Corpo da Dissertação ou Tese

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Corpo da Dissertação ou Tese"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02

2 Corpo da dissertação/tese O propósito do trabalho é provar que o candidato deu uma contribuição útil a grande massa de conhecimentos existentes. Documento formal para mostrar dois pontos: Você tem uma pergunta (problema) importante. Você achou a resposta (ou a solução) para a pergunta.

3 Corpo da dissertação/tese Os examinadores vão se perguntar: Qual a pergunta (ou problema) que este estudante se propôs responder (resolver)? A pergunta (ou problema) é relevante? A resposta (ou a solução) é convincente?

4 Corpo da dissertação/tese De acordo com a ABNT*, o corpo de uma dissertação/tese é constituído de três capítulos: Introdução. Desenvolvimento. Conclusão(ões). ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Trabalhos acadêmicos apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

5 Corpo da dissertação/tese Nas Ciências Físicas e Naturais o formato tradicional divide os trabalhos em mais capítulos. O trabalho pode ser visto como resposta a uma pergunta ou como a solução para um problema.

6 Corpo da dissertação/tese Tente responder: Qual é a pergunta (ou qual é o problema)? Como você procurou resposta para a pergunta (ou solução para o problema)? Quais foram seus achados? Como você resume a resposta (ou solução)?

7 Corpo da dissertação/tese Configurando a dissertação/tese Introdução você diz qual é a pergunta (ou qual é o problema)? Revisão da Literatura apresenta o estado da arte sobre tema. Materiais e Métodos explica como procurou resposta.

8 Corpo da dissertação/tese Configurando a dissertação/tese Resultados Mostra o que você achou. Discussão Discute o significado dos achados. Conclusões Resume a resposta (ou solução).

9 Corpo da dissertação/tese Referências 6. Conclusões 5. Discussão 4. Resultados 3. Materiais e Métodos 2. Revisão da literatura 1. Introdução

10 INTRODUÇÃO Fornece ao leitor condições de entender o assunto da pesquisa sem recorrer a outras fontes. De que assunto trata o trabalho? Como está o conhecimento sobre o assunto hoje? Quem foi o pioneiro no tema? Por que é importante tratar esse assunto hoje? Qual a contribuição? Como o assunto foi tratado (lugar, época, limitações, condições)? Neste capítulo explique o que você vai fazer.

11 REVISÃO DA LITERATURA LEITURA LEITURA LEITURA LEITURA LEITURA LEITURA LEITURA LEITURA

12 REVISÃO DA LITERATURA REDAÇÃO Resumir e comentar o que leu Anotar o que pensa durante a leitura. (Depois de um tempo, nem sequer se lembrará se leu este ou aquele artigo); Organizar o material por tópicos; Mostrar que conhece um pouco do passado e da evolução do assunto na literatura até o presente (Impossível conhecer tudo sobre o assunto); Postura crítica???? Maturidade

13 REDAÇÃO REVISÃO DA LITERATURA Citar todas as fontes consultadas Referências. Expor com clareza o que foi lido. A discussão dos resultados deve estar relacionada com o que foi lido, com as observações, reflexões e interpretações.

14 MATERIAIS E MÉTODOS Deve fornecer informações suficientes para outro pesquisador reproduzir seu trabalho. Faça ilustrações, use fotografias ou desenhos. Convém descrever: Limitações ou grau de validade dos achados, cálculos feitos.

15 MATERIAIS E MÉTODOS Em trabalhos experimentais: tipo de material, de instrumental, de equipamentos utilizados; especificações técnicas sobre quantidades, fonte ou forma de preparação dos materiais; qualquer tipo de calibração de experimentos; local e época do experimento. Não descrever equipamentos comuns ou de uso geral, como balanças, microscópios, etc.

16 MATERIAIS E MÉTODOS Descrição dos métodos na ordem que foram executados.

17 MATERIAIS E MÉTODOS Ao final da escrita deste capítulo, avalie: Foram dadas informações suficientes sobre materiais e métodos empregados, de tal forma que outro pesquisador possa reproduzir seu trabalho? Se você usou dados secundários, outro pesquisador pode usar os mesmos dados para uma reavaliação? Existe informação suficiente para que a análise estatística possa ser repetida? O programa de computador utilizado está citado e disponível para outro pesquisador?

18 MATERIAIS E MÉTODOS Receita para obtenção dos dados. Comece a redação da dissertação por este capítulo.

19 RESULTADOS Neste capítulo, você vai demonstrar o que conseguiu. Descrever os métodos já descritos em materiais e métodos sem repetir; Apresente suas observações; Arranje os dados numéricos em tabelas e gráficos; Informe as unidades de medida no sistema internacional (SI);

20 RESULTADOS Apresentados os dados, passe a análise; Se os dados forem numéricos, faça uma análise estatística; Você deve explicar os números; Os resultados são estatisticamente significantes?

21 DISCUSSÃO Interpretação dos fatos e dos achados. Capítulo mais difícil de escrever; Deve ser rico em referências a literatura revista; Algumas perguntas que podem ajudá-lo: Que associações, correlações, tendências, generalizações seus achados sugerem? Até que ponto seus achados estão de acordo com os resultados da literatura?

22 DISCUSSÃO Algumas perguntas que podem ajudá-lo: Que razões você tem para acreditar que seus achados comprovam ideias prevalecentes ou permitem refutar determinada teoria? Qual relação você presume existir entre os achados de seu trabalho e a primeira ideia sobre o assunto, que você relatou na introdução? Que nova hipótese ou nova teoria você pode lançar para explicar o fenômeno que observou? (cuidado)

23 DISCUSSÃO Algumas perguntas que podem ajudá-lo: Que solução mais simples ou mais barata você conseguiu para um problema real? Qual a importância dessa solução? Que características (ou padrões) têm seus dados e suas estatísticas? Considere as variações de época, lugar, condições. Quais são as causas prováveis dos resultados obtidos?

24 DISCUSSÃO Algumas perguntas que podem ajudá-lo: Diga o que você aprendeu e o que você entendeu que não era sabido ou entendido antes do seu trabalho. Você pode fazer uma proposta concreta para uma nova pesquisa? Qual é a importância real do seu trabalho? Importante deixar claro o que é resultado (você observou) e o que é discussão (você interpretou)

25 CONCLUSÕES Decorrem da discussão, ou seja, até certo ponto devem estar contidas no capítulo de discussões. Devem ser baseadas no que foi discutido; Deve haver consistência com a proposição ou com os objetivos; Podem ser escritas de forma dissertativa ou em itens numerados;

26 Pense nestas questões: CONCLUSÕES Qual é a afirmativa mais importante, ou mais contundente, ou mais forte, ou de maior peso que você pode fazer, tendo como base suas observações. Sua pesquisa revelou algum problema, ou ampliou a compreensão de fatos ou teorias, ou descobriu novos problemas considerando o problema que você propôs inicialmente?

27 Pense nestas questões: CONCLUSÕES Os métodos de pesquisa que você utilizou são adequados para novas pesquisas sobre o tema ou precisam ser modificados? Qual a sua postura diante das controvérsias na área? Qual é a resposta que você obteve para a pergunta inicial?

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Disciplina : LOQ 4088 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Lorena, Fevereiro 2015 1 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Resumo Palavras chaves Título do artigo Autores Identificação dos autores 1. Introdução

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM OBSERVAÇÕES RELEVANTES PARA A EXECUÇÃO / APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NO PPGEM-PUC

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO TÍTULO DA DISSERTAÇÃO. Nome Completo do Autor. Passo Fundo 2013 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Passo Fundo 2013 Nome Completo do Autor TÍTULO DA DISSERTAÇÃO Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Odontologia

Leia mais

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO?

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? PREPARAÇÃO PARA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? OFICINA DE ARTIGOS A Introdução com revisão Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis Adaptação: Prof. Dr. Rodrigo Couto Santos

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões...

1. Introdução O que é um relatório Organização de um relatório Identificação As 4 questões... Cabeçalho da secção 1 Índice 1. Introdução...1 1.1. O que é um relatório...1 2. Organização de um relatório...2 2.1. Identificação...2 2.2. As 4 questões...2 2.3. Informação adicional...2 2.4. Estrutura...2

Leia mais

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007 Comunicação Científica Renato Vicente EACH-USP/2007 Roteiro 1. Projetos de Pesquisa 2. Artigos Científicos 3. Apresentações Projetos de Pesquisa Plano de Pesquisa Um plano é a primeira etapa necessária

Leia mais

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007

Comunicação Científica. Renato Vicente EACH-USP/2007 Comunicação Científica Renato Vicente EACH-USP/2007 1 Roteiro 1. Projetos de Pesquisa 2. Artigos Científicos 3. Apresentações Projetos de Pesquisa Plano de Pesquisa Partes do Plano de Pesquisa Um plano

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - UFSC - Florianópolis/SC NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES PARTE 1: FORMATO E ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO OU TESE 1. Preliminares: Nesta

Leia mais

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela

Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela Passos práticos: definir o objectivo do projecto identificar o tipo de projecto descrever o objectivo e procurar o tipo de teste indicado na tabela definir o objectivo do teste descrever o objectivo e

Leia mais

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017

Arapiraca Alagoas, 02 à 06 de outubro de 2017 TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO [centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito] (linha sem texto) Nome Completo do (a) Autor (a) 1 Nome Completo do (a) Coautor (a) 2 (caso tenha)

Leia mais

04/04/2013. Ricardo Campos de Faria

04/04/2013. Ricardo Campos de Faria Ricardo Campos de Faria O artigo científico é um trabalho que é publicado em uma revista científica. A revista científica é uma publicação periódica, que objetiva o avanço e o progresso da ciência através

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs)

INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs) INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs) MARGENS E FONTE Todo o trabalho deve ser escrito em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, exceto onde haja instrução

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA ESTRATÉGIAS DE LEITURA 1 LEITURA E SUAS TÉCNICAS Molina (1992) apud Medeiros (2011) propõe que a leitura siga os seguintes passos: Visão geral do capítulo. Questionamento despertado pelo texto. Estudo

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. PROFESSORA: Shaiala Aquino O Que é Pesquisa? É utilizada para a descoberta de novos

Leia mais

Quem não se comunica, se estrumbica!

Quem não se comunica, se estrumbica! Quem não se comunica, se estrumbica! Por que fazemos apresentações? Persuasão: convencer a audiência a seguir determinada ação. Instrução: mostrar aos outros como realizar determinada tarefa (p.ex. demonstração

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Programa da Disciplina Objetivos: - Fornecer subsídios para os alunos delimitarem o tema de suas dissertações bem como definir a metodologia

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 Regulamentação de Exame de Qualificação de Mestrado O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais no uso de suas atribuições, relacionadas às

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical NORMA PARA A ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NORMA VERSÃO 002 ELABORADO

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento.

Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Palavras-chave Termos livres retirados do texto representam o conteúdo do documento. Um bom critério para selecionar as palavras-chaves são os Vocabulários Controlados Termos organizados, segundo um método,

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Artigo Científico FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica Elaboração de um Artigo Científico 05/10/2007 Ingredientes Principais Organização Linguagem apropriada É preciso aprender

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1 BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1.1 Conceito O banner, painel ou pôster é um tipo de trabalho científico que objetiva, de forma clara e

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE

METODOLOGIA DA PESQUISA PATRÍCIA RUIZ SPYERE METODOLOGIA DA PESQUISA Leitura crítica de artigos científicos Artigos científicos Seria correto se todos os artigos publicados fossem cientificamente saudáveis, mas, infelizmente, o padrão de pesquisa

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Leitura crítica de artigos científicos www.contemporaneo.com.br Seria correto se todos os artigos publicados fossem cientificamente saudáveis, mas, infelizmente,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES EM FORMATO DE ARTIGO Campinas 2016 1 Apresentação Este documento tem a finalidade de orientar a elaboração

Leia mais

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23

Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21. Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 SUMÁRIO Parte I Visão Geral do Processo de Pesquisa 21 Capítulo 1 Introdução à Pesquisa em Atividade Física 23 Natureza da pesquisa 23 Métodos não científicos e científicos de solução de problemas 30 Modelos

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Física Experimental C p/ Engenharia ( )

Física Experimental C p/ Engenharia ( ) Física Experimental C p/ Engenharia (4323301) Dicas para escrever um bom relatório Coordenador: José Helder F. Severo - E-mail: jhsevero@if.usp.br Relatório dos Experimentos (extraído e adaptado da apostila

Leia mais

TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1)

TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1) TRABALHO DE PESQUISA: MONOGRAFIA (1) Metodologia Científica Graduação Tecnológica MONOGRAFIA * É o primeiro passo da atividade científica do pesquisador (iniciação científica). * É exigida como trabalho

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

Relatório científico. 1. Objetivos do relatório na disciplina. 2. Organização do relatório

Relatório científico. 1. Objetivos do relatório na disciplina. 2. Organização do relatório Relatório científico (extraído da apostila de Física Experimental I de J. H. Vuolo et. al.) Nesta seção são apresentadas algumas regras gerais para se escrever um relatório e também os critérios de correção

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso Escrita da Monografia Parte I Sumário Recomendações gerais Ordem dos capítulos; Ordem de escrita sugestão;

Leia mais

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 1 TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 RESUMO É a apresentação sintética do texto, onde se destacam os aspectos mais relevantes do trabalho realizado. Deve-se apresentar

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS PARA QUALIFICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO), TESES E DISSERTAÇÕES

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Orientações

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Orientações TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: Orientações Curso de graduação em Engenharia Mecânica - UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora Prof. Alexandre Scari, Dr. Eng. Abril de 2018 www.ufjf.br/mecanica/ AGENDA

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

ESTRUTURA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA O MESTRADO (Dissertação) E DOUTORADO (segunda qualificação e Tese) DO PPGCA

ESTRUTURA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA O MESTRADO (Dissertação) E DOUTORADO (segunda qualificação e Tese) DO PPGCA ESTRUTURA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO PARA O MESTRADO (Dissertação) E DOUTORADO (segunda qualificação e Tese) DO PPGCA O PPGCA adota para: Trabalho Acadêmico, Projeto de pesquisa, Índice, /, Numeração progressiva

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Projeto de Pesquisa

FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica. Elaboração de um Projeto de Pesquisa FIP20902 Tópicos em Física Interdisciplinar: Metodologia da Pesquisa Científica Elaboração de um Projeto de Pesquisa 31/08/2007 Lei Zero Escrever um bom projeto é bastante difícil com uma metodologia definida...

Leia mais

Estrutura do Relatório

Estrutura do Relatório Estrutura do Relatório Adequado para laboratório de Física Experimental I, Laboratório de Física Experimental II e Laboratório de Física Moderna. Prof. Robinson As características fundamentais de um relatório

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá / Horário de Atividades 2018 Primeira Série Horário A 07:45-08:35 1 5260-01 5262-01 5260-01 5269-01 5267-01 5269-01 08:35-09:25 2 5260-01 5262-01 5260-01 5269-01 5267-01 5269-01 09:40-10:30 3 199-01 5263-01

Leia mais

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação

Metodologia Cientíca. Prof. Renato Pimentel. 1 o Semestre Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Metodologia Cientíca Prof. Renato Pimentel 1 o Semestre 2017 FACOM31701 TCC1 1 o Semestre 2017 1 / 24 Ciência Esforço para descobrir e aumentar

Leia mais

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa.

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. Ela se dá por meio de: Artigos Científicos, Teses, Dissertações, etc. Assim, deve-se exercitar: coesão, precisão,

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p.

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p. 1 Universidade de São Paulo ECA Depto. de Biblioteconomia e Documentação Disciplina: CBD0100 - Orientação à Pesquisa Bibliográfica Matutino Responsável: Profa. Dra. Brasilina Passarelli Aluna: Rita de

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Passo a passo 3. a aula

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Passo a passo 3. a aula PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Passo a passo 3. a aula Prof. a Flora Maria B. da Silva Disciplina Avaliação Crítica da Literatura em Saúde Materna e Perinatal - PSP 5712-1 Créditos: Daniel McGowan Edanz Group APRESENTAÇÃO

Leia mais

Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR

Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR Instruções para elaboração de Relatório de Estágio do Curso de Engenharia Florestal da UFPR As orientações apresentadas neste documento, forma elaboradas com base no conjunto de normas para apresentação

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS ÉTICA NA ESCRITA CITAÇÕES I. FORMAL, DIRETA OU TRANSCRIÇÃO II. INDIRETA OU PARÁFRASE III.CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO FORMAL, DIRETA OU TRANSCRITA É a citação onde você

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA MECÂNICA E DE ENERGIA Medições Térmicas ENG03108 - Prof Paulo Smith Schneider TÉCNICAS DE REDAÇÃO A estrutura de um relatório técnico

Leia mais

ESTRUTURA DO TCC ESTRUTURA DO TCC

ESTRUTURA DO TCC ESTRUTURA DO TCC Prof. Dr. Anael Krelling 1 2 Ou TCC! 3 Informe ao leitor o que ele deseja saber... 1. Introdução Porque você fez este trabalho? 2. Materiais e Métodos O que você fez? 3. Resultados O que você encontrou?

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

Em resposta à solicitação de revisão do resultado da prova didática da candidata Ionara Fonseca da Silva Andrade, consideramos que:

Em resposta à solicitação de revisão do resultado da prova didática da candidata Ionara Fonseca da Silva Andrade, consideramos que: Parecer da Banca de Linguística e Língua Portuguesa referente ao recurso de solicitação de revisão da prova didática Candidata: Ionara Fonseca da Silva Andrade Inscrição 506 Edital 04/2010 CEMULTI Campus

Leia mais

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO)

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (CAPA) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DA INSTITUIÇÃO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DO AUTOR) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADA A CIDADE - ESTADO) (ESPAÇO PARA

Leia mais

4. Tipos de Pesquisas

4. Tipos de Pesquisas Técnicas de Pesquisa RAD 5004 4. s Quanto à utilização dos resultados Quanto à natureza do método Quanto aos fins Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada Qualitativa Quantitativa Exploratória; Descritiva; Explicativa;

Leia mais

Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Antonio Pedro Carvalho

Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Antonio Pedro Carvalho Elaboração de um Projeto de Pesquisa Antonio Pedro Carvalho Em qualquer pesquisa, é exigido um projeto que demonstre seu planejamento e viabilidade O é comumente submetido a apreciação de instituições

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

COLOQUE AQUI SEU TÍTULO

COLOQUE AQUI SEU TÍTULO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO NOME DO ALUNO COLOQUE AQUI SEU TÍTULO CURITIBA 2017/2018 NOME DO ALUNO COLOQUE

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil Escrita do Artigo Orientações Retomada da aula anterior - prática Especificar o esqueleto do trabalho utilizando o editor de textos. Exemplo: Tema:

Leia mais

COMO PREPARAR RELATÓRIO

COMO PREPARAR RELATÓRIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA COMO PREPARAR RELATÓRIO 1. INTRODUÇÃO De um modo geral na vida científica, os trabalhos, pesquisas, testes, etc, são demonstrados

Leia mais

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. O objetivo deste documento é apresentar recomendações gerais que devem ser seguidas

Leia mais

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG,

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG, FACULDADE SÃO LOURENÇO Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno São Lourenço - MG (ano) TÍTULO DO TRABALHO Proposta de Projeto de Pesquisa para o Programa

Leia mais

ANÁLISE DE DADOS: DÉCIMA LISTA DE EXERCÍCIOS

ANÁLISE DE DADOS: DÉCIMA LISTA DE EXERCÍCIOS ANÁLISE DE DADOS: DÉCIMA LISTA DE EXERCÍCIOS Humberto José Bortolossi AMPLITUDES E AMPLITUDES INTERQUARTÍLICAS [47] Para o conjunto de dados (3, 5, 7, 4, 8, 2, 8, 3, 6), (a) calcule sua amplitude e (b)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA A REDAÇÃO DE RELATÓRIOS A redação de um relatório científico tem como um de seus principais objetivos registrar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado e compreendido.

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Grupo Inovação Instituto de Economia da UFRJ 2 Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Métodos quantitativos

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron

ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO Profa. Dra. Lúcia Helena Seron Um relatório consiste na exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se relata a execução de serviços

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018)

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A ciência é um trabalho de artesanato intelectual. W. Mills. EDITAL

Leia mais