EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER."

Transcrição

1 EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER. Roney Ricardo Cozzer 1 RESUMO O tempo presente traz o grande desafio de pensar e repensar a constituição do sujeito que está inserido no meio. Esse sujeito tanto é reflexo do meio, como ele mesmo contribui de alguma forma para a constituição desse meio. Portanto, é necessário aquilo que poderia ser chamado de "olhar macro" e também "olhar micro". O primeiro focando a sociedade em sua coletividade, o segundo mirando o indivíduo. São duas realidades que não podem ser analisadas de maneira isolada cada uma. Há uma dependência mútua. A Educação Cristã, com os seus pressupostos e fazeres educativos, pode ser uma importante aliada ao processo de constituição do sujeito, nessa cadeia concatenada de eventos que perfaz essa formação do ser. E mais ainda, ela pode ajudar também na compreensão de como se dá essa construção. Diversos fatores estão envolvidos neste processo de assimilação e equilibração que formam o caráter do indivíduo, como a vivência familiar, a vivência eclesial, os valores que lhe são transmitidos, dentre outros. A estruturação de uma cosmovisão, que por sua vez será geradora de uma conduta ética no mundo, precisa andar de mãos dadas com a Educação Cristã. É até legítimo perguntar se é possível construir assim um caráter ético cristão sem a colaboração da Educação Cristã, ainda que em suas mais simples manifestações. Palavras-chave: Educação. Caráter. Sujeito. 1 Mestrando em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR) e membro do Grupo de Pesquisa Perquirere: Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico. Orientadora: Dra Gleyds Domingues. roneycozzer@hotmail.com.

2 INTRODUÇÃO Há dois importantes desafios sobre o qual a Igreja e a sociedade devem se debruçar: entender o tempo presente e entender como se dá a formação do sujeito neste tempo, isto é, que está inserido nesta era e ele é, num certo sentido, resultado também deste momento histórico. Mas não se pretende concluir na presente reflexão que o ser humano seja assim tão passivo. Ele de fato interage, assimila, acomoda e acomoda-se em sua estruturação psíquica e intelectual. Tendo isso em vista, fica aberta a porta para que se recorra à Educação Cristã como uma grande aliada na construção do caráter na pós-modernidade. I. CONCEITUAÇÃO DO QUE É A EDUCAÇÃO CRISTÃ. A Educação Cristã, adequadamente entendida, não visa somente a comunicação de conceitos ao discente. Ela pode ser definida como um esforço educativo para a vida, para a concretude da realidade humana, orientado sob a luz das Escrituras. Nesse sentido, Educação Cristã e Discipulado são dois processos indissociáveis. A preocupação precípua de um ensino orientado por uma visão bíblica e cristã é ensinar para a vida de fato. Trata-se da acumulação de saberes que poderão e deverão ser utilizados na vivência, em favor de si mesmo e da coletividade, seja essa coletividade eclesial e social 2. Nesse sentido, ela pode ser entendida como uma modalidade de ensino com vistas à formação moral que buscar formar um indivíduo que é autônomo, mas não independente da sociedade, da outridade, de modo que ele está submetido ao "conformismo do grupo social a que ele pertence", para pegar emprestada uma colocação de Jean Piaget 3. Nessa esteira, Carvalho (2015, p. 68) reconhece que a "Bíblia, acima de tudo será sempre o ponto de partido e o Livro Texto por excelência, da Educação Cristã". Lopes (2010, p. 68) afirma que "a Educação Cristã [...] contempla princípios cristãos de educação, que se centralizam na Bíblia Sagrada". A compreensão é que a Palavra de Deus, em sua perspicuidade, é norteadora da cosmovisão do cristão, cosmovisão essa que não deixa de perceber o tempo no qual o sujeito está inserido, mas que procura contribuir para modificá-lo para melhor de alguma forma. Notar os problemas e desafios pós-modernos é um caminho necessário de ser trilhado pela Educação Cristã no seu exercício pedagógico. De fato, torna-se inviável 2 Embora as duas estejam, inevitavelmente, imbricadas. 3 PIAGET, Jean. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996, p. 1.

3 pensar qualquer tipo de educação que não responda de alguma forma às demandas de seu próprio tempo. A pertinência do trânsito entre saberes e disciplinas é inegável também neste esforço. A convergência entre formação integral, Educação Cristã e espiritualidade, como abordado neste texto, é claramente perceptível. Os educadores cristãos precisam também considerar que o seu trabalho vai na contramão da tendência da pós-modernidade de destruir cânones, marcos referenciais e valores perenes. O valor maior na pós-modernidade é a ruptura com os valores. A Educação Cristã, no entanto, é um ensino pautado justamente por valores. Zygumund Bauman (2003) acertadamente define a pós-modernidade como a "modernidade líquida", já que nada é sólido, duradouro, de contornos fixos nesta era. Este abandono de referenciais, contudo, tem gerado problemas gravíssimos para o homem, como o esfacelamento da família, a incapacidade de compartilhar, a falta de sentido da vida, dentre outros. Edgar Morin (2000) aponta um dos grandes problemas deste tempo: a incompreensão. A situação é paradoxal sobre a nossa Terra. As interdependências multiplicaram-se. A consciência de ser solidários com a vida e a morte, de agora em diante, une os humanos uns aos outros. A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, internet. Entretanto, a incompreensão permanece geral. Sem dúvida, há importantes e múltiplos progressos da compreensão, mas o avanço da incompreensão parece ainda maior 4. A Educação Cristã deve ser vista como uma aliada à Igreja, que tem diante de si o desafio de entender o seu tempo para poder comunicar o Evangelho às pessoas que sofrem os influxos da pós-modernidade. Ela pode diminuir esse fosso da incompreensão, conforme indicado por Morin, justamente numa era que conecta cada vez mais as pessoas, por meios e veículos digitais, mas paradoxalmente as distancia cada vez mais. E claro, este é um dos desafios. E esta é uma das possibilidades de contribuição para a Educação Cristã 5. 4 MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO: 2000, p David Allen Bledsoe, por exemplo, analisa a relação entre a educação teológica e a atividade missionária. Citando o caso dos batistas, o autor menciona que "evangélicos norte-americanos começaram a usar seminários teológicos há mais ou menos 300 anos para treinar seus vocacionados, tanto pastores quanto missionários... Pode-se dizer que eles tem utilizado ambientes acadêmicos por cerca de 200 anos" (BLEDSOE,

4 II. A FORMAÇÃO DO SUJEITO. A formação do sujeito passa por diversos fatores. Podem ser colhidas contribuições nas percepções de Sigmund Freud, considerado o Pai da Psicanálise, e do psicólogo suíço Jean Piaget, além de outros teóricos que se esforçaram para entender como se dá essa formação. Fatores culturais, familiares, psicológicos, biológicos e espirituais estão presentes nessa "teia" que é a formação de um ser inserido na sociedade. Sigmund Freud (1969) percebeu cinco fases do desenvolvimento da personalidade humana, ambas atreladas à sexualidade humana. Jean Piaget (1971), por sua vez, destacou o que ele chamou de "estágios" no desenvolvimento cognitivo do sujeito. O ser humano possui uma consciência e um corpo, e ambos são formados em interação com o meio. Ele recebe estímulos e reage à eles. Assim o caráter vai sendo construído à medida em que o indivíduo vai adquirindo conhecimento e valores que lhe são transmitidos pelo meio no qual está inserido. Quando se fala do desenvolvimento da personalidade, pensa-se em gênesi (o começo) e no desenvolvimento dessa personalidade. Cumpre perguntar como se dão esses dois fatos. A Educação Cristã busca justamente ajudar neste processo de desenvolvimento por meio do compartilhamento de saberes que tem implicação direta com a vida da criança e do adulto. Lembrando, é claro, que a Educação Cristã não se destina exclusivamente à criança em seus primeiros anos, mas à todos, em todas as faixas etárias. A formação do sujeito está sujeito à traumas, à fatores psicológicos, à ganhos e à percas, à demandas e à satisfações. Tudo isso e um pouco mais faz parte da constituição e da construção da subjetividade humana. É preciso lançar um olhar sobre todos esses fatores de modo a se produzir um exercício pedagógico que possa alcançar o ser em sua integralidade. Não adianta transmitir conhecimentos à uma pessoa sem que se preocupe com a sua capacidade de reagir à eles, de acomodar-se à eles e reproduzi-los ela mesma, por si mesma e em favor do outro, da coletividade. Isso tornaria o processo educativo absurdamente vazio. Conquanto a Educação, e mesmo a Educação Cristã, possam não ser a resposta final para o dilema que se tornou a Pós-modernidade, elas podem sim criar "pontes" e colaborar David A. Educação teológica e sua parte no cumprimento de missão. in: Via Teológica. v. 17, n. 33, jun. 2016, p. 57ss).

5 decisivamente para uma sociedade melhor e, por que não dizer, para uma Igreja melhor. III. CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A CONSTITUIÇÃO DO CARÁTER. A Educação Cristã por estar alicerçada nas Sagradas Escrituras, a tem como um manual ético pelo qual o cristão procura orientar sua vida. Desse modo, um dos maiores esforços da prática educativa cristã é justamente transpor esses ensinamentos para a vida do indivíduo. Isso gera práxis, uma práxis cristã. À partir da assimilação de conteúdos oferecidos por esta modalidade de educação, o sujeito é desafiado constantemente à interagir com a realidade à sua volta exercitando o que aprendeu. Doutra maneira, este ensino perde seu sentido. Para pegar emprestado um conceito piagetiano (ainda que direcionado às crianças exclusivamente), o indivíduo não deve apenas copiar, mas se transformar, deve pensar, e não apenas reproduzir de forma mecânica. Isso se vê claramente na atividade educadora cristã que discipula. A Educação Cristã, pensada em interação com outras disciplinas, poderá ser, sem dúvida, uma ciência muito útil, não apenas à Igreja, mas também à sociedade, já que a Igreja vive na sociedade e é, ela mesma, a sociedade. O desenvolvimento de uma espiritualidade e de um caráter sadios passam pela pedagogia cristã em diálogo com outros saberes. Isso é reconhecido por Souza e Kume (2017) quando afirmam que "uma postura interdisciplinar na interpretação da Bíblia pode ser terapêutica à igreja" 6. A Educação Cristã, tendo a Bíblia como livro-texto, contribui diretamente para a formação de uma conduta que seja ética no mundo. O tempo atual, mormente no Brasil, urge por uma ética saudável que impeça a desintegração social. Gleyds Silva Domingues (2017) é incisiva ao afirmar: "Em tempos de incertezas sobre o sentido da vida, dos relacionamentos e da moralidade a ser exercida, falar em princípios éticos pode até soar com certo tipo de romantismo saudosista, principalmente diante 6 SOUZA, José Neivaldo de. KUME, Priscila Rocha. in: SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no cuidado pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações Fabapar, 2017, p. 37. Souza e Kume, neste texto, discorrem sobre a tensão entre culpa e justificação em sua relação com a formação cristã, buscando contribuições na Psicanálise.

6 das más notícias que circulam a realidade social do Brasil" 7. Responder às demandas éticas deste tempo se faz necessário com vistas a produzir um agir social justo, igualitário e harmonioso. A construção de um caráter pautado por uma cosmovisão cristã tem uma dependência mútua da Educação Cristã. Conquanto a construção de uma cosmovisão não possa, de fato, estar limitada à um campo de conhecimento apenas, conforme bem indica Domingues (2017, p. 104), ela depende de fomento, de provocações, de estímulos para que seja assim gerada e assimilada no aprendente, no sujeito em construção. E aí está a chave para se perceber e entender a contribuição da Educação Cristão para a formação do caráter no sujeito. CONCLUSÃO A sociedade brasileira, inserida no contexto da pós-modernidade, não fica de fora dessa efervescência religiosa e emocional, típica da Pós-modernidade. Entender o fenômeno religioso é fundamental para a construção da identidade do ser humano. O sujeito constrói suas próprias crenças que irão redundar na concretude da vida, do cotidiano. Por isso a importância de uma cosmovisão alicerçada numa perspectiva que seja bíblica, cristã. Isso, claro, por se compreender que a perspectiva cristã será uma influência benéfica. Esse diálogo é realmente necessário, pois os elementos religiosidade, sujeito contemporâneo e identidade estão imbricados. Dissociá-los é de fato inviável no esforço para a reconfiguração social que se faz necessária. O presente texto contribui no sentido de mostrar a utilidade da Educação Cristã na formação do caráter do sujeito que se insere nesta sociedade marcada por novos desafios, que se apresenta sob novas configurações. Este tempo é caracterizado por surpresa, imprevistos, espantos. Retornar aos cânones da formação cristã continua sendo algo necessário e viável, uma vez que o ser humano necessita de marcos, referenciais, limites. 7 DOMINGUES, Gleyds Silva. in: in: SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no cuidado pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações Fabapar, 2017, p. 101.

7 REFERÊNCIAS BAUMAN, Zigmund. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, BLEDSOE, David A. Educação teológica e sua parte no cumprimento de missão. in: Via Teológica. v. 17, n. 33, jun CARVALHO, César Moisés. Uma pedagogia para a Educação Cristã: noções básicas da Ciência da Educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro: CPAD, LOPES, Edson. Fundamentos da educação cristã. São Paulo: Mundo Cristão, FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a sexualidade. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. vol. II. Rio de Janeiro: Imago, MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO: PIAGET, Jean. Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, SOUZA, José Neivaldo de. SOUZA, Edilson Soares de. (org.s). Teologia e ética no cuidado pastoral. Curitiba: Núcleo de Publicações Fabapar, 2017.

EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO Roney Ricardo Cozzer Mestrando em teologia pela FABAPAR roneycozzer@hotmail.com RESUMO O texto que se segue reflete sobre a relação necessária entre

Leia mais

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: EDILSON JOSÉ DE CARVALHO E ANA ALICE Introdução Este trabalho é uma síntese das aulas da professora Ana Alice, que administrou a disciplina:

Leia mais

ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA

ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA ANDRAGOGIA & HEUTAGOGIA Repensando meu Cristianismo A Andragogia é o ensino para adultos, direcionado a adultos. É diferente da Pedagogia que, conquanto possa ser entendida como uma ciência e de fato

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Psicologia da Educação I Código da Disciplina: EDU 305 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades Prof. Roney Cozzer roneycozzer@hotmail.com Reflexão Uma aula não deve ser só mais uma aula. Deve ser um espaço libertador, motivador e fomentador

Leia mais

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS MESTRADO ACADEMICO EM EDUCACAO E CIENCIAS NA AMAZONIA APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO MESTRANDA LIDIANE MEDEIROS APRENDIZAGEM

Leia mais

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia. Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia. Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado 1 Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado O Estágio Supervisionado se desenvolve ao longo dos três anos de teologia totalizando

Leia mais

A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE Roney Ricardo Cozzer Mestrando em teologia pela FABAPAR roneycozzer@hotmail.com RESUMO O presente texto considera algumas

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes

Seminário de Metodologia da Pesquisa. Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes Jean Piaget EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET Seminário de Metodologia da Pesquisa Prof. Dr. Raul Galaad Mestradas: Angela Ubaiara Cíntia Cascaes INTRODUÇÃO Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896,

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 1º Disciplina: Psicologia Geral Aulas Teóricas: Aulas Práticas: Carga Horária: 60h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Situar a Psicologia no contexto histórico,

Leia mais

FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) socorrob@ufpi.edu.br

Leia mais

Área de Concentração: Teologia Prática. Número da linha Linha de Pesquisa Vagas. 1 Releitura de textos e contextos bíblicos

Área de Concentração: Teologia Prática. Número da linha Linha de Pesquisa Vagas. 1 Releitura de textos e contextos bíblicos PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA EDITAL 17/2018 3º Processo Seletivo para 2019 O coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, no uso de suas

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL Janaina Bittencourt Facco 1 (UFSM) _ Drª Márcia Lenir Gerhardt 2 (UFSM) janainafacco@gmail.com Resumo: O presente texto tem por objetivo

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

1.! Quem'somos?' 2.! Visão'

1.! Quem'somos?' 2.! Visão' 1. Quem'somos?' Perspectivas é um movimento internacional que une cristãos no propósito de pensarepotencializarseuenvolvimentonatarefadeglorificaradeusentretodosos povos. Oferecemos12temposdereflexãosobreaMissioDei,nasperspectivasBíblica,

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

GRUPOS PEQUENOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

GRUPOS PEQUENOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global GRUPOS PEQUENOS Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas

Leia mais

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA José Carlos Caires 1 e Elisangela da Silva Bernado 2 RESUMO O cenário moderno, focado no desenvolvimento

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE Prof. Roney Cozzer ATIVIDADES NA INTERNET E CONTATOS Blog Fundamentos Inabaláveis Canal Repensando meu Cristianismo roneyricardoteologia@gmail.com www.facebook.com/roneyricardo.cozzer

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA. EDITAL 11/2018 2º Processo Seletivo para 2019

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA. EDITAL 11/2018 2º Processo Seletivo para 2019 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA EDITAL 11/2018 2º Processo Seletivo para 2019 O coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Teologia das Faculdades Batista do Paraná, no uso de suas

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

IGREJA BATISTA ITATIAIA

IGREJA BATISTA ITATIAIA IGREJA BATISTA ITATIAIA QUE IGREJA QUEREMOS SER? Que palavras expressam melhor a Igreja Batista Itatiaia? Escreva. Compartilhe com a pessoa ao lado. Vídeo: O verdadeiro discipulado QUE IGREJA QUEREMOS

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

A Família no Contexto da Igreja: Avanços e Carências

A Família no Contexto da Igreja: Avanços e Carências A Família no Contexto da Igreja: Avanços e Carências Prof. Roney Cozzer Repensando meu Cristianismo roneyricardoteologia@gmail.com Roney Ricardo Cozzer a questão da identidade O momento atual pelo que

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Guimarães, M.T. C; Sousa, S.M.G.Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. León, O.D. Uma revisão

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. 1 Formar profissionais pós-graduados aptos a elaborar novos conhecimentos e processos no campo da respectiva área de concentração;

INFORMAÇÕES GERAIS. 1 Formar profissionais pós-graduados aptos a elaborar novos conhecimentos e processos no campo da respectiva área de concentração; INFORMAÇÕES GERAIS Definição de Mestrado Profissional: Mestrado Profissional é uma modalidade de curso relativamente nova no Brasil, e pouco conhecida, ainda que já existam mais de setecentos cursos espalhados

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹*

GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹* GULARTE, C.A.O ¹; SOARES, C.B.¹; ESCOTO, D. F.¹; POETINI, F. B.¹; PEREIRA, G.C.¹; BICA, M.S.N.¹; TAMBORENA, T.¹; SAWITZKI, M.C.¹* ¹ Bolsista PIBID Subprojeto Ciências da Natureza - Universidade Federal

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno APRESENTAÇÃO DE APOIO Educação Inclusiva 3 Encontro Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno Educação Inclusiva: pressupostos éticos, epistemológicos e pedagógicos

Leia mais

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador

BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI Educador Ambiente preparado Material de desenvolvimento Ambiente Preparado Ambiente Preparado O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Um ambiente centrado na criança - O foco da atividade

Leia mais

CONHECER A PALAVRA: Necessidade desta geração. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Pastor Titular da Igreja Batista Betel

CONHECER A PALAVRA: Necessidade desta geração. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Pastor Titular da Igreja Batista Betel CONHECER A PALAVRA: Necessidade desta geração Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Pastor Titular da Igreja Batista Betel Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FILOSOFIA Código da Disciplina: NDC 141 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo das Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS Rosa do Carmo Lourenço Gianotto Prof. História do CEP Aluna bolsista turma 2 Colégio Estadual do Paraná

Leia mais

Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã.

Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã. Série : Educação critsã produtiva. As 4 novas tendências de tecnologia a uso da educação cristã. Tecnologia e Educação Cristã caminham juntas? Para entendemos melhor as propostas que estão acontecendo

Leia mais

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez p

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez p Resenhas 611 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez 2017 - p. 500-503 612 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: filosofia, ética e educação, teoria crítica, Habermas. RESUMO

RESUMO. Palavras-chave: filosofia, ética e educação, teoria crítica, Habermas. RESUMO Produção Acadêmica AUTOR: Gelson João Tesser ORIENTADOR: Pedro L. Goergen INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Campinas TÍTULO: Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de

Leia mais

MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS. Prof. Roney Cozzer  Site Teologia & Discernimento MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS Prof. Roney Cozzer roneycozzer@hotmail.com DEFINIÇÃO O QUE É A MISSÃO? A Igreja tem uma tríplice missão: 1) ela tem uma missão para com Deus, 2) uma missão para consigo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM AGOSTO

Leia mais

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula

O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula O currículo na perspectiva da Interdisciplinaridade: implicações para pesquisa e para a sala de aula C ELI ESPA SANDIN LOPES U N I V E R S I D AD E C R U Z E I R O D O S U L S O C I E D AD E B R AS I L

Leia mais

Mestrado em Bíblia. EaD Mestrado em Bíblia. Introdução. Relevância. Público alvo

Mestrado em Bíblia. EaD Mestrado em Bíblia. Introdução. Relevância. Público alvo Introdução O curso visa atender à formação de pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos bíblico-teológicos e a prática da fé na realidade brasileira. Por isso, tem como alvo pessoas que procuram

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

MINISTÉRIO COM JOVENS

MINISTÉRIO COM JOVENS MINISTÉRIO COM JOVENS Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Maribel Oliveira Barreto, PhD Dra. Nívea Maria Fraga Rocha Fundação Ocidemnte ISEO /Fundação Visconde de Cairu RESUMO O projeto

Leia mais

O Educador Religioso Batista no Limiar de um Novo tempo. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

O Educador Religioso Batista no Limiar de um Novo tempo. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez O Educador Religioso Batista no Limiar de um Novo tempo Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Família O Educador Religioso Batista no Limiar de um Novo tempo Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS ISBN 978-85-7846-516-2 TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS RESUMO Maria Graziele Bernardi 1 e-mail: mariagrazielebernardi@hotmail.com Maria José da Silva 2 e-mail: maria.majosilva@gmail.com Eixo 3: Temas

Leia mais

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO

Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery 2 INTRODUÇÃO ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL ADOTADA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS DE ILHÉUS, ITABUNA E VITÓRIA DA CONQUISTA COM BASE NOS INDICADORES DO PAR Marizéte Silva Souza 1 Siomara Castro Nery

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil RESENHA Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza Teacher training and professional: formed for change and uncertainty Enseñanza y formación: forma es para el cambio y la incertidumbre

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA 1 Tais Pereira dos Santos (1 autora) Acadêmica da Faculdade de Educação Santa Terezinha

Leia mais

O segredo além do segredo: uma questão missional

O segredo além do segredo: uma questão missional O segredo além do segredo: uma questão missional 1. A urgência da missão 2. O princípio da missão 3. Perigos da missão 4. A prática da missão 1. A urgência da missão Uma questão... Existencial Poder Investimento

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges ...os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. Ludwig Wittgenstein Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com

Leia mais

Propor a fé numa pluralidade de caminhos

Propor a fé numa pluralidade de caminhos L. M. FIGUEIREDO RODRIGUES Coordenador Propor a fé numa pluralidade de caminhos Índice Apresentação 9 Desafios contemporâneos ao Cristianismo 11 João Manuel Duque 1. Era do indivíduo 12 2. O mundo como

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET MATRIZ CURRICULAR Eixo Teológico - ET Este Eixo contempla as disciplinas que caracterizam a identidade teológica e preparam o aluno para a reflexão e o diálogo com as diferentes teologias nas diferentes

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aisi Anne F. SILVEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Gabriely FERREIRA 3 RESUMO Visto a relevância deste tema nos dias atuais, objetivou-se com este trabalho, um levantamento

Leia mais

A OFERTA DA LIBRAS NA UFMG ENQUANTO DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE SURDOS

A OFERTA DA LIBRAS NA UFMG ENQUANTO DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE SURDOS A OFERTA DA LIBRAS NA UFMG ENQUANTO DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE SURDOS Maria Aparecida Pacheco 1, Breno Heleno Ferreira 2 1 UFMG / FaE / Programa

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Profa. Fátima Soares PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Fátima Soares Definições: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano e todos os animais. Psicologia como ciência A psicologia

Leia mais

Fone: (19) Site: Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA OBJETIVOS

Fone: (19) Site:  Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA OBJETIVOS Disciplina PSICOLOGIA Curso Bacharel em Teologia Área Cultura Geral Créditos / carga horária 04 créditos / 64 horas Semestre de alocação 3º semestre 2017 Professora Roseli V. Zenaro Eitutis EMENTA Introdução

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins, Luciana Nogueira da Cruz Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ!

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! CATEQUESE: PERSPECTIVA CRISTOLÓGICO-BÍBLICA 1 Viram o Senhor e conheceram coisas maravilhosas: que coisas são estas? A catequese visa ajudar outros a encontrarem o Senhor

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial

Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial Documento subsidiário à política de inclusão Ministério da Educação Brasília 2005 Secretaria de Educação Especial Objetivo: (...) subsidiar os sistemas educacionais para transformar as escolas públicas

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPSICOLOGIA REICHIANA: UMA PROPOSTA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE ECOLÓGICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPSICOLOGIA REICHIANA: UMA PROPOSTA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE ECOLÓGICA 1 Resumo EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPSICOLOGIA REICHIANA: UMA PROPOSTA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE ECOLÓGICA Marlize Spagolla Bernardelli José Henrique Volpi Diante de toda a problemática

Leia mais

NOTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

NOTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NOTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE Para refletir... A educação seja doravante permanente, isto é, um processo

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Diferentes concepções de

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que?

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? -Ota fu miga Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética Método. [do gr.

Leia mais

ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES. Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE

ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES. Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE "Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura" (Neemias

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO SAGRADO DOS BATISTAS

UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO SAGRADO DOS BATISTAS UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO SAGRADO DOS BATISTAS A STUDY ON THE BAPTISTS` SACRED SPACE Edilson Soares de Souza 1 PEREIRA, Clevisson Junior. Geografia da religião e a teoria do espaço sagrado: a construção

Leia mais

A Informática na Educação Infantil

A Informática na Educação Infantil A Informática na Educação Infantil Apresentação A informática na educação se apresenta como uma inovação nas metodologias educacionais, fazendo uso da tecnologia no ambiente das escolas e trazendo o universo

Leia mais

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais.

Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Meio Ambiente: A contribuição da Educação para a Preservação dos Recursos Naturais. Maria Adélia Rodrigues da Palma 1 2º Ano de Pedagogia Profª Elisa Maria A. L. Soares Orientadora Resumo O artigo aborda

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA 1 _ EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as

Leia mais

A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR

A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR Autores: MARLENE APARECIDA DOS REIS, BRUNO GARCIA DE ARAUJO, KLAYDSON FERANDES GALDINO ANDRADE e SILVANA APARECIDA DOS REIS Introdução Ao pensar na tecnologia e em sua

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais