Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico."

Transcrição

1 RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO DA AULA 2 Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? 1. Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e com o seu ambiente interno, já os sistemas fechados apenas sofrem interações de seu ambiente interno. Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico. 2. A empresa é caracterizada como um Sistema Aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (departamentos, processos, recursos humanos etc.) e do ambiente externo (economia, política, meio ambiente etc.). Como pode ser definido um departamento da organização de acordo com o conceito de sistemas? 3. Na conceituação de sistemas o departamento é um subsistema da organização. O que é Cibernético? 4. Cibernética é o conjunto formado pelos processos e sistemas que transformam a informação e a concretizam nos diversos processos. Quais os dois pontos em que se baseia a cibernética? 5. A cibernética se baseia em transferência de informações entre os elementos do sistema aberto e algum tipo de controle com realimentação. Quais os tipos de sistemas cibernéticos? 6. Os sistemas cibernéticos podem ser abertos e fechados. O que quer dizer realimentação nos sistemas cibernéticos? 7. A realimentação nos sistemas cibernéticos representa uma forma de atuar constantemente para que as saídas se aproximem da ideal. No conceito de sistemas, como pode ser o diagrama genérico de uma organização? 8. No diagrama genérico de uma organização sob o ponto de vista sistêmico pode-se ter as entradas (matéria prima, mão de obra etc.) que representam tudo aquilo que é necessário do processamento (desenvolvimento de sua atividade) para desenvolver as saídas (produto, bem ou serviço) da organização. Como pode ser definido um sistema de informação? 9. Sistema de informação é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada com a finalidade de gerar informações de saída para um propósito específico. O que é esperado com o uso de um sistema de informações? 10. É esperado uma melhoria no processo de aquisição, armazenamento, disponibilização e tratamento de dados da organização definindo um

2 compartilhamento de conhecimento do negócio da organização disponível no lugar certo na hora certa. Qual a diferença entre dados e informação? 11. Dados é um elemento de um problema, já as informações são os dados tratados com determinado propósito para atingir determinado objetivo. Defina eficiência e eficácia? 12. Eficiência é um indicador de rendimento empresarial que se preocupa com a melhoria de respostas ao ambiente interno da organização. A Eficácia é um indicador de rendimento empresarial que se preocupa com a melhoria de respostas ao ambiente externo da organização. Como pode ser caracterizada uma organização virtual? 13. Organização virtual é qualquer organização, instituição ou associação que possua objetivos definidos, mas não possua elementos físicos visíveis para o desenvolvimento de sua atividade. Do ponto de vista empresarial, qual é a classificação de sistemas? 14. No ponto de vista empresarial os sistemas são classificados de acordo com sua forma de utilização e tipo de retorno, sendo: o Sistemas empresarias básicos; o Sistemas de automação de escritório; o Sistemas de informação gerencial; o Sistemas de suporte a decisão; o Sistemas de suporte executivo; o Sistemas especialistas; o Sistemas de informação geográfica. Se um empresa esta com problemas exclusivamente de posicionamento de mercado, onde ela precisa atuar: na eficiência ou na eficácia? Por quê? 15. Em ambos, mas principalmente na eficácia que diz respeito a capacidade de resposta ao ambiente externo. É importante complementar que muitos problemas aparentemente de eficácia são espelhamento de problemas internos, assim deve-se fazer um estudo completo para desenvolver tal melhoria. Comente o que são redes neurais? 16. Redes neurais são uma área da inteligência artificial que é utilizada no desenvolvimento de sistemas especialistas. Seu objetivo é simular computacionalmente o funcionamento do sistema nervoso dos seres humanos. Por que toda esta preocupação com os dados e informações da organização? Em que processo serão utilizados?

3 17. A preocupação com os dados e informações na organização é conseqüência direta da necessidade de resolver os problemas internos e externos com decisões acertadas e com alicerces bem definidos. Tais dados e informações serão utilizados no processo de tomada de decisões. RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DA AULA 3 1. O conhecimento em informática se restringe em saber utilizar o equipamento para desenvolver alguma atividade. O conhecimento em sistemas de informação envolve o conhecimento em aplicação da tecnologia no processo organizacional segundo as limitações intrínsecas das pessoas. 2. No desenvolvimento do processo de tomada de decisão onde, baseado em dados e informações internas e externas, as decisões serão tomadas com maior agilidade, melhor embasadas e mais acertadas. 3. Podem ser classificados como: a. Sistemas de nível estratégico; b. Sistemas de nível tático; c. Sistemas de conhecimento; d. Sistemas operacionais. 4. O peopleware é o ponto mais fraco de toda a evolução da tecnologia, pois o Hardware e o Software sempre passam por melhorias. No entanto, as pessoas quase não passam por processos de reciclagem profissional com o intuito de melhorar o desenvolvimento de sua atividade frente as inovações tecnológicas. Assim, o peopleware desenvolve barreiras a mudanças tecnológicas. 5. As pessoas possuem um conjunto de crenças e valores de forma a se comportar como animais em uma matilha de lobos, controlando seu território e negando o compartilhamento de dados e informações imaginando ter prejuízos pessoais se este vazarem. O território, neste caso, seria seu departamento ou sua mesa, onde alguns dados são confiscados e escondidos para momentos de tensão administrativa. 6. A informação operacional é aquela baseada nos dados operacionais para controle de atividades e verificação das tarefas básicas da organização. Já as informações estratégicas, apesar de também serem baseadas nos dados operacionais, sofrem tratamentos específicos para auxiliar o processo de tomada de decisão. 7. Para a correta definição de informações é necessário compor três elementos, que são: a. Forma: qual a informação a ser apresentada e como ser apresentada. b. Idade: qual é o seu tempo de vida.

4 c. Freqüência: qual é o intervalo de atualização da informação. 8. As informações são a base para o processo de tomada de decisões, assim, tomar decisões em informações desatualizadas ou não confiáveis pode acarretar diversos prejuízos à organização. 9. A racionalização, pois após um processo inicial de desenvolvimento de controles administrativos a racionalização é uma prova da realimentação do sistema, mesmo que manual, buscando a melhoria contínua. 10. Na implantação de um sistema de informação existem dois custos principais, os custos de planejamento e os custos de operação. Entre eles o mais significativo é o custo de operação, pois é para o resto da vida da organização. Assim, o custo de planejamento é o mais importante porque pode reduzir os custos de operação em grandes proporções. 11. Os sistemas de informação podem ser implantados segundo duas maneiras: a. Sistemas naturais: são aqueles que vão aparecendo sem planejamento e sem integração. b. Sistemas planejados: são aqueles que passaram por um processo de idealização visando à integração e o melhor aproveitamento dos recursos. 12. As informações possuem diversos mecanismos indicadores de qualidade, neste mecanismo a confiabilidade de uma informação pode ser traduzida como a sua característica que indica a veracidade do que a informação pode representar. A exceção é uma característica de grande importância no estudo de informações, pois não adianta possuir todo o conjunto de informações e não visualizar os elementos inconstantes da vida da organização. 13. PDTI é o plano diretor de Tecnologia da Informação. Ele compreende as estratégias a serem utilizadas para aplicar a tecnologia no negócio da organização. 14. O Modelo de Relacionamento Cíclico é uma metodologia que permite visualizar os relacionamentos e espelhamentos de problemas nas três perspectivas que regem o funcionamento de uma empresa. 15. Tecnologia oportuna: é aquela que está disponível para ser utilizada em determinada atividade. Tecnologia funcional: é aquela que, além de oportuna, está sendo corretamente utilizada e aplicada. 16. Os sistemas de informação podem ser implantados segundo duas maneiras: a. Sistemas naturais: são aqueles que vão aparecendo sem planejamento e sem integração.

5 b. Sistemas planejados: são aqueles que passaram por um processo de idealização visando à integração e o melhor aproveitamento dos recursos. 17. A mecanização foi um processo equivocado de substituição dos trabalhadores por máquinas com dispensa dos trabalhadores. A automação tem como premissa a amplificação da produtividade pessoal do trabalhador e não a sua substituição. RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DA AULA Telemática é a fusão dos sistemas de telecomunicação com os sistemas de informática. 19. Tecnologia da informação é qualquer dispositivo de tecnologia (hardware, software e seus acessórios) que dê suporte ao fluxo e o tratamento de dados e informações na organização. Computador é o conjunto hardware + software que é utilizado para desenvolver alguma atividade através do processamento de dados para gerar informações de saída. 20. Com relação ao porte as redes podem ser: a. Grupo de trabalho (Workgroup) que é característica de pequenas empresas ou empresas com poucos computadores. b. Domínio (Domain) que é característica de grandes empresas que possuem um grande número de computadores. 21. Topologia é a arquitetura utilizada para o projeto e montagem de redes, cada topologia possui vantagens e desvantagens específicas. 22. O servidor de autenticação é uma máquina específica de uma rede em Domínio para permitir ou não que um usuário utilize determinado computador (autenticação) e definir a política de utilização e privilégios de cada usuário. 23. Internet é a rede mundial de redes de computadores. Intranet é a formação de uma estrutura de rede privada de organizações que segue o mesmo padrão da Internet com relação a montagem, configuração e serviços disponíveis. Extranet é o ponto de vínculo entre a Intranet da organização e a Internet (pública). 24. Uma empresa pode ter uma Extranet que compõe um pedaço da Intranet com a imposição de tecnologias que permitam a imposição de segurança para a sua rede interna. 25. O serviço Web da Internet é aquele que disponibiliza as páginas (hiper texto) de Internet em domínio público com conteúdos diversos, utiliza o protocolo http (Protocolo de transferência de hiper-texto). 26. Correio eletrônico é um serviço da Internet que permite o envio e o recebimento de mensagens eletrônicas em formato texto ou html, permitindo o vínculo de arquivos de diversos formatos.

6 27. DVD é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados muito utilizado para vídeo digital pela alta performance de armazenamento e transferência de dados em aparelhos leitores de DVD. Muito utilizado pela indústria de filmes, mas possui sua aplicação empresarial em casos onde se desenvolvem reuniões virtuais e necessitam gravar os elementos de vídeo envolvidos. 28. Banco de dados é uma coleção de arquivos estruturados que possuem inter-relação para proporcionar uma fonte única de dados para diversas aplicações. 29. Para o gerenciamento de dados existem dois tipos de programas: a. Gerenciadores de arquivos: onde cada tabela do banco de dados é um arquivo independente. b. Sistema de gerenciamento de banco de dados: onde tem-se um arquivo único de dados composto pelas diversas tabelas envolvidas. 30. Um verdadeiro gerenciador de banco de dados é caracterizado por: a. Independência dos dados: várias aplicações e várias usuários podem acessar simultaneamente o banco de dados, inclusive a mesma tabela. b. Complexibilidade reduzida: o gerenciamento centralizado, seu acesso e utilização tiram proveito de interfaces simples. 31. Sistemas OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) são dispositivos de entrada e saída especiais que tem larga aplicação no comércio e indústria. São mais conhecidos como sistemas de código de barras e sistemas de reconhecimento de escrita. 32. Interface gráfica é o ambiente de trabalho de determinados sistemas operacionais mais amigável ao usuário, que torna o desenvolvimento de uma tarefa no computador muito mais simples. 33. Software de computação gráfica é qualquer tipo de software que trabalhe com dados do tipo hiper-mídia (imagem, som e vídeo). É classificado de forma diferente dos aplicativos pelo alto grau de processamento matemático que esta implicitamente envolvido. 34. O uso de pacotes é muito aconselhável quando uma determinada atividade sofre mudanças constantes, tais como ligadas a legislação que muda muito, ou em casos de aplicações extremamente complexas como os softwares de desenvolvimento de projetos de engenharia. 35. E-cards ou cartões eletrônicos são versões puramente eletrônicas de cartões de crédito que junto com certificados digitais permitem o desenvolvimento de transações através da Internet. 36. O administrador de Banco de dados tem sob sua responsabilidade a autorização de acesso aos dados, a coordenação e monitoração de seu uso.

7 37. Os sistemas operacionais podem ser classificados como: a. Sistemas para computadores pessoais; b. Sistemas para computadores corporativos. 38. No ponto de vista empresarial a Internet é um canal muito eficiente para manter contato com clientes e fornecedores, uma nova modalidade de canal para promover negócios, uma excelente fonte de aquisição de dados externos (dólar, bolsa de valores etc.), uma nova forma de divulgação de produtos e serviços etc. 39. Um sistema de 3 camadas é aquele que possui três partes distintas sendo, o Front-end como interface do usuário, o Middle-end como Servidor de Aplicações (regras de negócio) e o Back-end como o Servidor de Banco de dados.

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

Organização. Políticas e sua implicação nos Sistemas. Valorização e qualidade dos Sistemas de Informação

Organização. Políticas e sua implicação nos Sistemas. Valorização e qualidade dos Sistemas de Informação Organização Políticas e sua implicação nos Sistemas Valorização e qualidade dos Sistemas de PDI - Plano Diretor de Informática Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Conceito amplo de sistema. A sociedade evolui com a evolução da inteligência e do desenvolvimento científico. Medo: fenômenos não compreendidos.

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES FACULDADE DOS GUARARAPES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES Conceitos Básicos Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br www.romulocesar.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência 1. Análise para tomada de Decisão Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Email: Site: marcelosantos@outlook.com www.marcelohsantos.com.br TECNOLOGIA EM JOGOS

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Orivaldo Santana Jr A partir de slides elaborados por Ivan G. Costa Filho, Fernando Fonseca & Ana Carolina Salgado Graduação 1 Introdução Sistema de Informação (SI)

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 7 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio AULA 2 Disciplina: SIG Assunto: USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2. Classificação dos Sistemas de Informação. professor Luciano Roberto Rocha. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 2 Classificação dos Sistemas de Informação professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema seja ele automatizado ou manual, que abrange

Leia mais

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER. Marcelo Henrique dos Santos Aula 5 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MULTI PLAYER Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing e

Leia mais

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Os componentes e o ambiente para O desenvolvimento de um SAD Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com Introdução Um sistema de apoio à decisão (SAD) auxilia o processo de decisão gerencial,

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS PLANO DE ENSINO Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS Professor: LY FREITAS FILHO Objetivo: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos, técnicas e tecnologias

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas,

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1 Prof. Leonardo Vasconcelos - O que é um banco de dados (BD)? Um Banco de Dados (ou Base de Dados) é uma coleção de dados relacionados,

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Aula 7 PDSI - Plano Diretor para Sistemas de Informação Professora: Cintia Caetano Conceitos Conceitos Conceitos Conceitos PDSI O que é? Quando? Como? Porquê? Por que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS PETRÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 3 EXERCÍCIOS DE REVISÃO VERSÃO: 0.1 - OUTUBRO DE 2016 BASEADO NO CONTEÚDO DE OUTROS PROFESSORES

Leia mais

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo Catalogo de requisitos - Processo Seletivo 006-01-2016 HABILITAÇÃO COMPONENTE TITULAÇÃO Informática Redes de Comunicação de Dados Administração de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de

Leia mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO Componentes do Sistema de Computador Unidade Central de Processamento Unidade Unidade de Lógicoaritmética Controle Processadores com Finalidades Cache Especiais de

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Segurança da Informação

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com LAZER Lazer sempre foi sinônimo de envolvimento social. Com a tecnologia houve a privatização

Leia mais

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico

Serviços Integrados: Segmentos de mercado. Cobrança Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Serviços Integrados: Pagamentos Folha de Pagamento Débito Automático Extrato Eletrônico Segmentos de mercado Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados de acordo com o modelo de negócios de cada

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Estrutura dos Módulos Conceitos; Componentes; ETL; Data Warehouse; Modelo Multidimensional; Mineração de Dados; Visualização e Análise Exploratória

Leia mais

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.: MÓDULO XIII :. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

1. Introdução PUBLIC - 1

1. Introdução PUBLIC - 1 1. Introdução Este documento fornece um resumo das atividades e diretrizes de Segurança da Informação e Cibernética estabelecidos na estrutura de Governança de Riscos do HSBC Brasil, instituídos por intermédio

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Arquitetura de sistemas distribuídos

Arquitetura de sistemas distribuídos Arquitetura de sistemas distribuídos 3. Comunicação nos Sistemas Distribuídos 3.1.Introdução aos modelos de comunicação 3.2 Modelo Cliente-Servidor 3.3.Comunicação através de Sockets 3.3 Chamada a procedimento

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Análise e Projeto de Software

Análise e Projeto de Software Análise e Projeto de Software Proj. Desenvolvimento de Software Prof. Cleverton Hentz cleverton.hentz@ifrn.edu.br 8 de junho de 2017 Material Apresentado Sumário de Aula 1 Introdução 2 Estruturação do

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Formação Conhecimentos Depto. A Depto. B Depto. C Depto. D Administração - - - - Administração Sociologia,

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI)

ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÃO Similaridades, diferenças e usos da Tecnologia da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI) Aula baseada em dois artigos: Comportamento e Estratégias de Organizações em

Leia mais

SOLUÇÕES DIGITAIS EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA

SOLUÇÕES DIGITAIS EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA SOLUÇÕES DIGITAIS PA R A A P L I C A Ç Õ E S H Í D R I C A S, EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA A INTE R NE T I ND USTR I AL Digital Industrial consiste na fusão dos mundos físico e digital, e a GE

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-2 Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO ESW200 Introdução à Engenharia de Software 2 36 30 - ESW201 Prática de Programação I

Leia mais

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em

1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação Administração) (Administração); Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em 1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) (); (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Hoteleira - Habilitação em Análise

Leia mais

Software. Objetivos do Capítulo

Software. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Descrever as tendências principais na área de software. Dar exemplos dos principais tipos de software aplicativos e de sistemas. Explicar o propósito de vários pacotes de software

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

Infra Estrutura Hardware e Software

Infra Estrutura Hardware e Software Infra Estrutura Hardware e Software CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Conceitos de Auditoria de Sistemas

Conceitos de Auditoria de Sistemas Conceitos de Auditoria de Sistemas IFPR Campus Paranavaí TADS Seg. e Auditoria de Sistemas Prof. Rafael H. D. Zottesso Material produzido por: Prof. Gledston Carneiro 28/09/16 1 CONCEITOS IMPORTANTES:

Leia mais

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões

Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Tema 3: Almoxarifado (recursos materiais, laboratório, farmácia) + Controle de Escala e Plantões Mabi Prux von Steinkirch Prof Letícia Mara Peres Universidade Federal do Paraná - ago/2017 Gerenciamento

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete

1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete 1 - Inglês Instrumental (Logística); Inglês (LP) Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (LP) Letras - Tradutor e Intérprete Letras com Habilitação de Tradutor/ Inglês Letras com Habilitação em Inglês (LP)

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO

SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS D. OUTROS SISTEMAS DE DECISÃO 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVA (SIE) São SI que combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos Os softwares de gerenciamento eletrônico de documentos, conhecidos como GEDs, trazem importantes benefícios para as empresas, como: Agilidade na busca de documentos

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: PLANO DE ENSINO CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação SÉRIE: 1º período (semestral) DISCIPLINA: Princípios de Sistemas de Informação CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE REVISÃO Sistemas de informações como combustível para as organizações (dentro e fora da organização); Sistema de informação

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

PLANO DE INFORMÁTICA

PLANO DE INFORMÁTICA PLANO DE INFORMÁTICA ITAPEVI 2019 1 PLANO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO E SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E/OU INFORMAÇÃO Independente da área de atuação de um bom profissional nos dias atuais a FAEESP

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial papel burocrático Década de 70 crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas

Leia mais

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 4 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS JOGOS MASSIVOS DISTRIBUÍDOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Objetivo Geral Conhecer os Fundamentos da Computação Conhecer as metodologias para

Leia mais

TOTVS - Microsiga Protheus PCO

TOTVS - Microsiga Protheus PCO 20/07/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Novas Funcionalidades... 3 2 Controle de Fases do Planejamento... 4 2.1 Unidade Orçamentária do Planejamento... 5 2.2 Projeto de Planejamento

Leia mais

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação

Aula 01. Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Administração de Aula 01 Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o cérebro

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI;

Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; TRABALHO DE PESQUISA AV1 TEMAS: A) GOVERNANÇA DE TI Conceitos Básicos ITIL COBIT Gestão de desempenho de operações e serviços de TI; B) PAGAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS ELETRÔNICAS DE FUNDOS Conceitos básicos

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

O que são serviços de TI?

O que são serviços de TI? O que são serviços de TI? Para começar a compreender a área de TI como prestadora de serviços às organizações usuárias de tecnologia, torna-se necessário compreender o que é um serviço. Serviço é toda

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e informação. Agregando tecnologia, soluções diferenciadas e conhecimento

Leia mais