1. Confecção de jogos- Apresentação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Confecção de jogos- Apresentação"

Transcrição

1 1. Confecção de jogos- Apresentação Súmula A construção de jogos de alfabetização incluindo todos os níveis de dificuldade. Objetivos Construir jogos de alfabetização a partir de uma história. Compreender quais são os níveis pelos quais as crianças passam durante o processo de alfabetização.

2 7. Confecção de jogos- Conteúdos 1. PASSO A PASSO PARA A CONFECÇÃO DE JOGOS A PARTIR DE UMA HISTÓRIA 2. JOGOS DE SONS 3. JOGOS DE LETRAS 4. JOGOS DE SÍLABAS 5. JOGOS DE PALAVRAS 6. ATIVIDADES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

3 Uma sala de aula alfabetizadora deve ser uma sala repleta de jogos, confeccionados de tal forma que todas as crianças tenham material para utilizar e que cada uma delas encontre o desafio ótimo conforme o seu nível de desenvolvimento nesse processo. Vimos, na aula passada, que Emília Ferreiro descreve os níveis de conhecimento lógico pelos quais a criança passa durante o processo de alfabetização. O primeiro nível, ou seja, o nível pré-silábico, é aquele em que a criança não sabe ainda que existe uma relação entre o som da palavra e a sua escrita. Esse nível possui dois a três subníveis: um primeiro, em que a criança sequer conhece a forma das letras, ela só diferencia desenho de escrita. Se pedirmos a uma criança que desenhe um gato ela poderá fazer algo do tipo: Agora, se pedirmos para escrever gato ela fará algo do tipo: Aqui ao lado vemos um exemplo desse sub-nível, só com a presença de letra A.

4 Num segundo sub-nível, a criança já usa letras convencionais, geralmente as do seu próprio nome, mas não controla a quantidade. Geralmente costuma encher a linha. Como no exemplo aqui ao lado. Um sub-nível que apareceu em nossa pesquisa não é mencionado por Ferreiro, mas está de acordo com o pré-silábico, pois trata-se da criança que escreve somente a primeira letra e geralmente correta das palavras. Dinossauro é D, Rato é R, Gato é G e assim por diante. Dissemos que é pré-silábica, porque ainda não estabelece o número de letras de acordo com o número de sílabas. Surge então a grande pergunta: Como professora, o que faço para essa criança avançar?

5 Como professora, o que faço para essa criança avançar do nível présilábico? A resposta é simples: 1º - a criança precisa aprender todas as letras do alfabeto, pois sem essa ferramenta ela não irá avançar. Como faço isso? De forma lúdica, através de música e de jogos de sons. Use o recurso do youtube para encontrar músicas do alfabeto. Um link ótimo, do qual participei na elaboração é este: Esta música é amada pelas crianças. Passe para elas, coloque a letra num papel pardo na parede, faça crachás para cada uma usar e participar quando for a sua vez. Ofereça a cada criança o kit para criar letras com retas e curvas e as incentive a fazer as letras, começando pelas do seu nome. 2º - o segundo passo é aprender a escrever seu nome. Inicie com o kit de retas e curvas e incentive a criança a dizer como está fazendo a letra. Por exemplo: ANA. Vou fazer a primeira letra do meu nome. Pego duas retas grandes e junto na ponta de cima e afasto embaixo. Pego uma reta pequena e coloco no meio. Fiz a letra A. Para o N vou precisar de 3 retas grandes, coloco duas paralelas e uma inclinada. Depois tenho que fazer o A novamente, com duas retas grandes inclinadas e uma reta pequena no meio.

6 Como professora, o que faço para essa criança avançar do nível présilábico? cont. 3º - aprender a reconhecer o nome de todos os colegas. Para isso o importante é que o professor crie estratégias para o reconhecimento. Coloca os crachás no quadro e pergunta: quantos iniciam com A?, com B?, etc. Qual o nome mais comprido? Quantas letras tem? Quantas sílabas tem o teu nome? E o do fulano? Milhares de possibilidades podem surgir todos os dias durante a chamada. 4º - treino de sons específicos, como o jogo de trilha para cada uma das letras, tipo o Som de V como em AVIÃO. 5º - Contação da história do casamento da princesa do reino das letras e a questão das vogais e consoantes. 6º - Jogos envolvendo uma consoante com cada uma das vogais. 7º - jogo da sequência de letras como este:

7 Mas eu tenho um problema. Outros alunos já estão no nível silábico. Como agir com eles? Eles já conhecem a maioria das letras. Os silábicos devem encontrar outro tipo de jogo. Beneficiam-se do último que falamos: a sequência de letras, pois o fato de ter que encontrar mais letras do que ele estava prevendo, pode criar um conflito cognitivo. Um conflito cognitivo acontece quando os fatos contradizem a nossa hipótese. A criança da fase silábica acredita que basta uma só letra para cada sílaba e que é preciso pelo menos três letras para se poder ler uma palavra. O papel da professora é fazer a criança entrar em contradição consigo mesma. Por exemplo, em relação ao jogo da ONÇA e URSO. Antes de mostrar o jogo a professora pergunta: Quantas letras tu achas que eu preciso para escrever ONÇA. A criança pensa e responde. Essa resposta já criará um conflito, pois ela deve responder 2, partindo do fato de que tem 2 sílabas, mas ela acha que deveria ter 3. A professora pede-lhe que escreva. Faz o mesmo para URSO. Depois que a criança tiver escrito nós lhe mostramos a cartela e perguntamos: Por que está diferente da tua escrita? Podes explicar? A seguir, fazemos o som de ON, mostrando como nossa boca faz dois movimentos, necessários para O+N e depois ÇA, lembramos do jogo que fizemos com as consoantes e vogais, do rei que proibiu as consoantes de saírem sozinhas. Essa explicação é fundamental para que o aluno possa criar uma metacognição.

8 Mas eu tenho um problema. Outros alunos já estão no nível silábico. Como agir com eles? Eles já conhecem a maioria das letras- cont. Alunos do nível silábico se beneficiam também de jogos em que as palavras tenham uma só ou duas sílabas, ou de palavras dentro de palavras: sol+ dado=soldado; pé+ pino=pepino; palha+ aço= palhaço. Podem também fazer cruzadinhas diretas, onde a imagem orienta o que escrever. As palavras podem estar escritas embaixo na folha. Para essas atividades que são realizadas sozinhas, por um único aluno, uma boa coisa a fazer é colocá-las num saco plástico e dar caneta de quadro branco. Assim uma mesma atividade pode ser feita por várias crianças, apagando apenas com um pequeno pano. Outro jogo muito bom para os silábicos é aquele formado por um dado onde aparecem as sílabas: por exemplo: PA-PE-PI-PO-PU-PRA. Em dupla: Um joga o dado e procura a ficha que tenha a palavra e figura começada com essa sílaba. Ganha quem tiver mais ficha no final.

9 Mas eu tenho um problema. Outros alunos já estão no nível silábico. Como agir com eles? Eles já conhecem a maioria das letras- cont. pa pra pe pul pá panela pedreiro pegada pi po REGRAS: RECORTE AS FICHAS, MONTE O CUBO. COLOQUE TODAS AS FICHAS VIRADAS PARA BAIXO. CADA JOGADOR DEVE JOGAR O CUBO E TENTAR ENCONTRAR A FICHA CORRESPONDENTE. GANHA QUEM TIVER MAIS FICHAS NO FINAL. pia pirata poço polenta praia prato pulseira pulmão

10 Tem ainda outros alunos que já estão escrevendo tudo. Só que erram muito a ortografia. O que fazer? No primeiro ano isso é muito normal. Não se preocupe tanto. Quando houver possibilidade explique ao aluno que sua escrita tem lógica, mas que há muitos anos atrás os adultos inventaram umas regras que todos devemos seguir. E a regra é que...(aí depende do caso). Só o fato dele ser incentivado a ler, a fazer os exercícios da aula, fará com que esse tipo de erro vá diminuindo. Aprende-se a ler e a escrever, lendo e escrevendo. Dadas essas primeiras explicações, passemos à confecção dos jogos propriamente ditos. Usaremos como exemplo a história O sanduíche da Maricota. Esta história é interessante pelo fato de ser uma história rimada. Permite que se faça jogo de rima, que é um dos mais básicos para a criança e todos podem jogar tendo êxito. 1ª tarefa: Sublinhar no texto as palavras que rimam, para contar usando uma daquelas técnicas de consciência fonológica: contar baixinho e aumentar a voz na rima, ou contar mais alto e diminuir a voz na rima; ou perguntar aos alunos o que vem a seguir. Eis o texto já assinalado.

11 Criando os jogos 1. A história com as rimas assinaladas: A GALINHA MARICOTA AVELINO GUEDES A GALINHA MARICOTA PREPAROU UM SANDUÍCHE: PÃO, MILHO, QUIRERA E OVO. MAS, QUANDO IA COMER...A CAMPAINHA TOCOU: RIIING!! ERA O BODE SERAFIM QUE OLHOU O SANDUÍCHE E EXCLAMOU: VIXE!! FALTA UM CAPIM. AÍ CHEGOU KIM, O GATO, CUMPRIMENTOU A GALINHA, E, VENDO O SANDUÍCHE, PALPITOU: FALTA SARDINHA. JOÃO, O CÃO, TAMBÉM VEIO COM JEITO DE MOÇO. E, EDUCADO, SUGERIU: COLOQUEM NELE UM BOM OSSO. SEMPRE ZUMBINDO E AGITADA, CHEGOU A ABELHA ISABEL. OLHOU O ESQUISITO RECHEIO. MELHORA SE PUSER MEL. DA JANELA, OUVINDO O PAPO, MUITO METIDO A BACANA, FALOU CONVENCIDO, O MACACO: ESTÁ FALTANDO BANANA. BANANA? SARDINHA? MEL? ERA O RATO ALEIXO. MILHO? OSSO? CAPIM? ARGH!! VOCÊS ESQUECERAM O QUEIJO. A BRINCADEIRA ACABOU QUANDO A RAPOSA CELINHA OLHOU BEM PRA MARICOTA E FALOU: FALTA GALINHA. MARICOTA FICOU BRAVA. FORA DAQUI MINHA GENTE. JOGOU FORA O SANDUÍCHE E COMEÇOU TUDO NOVAMENTE: PÃO, MILHO, QUIRERA E OVO. COMO ERA PARA TER SIDO. QUEM QUISER QUE FAÇA O SEU RECHEIO FAVORITO.

12 Criando os jogos 2. Criação da tabela com os nomes que serão usados no jogo: 3 letras 4 letras 5 letras 6 letras 7 letras 8 letras 9 letras pão bode milho abelha galinha Maricota sanduíche ovo Vixe capim Isabel quirera sardinha campainha Kim gato macaco Serafim cão João bacana Celinha mel moço banana osso rato Aleixo queijo raposa Essa tabela já permite que se decida quais as duplas que serão organizadas para fazer os jogos de sequência, pois as duas palavras precisam ter o mesmo número de letras.

13 Criando os jogos 3. Seleção das imagens para compor a tabela: VIXE!

14 Criando os jogos 4. Criação do jogo de rima: colar sobre cartas de baralho velhas BACANA BANANA ISABEL MEL CELINHA GALINHA KIM CAPIM MOÇO OSSO QUEIJO ALEIXO SARDINHA GALINHA KIM SERAFIM SARDINHA CAMPAINHA VIXE! VIXE SANDUÍCHE Neste exemplo aqui estão apenas os pares de imagens para dar início à confecção do jogo. Cada imagem deve ser colada numa carta de baralho, dando um total de 20 cartas. É importante também escrever a palavra em cada carta. Os animais que estão num quadro devem ser chamados pelo nome. Por exemplo: gato sozinho é GATO e gato no quadro é KIM. O macaco com riscos azuis na cabeça é BACANA.

15 7. Confecção de jogos Jogo de letras Criando os jogos 5. Criação do jogo de sequência: PÃO P Ã O OVO O V O Esse jogo deve ser feito para todos os pares que tem o mesmo número de letras. Para facilitar o desempenho de cada aluno, um terá fichas retangulares e outro fichas cortadas nas pontas. Coloca-se o desenho em cada letra pois isso facilita encontrar todas as fichas de cada jogo para guardar o mesmo. Coloca-se cada um num saquinho plástico transparente, pois dessa forma é fácil achar. Todos os jogos de uma história podem ficar numa única caixa grande.

16 7. Confecção de jogos Jogo de letras Criando os jogos 6. Bingo da letra inicial: Fazer cartelas com 4 figuras em cada uma escrevendo a palavra sem a letra inicial. Jogar como bingo. _ÃO _ANDUÍCHE _AMPAINHA _VO _SSO _ATO _ACACO _ANANA _ÃO _ARDINHA _EL _ALINHA _ILHO _UEIJO _APIM _APOSA

17 7. Confecção de jogos Glossário Criando os jogos 8. Glossário do Sanduíche da Galinha Maricota: Cada uma das palavras da tabela deve ser feita em meia folha A4 e colocada a parede durante as atividades com a história. Glossário Alfabetizador Sanduíche da Maricota Glossário Alfabetizador Sanduíche da Maricota

18 7. Confecção de jogos Bingo de sílabas Criando os jogos ISABEL PÃO ISABEL MEL ISABEL KIM I SA BEL PÃO I SA BEL MEL I SA BEL KIM ISABEL CÃO ALEIXO MEL ALEIXO KIM I SA BEL CÃO A LEI XO MEL A LEI XO KIM

19 7. Confecção de jogos Jogo de palavras Criando os jogos Com palavras inteiras podemos fazer o dominó, imagem-palavra; ou memória de imagem e palavra. Um dominó inteiro está colocado em anexo para que possam compreender a lógica do mesmo. Cruzadinha também é um excelente material, desde que fique à disposição dos alunos e quem quiser a pega. Auxilia os alunos que estão com dificuldades ortográficas.

20 7. Confecção de jogos Ciências e Matemática Em ciências, o objetivo é que as crianças pensem como cientistas. Temos um material e sobre ele criaremos um problema. Cada criança, antes de observar, vai fazer uma hipótese. Depois observa, anota os resultados e conclui, dizendo se a sua hipótese se realizou ou não.

21 7. Confecção de jogos Ciências e Matemática Em matemática, podemos iniciar pelo básico, relação entre quantidade, numeral e dedos, até 5. E ir aos poucos avançando.

22 7. Confecção de jogos Ciências e Matemática Ainda resta a questão de uso de expressões como, por exemplo: pote de mel e a interpretação de texto que será para uma outra aula.

PROJETO DIDÁTICO O SANDUÍCHE DA MARICOTA

PROJETO DIDÁTICO O SANDUÍCHE DA MARICOTA PROJETO DIDÁTICO O SANDUÍCHE DA MARICOTA Componente Curricular Tema Alfabetização Gêneros de texto Alfabetização Matemática Língua Portuguesa Língua Portuguesa Processos de leitura Tratamento da informação

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES SUGESTÕES DE ATIVIDADES A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

O sanduíche da Maricota

O sanduíche da Maricota RESENHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente A galinha Maricota prepara um sanduíche ao gosto galináceo : pão, milho, quirera e ovo. Mas, quando vai comê-lo, chega o bode Serafim, que diz

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da ANO 1 UNIDADE 03 Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento(sistema de notação e não a aquisição de um código) Analisar as contribuições da teoria da psicogênese na apropriação

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 VOCÊ ESTÁ RECEBENDO AS ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit?

Transformando seu BBC micro: bit em jogo. Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? 03 Transformando seu BBC micro: bit em jogo Podemos jogar com o BBC micro:bit? Em nossa última atividade, aprendemos que os

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 1ª Série Lição: Explorando o céu Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Objetivo(s) linguístico(s):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO TRIMESTRAL 1 a ETAPA CONTEÚDO DE ESTUDO:

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE

PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Professora: Raquel de Lemos Tochetto PLANEJAMENTO IDENTIDADE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE Mês: Outubro Competências Linguagem oral, leitura e escrita Objetivo geral: Apropriar-se de sua identidade

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE Professor (a): Elisângela Mendonça Disciplina: INFORMÁTICA Ano: 3º Periféricos de Entrada e Periféricos de Saída 301/302/303/304 19/03/2018: 302 23/03/2018:301/303/304 de Prova 14/05/2018 a 22/05/2018

Leia mais

PLANEJAMENTO (Parlendas/Trava-línguas/provérbios/ditos populares)

PLANEJAMENTO (Parlendas/Trava-línguas/provérbios/ditos populares) PLANEJAMENTO (Parlendas/Trava-línguas/provérbios/ditos populares) Professor (a): Janete Fassini Alves BRINCANDO COM AS PALAVRAS: TRAVA-LINGUAS Oralidade; desinibição; fluência na leitura. Competências

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS

Planejamento (Parlendas) PARLENDAS Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin PARLENDAS Planejamento (Parlendas) Competências Objetivo Geral Leitura, oralidade, ritmo, produção textual. Desenvolver habilidades de leitura e compreensão

Leia mais

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente.

Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Pesquise em jornais as letras do alfabeto e cole-as ordenadamente. Jardim II - Volume 4 / 2013 1 Ouça a música e acrescente as letras que faltam para dar sentido às palavras. Paulo e os peixes aulo egou

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 2 ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - BRINQUEDOTECA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Estimular a imaginação para a aprendizagem significativa. Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão

Leia mais

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo)

O galo e a raposa. Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas. (Fábulas de Esopo) COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A quarta-feira 4º B 4º C segunda-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O

METODOLOGIA DA ALF L A F BE B TI T ZA Z ÇÃ Ç O METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO Prof. Tiago S. de Oliveira Faculdade Polis das Artes psicoptiago@gmail.com www.faculdadepolis.com.br www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com Como você foi alfabetizado?

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - 2º ANO/2019 PROVA DE MATEMÁTICA

PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - 2º ANO/2019 PROVA DE MATEMÁTICA PADRÃO DE RESPOSTAS VESTIBULINHO - º ANO/019 PROVA DE MATEMÁTICA QUESTÕES RESPOSTA 1 19-0-1 11-1-13 6-7-8 31-3-33 Números pares: 0-1-6-8-3 PONTOS Quarta-feira 3 A-Roberto B-8 C-João D-Roberto 4 Ligue:

Leia mais

Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida.

Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida. Quiz para crianças O que é? Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida. Para quem? Crianças de 8 a 12 anos. Onde

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico

1 Período pré- silábico 2 Período pré-silábico Nesse primeiro nível, a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Assim, em um primeiro momento, ela tenta se aventurar pela escrita por meio da reprodução de rabiscos e desenhos,o

Leia mais

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio

PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio PLANEJAMENTO (BRINCADEIRAS E JOGOS) Maio Professor (a): LETICIA JULIETA VANNI NOME DO JOGO: Trinca Rimada Competências Objetivo Geral Oralidade; atenção; concentração; produção textual. Promover a ludicidade

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1- Módulo 4 ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - FAZ DE CONTA PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza:

Leia mais

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática.

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. É muito importante que você faça todos e devolva na data marcada,

Leia mais

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT

LOUSA MÁGICA COM PAPEL CONTACT LOUSA MÁGICA CONTACT COM PAPEL Hoje vamos aprender como fazer uma lousa Mágica com papel contact para seus alunos de educação infantil (lousa magnética). É muito fácil de fazer e os pequenos vão adorar

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO FAMALICÃO ANADIA FICHA DE TRABALHO N.º2 DE MATEMÁTICA Data: Outubro de 2009 Turmas: 12ºA e 12ºB TÉCNICAS DE CONTAGEM: Arranjos com repetição ; Arranjos sem repetição;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Ler palavras; Ler pequenos textos apoiando-se em pistas gráficas

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE

NOSSO LIVRO DO FOLCLORE NOSSO LIVRO DO FOLCLORE ALUNOS DA TURMA DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DA EMEF PROF. HENRIQUE PEGADO 2015 NOSSO LIVRO DO FOLCLORE AUTORES ALUNOS DE ALFABETIZAÇÃO DA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Linguagem: Revisão das vogais A, E, I, O, U Escrita

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional)

Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA. Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) 1ª Semana Mês das Missões Meditação Sala Verde MISSÕES NA ÁFRICA Nome: Professor: Telefone Versículo para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional) Vão pelo mundo todo e preguem o

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade.

PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade. PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Professor (a): Sonaira Schultz Competências Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade. Objetivo Geral Desenvolver atividades orais,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 CONTEÚDOS DE ESTUDO Leitura; Interpretação; Elaboração de respostas completas

Leia mais

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas?

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas? Como as sementes se transformam em plantas? Plantas são uma parte importante do nosso planeta. Elas fornecem alimentos, fibras, abrigo e oxigênio aos seres humanos e animais. Com, você poderá observar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS

PLANEJAMENTO DE LIBRAS 1º ANO/9 ANOS 1º E 2º SEMESTRES CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RECURSOS 1º ANO/9 ANOS - O que é Libras e sua importância - Sensibilizar sobre a importância da Língua de Sinais -Através de historinhas e relatos de -As vogais -Conhecer os sinais das vogais em Libras experiências.

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 2ºANO Adriana da Silva Santi Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Março/2014 PLANO DE TRABALHO - 2º ANO CONTEÚDOS OBJETIVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Geometria: - Noções

Leia mais

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos

Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos Processo de construção da escrita: cinco níveis sucessivos 1 A L F A B E T I Z A Ç Ã O E L E T R A M E N T O S E T E M B R O / 2 0 1 8 A N G É L I C A M E R L I Objetivos 2 Conhecer como ocorre a evolução

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

PLANEJAMENTO SEQUÊNCIA DIDÁTICA

PLANEJAMENTO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PLANEJAMENTO SEQUÊNCIA DIDÁTICA Professor(a): Andiara de Souza da Silva. Trava língua: O rato roeu a roupa Autor: Ana Maria Machado. Leitura, produção textual, oralidade. Competências Objetivo Geral Permitir

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental 1 - Data: 12 / 6 / 2019 Após o término das atividades de Matemática propostas, TREINE a leitura oral do texto

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO.

HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. HIPÓTESES DE ESCRITA: ATIVIDADES QUE DÃO CERTO E POTENCIALIZAM O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. RESUMO Magnólia Angelí Santos de Almeida 1 O presente trabalho discorre sobre os resultados de

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 3 Isaque, um filho obediente Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Gênesis 22.1-18 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69

ÍNDICE. Introdução 5. p b 9. t d 15. q g 21. f v 27. s z 33. x j 39. m n 45. nh lh 49. r l 53. r rr 59. a e i o u 63. Cartões de sons 69 ÍNDICE Introdução 5 p b 9 t d 15 q g 21 f v 27 s z 33 x j 39 m n 45 nh lh 49 r l 53 r rr 59 a e i o u 63 Cartões de sons 69 3 INTRODUÇÃO Aprender a falar é um processo natural e espontâneo em que a criança

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos:

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos: www.mapamental.org 1 De forma bem clara e objetiva, o Mapa Mental é um método criado para auxiliar na geração e memorização de informações que irá te ajudar a ser mais produtivo, aumentar o seu foco e

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: Interdisciplinar 3º Bimestre Entrega: 12/09/2018 Professor (a): Michelle/ Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá, querido aluno do 2º ano!

Leia mais

O que o Sistema Positivo de Ensino preparou para você? Gerência Pedagógica Editora Positivo

O que o Sistema Positivo de Ensino preparou para você?  Gerência Pedagógica Editora Positivo O que o Sistema Positivo de Ensino preparou para você? cfarinhas@positivo.com.br mfiuza@positivo.com.br Gerência Pedagógica Editora Positivo EDUCAÇÃO INFANTIL - Abordagem pedagógica O EU O OUTRO O NÓS

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo)

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo) PERSONAL ORGANIZER Deixe nos armários apenas o que vai ser usado no dia a dia, como pratos e copos. Inclusive, o ideal é que esses itens fiquem na altura do rosto. Pratarias, taças de cristais e as louças

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil.

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil. PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor(a): Simone Petroli NOME DO LIVRO: O caso do Bolinho AUTOR: Tatiana Belinky Competências Leitura, produção de texto desenvolvimento da oralidade. Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch

Jogo da Tabuada. Introdução. Scratch Scratch 2 Jogo da Tabuada All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You can

Leia mais

Como você foi alfabetizado?

Como você foi alfabetizado? METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Como você foi alfabetizado? Prof. Tiago S. de Oliveira psicoptiago@gmail.com www.professortiago.jimdo.com www.greatlive.jimdo.com 2 O neuropediatra Harry

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você:

Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você: Em junho temos uma verdadeira festança de assuntos bem legais para você: Atividades de festa junina As maiores festas juninas do mundo Monte um jogo junino social Pesquisa para junho: Festa Junina Aprenda

Leia mais

Atividades de ortografia com as letras lh e li

Atividades de ortografia com as letras lh e li Atividades de ortografia com as letras lh e li Atividades de português, Atividades de ortografia com Lh e Li, atividades ensino fundamental, atividades para imprimir, atividades educativas, tarefas de

Leia mais

Alfabeto Ilustrado Alfabeto Ilustrado de Parede Baralho para classificação Loto de Desenhos e Rimas 1794

Alfabeto Ilustrado Alfabeto Ilustrado de Parede Baralho para classificação Loto de Desenhos e Rimas 1794 Alfabeto Ilustrado 1061 Alfabeto Ilustrado de Parede 0195 Baralho para classificação 0351 Loto de Desenhos e Rimas 1794 Exercitando Escrevendo e Lendo 1776 Alinhavos Tênis 1640 Alinhavos Formas Geométricas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas 1 Aula 1 1. Introdução geral a. Como é a hierarquia das cartas O ás é a maior carta e o 2 a menor. A sequência é AKQJ1098765432. b. Conceito de parceria Os parceiros sentam-se face a face à mesa de jogo.

Leia mais

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM!

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! Tema: Eu e Minhas Escolhas! Visão Geral: Nesta atividade, os alunos se tornam ativos enquanto eles ouvem a leitura da história Da Cabeça Aos Pés de Eric Carle. Uma vez

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 4 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema da letra T; Natureza: Animais

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço O caso da lagarta que tomou chá de sumiço Sequência didática Profª Isabel Cristina Verga Fernandes 2º ano D EMEF Prof. Américo Capelozza Marília/SP 1ª atividade Estratégia de leitura: Antecipação do assunto

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI

EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI EJA 3ª FASE PROF.ª GABRIELA ROCHA PROF.ª QUEILA POLTRONIERI ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática Ciências Humanas 2 TEMA 1º Bimestre Conhecendo a nossa história. 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Meios de comunicação: rádio e TV; Linguagem: Letra T - som/imagem/escrita; Fonema e grafema

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4

Problemas dos Círculos Matemáticos. Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos Problemas extras para o Capítulo 4 Problemas dos Círculos Matemáticos - Capítulo 4 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. Quantos triângulos existem na figura abaixo?

Leia mais