BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC."

Transcrição

1 BUSINESS INTELLIGENCE BI FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

2 Estrutura dos Módulos Conceitos; Componentes; ETL; Data Warehouse; Modelo Multidimensional; Mineração de Dados; Visualização e Análise Exploratória de Dados; Qualidade dos Dados.

3 BUSINESS INTELLIGENCE BI Conceitos Básicos FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

4 Business Intelligence BI é um conceito empregado a ferramentas, tecnologias e metodologias, que tem como objetivo fornecer informações estratégicas, que apoiam a tomada de decisão; Conceitos e métodos para melhorar a tomada de decisão de negócio utilizando sistemas de suporte baseados em fatos [Howard Dresner em 1989].

5 Business Intelligence Business Intelligence é o processo de transformar dados em informação e, em seguida, transformá-la em conhecimento [Gartner Group]; Conjunto de técnicas utilizadas para coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os tomadores de decisão dentro das empresas.

6 Business Intelligence Um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

7

8 QUESTÕES DE CONCURSOS FCC - Analista - Banco de Dados / INFRAERO / 2011 É uma característica de um sistema de Business Intelligence: a) Capacidade de cruzar informações de diferentes bancos de dados, gerando relatórios analíticos diversos. b) Utilização de comandos SQL para a geração de tabelas dinâmicas inteligentes ligadas às regras de negócio. c) Utilização de Sistemas Baseados em Conhecimento, onde é possível utilizar técnicas de Inteligência Artificial na geração de relatórios. d) Análise automática de requisitos funcionais e não funcionais, permitindo a geração de relatórios gerenciais. e) Análise de informações com o intuito de fornecer subsídio para a criação de sistemas inteligentes. Conjunto de técnicas utilizadas para coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os tomadores de decisão dentro das empresas.

9 QUESTÕES DE CONCURSOS IBFC - Pesquisador-Tecnologista em Informações / INEP / 2012 A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo que foi criado por: a) EEE. b) Gartner Group. c) Ernst & Young. d) PricewaterhouseCoopers. e) ABNT.

10 QUESTÕES DE CONCURSOS ESAF - Analista de Finanças e Controle / MF / 2013 Assinale a opção correta relativa a Business Intelligence (BI): a) A cultura organizacional deve ser transformada pela alta administração antes das iniciativas de BI. b) O BI transforma a tomada de decisões em processos mais orientados a processos. c) A cultura organizacional é irrelevante para as iniciativas de BI. d) O BI transforma a tomada de decisões em processos orientados à inteligência dos dirigentes. e) O BI não pode ser simplesmente um exercício técnico da área de Tecnologia da Informação.

11 QUESTÕES DE CONCURSOS CESPE - Analista Administrativo Informática / ANTAQ / 2009 Acerca de business intelligence, julgue o item seguinte. Aplicações de business intelligence (BI) oferecem visões históricas e atuais de operações de negócios empregando unicamente dados operacionais. Certo Errado

12 QUESTÕES DE CONCURSOS FCC - Analista Ministerial - Ciências da Computação / MPE-CE / 2013 Em relação ao entendimento do significado do termo Business Intelligence (BI) e da solução que provê, a definição que NÃO é coerente com o termo Business Intelligence é a que a) consiste em uma metodologia que fornece objetivos de negócios ligados a objetivos de TI, provendo métricas e modelos de maturidade para medir a sua eficácia e identificando as responsabilidades relacionadas dos donos dos processos de negócios e de TI. b) se refere à aplicação de técnicas analíticas para informações sobre condições de negócio no sentido de melhorálas, de uma maneira automatizada, mas com a interpretação e respostas humanas, de forma a melhorar a tomada de decisões. c) reúne recursos que provêm a habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão. d) consiste em um sistema de negócios que inclui uma estrutura de busca efetiva e acessível, acurada, em tempo real, com informações e relatórios que permitam aos líderes das áreas de negócio se manterem informados para tomar decisões. e) é uma solução fácil de dizer, mas difícil de fazer corretamente pois envolve mudanças na forma como a organização conduz uma busca efetiva, bem como, a necessidade de se possuir uma base de dados de qualidade para que se possa tomar ações com o objetivo de otimizar a performance corporativa.

13 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA

14 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA DADO São matéria-prima, constituem elementos da informação e incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas, sons, segmentos de vídeo analógicos ou digitais, etc. L CP Pr MD A ,00 10% B ,00 15%

15 DADOS ESTRUTURADOS SEMI NÃO ESTRUTURADOS ESTRUTURADOS São aqueles organizados e armazenados em SGBD, geralmente relacional, que possui como características possuir uma descrição sobre os dados, conhecidos como metadados; Os dados estruturados são definidos por um esquema ou um formato padrão para cada um dos atributos; São organizados em blocos semânticos. SEMI-ESTRUTURADOS Geralmente não são mantidos em SGBDs; Os dados semiestruturados apresentam uma organização bastante heterogênea, o que pode dificultar as consultas a esses dados; Os dados não são estritamente tipados, mas também não são completamente desestruturados; Os dados semi-estruturados são dados onde o esquema de representação está presente de forma explícita ou implícita, podendo ser, inclusive, autodescritivo (XML); Uma análise do dado deve ser feita para que a sua estrutura seja identificada e extraída. NÃO-ESTRUTURADOS São os dados que não possuem uma estrutura definida, nem descrição para suas estruturas; Podem ser documentos, textos, imagens e vídeos; A grande maioria dos dados disponíveis na Web são classificados dentro destes formatos.

16 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA INFORMAÇÃO Informação propriamente dita são os dados que passam por algum tipo de processamento para serem exibidos de uma forma inteligível às pessoas que irão utilizá-los; A partir do momento em que dados são transformados em informações, decisões podem ser tomadas. Loja Código do Produto Preço de Venda Margem de Desconto A 001 R$ ,00 10% B 001 R$ ,00 15%

17 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA CONHECIMENTO Pode ser definido como informações cuja relevância, confiabilidade e importância foram avaliadas; Neste caso, o conhecimento é obtido pela interpretação e integração de vários dados e informações; Conhecimento é uma informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto; É difícil de estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito (não explícito) e sua transparência é complexa.

18 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA INTELIGÊNCIA É o nível mais alto desta hierarquia e pode ser entendida como a informação com oportunidade, ou seja, o conhecimento contextualmente relevante que permite atuar com vantagens no ambiente considerado; Também pode ser vista como o conhecimento que foi sintetizado e aplicado a determinada situação para ganhar maior profundidade e consciência dela; Complementando, diz-se que a inteligência é a parte do conhecimento que habilita a tomada das melhores decisões.

19 DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA

20 QUESTÕES DE CONCURSOS EASF - Analista de Finanças e Controle / MF / 2013 O processo de Business Intelligence (BI) baseia-se em: a) transformação de dados em informações, depois em conhecimento e finalmente em decisões. b) obtenção de dados a partir de informações, transformação em decisões e finalmente transformação em produtos. c) transformação de dados em relações, depois em interfaces e finalmente em ações. d) tomada de decisões, geração de informações e avaliação da relevância dos dados. e) transformação de dados em informações, depois em decisões e finalmente em ações. Business Intelligence (BI) é baseado na transformação dos dados em informação, em seguida, informações em decisões e, finalmente, em ações. Efrain Turban Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio

Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI) Business Intelligence (BI) Conceitos Iniciais Professor: Aurisan Santana CONTEÚDO DO CURSO Business Intelligence (BI): Introdução, Histórico e Conceitos Dado, Informação e Conhecimento Data Warehouse (DW)

Leia mais

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida

GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES. Prof. Robson Almeida GESTÃO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 CONCEITOS Bit: Menor unidade de dados; dígito binário (0,1) Byte: Grupo de bits que representa um único

Leia mais

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento

SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento Siglas, Símbolos, Abreviaturas DW - Data Warehouse KDD Knowledge Discovery in Database MD Mineração de Dados OLAP - On-line analytical processing SBC - Sistemas Baseados em Conhecimento 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

SEFAZ INFORMÁTICA Business Intelligence (BI) Prof. Márcio Hunecke

SEFAZ INFORMÁTICA Business Intelligence (BI) Prof. Márcio Hunecke SEFAZ INFORMÁTICA Business Intelligence (BI) Prof. Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Business Intelligence (BI) Conceitos de dado, informação, conhecimento e inteligência É importante

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC.

Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 FERNANDO ESCOBAR, PMP, MSC. Gerenciamento de Processos de Negócios com CBOK v3.0 ORIENTAÇÃO DE ESFORÇOS 111 QUESTÕES AVALIADAS ESTRUTURA DOS MÓDULOS

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo SISTEMA DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Curso de Especialização em: Ciência de Dados (BIG DATA ANALYTICS) b. Área: Computação c. Área temática (tema): BIG DATA d. Linha de Pesquisa: Computação e Sistemas de Informação

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof. Antonio Carlos de Francisco GC/PPGEP/GEPPG/UTFPR 1 UM SISTEMA DE GC Natureza

Leia mais

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei

BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei Filme BIG DATA Business Analytics Alexandre Massei almassei@gmail.com » A quantidade de informação gerada hoje pelos sistemas de informação dobra a cada 14 meses!» 90% dos dados no mundo hoje foram criados

Leia mais

BUSINESS INTELIGENCE

BUSINESS INTELIGENCE BUSINESS INTELIGENCE Sistema De Apoio a Decisão Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Conceito BI Negócios Inteligentes Sistema de geração de informações executivas

Leia mais

Business Intelligence Inteligência Corporativa

Business Intelligence Inteligência Corporativa Business Intelligence Inteligência Corporativa Conhece-te a ti mesmo Pedro Domingues pldomin@usp.br Tel. 3091-3612 Agosto / 2012 Pedro Domingues 1 Roteiro Noticias do Gartner; Conceito e Benefícios; Modelagem

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Business Intelligence para Concursos - Curso Regular 2017

Livro Eletrônico Aula 00 Business Intelligence para Concursos - Curso Regular 2017 Livro Eletrônico Aula 00 Business Intelligence para Concursos - Curso Regular 2017 Professor: Thiago Rodrigues Cavalcanti AULA 00: Conceitos básicos de Business Intelligence Sumário Apresentação do professor...

Leia mais

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001

RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS EM DATA WAREHOUSE. Denilson Sell 2001 Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informática e Estatística Sistemas de Informação RESUMO UMA ARQUITETURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES ECNOLÓGICOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES BASEADOS

Leia mais

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs)

Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) KPIs? KPIs? KPIs? KPIs? Administrando Organizações & Negócios através de Indicadores (KPIs) Uma nova visão de gestão, controle e crescimento organizacional A nova dinâmica dos Negócios Em um cenário que

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 21110 SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 2009 Teste Formativo GRELHA DE RESPOSTAS Questões Alternativas A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 Leia atentamente as questões

Leia mais

Informação, dados e conhecimento

Informação, dados e conhecimento Informação, dados e conhecimento Por que utilizar Sistemas de Informação? Informação como Insumo Básico para as Naturezas informacionais Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação.

Leia mais

INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Os cursos do Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Positivo preparam para as novas exigências do

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri OLAP: Fonte: Arquitetura Vaisman, A., Zimányi,

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 5 (pág. 136 - PLT) Fundamentos da Inteligência de Negócios:

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Apoio a Decisão (Inteligência nos Negócios - Business Inteligente) Sistemas de Informação/Ciências da Computação Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Unidade 1) 1. Inteligência nos Negócios

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Performance Corporativa

Performance Corporativa Performance Corporativa Para ampliar a visão estratégica de gestores, a Senior oferece o Performance Corporativa: uma linha de soluções complementares que se integram aos sistemas da empresa. Impulsione

Leia mais

- 1ª Lista de Exercícios -

- 1ª Lista de Exercícios - - 1ª Lista de Exercícios - Introdução à Engenharia de Software Questão 1) A engenharia de software está relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

Informática. Pré-Prova SEFAZ (RS) Prof. Márcio Hunecke

Informática. Pré-Prova SEFAZ (RS) Prof. Márcio Hunecke Informática Pré-Prova SEFAZ (RS) Prof. Márcio Hunecke Questões Segurança da Informação e Certificação Digital 1) Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: BNB Prova: Especialista Técnico - Analista de Sistema Nível:

Leia mais

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva

Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva AMM Paraná 1 Ferramenta para suporte à tomada de decisões Ayrton Silva, PMP AMM Paraná 2 A população mundial está crescendo e a produção de alimentos

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Banco de dados e Business Intelligence p/ CLDF (Consultor Técnico Legislativo - Área 3) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Banco de dados e Business Intelligence p/ CLDF (Consultor Técnico Legislativo - Área 3) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Banco de dados e Business Intelligence p/ CLDF (Consultor Técnico Legislativo - Área 3) Pós-Edital Professor: Thiago Rodrigues Cavalcanti AULA 00: Administração de Bancos de Dados:

Leia mais

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING. Aluno José Lino Uber. Orientador Paulo Roberto Dias DESCOBERTA DO CONHECIMENTO COM O USO DE TEXT MINING APLICADA AO SAC TEXT MINING Aluno José Lino Uber Orientador Paulo Roberto Dias Dezembro/2004 Roteiro Introdução Objetivo Conceitos Motivação / Tipos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO - DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico.

Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? Descreva uma empresa do ponto de vista sistêmico. RESPOSTAS DAS QUESTÕES PARA DISCUSSÃO DA AULA 2 Qual a diferença entre sistemas abertos e fechados? 1. Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra (ambiente externo) e

Leia mais

Governança e Big Data. Celso Poderoso

Governança e Big Data. Celso Poderoso Governança e Big Data Celso Poderoso cpoderoso@microstrategy.com Celso Poderoso Formação Acadêmica: Economista Especialista em Sistemas de Informação Mestre em Tecnologia (Grid Computing/Cloud Computing)

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução A Inteligência Empresarial está ligada a gestão organizacional e à redução da incerteza através da busca do conhecimento para auxiliar na

Leia mais

EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis

EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis H3 EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis sergioassis@usp.br 01 H4 Agenda 1. Apresentações 2. Inteligência de Negócios e Objetivos do curso 3. Projeto do curso 4. Conteúdo

Leia mais

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS PARTE ESPECIFICA (REF G9)

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS PARTE ESPECIFICA (REF G9) PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS PARTE ESPECIFICA (REF G9) A duração desta prova é de 30 minutos MATERIAL O material desta prova é constituído por este caderno de questões e pela folha de respostas para

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (cont.) Unidade 3 - Tipos de Sistemas de apoio às decisões 1 Ética e TI Fraudes; Crimes eletrônicos; Ameaças

Leia mais

6 Conclusão. 6.1 Contribuições

6 Conclusão. 6.1 Contribuições 91 6 Conclusão O uso dos padrões da Web Semântica, como o RDF e RDFa, na publicação de informações na Web vêm demonstrando ser a única forma viável de garantir a interoperabilidade [34][53][80-83] de dados

Leia mais

- Bancos de dados: conceitos e fundamentos... 2 Apresentação do Professor... 2 Motivação para o curso... 3 Cronograma... 4 Fundamentos de Gestão do Co

- Bancos de dados: conceitos e fundamentos... 2 Apresentação do Professor... 2 Motivação para o curso... 3 Cronograma... 4 Fundamentos de Gestão do Co Livro Eletrônico Professor: - Bancos de dados: conceitos e fundamentos... 2 Apresentação do Professor... 2 Motivação para o curso... 3 Cronograma... 4 Fundamentos de Gestão do Conhecimento... 6 1. Introdução

Leia mais

Sistemas de Informação Executiva - SIE

Sistemas de Informação Executiva - SIE Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Informação Executiva - SIE DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão Tipos de SI Sistemas de Informação

Leia mais

Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões.

Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões. Organize grande quantidade de dados de forma rápida e com precisão analítica, para melhor tomada de decisões. O Pentaho BI é uma solução para Inteligência de negócios do inglês Business Intelligente, é

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

1/7 *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* (A classificação desta prova será publicada neste site)

1/7 *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* (A classificação desta prova será publicada neste site) *UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR* Dep. de Gestão e Economia Exame Normal de Gestão da Informação e do Conhecimento Ano lectivo 2004-2005 Licenciatura em: Data: 2005-01-21 Gestão Docente: Francisco Antunes

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

8 MÓDULOS CONFIGURÁVEIS + SEUS REQUISITOS + SERVIÇOS = PROJETOS SOB MEDIDA Plataforma RDP A Plataforma RDP, em seus mais de 15 anos, tem sido submetida a um constante processo de atualização, engendrado

Leia mais

ANALYTICINT FERRAMENTA WEB PARA AVALIAR O PERFIL ACADÊMICO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFC-VIDEIRA

ANALYTICINT FERRAMENTA WEB PARA AVALIAR O PERFIL ACADÊMICO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFC-VIDEIRA ANALYTICINT FERRAMENTA WEB PARA AVALIAR O PERFIL ACADÊMICO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO IFC-VIDEIRA Autores : Autor 1, Autor 2, Autor 3, Autor 4 1 Autor 2 Autor 3 Autor 4 Autor Introdução Com o objetivo

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Qual a diferença entre os sistemas de nível gerencial para os sistemas de nível estratégico? Exercício 01 Resposta Qual a diferença entre

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Aula 6- Sistemas de Apoio as Decisões Organizacionais. Conteúdo Programático desta aula q Conhecer os sistemas de apoio de e-business; q Detalhar os conceitos do Sistema de Informação Gerencial (SIG) ;

Leia mais

AULA Nº 1 TCM BA. Análise de Informação. Dado, informação, conhecimento e inteligência. Professor ÁLVARO PINHEIRO.

AULA Nº 1 TCM BA. Análise de Informação. Dado, informação, conhecimento e inteligência. Professor ÁLVARO PINHEIRO. AULA Nº 1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Professor ÁLVARO PINHEIRO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br ANÁLISE DE INFORMAÇÕES Tópicos da Ementa Análise de Informações: 1. Dado, informação,

Leia mais

Bancos de Dados Orientados a Grafos. Mateus Lana e Thiago Santana

Bancos de Dados Orientados a Grafos. Mateus Lana e Thiago Santana Bancos de Dados Orientados a Grafos Mateus Lana e Thiago Santana Conteúdo Grafos Definição; Representação; Conceitos. Bancos de dados orientados a grafos Introdução; Representação; Modelagem; Conceitos;

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões Sistema de Informação Gerencial Aula 3 As Atividades Gerenciais Prof. Luciano Frontino de Medeiros Gerenciar O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam

Leia mais

5 Conclusão e trabalhos futuros

5 Conclusão e trabalhos futuros 5 Conclusão e trabalhos futuros Neste capítulo fazemos uma retrospectiva do trabalho realizado, uma avaliação da proposta de solução de integração de dados ou conhecimentos mostrada na dissertação e também

Leia mais

Joana Simon Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor

Joana Simon Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor Joana Simon Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor Introdução Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento da ferramenta Operacionalidade da ferramenta Resultados e discussões

Leia mais

S09. Manufatura Integrada por Computador. Computer Integrated Manufacturing - CIM

S09. Manufatura Integrada por Computador. Computer Integrated Manufacturing - CIM S09 Manufatura Integrada por Computador Computer Integrated Manufacturing - CIM Tecnologias de manufatura Projeto Controle Manuseio Gerenciamento Projeto auxiliado por computador Manufatura auxiliada por

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

#pragma UniBot. Um Bot* inteligente para apoio no acompanhamento & aprendizado

#pragma UniBot. Um Bot* inteligente para apoio no acompanhamento & aprendizado #pragma UniBot Um Bot* inteligente para apoio no acompanhamento & aprendizado Um assistente pessoal que ajuda nos estudos para o Enem e Vestibular e atua como canal de apoio junto a responsáveis Integrado

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO GESTÃO DAS INFORMAÇÕES EVER SANTORO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA Cultura da informação Informação estratégica Conceito ampliado de informação estratégica Sistema de Informações

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Banco de Dados p/ TCE-MG (Analista - Ciência da Computação) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Banco de Dados p/ TCE-MG (Analista - Ciência da Computação) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Banco de Dados p/ TCE-MG (Analista - Ciência da Computação) Pós-Edital Professor: Thiago Rodrigues Cavalcanti AULA 00: Aula demonstrativa Bancos de dados: Conceitos e fundamentos.

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Liziane Santos Soares

UFV Catálogo de Graduação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Liziane Santos Soares UFV Catálogo de Graduação 2014 103 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COORDENADORA Liziane Santos Soares liziane.soares@ufv.br 104 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO Sistemas de Informação é um curso da

Leia mais

Conceitos Básicos. Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI. Disciplina: Banco de Dados

Conceitos Básicos. Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI. Disciplina: Banco de Dados Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI Conceitos Básicos Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp Manaus - AM ROTEIRO Introdução Dados

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação Pedro Luiz Côrtes 1ª Edição 2007 Definindo Dado São sucessões de fatos brutos, que não foram organizados, processados, relacionados, avaliados ou interpretados,

Leia mais

Gestão da Informação e Ciclo de Vida Big Data. Karina Moura

Gestão da Informação e Ciclo de Vida Big Data. Karina Moura Gestão da Informação e Ciclo de Vida Big Data Karina Moura Roteiro - Gestão da Informação - Gerenciamento do ciclo de vida da informação - Governança - Tecnologias - Políticas de Gerenciamento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Algoritmos e Linguagem de Programação I: Ensino dos conceitos básicos de algoritmos estruturados (estruturas condicionais e de repetição),

Leia mais

Solisc 2010 Uma Introdução ao Pentaho BI Open Source

Solisc 2010 Uma Introdução ao Pentaho BI Open Source Solisc 2010 Uma Introdução ao Pentaho BI Open Source Marcio Junior Vieira marcio @ ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Apoio a Decisão (Inteligência nos Negócios - Business Inteligente) Sistemas de Informação/Ciências da Computação Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Apresentação A tecnologia

Leia mais

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL OS DESAFIOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE 2012 Disciplina ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária

Leia mais

Perguntas Sobre Max Cardoso

Perguntas Sobre Max Cardoso RPA +AI services Max Cardoso Head of RPA at CertSys Max.Almeida@certsys.com.br RPA + AI RPA And Automation RPA Congress 2019 RPA + AI Qual o objetivo do uso das tecnologias cognitivas na automação de tarefas?

Leia mais

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO

COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO COMO BIG DATA E BUSINESS ANALYTICS PODEM MUDAR O RUMO DO SEU NEGÓCIO Com o Big Data, o volume de dados produzidos e a diversidade de novas fontes de dados que apareceram nos últimos anos, organizações

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 08 Tema: Como melhorar a tomada

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso: Banco de Dados. Disciplina: Laboratório de Data Warehouse e Business Intelligence Professor: Fernando Zaidan

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso: Banco de Dados. Disciplina: Laboratório de Data Warehouse e Business Intelligence Professor: Fernando Zaidan PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Curso: Banco de Dados Disciplina: Laboratório de Data Warehouse e Business Intelligence Professor: Fernando Zaidan Unidade 31 2016 Crédito dos Slides: Clever Junior 2 História

Leia mais

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603)

Disciplina Gestão da Informação e do Conhecimento (ACA603) Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Disciplina Gestão da

Leia mais

Inovações Tecnológicas

Inovações Tecnológicas Inovações Tecnológicas Start-ups Computação em Nuvem Algoritmo Tecnologia Disruptiva Big Data Inteligência Artificial Internet das Coisas Blockchain, Criptomoedas e Bitcoin Start-ups Empreendimento em

Leia mais

Dados confiáveis para empresas em crescimento

Dados confiáveis para empresas em crescimento dos produtos SAP Soluções SAP para gerenciamento de informações empresariais SAP Data Integrator, Edge Edition Objetivos Dados confiáveis para empresas em crescimento Gerencie melhor seus dados e aumente

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II

Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Sistemas de Informação (SI) Sistemas que abrangem toda a empresa II Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção Conceitos de Software. Tipos existentes. Gerenciamento de Dados. Redes de computadores. Agenda Tipos de Software Banco de Dados Navegadores Gerenciamento de Dados Redes

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão

Sistemas Integrados de Gestão Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Se você procura elevar o nível de produtividade da sua empresa três pontos são fundamentais:

Se você procura elevar o nível de produtividade da sua empresa três pontos são fundamentais: Se você procura elevar o nível de produtividade da sua empresa três pontos são fundamentais: Receber informações de confiança. Reduzir o retrabalho. Manter os processos organizados e ágeis. Tudo isso,

Leia mais

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data

Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Curso de Computação, Licenciatura Banco de Dados Data Mining Data Warehouse Big Data Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Data Mining: Introdução

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais