Língua Portuguesa. 9 th grade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Língua Portuguesa. 9 th grade"

Transcrição

1 Língua Portuguesa 9 th grade

2 Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments O que são e qual a diferença entre língua e Produção textual das 1.1.Semântica linguagem? tipologias estudadas; Linguagem e variações linguísticas a. Associar os conceitos de língua e linguagem; O que é signo linguístico? Pesquisa dos conceitos b. Compreender a natureza do signo linguístico; com reflexão sobre o c. Identificar os fatores que determinam a variação linguística; O que são variação linguística e norma? assunto; d. Entender como se relacionam letras e fonemas na escrita do português. Que fatores determinam a variação linguística? Apresentação oral; Os elementos da comunicação e as Funções da linguagem. Quais as características da oralidade e da a. Reconhecer os conceitos básicos da teoria da comunicação; escrita? Registro no caderno das b. Identificar as chamadas funções da linguagem; atividades orais; c. Entender como a interlocução determina os usos da linguagem. 1. Gramática Qual a relação entre oralidade e escrita? (Estudos de língua Produção de cartazes; Sentido literal e sentido figurado. Quais são as convenções da escrita? e linguagem) a. Entender de que modo a interpretação do contexto contribui para a O que é teoria da comunicação? Dinâmica em grupos para compreensão do sentido do texto; sistematização de b. Diferenciar sentido literal de sentido figurado; Como a interlocução determina os usos da conceito c. Compreender como as noções de sentido literal e figurado estão linguagem? relacionadas aos usos de denotação e conotação da linguagem. Realização de exercícios Que relação existe entre contexto e sentido? para sistematização dos Relações lexicais. O que são sentido literal e figurado? conteúdos; a. Reconhecer as relações lexicais que as palavras estabelecem entre si: sinonímia e antonímia; hiperonímia e hiponímia. Como o sentido literal e o figurado se Avaliação escrita relacionam aos usos conotativo e denotativo da individual Efeitos de sentido: ambiguidade, ironia e humor. linguagem?

3 1.1.5.a. Saber de que modo o duplo sentido pode ser explorado nos textos, bem como reconhecer casos de ambiguidade problemática; b. Identificar a ocorrência da ironia e saber como ela pode ser usada para expressar um olhar crítico sobre a realidade; c. Reconhecer os recursos que entram em jogo na construção dos efeitos de humor Processo de Formação de Palavras: Derivação, composição e formação lexical a. Identificar os processos de formação das palavras; b. Compreender a importância do conhecimento dos prefixos e sufixos para a significação das palavras no texto. Que tipo de relações lexicais são estabelecidas entre as palavras? De que modo o duplo sentido pode ser explorado nos textos para provocar efeitos específicos? O que é ambiguidade problemática? Como a ironia é utilizada para expressar um olhar crítico para a realidade? Como se estruturam as palavras? Utilização dos conteúdos linguísticos aplicados aos variados gêneros; Roda de conversa para verificação de leitura e compreensão (enredo e estrutura da narrativa); Uso do ipad nas aulas como ferramenta de avaliação Palavras parônimas e homônimas a. Diferenciar e aplicar as palavras parônimas e homônimas; b. Reconhecer o significado das palavras homônimas considerando o contexto em que estão empregadas. Como os elementos mórficos determinam o sentido das palavras? O que caracteriza a formação de palavras por composição? 1.2.Morfologia Conjunções a. Aprofundar os conhecimentos sobre conjunções; b. Associar a classificação das conjunções ao sentido que possuem nos textos. O que são palavras primitivas e derivadas? Como se caracteriza a formação de palavras por derivação? O que são palavras homônimas e parônimas? 1.3.Sintaxe Como diferenciamos, considerando o contexto, as palavras homônimas?

4 Período Composto por subordinação: Orações Subordinadas Substantivas, Adjetivas e Adverbiais a. Identificar as orações subordinadas substantivas, reconhecendo as funções que exercem e suas principais propriedades b. Identificar as orações subordinadas substantivas, reconhecendo as funções que exercem e suas principais propriedades c. Reconhecer as orações subordinadas adverbiais e classificá-las de acordo com as circunstâncias que expressam; d. Associar a classificação das orações subordinadas adverbais ao sentido das conjunções e. Identificar as propriedades das orações subordinadas adjetivas; f. Reconhecer o papel dos pronomes relativos na estrutura das orações subordinadas adjetivas; g. Perceber adequadamente a oposição entre restrição e explicação, considerando o uso das vírgulas. 1.4.Fonologia (Ortografia/ acentuação / pontuação) A relação entre oralidade e escrita a. Apontar as características da oralidade e as características da escrita; A convenção ortográfica a. Compreender a necessidade de uma convenção para a estrutura e a uniformidade da língua. Que funções sintáticas as orações subordinadas substantivas exercem em relação à oração principal? Qual a diferença entre as orações reduzidas e as orações desenvolvidas? Qual a função sintática exercida das orações subordinadas adjetivas e pelo pronome relativo? Que relação tem o sentido de restrição e explicação ao uso das vírgulas e a classificação das orações adjetivas? Qual a função sintática exercida pelas orações subordinadas adverbiais? Qual a relação entre a conjunção e a classificação das orações subordinadas adverbiais? Como aplico as regras de acentuação adequadamente, considerando a norma culta da língua? O uso de acentos gráficos.

5 2. Estudo dos gêneros textuais (leitura, interpretação e produção) a. Usar adequadamente os sinais de pontuação convencionais no sistema de escrita do português b. Compreender como a pontuação relaciona-se ao sentido que se pretende dar ao texto. Resources Uso de periódicos (jornais, revistas, etc.); Laboratório de informática ou recurso tecnológico pessoal (ipad/notebook); Livro didático; Livro de leitura; Dicionário; Caderno de registro; Pasta de redação; Biblioteca; Fotocópia de material extra; Vídeos. 2.a. Compreender o que é cada um dos gêneros textuais que estão sendo O que é ideologia? estudados, quais são suas características estruturais e sua finalidade; Produção textual das 2.b. Entender em que contextos circulam os textos publicitários, qual o perfil de De que maneira as marcas ideológicas se tipologias estudadas; seus leitores e como é a linguagem utilizada na sua elaboração; manifestam na linguagem? 2.c. Produzir textos de acordo com os gêneros estudados. Pesquisa dos conceitos 2.d. Saber o que é um projeto de texto; Qual a relação entre discurso e texto? com reflexão sobre o 2.e. Analisar e compreender os textos fonte e a proposta da produção. assunto; Por que o texto é a manifestação de natureza 2.1. Artigo de Opinião individual? Apresentação oral; 2.1.a. Identificar recursos expressivos nos textos de opinião (antíteses, metáforas, ironias etc.) e os efeitos de sentido criados pela pontuação. Que elementos textuais permitem identificar o Registro no caderno das 2.1.b. Diferenciar o artigo de opinião de uma dissertação. interlocutor de um texto? atividades orais; 2.1.c. Saber quais são e como utilizar os tipos de argumentos: refutação, negociação e sustentação. De que modo o perfil de interlocutor afeta a Produção de cartazes; estrutura de um texto? 2.2. Dissertação escolar Dinâmica em grupos para 2.2.a. Organizar a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Como fatores extralinguísticos contribuem sistematização de 2.2.b. Saber quais são as possibilidades para iniciá-lo. para a construção do sentido do texto? conceito.

6 2.2.c. Compreender de que modo o primeiro parágrafo determina os próximos passos da análise e encaminhar a conclusão Resumo 2.3.a. Selecionar e organizar as informações mais relevantes de um texto. 2.3.b. Sintetizar as ideias de um texto através da produção do resumo Debate / Apresentação Oral. 2.4.a. Saber posicionar-se frente a um assunto polêmico. 2.4.b. Comparar as diferenças de uma mesma informação, divulgada por fontes diversas e as posições defendidas em textos distintos. 2.4.c. Organizar os argumentos fundamentando-os adequadamente Reportagem. 2.5.a. Compreender a importância das fotografias e da iconografia em uma reportagem. 2.5.b. Saber selecionar o tipo de assunto que pode se tornar uma reportagem. 2.5.c. Pesquisar e selecionar dados e informações para compor uma reportagem Estudos das marcas ideológicas de um texto: Produção de painel. 2.6.a. Compreender de que maneira as marcas ideológicas se manifestam na linguagem e como a formação discursiva se relaciona com a formação ideológica A interlocução e o contexto 2.7.a. Entender a relação entre discurso e texto. Que características diferenciam os gêneros discursivos? Quais são as características estruturais e a linguagem utilizada do gênero textual estudado? Qual a finalidade e o contexto em que circula o gênero estudado? Como identifico os pontos principais de um texto de forma a produzir um resumo? Que tipo de temas/assuntos são relevantes para a produção de um debate oral? Que postura o aluno deve ter durante uma apresentação oral? Quais as informações são realmente relevantes para serem apresentadas sob forma de slide? Quais informações são relevantes para a produção de uma reportagem? Qual a diferença entre notícia e reportagem? Realização de exercícios para sistematização dos conteúdos; Avaliação escrita individual. Utilização dos conteúdos linguísticos aplicados aos variados gêneros; Roda de conversa para verificação de leitura e compreensão (enredo e estrutura da narrativa); Uso do ipad nas aulas como ferramenta de avaliação

7 2.7.b. Saber o que é interlocução e como identificar o interlocutor de um texto. O que é um relato? 2.8. Estudo dos gêneros discursivos e de procedimentos de leitura. 2.8.a. Identificar o contexto de um texto. Como se caracterizam as cartas pessoais e as 2.8.b. Compreender o que é um gênero discursivo e identificar características mensagens eletrônicas? que o diferenciam. 2.8.c. Compreender e aplicar os procedimentos básicos de leitura de um texto. O que é um artigo de opinião? Qual a sua finalidade? 2.9. Relato, carta pessoal, e diário. 2.9.a. Caracterizar a linguagem utilizada na elaboração de um relato, seja oral Qual a importância dos contra-argumentos no ou escrito. artigo de opinião? 2.9.b. Saber como se estruturam as cartas pessoais e as mensagens, bem como compreender as suas funções enquanto elemento comunicativo. 2.9.c. Saber o que é e fazer uso das marcas de interlocução no estabelecimento da interlocução. Resources Uso de periódicos (jornais, revistas, etc.); Laboratório de informática ou recurso tecnológico pessoal (ipad/notebook); Livro didático; Livro de leitura; Dicionário; Caderno de registro; Pasta de redação; Biblioteca; Fotocópia de material extra; Vídeos. Produção textual das 3. Estudos literários 3.1. Texto teatral. 3.1.a. Identificar as marcas textuais específicas dos textos teatrais; 3.1.b. Diferenciar os textos teatrais dos narrativos; 3.1.c. Compreender como a entonação vocálica contribui para a interpretação do texto teatral. Quais são as marcas textuais específicas dos textos teatrais? Qual a importância dessas marcas para identificação do gênero textual? tipologias estudadas; Pesquisa dos conceitos com reflexão sobre o assunto; Apresentação oral;

8 3.2. Ficção e Não ficção. 3.2.a. Planejar e produzir um texto, rascunhando a definição do tema, do foco narrativo, da época, do cenário, dos personagens, do conflito que os faz agir e O que diferencia um texto teatral de um narrativo? Registro no caderno das atividades orais; Produção de cartazes; Dinâmica em grupos para do desenlace, respeitando a sequência temporal e observando a relação causal. Como organizo e planejo um texto de acordo sistematização de com o que foi solicitado na proposta, conceito. respeitando as características definidoras dos gêneros textuais? Realização de exercícios para sistematização dos conteúdos; Avaliação escrita individual. Utilização dos conteúdos linguísticos aplicados aos variados gêneros; Roda de conversa para verificação de leitura e compreensão (enredo e estrutura da narrativa); Uso do ipad nas aulas como ferramenta de avaliação Resources Uso de periódicos (jornais, revistas, etc.); Laboratório de informática ou recurso tecnológico pessoal (ipad/notebook); Livro didático; Livro de leitura; Dicionário; Caderno de registro; Pasta de redação; Biblioteca; Fotocópia de material extra; Vídeos.

9 4.1. Arte, literatura e seus agentes. 4.1.a. Identificar os possíveis sentidos atribuídos à arte. Que relação existe entre a arte e a Produção textual das 4.1.b. Explicar por que a literatura é uma forma de arte. representação? tipologias estudadas; Que relação há entre arte e literatura? Pesquisa dos conceitos 4.2. A linguagem literária. Quais as funções do texto literário? com reflexão sobre o 4.2.a. Reconhecer as funções de um texto literário. Quais os recursos utilizados no texto literário? assunto; 4.2.b. Compreender e identificar os recursos usados pela linguagem literária. Como se diferencia um texto literário de um Apresentação oral; 4.2.c. Diferenciar um texto literário de um não-literário. não-literário? Registro no caderno das O que são gêneros literários? atividades orais; 4.3. Gêneros literários: Lírico, Épico e Dramático. Quais características diferenciam cada um dos Produção de cartazes; 4.3.a. Identificar os gêneros literários. gêneros literários? Dinâmica em grupos para 4.3.b. Reconhecer as principais características dos gêneros épico, lírico e Qual a evolução do gênero épico? sistematização de 4. Literatura dramático. 4.3.c. Compreender as mudanças que marcaram o conceito de herói ao longo Qual a função dos poemas épicos na antiguidade? conceito. Realização de exercícios dos tempos. Quais são as limitações do conceito de gênero para sistematização dos 4.3.d. Identificar as características definidoras de algumas formas literárias literário? conteúdos; fixas. Quais as características da produção literária Avaliação escrita medieval? individual Literatura na Idade Média: Trovadorismo e Novelas de Cavalaria. Como se caracterizou a literatura Galego- Utilização dos conteúdos 4.4.a. Identificar as características da produção literária medieval. portuguesa? linguísticos aplicados aos 4.4.b. Diferenciar as estruturas e os temas das cantigas trovadorescas e das Quais eram as estruturas e os temas das variados gêneros; novelas de cavalaria. cantigas líricas e satíricas? Roda de conversa para O que foi o Humanismo? verificação de leitura e 4.5. Humanismo. Quais são os traços característicos do teatro de compreensão (enredo e 4.5.a. Saber o que foi o Humanismo. Gil Vicente? estrutura da narrativa); 4.5.b. Reconhecer os elementos marcantes da poesia palaciana.

10 5. Character Counts 4.5.c. Explicar as características do teatro de Gil Vicente. Uso do ipad nas aulas como ferramenta de avaliação Resources Uso de periódicos (jornais, revistas, etc.); Laboratório de informática ou recurso tecnológico pessoal (ipad/notebook); Livro didático; Livro de leitura; Dicionário; Caderno de registro; Pasta de redação; Biblioteca; Fotocópia de material extra; Vídeos Respect Tratar as outras pessoas com respeito; Ser tolerante e aceitar as diferenças; O aluno trata aos outros como gostaria de ser tratado? Fazer uso de boas maneiras e linguagem apropriada; Respeita a autonomia deixando que seus colegas tomem suas próprias decisões? Ser atencioso aos sentimentos dos outros; É cordial e educado; não grita, insulta ou constrange os outros? Não ameaçar, bater ou machucar alguém; Mostra aceitação e tolerância racial, étnica, religiosa, de diferenças e deficiências? Lidar calmamente com a raiva, insultos e desacordos Responsibility Fazer o que está agendado a ser feito; O aluno cumpre seu dever? Faz aquilo que deveria fazer? Planejar antecipadamente; Faz as tarefas de casa por completo e as entrega no prazo? Perseverar: continuar tentando; Se responsabiliza por suas ações? Sempre fazer o seu melhor; Faz o seu melhor, busca a excelência? Ser autocontrolado; Demonstra autocontrole do temperamento, desejos e passionalidades? Ser autodisciplinado; Demonstra autodisciplina, fazendo o que deve fazer mesmo que seja difícil ou Pensar antes de agir considerar as consequências; desagradável? Ser responsável por suas palavras, ações e atitudes; Ser um bom exemplo para os outros Fairness O aluno ouve aos outros com a mente aberta? Sempre agir conforme as regras; Trata as pessoas com razoabilidade, justiça e igualdade?

11 Passar a vez e compartilhar; Ter a mente aberta, ouvir as pessoas; Não levar vantagem sobre os outros; Não culpar os outros descuidadamente; Tratar todas as pessoas justamente Caring Ser gentil; Ter compaixão e mostrar que se importa; Expressar gratidão; Perdoar os outros; Ajudar as pessoas com necessidades Citizenship Fazer sua parte para tornar sua escola e comunidade lugares melhores; Ser cooperativo; Envolver-se nos interesses na comunidade; Manter-se informado, votar Ser um bom vizinho; Obedecer às leis e regras; Respeitar as autoridades; Proteger o meio-ambiente; Ser voluntário Trustworthiness Ser honesto; Não enganar, roubar ou trapacear; Seja confiável faça o que você disse que faria; É consistente quando seu comportamento afeta os outros? É atento e cuidadoso ao tomar decisões e fazer julgamentos que afetem outras pessoas? O aluno é gentil e ponderado? Compreende e compartilha dos sentimentos de colegas e outros alunos? Compreende e compartilha dos sentimentos de professores, administradores e funcionários? Está disposto a ser caridoso e generoso com seu tempo e/ou dinheiro? O aluno respeita o acordo pedagógico estabelecido junto ao professor? Segue as regras e políticas da escola escrupulosamente? Age de acordo com as regras (não trapaceia ou toma atalhos )? Respeita autoridades? Pratica o dever cívico? É voluntarioso em trabalhos escolares e comunitários? O aluno diz a verdade mesmo que isso lhe seja custoso? É sincero (não tentar enganar, não é malicioso ou sorrateiro)? É imparcial, franco e voluntarioso em informar as outras pessoas? Honra a propriedade alheia, não rouba?

12 Ser corajoso para fazer a coisa certa; Construir uma boa reputação; Seja leal proteja sua família, amigos e o país.

Língua Portuguesa. 6 th grade

Língua Portuguesa. 6 th grade Língua Portuguesa 6 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1.Semântica Como diferenciar e identificar as linguagens Produção textual das verbal e não-verbal? tipologias estudadas;

Leia mais

Língua Portuguesa. 12 th grade

Língua Portuguesa. 12 th grade Língua Portuguesa 12 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1. Sintaxe 1.1.1. Período Composto por coordenação. Como as orações coordenadas se classificam? Produção textual

Leia mais

Língua Portuguesa. 11 th grade

Língua Portuguesa. 11 th grade Língua Portuguesa 11 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1.Morfologia Como se caracterizam os verbos? 1.1.1. Verbo 1.1.1.a. Identificar os elementos que compõem a estrutura

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Química. 12 th grade

Química. 12 th grade Química 12 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1. Oxidação e redução 1.1. Oxirredução 1.1.a. Número de oxidação. O conceito de número de oxidação. Soma dos Nox em espécies

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO DE PORTUGUÊS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 8.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes graus de formalidade, finalidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 9.º ANO DE PORTUGUÊS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 9.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes graus de formalidade, finalidade

Leia mais

1.1.c) Calcular a distância percorrida e o deslocamento de um corpo que se movimenta por uma trajetória

1.1.c) Calcular a distância percorrida e o deslocamento de um corpo que se movimenta por uma trajetória Física 9 th grade Strand Contents & Skills Essential Questions Assessments 1.1. Cinemática: principais conceitos 1.1.a) Identificar a posição de um corpo em uma trajetória orientada. 1.1. b) Reconhecer

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 9.º ANO DE PORTUGUÊS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 9.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir discursos/textos orais com diferentes graus de formalidade,

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios.

Usos e funções: código oral e código escrito. para o atendimento às demandas de comunicação em qualquer instância. seus benefícios. 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Objeto de aprendizagem Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções:

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito

3ª 4º ano EF.I LÍNGUA PORTUGUESA. Usos e funções: código oral e código escrito LÍNGUA PORTUGUESA 3ª 4º ano EF.I OBJETO DE ESTUDO HABILIDADE Usos e funções: código oral e código escrito H002 Compreender a importância do estudo da língua portuguesa para o desenvolvimento pessoal e

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes 1.º Período (Número de aulas previstas: +/- 50) Unidades / Textos Unidade 1 O português: génese, variação e mudança Principais etapas da formação e evolução do português: a) Do latim ao galegoportuguês:

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE NÍVEL COGNITIVO ª série do Ensino Médio

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE NÍVEL COGNITIVO ª série do Ensino Médio PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE NÍVEL COGNITIVO - 2019 2ª série do Ensino Médio O Programa de Avaliação de seleção para ingresso de novos alunos visa adequar o nível cognitivo à série pretendida para que haja

Leia mais

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO

Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO Processo de Admissão de Novos Estudantes 2018 Conteúdo programático Ensino Fundamental SÉRIE PORTUGUÊS MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE TEXTO 1º LETRAMENTO - Reconhecimento de diferentes portadores textuais - Identificação

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave;

1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [9.º] PLANIFICAÇÃO 2018/2019 9.º Ano de Escolaridade 1.º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDOS TEMPOS Oralidade -Registo e tratamento de informação: ideiaschave; tomar notas. -Tema e assunto.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa LEITURA Objetivo geral: exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos...3 Identificação das relações de coerência: ideia principal

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente GRAMÁTICA Professor: ANA CAROLINA - JULLIANA Curricular: MARILIA CAROLINA - WANDER VIANA Segmento: FUNDAMENTAL II Ano/Série: 9º Apresentação da disciplina O ensino de Língua Portuguesa focaliza

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011

Plano de Trabalho Docente 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Critérios de Específicos de Avaliação

Critérios de Específicos de Avaliação AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios de Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 8 de janeiro de 2019) No caso específico da disciplina de Português do 5º ano de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa

2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade. Língua Portuguesa 2ª Língua Portuguesa 2º Ano E.F. Objeto de aprendizado Competência Habilidade 1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Usos e funções: código oral e código escrito. 1.2. Usos e funções: norma-padrão

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 9º / 10º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 1ª Língua Portuguesa 4º ANO E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1. Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo

Leia mais

PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012. Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano

PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012. Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012 Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano Sequência didática: narrativa -Utilizar procedimentos para reter a informação: utilizar

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

Processo seletivo EGV 2018 Conteúdos

Processo seletivo EGV 2018 Conteúdos 6º ano (alunos do 5º ano) Leitura e compreensão de texto: Conto de mistério, Crônica, Artigo de jornal ou revista Foco narrativo: Relação causa/consequência Gramática: substantivo, adjetivo, verbo (presente/pretérito/futuro),

Leia mais

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO Domínios de Referência, Objetivos e Descritores de Desempenho Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade são obrigatórios. Sempre

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 9º / 10º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE

LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE LINGUAGENS, CÓDIGOS E TECNOLOGIAS: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Série Área de Conhecimento 1-LÍNGUA PORTUGUESA 1ª SÉRIE Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 147h 160 aulas

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralidade DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Interpretar textos em identificar o com orais com identificar o tema, identificar o tema, explicitar o tema, explicitar o assunto,

Leia mais

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem.

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem. 1ª Série 6LET063 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA Linguagem como manifestação artística, considerando os procedimentos sócio-históricos e culturais. A linguagem artística, suas funções, mecanismos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/ º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2009/2010 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais Curso de Educação Formação Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Saída Profissional Operador de Informática Nível de Qualificação: 2 Tipo: 2 CRITÉRIOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora COMPETÊNCIAS GERAIS Relacionar as dimensões da aprendizagem e os princípios éticos que regulam o saber e a interação com os outros. Usar corretamente a língua portuguesa para comunicar oralmente e por

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano

PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/ º Ano ÁREA CURRICULAR DE ESTUDO ACOMPANHADO PLANO PARA DESENVOLVER HÁBITOS DE LEITURA E PRÁTICA DE EXPRESSÃO ESCRITA ANO LECTIVO 2009/2010 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE ETAPA :1ª Etapa ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 5º Ano 1 e 2 PROFESSOR (AS): Carmen Lúcia DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A Escola e as habilidades para

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA EDITAL VERTICALIZADO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - EDITAL N 18/2019. DATA DA PROVA OBJETIVA: 15/09/2019

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Português Instrumental

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Português Instrumental CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Português Instrumental Código: FAR- 402 Pré-requisito: - Nenhum Período Letivo: 2014.2 Professor:

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM 4º ANO EF ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA E LINGUAGEM Bingo de nomes (Para começo de conversa) Game LP - Interface 3 - Pág. 18 Circunstâncias/Apresentação pessoal (Para começo de conversa) Animação Interativa LP -

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS - 5.º ANO DE PORTUGUÊS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No final do 5.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar discursos orais com diferentes finalidades e coerência; produzir

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralida Departamento LÍNGUAS Grupo 300 DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 em intificar o com Interpretar intificar o tema, explicitar o intificar o tema, explicitar o tema, explicitar

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Unidade 0 Cais de embarque Unidade 1 Primeira etapa História sem palavras (pág. 22) Artigo de imprensa (pág. 25) REM - 1 Elogio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO 2017-2018 AULAS 1º Período 2º Período 3º Período Totais Aulas previstas (45 minutos) 65 55 39 160 AVALIAÇÃO 4 4 2 10 Observação: Nesta planificação, indicamos apenas

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O concurso do TCM RJ está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que pode cair na prova!! Sou o professor

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE ESCRIT PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 4º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo de Português Planificação Anual /Critérios de avaliação DOMÍNIOS (Módulos) Conteúdos Objetivos Estratégias/ recursos Leitura: - Distinguir a matriz discursiva - Interpretação de linguagem verbal e Avaliação (1) : instrumentos/ pesos 70%: Calendariz ação (aulas)

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

DISCIPLINA PORTUGUÊS 2º CICLO

DISCIPLINA PORTUGUÊS 2º CICLO DISCIPLINA PORTUGUÊS 2º CICLO 5ºANO DOMÍNIOS CONTEÚDOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO Oralidade Interação discursiva Interpretação de texto Fichas de verificação Observação direta 10% Pesquisa e

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 187, APROVADO PELA PLANO DE CURSO APROVADO PELA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagens Instrumentos Frequência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Objetivos: Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção nas modalidades oral e escrita. Interpretar

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80%

Critérios de Avaliação de Português 7.º ano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 80% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 80% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar

2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa. CEF Serviço de Bar 2011/2012 (Despacho nº 5238/2011 de 28 de Março) 2º Ano CONTEÚDOS ANUAIS DISCIPLINA: Língua Portuguesa CEF Serviço de Bar CONTEÚDOS 1º PERÍODO AULAS PREVISTAS 46 TEXTOS DE TEATRO - AUTO DA BARCA DO INFERNO,

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Ensino Básico (3º ciclo) Ano: 7º Disciplina: Português Domínios Aprendizagens Essenciais Descritores Operativos/Áreas de Competências (1) (identificados no

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano 1º ao 4º Bimestre Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 1º ao 4º Bimestre CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º

Leia mais