Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas."

Transcrição

1 COACHING FINANCEIRO

2 Quando falamos de planejamento financeiro, à primeira vista nos ocorre o pensamento de que esse assunto somente tem a ver com empresas. E este conceito não está errado, afinal, o planejamento financeiro é atividade essencial para as empresas porque elas lidam com receitas e despesas, muitas vezes em grandes quantidades. Quando uma empresa não cuida adequadamente do seu dinheiro, acaba colocando em risco a sua saúde financeira.

3 Mas será que o planejamento financeiro é algo restrito somente às empresas? Qual a diferença entre a necessidade de uma empresa cuidar do seu dinheiro e a necessidade de nós cuidarmos do nosso dinheiro? Nenhuma! Na realidade, há muito mais semelhanças do que diferenças: Empresas têm um fluxo de entrada e saída de dinheiro. Pessoas também. Empresas podem ir à falência. Pessoas também Empresas precisam que o fluxo de entrada de dinheiro seja maior do que o fluxo de saída. Pessoas também. Empresas podem fazer investimentos e contrair dívidas. Pessoas também. Empresas podem prosperar e enriquecer. Pessoas também. Empresas podem usar o planejamento financeiro para fazer planos de longo prazo. Pessoas também.

4 Mais semelhanças poderiam ser adicionadas a esta lista. E pode-se dizer que há, basicamente, somente uma diferença entre o planejamento financeiro de uma empresa e o planejamento financeiro pessoal: numa empresa o planejamento financeiro é feito, muitas vezes, por um profissional experiente e gabaritado, com o auxílio de uma equipe. No caso do planejamento financeiro pessoal, esta atividade tem que ser feita por nós mesmos e nossa família.

5 O QUE É COACHING FINANCEIRO? Já que cabe a nós cuidar do que é nosso, é importante que a gente aprenda algumas ferramentas para fazer uma boa gestão do nosso dinheiro. Mas antes de falarmos sobre essas ferramentas, é importante que a gente entenda a diferença que existe entre um planejamento financeiro pessoal e o Coaching Financeiro. O Coaching Financeiro parte da premissa que o dinheiro não é um objetivo, um fim, mas sim o meio para a realização dos nossos sonhos. Essa é a grande diferença entre um processo de Coaching Financeiro e o planejamento financeiro pessoal, pois enquanto o planejamento trata com mais ênfase as questões ligadas ao controle financeiro para que consiga fazer projeções futuras e ter uma melhor gestão e relação com o dinheiro, o Coaching Financeiro vai além e une a metodologia do planejamento financeiro e do Coaching com a finalidade de estabelecer um plano para que a pessoa alcance objetivos para os quais o dinheiro é fundamental: adquirir a casa própria, abrir o próprio negócio, fazer uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, etc.

6 Isso acontece porque para o sucesso de um planejamento financeiro é necessário que a pessoa adote diferentes comportamentos e atitudes em relação ao dinheiro. Só que geralmente colocamos barreiras para essas mudanças de comportamentos e atitudes, que acabam prejudicando todo o plano. Então é necessário desapegar do que nos prejudica. Mas, como disse o escritor americano Mark Twain: Não nos livramos de um hábito simplesmente atirando-o pela janela. É preciso fazer com que ele desça a escada, degrau por degrau, até encontrar a porta da saída."

7 Como resolver isso? Trabalhando com o propósito! OU SEJA, identificamos qual é o propósito, quais são os benefícios e o que iremos conquistar com a mudança de comportamentos e atitudes porque assim as mudanças fazem mais sentido e torna-se mais fácil mudar. E mudanças de comportamentos e atitudes com relação ao dinheiro somente acontecem com a metodologia do Coaching Financeiro. Essa é a essência do processo.

8 O Coaching Financeiro é um processo que tem como MEU ESTADO ATUAL objetivo a realização de alguns sonhos para os quais o dinheiro é questão essencial. É usar o dinheiro como meio, como uma estratégia para o alcance dos objetivos e, para isso, é necessário planejar e executar algumas ações. No entanto, a primeira ação a ser realizada no Coaching Financeiro é reconhecer o estado atual da pessoa, buscando identificar os seguintes pontos: como ela lida com o dinheiro? Qual o nível de controle financeiro que ela tem? Qual é o seu perfil financeiro??

9 Essas perguntas são respondidas por meio de duas ferramentas que utilizamos para o Coaching Financeiro: a Roda do Equilíbrio Financeiro e a Análise do Perfil Financeiro Esta ferramenta consiste em algumas assertivas cuja análise e resposta permitem evidenciar os comportamentos e atitudes da pessoa em alguns aspectos ligados a itens como investimentos, empréstimos e financiamentos, endividamento, etc.. Identifica a forma com a qual cada pessoa lida com o seu dinheiro. A identificação desse perfil permite que estratégias diferentes sejam elaboradas para a condução do processo de Coaching Financeiro.

10 A partir do momento em que cada pessoa entende seu estado atual e seu perfil financeiro, fica mais fácil uma eventual mudança de comportamentos e atitudes, porque fica mais claro que essa mudança é a que levará à realização dos seus sonhos. Também é importante entender que não existe perfil errado ou inadequado. O perfil representa as características de cada pessoa. O errado, ou inadequado, é entender a importância e a necessidade de mudar comportamentos e atitudes mas não mudá-los.

11 MEUS SONHOS Todos nós temos sonhos! E, na maioria das vezes, é necessário ter dinheiro para realizálos. Para que o Coaching Financeiro tenha mais sucesso, é necessário que exista clareza com relação ao sonho que desejamos realizar e, a partir deste objetivo, começamos a detalhar o que é necessário para que o sonho seja alcançado. Isso acontece quando respondemos a três perguntas: Qual é o meu objetivo? O que eu desejo realizar? Qual é o investimento necessário? Quanto dinheiro eu preciso? Em quanto tempo eu desejo realizá-lo? Qual é o tempo necessário para alcançar o sonho?

12 A partir da resposta para essas três perguntas é que se torna possível delinear um plano para a realização do objetivo definido. Começaremos a identificar quais são as fontes de recursos e quanto devemos poupar ou arrecadar para que esse sonho se concretize. Assim, o que desejamos deixa de ser um sonho para se tornar um objetivo a ser atingido. Torna-se mais real, possível! MEU PLANO Para iniciar o planejamento é importante conhecer alguns conceitos que são populares quando se fala em gerenciamento financeiro nas empresas, mas que também devemos conhecer para fazer um bom planejamento financeiro.

13 RECEITAS As receitas representam todos os rendimentos e tudo o que a gente recebe num determinado período. A maioria das pessoas entende que o salário é a sua única } fonte de receita, mas a verdade é que as receitas de uma pessoa ou família não se resumem somente ao salário, ou melhor, aos valores recebidos de maneira constante e regular, mensalmente. Todos os valores recebidos, mesmo num intervalo maior de tempo ou ainda de forma esporádica, devem ser contabilizados como receita. Exemplos: Salário Férias Décimo terceiro salário Restituição de Imposto de Renda Aposentadoria Rendimentos de aplicações PPR (Programa de Participação de Resultados) Empréstimos contraídos Seguro-desemprego Auxílio maternidade Auxílio doença Herança Pensão alimentícia, etc.

14 Como pode ser visto nesta relação, há diversos tipos de receita que uma pessoa ou família pode receber. Obviamente que nem todas as pessoas irão receber todos estes tipos de receita. Também é claro que nem todos os tipos de receita descritos acima acontecem mensalmente, como no caso das férias e do décimo terceiro salário. O mais importante é entender que, independentemente do tipo da receita, de sua fonte e de sua periodicidade, é fundamental que as pessoas saibam exatamente quanto será sua receita, ou seja, quanto irão ganhar num determinado mês.

15 DESPESAS Falar sobre despesas parece fácil porque gastar sempre foi muito mais fácil do que ganhar. Mas é importante conhecer muito bem as despesas porque o segredo do } sucesso do plano está em controlar as despesas. Cada família apresenta uma relação de despesas diferentes e a maioria delas é comum a todas pessoas. A seguir é apresentada uma relação dos tipos de despesas que são comuns às famílias: Supermercado Energia elétrica Escola Água Gás Telefone Aluguel Farmácia Transporte coletivo Combustível Vestuário Internet Plano de saúde Emplacamento e seguro do carro Financiamento de carro ou imóvel IPTU

16 Como é possível ver nessa relação, a quantidade de tipos de despesas é bem maior do que a quantidade de fontes de receita. E olhe que outras despesas ainda poderiam ser incluídas nesta relação. É claro que, assim como aconteceu com as receitas, nem todas as pessoas ou famílias possuem gastos em todos os tipos de despesa desta relação. Mas o fato de haver vários tipos de despesas faz com que o controle dos gastos tenha que ser bem detalhado, pois para que o plano tenha sucesso e o sonho seja realizado é importante conhecer o destino de cada centavo que foi recebido. Por isso que é fundamental cuidar das despesas que não aparecem. A maioria das pessoas sabe perfeitamente o quanto costuma gastar com água, telefone, energia elétrica, escola, supermercado, etc. A razão é bem simples: extratos, fatura do cartão, boletos bancários ou notas fiscais no ato das compras nos dão a perfeita dimensão do valor que tem que ser pago. O próprio histórico de consumo de cada família permite saber antecipadamente com certa precisão o quanto será gasto no próximo mês com estas contas.

17 O problema está nas despesas que não aparecem. Não aparecem, mas existem. Tratam-se daqueles pequenos valores que gastamos diariamente, às vezes várias vezes ao dia, mas não damos importância porque é coisa de centavos ou poucos reais. Alguns exemplos deste tipo de despesa: estacionamento rotativo, cafezinho, cigarros, padaria, happy-hour ou mesmo o dinheiro que muitas pessoas dão como esmola. Quando nos damos conta, o valor destinado mensalmente para esses gastos está muito elevado e pode prejudicar o sucesso do plano. Naturalmente, é preciso que a pessoa tenha uma noção exata do quanto ela ganha e do quanto ela gasta mensalmente. É preciso que todos os gastos sejam anotados porque, dependendo do perfil financeiro da pessoa, o plano precisa começar por essas questões básicas. Quando fizemos isso, é comum nos depararmos com a necessidade de fazermos alguns ajustes ou alguns cortes de despesas. O desafio é fazer esses ajustes sem prejudicar a qualidade de vida ou sem que medidas drásticas sejam necessárias e somente conseguiremos esse equilíbrio quando determinarmos quais despesas mensais são necessárias, quais são importantes e quais são supérfluas.

18 Em outras palavras: Necessárias: importantes: Supérfluas: despesas que não podemos cortar e dificilmente conseguimos reduzir; despesas que podem sofrer reduções, mas que dificilmente podem ser cortadas; despesas que podem ser cortadas sem prejuízo para a manutenção das questões essenciais para a vida das pessoas. Diante disso, passamos a ter um panorama do que deve ser mantido, do que pode ser reduzido e do que pode ser cortado. Lembrando que o objetivo desta análise é garantir a capacidade de investir o que é necessário para a realização do objetivo definido e não causar prejuízo à qualidade de vida da pessoa. Quando essa análise fica pronta, temos as informações necessárias para colocar nossos dados numa planilha que é a forma mais comum de controle financeiro ou até mesmo num caderno. E quando chegamos nessa fase, de termos tudo anotado e com condições até de ver uma projeção de receitas e despesas para vários meses à frente, é que temos uma certeza maior de que nosso objetivo será alcançado. Essa é a essência do Coaching Financeiro: determinar o objetivo, reconhecer o estado atual, elaborar um plano e executá-lo para que nossos objetivos sejam realizados.

19 POR FIM Depois de tanto falarmos em Coaching Financeiro, é importante que sejam resumidas algumas características importantes que não podem faltar nesse processo: Acima de tudo, o Coaching Financeiro é uma forma de aproximar você de seus objetivos e desejos de realização! Qual é o sonho que você Persista! É preciso ser simples e Tenha lucro! deseja realizar? É importante ter um propósito, pois é muito satisfatório quando graças ao Coaching Financeiro a pessoa percebe que consegue realizar seus sonhos por meio de seus esforços e sua mudança. reserve alguns momentos do seu dia para montar e acompanhar o seu planejamento. Com o tempo, esse exercício pode ser realizado com uma frequência menor, mas o importante é estar sempre atento a ele. O motivo é simples: tudo o que a gente acompanha e dá atenção, dá resultado. objetivo! As planilhas a serem utilizadas e/ou as anotações devem ser claras e de fácil entendimento. A facilidade e a objetividade são importantes porque se os controles forem de difícil entendimento, o planejamento se tornará penoso e desestimulante, levando a pessoa a desistir dele. O objetivo principal do planejamento financeiro é fazer com que tenhamos mais receitas do que despesas, ou seja, que tenha sobrado dinheiro e que este lucro seja destinado à realização do seu objetivo. E tem outro fator importante: depois que a pessoa adquiriu o hábito de poupar regularmente, ela não deixará de fazê-lo.

20 Entre em contato conosco e conheça o seu perfil financeiro! contato@ponteaofuturo.com.br

21 BIBLIOGRAFIA: CERBASI, Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos. 10. ed. São Paulo: Editora Gente, ponteaofuturo.com.br

render Como fazer meu dinheiro

render Como fazer meu dinheiro render Como fazer meu dinheiro APRESENTAÇÃO A J2S Consultoria é uma empresa que oferece orientação e acompanhamento no planejamento orçamentário e financeiro, com definição de metas para curto, médio e

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

Programa de Educação Financeira & Previdenciária

Programa de Educação Financeira & Previdenciária Programa de Educação Financeira & Previdenciária 2017 Planejamento Financeiro QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO? CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE CONTROLE FINANCEIRO NO TRABALHO Desmotivação

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. 49% pagam todas as contas com sobra de dinheiro mês, mas 33% usam empréstimos, cheque especial e cartão

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

1. O que é a Projeção Financeira

1. O que é a Projeção Financeira 1. O que é a Projeção Financeira Como o próprio nome já diz, projeção financeira é uma estimativa de quanto se pretende vender e gastar para um período de tempo futuro. Esse período pode ser o de um mês

Leia mais

Eu e meu dinheiro. Prof. Lino João Mezzari - MSc. Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia.

Eu e meu dinheiro. Prof. Lino João Mezzari - MSc. Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia. Eu e meu dinheiro Prof. Lino João Mezzari - MSc Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia. Vídeo FCJ Começa o mês... SALÁRIO NA MÃO Shopping Balada,

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Quando falamos de finanças, se tem uma coisa que não dá para fugir são os pagamentos. Podemos dividir essa área de contas a pagar em 2 tipos:

Quando falamos de finanças, se tem uma coisa que não dá para fugir são os pagamentos. Podemos dividir essa área de contas a pagar em 2 tipos: A área financeira é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. Digo isso porque nenhuma empresa sobrevive sem um fluxo de caixa positivo por muito tempo. A equação é simples, se você tem mais

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CUSTO FIXO... 5 LIVRO CAIXA... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 CUSTO DO PROCEDIMENTO... 6 DESPESAS... 4 RECEITAS... 4 PREÇO DE VENDA... 7 CONCLUSÃO... 7 CAPITAL DE GIRO... 5 CONSULTÓRIO LEGAL...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Atenção para estas perguntas: Você possui uma conta corrente ou poupança separada para o seu negócio? O que você

Leia mais

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Shandra Aguiar Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC PARA PENSAR... Como me vejo em 2022 Como eu vejo a minha vida de aposentada(o) Qual o significado

Leia mais

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado.

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado. Os 3 Passos de um Planejamento Financeiro Inteligente 1 Bom, então você é um dos raros brasileiros que consegue poupar? Ou você é um dos 8muitos brasileiros que deseja começar a poupar? Em qualquer um

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO MARY KAY!!!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO MARY KAY!!! ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO SEU NEGÓCIO MARY KAY!!! Você sabe o que é um negócio? De acordo com o Dicionário Aurélio Negócio = Empresa Empresa = Organização econômica destinada a produção ou venda de mercadorias

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária 02 Outubro de 2015 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária Seu futuro Por que planejar a aposentadoria? O tempo passa depressa e é preciso pensar

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F).

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F). O teu nome é 1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (). a) b) c) d) e) Definir objetivos para o dinheiro que se tem disponível e cumpri-los é o primeiro passo para ter umas finanças equilibradas. Compreender

Leia mais

O que é Fluxo de Caixa Projetado. O que é o Fluxo de Caixa Projetado

O que é Fluxo de Caixa Projetado. O que é o Fluxo de Caixa Projetado Toda empresa possui o seu fluxo de caixa. Pode ser feito à moda antiga, no papel, em uma simples planilha do Excel, com entradas e saídas, ou então com planilhas mais elaboradoras. A verdade é que o gestor

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa

Nesse artigo falaremos sobre: Porque a redução de custos é tão importante. Como fazer redução de custos usando o seu fluxo de caixa Este conteúdo faz parte da série: Fluxo de caixa Ver 13 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque a reduçaõ de custos é tão importante Como reduzir custos na prática Dois exemplos de redução

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

O meu dinheiro não manda em mim

O meu dinheiro não manda em mim O meu dinheiro não manda em mim O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre a crescer, a valorizar, a

Leia mais

Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa

Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa Nesse artigo falaremos sobre: Empresas que trabalham com mais de um banco Como controlar mais de um banco no fluxo de caixa Não esqueça do fluxo de caixa simplificado Que tal começar a controlar suas contas

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Como está sua vida financeira hoje??? ou? TRACE UM PLANO DE GANHOS Quanto QUERO Ganhar? Quanto estou disposta a TRABALHAR? ACREDITO NA COMPANHIA, NOS PRODUTOS, NA OPORTUNIDADE?

Leia mais

Planejamento financeiro pessoal:

Planejamento financeiro pessoal: Planejamento financeiro pessoal: Introdução 03 O que é um planejamento financeiro? 05 Quais são seus benefícios? 07 Como começar? 10 Conclusão 19 Sobre a Mobills 21 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Para manter suas

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos Case Real Perfil Descrição do casal Onde querem Chegar? Valorizam relacionamentos e não coisas Escolheram construir um estilo de vida juntos Fiéis às suas raízes Estão felizes com a vida que têm Voltarem

Leia mais

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN.

JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental. Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. JANINA JACINO Educadora Financeira Comportamental Contadora Empresária Mãe Educadora Financeiro DSOP Membro conselho fiscal ABEFIN. EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMPORTAMENTAL Transformando as incertezas da crise

Leia mais

SSC570 - Empreendedorismo Profa. Ellen Francine ICMC/USP

SSC570 - Empreendedorismo Profa. Ellen Francine ICMC/USP SSC570 - Empreendedorismo Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 O sucesso de um empreendimento depende muito da capacidade de se administrar financeiramente o negócio. O acompanhamento sistemático das finanças

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar.

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Planejamento Financeiro Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Sevocêestánomaiorramodeatividadeda indústria brasileira onde NÃO HÁ CRISE e está

Leia mais

A história de um cliente da LUZ que queria empreender

A história de um cliente da LUZ que queria empreender Este conteúdo faz parte da série: Estudo de Viabilidade Econômica Ver 8 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Para que serve um estudo de viabilidade A história de um cliente da LUZ que queria

Leia mais

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Quando temos uma empresa sob nossa responsabilidade, nos sentimos entusiasmados em poder elaborar projetos, desenvolver produtos, gerir

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

Fichas técnicas, o primeiro passo para uma boa organização

Fichas técnicas, o primeiro passo para uma boa organização Nesse artigo falaremos sobre: A importância de definir preços para os pratos do seu restaurante ou lanchonete Fichas técnicas, o primeiro passo para uma boa organização Com seu custo definido, pense no

Leia mais

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 DIA DA SAÚDE FINANCEIRA Despertar da Consciência Financeira Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 Finanças = Dinheiro Quais são as funções do dinheiro? Sistema de preços Meio de troca Reserva

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

Formas de Pagamento Como usar formas de pagamento em um fluxo de caixa Planilha de fluxo de caixa 3.5 (com controle de formas de pagamento)

Formas de Pagamento Como usar formas de pagamento em um fluxo de caixa Planilha de fluxo de caixa 3.5 (com controle de formas de pagamento) Nesse artigo falaremos sobre: Formas de Pagamento Como usar formas de pagamento em um fluxo de caixa Planilha de fluxo de caixa 3.5 (com controle de formas de pagamento) Formas de pagamento Eu não preciso

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS Índice Planear o orçamento familiar Tipos de rendimentos Tipos de despesas Estrutura de despesas Saldo do orçamento familiar

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay COMO A REALIDADE ENSINA... DESPESAS MENSAIS Aluguel Empréstimos Água, luz e internet Despesas com alimentação Despesa

Leia mais

7 dicas de utilização do 13 salário

7 dicas de utilização do 13 salário 7 dicas de utilização do 13 salário P O R P A L E S T R A N T E E R A S M O E V I E I R A C O A C H I N G F I N A N C E I R O "Dinheiro foi feito para Gastar! Mas principalmente para realização de seus

Leia mais

Vamos administrar alguns milhões

Vamos administrar alguns milhões Vamos administrar alguns milhões A mulher é uma multiplicadora! As mulheres dão a última palavra no planejamento financeiro! 85% das decisões no supermercado, 78% sobre viagens de família, 72% sobre o

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir Este conteúdo faz parte da série: Cálculo de Ponto de Equilíbrio Ver 3 posts dessa série O que é: O ponto de equilíbrio de um produto é o valor específico que deve ser cobrado para vendê-lo e cobrir todos

Leia mais

Apontamento de Despesas

Apontamento de Despesas Apontamento de Despesas O objetivo do Apontamento de Despesas é auxiliá-lo no controle de suas finanças. Com ele, você saberá para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Essa ação faz parte do pilar Diagnosticar

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS A fórmula de ouro Rubie José Giordani 1 Copyright 2015 by Rubie José Giordani 3 a Edição junho de 2015 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida,

Leia mais

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Aula sobre Finanças Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO

PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO PESQUISA ECONÔNICO/FINANCEIRA DENTRO DO SEU CONTEXTO FAMILIAR Amauri de Sousa Freitas Junior Profª. Nádia Nara de Godoy Faculdade Metropolitana de Rio do Sul FAMESUL Curso de Ciências Contábeis (CTB0072)

Leia mais

Faça a projeção do seu orçamento de receitas e

Faça a projeção do seu orçamento de receitas e Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: O que é orçamento empresarial Faça a projeção do seu orçamento de receitas e despesas Acompanhe os resultados

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Jardins de Infância: Guia; Vale Parra. Escolas de 1º ciclo: nº1 de Albufeira; Sesmarias; Vale Parra; EB da Guia. EB23 D. Martim Fernandes Sede: ES de Albufeira.

Leia mais

Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados

Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados 2016 Orçamento Doméstico mês janeiro/2016 RECEITAS DESPESAS

Leia mais

Apresentação. A ilustração abaixo demonstra resumidamente o funcionamento do nosso programa de afiliados.

Apresentação. A ilustração abaixo demonstra resumidamente o funcionamento do nosso programa de afiliados. Apresentação Mais uma vez a Twik Relógios inova ao lançar no mercado um programa de afiliados completamente revolucionário, nosso sistema de afiliados é único por oferecer a possibilidade à você afiliado

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

Organizando as suas finanças

Organizando as suas finanças Organizando as suas finanças Vamos enriquecer muitas vidas neste mês??? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Treinamento on line ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Janaina Lima DIRETORA F. Executiva Sucesso Gestão Gestão Financeira do Seu Negócio Mary Kay A parte mais importante do planejamento financeiro

Leia mais

Minhas Contas no Azul: Conquiste sua Liberdade Financeira

Minhas Contas no Azul: Conquiste sua Liberdade Financeira Minhas Contas no Azul Você está cansado de viver de salário a salário, sem poupança? Você não tem o controle do seu Fluxo de Caixa? Você se sente fora de controle e desorganizado ao controlar suas finanças?

Leia mais

FLUXOS ECONÔMICOS BÁSICOS DO CAPITALISMO

FLUXOS ECONÔMICOS BÁSICOS DO CAPITALISMO FLUXOS ECONÔMICOS BÁSICOS DO CAPITALISMO Luiz Carlos Bresser-Pereira e Yoshiaki Nakano Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 23.9.80. (ECON-L-146 E-511) O Quadro

Leia mais

2 Guia prático de gestão financeira

2 Guia prático de gestão financeira Joaquim B. de Souza Sumário Apresentação... 3 Objetivo Principal... 4 Introdução... 6 Ferramentas do Microsoft Excel... 7 Lição I Juros Simples... 9 Incidência direta sobre o capital... 9 Lição II - Juros

Leia mais

Como Fazer Sobrar Dinheiro No Final Do Mês Dicas Comprovadas De Como Economizar Evanilda Rocha 1

Como Fazer Sobrar Dinheiro No Final Do Mês Dicas Comprovadas De Como Economizar Evanilda Rocha  1 Como Fazer Sobrar Dinheiro No Final Do Mês Dicas Comprovadas De Como Economizar Evanilda Rocha www.dinheirointeligente.com.br 1 ÍN DI CE 3 6 8 Introdução O que você vai ganhar ao ler este E-book? Comece

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL 2015 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico Roberto Guerra, Coordenador de campo SUMÁRIO 1. Resultados Sintéticos

Leia mais

Para ler. Tempo e dinheiro

Para ler. Tempo e dinheiro Para ler Tempo e dinheiro 08 14 Vantagens e formas de investimento a longo prazo Com a urgência característica da vida moderna, a noção de longo prazo parece não ser muito bem compreendida. Assim, investir

Leia mais

por Aleksander Avalca

por Aleksander Avalca por Aleksander Avalca O Gestor se preocupa com o financeiro normalmente quando......o saldo negativo na conta bancária aparece. Mas isso é apenas a consequência. Onde estão as causas? As causas estão na

Leia mais

Dinheiro Multiplique-se

Dinheiro Multiplique-se Dinheiro Multiplique-se Por que se preocupar? Por que se preocupar? Basta trabalhar!!! Então, como faço para ganhar ser milionário? Preciso inventar uma nova empresa? 1º passo Você precisa estar alinhado

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

COMO SAIR DAS DÍVIDAS

COMO SAIR DAS DÍVIDAS PRIMEIRO PASSO Monte seu orçamento familiar de forma que você consiga organizar tanto as contas como as dívidas e, assim, pagar as contas com 60% de sua renda. Talvez no primeiro momento você consiga diminuir

Leia mais

MENTES MILIONÁRIAS: Sonhos, Metas e Administração Financeira!

MENTES MILIONÁRIAS: Sonhos, Metas e Administração Financeira! MENTES MILIONÁRIAS: Sonhos, Metas e Administração Financeira! Pilares Passo 1: SONHAR Passo 2: FÉ DECIDIDA; Passo 3: PLANEJAMENTO(METAS); Passo 4: DISCIPLINA ; Passo 5: Aja e TENHA CONSTÂNCIA. Passo 6:

Leia mais

ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANCAS DO CONSUMIDOR

ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANCAS DO CONSUMIDOR ENDIVIDAMENTO E IMPACTOS NAS FINANCAS DO CONSUMIDOR Fevereiro 2017 Oito em cada dez pessoas têm a percepção errada do significado de estar endividado, 33% acreditam que estão endividados Embora mais de

Leia mais

Empreendedorismo, Mercado de trabalho DONA DO MEU TEMPO! Gigi Zunino

Empreendedorismo, Mercado de trabalho DONA DO MEU TEMPO! Gigi Zunino Empreendedorismo, Mercado de trabalho DONA DO MEU TEMPO! Gigi Zunino Bom Dia; Compartilhar Conhecimento; Minha história; Empreendedora; Limitada Tempo, Financeiro, Aprendizagem, Conhecimento A vida é limitada:

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS. Um dos segredos do nosso negócio

ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS. Um dos segredos do nosso negócio ORGANIZANDO NOSSAS FINANÇAS Um dos segredos do nosso negócio Possibilidades de ganhos: 1 Vendas: Maior lucratividade do Brasil no ramo de vendas diretas de cosméticos 2- Carreira: Você cresce montando

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro

maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro maio/16 Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Conte conosco! O Itaú está à sua disposição e sabe a importância de oferecer a você o apoio necessário neste momento. Por isso, preparamos este

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

Como Organizar O Orçamento Familiar

Como Organizar O Orçamento Familiar Como Organizar O Orçamento Sobre o curso Neste curso, vamos entender melhor como organizar seu orçamento familiar. Como estabelecer objetivos e metas financeiras. Como preparar o orçamento da família.

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº2

FICHA DE TRABALHO Nº2 FICHA DE TRABALHO Nº2 NÚCLEO GERADOR 4- Contexto Privado Validação: Nome: turma: 2- Alteração de hábitos Caso após a análise do seu orçamento sinta a necessidade de começar a poupar, e não conseguindo

Leia mais

Sonhos & Metas AULA ONLINE

Sonhos & Metas AULA ONLINE Sonhos & Metas AULA ONLINE SONHO + PAIXÃO + AÇÃO = SUCESSO PAIXÃO = Desejo ardente AÇÃO = Meta CARTAZ DEMetas espiritual pessoal carreira família QUERO TER sucesso EM MARY KAY? ENTÃO, DEVO TER meta. O

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site CADÊ MINHA VAGA? 1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site de empresas desejadas? 4. Encaminha

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais