EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO"

Transcrição

1 EDUCAÇÃO CRISTÃ E HERMENÊUTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO Roney Ricardo Cozzer Mestrando em teologia pela FABAPAR roneycozzer@hotmail.com RESUMO O texto que se segue reflete sobre a relação necessária entre a Educação Cristã e a Hermenêutica Bíblica. Pergunta de que maneira a Educação Cristã pode colher contribuições a partir da Hermenêutica na construção da subjetividade humana, na medida em que gera uma cosmovisão cristã. Pressupõe ainda que existe uma interdependência entre as disciplinas, uma vez que não se pode pensar e nem fazer um trabalho didático cristão sem que se atravesse a ponte da interpretação bíblica, objeto de estudo da Hermenêutica. Esse intercurso entre as duas disciplinas não só existe, como de fato deve ser explorado. Se a Educação Cristã tem por livro texto a Bíblia, e a Hermenêutica tem por alvo compreender a mensagem da Bíblia, é perfeitamente plausível presumir que essas duas áreas da Teologia dialoguem entre si, no sentido de produzir uma espécie de interdisciplinaridade teológica. Até mesmo a qualidade do ensino produzido pela Educação Cristã precisa ser pensada à luz das contribuições da Hermenêutica, para a correta compreensão da mensagem do evangelho. Para a produção deste artigo será usada a metodologia de caráter exploratório, uma vez que se baseia em bibliografia já disponível no mercado editorial evangélico e outros. Palavras-chave: Educação Cristã. Igreja. Hermenêutica.

2 CONSIDERAÇÕES A Educação Cristã é por natureza, um constante fazer interpretativo. De fato, por meio da Educação Cristã se procura interpretar a vida, o mundo, a sociedade, dentre outros elementos que circundam a realidade do ser humano. Mas, acima de tudo, a Educação Cristã é um fazer elucidativo em torno das Sagradas Escrituras. Conforme Carvalho (2015, p. 68), "A Bíblia, acima de tudo sempre será o ponto de partida e o Livro Texto por excelência, da Educação Cristã". Tal fato, por si só, exige que se empreenda um esforço interpretativo - hermenêutico - da Bíblia Sagrada. Edson Lopes (2010, p. 110) também concorda com esta premissa ao afirmar que "a educação cristã [...] contempla princípios cristãos de educação, que se centralizam na Bíblia Sagrada". A Educação Cristã permite a construção de uma cosmovisão a partir da leitura e do ensino do texto bíblico, buscando nele sentido ontológico e experiencial, para o indivíduo e para a coletividade eclesial. Nesse sentido, a Hermenêutica, enquanto ciência interpretativa do texto bíblico, será essencial, para que se produza uma Educação Cristã séria, coerente e fiel ao que o próprio texto bíblico de fato procura comunicar - este texto, objeto de estudo da Educação Cristã. O objetivo maior deste trabalho é considerar a relação que existe entre Educação Cristã e Hermenêutica Bíblica, partindo da simples definição de cada uma dessas ciências, suas aplicações concretas no mundo da vida e como elas podem interagir, não apenas em termos acadêmicos, mas na prática eclesial. O educador cristão e a educadora cristã tem diante de si o permanente desafio de produzir uma Educação Cristã que não seja cristianização, imposição de ideias, um constante "empurrar goela abaixo", mas sim evangelização (no melhor sentido da palavra), discipulado cristão, um trabalho contínuo, um construto sólido, que solidifica bases genuinamente bíblicas que gerarão resultados positivos para os contemplados por esse processo vital à Igreja e à sociedade. É válido mencionar ainda a distinção que existe entre "Educação Cristã", propriamente dita, e "educação religiosa". Esta última, as várias religiões desenvolvem; a outra, só o cristianismo. Todavia, a Educação Cristã é um tipo de educação religiosa (CARVALHO, 2015, p. 64). É importante traçar esta distinção até para que se tenha claro o papel e missão da Educação Cristã.

3 A Hermenêutica, que se ocupa da interpretação de textos bíblicos, pode e deve ser uma importante aliada do educador e da educadora cristã. É interessante considerar que até mesmo fora dos círculos evangélicos houve (e tem havido) crescente interesse pela hermenêutica, conforme é indicado de maneira ampla por Vanhoozer (2005). A palavra "Hermenêutica" deriva do nome do deus grego Hermes, que na mitologia grega, era o responsável por trazer as mensagens dos deuses aos homens e interpretá-las. Esse deus é sempre retratado como tendo asas nos pés, talvez para indicar justamente sua capacidade de transitar entre os homens e os deuses. Henry A. Virkler comenta: Em seu significado técnico, muitas vezes se define a hermenêutica como a ciência e arte de interpretação bíblica. Considera-se a hermenêutica como ciência porque ela tem normas, ou regras, e essas podem ser classificadas num sistema ordenado. É considerada como arte porque a comunicação é flexível, e portanto uma aplicação mecânica e rígida das regras às vezes distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação. Exige-se do bom intérprete que ele aprenda as regras da hermenêutica bem como a arte de aplicá-las 1. O sentido que a palavra "Hermenêutica" assume no contexto da Teologia e mesmo em outras áreas, como na Jurídica, por exemplo 2, não deixa de estar associada ao ato de interpretar. Na Teologia, o interesse da Hermenêutica é sempre quanto ao ato interpretativo dos textos bíblicos. Representa o esforço para se chegar ao sentido pretendido pelo autor ou pelos autores 3 dos textos bíblicos, em seus mais variados gêneros literários. Ainda que os leitores contemporâneos da Bíblia possam estar condicionados culturalmente, o que por vezes produz certos anacronismos em relação aos textos do Antigo e do Novo Testamento, ainda sim é tarefa da 1 VIRKLER, 1987, p Fala-se de Hermenêutica Jurídica, que busca interpretar os cânones legais. 3 Este texto é produzido na perspectiva do método Histórico-Gramatical, e não segue a premissa das hermenêuticas pós-modernas que, via de regra, são sincrônicas e não se preocupam em chegar ao autor. Com efeito, essas hermenêuticas redigem o atestado de óbito do autor. Em Jacques Derrida, o texto fala sobre o texto, apenas, e nem tanto sobre eventos, pessoas, etc. O texto não comunica absolutamente nada. Desconstruir é preciso. Desse modo, o método Histórico-Gramatical distancia-se abissalmente dessa perspectiva, pois entende que o autor pretendeu comunicar algo, e para se chegar a esse sentido primário é preciso reduzir os distanciamentos por meio de recursos fornecidos pela própria Hermenêutica e também pela Exegese.

4 Hermenêutica e também da Exegese alcançar esse sentido primário, tornando audível a intenção do autor, naquele dado texto 4. Lopes (2013, pp ) menciona alguns fenômenos literários e teológicos presentes no texto sagrado que na Hermenêutica Bíblica são chamados de distanciamentos. O referido autor menciona os seguintes distanciamentos: Distanciamento temporal (o leitor contemporâneo distante da Bíblia em termos de tempo). Distanciamento contextual (circunstâncias que envolveram a produção do texto escriturístico já perdidas no tempo). Distanciamento cultural (a Bíblia foi escrita numa cultura muito diferente das contemporâneas). Distanciamento linguístico (as línguas bíblicas já não são mais existentes). Distanciamento autoral (o leitor contemporâneo está distante dos autores bíblicos). O esforço do hermeneuta é diminuir, na medida do possível, pelos instrumentos exegéticos e hermenêuticos, esses distanciamentos a fim de poder chegar ao sentido pretendido pelo autor sacro. Uma vez que a Bíblia é o Livro base da Igreja, seu guia de fé, de prática, de liturgia e de doutrina, entendê-la é primordial. E uma vez que a Educação Cristã é o "espaço" onde se ensina as Escrituras, é mesmo inviável dispensar a contribuição da Hermenêutica quando se pretende ensinar corretamente. O ato educativo pressupõe, por si mesmo, interpretação. O docente interpreta. O discente também interpreta. Nortear esse processo pelas vias hermenêuticas é um caminho saudável e até mesmo necessário, especialmente numa época em que tantos abusos são cometidos contra o texto bíblico e seu contexto. Essa relação entre Hermenêutica e Educação Cristã não só é possível, como também necessária. Virkler (1987, p. 10 ss) reconhece a relação da Hermenêutica com várias outras áreas de conhecimento na Teologia. Essa realidade demonstra que um dado saber teológico não necessita estar rigidamente fechado em si mesmo, 4 WEGNER, 1998, p. 23.

5 mas sim que deve caminhar em direção a outras ciências e ramos de conhecimento que permitam um enriquecimento mútuo. Nesse sentido, pode-se falar interdisciplinaridade também no "espaço" da Teologia, visando uma contribuição mútua, presumindo-se uma interdependência entre as disciplinas. Os resultados esperados, portanto, são a melhora do fazer educativo da Igreja a partir de uma apropriação mais estreita dos recursos ofertados pela Hermenêutica e um ensino de mais qualidade e mais comprometido com os valores do Reino de Deus.

6 REFERÊNCIAS BAUMAN, Zigmund. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, BENTO, Esdras Costa. Hermenêutica fácil e descomplicada. 3 ed. Rio de Janeiro: CPAD, CARVALHO, César Moisés. Uma pedagogia para a Educação Cristã: noções básicas da Ciência da Educação a pessoas não especializadas. Rio de Janeiro: CPAD, DYCK, Elmer (ed.). Hermenêutica: uma abordagem multidisciplinar da leitura bíblica. Trad.: Gordon Chown. São Paulo: Shedd Publicações, KEMPIS, Tomás de. Imitação de Cristo. São Paulo: Círculo do Livro. LOPES, Augustus Nicodemus. A Bíblia e seus intérpretes. 3 ed. São Paulo: Cultura Cristã, LOPES, Edson. Fundamentos da educação cristã. São Paulo: Mundo Cristão, MORIN, Edgar. Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Cortez: VANHOOZER, Kevin J. Há um significado neste texto? Interpretação bíblica: os enfoques contemporâneos. Trad.: Álvaro Hattnher. São Paulo: Editora Vida, VIRKLER, Henry A. Hermenêutica avançada: princípios e processos de interpretação bíblica. Trad.: Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Vida, WEGNER, Uwe. Exegese do Novo Testamento: manual de metodologia. São Leopoldo: Sinodal ; São Paulo: Paulus, ZABATIERO, Júlio. Novos caminhos para a educação cristã. São Paulo: Hagnos, 2009.

ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES. Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE

ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES. Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE ESBOÇO DE AULA ASSUNTO: HERMENÊUTICA PARA PREGADORES Roney Cozzer 1 TEXTO BÍBLICO BASE "Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura" (Neemias

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER.

EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER. EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO ALIADA À CONSTITUIÇÃO SAUDÁVEL DO CARÁTER. Roney Ricardo Cozzer 1 RESUMO O tempo presente traz o grande desafio de pensar e repensar a constituição do sujeito que está inserido no

Leia mais

RESUMO. Roney Ricardo Cozzer 1

RESUMO. Roney Ricardo Cozzer 1 Ensaios Teológicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Sem Derivações - 4.0 Internacional A HERMENÊUTICA E A EXEGESE BÍBLICAS COMO ALIADAS À EDUCAÇÃO CRISTÃ: DA CONCEITUAÇÃO

Leia mais

A Excelência do Professor de Escola Dominical

A Excelência do Professor de Escola Dominical A Excelência do Professor de Escola Dominical INTRODUÇÃO O professor de Escola Dominical deve perseguir a excelência nestas três áreas de seu ministério: Evangelismo, Hermenêutica e Teologia. Caso falhe

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET

MATRIZ CURRICULAR. Filosofia e Religião Eixo Teológico - ET MATRIZ CURRICULAR Eixo Teológico - ET Este Eixo contempla as disciplinas que caracterizam a identidade teológica e preparam o aluno para a reflexão e o diálogo com as diferentes teologias nas diferentes

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura.

No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Franklin Ferreira No contexto da fé cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do Deus pessoal revelado na Escritura. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado

Leia mais

Roney Ricardo Cozzer de Maio de 2016.

Roney Ricardo Cozzer de Maio de 2016. Resenha crítica da obra: ZABATIERO, Julio. ADRIANO, José. SANCHEZ, Sidney. Para uma hermenêutica bíblica. São Paulo: Fonte Editorial, Faculdade Unida, 2011. 202p. Roney Ricardo Cozzer 1 16 de Maio de 2016.

Leia mais

Interpretação Bíblica

Interpretação Bíblica IGREJA ALIANÇA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA Interpretação Bíblica Disciplina 17/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 Professor: José Martins Júnior Quartas-feiras (11) 9.8383-5316 (Whatsapp) pastorjunioropbb2815@gmail.com www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Métodos Teológicos. Prof. Me. Joerley Cruz

Métodos Teológicos. Prof. Me. Joerley Cruz Prof. Me. Joerley Cruz O objeto e o sujeito... O objeto do método teológico, do estudo teológico é a teologia é sobre quem nos debruçamos, e com imenso respeito, observamos com total cuidado O sujeito

Leia mais

Introdução ao Novo Testamento

Introdução ao Novo Testamento Introdução ao Novo Testamento Prof. Roney Ricardo roneycozzer@hotmail.com Site Teologia & Discernimento A Autoridade do Novo Testamento Em Jesus, os primeiros cristãos tinham descoberto a realidade para

Leia mais

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades EDUCAÇÃO TEOLÓGICA & ESPIRITUALIDADE Caminhos e Possibilidades Prof. Roney Cozzer roneycozzer@hotmail.com Reflexão Uma aula não deve ser só mais uma aula. Deve ser um espaço libertador, motivador e fomentador

Leia mais

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15

Sumário. Prefácio, 13. Primeira parte - Fundamentação, 15 Sumário Prefácio, 13 Primeira parte - Fundamentação, 15 I. A teologia fundamental como ciência teológica básica, 17 1 Teologia como "fala de Deus", 17 1.1 Tipos básicos de teologia, 17 a) A teologia como

Leia mais

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica:

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica: CONCEITOS BASILARES Claro está que para início de nossos estudos precisaremos compreender alguns conceitos primários e entre eles está o da Hermenêutica. Entenda-se pois Hermenêutica como um viés da Filosofia

Leia mais

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento

HOMILÉTICA. Roney Ricardo. Site Teologia & Discernimento HOMILÉTICA Roney Ricardo roneyricardoteologia@gmail.com REFLEXÃO O Deus Todo-Poderoso tinha apenas um Filho, e este tornou-se pregador Anônimo DEFINIÇÃO O termo Homilética vem do grego e significa homiletike,

Leia mais

HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica

HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Religiosa EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE TEOLOGIA Visão global do fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano e da sociedade, através

Leia mais

Mestrado em Bíblia. EaD Mestrado em Bíblia. Introdução. Relevância. Público alvo

Mestrado em Bíblia. EaD Mestrado em Bíblia. Introdução. Relevância. Público alvo Introdução O curso visa atender à formação de pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos bíblico-teológicos e a prática da fé na realidade brasileira. Por isso, tem como alvo pessoas que procuram

Leia mais

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt As Escrituras Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt Bibliografia Simplesmente Cristão N. T. Wright Cap 13 A Bíblia e Seus Intérpretes Augustus Nicodemus Lopes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04

PLANO DE ENSINO. Curso: TEOLOGIA. Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 PLANO DE ENSINO Curso: TEOLOGIA Disciplina: Cristologia Área: Teologia Ano: 2018 Período: 3º Semestre: 1º Horas: 72 Créditos: 04 Professor: José Luiz Izidoro Ementa O método na Cristologia latino-americana.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM AGOSTO

Leia mais

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento*

Iniciação. Seminário Teológico e de Treinamento Unida. Curso de Iniciação Teológica. Investimento* Curso de Iniciação Teológica Composto por 12 matérias básicas para a vida cristã e ministerial 1. Doutrina de Deus 2. Doutrina da Bíblia 3. Doutrina de Cristo 4. Doutrina do Espírito Santo 5. Doutrina

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA - PPGT MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM AGOSTO

Leia mais

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento EDUCAÇÃO CRISTÃ NA PÓS-MODERNIDADE Prof. Roney Cozzer ATIVIDADES NA INTERNET E CONTATOS Blog Fundamentos Inabaláveis Canal Repensando meu Cristianismo roneyricardoteologia@gmail.com www.facebook.com/roneyricardo.cozzer

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA TEOLOGIA

HORÁRIOS DE AULA TEOLOGIA Teologia - 1º período Historia do Cristianismo I- Introdução Bíblica - 1ºP Interdisciplinar I - 1ºP 1ºP Evangelismo - 1ºP Metodologia Cientifica- 1ºP SP Profa. Tais Evangelismo - 1ºP Interdisciplinar I

Leia mais

TEOLOGIA EMENTAS - 4ª ETAPA

TEOLOGIA EMENTAS - 4ª ETAPA TEOLOGIA EMENTAS - ETAPA Sociopolítico Código da ENEX00543 Antropologia da Religião Estudo do conceito de antropologia da religião, dos seus principais teóricos e principais abordagens, tais como: a religião

Leia mais

CATÁLOGO Knox. Publicações

CATÁLOGO Knox. Publicações CATÁLOGO 2013 Knox Publicações LANÇAMENTOS KNOX PUBLICAÇÕES SOLI DEO GLORIA O SER E OBRAS DE DEUS SOLA SCRIPTURA A DOUTRINA REFORMADA DAS ESCRITURAS IMAGO DEI ANTROPOLOGIA BÍBLICA Trilogia de estudos em

Leia mais

A HISTÓRIA DAS MISSÕES

A HISTÓRIA DAS MISSÕES A HISTÓRIA DAS MISSÕES Expectativas com o curso (interação)... Ensinos históricos para aplicações contemporânea; Fundamentos; Responsabilidade do Ide; Saber sobre o distanciamento do foco da Missão. Expectativas

Leia mais

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo

EVANGELISMO. Uma ideia nada popular. razão externa: religião como fenômeno particular. razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo EVANGELISMO Uma ideia nada popular razão externa: religião como fenômeno particular razão interna: confusão entre evangelismo e proselitismo O QUE EVANGELISMO NÃO É? Não é um convite para ir uma reunião

Leia mais

MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS. Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS. Prof. Roney Cozzer  Site Teologia & Discernimento MISSIOLOGIA CUMPRINDO O IDE DE JESUS Prof. Roney Cozzer roneycozzer@hotmail.com DEFINIÇÃO O QUE É A MISSÃO? A Igreja tem uma tríplice missão: 1) ela tem uma missão para com Deus, 2) uma missão para consigo

Leia mais

O Curso terá uma duração de 13 meses: Aulas às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 18h (mensal).

O Curso terá uma duração de 13 meses: Aulas às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 18h (mensal). 1. CERTIFICAÇÃO A Certificação será feita pela Facbadel, atual FTRB - Faculdade Teológica Reformada de Brasília, instituição devidamente credenciada no MEC sob a portaria n. 1425, de 09/11/2017 e com curso

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Bibliografia. Interpretação. O Texto Bíblico

Bibliografia. Interpretação. O Texto Bíblico Bibliografia Interpretação Beekman, John and John C. Callow. A Arte De Interpretar E Comunicar A Palavra Escrita: Técnicas De Tradução Da Bíblia. São Paulo: Edições Vida Nova, 1992. Bentho, Esdras Costa

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)

TEXTO DO DIA. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13.8) TEXTO DO DIA "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8) SÍNTESE Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens. LEITURA BÍBLICA 2 Timóteo 3.1-7 1 Sabe,

Leia mais

A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE A IGREJA NO CONTEXTO ATUAL E A EDUCAÇÃO CRISTÃ COMO PONTE DE DIÁLOGO COM A SOCIEDADE Roney Ricardo Cozzer Mestrando em teologia pela FABAPAR roneycozzer@hotmail.com RESUMO O presente texto considera algumas

Leia mais

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Educação Moral e Religiosa Católica. Ano Letivo 2016/17 3º Ciclo 7º Ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Educação Moral e Religiosa Católica. Ano Letivo 2016/17 3º Ciclo 7º Ano Unidade Letiva: 1 - As Origens Período: 1º 1. Questionar a origem, o destino e o sentido do universo e do ser humano. As origens na perspetiva científica L. Estabelecer um diálogo entre a cultura e a fé.

Leia mais

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B (ENSINO MÉDIO) 1. PRÉ-REQUISITOS - Primeiro Grau Completo ou Segundo Grau Incompleto. - É necessária indicação da pároco/ministro encarregado e autorização do bispo diocesano.

Leia mais

3ª URGÊNCIA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

3ª URGÊNCIA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 3ª URGÊNCIA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL A Igreja, que é discípula missionária, tem necessidade de crescer na sua interpretação da Palavra revelada e na sua compreensão da verdade. Papa Francisco,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA MESTRADO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ENTRADA EM MARÇO DE 2015 Edital n.º

Leia mais

1.! Quem'somos?' 2.! Visão'

1.! Quem'somos?' 2.! Visão' 1. Quem'somos?' Perspectivas é um movimento internacional que une cristãos no propósito de pensarepotencializarseuenvolvimentonatarefadeglorificaradeusentretodosos povos. Oferecemos12temposdereflexãosobreaMissioDei,nasperspectivasBíblica,

Leia mais

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos:

JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e metodologicamente fundam Específicos: JUSTIFICATIVA A Bíblia é a fonte primeira da teologia cristã, de onde os mais diversos grupos do cristianismo retiram OBJETIVOS Gerais: Capacitar expositores da Bíblia a utilizá-la de forma teológica e

Leia mais

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global EVANGELISMO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas Antes

Leia mais

Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly

Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly Resumo Contextual Unidade 1- Métodos e Interpretação Bíblica por Carlos Xandelly Introdução Esta disciplina aponta principais conceitos utilizados na Hermenêutica e Exegese. A interpretação da Bíblia começou

Leia mais

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez p

Resenhas. Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez p Resenhas 611 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXV n. 3 set-dez 2017 - p. 500-503 612 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA Prof. Me. Álvaro César Pestana

escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA  Prof. Me. Álvaro César Pestana eic escola de Ieologia em casa CATÁLOGO DE DISCIPLINAS DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA Atualizado em Julho de 2013 Prof. Me. Álvaro César Pestana (C) 2013 Álvaro César Pestana ETC Catálogo de disciplinas

Leia mais

Resenha Luciano R. Peterlevitz

Resenha Luciano R. Peterlevitz Revista Theos Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Campinas: 6ª Edição, V.5 - Nº2 Dezembro de 2009. ISSN: 1980-0215. Resenha Luciano R. Peterlevitz LOPES, Augustus

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Acesso ao Jesus da História

Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Grade e Corpo Docente Informações Sobre o Curso de Graduação em Teologia Bacharelado Presencial Conforme Disposto na Lei Nº. 13.168, de 06 de Outubro de 2015. I - ANO DE OFERTA

Leia mais

PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS

PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS PREÂMBULO. APRESENTAÇÃO E REFERÊNCIA AOS ESTUDOS Os estudos apresentados neste curso não são criação ou invenção nossa, são, isto sim, principalmente, compilados da literatura evangélica relacionada na

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2015 Este edital se destina especificamente à seleção de candidatos estrangeiros de países lusófonos para o Mestrado em Teologia, com início em março de 2015. 1. Objetivo O

Leia mais

O que a Confissão de Fé de Westminster diz sobre a interpretação das Escrituras

O que a Confissão de Fé de Westminster diz sobre a interpretação das Escrituras O que a Confissão de Fé de Westminster diz sobre a interpretação das Escrituras por Rev. Augustus Nicodemus Lopes O neoliberalismo Muitos estudiosos e teólogos modernos concordam que o antigo liberalismo,

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO LINHA DE PESQUISA: Religião e Sociedade na Literatura Sagrada DISCIPLINA: Métodos e Interpretação de Textos Sagrados

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

1 Introdução O foco da pesquisa

1 Introdução O foco da pesquisa 1 Introdução 1.1. O foco da pesquisa A tese é um estudo eminentemente teórico; não obstante esse fato, a contribuição desta pesquisa, por brotar do vigoroso testemunho de escritos que estão na raiz do

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTINUADA O incentivo que a sua Escola Dominical precisa para crescer! O reconhecimento merecido pelos alunos. O PECC O Programa de Educação Cristã Continuada foi criado para

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

TEOLOGIA EMENTAS - 5ª ETAPA

TEOLOGIA EMENTAS - 5ª ETAPA TEOLOGIA EMENTAS - ETAPA Histórico-cultural ENEX00615 Estudo Comparado das Confissões Análise crítica dos documentos confessionais produzidos no contexto do protestantismo histórico em seus pontos mais

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL

Acesso ao Jesus da História ROSSI & KLINGBEIL Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

Propor a fé numa pluralidade de caminhos

Propor a fé numa pluralidade de caminhos L. M. FIGUEIREDO RODRIGUES Coordenador Propor a fé numa pluralidade de caminhos Índice Apresentação 9 Desafios contemporâneos ao Cristianismo 11 João Manuel Duque 1. Era do indivíduo 12 2. O mundo como

Leia mais

Exemplo do trabalho Final II

Exemplo do trabalho Final II Christian Preaching College Um novo conceito de educação Exegese Básica Exemplo do trabalho Final II Aluno: Professor: Weslley W. de Oliveira Somerville, 23 de Outubro de 2013 Texto bíblico Mateus 9.9-13

Leia mais

Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP

Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP Lista de Dissertações Segundo Semestre de 2014 PUC/SP A formação do catequista a partir do Documento Catequese Renovada Geraldo Raimundo Pereira Orientador: Dr. Tarcísio Justino Loro Data da Defesa: 19/08/2014

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR

CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL DE ADORAÇÃO E LOUVOR OBJETIVO: Formação espiritual e bíblico-teológica através do estudo das Sagradas Escrituras e capacitação técnica musical de pessoas vocacionadas para o

Leia mais

Revista Teológica Brasileira

Revista Teológica Brasileira VOX SCRIPTURAE 16:1 1 VOLUME XVI NÚMERO 1 Maio de 2008 Revista Teológica Brasileira Este periódico está indexado em: ATLA religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Evanson,

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Grade e Corpo Docente Informações Sobre o Curso de Graduação em Teologia Bacharelado Presencial, conforme disposto na Lei Nº. 13.168, de 06 de Outubro de 2015. I - ANO DE OFERTA

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO PROJETO INSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO PROJETO INSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO PROJETO INSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR PROJETO DE ENSINO BIBLIA, LITERATURA E LINGUAGEM: ESTILOS E GÊNEROS LITERÁRIOS NA PERSPECTIVA DE ROBERT ALTER

Leia mais

O batismo de crianças celebrado no "aricuri" no caminho de afirmação Pipipã (Floresta - PE): um estudo de caso

O batismo de crianças celebrado no aricuri no caminho de afirmação Pipipã (Floresta - PE): um estudo de caso O batismo de crianças celebrado no "aricuri" no caminho de afirmação Pipipã (Floresta - PE): um estudo de caso Alberto Reani Orientador: Jacques Trudel O batismo de crianças, celebrado na Capela de Santo

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014.

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Atualmente, existem várias edições do Novo Testamento

Leia mais

Que é Teologia Prática? De onde surge essa disciplina? É uma disciplina ou um conjunto delas? Quais são os fundamento da Teologia Prática?

Que é Teologia Prática? De onde surge essa disciplina? É uma disciplina ou um conjunto delas? Quais são os fundamento da Teologia Prática? TEOLOGIA PRÁTICA: DEFINIÇÕES, HISTÓRICO E MÉTODO Que é Teologia Prática? De onde surge essa disciplina? É uma disciplina ou um conjunto delas? Quais são os fundamento da Teologia Prática? NOVO TESTAMENTO

Leia mais

GRUPOS PEQUENOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

GRUPOS PEQUENOS. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global GRUPOS PEQUENOS Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas

Leia mais

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que?

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? -Ota fu miga Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética Método. [do gr.

Leia mais

Prêmio Areté de Literatura

Prêmio Areté de Literatura Prêmio Areté de Literatura Reconhece, enaltece e premia a excelência em literatura evangélica brasileira. O Prêmio Areté de Literatura foi criado em 1991 como Prêmio ABEC. No início tinha somente cinco

Leia mais

Para esse fim, o Concílio lembra-nos que é preciso ter em conta o seguinte:

Para esse fim, o Concílio lembra-nos que é preciso ter em conta o seguinte: A Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação divina, diz: Como, porém, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens à maneira humana, o intérprete da Sagrada Escritura, para

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ!

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! CATEQUESE: PERSPECTIVA CRISTOLÓGICO-BÍBLICA 1 Viram o Senhor e conheceram coisas maravilhosas: que coisas são estas? A catequese visa ajudar outros a encontrarem o Senhor

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT)

ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) ESCOLA DE MISSÕES FORMAÇAO MINISTERIAL TENDA (FMT) A FMT-Escola oferece este Curso para aqueles que tem um chamado para a obra de missões, mas que também queiram servir na igreja local. O CURSO A) CURSO

Leia mais

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã

TEMA DA SESSÃO. Patriarcado de Lisboa JUAN AMBROSIO / PAULO PAIVA 1º SEMESTRE ANO LETIVO Instituto Diocesano da Formação Cristã TEMA DA SESSÃO 1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É A TEOLOGIA? 3. NA PROCURA DO CONCEITO 4. TEOLOGIA E FILOSOFIA 5. TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS 6. DO QUERIGMA À TEOLOGIA 7. TIRANDO ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS 8. A TEOLOGIA

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA INTRA CORPUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

MESTRADO EM TEOLOGIA INTRA CORPUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM TEOLOGIA INTRA CORPUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO O Diretor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT-FADBA), localizado em Cachoeira - BA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Linguagens sobre Jesus: um resumo da obra de J. B. Libanio

Linguagens sobre Jesus: um resumo da obra de J. B. Libanio DOI - 10.19143/2236-9937.2016v6n12p246-251 Linguagens sobre Jesus: um resumo da obra de J. B. Libanio Languages about Jesus: a summary of the work of J. B. Libanio Dimas Macedo Filho Maria Alves Viana

Leia mais

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 )

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. A Nestle-Aland Novum Testamentum Graece, 27ª edição (NA 27 ) (Stuttgart, 1993),

Leia mais