PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS

2 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites como constituintes do Sistema Solar. Compreender que vivemos na superfície do planeta Terra e não no seu interior. Identificar o Sol como fonte básica de energia da Terra. Reconhecer que a alternância dia/noite é determinada pelos movimentos do planeta Terra em relação ao Sol. Identificar o movimento de translação, relacionando-o com o intervalo de um ano. Identificar a Lua como satélite natural da Terra. Identificar as diferentes fases da Lua como consequência da posição da Lua em relaçãoàterraeaosol. Identificar, no cotidiano, exemplos do movimento aparente do Sol. Identificar instrumentos utilizados para observação do céu. Relacionar o ciclo dia/noite ao ciclo biológico de animais e plantas.

3 5º ANO Reconhecer a existência da diversidade humana como variedade da vida. Associar o processo de hereditariedade à transmissão de características de pais para filhos. Perceber que a saúde também é consequência do repouso e das atividades de lazer. Reconhecer a necessidade de uma alimentação equilibrada para o bem-estar. Estabelecer a relação entre hábitos alimentares e ocorrência de doenças. Relacionar a manutenção da saúde humana com as condições de saneamento básico. Relacionar a manutenção da saúde humana com o desenvolvimento de cuidados comaáguaparaconsumo. Reconhecer a importância do leite materno para a saúde do bebê. Associar a promoção da saúde individual e coletiva à responsabilidade conjunta de toda a comunidade. Relacionar aspectos de saúde ambiental local com a saúde das populações em escala regional.

4 6º ANO Compreender, dentro de um contexto histórico, que vivemos na superfície da Terra, que se situa no espaço, fazendo parte de um Universo que é regido por forças que mantêm a sua estabilidade. Reconhecer o Sistema Solar, dentro do contexto do Universo e de sua formação, identificando os componentes desse sistema. Diferenciar astros luminosos de iluminados, reconhecendo os satélites como astros iluminados. Reconhecer que a poluição luminosa prejudica a luminosidade do céu das grandes cidades, assim como sua interferência na saúde humana e dos animais de hábitos noturnos que nelas habitam. Identificar os movimentos de rotação e translação da Terra, relacionando-os aos ciclos terrestres dia/noite e estações do ano, e este último, ao seu eixo de inclinação. Reconhecer a aplicação dos diferentes tipos de rochas nas atividades humanas, compreendendo sua importância econômica. Compreender como os seres vivos, principalmente o ser humano, interferem nos domínios da hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera. Discriminar e caracterizar as camadas estruturais da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre. Identificar os diferentes tipos de rochas, descrevendo suas diferentes formações e reconhecendo a importância dos fósseis para a compreensão da evolução da vida no planeta. Compreender o processo de formação do solo, descrevendo suas etapas a partir da degradação das rochas até a formação das partes inorgânica e orgânica. Reconhecer as técnicas desenvolvidas pelo homem para melhoramento do solo e identificar a sua aplicação, de acordo com a necessidade do solo. Caracterizar os tipos de solo, relacionando-os à porosidade e permeabilidade. Valorizar hábitos saudáveis que contribuam para a prevenção de doenças transmitidas pelo solo. Reconhecer a ação humana e a ação de fatores naturais como determinantes no processo de degradação do solo e suas implicações na saúde planetária. Identificar os processos de destinação do lixo com a modernização da sociedade e seus impactos ambientais, valorizando as técnicas de reciclagem e reutilização, bem como a conscientização para evitar o desperdício.

5 7º ANO Identificar as diferentes estratégias usadas pelos seres vivos para a obtenção de energia. Reconhecer diferenças entre seres uni e pluricelulares. Reconhecer os níveis de organização dos seres vivos. Correlacionar a teoria mais aceita da Origem da Vida (Oparin Haldene) com as condições ambientais que proporcionaram uma possível Geração Espontânea e o surgimento dos primeiros compostos orgânicos. Explicar a importância da classificação dos seres vivos devido a sua diversidade. Reconhecer a importância de critérios únicos para a classificação científica. Reconhecer que os organismos do reino Monera são menos complexos que os organismos classificados em outros reinos. Correlacionar a variedade de seres vivos com o processo de evolução. Identificar os seres vivos autotróficos como produtores, na cadeia alimentar, e os seres heterotróficos como consumidores. Reconhecer que os vírus podem ser considerados vivos ou não, dependendo dos argumentos utilizados. Identificar as medidas preventivas de combate à dengue. Estabelecer as diferenças entre o grupo de bactérias, a partir de suas características morfológicas. Reconhecer a importância das bactérias, no que diz respeito aos benefícios de sua ação no ambiente Reconhecer que os protistas, com suas estratégias de sobrevivência, estão bem adaptados ao meio em que vivem. Caracterizar a importância dos protistas para o homem e para o meio ambiente.

6 8º ANO Identificar a célula, com suas organelas e funções. Identificar a célula como unidade funcional e estrutural de todos os seres vivos. Reconhecer células de diferentes tecidos do corpo humano. Identificar, nas células, características próprias do tecido que as constitui. Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestam na puberdade. Identificar características sexuais secundárias masculinas e femininas que se manifestam na puberdade. Identificar as principais etapas da fecundação humana. Identificar fenótipo. Identificar genótipo. Diferenciar gêmeos univitelinos de gêmeos bivitelinos. Associar o processo da hereditariedade com a transmissão de características de pais para filhos. Reconhecer os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino, associando-os às suas funções prioritárias. Reconhecer os componentes do sistema reprodutor masculino e feminino, associando-os às suas funções prioritárias. Identificar as fases de vida dos seres humanos. Identificar a AIDS como uma das principais doenças sexualmente transmissíveis.

7 9º ANO Reconhecer a relação da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Relacionar as propriedades gerais dos materiais, como plásticos, metais, papel e vidro, à diversidade de usos, degradação, reaproveitamento e suas consequências ambientais. Identificar transformações físicas e químicas presentes no nosso cotidiano. Compreender a organização da matéria e suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Reconhecer as transformações de energia que ocorrem, a todo tempo, no universo eaonossoredor. Reconhecer as diferenças existentes entre os estados físicos, a partir do estado das partículas que formam a matéria, como movimento e espaço entre elas. Reconhecer que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia permitiu, ao longo do tempo, o aperfeiçoamento da concepção do modelo atômico. Reconhecer a relação entre as partículas que constituem os materiais e a diversidade de tipos de átomos(elementos químicos). Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais encontrados nos objetos utilizados pelos seres humanos. Representar substâncias químicas por meio de símbolos dos elementos que as constituem. Identificar, por meio de modelos, as partículas constituintes do átomo e sua organização. Diferenciar substâncias simples das compostas e selecionar modelos explicativos que permitam diferenciá-las. Reconhecer o número atômico como o número de prótons que caracteriza o elementoquímico,eonúmerodemassacomoonúmerodeprótonsenêutrons. Caracterizar os grupos de elementos químicos existentes e relacioná-los as suas aplicações práticas. Identificar, por meio de consulta à tabela periódica, elementos químicos e seus respectivos símbolos e propriedades químicas.

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano

UNIDADE 1. Conteúdos. Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais; gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos: audição, visão, gustação, tato e olfato

Leia mais

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE 6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE Concluir através de investigações e experimentos que o ar existe; Explicar a importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos e a integração com os fatores físicos do

Leia mais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS-

Leia mais

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS C R I T É R I O S E C O M P E T Ê N C I A S

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2015/2016 CIÊNCIAS NATURAIS- 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA

UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CONTEÚDOS CIÊNCIAS 6º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 A CIÊNCIA E SUA ESTRUTURA CAPÍTULOS 1. O que é ciência? Como os cientistas trabalham O objetivo da Ciência Ideias (Especulação ou Imaginação) e fatos.

Leia mais

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos

Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano. EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Módulo 1 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis Biologia e Geologia -10ºano EXAME DE AVALIAÇÃO Módulo 1,2,3 Duração da Prova: 135 minutos Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Delegação

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos)

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos) AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Introdução

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 O PLANETA TERRA *Conhecer os aspectos da estrutura e composição do Planeta e localização do Sistema Solar *Perceber que o Planeta Terra vive em constante mudança. *Conhecendo aspectos, estrutura

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I 1º BIMESTRE Cap.1:A transformação de materiais em objetos Diferentes materiais De que são feitos os objetos: Argila; Madeira;

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 5º Ano 1º Período UNIDADES DIDÁTICAS Onde existe vida? Variedade de formas e de revestimento do corpo Como se deslocam os animais? De que se alimentam os

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA DIVERSIDADE NA BIOSFERA A BIOSFERA - Diversidade Organização biológica Extinção e conservação A CÉLULA - Unidade estrutural e funcional dos seres vivos Constituintes básicos Biologia e Geologia 10º ano

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Compreender a Terra como um planeta especial Indicar três fatores que permitam considerar a Terra um planeta com vida.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ECOLOGIA: A CRISE AMBIENTAL, CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA, FATORES LIMITANTES. DINÂMICA POPULACIONAL: CONCEITOS,

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Introdução A Terra, um planeta especial

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental UNIDADE 1: O planeta Terra Apresentar as características do planeta Terra.. Observar características que permitem a existência de vida

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016 DISCIPLINA: Ciências PROFESSORA: Luciana Santos de Jesus Oliveira TURMA: 6º Anos CARGA HORÁRIA: 120h PLANEJAMENTO DO 1º AO 4º BIMESTRE / 2016

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA PROEB 9º ANO CBC DE CIÊNCIAS I ESPAÇO E FORMA EIXO TEMÁTICO TEMA TÓPICO HABILIDADES D1 Identificar

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: CIÊNCIAS Série: 4º ano Ensino Fundamental UNIDADE 1: Nosso Planeta: Uma pequena parte do universo O universo Sistema solar Observando a Terra Como é a Terra por dentro e por

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2018 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

Terra um planeta com Vida

Terra um planeta com Vida Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva.

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Priscilla Torres DISCIPLINA: Biologia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. Conteúdo Básico Comum (CBC) - Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Os elementos astronômicos visíveis no céu: Sol, Lua,

Os elementos astronômicos visíveis no céu: Sol, Lua, 1º BIMESTRE TEMA: CONTEÚDOS GERAIS Elementos astronômicos visíveis Temas de terra e Universo estão em 5a, 7a, e 8a. Série OLHANDO PARA CÉU 5a. Série/ 6º ano - Ciências: a?tude e conhecimento Conteúdos

Leia mais

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Dia vai, noite vem Movimento aparente do Sol Movimento de rotação da Terra em relação ao Sol Variação das sombras no decorrer

Leia mais

Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo 2013-2014 OBJETIVOS

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no:

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2018/2019 Termo das aulas-14 de Junho de 2019. 5º 1 5º2 5º3 37 38 38 40 38 38 21 23 23 A Terra,

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0234P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Crescer Ciências 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01)

Leia mais

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0201P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01) Comparar características

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

Informação-Exame de Equivalência à disciplina de: Ciências da Natureza

Informação-Exame de Equivalência à disciplina de: Ciências da Natureza Informação-Exame de Equivalência à disciplina de: Ciências da Natureza 2º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS

CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS COLÉGIO PEDRO II CSCII CONTEÚDOS A SEREM AVALIADOS NAS PROVAS ESCRITAS - 2017 DISCIPLINA: CIÊNCIAS CERTIFICAÇÃO: 1ª X 2ª 3ª COORDENADOR: MÔNICA FIUZA ANO: X 6º 7º 8º 9º Solos: formação / composição / tipos

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA.

O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA. O que é a vida? DISCIPLINA: BIOLOGIA http://danutaw.webnode.com.br 1 A ORIGEM DA BIOLOGIA Biologia é a ciência que estuda a vida. bios, vida logos, estudo - Século XIX Lamarck (1744-1829) Animais e plantas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida Prof. André Araujo - Biologia Capítulo 1.1 A diversidade da vida O planeta Terra pode ser dividido em Litosfera (parte Sólida), Hidrosfera (parte Líquida) e Atmosfera (Gases que envolvem a Terra). A vida

Leia mais

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 Início das aulas- 16 de setembro. Termo das aulas- 16 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas para cada turma. Turma 5º 1 5º2 5º3 Período 1º Período 38

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS NATURAIS 5.º A N O. Ano Letivo: 2017 / 2018 AVALIAÇÃO. Ponderação % Instrumentos Ano Letivo: 017 / 018 CRITÉRIOS DE PERFIL DE.º A N O Domínios/Temas/Unidades A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Compreender a como um planeta

Leia mais

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa Ecologia Fluxo de matéria e energia Prof. Bruno Uchôa Estudo das relações entre os seres vivos, e destes com o meio em que vivem. ECOLOGIA Ernest Haeckel (1869) Oikos = casa Logos = estudo Importância

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE Biosfera: região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível ambiente capaz de satisfazer

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS 1.1-5º ANO CONTEÚDOS A água, o ar, as rochas e o solo Materiais terrestres PERÍODO A importância das rochas e do solo na manutenção da vida. Compreender a Terra

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados:

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: PLANO DE ESTUDOS O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: 1.º PERÍODO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO / CONTEÚDOS 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL D1 Reconhecer a participação do oxigênio e do gás carbônico em processos vitais para os diversos seres vivos. Reconhecer a participação do ar na manutenção da vida de diferentes seres vivos. Reconhecer

Leia mais

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL

CONTEÚDOS. CIÊNCIAS 7º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE UNIDADE 2 ECOLOGIA: INTERAÇÃO TOTAL CONTEÚDOS UNIDADE 1 SEU LUGAR NO AMBIENTE 1. Vida, só na Terra Procurando vida no Sistema Solar Condições de vida no planeta Terra 2. Características dos seres vivos Célula Capacidade de realizar atividades

Leia mais

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS A importância das rochas e do solo na 5º ANO 1. A ÁGUA, O AR, AS

Leia mais

Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade

Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade Versão Corrigida A Biosfera A vida terá surgido na Terra há mais de 3500 milhões de anos. Inicialmente com formas muito simples, são actualmente, complexos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara PLANIFICAÇÃO ANUAL, CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de escolaridade Ano Letivo 017/018 Letivo Conteúdos Programáticos

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO Duração da Prova 90 minutos + 30 minutos de tolerância BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. A e B 2017 EMENTA

Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO. A e B 2017 EMENTA DISCIPLINA: Ciências PROFESSORA: Michely Botelho Pires Araújo Ensino Fundamental I 5º ano PLANO DE ENSINO TURMA ANO LETIVO A e B 2017 EMENTA A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA/GEOLOGIA DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS...

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA/GEOLOGIA DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... ANO LETIVO 206/207 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA/GEOLOGIA DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 0º ANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... º PERÍODO Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas I.

Leia mais