BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI. Educador"

Transcrição

1

2 BASE DA EDUCAÇÃO MONTESSORI Educador Ambiente preparado Material de desenvolvimento

3 Ambiente Preparado

4 Ambiente Preparado O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Um ambiente centrado na criança - O foco da atividade montessoriana é para a aprendizagem da criança e não para o ensinamento do professor. Deve haver um número bastante limitado de lições para o grupo todo e estas devem ser apropriadas ao estágio de desenvolvimento dos alunos. Um ambiente adaptável, preparado e sensível - Um ambiente sensível às necessidades emergentes dos alunos é aquele de acordo com seus interesses, habilidades e potencial. É preparado antes que as crianças o usem e sensível à necessidade de cada uma e ao desenvolvimento de seu interesse, assim como à mudança circunstancial do processo.

5 Material de Desenvolvimento SENSORIAIS

6 DE LINGUAGEM

7 DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA

8 Material de Desenvolvimento ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM Experiência com materiais - As crianças aprendem agindo no ambiente. Elas precisam de materiais com os quais interajam. Seja em que estágio de desenvolvimento a criança encontra-se, deve haver materiais disponíveis para interação, assim como modelos de relação, que Montessori caracterizava como abstrações materializadas. Muitas delas estão incorporadas de outras maneiras. Atividade espontânea - As crianças procuram o crescimento e desenvolvimento espontaneamente porque faz parte de sua natureza fazê-lo. O ambiente montessoriano procura prover oportunidades para o aluno epifanizar (manifestar o divino) seu interior verdadeiro. Método ativo de aprendizagem - O ambiente montessoriano é aquele em que as crianças perseguem suas próprias intenções de aprendizagem Elas iniciam seu trabalho

9 e persistem nele até tê-lo completado dentro de seu critério. Atividade autodirigida (auto-educação) - A criança constrói sua própria inteligência, escolhendo sua atividade, preenchida pela necessidade de ser competente. A criança constrói sua própria moralidade através da interação social com as outras. Liberdade com limites - A atividade na qual cada criança engaja-se dentro do ambiente, caracterizada como liberdade com limites repousa no direito da criança de fazer o que é ditado normal e apropriadamente pela cultura em particular e pelo seu estágio de desenvolvimento. Motivação intrínseca - A força motivadora da aprendizagem em um ambiente montessoriano vem de dentro da criança. Este impulso para a competência é preenchido por sua curiosidade e interesse. Consequentemente é a atividade iniciada pela própria criança sua maior recompensa.

10 Educador

11 Processo de auto-educação AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM Grupos de idades diferentes - De forma a responder à variedade e desigualdade das necessidades de desenvolvimento das crianças individualmente (e como reflexo do esquema de desenvolvimento de Maria Montessori), as turmas agrupam crianças com até 3 anos de variação de idade. Ambiente social como uma comunidade - O ambiente é de alguma forma parecido com aquele familiar. As habilidades emergentes de cada criança são aproveitadas para o bem do grupo todo. As crianças demonstram rotineiramente suas competências récem-adquiridas para o grupo que convive. Cooperação, colaboração, ausência de competição - As crianças são estimuladas a dar suporte umas às outras em seus esforços de assimilação. A vida em grupo é o contexto no qual a atividade individual está inserida e sob o qual ela é vista. Ao ter-se crianças fazendo a mesma coisa em momentos diferentes, e coisas diferentes ao mesmo tempo, as comparações entre os alunos são evitadas. O foco do desenvolvimento montessoriano implica em que todas os alunos irão, com o decorrer do tempo, dominar o sistema social e o currículo.

12 Escola - Estrutura Solidária e Harmônica Estrutura solidária - A Escola como instituição educativa deve ser bem estruturada, funcionando como uma engrenagem sólida em seus princípios e flexível em sua ação educativa. Harmonia - Assim todos aprendem e ensinam, todos avaliam e são avaliados, todos vivem e ajudam a viver, para que não aja aquele que dá e o que recebe, o que dirige e o que é dirigido. O esquema circular - Todos, adultos e crianças, visam o bem comum, o conhecimento compartilhado, e as relações de Paz.

13

14 PERFIL DO PROFESSOR MONTESSORIANO Tem autoridade - O professor é firme nas bordas e empático no centro, o tipo de adulto que responde empaticamente aos sentimentos das crianças ao mesmo tempo em que estabelece firmemente os limites para o grupo. É observador - O professor é capaz de inferir a intenção dos alunos através das observações. Tem recursos, é consultor - O professor é a fonte à qual os alunos podem recorrer para adquirir conhecimento e as disposições a favor de sua aquisição. É modelo - O professor incorpora o comportamento, disposições, aspirações e possibilidades que as crianças experienciam no ambiente montessoriano. Ele apresenta intencional e conscientemente o seu melhor para os alunos.

15 O QUE FAZ O PROFESSOR MONTESSORIANO Respeitosamente engajado com o aprendiz - O professor está consciente de sua responsabilidade imponente de facilitador do desenvolvimento moral e cognitivo daqueles por quem é responsável. Ele vê a responsabilidade em termos das necessidades individuais das crianças de desenvolvimento excelente e de criar uma comunidade intencional. Capaz de facilitar a combinação entre o aprendiz e conhecimento - O professor conhece a resposta mais correta para a necessidade individual do aprendiz em qualquer ponto que ele esteja, na aquisição do novo conhecimento. Projetista / Organizador / Preparador do ambiente - O professor pode organizar o ambiente social e cognitivo apropriado para as crianças em diferentes estágios de desenvolvimento, refratando através do currículo as expectativas da cultura.

16 DODECÁLOGO DO EDUCADOR MONTESSORIANO 1. Cuidar do ambiente. 2. Indicar o uso dos objetos e dos materiais de maneira clara e precisa. 3. Ter uma conduta ativa quando coloca a criança em relação com o ambiente; assumir uma conduta passiva, quando a relação é estabelecida. 4. Observar atentamente a criança, a fim de que consiga perceber o esforço que ela faz na busca do conhecimento dos objetos que formam o ambiente ou quando ela necessita de apoio e companhia. 5. Atender quando chamado e reordenar o ambiente quando necessário. 6. Escutar tudo o que a criança tem vontade de dizer. 7. Respeitar quem trabalha, sem jamais interromper nem interrogar. 8. Respeitar quem erra, sem jamais dizer ou corrigir diretamente. 9. Respeitar a criança que repousa ou que observa outras trabalhando, não chamar sua atenção ou obrigá-la a trabalhar.

17 10. Ser incansável na tentativa de oferecer trabalho a quem o rejeita, a quem não aprendeu ou a quem, sistematicamente, erra. 11. Fazer notar sua presença a quem o procura, a quem necessita, mas desaparecer para quem já encontrou seu trabalho. 12. Estar presente com a criança que terminar seu trabalho e exauriu livremente seu esforço pessoal, e a ela oferecer, no silêncio, sua força interior como oferta espiritual. (Tradução do texto italiano Perugia - Itália ) Parece difícil? Não... não é! Basta compreender o quanto especial é a sua vida. Assim, você deve apenas ser gente. E querer ajudar gente a ser gente.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO

PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRANSIÇÃO INDICE O que é um PIT e a quem se destina Objetivo do PIT Quando é que se deve começar Quem participa O que deve incluir Ideias chave O QUE É UM PIT E A QUEM SE DESTINA?

Leia mais

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos

O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos O Mapeamento de competências como ferramenta para gerenciamento de Crises e Conflitos Projetos é o melhor ambiente para geração de crises e conflitos, pois: Tudo é controlado. Existem muitas partes interessadas.

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

A Importância da Evangelização Infantil

A Importância da Evangelização Infantil A Importância da Evangelização Infantil "É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico? Sem a

Leia mais

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas

7 - Gagné. O Pressuposto. A teoria de Gagné. Diferenças dos behavioristas 7 - Gagné Robert M. Gagné 1916-2002 Estágio Curricular Supervisionado em Física II 1/47 2/47 A teoria de Gagné origem nos quadros de treinamento militar durante a 2a Guerra Mundial estendida para todos

Leia mais

SER EDUCADOR NOS DIAS DE HOJE:

SER EDUCADOR NOS DIAS DE HOJE: SER EDUCADOR NOS DIAS DE HOJE: Conceções dos Educadores e Modelos Curriculares para a Educação de Infância ANA ISABEL SANTOS Mudança de Paradigma Perspetiva Assistencial de Atendimento Perspetiva de Educador

Leia mais

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA

ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SONHO DE CRIANÇA A visão de educação da Escola Sonho de Criança é de concepção humanista, já que valoriza o ser humano no desenvolvimento das suas potencialidades. Acreditamos

Leia mais

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes Inclusão Educação Autodeterminação 06 de junho 2015 Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar José Correia Lopes O Currículo é a peça central da

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais

Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais Os delegados da Conferência Mundial de Educação Especial, representando 88 governos e 25 organizações internacionais

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

A dimensão social da educação Sousa Fernandes

A dimensão social da educação Sousa Fernandes A dimensão social da educação Sousa Fernandes A educação de um indivíduo exige a intervenção de várias pessoas. No caso da escola: a) dentro da instituição escolar; b) fora da instituição escolar; c) Ao

Leia mais

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho. PROJETO DESENVOLVIMENTO DAS

Leia mais

Potencializando a sua Iniciação

Potencializando a sua Iniciação Potencializando a sua Iniciação BEM-VINDAS!!! UMA EQUIPE É MUITO MAIS DO QUE A SOMA DE SUAS PARTES HÁ 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4%, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS Os seus ganhos com suas vendas podem

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

Os 7 Princípios da Persuasão

Os 7 Princípios da Persuasão Marketing Digital Com Resultados Apresenta... Os 7 Princípios da Persuasão Como aumentar suas vendas e seu poder de persuasão mesmo que você ache que você não é um bom vendedor Esse é o o guia contendo

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: TRANSFORMAR O ENSINO POR MEIO DO DIÁLOGO

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: TRANSFORMAR O ENSINO POR MEIO DO DIÁLOGO FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: TRANSFORMAR O ENSINO POR MEIO DO DIÁLOGO Eglen Silvia Pipi Rodrigues UFMT Docente PPGEdu/CUR Gleicy Aparecida de Sousa UFMT Discente PPGEdu/CUR Resumo A escola tem desenvolvido

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados.

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COGESP Diretoria de Ensino da Região Norte 2 EE ARNALDO BARRETO Rua Antônio Pestana, 58 Tremembé São Paulo/SP Telefones: 22043230 / 29919630

Leia mais

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA MARIA CRISTINA LOPES 5 PASSOS PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA M A R I A C R I S T I N A L O P E S A PSICOLOGIA DA DANÇA Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga pela PUC-Rio

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Universidade Federal de Roraima Departamento de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física. Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem Elementos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

Aprendizagem Colaborativa na EAD 28/09/2017

Aprendizagem Colaborativa na EAD 28/09/2017 Aprendizagem Colaborativa na EAD 28/09/2017 Pearson Brasil Somos a maior provedora de soluções educacionais no mundo São 150 anos de história, atuando em mais de 80 países, com 40 mil funcionários Participamos

Leia mais

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea

Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea Bem-vindo Desenvolvimento das Competências Socioemocionais no contexto da educação contemporânea PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (PNUD programa das Nações Unidas para o desenvolvimento - 1990) Habilidades

Leia mais

Resumo: Palavras-Chave: Ensino. Aprendizagem. Método. Didática.

Resumo: Palavras-Chave: Ensino. Aprendizagem. Método. Didática. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA. 1 Autor: Suzana Rossi Pereira Chaves de Freitas Graduanda em Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia Universidade Federal do Maranhão-

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1º ciclo, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 27 de setembro

Leia mais

Os dez conselhos para uma escola bem sucedida. Claudio de Moura Castro

Os dez conselhos para uma escola bem sucedida. Claudio de Moura Castro Os dez conselhos para uma escola bem sucedida Claudio de Moura Castro Bernardo Toro é um educador colombiano que sabe o que é importante em educação e aprendeu a mostrar isso aos professores, com um estilo

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

A educação é social Processo educativo. Conjunto de aquisições

A educação é social Processo educativo. Conjunto de aquisições Alice Mendonça / Universidade da Madeira A dimensão social da educação Sousa Fernandes A educação de um indivíduo exige a intervenção de várias pessoas: Ao lado da instituição escolar. Dentro da instituição

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

6 Princípios Fundamentais

6 Princípios Fundamentais 6 Princípios Fundamentais ao Montessori Entendendo a base do Sistema Educacional criado por Dra. Maria Montessori publicado por: 6 Princípios Fundamentais ao Montessori Índice Sobre a Autora 1 Introdução

Leia mais

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello IDENTIFICAÇÃO: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORES (AS): PLANO DE

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Departamento de Educação Pré - Escolar 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico em Julho de 2018 As principais orientações normativas

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou lea.anastasiou@gmail.com Ensino e saberes Saber / sabor. Um saber que. Determinantes do saber. O porque fazer. O como fazer. O para que fazer. Saberes cognitivos,

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA

O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA O CUBO E O GEOGEBRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA Antonia Francisca Caldas da Silva 1 Patrícia Costa Oliveira 2 1. Introdução Este

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades Fundamentos das Atividades SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Educação Socioemocional? 3 Desenvolvimento das Competências Socioemocionais 4 Abordagens Pedagógicas 5 Metodologia Os Planos de Atividades intitulados

Leia mais

A vida nos ensina que o sucesso, a abundância, a prosperidade, a paz e a felicidade surgem quando alcançamos o que planejamos e buscamos.

A vida nos ensina que o sucesso, a abundância, a prosperidade, a paz e a felicidade surgem quando alcançamos o que planejamos e buscamos. A vida nos ensina que o sucesso, a abundância, a prosperidade, a paz e a felicidade surgem quando alcançamos o que planejamos e buscamos. Algumas dicas e segredos sobre como criar uma vida feliz e próspera

Leia mais

Articulação Jardim de Infância/ 1.º ano de escolaridade. 10 de maio de 2016

Articulação Jardim de Infância/ 1.º ano de escolaridade. 10 de maio de 2016 Articulação Jardim de Infância/ 1.º ano de escolaridade 10 de maio de 2016 Para as crianças que façam 6 anos de 16 de Setembro a 31 de Dezembro a inscrição no 1ºciclo é opcional. A decisão depende dos

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP

Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Refletindo com os professores de Matemática os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo e SARESP Escala de Proficiência Pauta Como fazer um melhor planejamento das aulas? Como proceder na aplicação

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

INTERVENÇÃO. Plano da Intervenção

INTERVENÇÃO. Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Jogo Torta na Cara Caroline Perceval Paz Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO No que se refere a atual situação da educação básica brasileira, a rede pública de ensino é um assunto muito debatido

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

Jogador: Eu te Desafio!

Jogador: Eu te Desafio! Jogador: Eu te Desafio! E.E. Suetônio Bittencourt Jr. Professor(es) Apresentador(es): Bruno Amorim Branquinho Marilene Rezende Duarte Realização: Foco do Projeto Desenvolver as habilidades matemáticas

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2014/2015 1º CICLO 1. Critérios Gerais Evolução da aquisição das aprendizagens; Utilização correta da língua

Leia mais

Unidade 3: Lição 5 Nota: Existem textos e slides a apoiar esta apresentação em:

Unidade 3: Lição 5 Nota: Existem textos e slides a apoiar esta apresentação em: Exemplo de problema PBL e exercício Unidade 3: Lição 5 Nota: Existem textos e slides a apoiar esta apresentação em: www.archimedes2014.eu Nesta lição vamos ver: Exemplo de problema PBL no local de trabalho.

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais Projecto de Experiências Pré- Profissionais Introdução 3 1. Suporte Legal.3 2. Conceito de Experiências Pré-Profissionais.4 3. Objectivos...4 a) Gerais...4 b) Específicos.. 4 4. Proposta de realização

Leia mais

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes Competências e Habilidades Competência: É um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser); manifestam-se

Leia mais

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta. Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Trabalho apresentado na disciplina Psicologia da Educação III Prof. Dra. Luciene Tognetta Jaqueline Freitas Naiara Massola Sara Chierici Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 2016 1 Sondar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VETERINÁRIA. EDUARDO NEGRI MUELLER Doutorando.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VETERINÁRIA. EDUARDO NEGRI MUELLER Doutorando. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VETERINÁRIA EDUARDO NEGRI MUELLER Doutorando Outubro, 2010 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Antonio Carlos Gil, 2008 ROTEIRO

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA Ramon Lima Silva, Hélio Félix dos Santos Neto; Getúlio José de Carvalho Júnior; Marcela Bernardes Portela. Universidade Federal

Leia mais

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação Intuição Pensamento Sentimento Julgamento Percepção E

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA

INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA INVESTIGAÇÃO PROBLEMATIZADORA DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA Artur Torres de Araújo Universidade Federal da Paraíba arturdesume@hotmail.com Jacqueline Moraes da Costa Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio

Engenharia de Software. Gerenciamento de Pessoal. Professor Joerllys Sérgio Engenharia de Software Gerenciamento de Pessoal Professor Joerllys Sérgio Pessoas no Processo Pessoas constituem o bem mais valioso de uma organização. Atividades de um gerente são fortemente orientadas

Leia mais

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1 ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ Cipriano Carlos luckesi 1 Qual é um significativo fundamento para a conduta ética e o que isso tem a ver com a prática educativa? Lee Yarley, professor de Religião

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Infantil. Educadoras.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Infantil. Educadoras. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Karla Kaspary* Janaína Dias Godinho** Maria Eloisa Farias*** RESUMO O presente artigo tem como objetivos compreender e analisar de que forma as educadoras da Educação

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

MÓDULO IV - COMO PROMOVER O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E A SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA?

MÓDULO IV - COMO PROMOVER O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E A SUA PERMANÊNCIA NA ESCOLA? GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional SUPAV MÓDULO IV - COMO PROMOVER O SUCESSO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E A SUA PERMANÊNCIA

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO MARISA BELMUDES MARTINEZ Falar do processo de desenvolvimento cognitivo do homem é nos fazer refletir sobre nossa própria maneira de construir o conhecimento. Esse

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação MANUAL DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA Sinop - MT O QUE É

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE Marcelo Clemente Mestre em Educação e Saúde UNIFESP.

Leia mais

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA Hélio Oliveira Rodrigues Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Externato Princesa Dona Maria Amélia Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Professoras titulares de turma: Bárbara Gomes Isabel Araújo Ano letivo 2016/17 Externato Princesa Dona Maria Amélia

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) Disposições Gerais CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com o Despacho n.º 91807/2016, de 19 de Julho) As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual Identificação do Estagiário: Ana Catarina Tarré Simões Pedro Ano lectivo 2013/2014 Tema do PCT: Do bairro ao espaço, um mundo por descobrir Nº de crianças 15 Idades 3/4/5/6 anos PROBLEMÁTICA/CAMPO DE AÇÃO

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais