Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base."

Transcrição

1 Esquema Textual Para Rauen ( 2002) esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha diretriz do autor de um documento de base. Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque os elementos de maior importância.

2 Características do esquema Segundo Salomon(2001) : Fidelidade ao texto original: deve conter as ideias do autor, sem modificação ou pontos de vistas pessoais; Estrutura lógica do assunto: partir sempre da ideia principal, depois para seus respectivos detalhes.

3 Características do esquema Para elaboração de um esquema, são necessárias várias leituras do tema. Destas leituras precisa-se marcar um ponto de partida, destacar a ideia principal e seguir uma linha de fatos ligados entre si. Estes fatos devem conter as expressões principais.

4 Utilidade de um esquema Resumir textos grandes para que qualquer pessoa os entenda sem que seja necessário lê-los completamente outra vez.

5 Cuidados a serem tomados ao se elaborar um Em primeiro lugar, um esquema Em primeiro lugar, um esquema deve conter a ideia principal de um texto ( ou de cada parágrafo). Com frases ou palavras que revelem o essencial.

6 Cuidados ao serem tomados ao se elaborar um Nunca modifique ou deturpe Nunca modifique ou deturpe QUALQUER informação, nem dê sua opinião crítica. O esquema deve retratar fielmente o texto.

7 Cuidados ao serem tomados ao se elaborar um Divida o esquema em parágrafos, Divida o esquema em parágrafos, tópicos ou capítulos, tal qual o texto original.

8 Cuidados ao serem tomados ao se elaborar um Coloque os títulos mais gerais Coloque os títulos mais gerais numa margem e os subtítulos e divisões nas colunas subsequentes e assim sucessivamente, caminhando da esquerda para a direita.

9 Cuidados ao serem tomados ao se elaborar um Utilize o sistema de Utilize o sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.2, 1.2,1.3, 2 etc.) ou convencione o uso de algarismos romanos, letras maiúsculas, minúsculas, números etc., para indicar as divisões e subdivisões sucessivas.

10 Cuidados ao serem tomados ao se elaborar um Alguns parágrafos de um texto podem Alguns parágrafos de um texto podem ser completamente irrelevantes para o entendimento geral, portanto, você pode cortá-los ou eliminá-los do esquema. Ou seja, NEM TODOS OS PARÁGRAFOS PRECISAM SER ESQUEMATIZADOS.

11 Dicas * Leia o texto mais de uma vez; * Defina a ideia principal de cada parágrafo, em uma única frase ou palavras-chave; *Parta sempre da ideia principal, após isso, para seus detalhes ( se forem importantes).

12 COMO SUBLINHAR Sublinhar com dois traços as ideias principais e com um traço as secundárias. As anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical para trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.

13 COMO SUBLINHAR Para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado, no final do trabalho, fazer uma leitura comparando o texto original com o que foi sublinhado.

14 Exemplo de parágrafo esquematizado: São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação : detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente, é identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter. ( Wrigt, apud Soares & Campos, 1978, p 120).

15 Exemplo de como esquematizar o texto anterior: 1 As quatros atividades do especialista em comunicação: 1.1 Detecção prévia do meio ambiente: coleta e distribuição da informação, manipulação da notícia. 1.2 Correlação das partes da sociedade na reação do meio: interpretação da informação, editorial ou propaganda. 1.3 Transmissão da herança social: transmissão da cultura, comunicação das informações: valores e normas sociais, educação) 1.4 Entretenimento: atos comunicativos com intenção de distração.

16 Exemplo de resumo: As atividades dos especialistas em comunicação são a detecção prévia do meio ambiente, que consiste na coleta e distribuição das informações, ou manipulação de notícias. A correlação das partes da sociedade na reação ao meio, que inclui a interpretação das informações, pelo editorial e propaganda. A transmissão da cultura, que se faz através da comunicação das informações, identificada como atividade educacional. O entretenimento, que se realiza pelos atos comunicativos, e que procura apenas a distração.

17 O resumo bem elaborado deve : 1 apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; 2 não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais; 3 respeitar a ordem das ideias e fatos apresentados; 4 empregar linguagem clara e objetiva; 5 evitar a transcrição de frases do original; 6 apontar as conclusões do autor; 7 dispensar a consulta ao original para a compreensão do assunto.

18 Esquema Esquema Cognitivo É o plano inicial de decomposição (análise textual) das ideias centrais de uma unidade de leitura, ou seja, um texto, um capítulo, uma seção e/ou qualquer outra unidade delimitada pelo leitor. Trata-se do primeiro processo de leitura, por meio do exame sistemático e hierárquico de determinado conteúdo, para se compreender a sua mensagem central (análise temática).

19 Modelos Esquema Cognitivo

20 Modelo 1 Esquema Cognitivo

21 Modelo 2 Esquema Cognitivo

22 Modelo 4 Esquema Cognitivo

23 Modelo 5 Esquema Cognitivo

24 REFERÊNCIA LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed.; rev. e ampl. São Paulo: Atlas, SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 10 ed. São Paulo: Martins Fontes, SIMIÃO, Daniel Schroeter. et al. Organizando a Informação: esquema, fichamento, resumo. Disponível em: < Acesso em: 25 de fev NUNES, Luiz Antonio. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma dissertação, uma tese. 5. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, RAUEN, Fábio José. Roteiros de investigação científica. Tubarão: Ed. UNISUL, 2002.

Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir

Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir Disciplina: Metodologia do Trabalho Academico Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir Prof. a Dra. Carolina Davanzzo Gomes dos Santos Email: profcarolinadgs@gmail.com Página: profcarolinadgs.webnode.com.br

Leia mais

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR

TÉCNICAS DE LEITURA A TÉCNICA DE SUBLINHAR Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração TÉCNICAS DE LEITURA Existem diferentes formas de ler e estudar um texto. Aqui será dada ênfase às técnicas de sublinhar, de esquematizar, de resumir

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica PROFESSORA: Shaiala Aquino shaiaquino@hotmail.com Técnicas Para Sistematização

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Professora Andréa Senna,Psicóloga, Especialista em Gerência Geral, Especialista em Organização e Gestão de Instituições de Ensino Superior e Mestre em Psicologia Apresentação

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso PROJETO DE PESQUISA Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso 1. Apresentação Antecede o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o projeto do TCC, que também

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816

Leia mais

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41).

FICHAMENTO. (RODRIGUES et al., 2010, p. 41). FICHAMENTO A função do fichamento é colocar à disposição do pesquisador, de forma organizada e seletiva, um conjunto de informações de obras já consultadas, imprescindíveis para a elaboração de trabalhos

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO Profª. Dra. Patrícia Bellon Agosto 2017 RESUMO Resumir um texto significa reduzi-lo às ideias principais do assunto abordado, sem perder de vista a essência desse texto. RESUMO

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa

Técnico em Química Profª Rogeria Nunes Costa Técnico em Química Metodologia Científica Produção de Relatórios Colégio Educáre O QUE É UM RELATÓRIO? Dicionário Michaelis: Re.la.tó.rio: sm (lat relatu) 1-Exposição, relação, ordinariamente por escrito,

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016 Metodologia Científica - Aula 6 - Profa. Ms. Ana Cabanas Fichamento Unidade 2 Seção 3 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! FICHAMENTO Leitura Leitura Interpretação Escrita Análise crítica

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia da Pesquisa Científica Nome abreviado: TEO001-MPC Número do Curso: 001 Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória Modalidade: à distância I.EMENTA Metodologia da pesquisa científica e elaboração

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Bioenergia. Metodologia Científica Trabalho Escrito

Programa de Pós-Graduação em Bioenergia. Metodologia Científica Trabalho Escrito Programa de Pós-Graduação em Bioenergia Metodologia Científica Trabalho Escrito Pedro Henrique Weirich Neto 2011 Dissertação Mestrado -- treinamento para praticar ciência -- trabalho sistemático e completo

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS NORMAS PARA FORMATAR TEXTOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) AUTORAS: Emilce Maria Diniz e Luciana Cristina de Souza REVISÃO:

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Resumo e Resenha PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Resumo Acadêmico Conceito São textos que fazem uma apresentação concisa dos conteúdos de outro texto, destacando os elementos de maior

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX 3cm 3cm CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG CURSO DE GRADUAÇÃO EM XXXXX 2cm NOME DO(A) ACADÊMICO(A) TÍTULO DO PRÉ PROJETO CENTRALIZADO Observação 1: Letra/fonte (Times New Roman ou Arial),

Leia mais

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028 Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos:

A estrutura básica para a elaboração de um Artigo Científico corresponde aos: O ARTIGO CIENTÍFICO Um artigo científico corresponde ao relato sobre as análises realizadas a respeito de um determinado tema e deve trazer dados e informações atuais. Apresenta-se como resultado de pesquisa,

Leia mais

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos:

RESUMO. Formalmente, o redator do resumo deve atentar para alguns procedimentos: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período: 2010.2

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos

3.1 Leitura e Interpretação de Textos Técnicos e Científicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica.

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Professora: Ana Carolina Cintra Faria Disciplina: Metodologia da Ciência Professor Responsável:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Página 1 de 5

PLANO DE ENSINO. Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO Carga Horária Teórica: 36 Carga Horária Total: 36 Créditos: 02 Profa.: Maristela de Souza Borba Severino Contato: maristela.severino@udesc.br Ementa Contexto universitário; Diretrizes para

Leia mais

Técnicas de pesquisa

Técnicas de pesquisa Técnicas de pesquisa Introdução Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação e procura aplicar instrumentos

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

Como elaborar um Esquema de Textos

Como elaborar um Esquema de Textos Como elaborar um Esquema de Textos Sandra Mattos Segundo o dicionário Aurélio, esquema significa: s.m. Desenho que conserva apenas os traços fundamentais do original representado, com o fim de indicar,

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL [Office1] Comentário: Fonte tamanho

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Seu NOME - Turma 1 RESUMO: Esta orientação apresenta as regras e modelos que iremos utilizar na elaboração de nosso TCM Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO

Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Semana. Tipo de aula UNIDADE I CONHECIMENTO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA (CÓD. ENUN 60037) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Diretrizes para os Autores

Diretrizes para os Autores Diretrizes para os Autores Os textos produzidos a partir das Conferências, painéis, comunicações e pôsteres, apresentados no II Simpósio Internacional de Leitura da PUC-Rio, serão distribuídos em 3 tipos

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo

TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo TÍTULO DO ARTIGO: Subtítulo do Artigo Nome do autor(a) 1 Nome do(a) professor(a) orientador(a) 2 RESUMO Este modelo permite a visualização da estrutura geral de um artigo científico e apresenta orientações

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Faculdades Milton Campos (FMC) NORMAS PARA FORMATAR TRABALHOS ACADÊMICOS Texto organizado a partir das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Emilce Maria Diniz Bibliotecária

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Universidade Federal de São João del Rei Curso: Adminsitração Pública. Modelo TCC. Trabalho de conclusão de curso Administração Pública

Universidade Federal de São João del Rei Curso: Adminsitração Pública. Modelo TCC. Trabalho de conclusão de curso Administração Pública Universidade Federal de São João del Rei Curso: Adminsitração Pública Modelo TCC Trabalho de conclusão de curso Administração Pública UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2018 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto.

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto. O QUE É FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:

Leia mais

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS:

DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS: SUBMISSÃO DE RESUMOS 1. Para que o trabalho seja apresentado, um dos autores precisará se inscrever para participar do evento. 2. O resumo deverá ser submetido por meio da plataforma de inscrições (www.even3.com.br/congressoamazonico),

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTOS DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA NBR 6021:2003 versus NBR 6024:2012: principais mudanças Prof.ª Juliana Buse 1 ju.buse@gmail.com

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo

TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo Autor 11* Autor 2 se houver2** RESUMO Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos artigos submetidos às Atividades Complementares dos módulos III e IV.

Leia mais

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL

NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL NORMA PARA APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DE PROJETO UEM/UEL 1. INTRODUÇÃO Este documento apresenta os requisitos obrigatórios para a apresentação

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (2ºtrim/2016)

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (2ºtrim/2016) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Programa de Pós-Graduação em Direito- PPGD Caixa Postal 476 Cep 88040-900 Fone:(48) 3721-9287 Fax:(048) 3721-9733 E-mail : olga.oliveira@ufsc.br

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (3ºtrim/2016)

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO (3ºtrim/2016) Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Programa de Pós-Graduação em Direito- PPGD Caixa Postal 476 Cep 88040-900 Fone:(48) 3721-9287 Fax:(048) 3721-9733 E-mail : olga.oliveira@ufsc.br

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais

Instrumentos de Estudos Acadêmicos

Instrumentos de Estudos Acadêmicos Instrumentos de Estudos Acadêmicos Fichamento Resumo Resenha ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Veja a seguir uma síntese das principais características e recomendações da ABNT para a elaboração

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Curso de Zootecnia Câmpus de Jataí COORDENAÇÃO DO PROJETO ORIENTADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS JATAÍ 2013 ESTRUTURA 1. INTRODUÇÃO Estas normas têm a finalidade

Leia mais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais

3.2 Comunicação científica O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA Fone: (048) 3721-4075 Email: cin@contato.ufsc.br

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES Os artigos, cuja extensão será entre 15 e 20 páginas (incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências), deverão ser redigidos

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO Colegiado do curso Bacharelado em Ciência da Computação Guia para Normalização de Relatórios de Estágio Supervisionado Uberlândia - MG 2002 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO... 4 1 RELATÓRIO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2017 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DE UM DOCUMENTO ESCRITO

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DE UM DOCUMENTO ESCRITO ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DE UM DOCUMENTO ESCRITO NBR 6024/2012 - ABNT 2017 CONCEITO É um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS. Cordialmente, Ana Darwich. Coordenadora Editorial.

CHAMADA DE ARTIGOS. Cordialmente, Ana Darwich. Coordenadora Editorial. CHAMADA DE ARTIGOS É com imensa satisfação que a Revista Eletrônica Saber Jurídico, do curso de Direito do Centro Universitário do Pará CESUPA, lança a CHAMADA DE ARTIGOS para serem publicados no número

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA II

METODOLOGIA DA PESQUISA II METODOLOGIA DA PESQUISA II Professora Suzane Maranduba Pedro demo 1 RECOMENDAÇÕES 1- Não utilize o celular durante as aulas. 2- Utilize sempre o título e o nome para fazer colocações 3- Use sempre o crachá

Leia mais