Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental"

Transcrição

1 Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico. Tema 1 Ciência, tecnologia e sociedade Importância do conhecimento científico para o desenvolvimento humano; relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. H1 Identificar o conhecimento científico como um processo humano, histórico e cultural. H2 Reconhecer a importância da experimentação nas Ciências. H3 Reconhecer a relação entre Ciência e Tecnologia. C2 Analisar a configuração do sistema solar e compreender a estrutura do planeta Terra para explicar fenômenos geológicos. Tema 2 Universo: Fenômenos celestes e geológicos Constituição e funcionamento do sistema solar. Fenômenos naturais relacionados à Terra e aos corpos celestes. H4 Diferenciar os movimentos de translação e rotação. H5 Relacionar diferentes fenômenos cíclicos, como a ocorrência das estações do ano aos movimentos do sistema Sol Terra. H6 Identificar as fases da Lua. H7 Associar a ocorrência de fenômenos geológicos aos movimentos das placas tectônicas. H8 Identificar os tipos de eclipses envolvendo a posição relativa entre Terra, Sol e Lua. H9 Comparar as características dos planetas que formam o Sistema solar.

2 CIÊNCIAS DA NATUREZA II C3 Compreender as características e as interações dos seres vivos entre si e com o ambiente e reconhecer intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental Tema 3 Diversidade e ambiente Seres vivos, ambiente e suas relações de adaptação. H10 Reconhecer a biodiversidade da Terra. H11 Entender a relação entre os tipos de clima e a biodiversidade. H12 Identificar os diferentes tipos de solo de acordo com suas características. H13 Identificar as características do solo em função do clima e substrato* rochoso. H14 Relacionar situações-problema à ação dos agentes de intemperismo* sob a formação do solo. H15 Associar as transformações do solo com a ação do ser humano. H16 Reconhecer o processo de decomposição da matéria orgânica e os organismos decompositores. H17 Identificar fatos relacionados à origem dos primeiros seres vivos na Terra. H18 Identificar os ecossistemas (terrestres ou aquáticos) de acordo com suas características bióticas* e abióticas*, adaptações dos seres vivos e sua posição geográfica. H19 Identificar relações entre ação humana e o desequilíbrio ecológico dos ecossistemas. H20 Reconhecer as adaptações comportamentais e fisiológicas dos seres vivos. H21 Reconhecer problemas ambientais decorrentes da falta de planejamento urbano. H22 Avaliar formas de intervenções no ambiente considerando a qualidade de vida ou medidas de conservação da biodiversidade.

3 H23 Entender o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas. H24 H25 Identificar níveis tróficos* em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos. Identificar diferentes formas de transmissão de doenças: pela água, solo e alimentos contaminados. H26 Identificar diferentes ciclos evolutivos de doenças. H27 Reconhecer medidas profiláticas e de controle das doenças. H28 H29 H30 Identificar diferentes tipos de hábitos alimentares dos seres vivos: carnívoros, herbívoros e onívoros. Identificar as relações ecológicas intraespecíficas* e interespecíficas* existentes entre os seres vivos. Entender os diferentes tipos de comportamentos sexuais como estratégias para garantir a reprodução. H31 Reconhecer a diferenciação sexual e as formas de reprodução entre os seres vivos. H32 Associar as informações obtidas por evidências evolutivas às características da Terra no passado, de seu ambiente e dos seres vivos. H33 Entender o processo de seleção natural. H34 Identificar as estruturas que compõem um vegetal e/ou etapas do seu ciclo de vida. H35 H36 Associar as características estruturais e fisiológicas dos grupos vegetais aos diferentes habitats por eles ocupados. Identificar os grupos de animais (invertebrados e vertebrados) de acordo com suas características morfofisiológicas*. H37 Entender o papel ecológico e/ou tecnológico dos micro-organismos.

4 CIÊNCIAS DA NATUREZA II H38 Identificar micro-organismos patogênicos*. H39 Reconhecer estratégias de conservação dos alimentos. H40 Reconhecer a importância da fotossíntese na estruturação das cadeias alimentares. H41 Reconhecer o papel da fotossíntese na manutenção do oxigênio na atmosfera. H42 Entender as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares. H43 Compreender a transferência de energia em uma cadeia alimentar. C4 Compreender o funcionamento do corpo humano, suas doenças e aplicar conhecimentos sobre tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. Tema 4 Homem, saúde e biotecnologia Anatomia, fisiologia humana, saúde e biotecnologia. H44 Entender o processo de seleção artificial*. H45 Reconhecer os diferentes processos para obtenção de energia (respiração e fermentação). H46 Identificar os órgãos e sistemas do corpo humano. H47 Entender as funções dos órgãos e sistemas do corpo humano. H48 Entender mecanismos de integração dos sistemas biológicos. H49 Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos.

5 H50 Reconhecer a importância dos nutrientes para a manutenção da saúde. H51 Reconhecer a proporção adequada dos nutrientes numa dieta balanceada. C5 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem sua aplicabilidade, interações e transformações. Tema 5 Interações e propriedades da matéria A matéria*, suas propriedades e interações, formação dos materiais, transformações e aplicabilidades. H52 Reconhecer que os materiais são formados por substâncias*. H53 Identificar o estado físico em que se apresenta uma substância em determinada temperatura. H54 Identificar as transformações físicas. H55 Reconhecer as propriedades dos materiais. H56 Identificar a aplicabilidade dos materiais por meio de suas propriedades. H57 Reconhecer átomos e substâncias químicas. H58 Relacionar a composição atmosférica com a altitude. H59 Relacionar a pressão atmosférica com a altitude.

6 CIÊNCIAS DA NATUREZA II C6 Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. Tema 6 Energia e suas transformações Processos de geração, transformação, utilização e conservação dos diversos tipos de fontes de energia, matriz energética e análise da viabilidade de uso das fontes alternativas de energia. H60 Reconhecer os diferentes tipos de fontes de energia nas situações diárias. H61 Identificar processos de transformação de energia e sua utilização. H62 Comparar recursos energéticos (petróleo, carvão, gás natural) em relação às fontes alternativas de energia. H63 Reconhecer a importância da luz no processo da fotossíntese. H64 Diferenciar os processos de fotossíntese e respiração celular. H65 Reconhecer os processos de produção de energia elétrica e seus impactos ambientais. H66 Classificar aparelhos e equipamentos elétricos de acordo com o consumo de energia. C7 Utilizar conhecimentos sobre forças para explicar situações relacionadas aos movimentos dos corpos. Tema 7 Movimentos e forças Tipos de movimentos presentes no cotidiano e as leis associadas a esses movimentos. H67 Reconhecer características de movimentos a partir da 1 a e da 2 a leis de Newton. H68 Associar o princípio das alavancas às grandezas inversamente proporcionais.

7 Glossário 1. Abiótica: conjunto de características físicas e químicas. 2. Biótica: conjunto de seres vivos. 3. Coeficiente estequiométrico: proporção de reagentes e produtos representados por números em uma equação química. 4. Elemento químico: conjunto de átomos de mesmo número atômico. 5. Eletrólise: processo de transformação de substâncias com utilização de corrente elétrica. 6. Engenharia genética: manipulação de genes. 7. Intemperismo: conjunto de processos condicionados pela ação de agentes atmosféricos e biológicos que ocasionam a destruição física e a decomposição química de minerais e rochas. 8. Interespecífica: relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes. 9. Intraespecífica: relação ecológica entre indivíduos de mesma espécie. 10. Matéria: porção formada por uma ou pela combinação de várias substâncias e que possui massa e volume definidos. 11. Morfofisiológica: relativa à forma e ao funcionamento de órgãos ou estruturas. 12. Nível Trófico: nível de nutrição a que pertence uma espécie. 13. Osmorregulação: consiste em um processo físico-químico em que as células ganham ou perdem água por osmose (por diferença de concentração). 14. Patogênico: causador de doenças. 15. Polímero: macromolécula formada pela repetição de moléculas menores (monômeros), a fim de formar uma cadeia ou rede. Por exemplo, o polietileno é uma molécula formada pela repetição de milhares moléculas de etileno que se combinam, até que se forme uma longa cadeia. 16. Precipitado: sólido insolúvel produto de uma reação química. 17. Profilática: aquilo que previne, que evita. 18. Seleção artificial: processo em que o homem seleciona os organismos com características vantajosas e conduz cruzamentos entre os indivíduos previamente selecionados. 19. Substância: constituinte da matéria que possui propriedades específicas. 20. Substrato: camada de rocha ou terra sob o solo superficial; subsolo. 21. Termorregulação: processos biológicos que visam regular a temperatura interna do organismo.

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental CIÊNCIAS DA NATUREZA EF Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA II EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio C1 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Médio Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Médio C1 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem sua aplicabilidade, interações

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Componentes do meio ambiente Bióticos: Abióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Físico

Leia mais

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Ecologia: definição OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema. D1(F) Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema. D2(F) D3(F) D4(F) Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2018 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo /2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo /2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica /JI do Casal do Sapo Ano Letivo - 05/06 DOMÍNIO SUBDOMÍNIO UNIDADE CONTEÚDOS Terra Um Planeta com vida

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROVA

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015 CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Turmas A e B PLANIFICAÇÃO 1º PERÍODO CONTEÚDOS OBJECTIVOS/METASCURRICULARES CONCEITOS TERRA UM PLANETA COM - Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação TERRA UM PLANETA

Leia mais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia

9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia 9º ano 1º período / 2016 Equipe Biologia Combinados Cuidado com os atrasos. Evite manusear o celular em sala de aula. Faça suas tarefas e traga seu material em todas as aulas. Registre. Faça seus registros

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS 1.1-5º ANO CONTEÚDOS A água, o ar, as rochas e o solo Materiais terrestres PERÍODO A importância das rochas e do solo na manutenção da vida. Compreender a Terra

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 8º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 8º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período SUSTENTABILIDADE NA TERRA 28 Compreender o significado dos conceitos: espécie, população, comunidade,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2016-2017 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa Ecologia Fluxo de matéria e energia Prof. Bruno Uchôa Estudo das relações entre os seres vivos, e destes com o meio em que vivem. ECOLOGIA Ernest Haeckel (1869) Oikos = casa Logos = estudo Importância

Leia mais

Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente.

Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente. Compreender a importância da diversidade biológica na manutenção da vida. Identificar diferentes tipos de interacção entre seres vivos e ambiente. Referir funções dos diferentes constituintes de um ecossistema

Leia mais

Introdução à Ecologia. Prof. Fernando Belan

Introdução à Ecologia. Prof. Fernando Belan Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Ecologia (oikos = casa; logos = ciência) Estuda as relações entre os seres vivos, e o ambiente em que vivem; Ecologia em destaque! Conhecer para preservar! Ciência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO -Sustentabilidade na Terra-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO -Sustentabilidade na Terra- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO -Sustentabilidade na Terra- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/ Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Tema I Ecossistemas

Leia mais

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Organize

Leia mais

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Todos os seres vivos necessitam de compostos orgânicos (alimento) a partir dos quais obtêm a energia de que necessitam para as suas atividades. Seres vivos

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos)

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos) AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Introdução

Leia mais

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas

Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas Conteúdos Conceitos Competências Situações de aprendizagem Avaliação Aulas 1º Período 1- Terra, um Planeta com Vida 1.1- Condições da Terra que permitem a existência de Vida A célula. Constituição da célula.

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 30 Fone: (061) 3443-7878 Disciplina: Laboratório de Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Elisângela(B3) e Camilla(B1) Série: 1º Turmas: 101, 10, 103 e

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova BIOLOGIA NO ENEM O que estudar para mandar bem na prova Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas

Leia mais

Ciências Naturais 2019

Ciências Naturais 2019 INFORMAÇÃO-PROVA Ciências Naturais 2019 Prova 02 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova de Equivalência à Frequência O presente documento divulga informação relativa à Prova de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Módulo 1 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Delegação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS SÃO GRÁFICOS QUE REPRESENTAM VALORES REFERENTES ÀS CADEIAS ALIMENTARES DE UM ECOSSISTEMA.

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. ECOLOGIA CURSINHO 2018 COMUNIDADE. ECOSSISTEMA. BIOSFERA. ORGANISMO ORGANISMO POPULAÇÃO POPULAÇÃO COMUNIDADE COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA TALASSOCICLO: marinho

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

Ensino Básico do 3.º Ciclo. Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais

Ensino Básico do 3.º Ciclo. Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais 8 º Ano Disciplina: Ciências Naturais Ensino Básico do 3.º Ciclo Ano letivo 2015/2016 Planificação Anual da Disciplina de Ciências Naturais CALENDARIZAÇÃO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Início das aulas:

Leia mais

Organização biológica dos ecossistemas

Organização biológica dos ecossistemas Organização biológica dos ecossistemas O Ecossistema O albatroz procura um local no solo para depositar os ovos. A andorinha-do-mar regressa de uma longa viagem. Dias com mais horas de luz favorecem a

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos 11/8/2011 ECOLOGIA Disciplina Ecossistemas E Saúde Ambiental Ecologia é uma área da Biologia que estuda os organismos e suas relações com o meio ambiente em que vivem. Aula 1A: Revendo Conceitos Básicos

Leia mais

Domínio: Terra - um planeta com vida

Domínio: Terra - um planeta com vida Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira 150850 Planificação Anual e Ações Interdisciplinares - CIÊNCIAS NATURAIS 3º CICLO 8ºAno de escolaridade Domínio: Terra - um planeta com vida Nº de aulas

Leia mais

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA DIVERSIDADE NA BIOSFERA A BIOSFERA - Diversidade Organização biológica Extinção e conservação A CÉLULA - Unidade estrutural e funcional dos seres vivos Constituintes básicos Biologia e Geologia 10º ano

Leia mais

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se organiza de Moléculas à Biosfera, constituindo 11 níveis

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: Ciências Naturais Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL CONTEÚDOS UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE 1. Vida, só na Terra Procurando vida no Sistema Solar Condições de vida no planeta Terra 2. Características dos seres vivos Célula Capacidade de realizar atividades

Leia mais