ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTRATÉGIAS DE LEITURA"

Transcrição

1 ESTRATÉGIAS DE LEITURA

2 1 LEITURA E SUAS TÉCNICAS Molina (1992) apud Medeiros (2011) propõe que a leitura siga os seguintes passos: Visão geral do capítulo. Questionamento despertado pelo texto. Estudo do vocabulário. Linguagem não verbal. Essência do texto. Síntese do texto. Avaliação.

3 Visão geral do capítulo Nesta etapa busca-se responder as seguintes questões: Qual é o assunto tratado no capítulo? Qual a ordem das ideias expostas? Trata-se da leitura inspecional do capítulo (leitura básica ou inicial).

4 Questionamento despertado pelo texto O leitor realiza perguntas, sem buscar respondêlas. É importante saber fazer perguntas, a fim de fortalecer a expectativa em relação ao que visa encontrar no capítulo.

5 Sugestão de Molina (1992 apud Medeiros (2011) : Transformar os títulos e subtítulos em questões. Exemplo: Características do Sol = Quais são as características do sol?

6 Estudo do vocabulário Antes de consultar o dicionário o leitor deve tentar compreender a palavra desconhecida dentro do contexto. Distinguir termo de palavra. O termo já aparece definido no próprio texto.

7 Linguagem não verbal Um texto pode oferecer outras informações apresentadas por: Fotos Mapas gráficos Quadros Tabelas

8 Essência do texto Etapa em que o leitor identifica as ideias principais do texto e situa o autor num contexto ideológico. A comparação de textos de autores diferentes permitirá a elaboração de juízos avaliativos e críticos (MEDEIROS, 2011, p. 74).

9 Síntese do texto Consiste na recriação do texto original. Só é possível após a compreensão profunda do texto e da distinção do que é essencial e não essencial.

10 Avaliação Engloba tanto a resposta às questões realizadas pelo leitor no início do estudo do texto quanto às oferecidas pelo próprio texto. Você deve se perguntar: Que questões permanecem sem resposta? Como o autor transmitiu as ideias? A linguagem é direta ou indireta?

11 A crítica é a etapa que vem após o entendimento do texto. É preciso distinguir conhecimento de mera opinião. Pode-se, com base em fatos, provar desinformação, incoerência, ilogicidade das ideias, ou incompletude delas (MEDEIROS, 2011, p. 76).

12 Quando ocorre um avanço na busca do conhecimento? Quando se descobre as ideias do autor e as teses que defende; quando o leitor enuncia as suas próprias questões e avalia o que o autor prometeu.

13 2 TIPOS DE LEITURA Classificação aprsentada pelo autor: Skimming Procura captar a tendência geral da obra vale-se de uma leitura superficial de títulos, subtítulo e alguns parágrafos.

14 Leitura do significado Procura obter uma visão geral do texto realiza-se uma leitura rápida, sem retomar parágrafos anteriores já lidos.

15 Leitura de estudo Engloba ler, reler, anotar e resumir. Leitura crítica Envolve reflexão, avaliação e comparação com o que se leu anteriormente.

16 Leitura Scanning Tipo de leitura em que se procura certo tópico de uma obra.

17 Com o propósito de obter infomações, dados e fundamentações que servirão de base para a elaboração de um trabalho científico utilizar leitura informativa.

18 Leitura informativa Leitura de reconhecimento Proporciona uma visão geral Leitura seletiva Seleciona as informações necessárias Leitura crítica Preocupação quanto ao significado exige esforço reflexivo Leitura interpretativa Objetiva relacionar as afirmações do autor com os problemas para os quais se busca uma resposta.

19 3 APROVEITAMENTO DA LEITURA Estratégias que podem facilitar o aproveitamento da leitura: Determinar um objetivo a alcançar; realizar leitura de contato com a obra; esclarecer os problemas com o vocabulário; identificar e esquematizar as ideias principais; elaborar resumos com base no que foi sublinhado.

20 3.1 Eficiência e eficácia Leitura eficaz refere-se à qualidade. Leitura eficiente se relaciona com quantidade. 3.2 Ambiente

21 4 Objetivos da leitura Assimilação; Busca de conhecimentos; Preparação para posicionamentos críticos diante de uma realidade.

22 LEITURA INTERPRETATIVA Exige o domínio da leitura informativa e dos seguintes elementos: Compreensão o leitor preocupa-se em ver o texto segundo a óptica do autor questões que busca responder: Que tese o autor do texto defende? De que trata o texto?

23 Análise o leitor verifica as partes constitutivas do texto. Questão a ser respondida: Quais são as partes que constituem o texto?

24 Sintese o leitor busca reconstruir o texto, eliminando o que é secundário. Questões que deve responder: Quais são as ideias principais do texto? Como elas se inter-relacionam?

25 Avaliação capacidade de emissão de juízo de valor a respeito do texto. Questões a serem respondidas: O texto é passível de crítica? Há pontos fracos? Há falhas na argumentação?

26 Aplicação o entendimento do texto possibilita a projeção de novas ideias e a obtenção de novos resultados. Questão que deve responder: As ideias expostas no texto são passíveis de ser aplicadas em que contexto?

27 LEITURA CRÍTICA Exige que o leitor tenha algum conhecimento do assunto. Ler criticamente é perceber a consistência das ideias apresentadas, a coerência e harmonia do texto.

28 Análise e interpretação Analisar decompor, examinar sistematicamente os elementos do texto. A análise é desenvolvida por meio da explicação, da discussão e da avaliação. Interpretação processo que pode ser entendido como: 1) Reprodução das ideias do texto parafraseando e resumindo as ideias do autor. 2) comentário, discussão das ideias do texto.

2º Encontro - 25/03/2015

2º Encontro - 25/03/2015 2º Encontro - 25/03/2015 Conteúdo: Oficina Ler é cultura. Objetivos: Motivar os estudantes para a leitura de obras relacionadas com a temática da Prática de Formação do 2º ano do Curso Normal: A pluralidade

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (mbarros@ifsc.usp.br) Profa. Nelma R. S. Bossolan (nelma@ifsc.usp.br) Instituto de Física de São Carlos - USP DATA AULA TEMAS CENTRAIS 25/02/13 0 04/03/13 1 11/03/13 2 18/03/13

Leia mais

NOÇÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Profa. Eliane Haj

NOÇÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Profa. Eliane Haj NOÇÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Profa. Eliane Haj TEXTO - DEFINIÇÃO Consideramos texto uma unidade autônoma que produz sentido, independentemente de suas dimensões. Assim, podemos considerar texto uma

Leia mais

Estratégias de leitura

Estratégias de leitura Estratégias de leitura Leitor competente = leitor crítico leva em consideração incompletude do discurso; pressupostos e subentendidos; contexto situacional e histórico; Intertextualidade; mecanismos de

Leia mais

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING

V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING V) REVISÃO A) Técnicas de leitura: SKIMMING www.masterjuris.com.br Como ler um texto usando a técnica de SKIMMING: Leia o título. Leia a introdução ou o primeiro parágrafo. Leia a primeira frase de cada

Leia mais

Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir

Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

Como elaborar uma revisão de literatura

Como elaborar uma revisão de literatura Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LZT 0310 Biotecnologia Como elaborar uma revisão de literatura Simone Fernanda Nedel Pértile Revisão de literatura Base que sustenta

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralidade DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Interpretar textos em identificar o com orais com identificar o tema, identificar o tema, explicitar o tema, explicitar o assunto,

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração TÉCNICAS DE LEITURA Existem diferentes formas de ler e estudar um texto. Aqui será dada ênfase às técnicas de sublinhar, de esquematizar, de resumir

Leia mais

Avaliar com eficácia e eficiência

Avaliar com eficácia e eficiência Vasco Pedro Moretto Avaliar com eficácia e eficiência Avaliar a aprendizagem tem sido um tema angustiante para professores e estressante para alunos O sistema escolar gira em torno desse processo e tanto

Leia mais

Como estudar a partir de textos?

Como estudar a partir de textos? Como estudar a partir de textos? Existem vários tipos de textos informativos: Estruturas-tipo dos textos informativos Conteúdos É um tipo de texto que fornece informações Descrição específicas sobre qualidades

Leia mais

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão). POLÍTICAS DE SEÇÃO ARTIGO ORIGINAL Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

Lição 2 O Hábito da Leitura

Lição 2 O Hábito da Leitura Redação Técnica 43 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: reconhecer o conceito de leitura; identifi car os principais objetivos da leitura; selecionar alguns recursos utilizados para efetuar

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Bento, Maio 2009

INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Bento, Maio 2009 INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO REVISÃO DA LITERATURA Bento, Maio 2009 EVITAR 3 TIPOS DE ERROS GULA LIVRESCA ESTATÍSTICA OU DESPREZO PELA DISCIPLINA QUE NOS RECOMENDA A PRÉVIA CONCEPÇÃO DE HIPÓTESES E/OU DE QUESTÕES-BÚSSOLA

Leia mais

Corpo da Dissertação ou Tese

Corpo da Dissertação ou Tese PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02 Corpo

Leia mais

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo.

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo. Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Resumo Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Resumo São instrumentos obrigatórios de trabalho

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIR ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário

13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02. Diretrizes para a realização de um seminário 55 13ª aula de Tópicos de Humanidade & Metodologia Científica 20 a 25/05/02 Diretrizes para a realização de um seminário O seminário é formado por um grupo de estudos, em que se discute um tema a partir

Leia mais

Analfabeto funcional é o sujeito incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e escrita em atividades cotidianas (UNESCO).

Analfabeto funcional é o sujeito incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e escrita em atividades cotidianas (UNESCO). Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) Somente 26% dos brasileiros acima de 15 anos apresentam plenas habilidades de leitura e escrita; 74% dos brasileiros entre 15 e 64

Leia mais

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base.

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Esquema Textual Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

Responsáveis: Helder PCNP Filosofia Karen PCNP Sociologia Teresa PCNP Geografia. Ciências Humanas Leituras em todas as áreas

Responsáveis: Helder PCNP Filosofia Karen PCNP Sociologia Teresa PCNP Geografia. Ciências Humanas Leituras em todas as áreas Responsáveis: Helder PCNP Filosofia Karen PCNP Sociologia Teresa PCNP Geografia Ciências Humanas Leituras em todas as áreas Cronograma 8:00 às 9:00 - Exibição de vídeo e introdução teórica 9:00 às 10:00

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS. Orientações para o Estudo Online

CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS. Orientações para o Estudo Online CURSO DE INSPETOR DE SOLDAGEM NÍVEL 1 - CIS Orientações para o Estudo Online Página 1 Orientações para o Estudo Online Sumário Página Sistemática para o estudo independente 03 Técnicas de leitura 07 Organização

Leia mais

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA

BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Votuporanga 2012 BIBLIOTECA ORIENTAÇÕES PARA LEITURA E PESQUISA Manual com dicas para pesquisa e leitura na confecção de trabalhos acadêmicos. Votuporanga

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016 Metodologia Científica - Aula 6 - Profa. Ms. Ana Cabanas Fichamento Unidade 2 Seção 3 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! FICHAMENTO Leitura Leitura Interpretação Escrita Análise crítica

Leia mais

Mestrado Acadêmico: Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Produtos

Mestrado Acadêmico: Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Produtos 2. Mestrado Acadêmico: Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Produtos Istefani Carísio de Paula, Dr. Engenharia de Produção UFRGS 1 2 Revisão da aula 1 Aula 1 Objetivo da disciplina Definição do conteúdo

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

Formação de Português 2013/2014

Formação de Português 2013/2014 Formação de Português 2013/2014 Oficina de formação: Ler para compreender, interpretar, reagir e apreciar 3ª sessão Dois programas de ensino explícito da compreensão de leitura da Universidade do Minho,

Leia mais

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica RESUMO O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. A finalidade do

Leia mais

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Na universidade, uma mudança radical na postura de estudo se faz necessária frente à conclusão das novas tarefas que se apresentam, uma vez que o resultado

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período: 2010.2

Leia mais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Apresentação do curso Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Objetivos de aprendizado Ao final do curso os alunos devem estar aptos a: Analisar de forma crítica e sistemática textos científicos.

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência Ensino Secundário- 10.º/ 11.º Anos de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 Disciplina: Inglês Nível de Continuação Código da Prova: 367 Duração: 90 minutos Decreto-Lei

Leia mais

2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA

2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA 2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA Entendemos que as opções metodológicas orientam as maneiras como a pesquisa é construída e facilitam a compreensão das etapas do estudo. Assim, apresentaremos neste capítulo os

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Técnicas de Trabalho de Pesquisa

Técnicas de Trabalho de Pesquisa Técnicas de Trabalho de Pesquisa Como se faz uma pesquisa? Como se faz um resumo? Trabalhar em grupo, porquê? Como se trabalha em grupo? Como se forma um grupo? Como se faz uma pesquisa? Num trabalho de

Leia mais

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão Maria Cecilia Bonato Brandalize 2015 1º Semestre Um texto constitui uma unidade comunicativa, uma unidade de uso da língua. Na sua construção e organização,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA

ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO- ORTOPÉDICA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE REVISÃO DA LITERATURA Profa. MsC. Paula Silva de Carvalho Chagas Departamento

Leia mais

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA VII

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA VII COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL AULA VII Profª. Helena Damélio -Análise de texto - Comunicação Interna e Externa - Leitura, resumo, resenha Análise de texto Se você não faz, seu concorrente... Comunicação Interna

Leia mais

Encontro de educadores

Encontro de educadores Encontro de educadores Matrizes de Referência de Língua P ortuguesa do / - 9º Ano e a interface com o CBC de Língua Inglesa Matriz de Referência I - PROCEDIMENTOS DE LEITURA CBC Língua Inglesa HABILIDADE

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D5-08/2010 G A B A R I T O 01. C 07. B 13. D 19. C 02. B 08. D 14. A 20. B 03. D 09. B 15. B 21. A 04. A 10. A 16. C 22. B 05. D 11. A 17. D 00 06. C 12. C 18. A DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER APRENDER, ESTUDAR e APREENDER Na realidade da sala de aula, durante o processo de aprendizagem, se considerarmos as diversas possibilidades qualitativas e quantitativas do contexto socioeducativo, cognitivo

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

Seminário de iniciação à docência (SID)

Seminário de iniciação à docência (SID) Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto Biologia Coordenadora: Ivaneide Soares da Costa Bolsista: Carla Tatiane da Silva Seminário

Leia mais

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa Leitura, Análise e Documentação de textos Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO RESOLUÇÃO 01/2017 REGRAS PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade de Caxias do Sul, no exercício das atribuições que lhe

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 06 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 19 de março de 2010 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos

AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos 1 AULA 01 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos Ernesto F. L. Amaral 08 de março de 2012 Metodologia (DCP 033) Fonte: Severino, Antônio Joaquim. 2007. Metodologia do trabalho científico.

Leia mais

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação

Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação Alfabetização/ Letramento Codificação, decodificação, interpretação e aplicação ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO? Dissociação entre o aprender a escrever e o usar a escrita Expressão letramento. E o que aconteceu

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralida Departamento LÍNGUAS Grupo 300 DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 em intificar o com Interpretar intificar o tema, explicitar o intificar o tema, explicitar o tema, explicitar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Aluna: Melissa Maria de Souza Zimmermann Professora: Úrsula Blattmann ROTEIRO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO º ano de escolaridade Modalidade da prova: escrita Ano letivo: 2012 / 2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO º ano de escolaridade Modalidade da prova: escrita Ano letivo: 2012 / 2013 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE INGLÊS CONTINUAÇÃO CÓD. 367 (Decreto Lei nº 139/2012, de 05 de julho) 11º ano de escolaridade Modalidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Indicar na pergunta o ponto específico sobre o que se deseja chamar a atenção, por exemplo: De que cor é este papel? Que forma tem essa folha?

Indicar na pergunta o ponto específico sobre o que se deseja chamar a atenção, por exemplo: De que cor é este papel? Que forma tem essa folha? As boas perguntas Uma boa pergunta deve conduzir a observação, a análise, a comparação e o juízo, a fim de que os alunos possam chegar por si mesmos a conclusões exatas. Deve-se levar em consideração a

Leia mais

Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês Maio de 2015 Prova 358 12º Ano (continuação) Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Texto Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Inglês

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Inglês Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Inglês Ano Letivo 2016 / 2017 Código da Prova: 367 Ensino Secundário Tipo de Prova: Escrita e Oral 1. Objeto de avaliação A prova de exame tem por referência

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino MÓDULO 6 PROF. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: PORTUGUÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: PORTUGUÊS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: PORTUGUÊS Ensino Básico Ano letivo: 17/18 7º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social. Professora Adriana Barros

Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social. Professora Adriana Barros Estudo Social, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social Professora Adriana Barros Características Movimento de sistematização e aprimoramento de meios para a intervenção; Enfrentamento das questões

Leia mais

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio 1. Objetivos/Habilidades: Conhecer a estrutura e a organização do tipo textual que será cobrado no processo de avaliação do Ensino

Leia mais

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses

Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2013/2014 PLANO DE TRABALHO ANUAL PORTUGUÊS 2º Ano de escolaridade Domínios Objetivos de ação/conteúdos Meses Prestar atenção ao que ouve

Leia mais

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

Leia mais

01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18.

01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-9-05/2012 01. D 07. C 13. D 19. D 02. B 08. C 14. B 20. A 03. C 09. D 15. C 21. C 04. A 10. A 16. B 22. B 05. D 11. B 17. A 06. B 12. A 18.

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica PROFESSORA: Shaiala Aquino shaiaquino@hotmail.com Técnicas Para Sistematização

Leia mais

A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. MMC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica

A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. MMC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA MMC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica Pesquisa Bibliográfica Obter informações sobre o tema; Conhecer as publicações e aspectos que já foram abordados; Verificar opiniões

Leia mais

COMO FAZER UMA SÍNTESE (OU UM RESUMO)?

COMO FAZER UMA SÍNTESE (OU UM RESUMO)? COMO FAZER UMA SÍNTESE (OU UM RESUMO)? D A L E I T U R A À E S C R I T A / À O R A L I D A D E Helena Borges Rosa Amaral ESM ETAPAS DE REALIZAÇÃO GUIÃO DE TRABALHO 1. Leitura de um (ou mais) texto-fonte

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência. Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência. Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Português 6º Ano 1º Período Domínios de Referência Objetivos Descritores de Desempenho Conteúdos Oralidade O6 1. Interpretar discursos orais breves. 1. Distinguir a informação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais