase na relação entre as variáveis técnicas e sociais dentro do sistema Mudança numa parte, técnica ou social, afeta outras partes e assim o sistema como um todo Interação entre os fatores psicológicos, sociais, estruturais e tecnológicos do sistema

15 Sistema Sócio- Técnico Subsistema Técnico Subsistema Social Instalações físicas Máquinas Equipamentos Tecnologia Pessoas Relações sociais Habilidades Capacidades Necessidades

16 A Organização apresenta-se como uma estrutura autônoma com capacidade de se reproduzir e pode ser focalizada através de uma teoria de sistemas capaz de propiciar uma visualização de um sistema de sistemas, tanto do ponto de vista individual como coletivo, ou seja, da organização como um conjunto. A abordagem sistêmica tem por objetivo representar, de forma compreensiva e objetiva, cada organização.

17 A Cibernética Norbert Wiener ( ), surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar as várias ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras.

18 Principais conceitos: É a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja máquina. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula o seu comportamento. Para Bertalanffy a cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio e dentro do sistema e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.

19 Campo de estudos da Cibernética: os Sistemas é um conj. de elementos que estão dinamicamente relacionados. O sistema dá a idéia de conectividade. Entradas Dados Energia Matéria Saídas Informação Energia Matéria

20 Representação dos sistemas: os Modelos A cibernética busca a representação de sistemas originais através de outros sistemas comparáveis. Modelo: é a representação simplificada de alguma parte da realidade. Deve considerar: ISOMORFISMO: possuem semelhança de forma. Ex: final de uma linha de montagem. HOMOMORFISMO: guardam entre si proporcionalidades de formas, embora nem sempre do mesmo tamanho. Ex: sistemas extremamente complexos.

21 Três razões para sua utilização: Quando a manipulação de entidades reais (pessoas ou organizações) é socialmente inaceitáveis ou legalmente proibida. A incerteza com que a Administração lida cresce rapidamente, e aumenta desproporcionalmente as conseqüências dos erros. A capacidade humana de construir modelos representativos da realidade melhorou enormemente.

22 Principais conceitos relacionados aos sistemas Entrada (input): informação, energia, materiais. Saída (output) Caixa Negra (Black Box): sistema impenetrável ou inacessível, ou ainda, complexo, de difícil explicação. Retroação (Feedback): comunicação de retorno (pode ser: positiva ou negativa). Homeostasia: equilíbrio dinâmico entre as partes. Informação: processo de redução da incerteza.

23 Dado: é um registro ou uma anotação a respeito de um evento ou ocorrência. Informação: é um conjunto de dados com significado (conj. de letras formar uma frase). Comunicação: tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.

24 Teoria da Informação Fonte: voz humana Transmissor: aparelho telefônico Canal: fio condutor que liga um aparelho ao outro Receptor: o outro aparelho telefônico Destino: ouvido humano Ruído: interferência, linha cruzada, ruídos.

25 Conceito de Redundância É a repetição da mensagem para que sua recepção correta seja mais garantida. Elimina o ruído e previne distorções e enganos na recepção da mensagem.

26 Conceito de Entropia 2º Lei da Termodinâmica; Refere-se à perda de energia em sistemas isolados, levando-os a degradação, desintegração e ao desaparecimento. Ao processo reativo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia. A informação é a base da configuração e da ordem.

27 Conceito de Sinergia Significa literalmente trabalho conjunto Constitui o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam o seu resultado global. As organizações são exemplos de efeito sinergístico. 3+3= 7, ou, então, 3+3=3,4,7,13,X,Y unidades de saída.

28 Conceito de Informática É a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos. O processamento da informação levou ao surgimento do computador eletrônico, dando início a era da Informática, a partir de 1945.

29 Conseqüências da Cibernética na Administração Automação: é uma síntese da ultramecanização, super-racionalização (melhor combinação dos meios). Com a automação surgiram as fábricas auto-geridas. Os autômatos, são engenhos que contém dispositivos capazes de tratar informações (ou estímulos) que recebem do meio exterior e produzir ações (ou respostas). Noção de máquinas organizadas: o conceito de máquina se aproxima do conceito de organização.

30 Informática: o principal impacto do computador foi criar funções ilimitadas para as pessoas. O sucesso da informática reside no espetacular aumento da eficácia em todas as operações que dependam dela. A informática é um poderoso instrumento de produção e dinamização das informações.

31 AMBIENTE GERAL VARIÁVEIS ECONÔMICAS VARIÁVEIS ECOLÓGICAS CONSUMIDORES AMBIENTE OU USUÁRIOS CONTROLE GRUPOS REGULADORES VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS VARIÁVEIS TECNOLÓGICAS AMBIENTE INTERNO PLANE- JAMENTO DIREÇÃO TAREFA FORNECEDORES DE RECURSOS ORGANI- ZAÇÃO CONCORRENTES INTERFACE VARIÁVEIS POLÍTICAS VARIÁVEIS LEGAIS VARIÁVEIS SOCIAIS

32 OBRIGADO! Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo

Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2. Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011

Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2. Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011 Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2 Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011 1 Teoria dos Sistemas Cibernética Norbert Wiener (1943-47) 2 A Cibernética Norbert

Leia mais

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos de cibernética: Ciência da comunicação e do controle. É um sistema de controle baseada na comunicação. 2. Sistemas: Conjunto de elementos que estão dinamicamente

Leia mais

Teoria Geral da Administração 27/10/2013

Teoria Geral da Administração 27/10/2013 Abordagem Sistêmica da Administração TEORIA DE SISTEMAS CONCEITO DE SISTEMAS Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Sistêmica da administração Slides de Aula Teoria de Sistemas (Teoria Contingencial) Fonte: Chiavenatto e diversos autores 22/11/2014 Abordagem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 4 Prof. Fábio Arruda Conceito de Informação O conceito de informação, tanto do ponto de vista popular como do ponto de vista científico, envolve um processo de redução de incerteza.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Sistêmica Parte 2 Prof. Fábio Arruda Abordagem Sistêmica da Administração: 1. 2. Teoria Matemática da Administração 3. Teoria de Sistemas INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO O ponto

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Origens da Teoria de Sistemas: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Ludwig von Bertalanffy (1901 a 1972) teve grande influência na Teoria Geral dos Sistemas. Esse alemão dizia que os sistemas não podem

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas,

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, Visão Sistêmica Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, 1 Conceito de Sistemas Um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com o mesmo determinado

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Conceito de interação Dois

Leia mais

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes

Leia mais

OS SISTEMAS parte c PROBABILISMO OU INDETERMINAÇÃO. De acordo com Beer, quanto a diferença os sistemas podem ser: Determinísticos Probabilísticos

OS SISTEMAS parte c PROBABILISMO OU INDETERMINAÇÃO. De acordo com Beer, quanto a diferença os sistemas podem ser: Determinísticos Probabilísticos OS SISTEMAS parte c PROBABILISMO OU INDETERMINAÇÃO De acordo com Beer, quanto a diferença os sistemas podem ser: Determinísticos Probabilísticos Probabilismo ou indeterminação refere-se aos sistemas probabilísticos

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 Controles e Avaliações SISTEMAS ASPECTOS BÁSICOS Objetivos

Leia mais

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico TEORIA GERAL DE SISTEMAS Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico 1 A Teoria de Sistemas é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS) Surge a partir dos trabalhos do biólogo

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Conceito amplo de sistema. A sociedade evolui com a evolução da inteligência e do desenvolvimento científico. Medo: fenômenos não compreendidos.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 2 Prof. Fábio Arruda A Organização como um Sistema Aberto O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema aberto criado

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA. Sistemas. IFPR - Campus Paranavaí TADS - 1º Ano Fundamentos da Computação. Prof. Rafael Henrique D. Zottesso

OBJETIVOS DA AULA. Sistemas. IFPR - Campus Paranavaí TADS - 1º Ano Fundamentos da Computação. Prof. Rafael Henrique D. Zottesso OBJETIVOS DA AULA IFPR - Campus Paranavaí TADS - 1º Ano Fundamentos da Computação Sistemas Prof. Rafael Henrique D. Zottesso Material cedido pelo Professor André Zavan 1 OBJETIVOS DA AULA Sistemas: 1.Eventos

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 3 Prof. Fábio Arruda Modelos de Organização 1- Modelo de Katz e Kahn A organização apresenta as características típicas de um sistema aberto: a) A organização como um sistema

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 6 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS

ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS Introdução: Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS Introdução: Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e

Leia mais

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Aula 03 O Conceito de Sistemas Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 TGS X S.I. Parâmetros dos Sistemas Um sistema

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula 7 Enfoque Sistêmico Enfoque Sistêmico Estrutura da apresentação: Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a ideia de complexidade Explicar a utilidade do Pensamento

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Resposta à natureza complexa das organizações e à incerteza dos ambientes Causalidade mecânica Causalidade probabilística Administração:

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 2 HISTÓRICO Gottfried Leibniz (1646 1716) chamava de Sistema: Repertório de conhecimentos que não se limitasse a ser um simples inventário, mas que contivesse suas razões ou provas

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Exercício 1. Ainda tendo como

Leia mais

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Sistêmica Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ABORDAGEM SISTÊMICA Sistemas Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 5 Prof. Fábio Arruda Conceito de Comunicação A palavra comunicação (do latim, commune = comum) refere-se ao processo total da vida do homem em relação ao ambiente social. Comunicação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 02 Tema:

Leia mais

A VISÃO SISTÊMICA DA VIDA. KAPRA, F. & LUISI, P.L.. A visão sistêmica da vida. São Paulo: Cultrix, 2014, pp. 93 a 168.

A VISÃO SISTÊMICA DA VIDA. KAPRA, F. & LUISI, P.L.. A visão sistêmica da vida. São Paulo: Cultrix, 2014, pp. 93 a 168. A VISÃO SISTÊMICA DA VIDA KAPRA, F. & LUISI, P.L.. A visão sistêmica da vida. São Paulo: Cultrix, 2014, pp. 93 a 168. Das Partes para o Todo Tensão entre mecanicismo e holismo. Pensamento sistêmico. Origem

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria dos Sistemas TCM - RJ Período 2006 2016 1) FCC - AFR SP/SEFAZ SP/2006 Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições

Leia mais

1

1 Teoria Geral da Administração Unidade 02 O das Organizações 3.1 Conceito de Sistemas 3.2 Conceito de PARTE 2: ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI A p o s t i l a 03 Capítulo 3 3.2.1 Geral 3.2.1 Tarefa www.humbertoarantes.com.br

Leia mais

INE5602 Introdução à Informática. Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC URL:

INE5602 Introdução à Informática. Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC   URL: INE5602 Introdução à Informática Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: www.inf.ufsc.br/~silveira Plano de Ensino Ementa Computador Digital X Analógico. Sistemas de Numeração.

Leia mais

TEORIA DOS SISTEMAS. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

TEORIA DOS SISTEMAS. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva TEORIA DOS SISTEMAS Doutoranda Rafaela Carolina da Silva Conceito Sistema se representa por todos os componentes e suas relações que enfoquem a necessidade para a realização de um objetivo. Processos geram

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 4 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. Hélio Esperidião

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. Hélio Esperidião 1 ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Me. Hélio Esperidião TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem

Leia mais

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA O que é um Sistema? Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema: O sistema telefônico ficou mudo O sistema de coleta de lixo está

Leia mais

Sistemas Multi-agentes

Sistemas Multi-agentes Sistemas Multi-agentes! Projeto dos agentes «O problema é resolvido por um conjunto de agentes, fisicamente distribuídos em diversas máquinas conectadas. «Os agentes são concebidos para solucionar um problema

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS - TGS PROPRIEDADE REGISTRADA

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS - TGS PROPRIEDADE REGISTRADA PROPRIEDADE REGISTRADA L. von Bertalanffy TGS - mostrou que muitos dos princípios e conclusões de algumas ciências têm validade para várias outras ciências, pois tratam seus objetos como sistemas (físicos,

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann As Organizações Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann Cronograma Revisão última aula Exercício

Leia mais

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007

Teorias da Comunicação Prof. Günter W. Uhlmann 2007 Prof. Günter W. Uhlmann 2007 www.institutosiegen.com.br 1 Comunicação: (K. Merten 1977) É um processo pelo qual uma informação ou mensagem é transmitida de um emissor a um receptor. É uma troca de informações.

Leia mais

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente

TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente TEMA 8 A Importância da Comunicação Excelente Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Conteúdo Nesta aula, você estudará: A comunicação excelente nas empresas. A importância da comunicação para a imagem

Leia mais

Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia

Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia Módulo da disciplina de Modelos dos Processos Fisiológicos do Homem Licenciatura em Engenharia Biomédica Jorge Henriques Departamento de Engenharia Informática

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 3 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider de Desempenho (IDs), com o seguinte conceito: Uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo

Leia mais

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Controle Ambiente e Continuidade Instrumentos gerenciais? Tipos de empresas... FORÇA E IMPORTÂNCIA NO MERCADO? UM NEGÓCIO SUSTENTADO? Como desenvolver a

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 2- ADN-1 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 2ADN-1 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria

Leia mais

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 36 Ponto de Partida: da Visão Sistêmica SISTEMA: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho O Conceito de Sistema O Conceito

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas 2

Teoria Geral dos Sistemas 2 Teoria Geral dos Sistemas 2 Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares CONCEITOS

Leia mais

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico.

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico. RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO DA AULA 2 Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? 1. Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e

Leia mais

FMU - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Controladoria Prof. Armando CONTROLADORIA. 3 Visão Sistêmica da Empresa

FMU - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Controladoria Prof. Armando CONTROLADORIA. 3 Visão Sistêmica da Empresa 1 CONTROLADORIA 3 Visão Sistêmica da Empresa 2 A sobrevivência da Empresa Segundo Beer (1969): A empresa certamente não tem vida, mas tem de se comportar de maneira bastante semelhante a um organismo vivo.

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves

IHC Interação Homem- Computador. Profa.Denise Neves IHC Interação Homem- Computador Profa.Denise Neves 2017 Introdução IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI Human- Computer Interface. IHC também pode

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Paralelo das Ciências e a Quinta Onda Parte 1 Prof. Fábio Arruda O Paralelo das Ciências As ciências sempre guardaram um íntimo relacionamento entre

Leia mais

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

5. Teoria Geral de Sistemas x Sistemas de Informações Empresariais

5. Teoria Geral de Sistemas x Sistemas de Informações Empresariais 5. Teoria Geral de Sistemas x Sistemas de Informações Empresariais Texto-5 Profº Braulio TEORIA GERAL DE SISTEMAS Surgiu com Ludwig von Bertalanffy 1950/1968 A TGS afirma que se deve estudar os sistemas

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Sistema - pressupostos Teoria Geral dos Sistemas Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Universidade de Brasília

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Exercícios objetivos 1. Quando

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

Planejamento Logístico. Anhanguera 2011 Prof. André Jun

Planejamento Logístico. Anhanguera 2011 Prof. André Jun Planejamento Logístico Anhanguera 2011 Prof. André Jun Agenda da Semana 3 19h às 20h45: Conceitos sobre Metodologias e Técnicas de Planejamento e Projeto 21h às 21h15: Vídeo 21h16 às 22h: Estudo de caso

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis Introdução a Informática Prof. Elisabete Tomomi Kowata betetk2010@gmail.com Data: 19/03/2011 1 Roteiro

Leia mais

SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES

SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES O QUE É UM SISTEMA COMPLEXO? "As verdadeiras descobertas não consistem em visualizar novas terras, mas em ver com novos olhos Marcel Proust Para entender

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra Abordagem Sistêmica Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. Complexidade é a condição normal que as organizações e os administradores devem

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 5

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 5 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 5 Índice 1. Ruídos, Atenuação e Falhas em Rede...3 1.1 Distorção e ruído... 3 1.1.1 Distorção... 3 1.1.2 Distorção por atenuação... 3 1.1.3 Distorção por

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS SUZETE KEINER SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS CIOS Orientador: Prof.. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO Introdução Objetivos Informática na Educação Etapas de Implantação

Leia mais

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema Aula 04 As relações entre ambiente e sistema Teoria Geral de s TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Relação e Ambiente A relação entre sistema e ambiente pode ser melhor compreendida, se vista sobre a

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Sistemas de Informação. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Sistemas de Informação Tiago Alves de Oliveira Ementa Sistemas: Definição, Classificação, Controle, Subsistemas, Interfaces. Sistemas de Informação: Definição, Tipos de Métodos de Análise

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 TEORIA GERAL DE SISTEMAS Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 Critica a visão de que o mundo se divide em áreas como física, biologia, química, psicologia, sociologia pregando

Leia mais

5 CCN 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork ENFOQUE SISTÊMICO. Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1

5 CCN 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork ENFOQUE SISTÊMICO. Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork APOSTILA 2 TURMA: ENFOQUE SISTÊMICO 5 CCN 1 Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1 1 CONCEITO DE SISTEMA E ENFOQUE SISTÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

A COMUNICAÇÃO EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO. Texto extraído de A Arte da Guerra de Sun Tzu

A COMUNICAÇÃO EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO. Texto extraído de A Arte da Guerra de Sun Tzu A COMUNICAÇÃO EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO Texto extraído de A Arte da Guerra de Sun Tzu 1 Distribuição das Informações De: Presidente Para: Diretor Na próxima segunda-feira, aproximadamente às 20:00 horas,

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2

Modelos em Sistemas de Informação. Aula 2 Modelos em Sistemas de Informação Aula 2 Referências básicas da aula Paulo Cougo - Modelagem conceitual e Projeto de Banco de Dados. Craig Larman - Utilizando UML e padrões. Roger Pressman - Engenharia

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Cyber Physical System Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de

Leia mais

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 Teoria e Análise das Organizações Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Ressaltar a organização enquanto objeto de estudo científico; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o Comparar

Leia mais

Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados

Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Conceitos Básicos de Teleprocessamento e Comunicação de Dados Desde 1838, quando Samuel F. B. Morse transmitiu, pela primeira vez, uma mensagem

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista As organizações e seu ambiente Introdução O que são as organizações e por que elas são tão importantes? As organizações são extremamente complexas. Elas afetam todos os aspectos da vida humana, ou seja,

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias ENFOQUE SISTÊMICO Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a idéia de complexidade

Leia mais

VSAT. Very Small Aperture Terminal

VSAT. Very Small Aperture Terminal Comunicações Via Satélite VSAT Very Small Aperture Terminal AGENDA Introdução do Conceito de VSAT Aplicações VSAT Arquiteturas e Topologias de Redes Características Gerais da Tecnologia Segmento Espacial

Leia mais

!" # $% ' )* +, # - +. / /

! # $% ' )* +, # - +. / / !" # $% "&"'"(&'" ' )* +, # - +. / / 0 1 2 1! 0 23 1 2 2 43 5 6 2 7 58 9 6! 8 7 5 6: 2 2 2;) 4 : 5 6 ;) $! 8 : ) ; 1! 5 6: 1 :1 : :! 1 $1 < = ; $ = > $ $1 = 0 2$9 3 5? 6:5 6: 5? 6:5? 6! ' : 2$ 2! 0-0 &"%0

Leia mais

DADOS. DADOS versus INFORMAÇÃO ARQUITETURA DE COMPUTADORES TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS

DADOS. DADOS versus INFORMAÇÃO ARQUITETURA DE COMPUTADORES TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS TIPOS DE DADOS ARQUITETURA DE COMPUTADORES DADOS versus Aula 1 e 2_Arq Comp 1 Aula 1 e 2_Arq Comp 2 DADOS Matéria-prima essencial para extração de Informação; É um registro ou anotação a respeito de um determinado evento

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de apoio à decisão. E, também, o tipo de sistema de informação estratégico. É o sistema

Leia mais

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação

Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação Fechando as teorias clássicas americanas: Teoria da Informação A Teoria da Informação (Teoria Matemática da Comunicação) é uma das vertentes que estudam a Comunicação de maneira mecanicista, ou seja, como

Leia mais

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Prof. Geronimo O que é administração da Produção? É a atividade

Leia mais