O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI"

Transcrição

1 O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino Fabiana Sanches Noiriel Leal (Liel) MARINGÁ PR 2014

2 Reitor: Wilson de Matos Vice-Reitor: Wilson de Matos Silva Filho Pró-Reitor de Ensino: Valdecir Antônio Simão Presidente da Mantenedora: Cláudio Ferdinandi NÚCLEO DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E METODOLOGIA DA PESQUISA Gestora da disciplina: Cristina Herold Constantino Professoras mediadoras da disciplina: Aparecida Cristina Cardoso, Fabiana Sanches e Noiriel Leal (Liel)

3 INTRODUÇÃO O fichamento é um gênero textual que consiste em um método de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário para a compreensão de um texto ou tema. Trata-se de um recurso indispensável para o arquivo de ideias, citações, referências, pensamentos etc. para consultas futuras, sobretudo, nos momentos de pesquisa e produções científicas. Trata-se, também, de uma técnica muito apropriada de estudo e, portanto, ferramenta essencial de todo acadêmico e pesquisador. Assim como o resumo e a resenha, o FICHAMENTO também requer certas habilidades de leitura, principalmente a habilidade seletiva, ou seja, são necessários critérios bem definidos para selecionar apenas o conteúdo realmente necessário e, assim, produzir excelentes fichamentos. Em suma, atente para alguns dos objetivos do fichamento: facilitar a organização e o desenvolvimento das leituras e atividades acadêmicas; sistematizar o conteúdo essencial de uma obra, bem como articular o conteúdo com nossa reflexão pessoal; contribuir para o estudo, para a assimilação de conteúdos, para a pesquisa e, também, para a construção do conhecimento científico. Há vários modelos de fichamentos apresentados por autores especializados no assunto. Porém, todos eles, bem como os que apresentamos neste material, servem apenas como sugestões. Importa que cada acadêmico, a partir dos modelos sugeridos, decida qual melhor se encaixa aos seus interesses. 1 TIPOS DE FICHAMENTOS De modo geral, a estrutura ou modelo padrão de uma ficha apresenta as seguintes partes: - cabeçalho: espaço para o registro de título genérico (Exemplo: redação) e título específico (Exemplo: forma de desenvolvimento do parágrafo); - referência bibliográfica; - texto ou fichamento; - local onde se encontra a obra.

4 Observe o modelo padrão: Título genérico Título específico Cabeçalho Referência bibliográfica A Reservado para o caso de as fichas serem muitas. Você pode usar letras maiúsculas. Texto Reservado para tópicos que demarquem o plano de ideias. Local onde se encontra a obra. (MEDEIROS, 2011) Existem, basicamente, dois tipos de ficha: a ficha bibliográfica e a ficha de leitura. A bibliográfica apresenta apenas as informações bibliográficas, necessárias para localizar um livro. A ficha de leitura contém informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, resumo do texto e comentários. As fichas bibliográficas podem ser: ficha de assunto e ficha de título de obra. Essas fichas não apresentam citações. Elas servem como registro de referências bibliográficas que, em algum momento de sua vida acadêmica, você deverá consultar novamente. A ficha de assunto, por exemplo, é bastante útil para que você não perca o nome do livro onde encontrou conteúdo relevante sobre determinado assunto. As fichas de leitura podem ser: Ficha por autor, citação ou transcrição: neste tipo de fichamento você deve anotar o nome do autor na chamada ou cabeçalho da ficha, também o título da obra, a edição, o local de publicação, a editora, o ano da publicação, o número do volume, se houver mais de um, e número de páginas; em seguida, deve registrar as citações literais, entre aspas, e o número da página de onde foram retiradas.

5 Exemplo: HÜHNE, L. M.(org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento No dia-a-dia, o ato de conhecer se manifesta tão natural que nós nem damos conta da sua complexidade (p.27) 2. Sobre o senso comum [...] o senso comum enquanto conhecimento apreendido à luz das experiências e observações imediatas do mundo circundante [...] (p.51) ( (arquivo da professora) Ficha de resumo: você pode utilizar esse tipo de ficha para expor, abreviadamente, as principais ideias do autor ou, também, para sintetizar as ideias principais de um texto ou de uma aula. A ficha de resumo deve ser breve e redigida com as próprias palavras. Exemplo: Título: Metodologia Científica Título do texto: Ciência e conhecimento Científico Subtítulo: Conhecimento científico Referência: MARCONI, M.A; LACKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, O conhecimento científico se caracteriza pela possibilidade de se comprovar os dados obtidos nas investigações acerca dos objetos. (p. 10). Ideação: Após a leitura da obra em referência chega-se ao posicionamento... (arquivo da professora) Ficha temática: esse tipo de fichamento é bastante estratégico e adequado para você arquivar várias citações e argumentos de autoridade que abordem determinados temas de seu interesse.

6 Neste caso, no cabeçalho da ficha deve aparecer o tema, em seguida as citações e, por fim, as referências. Exemplo: EPISTEMOLOGIA Segundo Lalande (1989) é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica) (p.293). Para Japiassu (1992) Por epistemologia podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais (p.16). REFERÊNCIAS JAPIASSÚ, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, (arquivo da professora) 1.1 REGRAS DE TRANSCRIÇÃO É importante que você siga determinadas normas na elaboração das fichas, sobretudo com relação às regras de transcrição das citações. Para a transcrição direta de até três linhas, por exemplo, utilize as aspas duplas. Exemplo: nas palavras de Medeiros, O arquivo de leitura consiste no registro de resumos, opiniões, citações, enfim tudo o que possa servir como embasamento para a tese, ou ideias que defenderá por ocasião da redação do texto que tem em vista. As aspas simples servem para indicar citação no interior de citação. Ou seja, se o autor faz citação de outro autor. Veja um exemplo: Medeiros afirma que Para Eco (1989, p. 87), a situação ideal seria dispor em casa de todos os livros de que se tem necessidade, mas reconhece que essa condição ideal é muito rara mesmo para um estudioso profissional. O armazenamento de informações em fichas é, de fato, útil. Se houver erros de grafia ou gramaticais, copie como está no original e escreva entre parênteses a expressão (sic). Por exemplo, se o autor deixou passar algum problema de concordância faça como no exemplo:

7 Os alunos deve (sic) conhecer... Use a expressão sic logo após o termo empregado de modo inadequado. Quando você suprimir palavras ou frases, é preciso indicar essa supressão com três pontos ou reticências entre colchetes. As supressões iniciais e finais não precisam ser indicadas. Veja um exemplo: Completude, referência, tematização, coesão, unidade são conceitos que definem o texto como tal. [...] Assim, o autor apresenta critérios que orientam o processo da escrita. CONSIDERAÇÕES FINAIS Vale ressaltar que, inicialmente, a prática de fichamentos pode parecer entediante. Segundo Medeiros (2011, p. 102), sua prática contínua, no entanto, poderá levá-lo a alterar ponto de vista e julgamento, fazendo-o perceber que o pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando precisar escrever sobre determinado assunto. Os gêneros: fichamento, resumo e resenha, certamente, são bastante úteis para a construção do conhecimento científico, pois desafia a capacidade cognitiva de seus produtores, viabilizando-lhes organização, aprendizagem e superação de dificuldades comuns nas etapas que antecedem sua elaboração, bem como no processo de sua produção propriamente dita. A prática de tais gêneros proporciona, sobretudo, o aprimoramento de várias habilidades pertinentes à escrita e à leitura, o que, sem dúvida, fará a diferença na sua vida acadêmica, profissional e pessoal! REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas, MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, MOLINA, Olga. Ler para aprender: desenvolvimento de habilidades de estudo. São Paulo: EPU, ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim.

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim. : Técnica de Estudo Prof. Alexandre Nojoza Amorim. Você já leu algo muito importante em algum lugar (obra escrita) e nunca mais encontrou para ler novamente? O fichamento é uma forma de investigar que

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 3 O PROJETO E O ARTIGO PARTE 1 TEMA DE PESQUISA, FONTES E FICHAMENTO Objetivo Geral Auxiliar o aluno na elaboração

Leia mais

TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO

TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino Fabiana Sanches MARINGÁ PR 2014

Leia mais

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL O que é o PET? Programa vinculado a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016 Metodologia Científica - Aula 6 - Profa. Ms. Ana Cabanas Fichamento Unidade 2 Seção 3 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! FICHAMENTO Leitura Leitura Interpretação Escrita Análise crítica

Leia mais

ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL

ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS Ana Paula Aparecida de

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia Ênfase Identificação Disciplina 0004983A - Produção de Textos Científicos Docente(s) Teresa Cristina Bruno Andrade Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR AVALIATIVO PARA O SEMESTRE

CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR AVALIATIVO PARA O SEMESTRE CURSO DE DIREITO PROJETO INTERDISCIPLINAR AVALIATIVO PARA O SEMESTRE 2017.2 1 JUSTIFICATIVA O presente Projeto se fundamenta na interdisciplinaridade como estratégia central de ensino e tem como objetivo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004983A - Produção de Textos Científicos Docente(s) Teresa Cristina Bruno Andrade, Rosa Maria Manzoni Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO

METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO METODOLOGIADO TRABALHOACADÊMICO 1 1.Dicas sobre a Técnica de Fichamento Quanto mais se estuda, mais se percebe que o ato de estudar é extremamente lento, exige interesse, esforço, disciplina. Não adiante

Leia mais

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica.

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Professora: Ana Carolina Cintra Faria Disciplina: Metodologia da Ciência Professor Responsável:

Leia mais

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará).

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). 1 FORMATAÇÃO No que tange a formatação, algumas normas devem ser verificadas:

Leia mais

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade Estácio do Recife A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Prof: Wildson Cruz Disciplina: Metodologia Ciêntífica 1 de 15 Os tipos de leitura e redação científica se subdividem em: Resumo Resenha Fichamento

Leia mais

Instrumentos de Estudos Acadêmicos

Instrumentos de Estudos Acadêmicos Instrumentos de Estudos Acadêmicos Fichamento Resumo Resenha ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Veja a seguir uma síntese das principais características e recomendações da ABNT para a elaboração

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

A resenha e o fichamento na construção do conhecimento científico. Professora Débora Azevedo Malentachi

A resenha e o fichamento na construção do conhecimento científico. Professora Débora Azevedo Malentachi A resenha e o fichamento na construção do conhecimento científico Professora Débora Azevedo Malentachi Introdução Prezado aluno, o requisito principal para a construção do conhecimento científico e a produção

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA SIDERLY DO CARMO DAHLE DE ALMEIDA BARBOSA CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino

Leia mais

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica

30/11/2015 RESUMO. RESUMO: Roteiro para resumir. Profª Esp. Érica Cristiane dos Santos Campaner Metodologia da Pesquisa Científica RESUMO O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra. A finalidade do

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 25/05/11 A Técnica Pomodoro Quem utilizou? Quais resultados? Proposta de Atividades Duas atividades 1- Prova 2- Trabalho final ou Seminário Texto Científico/Filosófico

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

PROJETO DE NIVELAMENTO: REFLEXÕES SOBRE LEITURA, ESCRITA E REGULAÇÃO DE PERCURSOS FORMATIVOS DO ALUNO INGRESSANTE

PROJETO DE NIVELAMENTO: REFLEXÕES SOBRE LEITURA, ESCRITA E REGULAÇÃO DE PERCURSOS FORMATIVOS DO ALUNO INGRESSANTE 1 PROJETO DE NIVELAMENTO: REFLEXÕES SOBRE LEITURA, ESCRITA E REGULAÇÃO DE PERCURSOS FORMATIVOS DO ALUNO INGRESSANTE COORDENAÇÃO GERAL: PROFª. Drª MARINA PINHEIRO FORTUNATO 1. INTRODUÇÃO O tema deste projeto

Leia mais

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR:

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: 6023: Informação e documentação: Referências: Elaboração; e ABNT NBR: 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 1 Profa.

Leia mais

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período: 2010.2

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 5 Desenvolvimento da Pesquisa Fundamentação Teórica Revisão da Literatura 1 Prof. Marcelo Musci Fundamentação Teórica Revisão da Literatura Leitura de textos científicos/acadêmicos de outros pesquisadores

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA RESUMO Neste trabalho, temos por tema o estudo do planejamento de escrita e estabelecemos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

A PESQUISA QUALITATIVA

A PESQUISA QUALITATIVA A PESQUISA QUALITATIVA Profª Drª Siderly do Carmo Dahle de Almeida Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold

Leia mais

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT)

Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Normas para Apresentação de Trabalhos Ensino Fundamental II (normas simplificadas adaptadas da ABNT) Todo trabalho escolar, acadêmico e cientifico necessita de padronização na sua forma de apresentação,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

ESTRATÉGIAS DE LEITURA ESTRATÉGIAS DE LEITURA 1 LEITURA E SUAS TÉCNICAS Molina (1992) apud Medeiros (2011) propõe que a leitura siga os seguintes passos: Visão geral do capítulo. Questionamento despertado pelo texto. Estudo

Leia mais

PROJETO ENADE ENFERMAGEM 2013/2

PROJETO ENADE ENFERMAGEM 2013/2 1-9 PROJETO ENADE ENFERMAGEM 2013/2 Porangatu/GO Agosto/2013 CORPO DIRIGENTE 2-9 CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO (CESNG) Prof.º Celmar Laurindo de Freitas Diretor-Presidente DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0053-PESQUISA

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (mbarros@ifsc.usp.br) Profa. Nelma R. S. Bossolan (nelma@ifsc.usp.br) Instituto de Física de São Carlos - USP DATA AULA TEMAS CENTRAIS 25/02/13 0 04/03/13 1 11/03/13 2 18/03/13

Leia mais

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028 Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO (2013) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A ETICA CARGA HORÁRIA 72 h CURSO Biblioteconomia

Leia mais

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período Sistemas de Informação Metodologia Científica 3º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 3 Fichamento Bibliográfico Fichas de Síntese Geral. Fichas de Síntese Detalhada. Fichas de Transcrição. FICHAS DE SÍNTESE GERAL

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) Recife 2019 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Ricardo Essinger Departamento Regional do SENAI de Pernambuco

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/2 CURSO: Pedagogia FASE:

Leia mais

META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento

META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento FICHAMENTO Aula 7 META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Metodologia Científica Aplicado à Engenharia

Metodologia Científica Aplicado à Engenharia DISCIPLINA MONITORES: Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda João Francisco de Assis Pereira Leonardo Neto Jardino Prof.ª Orientadora: Andréia Sarmento $'RFXPHQWDomRFRPR0pWRGRGH(VWXGR3HVVRDO Os métodos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º BIM

PLANO DE ENSINO 1º BIM PLANO DE ENSINO Disciplina: Leitura e Produção do Texto Acadêmico Curso: Engenharia Civil Período Letivo: 2018 Série: 2º Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h I - Objetivos

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo.

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo. Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Resumo Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Resumo São instrumentos obrigatórios de trabalho

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia do Trabalho Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia do Trabalho Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Quais os conceitos da Disciplina de Metodologia Científica?

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

EMENTA. Examinar os componentes de coesão e coerência, bem como as normas técnicas para a elaboração de textos técnicos/científicos.

EMENTA. Examinar os componentes de coesão e coerência, bem como as normas técnicas para a elaboração de textos técnicos/científicos. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PRÓ-REITORIA GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS E CURRÍCULOS PLANO DE CURSO DE COMPONENTE CURRICULAR

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Nome: Nº Série: Data: / /2016 Professor: 3º Bimestre A - Introdução Neste bimestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Textos Científicos Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Bárbara Pederiva Scheer Revisão Textual: Profa. Esp.Márcia Ota. Unidade Textos Científicos Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base.

Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Esquema Textual Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS. anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato de que a maioria dos

FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS. anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato de que a maioria dos FICHAMENTO E SEU USO NOS TRABALHOS ACADÊMICOS RESUMO: Num país onde a produção científica é pequena, é necessário estimular já nos anos iniciais da vida universitária a pesquisa. O problema reside no fato

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma citação? Regras para elaboração de citações; Citação Direta Curta ou

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR Disciplina: JUR1052 - TRABALHO DE CURSO II

Leia mais

CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS Artigo e Projeto de Pesquisa de PósGraduação Professoras: Suelene Silva Oliveira Nascimento Sâmia Araújo dos Santos 1 EMPREGANDO CITAÇÕES As citações são transcrições

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA PESQUISA CIENTÍFICA: CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA SIDERLY DO CARMO DAHLE DE ALMEIDA BARBOSA CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Ana Paula de Souza Aparecida Cristina Cardoso Cristina

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina: ENSINO E PESQUISA

Leia mais

Técnicas de pesquisa

Técnicas de pesquisa Técnicas de pesquisa Introdução Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação e procura aplicar instrumentos

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41).

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41). FICHAMENTO A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA 1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENGENHARIA 2016 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS... 5 2.1 Local de realização dos estágios... 5 2.2 Formalização

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 44ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E PLANEJAMENTO. EDITAL nº 99/2018 Prograd

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 44ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E PLANEJAMENTO. EDITAL nº 99/2018 Prograd 1 PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 44ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E PLANEJAMENTO EDITAL nº 99/2018 Prograd A Pró-Reitora de Graduação da Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso

Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso 1. FORMATAÇÃO Formataça o do Trabalho de Conclusa o de Curso 1.1 Papel Deve ser utilizado papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), 1.2 Parágrafo Recuo de 1,25 cm na primeira linha. Espaço entre linhas

Leia mais

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS

REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS REVISTA LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS Normas Gerais para Submissão Fonte: Times New Roman. Página: 14cm (largura) x 21cm (altura). Margens: superior 2cm; inferior 2cm; à esquerda 1,5cm; à direita

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA I: Título, tema e problema de pesquisa

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA I: Título, tema e problema de pesquisa ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA I: Título, tema e problema de pesquisa CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino Noiriel Leal MARINGÁ

Leia mais

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo

Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo Profª Dra. Márcia C. da S. Galindo COMO FAZER UM FICHAMENTO DE TEXTO OU LIVRO O que é fichamento? Registro dos estudos de um livro ou de um texto. O fichamento facilita: A execução dos trabalhos acadêmicos;

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Português Instrumental Código: Fisio 304 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

Gêneros acadêmico-científicos: fichamento, resumo e resenha

Gêneros acadêmico-científicos: fichamento, resumo e resenha Gêneros acadêmico-científicos: fichamento, resumo e resenha Professora Débora Azevedo Malentachi Introdução Prezado aluno, a ação do sujeito é o requisito principal para a construção do conhecimento científico

Leia mais

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Na universidade, uma mudança radical na postura de estudo se faz necessária frente à conclusão das novas tarefas que se apresentam, uma vez que o resultado

Leia mais