Imunossupressão e transplantes: Perspectivas atuais e futuras. Immunosuppression and transplantation: Current and future perspectives

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imunossupressão e transplantes: Perspectivas atuais e futuras. Immunosuppression and transplantation: Current and future perspectives"

Transcrição

1 1 Imunossupressão e transplantes: Perspectivas atuais e futuras Immunosuppression and transplantation: Current and future perspectives 1- Marcelo Weinstein Teixeira 2- Cleuza Maria de Faria Rezende 1-Professor Assistente do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco DMFA/UFRPE. Doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. 2-Professora Doutora do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Resumo O número de transplantes de órgãos em humanos e animais tem sofrido um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente após o desenvolvimento de técnicas mais modernas e seguras para a imunossupressão. Outros fatores como o aprimoramento das técnicas operatórias, progresso na seleção dos doadores e receptores, aprofundamento nos conhecimentos dos mecanismos de rejeição, desenvolvimento de técnicas auxiliares no controle da rejeição e a descoberta de potentes antibióticos para o controle da infecção, contribuíram com o aumento substancial na sobrevida do enxerto e do paciente receptor. Porém, complicações como infecção recorrente, neoplasia, toxicidade dos imunossupressores ou rejeição crônica, ainda persistem e novas alternativas precisam ainda surgir. O presente estudo pretende rever os mecanismos de barreiras orgânicas aos transplantes, bem como comentar alternativas atuais e futuras para minimizar o problema da rejeição. Palavras-chave: Transplantes, imunossupressão, rejeição.

2 Abstract 2 The organs transplants number in humans and animals has long-suffering a significant growth in the last years, mainly after the dependable and most modern development of techniques for the immunological tolerance. Others factors as the high quality of the surgical techniques, progress in the selection of the donors and receivers, deepening in the knowledge of the mechanisms of rejection, development of techniques you will help in the control from the rejection and the discovery of powerful antibiotics for the control from the infection, they contributed with the substantial increase in the overlife of him graft and of the sick receiver. However, complications as persistent infection, neoplasia, toxicity of the immunosuppressives drugs or chronic rejection still they persist and new alternatives are necessary still arise. The present I study intends review the organic mechanisms of barriers to the transplants, as well as comment future and present alternatives to minimize the problem from the rejection. Keywords: Immunossupression, transplantation, rejection. Introdução Historicamente, a idéia de se fazer transplantes pode ter sido inspirada na mitologia grega, quando há séculos acreditava-se em híbridos de homem-animal. Na idade média existiram relatos de transplantes de dentes, nariz e até membros, mas com resultados quase sempre desastrosos. Os transplantes nasais eram realizados para corrigir lesões decorrentes da Sífilis, muito comuns na época, utilizando enxertos de pele do próprio indivíduo (autoenxerto). As principais contribuições destas primeiras experiências foram técnicas cirúrgicas, como a descrita por Tagliacozzi em 1596, as quais são até hoje utilizadas como base das cirurgias plásticas 1.

3 3 As técnicas modernas de transplantes se baseiam nos princípios da anastomose vascular introduzidas no começo do século XX e no conhecimento e controle da imunologia da rejeição, ocorrida nos últimos 50 anos 2. Os maiores índices de sucesso com transplantes vieram com o advento das drogas imunossupressoras que revolucionaram o meio médico-científico a partir dos anos 60, com o surgimento da azatioprina. A azatioprina é um imunossupressor eficaz, mas pouco seletivo, por impedir a proliferação inespecífica de células ativadas. Após 1975 com o desenvolvimento da ciclosporina, que interfere na produção das linfocinas, portanto mais específica, houve um grande salto nas cirurgias para transplantes de órgãos entre humanos, como o rim, coração e fígado 2,3. Na prática clínica, os transplantes visam preencher falhas ou melhorar um déficit funcional. A menos que doador e receptor sejam geneticamente idênticos, os antígenos do enxerto são capazes de provocar resposta imunológica desencadeando a rejeição 4. Um transplante pode estimular os vários mecanismos de imunidade celular e humoral, específicos e não-específicos. Na verdade os linfócitos T são o pivô na rejeição dos transplantes e muitos dos conhecimentos sobre a fisiologia e função das células T advém dos estudos dos transplantes. A necessidade de se evitar a rejeição levou ao desenvolvimento de novas drogas imunomoduladoras e a pesquisas sobre uma maneira de se induzir tolerância aos tecidos transplantados 1,4. O presente estudo pretende rever os mecanismos de barreiras orgânicas aos transplantes, bem como comentar alternativas atuais e futuras para minimizar o problema da rejeição.

4 Revisão de Literatura 4 Transplantes Os transplantes ou enxertos podem ser classificados de acordo com a sua origem em: autoenxerto (ou enxerto autólogo), isoenxerto (ou enxerto isólogo), aloenxerto (ou enxerto homólogo) e xenoenxerto (ou enxerto heterólogo). Enxertos no mesmo indivíduo (autoenxertos) ou entre animais geneticamente idênticos, como os gêmeos monozigóticos (isoenxertos), são tolerados pelo receptor por não expressar antígenos estranhos e conseqüentemente não ativar resposta de rejeição. Enxertos entre animais geneticamente não idênticos são rejeitados, com uma velocidade que é dependente de onde estão localizadas as diferenças genéticas. O aloenxerto ocorre entre indivíduos da mesma espécie, porém geneticamente diferentes. Neste caso as células do aloenxerto manifestarão aloantígenos que serão reconhecidos como estranhos pelo hospedeiro. A disparidade genética máxima, porém, se dá entre membros de diferentes espécies (xenoenxerto), sendo o enxerto rapidamente rejeitado, seja pela presença de anticorpos IgM naturais no receptor ou pela rejeição rápida mediada por células. Se os problemas imunológicos do xenoenxerto fossem dominados, a utilização de animais como doadores poderia aliviar a escassez mundial de órgãos para transplantação 4,5,6. Tanto doadores vivos quanto cadáveres são utilizados nas cirurgias de transplantes. Doadores vivos são utilizados quando o organismo puder repor ao doador o material retirado, como o sangue, medula óssea e fragmento de órgão (e.g. fígado), ou quando se tratar de órgãos pares (e.g. rim). O conceito de cadáver como doador se baseia no fato de que os tecidos e órgãos do corpo não morrem todos ao mesmo tempo; vários deles podem ser retirados após a morte cerebral. A morte cerebral, diagnosticada por exame físico e eletro-encefalograma (EEG), substituiu nos últimos anos a parada cardíaca como parâmetro para a doação dos órgãos, por ser segura quanto ao prognóstico e permitir maior viabilidade dos órgãos doados 4.

5 5 Apenas recentemente, com o entendimento do fenômeno da rejeição, passou-se a compreender a razão da maioria dos insucessos em transplantes, provocando a morte do tecido ou órgão transplantado. A rejeição pode ser prevenida pela seleção do doador baseada na histocompatibilidade, e com o uso de imunossupressores. A destruição tecidual associada com a rejeição do transplante decorre da ação de macrófagos ativados e células citotóxicas T 7. As células T possuem um papel central na rejeição a transplantes. Experimentos com roedores nascidos com agenesia de timo congenitamente, ou retirado cirurgicamente ao nascimento, demonstraram que por não possuir células T maduras os mesmos não apresentavam rejeição aos transplantes. Porém, ao inocular células T de um animal de mesma linhagem, a capacidade de rejeitar enxerto pôde ser restituída. Na realidade, os anticorpos causam danos ao enxerto e os macrófagos estão envolvidos nas reações inflamatórias no tecido enxertado; no entanto, nem células B (produtoras de anticorpos) nem macrófagos possuem um papel suficiente ou necessário na rejeição e estas células dependem da ação das células T, especialmente na rejeição primária 2. O estudo da rejeição de enxertos de pele em camundongos levou à descoberta dos complexos principais de histocompatibilidade (MHC), que atuam na apresentação de antígenos aos linfócitos. Estas moléculas são classificadas em duas classes (I e II) e têm participação importante no mecanismo de atuação dos linfócitos T. Os linfócitos T envolvidos na rejeição só reconhecem peptídios do doador em associação com os antígenos MHC presentes no enxerto 4,7,8. A rejeição hiper-aguda, a qual pode ocorrer nas primeiras 24 horas após o transplante, é mediada por anticorpos anti-doador pré-formados no receptor e pelo complemento, ou pode ocorrer até cinco dias após, sendo mediada por ativação de células T sensibilizadas. Rejeição aguda ocorre em uma semana ou mais e está associada à resposta imunomediada de células T do receptor contra o enxerto.

6 6 Finalmente, a rejeição crônica está associada com o declínio gradual da função do enxerto, que resulta da ação de fatores humorais, complexos imunes, reação celular lenta e recorrência de doença. A rejeição não deve ser vista como um fenômeno de tudo ou nada, mas como um processo gradual 1,2. A despeito do marcante progresso na clínica dos transplantes de órgãos nas duas últimas décadas, problemas significativos ainda precisam ser resolvidos. Esses problemas incluem rejeição, infecção oportunista, neoplasias, complicações metabólicas e toxicidade das drogas imunomediadoras 9. Portanto, torna-se imperativo que novos modelos de tolerância sejam experimentados, incluindo a associação de métodos e drogas no intuito de minimizar os efeitos colaterais de ambos 9,10. Imunossupressão As terapias imunossupressoras têm apresentado uma rotina crescente, tanto na Medicina Veterinária quanto na Medicina Humana. Estes métodos são empregados principalmente no tratamento de doenças auto-imunes, nas reações de hipersensibilidade e nos casos de transplantes de órgãos e tecidos. Apesar do índice crescente de transplantes e a concomitante utilização de agentes imunossupressores, tem se observado sensível redução na morbidade e mortalidade de pacientes submetidos à medicação continuada, o que comprova os avanços obtidos nesta área 12. Os métodos disponíveis para a inibição das respostas imunes podem ser classificados em dois grupos principais, imunossupressão inespecífica e imunossupressão específica. A imunossupressão inespecífica se baseia em procedimentos (e.g. radiação X), utilização de anti-inflamatórios esteróides (e.g. prednisona) e drogas citotóxicas (e.g. azatioprina) que inibem a divisão celular de um modo inespecífico, reduzindo as respostas de células sensíveis a antígenos. Essa abordagem é um tanto precipitada e relativamente perigosa, já que também se pode

7 danificar severamente outras populações celulares, diminuindo as possibilidades de defesa do organismo A imunossupressão específica é dirigida ao bloqueio seletivo e reversível da atividade do sistema imune, principalmente no que tange à atividade das células T. Um dos fatos mais importantes no desenvolvimento de alotransplantes foi o aparecimento de agentes imunossupressores potentes e mais seletivos. Apesar dos efeitos benéficos comprovados destas novas drogas, o custo proveniente da aplicação continuada nos pacientes tem prejudicado a popularização das mesmas 11,12. Dentre os mais utilizados podemos citar: Ciclosporina (Sandimmun) Se trata de um polipeptídeo derivado de duas espécies de fungo (Tolyplocadium inflatum e Cylindrocarpon lucidum). A ciclosporina atua no bloqueio da transdução de sinais e impede a produção de interleucina (IL-2) e interferon pelas células T 10. Ao que parece, a ciclosporina bloqueia os linfócitos durante a fase G0 ou G1 do ciclo celular e inibe a liberação de linfocinas pelas células T ativadas 11,12. Embora a ciclosporina possa ser usada isoladamente, normalmente é utilizada associada a outras drogas tal como a azatioprina e/ou prednisona, permitindo a redução das dosagens individuais devido ao sinergismo entre as drogas. Dentre os efeitos colaterais destaca-se a hipertensão arterial refratária, diabetes, nefrotoxicidade, hepatotoxicidade e edema gengival. As nefropatias merecem atenção especial, pois a ciclosporina pode causar vasoconstrição das arteríolas pré-glomerulares levando a hipoperfusão glomerular. Portanto, a monitorização do nível sangüíneo da ciclosporina é importante na determinação da dosagem de manutenção da droga. As neoplasias decorrentes dos tratamentos imunossupressores também ocorrem com a ciclosporina e suas combinações 12.

8 Tacrolimus (FK 506, Prograf) 8 É um antibiótico macrolídeo isolado da cultura de um microorganismo Streptomyces tsukunaensis, com mecanismo de ação semelhante a ciclosporina. O tracolimus inibe diretamente a calcineurina impedindo a liberação da interleucina-2 responsável pela ativação dos linfócitos T 11,13. Como resultado desta ação molecular, a droga inibe especialmente a resposta imune mediada por células. Os efeitos colaterais do tracolimus se assemelham aos da ciclosporina, que em pacientes humanos tem causado hipertensão arterial, hiperlipidemia, diabetes e hiperplasia gengival. Nos animais ainda são necessários estudos específicos, devido à menor incidência de tratamentos em longo prazo. A maior queixa nos animais tem sido relacionada aos efeitos nefrotóxicos em cães 13,14. Jiang e Kobayashi (1999) 10, em trabalho comparativo entre ciclosporina A e tracolimus (FK 506), citaram que ambos bloqueiam as vias de transdução do sinal cálcio dependente do receptor das células T, inibindo a ativação das mesmas. Observações mais recentes mostram que apesar do efeito semelhante, as duas drogas possuem um padrão de imunossupressão diferente quando testados in vitro. Tracolimus é 10 a 100 vezes mais potente que a ciclosporina A na inibição da produção de IL2, proliferação de células T e produção de outras citocinas in vitro. Este experimento comprovou a eficácia de ambas as drogas, revelando superioridade do tracolimus com relação a ciclosporina dose-dependente. Tracolimus pode ser associado a outras drogas, diminuindo a dose individual e melhorando a resposta do paciente, devido ao sinergismo entre a drogas. Pascual et al. (2003) 15 estudaram a eficácia de dois regimes de imunossupressão em transplantes de rim em humanos; o primeiro com tracolimus e corticóides e o segundo acrescentando azatioprina ao protocolo. Os autores concluíram que a azatioprina associada ao protocolo

9 com tracolimus e corticóides não trouxe benefícios para evitar a rejeição nos transplantes renais em humanos. 9 Micofenolato Mofetil (MMF, Cellcept) Constitui um imunossupressor cujo mecanismo de ação decorre da inibição da síntese das purinas através da via de novo, que é indispensável para a proliferação dos linfócitos T e B 5. Além de prevenir a rejeição, esta droga tem sido benéfica também nos casos de rejeição aguda, e na diminuição da dose de outros agentes imunomoduladores quando a estes associada 16,17. Esta possibilidade tem ajudado a diminuir o efeito nefrotóxico dos inibidores da calcineurina. Em humanos os principais efeitos colaterais do MMF são a anemia, leucopenia e distúrbios gastrintestinais, que podem determinar a descontinuação do uso da droga 18. Em animais não há relato de utilização dessa droga. Sirolimus (Rapamicina, Rapamune) É um antibiótico macrolídeo do fungo Streptomyces higroscopicus encontrado na ilha Rapa Nui. Penetra livremente nas células, unindo-se à mesma imunofilina do tracolimus (FKBP12). Este complexo sirolimus-fkbp12 não inibe a calcineurina, mas bloqueia o sinal de transdução de uma proteína denominada mtor (mammalian target of rapmycin) essencial para a proliferação de linfócitos. Alguns estudos demonstram que o sirolimus pode substituir a ciclosporina em pacientes estáveis, bem como permitir a retirada precoce do esteróide em transplante renal de humanos 19. Em estudos recentes foi observado que a associação tracolimus-sirolimus é muito eficaz e promissora, principalmente no transplante de ilhotas pancreáticas em humanos 20. O sirolimus não é nefrotóxico, mas pode causar trombocitopenia, anemia, hiperlipidemia e leucopenia dose-dependente.

10 Drogas em estudo 10 São drogas que estão em fase de teste clínico e se somarão ao arsenal de imunossupressão nos próximos anos 20,21 : FTY 720: altera o trânsito de linfócitos no sangue periférico através do seqüestro nos gânglios linfáticos, determinando a linfopenia. sirolimus. SDZ-Rad (Everolimus): inibidor do mtor com características semelhantes ao ERL 080 (Micofenolato sódico): nova formulação do micofenolato com liberação entérica, que diminui os efeitos gastrointestinais colaterais. Compath 1H: anticorpo monoclonal humanizado anti-cd25 que produz provável tolerância através da depleção de linfócitos, determinada por reação de fixação do complemento. Tem sido usado em duas doses logo após o transplante, associado a monoterapia com a ciclosporina ou com o sirolimus, como imunossupressão de manutenção. Outras terapias imunossupressoras No intuito de conseguir uma imunossupressão mais seletiva e menos tóxica, temse buscado procedimento complementar para manejo da imunossupressão, mantendo a resposta humoral do receptor intacta. Agentes químicos, anticorpos e substâncias biologicamente ativas estão sendo testadas e incluídas no protocolo da imunossupressão. Dentre eles: Globulina antitimócito (ATG) e Globulina anlinfócito (ALG) São úteis quando usadas concomitantes à terapia imunossupressora, para diminuir a dosagem das mesmas e conseqüentemente sua toxicidade. A utilização de ATG e ALG

11 no controle da rejeição proporciona aumento comprovado nos níveis de sobrevivência dos enxertos e sobrevida dos pacientes. 11 A utilização de globulinas antilinfocitárias e antitimocitárias associadas a agentes imunossupressores têm causado um maior e mais duradouro efeito imunossupressor, porém pode predispor a depressões perigosas nos pacientes debilitados. Reações adversas podem ocorrer com soro heterólogo, incluindo anafilaxia, náuseas ou glomerulonefrite induzida por reação antígeno-anticorpo 8. Medula óssea Mathew et al. (2003) 22 avaliaram o efeito de infusão de medula óssea do doador e soro antitimócito associada com imunossupressores, no prolongamento da sobrevivência de transplantes renais em cães. Todos os cães receberam soro timócito anti-cães de coelhos, prednisona, azatioprina e ciclosporina; um grupo recebeu também medula óssea do doador e outro não. Os resultados demonstraram que esta associação de drogas pode prolongar a sobrevivência de transplantes renais e que a adição do transplante de medula pode prolongar ainda mais a ausência de resposta imune. Apesar da resposta satisfatória dos imunossupressores na sobrevivência de rins transplantados em cães, a adição do soro antitimócito e o subseqüente transplante de medula óssea podem prolongar ainda mais estes efeitos. Anticorpos monoclonais Anticorpos monoclonais promovem uma maior concentração de moléculas de anticorpo reativo quando comparado a frações de antiglobulina policlonal. Anticorpos bloqueadores da interleucina são anticorpos monoclonais que bloqueiam a fixação da interleucina-2 no receptor do linfócito ativado, impedindo a sua proliferação. Esta ação é semelhante à das drogas inibidoras de calcineurina. A

12 associação destes anticorpos ao esquema de imunossupressão por drogas tem diminuído o índice de rejeição aguda em transplantes renais de humanos. 12 Células-tronco e sua aplicação clínica Recentemente descobriu-se que as células-tronco (células-mãe), comumente encontradas durante o desenvolvimento embrionário, também estão presentes em muitos tecidos adultos nos quais atuam como células de reposição quando ocorre lesão tissular. Possuem também a capacidade de se diferenciar quando implantadas em outros tecidos. As células embrionárias, isoladas da camada profunda dos blastocistos jovens de um grande número de espécies animais, inclusive o homem, parece constituir uma fonte ideal para o transplante de células. Isto porque em condições apropriadas podem reproduzir-se indefinidamente in vitro, diferenciando-se em tecidos de valor terapêutico 23. Mais recentemente, células isoladas de tecidos adultos (mesenquimal, hematopoiético e nervoso) têm apresentado algumas das propriedades das células embrionárias, particularmente a capacidade de diferenciar-se em vários tipos de tecidos, como o pancreático, hepático, cardíaco e nervoso. Portanto, o transplante destas células constitui a mais promissora terapêutica para doenças como a cirrose hepática, o diabetes mellitus, a doença de Alzheimer, a insuficiência cardíaca e o infarto agudo do miocárdio 23. Considerações finais A imunossupressão deve ser administrada mediante avaliação imunológica do paciente, visto que pacientes muito deprimidos podem apresentar complicações como aplasia medular, infecções e determinados tipos de câncer como Sarcoma de Kaposi, câncer de pele e do sistema linfático 24. Os mesmos autores citaram ainda que o

13 monitoramento imunológico pré e pós-transplante ajudam no ajuste da terapia imunossupressora diminuindo a incidência de complicações. 13 Marcén et al. (2003) 25, estudaram a prevalência de câncer em pacientes humanos submetidos a transplante renal. Observaram que a incidência de neoplasias foi 10% maior que a observada na população sadia com a mesma idade. O câncer de pele foi o mais observado (46% dos casos), seguido pelo Sarcoma de Kaposi (8%) e outros tipos (45%). Quando protocolos de imunossupressão foram comparados, houve maior incidência nos pacientes que tomaram azatioprina (10%) e ciclosporina A (11%), e menor incidência para os tratados com tracolimus (2%). Conclusão Nos últimos 20 anos, o aparecimento das drogas imunossupressoras específicas proporcionou um progresso significativo na clínica dos transplantes de órgãos, diminuindo sobremaneira a morbidade e mortalidade dos pacientes transplantados 26. A associação de drogas imunomoduladoras e as manobras para aumentar a tolerância do receptor têm também contribuído neste sentido. Porém, complicações como infecção, neoplasia ou rejeição crônica ainda persistem, e novas alternativas precisam surgir. Referências 1. Park JB.; Lakes RS. Biomaterials an introduction. New York: Plenum Press; Tizard IR. Imunologia Veterinária uma introdução. 6ª ed. São Paulo: Roca; Starz TE, Hakala TR, Rosenthal JT, et al. The Colorado Pittsburgh cadaveric renal transplantation study with cyclosporin. Transplant Proc 1983;15: Lasmar EP, Lasmar MF. Perspectivas atuais e futuras em transplantes de órgãos. Prática Hospitalar 2003;5: Platt JL. Xenotransplantation. New risks, new gains. Nature 2000;407: Gartner LP, Hiatt JL. Tratado de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 1999.

14 14 7. Mathews KA, Holmberg DL, Johnston K, et al. Renal allograft survival in outbred mongrel dogs using rabbit anti-dog thymocite serum in combination with immunosuppressive drug therapy with or without donor bone marrow. Veterinary surgery 1994; 23:347: Monaco AP. Methods of inducing immunological tolerance to tissue allografts and xenografts. Immunomethods 1993;2, Jiang H, Kobayashi M. Differences between cyclosporin A and tracolimus in organ transplantation. Transplantation Proceedings 1999;31, Kahan BD, Kirken RA, Stepkowiski SM. New approaches to transplant immunosupression. Transplantation proceedings 2003;35, Pirch JD, Miller J, Deierhoi MH, et al. A comparison of tracolimus (FK506) and cyclosporine for immunosuppression after cadaveric renal transplantation. Transplantation 1997;63: Morris RE. Mecanisms of action of new immunosppressive drugs. Ther drug monit 1995; 17: Vicenti F, Jensi KS, Filo R, et al. A long-term comparison of tracolimus (FK 506) and cyclosporine in kidney transplantation: evidence for improved allograft survival at five years. Transplantation 2002;73: Pascual J, Segoloni M, Molina MG. Comparison between a two-drug regimen with tracolimus and steroids and a triple one with azathioprine in kidney transplantation: results of a European trial with 3-year follow up. Transplantation Proceedings 2003;35: Miller J, Mendes R, Pirsh JD, Jeusik S.C. Dose-Ranging Kidney transplant Study Group. Micophenolate mofetil (MMF) in cadaveric renal transplant recipients. Transplantation 2000;69: Allison AC, Eugni EM, Solinger WM. Mycophenolate mofetil: Mecanisms of action and effects in transplantation. Transplant Rev 1993;7: Ducloux D, Fournier V, Vautrin CB, et al. Mycophenolate mofetil in renal transplant recipients with cyclosporine associated nephrotoxicity. Transplantation 1998;65: Vella JP, Sayegh MH. Maintence pharmacological immunosuppressive strategies in renal transplantation. Postgrad. Med. J. 1997;73: Kahan BD, Kaplan B, Lorber MI, et al. RAD in de novo renal transplantation. Comparison of three doses on the incidence and severity of acute rejection. Transplantation 2001;71: Vincent F, Kirkman R, Lights, et al. Interleukin-2-receptorblockade with daclizumabto prevent acute rejection in renal transplantation. N Engl J Med 1998; 338:161.

15 21. Mathew JM, Garcia-Morales RO, Carreno M, et al. Immune responses and their regulation by donor bone marrow cells in clinical organ transplantation. Transplant immunology 2003;11: Strom T. Stem cells: a replenishable source of cellular transplants. Proceedings of a Transplant Odissey 2001; Masri MA, Camel G, Barbari A, Stephan A. Immunosupressive therapy in renal transplant patients according to pacient immunological status. Transplantation proceedings 1997;29: Marcén R, Pascual AM, Tato JL. Influence of immunosupression on the prevalence of cancer after kidney transplantation. Transplantation Proceedings 2003;35: Starzl TE, Murase N. Immunological tolerance: one of biology s most intriguing mysteries. Baylor University Medical Center proceedings 1999;12:4. 15

Biologia. Transplantes e Doenças Autoimunes. Professor Enrico Blota.

Biologia. Transplantes e Doenças Autoimunes. Professor Enrico Blota. Biologia Transplantes e Doenças Autoimunes Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia HEREDITARIEDADE E DIVERSIDADE DA VIDA- TRANSPLANTES, IMUNIDADE E DOENÇAS AUTOIMUNES Os transplantes

Leia mais

Prática 00. Total 02 Pré-requisitos 2 CBI257. N o. de Créditos 02. Período 3º. Aprovado pelo Colegiado de curso DATA: Presidente do Colegiado

Prática 00. Total 02 Pré-requisitos 2 CBI257. N o. de Créditos 02. Período 3º. Aprovado pelo Colegiado de curso DATA: Presidente do Colegiado 1 Disciplina IMUNOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Departamento DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Carga Horária Semanal Pré-requisitos Teórica 02 Prática 00 Total 02 Pré-requisitos Unidade ICEB Código CBI126

Leia mais

Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2)

Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2) IMUNOLOGIA BÁSICA Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2) Prof. M. Sc. Paulo Galdino Os três outros tipos de hipersensibilidade ( II, III e IV) têm em comum uma reação exagerada do sistema

Leia mais

Resposta imune adquirida do tipo celular

Resposta imune adquirida do tipo celular Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Imunologia Resposta imune adquirida do tipo celular Profa. Dra. Silvana Boeira Imunidade adquirida Imunidade adaptativa = específica = adquirida

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Imunologia Curso: Farmácia Termo: 3º Carga Horária Semanal (h/a): 4 Carga Horária Semestral (h/a): 75 Teórica: 2 Prática: 2 Total: 4 Teórica: 30

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 ANTÍGENOS

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 ANTÍGENOS Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 ANTÍGENOS Monitor: Alessandro Almeida Sumário 1 Definições...1

Leia mais

O sistema imune é composto por células e substâncias solúveis.

O sistema imune é composto por células e substâncias solúveis. Definição: estudo do sistema imune (SI) e dos mecanismos que os seres humanos e outros animais usam para defender seus corpos da invasão de microorganimos Eficiente no combate a microorganismos invasores.

Leia mais

04/06/2015. Imunologia dos Transplantes. Bases imunológicas da rejeição do enxerto

04/06/2015. Imunologia dos Transplantes. Bases imunológicas da rejeição do enxerto Imunologia dos Transplantes Dayse Locateli Transplante: ato de transferir células, tecidos ou órgãos de um lugar para outro. Indivíduo doador Receptor Dificuldades: Técnicas Cirúrgicas Quantidade de doadores

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica Professor: Vanessa Simões Sandes email: vanessa@saludlaboratorio.com.br Código: Carga Horária: 40h

Leia mais

Ontogênese de linfócitos T

Ontogênese de linfócitos T Ontogênese de linfócitos T Linfócitos T Linfócitos T Os linfócitos T formados durante o desenvolvimento intratímico são: Linfócitos T (TCR γδ) Linfócitos T (TCR αβ) CD4+ CD8+ T reguladores Linfócitos NKT

Leia mais

COMPLICAÇÕES RENAIS NO TRANSPLANTE HEPÁTICO

COMPLICAÇÕES RENAIS NO TRANSPLANTE HEPÁTICO COMPLICAÇÕES RENAIS NO TRANSPLANTE HEPÁTICO Serviço de Nefrologia HUCFF - UFRJ Rodrigo Alves Sarlo Alvaro Luis Steiner Fernandes de Souza TRANSPLANTE HEPÁTICO Primeiro transplante no início dos anos 60

Leia mais

Anatomia patológica da rejeição de transplantes

Anatomia patológica da rejeição de transplantes Anatomia patológica da rejeição de transplantes Transplantes de Órgãos e Tecidos Aspectos inflamatórios e imunológicos da rejeição Daniel Adonai Machado Caldeira Orientador: Prof. Nivaldo Hartung Toppa

Leia mais

Células primitivas. Capacidade de auto- regeneração. Diferenciação em múltiplos fenótipos celulares/ linhagens

Células primitivas. Capacidade de auto- regeneração. Diferenciação em múltiplos fenótipos celulares/ linhagens Células primitivas Capacidade de auto- regeneração Diferenciação em múltiplos fenótipos celulares/ linhagens Embrionária Mesenquimal Placentária Derivadas do líquido amniótico Cordão umbilical Progenitoras

Leia mais

Reações de Hipersensibilidade

Reações de Hipersensibilidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Reações de Hipersensibilidade Conceito Todos os distúrbios causados pela resposta imune são chamados de doenças de Hipersensibilidade Prof. Gilson C.Macedo Classificação

Leia mais

III Curso de Sinalização Celular no Câncer

III Curso de Sinalização Celular no Câncer III Curso de Sinalização Celular no Câncer AbordagensImunoterapêuticas Para Câncer Maria Aparecida Lima da Silva, PhD Lab. Sinalização e Plasticidade Celular-UFRGS Centro de Tecnologia e Terapia Celular

Leia mais

Resposta imune inata e adaptativa. Profa. Alessandra Barone

Resposta imune inata e adaptativa. Profa. Alessandra Barone Resposta imune inata e adaptativa Profa. Alessandra Barone Resposta imune Resposta imunológica Reação a componentes de microrganismos, macromoléculas como proteínas, polissacarídeos e substâncias químicas

Leia mais

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DOS ANTICORPOS MONOCLONAIS EM DOENÇAS AUTO IMUNES

APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DOS ANTICORPOS MONOCLONAIS EM DOENÇAS AUTO IMUNES APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS DOS ANTICORPOS MONOCLONAIS EM DOENÇAS AUTO IMUNES Tayara C. dos Santos 1, Daniel Sturaro 2 1 Discente do Curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP. 2 Docente

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 08 - agosto/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

Disciplina: Imunologia Tema: Imunologia Iniciando o Conteúdo

Disciplina: Imunologia Tema: Imunologia Iniciando o Conteúdo Disciplina: Imunologia Tema: Imunologia Iniciando o Conteúdo Os microrganismos patogênicos são capazes de provocar doenças? A principal função do sistema imunológico é, prevenir ou limitar infecções causadas

Leia mais

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Reações de hipersensibilidade são mediadas por mecanismos imunológicos que lesam os tecidos. Tipos de doenças mediadas por anticorpos Dano causado por

Leia mais

Órgãos e Células do Sistema Imune

Órgãos e Células do Sistema Imune Curso: farmácia Componente curricular: Imunologia Órgãos e Células do Sistema Imune DEYSIANE OLIVEIRA BRANDÃO ORIGEM DO SISTEMA IMUNE Origina-se a partir de células jovens denominadas STEM CELLS ou hemocitoblastos.

Leia mais

Células e propriedades gerais do sistema imune

Células e propriedades gerais do sistema imune Células e propriedades gerais do sistema imune O que precisamos? Reconhecer Interagir Eliminar Lembrar PROGENITOR MIELOIDE COMUM Contagem Normal das Células no Sangue Diferenciaçãode MSDC em condiçoes

Leia mais

Transplante de Células Tronco Hematopoéticas

Transplante de Células Tronco Hematopoéticas Transplante de Células Tronco Hematopoéticas Fábio Rodrigues Kerbauy Andreza Alice Feitosa Ribeiro Introdução Transplante de células tronco hematopoéticas (TCTH) é uma modalidade de tratamento baseado

Leia mais

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano)

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) 4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) Ano Lectivo: 2008/2009 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 06/03/2009 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas as Respostas são obrigatoriamente dadas

Leia mais

Imunoterapia - tumores. Material de apoio: Anderson (2009)

Imunoterapia - tumores. Material de apoio: Anderson (2009) Imunoterapia - tumores Material de apoio: Anderson (2009) Auto-antigénios / antigénios autólogos (self antigens) Antigénios / Antigénios heterólogos (non-self antigens) Tratamento com anticorpos (monoclonais)

Leia mais

Imunidade adaptativa (adquirida / específica):

Imunidade adaptativa (adquirida / específica): Prof. Thais Almeida Imunidade inata (natural / nativa): defesa de primeira linha impede infecção do hospedeiro podendo eliminar o patógeno Imunidade adaptativa (adquirida / específica): após contato inicial

Leia mais

Imunologia dos Tr T ansplantes

Imunologia dos Tr T ansplantes Imunologia dos Transplantes Base genética da rejeição Camundongos isogênicos - todos os animais possuem genes idênticos Transplante de pele entre animais de linhagens diferentes rejeição ou aceitação depende

Leia mais

Farmacologia dos Antiinflamatórios Esteroidais (GLICOCORTICÓIDES)

Farmacologia dos Antiinflamatórios Esteroidais (GLICOCORTICÓIDES) Farmacologia dos Antiinflamatórios Esteroidais (GLICOCORTICÓIDES) Profª Drª Flávia Cristina Goulart Universidade Estadual Paulista CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP Mecanismo de

Leia mais

IMUNOLOGIA DOS TUMORES Monitor: Osvaldo

IMUNOLOGIA DOS TUMORES Monitor: Osvaldo Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 IMUNOLOGIA DOS TUMORES Monitor: Osvaldo Sumário; 1. Introdução...

Leia mais

Fundamentos de Saúde. SISTEMAS DO CORPO HUMANO imunológico

Fundamentos de Saúde. SISTEMAS DO CORPO HUMANO imunológico Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO imunológico Escola Técnica - MÚLTIPLA Os historiadores indicam Thucidides, em Atenas, durante o quinto século antes de Cristo, como o primeiro

Leia mais

O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento

O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento Nº 21 Transplante Uterino O transplante uterino (TU) é uma nova opção revolucionária para o tratamento de infertilidade causada por fator uterino (IFU), em pacientes com útero que não pode ser recuperado

Leia mais

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 Sumário parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 1 Terapêutica: estratégia geral... 29 terminologia de doenças... 29 História do caso... 34 Disposição do fármaco... 39 Seleção do fármaco...

Leia mais

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS]

[CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] [CUIDADOS COM OS ANIMAIS IDOSOS] Geriatria é o ramo da Medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idosos. Seus objetivos maiores são: manutenção da saúde, impedir

Leia mais

André Castro Lyra Prof. Adjunto Doutor do Departamento de Medicina da Universidade Federal da Bahia Médico - Pesquisador do Hospital São Rafael

André Castro Lyra Prof. Adjunto Doutor do Departamento de Medicina da Universidade Federal da Bahia Médico - Pesquisador do Hospital São Rafael XVI Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco V Simpósio de Transplante Hepático e Hipertensão Porta Brasil/ Inglaterra 03/05/12 a 05/05/12 André Castro Lyra Prof. Adjunto Doutor do Departamento

Leia mais

Imunologia. Diferenciar as células e os mecanismos efetores do Sistema imune adquirido do sistema imune inato. AULA 02: Sistema imune adquirido

Imunologia. Diferenciar as células e os mecanismos efetores do Sistema imune adquirido do sistema imune inato. AULA 02: Sistema imune adquirido Imunologia AULA 02: Sistema imune adquirido Professor Luiz Felipe Leomil Coelho Departamento de Ciências Biológicas E-mail: coelho@unifal-mg.edu.br OBJETIVO Diferenciar as células e os mecanismos efetores

Leia mais

Sistema Imunológico. 1) Introdução. É o sistema responsável pela defesa do organismo contra a ação de agente patogênicos (que causam doenças).

Sistema Imunológico. 1) Introdução. É o sistema responsável pela defesa do organismo contra a ação de agente patogênicos (que causam doenças). 1) Introdução É o sistema responsável pela defesa do organismo contra a ação de agente patogênicos (que causam doenças). 2) Componentes Células de defesa (Leucócitos ou glóbulos brancos) Órgãos linfáticos

Leia mais

COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC. Profa Valeska Portela Lima

COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC. Profa Valeska Portela Lima COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE - MHC Profa Valeska Portela Lima Introdução Todas as espécies possuem um conjunto de genes denominado MHC, cujos produtos são de importância para o reconhecimento

Leia mais

Imunologia. Células do Sistema Imune. Professora Melissa Kayser

Imunologia. Células do Sistema Imune. Professora Melissa Kayser Imunologia Células do Sistema Imune Professora Melissa Kayser Composição do sangue Origem Origem Células sanguíneas Hematoxilina: Corante básico. Eosina: Corante ácido. Células do sistema imune Leucograma

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Resposta do hospedeiro às infecções virais

Universidade Federal Fluminense Resposta do hospedeiro às infecções virais Universidade Federal Fluminense Resposta do hospedeiro às infecções virais Disciplina de Virologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) Mecanismos de resposta inespecífica Barreiras anatômicas

Leia mais

TECIDOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS ONTOGENIA DE LINFÓCITOS

TECIDOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS ONTOGENIA DE LINFÓCITOS TECIDOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS ONTOGENIA DE LINFÓCITOS Organização anatômica do sistema imune De onde vêm e para onde vão as células do sistema imune Como é a organização dos tecidos/órgãos linfóides Tecidos

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

SISTEMA IMUNITÁRIO ou IMUNOLÓGICO. O sangue e as defesas corporais

SISTEMA IMUNITÁRIO ou IMUNOLÓGICO. O sangue e as defesas corporais SISTEMA IMUNITÁRIO ou IMUNOLÓGICO O sangue e as defesas corporais INTRODUÇÃO Promove o combate a microrganismos invasores e a limpeza do organismo (retirada de células mortas e de células alteradas) Altamente

Leia mais

Resposta imune inata (natural ou nativa)

Resposta imune inata (natural ou nativa) Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Curso de Nutrição Imunologia Resposta imune inata (natural ou nativa) Profa. Dra. Silvana Boeira Acreditou-se por muitos anos que a imunidade inata fosse inespecífica

Leia mais

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 10/04/2014 7. Tecidos Conjuntivos de Transporte 7.1. Sangue Centrifugação 55 % Plasma 45 % Elementos figurados

Leia mais

Resposta Imune Humoral Dr. Carlos R Prudencio

Resposta Imune Humoral Dr. Carlos R Prudencio Resposta Imune Humoral Dr. Carlos R Prudencio O Sistema Imune e os agentes infecciosos Técnicas sorológicas e de biologia molecular no diagnóstico de agentes infecciosos Órgãos do sistema linfóide Introdução:

Leia mais

- Tecidos e órgãos linfoides - Inflamação aguda

- Tecidos e órgãos linfoides - Inflamação aguda - Tecidos e órgãos linfoides - Inflamação aguda ÓRGÃOS LINFÓIDES ÓRGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS: - Medula óssea - Timo ÓRGÃOS LINFÓIDES SECUNDÁRIOS: - Linfonodos - Placas de Peyer - Tonsilas - Baço ÓRGÃO LINFÓIDE

Leia mais

10/02/2011 VACINAS IMUNIZAÇÃO. Referências Bibliográficas:

10/02/2011 VACINAS IMUNIZAÇÃO. Referências Bibliográficas: INTRODUÇÃO À IMUNOLOGIA: PROPRIEDADES GERAIS Prof. MSc. Weverson Pires wlp_cell@yahoo.com.br pirescell@gmail.com Referências Bibliográficas: ANTUNES, L. Imunologia Geral. Rio de Janeiro: Atheneu, 1998.

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares Danos em órgãos ou tecidos Manifestação de efeitos biológicos 1 MECANISMOS DE AÇÃO Possibilidades

Leia mais

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON Enfermagem em Clínica Médica Doença de Addison Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com DOENÇA DE ADDISON A insuficiência adrenal (IA) primária, também denominada doença de Addison, geralmente

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório / Inespecífico Sistema Imune Antígeno Específico: Antecipatório Sistema Imunológico Simples: Não Antecipatório /

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS BIOESTATÍSTICA Ementa: conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica; análise descritiva; introdução

Leia mais

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

PATOGENICIDADE BACTERIANA

PATOGENICIDADE BACTERIANA PATOGENICIDADE BACTERIANA Fatores de de Virulência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

TÍTULO: INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O SISTEMA NERVOSO CENTRAL INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O SISTEMA NERVOSO CENTRAL INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E O SISTEMA NERVOSO CENTRAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES

Leia mais

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal

10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP. Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal 10ª edição do Curso Continuado em Cirurgia Geral do CBCSP Estado Atual do Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta devida a Hipertensão Portal Tratamento Clínico Roberto Gomes Jr. Médico assistente do serviço

Leia mais

EFEITOS GERAIS DA INFLAMAÇÃO

EFEITOS GERAIS DA INFLAMAÇÃO EFEITOS GERAIS DA INFLAMAÇÃO Inflamação: reação local, multimediada e esteriotipada, mas tende a envolver o organismo como um todo. Mensageiros químicos liberados do foco de lesão: Moléculas de células

Leia mais

Imunologia. Propriedades das Respostas imunes e órgãos linfóides. Bibliografia Básica. Introdução. Tipos de imunidade. Histórico 12/03/2012

Imunologia. Propriedades das Respostas imunes e órgãos linfóides. Bibliografia Básica. Introdução. Tipos de imunidade. Histórico 12/03/2012 Bibliografia Básica Imunologia Prof. Dr. Gilson C. Macedo www.ufjf.br/imunologia Introdução Propriedades das Respostas imunes e órgãos linfóides Prof: Dr. Gilson C. Macedo Derivado do latim immunitas Refere-se

Leia mais

ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA

ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA Sandra Regina Loggetto Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia Hemo 2006 Recife-PE Definição ADC ou anemia da inflamação crônica Adquirida Doenças inflamatórias como

Leia mais

Antígenos e Imunoglobulinas

Antígenos e Imunoglobulinas Curso: farmácia Componente curricular: Imunologia Antígenos e Imunoglobulinas DEYSIANE OLIVEIRA BRANDÃO Antígenos (Ag) São estruturas solúveis ou particuladas reconhecidas pelo organismo como estranha

Leia mais

Módulo I: Processos Patológicos Gerais (108

Módulo I: Processos Patológicos Gerais (108 Semana Distribuição Esquemática das Atividades Didáticas do Curso de Medicina - UFSJ/SEDE Turn Unidades Curiculares Seg Ter Qua Qui Sex o 3 4 5 6 7 Módulo I: Processos Patológicos Gerais ( horas) Profª.

Leia mais

Interação Antígeno Anticorpo. Profª Heide Baida

Interação Antígeno Anticorpo. Profª Heide Baida Interação Antígeno Anticorpo Profª Heide Baida Introdução T CD4+ memória MØ Resposta imune Ag Linfócito T CD4+ T CD4+ efetor * * * * * * * * * citocinas * * Linfócito B anticorpos B memória B Efetor (plasmócito)

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO PARA O TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO PARA O TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO UTILIZAÇÃO DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO PARA O TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO Karyne Barros Queiroz 1 ; Lilian Sombra Cortez Vandesmet 2 1 Discente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Católica de Quixadá;

Leia mais

Transplante Renal Os Novos Imunossupressores. Artigo de Revisão. Sara Beatriz Vasconcelos Teixeira

Transplante Renal Os Novos Imunossupressores. Artigo de Revisão. Sara Beatriz Vasconcelos Teixeira Transplante Renal Os Novos Imunossupressores Artigo de Revisão Sara Beatriz Vasconcelos Teixeira 6.º Ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Trabalho Realizado

Leia mais

Senha para inscrição no Moodle Mecanismos de Agressão e Defesa turma E. #aluno-mad1e

Senha para inscrição no Moodle Mecanismos de Agressão e Defesa turma E. #aluno-mad1e Senha para inscrição no Moodle Mecanismos de Agressão e Defesa turma E #aluno-mad1e Células do Sistema Imunitário e órgãos linfóides Neutrófilo fagocitando Candida albicans Professora Patrícia Albuquerque

Leia mais

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA II

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA II MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA II MICROBIOLOGIA: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência) A Microbiologia é definida, como a área da ciência que dedica - se ao estudo de microrganismos. Os

Leia mais

Vacinas e Vacinação. cüéya ]xtç UxÜz 18/5/2010. Defesas orgânicas. Imunoprofilaxia. Imunoprofilaxia. Resistência à infecção.

Vacinas e Vacinação. cüéya ]xtç UxÜz 18/5/2010. Defesas orgânicas. Imunoprofilaxia. Imunoprofilaxia. Resistência à infecção. cüéya ]xtç UxÜz Imunologia Resposta imune Mecanismo pelo qual o organismo é capaz de reconhecer e eliminar as substâncias heterólogas. Resposta imune Substâncias heterólogas Endógena células mortas Exógena

Leia mais

Diagnosis and prevention of chronic kidney allograft loss

Diagnosis and prevention of chronic kidney allograft loss Diagnosis and prevention of chronic kidney allograft loss Brian J Nankivell, Dirk RJ Kuypers Lancet 2011; 378: 1428-37 Moisés Carminatti Últimas décadas: avanços no conhecimento acerca da imunologia do

Leia mais

Imunossupressores e Agentes Biológicos

Imunossupressores e Agentes Biológicos Imunossupressores e Agentes Biológicos Histórico Início da década de 1960 Transplantes Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Doenças autoimunes Neoplasias Imunossupressores Redução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA Possibilitar a compreensão das respostas imunológicas do organismo humano.

PLANO DE ENSINO. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA Possibilitar a compreensão das respostas imunológicas do organismo humano. PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Enfermagem Professora: Thaiz Malakoski thaizmalakoski@yahoo.com.br Período/ Fase: 2ª Semestre: 2º Ano:

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2005/2006. Células Estaminais e Medicina Regenerativa

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2005/2006. Células Estaminais e Medicina Regenerativa Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2005/2006 Células Estaminais e Medicina Regenerativa Células Estaminais: são células indiferenciadas com capacidade de se dividir indefinidamente, auto renovar

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais

Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos?

Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos? Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos? Dr. João Paulo Solar Vasconcelos Oncologista Clínico Conflito de Interesses De acordo com a Norma 1595/2000 do Conselho Federal de

Leia mais

Franciele Kipper e Andrew Silva III Curso de Sinalização Celular no Câncer

Franciele Kipper e Andrew Silva III Curso de Sinalização Celular no Câncer Franciele Kipper e Andrew Silva III Curso de Sinalização Celular no Câncer É possível que um deles correlacione com a resposta clínica? Qual deles mimetiza melhor os efeitos encontrados na clínica? Quanto

Leia mais

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE AUTO- IMUNE

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE AUTO- IMUNE Hospital do Servidor Público Municipal DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE AUTO- IMUNE ERIKA BORGES FORTES São Paulo 2011 ERIKA BORGES FORTES DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HEPATITE AUTO- IMUNE Trabalho

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS Denomina-se hematopoiese o processo de formação dos elementos figurados do sangue; A hematopoiese antes do nascimento ocorre no saco vitelínico do embrião

Leia mais

PROCEDIMENTOS INCLUIDOS

PROCEDIMENTOS INCLUIDOS PROCEDIMENTOS INCLUIDOS 0301070148 - TREINO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE MC - Média Complexidade Valor Ambulatorial SA: 10,00 Valor Ambulatorial Total: 10,00 Serviço / Classificação: 135 - Serviço de reabilitação

Leia mais

Expansão clonal de Linfócitos T Helper

Expansão clonal de Linfócitos T Helper Expansão clonal de Linfócitos T Helper Ativação dos linfócitos T Entrada do antígeno no organismo Captura do antígeno pelas células dendríticas Migração da célula dendrítica para gânglio linfático ou baço

Leia mais

R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho

R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho CASO CLÍNICO Homem, 45 anos, com cirrose por HCV foi admitido com queixa de fraqueza e icterícia de início recente. O paciente possuía

Leia mais

Mecanismos Básicos em Saúde e Doença. Imunologia. Prof. João Luiz

Mecanismos Básicos em Saúde e Doença. Imunologia. Prof. João Luiz Mecanismos Básicos em Saúde e Doença Imunologia Prof. João Luiz Email: lmwjoao@gmail.com História da Imunologia Aqueles que sentiam mais pena pelos doentes e pelos que morriam eram aqueles que haviam tido

Leia mais

Questionário - Proficiência Clínica

Questionário - Proficiência Clínica Tema IMUNOLOGIA BÁSICA Elaborador Texto Introdutório João Renato Rebello Pinho, Médico Patologista Clínico, Doutor em Bioquímica, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital Israelita

Leia mais

Trombocitopenia induzida pela heparina

Trombocitopenia induzida pela heparina Trombocitopenia induzida pela heparina Novembro 2012 ULSM Hospital Pedro Hispano, Matosinhos Distinguir Terapêutica curta duração: Profilática Emergência Heparina via parentérica Heparinas baixo peso molecular

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CARACTERÍSTICAS FÍSICO- QUÍMICAS DO SANGUE O sangue constitui o líquido corporal que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e que através do sistema circulatório participa da

Leia mais

Transplante de pâncreas

Transplante de pâncreas Transplante de pâncreas Marcelo Moura Linhares mlinhares@unifesp.br Prevalência do diabetes 8,7% Terceira doença mais comum. Média de vida: 15 anos menor que a população não diabética. International Diabetes

Leia mais

III Tema: Imunoglobulinas em dermatomiosite e polimiosite

III Tema: Imunoglobulinas em dermatomiosite e polimiosite Parecer do Grupo Técnico de Auditoria em Saúde 013/06 Tema: Imunoglobulinas em Dermatomiosite e polimiosite I Data: 02/05/2006 II Grupo de Estudo: Dra. Silvana Márcia Bruschi Kelles Dra. Lélia Maria de

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Imunologia Aplicada. Sorologia

Imunologia Aplicada. Sorologia Imunologia Aplicada Sorologia Importância da pesquisa de Anticorpos no diagnóstico individual 1. Elucidar processos patológicos 2. Diferenciar a fase da doença 3. Diagnosticar doença congênita 4. Selecionar

Leia mais

Heterologous antibodies to evaluate the kinetics of the humoral immune response in dogs experimentally infected with Toxoplasma gondii RH strain

Heterologous antibodies to evaluate the kinetics of the humoral immune response in dogs experimentally infected with Toxoplasma gondii RH strain 67 4.2 Estudo II Heterologous antibodies to evaluate the kinetics of the humoral immune response in dogs experimentally infected with Toxoplasma gondii RH strain Enquanto anticorpos anti-t. gondii são

Leia mais

IMUNIDADE INATA E SAÚDE

IMUNIDADE INATA E SAÚDE IMUNOMODULADORES HOMEOPÁTICOS PESQUISAS CIENTÍFICAS Imunomoduladores Homeopáticos são eficazes para a saúde e bem-estar geral. Atualmente a ciência está explorando o potencial da imunidade inata para beneficiar

Leia mais

Centro de Infusão do H9J. Nilton Salles Rosa Neto

Centro de Infusão do H9J. Nilton Salles Rosa Neto Centro de Infusão do H9J Nilton Salles Rosa Neto Introdução O tratamento de doenças reumáticas sofreu mudança notável nos últimos 15 anos: maior compreensão de mecanismos e causas; permitiu tratar a causa

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS O sangue é o único tecido conjuntivo líquido do copo; Funções: + Transporte (O 2, CO 2, nutrientes, resíduos, hormônios); + Regulação (ph, temperatura,

Leia mais

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Parte utilizada: Raíz Uso: Interno A osteoartrite (OA), artrose ou osteoartrose,

Leia mais

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35 Índice Parte 1 - Bases para a terapêutica com fármacos antiepilépticos Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica... 19 Classificação das Crises Epilépticas (1981)... 20 Classificação

Leia mais

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity)

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TIPO IV (Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TARDIA

Leia mais

Infecções congênitas. Prof. Regia Lira

Infecções congênitas. Prof. Regia Lira Infecções congênitas Prof. Regia Lira 12 de maio de 2015 ADAPTAÇÃO IMUNOLÓGICA MATERNO-FETAL Interpretação de resultados dos imunoensaios: Feto ou necém-nascido: sistema imune em desenvolvimento (fora

Leia mais

Debates prós e contras

Debates prós e contras Grupo de interesse especial em medicina de urgências, cuidados intensivos e anestesia Debates prós e contras Trauma medular Uso Corticosteroides Vs Não uso Corticosteroides Nuno Alexandre Universidade

Leia mais

Vasculite sistémica primária juvenil rara

Vasculite sistémica primária juvenil rara www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Vasculite sistémica primária juvenil rara Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Quais são os tipos de vasculite? Como é a vasculite classificada?

Leia mais

Cultura de Células Animais. Aula 4 - Fases do Crescimento Celular. Prof. Me. Leandro Parussolo

Cultura de Células Animais. Aula 4 - Fases do Crescimento Celular. Prof. Me. Leandro Parussolo Cultura de Células Animais Aula 4 - Fases do Crescimento Celular Prof. Me. Leandro Parussolo NOVA CÉLULA Introdução A dinâmica de uma cell é + bem compreendida examinandose o curso de sua vida; divisão

Leia mais

Ativação de linfócitos B mecanismos efetores da resposta Humoral Estrutura e função de imunoglobulinas

Ativação de linfócitos B mecanismos efetores da resposta Humoral Estrutura e função de imunoglobulinas Ativação de linfócitos B mecanismos efetores da resposta Humoral Estrutura e função de imunoglobulinas Estrutura de uma molécula de anticorpo Imunoglobulinas. São glicoproteínas heterodiméricas e bifuncionais

Leia mais