I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo"

Transcrição

1 Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema Solar, assim como outros astros: cometas, estrelas cadentes e satélites naturais. Identificar as fases da lua e conhecer sua importância atual e para os povos antigos, assim como as estrelas e constelações. Observação do céu e identificação de astros como: lua, sol, estrelas, planetas, estrelas cadentes. Identificação dos modelos Heliocêntrico e Geocêntrico para o Sistema Solar (posição do sol). Reconhecer as principais características físicas e composição da Terra, como dimensões, formatos e camadas, associando a fenômenos naturais como: terremotos e vulcões. Entender e saber identificar a formação do solo pela ação de intemperismo. Perceber suas características principais. Perceber que há rochas diferentes com diferentes funções para o homem. Reconhecer a exploração das rochas pode trazer prejuízo à humanidade. Identificar os tipos de lixo e saber os destinos para cada tipo de lixo. Reconhecer a ação do homem na produção do eixo.

2 Área: Ciências Série: 6º ano 1 Matéria e Energia 2 Seres Vivos e Ambientes Expectativas de Aprendizagem Contribuir para a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano. Adotar uma atitude solidária e cooperativa no meio em que está inserido sobre a destinação do lixo. Identificar, em ambientes, elementos essenciais à manutenção da vida dos organismos que neles se desenvolvem. Reconhecer e valorizar ações que promovam o uso racional da água. Indicar e caracterizar medidas que reduzem a poluição do ar, das águas e do solo. Identificar situações de desperdício de água no uso doméstico ou na escola, buscando meio de minimizá-los. Reconhecer os tipos de consumidores em cadeiras e teias alimentares, os produtores e a relação de dependência entre todos os seres vivos e as diferentes formas de obtenção de energia. Perceber a importância da relação entre fatores físicos como luz, calor, água e solo para manter a vida no planeta.

3 Área: CIÊNCIAS Série: 7º ANO C 1 Elaborar perguntas, selecionar, organizar e registrar dados e ideias, para investigar a dinâmica dos ambientes. I - AS INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS. D18 Identificar as relações ecológicas C 3 - Reconhecer em ambientes locais os elementos vivos e não vivos presentes em ambientes nativos. C 4 Relacionar os elementos físicos dos ambientes ( água, solo, ar, calor ) e suas interações à manutenção de qualquer forma de vida. C 5 Comparar os organismos quanto à sua estrutura, relação com água e busca de alimentos, reprodução e crescimento, associados ao modo de vida e aos ambientes que habitam, para a compreensão de processos adaptativos ao longo do tempo geológico. C 14 Valorizar e apreciar a vida em sua diversidade, as inter-relações entre os seres vivos e a preservação de ambientes.

4 II AS ALTERAÇÕES NOS ECOSSISTEMAS. D19 Identificar comportamentos individuais e coletivos voltados para preservação do meio ambiente. D21 Reconhecer causas/consequências de problemas ambientais D26 Reconhecer a importância da produção e do destino adequado do lixo para preservação da saúde individual e coletiva. C 7 Associar propostas de desenvolvimento sustentável e alternativas que integram a melhoria da qualidade de vida à proteção de recursos naturais para as gerações futuras. C 10 - Valorizar medidas de saneamento e de controle de poluição em geral e, C particularmente, em sua cidade. C 13 Identificar a interferência de ações sociais e econômicas (pesca, rede de esgoto, afluentes industriais, desmatamento, urbanização agricultura) na manutenção de ambientes terrestres e aquáticos. C 14 Valorizar atitudes individuais e coletivas para a preservação do meio ambiente no pais, na cidade e em sua comunidade. C 15 Associar a rápida perda de diversidade da vida aos efeitos da ação humana C 16 - Investigar, organizar e divulgar informações sobre transformações nos ambientes e medida de proteção e de recuperação em regiões brasileiras e, particularmente na cidade em que vive.

5 C 5 Reconhecer formas de reprodução sexual e assexual, comparando a eficiência para a sobrevivência das espécies. C 5 Comparar os organismos quanto à sua estrutura, relação com água e busca de alimentos, reprodução e crescimento, associados ao modo de vida e aos ambientes que habitam, para a compreensão de processos adaptativos ao longo do tempo geológico. C 7 Elaborar hipóteses sobre a diversidade as adaptações dos seres vivos. III OS SERES VIVOS. C 8 - Identificar os sistemas organizados de classificação dos seres vivos como referência auxiliar no seu estudo. C 12 Reconhecer que os sistemas de classificação e de nomenclatura dos seres vivos são construções humanas para organizar o conhecimento da natureza. C18 Identificar as trocas gasosas entre os organismos vivos e a atmosfera, envolvidas na respiração. C 19 Comparar as diferentes formas de respiração entre animais aquáticos, animais terrestres e as plantas. C20 Identificar a reprodução como forma de continuidade da espécie no ambiente. C21 Comparar a reprodução do ser humano aos processos reprodutivos das plantas e outros animais. Observação: No material do PAEBES não consta diretrizes para o conteúdo temático SERES VIVOS.

6 Área: Ciências Série: 8º ano I VIDA E AMBIENTE - Identificar órgãos e sistema do corpo humano, relacionando-os às suas funções. - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e individual. Comparar a organização por célula, tecidos, órgãos e sistema do organismo humano aos de outros animais e plantas, bem como processos vitais comum. Considerar organismo humano como um todo, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que concorrem para manutenção do equilíbrio e a promoção da saúde. Identificar o controle do sistema endócrino nos processos químicos que ocorrem em várias glândulas relacionadas aos hormônios, mantendo o metabolismo em equilíbrio. Relacionar os órgãos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e tato) ao sistema nervoso compondo com o sistema endócrino os sistemas de relação entre o corpo e o ambiente. Identificar o sistema nervoso como regulador de todos os outros sistemas, através de estruturas centrais e nervos que geram ações e transmitem respostas aos estímulos recebidos tanto no funcionamento normal do corpo em situações de risco ou na adição de sustâncias nocivas.

7 Área: Ciências Série: 8º ano I VIDA E AMBIENTE - Identificar órgãos e sistema do corpo humano, relacionando-os às suas funções. - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e individual. Identificar os principais caminhos da circulação sanguínea, o papel do coração e as mudanças de composição do sangue ao percorrer os diferentes órgãos do corpo. Identificar o sistema urinário, a filtração do sangue e eliminação de substância tóxica produzida pelas células, ali trazidas pelo sangue. Identificar a pele e o sistema imunitário com a função de proteção e defesa do corpo, constituindo sequência de barreiras de defesa contra agentes invasores: substância, vírus e bactérias.

8 Área: Ciências Série: 8º ano II SER HUMANO E SAÚDE - Reconhecer conceitos básicos de genética. Caracterizar a puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva humana e que produz mudanças físicas emocionais. Descrever as etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozoides na ejaculação para explicar a possibilidade de gravidez e disseminação de DST/AIDS, na ausência de preservativos durante relações sexuais. Descrever os fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e preservação das DST/AIDS.

9 Área: Ciências / Química Série: 9º ano I- Vida e ambiente - A matéria - Mudanças do estado físico da matéria - Tipos de misturas - Estado dos Átomos - Tabela periódica - Ligações químicas Organizar, individualmente e em grupo, relatos orais e outros registros acerca de questões ambientais, estabelecendo relações entre as informações obtidas através de fontes diversas, elaborando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, textos ou maquetes. Relacionar a fotossíntese, a respiração celular e a combustão nos ciclos de carbono e do oxigênio para compreender o papel da vegetação, do desmatamento e das queimadas na atmosfera. Relacionar alterações de dióxido de carbono e de ozônio da atmosfera à emissão de substância, compreendendo aquecimento global e buraco na camada de ozônio. Compreender o ciclo da água na cidade e em diferentes ambientes e identificar o modo pelo qual as águas subterrâneas são reabastecidas, reconhecendo a necessidade de preservação dos mananciais. Interpretar processo de recuperação ou de degradação em ambiente da sua região ou em local distante, utilizando conhecimentos sobre exploração de recursos naturais e interferência humana nos ciclos naturais.

10 Área: Ciências / Química Série: 9º ano II Matéria e Energia - Reações químicas - Equações químicas - Ciclos biogeoquímicos Ler e representar, de forma nominal e simbólica, reações químicas, diferenciando reagentes e produtos. Comparar diferentes tipos de combustíveis, suas origens e usos, diferenciando os renováveis dos não renováveis. Reconhecer reagentes e produtos em reações químicas de combustão. Conhecer a teoria atômico molecular para explicar modelos de constituição e propriedades dos materiais.

11 Área: Ciências / Física Série: 9ºano 1) Energia e conservação de energia. 2) Calor e temperatura. 3) Eletrostática. 4) Eletrodinâmica / consumo de energia elétrica. 5) Magnetismo. 6) Eletromagnetismo. 7) Elementos de uma onda. 8) Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. 9) Som, ondas sonoras. 10) Luz (conceitos, fenômenos e instrumentos óticos). 11) Cinemática (conceitos, velocidade e aceleração). 12) Dinâmica (Forças, Leis de Newton). 13) Energia Mecânica. Dominar a linguagem científica que envolve os conteúdos estruturantes. Compreender os fenômenos físicos envolvidos em todos os conteúdos estruturantes. Identificar e relacionar as grandezas físicas envolvidas nos fenômenos físicos. Associar as situações cotidianas aos fenômenos físicos estudados. Problematizar as situações cotidianas e resolver essas situações problematizadas.

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.

Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema. D1(F) Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema. D2(F) D3(F) D4(F) Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio CIÊNCIAS DA NATUREZA II EM Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Médio C1 Compreender que os materiais são formados por substâncias e que estas possuem propriedades que permitem

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental

MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental MATRIZ DE REFERÊNCIA/Ensino Fundamental Conteúdos 1. CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS - Origem - Evolução 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DA CÉLULA - Diferença entre célula animal e vegetal - Componentes celulares

Leia mais

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual Rio de Janeiro Física Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Cosmologia - Movimento - Compreender o conhecimento científico como resultado de uma construção

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 O PLANETA TERRA *Conhecer os aspectos da estrutura e composição do Planeta e localização do Sistema Solar *Perceber que o Planeta Terra vive em constante mudança. *Conhecendo aspectos, estrutura

Leia mais

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. Conteúdo Básico Comum (CBC) - Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

CIÊNCIAS 6º AO 9º ANO

CIÊNCIAS 6º AO 9º ANO 5ª. Série / 6º. Ano 1º. BIMESTRE TERRA E UNIVERSO Sistema solar Planetas, estrelas, gravidade, movimento. Observação direta de: órbita, gravidade e corpos celestes. Busca de informações Identificação de

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Compreender a Terra como um planeta especial Indicar três fatores que permitam considerar a Terra um planeta com vida.

Leia mais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS-

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período

1º Período 2º Período 3º Período Escola Básica Dr. Augusto César Pires de Lima Departamento Curricular Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina Ciências Naturais Manual adotado: NOVO CSI 6 (AREAL EDITORES) Modalidade

Leia mais

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 FÍSICO-QUÍMICA 7º ano Espaço Materiais Energia Atividades Práticas Compreender globalmente a constituição e a caracterização do Universo e do Sistema Solar e a posição que a Terra ocupa nesses sistemas. Saber associar

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental CIÊNCIAS DA NATUREZA EF Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS FÍSICA 1ª SÉRIE 1-FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Compreender enunciados

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS 1.1-5º ANO CONTEÚDOS A água, o ar, as rochas e o solo Materiais terrestres PERÍODO A importância das rochas e do solo na manutenção da vida. Compreender a Terra

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO

UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIVESIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 9º ano Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA 5 Analisar e interpretar grandezas e leis FÍSICA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MOVIMENTOS: VARIAÇÕES E CONSERVAÇÕES 1 - Identificar os diferentes movimentos que se realizam no cotidiano e as grandezas

Leia mais

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Comparativos curriculares SM Biologia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado do Rio de Janeiro Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL D1 Reconhecer a participação do oxigênio e do gás carbônico em processos vitais para os diversos seres vivos. Reconhecer a participação do ar na manutenção da vida de diferentes seres vivos. Reconhecer

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Dia vai, noite vem Movimento aparente do Sol Movimento de rotação da Terra em relação ao Sol Variação das sombras no decorrer

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciências ÁREA DE ENSINO: FUNDAMENTAL I SÉRIE\ ANO: 4º ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A VIDA SOB MICROSCÓPIO *Conhecer a história do microscópio *Conhecer doenças causadas por microrganismos *conhecer que os seres vivos são formados por células *Conhecendo microscópio e sua utilidade.

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos)

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos) AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Introdução

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2018 Prova de Ciências Naturais - Código 02 - Tipo de Prova: Escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação TERRA UM PLANETA

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

Aprendizagens Académicas

Aprendizagens Académicas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Naturais 2º Ciclo PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS 6º ANO O perfil do aluno foi definido com

Leia mais

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE FÍSICA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA TERRA E UNIVERSO H01 Reconhecer a equivalência entre massa e energia, descrevendo processos de conversão de massa em energia. H02 Reconhecer a equivalência entre massa

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA PROEB 9º ANO CBC DE CIÊNCIAS I ESPAÇO E FORMA EIXO TEMÁTICO TEMA TÓPICO HABILIDADES D1 Identificar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º Período 13 13 13 12 12 2.º Período 12 12 12 14 14 3.º Período 6 8 7 7

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais 1ºPeríodo 39 aulas Importância de uma alimentação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais

Temas / Conteúdos subjacentes às Aprendizagens Essenciais Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2018/2019 7º Ano Disciplina: Físico-Química Períodos 1º 2º Período Período Número de aulas previstas (50 minutos) 39 36 24 ESPAÇO Universo Temas / Conteúdos

Leia mais

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS TEMA / DOMÍNIO / PARA INTER A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES Tópicos do manual CienTIC 5 A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes terrestres e ambientes

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

3ª Daniella / Marcelo

3ª Daniella / Marcelo Química 3ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Dominar a leitura, interpretação e a capacidade de produção de textos em diferentes formas de linguagem

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação Agrupamento de Escolas de Samora Correia INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS 2016 Prova 02 2ºCiclo do Ensino Básico - 6º ano (Decreto-Lei n.º 17/2016 de 4 de abril e Despacho

Leia mais

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no:

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2018/2019 Termo das aulas-14 de Junho de 2019. 5º 1 5º2 5º3 37 38 38 40 38 38 21 23 23 A Terra,

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS Eixo Temático I: Ambiente e Vida - Tema 1: Diversidade da Vida nos Ambientes MATRIZ DE REFERÊNCIA I PROCEDIMENTOS

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MATÉRIA E ENERGIA D01 Identificar reagentes, produtos e etapas dos processos básicos da fotossíntese e da respiração

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 5ºano

Planificação de Ciências Naturais 5ºano Planificação de Ciências Naturais 5ºano Conteúdos/Domínios Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização INTRODUÇÃO - Apresentação - Normas de funcionamento da

Leia mais