Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014."

Transcrição

1 Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre Proyecto Piloto: Capacitación a la Asociación de la Comunidad Boliviana en Roma y sus Familiares en Bolivia para la Formulación de Proyectos Productivos y Socialización de Información Financiera. Un proyecto implementado por la Organización Internacional para las Migraciones, en estrecha coordinación con su socio, la Fundación Internacional para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas Este proyecto está financiado por la Unión Europea

2 Educação Financeira Gastar menos do que se ganha..

3 Educação Financeira Gastar menos do que se ganha. Esta é a receita para se ter uma vida financeira tranquila. O problema é que a relação com o dinheiro não é simplesmente matemática, mas também comportamental.

4 Educação Financeira O Dinheiro

5 Educação Financeira O Dinheiro O dinheiro foi utilizado desde a Idade Antiga, deixando de circular intensamente na Idade Média, quando o sistema feudal praticava mais o sistema de escambo e eram propriedades basicamente auto sustentadas. Com o advento da Idade Moderna, as atividades comerciais retornaram com maior intensidade e o dinheiro passou a ser importante para normalizar os valores dos diferentes produtos a serem comercializados.

6 Orçamento Pessoal Você chega ao fim do mês e não sabe ao certo quanto gastou? Documentar e anotar suas receitas e despesas, vai te ajudar a ter mais disciplina e uma visão geral de como seu salário é distribuído.

7 Orçamento Pessoal A educação financeira ajuda a racionalizar os impulsos de compra contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

8 Orçamento Pessoal Passos simples para organizar suas finanças.

9 Orçamento Pessoal Ter um objetivo financeiro Fazer uma lista de gastos e descontar essas despesas de sua renda mensal pode ajudar, mas existe um modo mais simples e eficiente de organizar o orçamento: ter objetivos financeiros.

10 Orçamento Pessoal Controlar não apenas o cafezinho Iniciar uma faxina financeira pelos gastos pequenos é uma estratégia, mas limitada. É mais uma forma de se consolar e evitar os verdadeiros problemas.

11 Orçamento Pessoal Acompanhar a fatura do cartão Além do internet banking, os bancos já permitem consultar o limite de crédito por SMS, em alguns segundos. Não há, portanto, como se surpreender com os juros do cheque especial e do cartão, caso o limite de crédito seja ultrapassado.

12 Orçamento Pessoal Usar listas de compras Criar listas de compras e registrá-las em um lugar de fácil acesso, como um aplicativo no celular, evita que o consumidor caia em armadilhas que o incentivem a comprar por impulso. Consultar a lista é uma forma de ser fiel ao que realmente se necessita.

13 Orçamento Pessoal Controlar o desperdício A compra do mês no supermercado pode facilitar alguns exageros. Isso porque, quanto mais itens o consumidor compra, mais propenso ele ficará a consumir mais do que o necessário. Além disso, os produtos podem estragar e provocar desperdícios.

14 Orçamento Pessoal Criar um fundo para emergências Esse fundo deve ser utilizado para gastos imprevistos, com saúde, viagem ou um gasto fora do seu orçamento.

15 Orçamento Pessoal Calcular a renda Ter a exata noção do que se ganha pode ser fácil para quem tem salário fixo, mas não é tarefa simples para profissionais liberais ou autônomos, que recebem renda variável ou têm diversas fontes de renda.

16 Economizar Economizar com Criatividade

17 Economizar Economizar com Criatividade 1. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais;

18 Economizar Economizar com Criatividade 2. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto;

19 Economizar Economizar com Criatividade 3. Compre menos.pare de comprar durante um tempo;

20 Economizar Economizar com Criatividade 4. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.

21 Economizar Economizar com Criatividade 5. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular.

22 Economizar Economizar com Criatividade 7. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.

23 Economizar Economizar com Criatividade 8. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique a importância e o valor de cuidar, economizar usar bem os bens que possui.

24 Juros Ao preparar seu orçamento, lembre-se de que boa parte do seu dinheiro será gasto com as despesas fixas, como aluguel, luz, telefone, alimentação etc. Logo, as dívidas oriundas de empréstimos, financiamentos ou carnês irão concorrer com as outras despesas que você precisa pagar todo mês.

25 Juros Importante: Suas dívidas não devem comprometer grande parte de sua renda. Quanto mais despesas você tiver, menor é a parte de seu orçamento que pode ser comprometida com empréstimos e financiamentos.

26 Juros Compras a prazo e financiamentos são para compras não planejadas ou bens de alto valor.

27 Como controlar o orçamento 1.Nunca gaste mais do que você ganha. 2.Faça um levantamento de todos os seus ganhos e todos os seus gastos mensais. 3.Lembre-se dos imprevistos.

28 Como controlar o orçamento 4. Pense antes de comprar. 5.Compre à vista. 6.Procure nunca usar crédito ou dinheiro emprestado.

29 Como controlar o orçamento 7.Diminua ou elimine os supérfluos. 8. Controle-se no Supermercado e nas compras em geral. 9.Economize.

30 Como controlar o orçamento 10.Poupe. 11.Evite compras a prazo. 12.Pesquise preços.

31 Como controlar o orçamento 13.Troque dívidas mais caras por dívidas mais baratas. 14.Aproveite os finais de ano para quitar dívidas. 15.Não caia no conto do CRÉDITO FÁCIL.

32 Como controlar o orçamento 16.Tenha apenas uma conta bancária. 17.Cuidado com a venda casada. 18.Tenha apenas um cartão de crédito.

33 Como controlar o orçamento 19.Tenha disciplina e respeite o seu orçamento. 20.Sempre que tiver dúvidas e antes de fazer qualquer negócio

34 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

35 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

36 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

37 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

38 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

39 Gerenciar sua vida Ciclo de Mudança Pessoal

40 Gerenciar sua vida Quais sonhos movem a sua vida? Quais são seus sonhos? Comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem, casar, uma aposentadoria tranquila?

41 Gerenciar sua vida Objetivos sem ações são meras intensões.

42 Gerenciar sua vida ESTABELEÇAPRIORIDADES Foque nas metas e nas urgências; Atente-se para os prazos.

43 Gerenciar sua vida TENHAAUTODISCIPLINA Mantenha um plano de ação pessoal; Não adie as coisas; Concentre-se; Analise as causas dos erros.

44 Gerenciar sua vida CAUSAS DOS ERROS Falta de prazos reais; Falta de planejamento; Falta de comunicação; Falta de objetivos;

45 Gerenciar sua vida Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

46 Gerenciar sua vida Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. 49% pagam todas as contas com sobra de dinheiro mês, mas 33% usam empréstimos, cheque especial e cartão

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil Falta de disciplina, esquecimento e não ter tempo são as principais justificativas dos entrevistados. Em um ano, cai de 61%

Leia mais

MCC - GER SUL III PALESTRA V

MCC - GER SUL III PALESTRA V MCC - GER SUL III PALESTRA V ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR O QUE FAZER PARA ESTABELECER O Determinar rendimentos; EQUILÍBRIO FINANCEIRO? Determinar despesas; Manter contabilidade/controle.

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

QuestãoFinanceira. O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro

QuestãoFinanceira. O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro AlvoPrincipal Ter o suficiente para viver em paz e não dever nada a ninguém SAÍDAS ENTRADA LÍQUIDA SAÍDAS Salário do esposo Necessidades

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL Pet-Programa de Educação Tutorial Ensino, Pesquisa, Extensão; Palestras, cursos, minicursos, workshop, visitas técnicas, etc; Realização de atividades extracurriculares

Leia mais

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F).

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F). O teu nome é 1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (). a) b) c) d) e) Definir objetivos para o dinheiro que se tem disponível e cumpri-los é o primeiro passo para ter umas finanças equilibradas. Compreender

Leia mais

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!!

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!! Finanças no Negócio Mary Kay Faça sua empresa crescer!!! Ajuste sua visão Mary Kay é um NEGÓCIO e não um emprego, muito menos um bico! Um negócio precisa de atenção, administração, cuidado e investimento.

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas!

Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas! Educação Financeira e Previdenciária 04 DÍVIDAS? Veja dicas para lidar com elas! Agosto de 2016 Educação Financeira e Previdenciária DÍVIDAS: Retome o controle das suas finanças O caminho para recuperar

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges -

Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - fabio@fabiojunges.com.br Quem aqui ganha muito dinheiro? Quem aqui gasta pouco dinheiro? Quem aqui sabe investir bem o dinheiro? Gastar menos do

Leia mais

7 dicas de utilização do 13 salário

7 dicas de utilização do 13 salário 7 dicas de utilização do 13 salário P O R P A L E S T R A N T E E R A S M O E V I E I R A C O A C H I N G F I N A N C E I R O "Dinheiro foi feito para Gastar! Mas principalmente para realização de seus

Leia mais

Crédito não pode ser usado para consumo

Crédito não pode ser usado para consumo Crédito não pode ser usado para consumo Consultor afirma que é preciso racionalidade no uso do empréstimo para se evitar o comprometimento da renda Luiz Carlos Souza Uma prática antiga para quem administra

Leia mais

Educação Financeira. Este é um projeto financiado pela união europeia.

Educação Financeira. Este é um projeto financiado pela união europeia. Educação Financeira Este é um projeto financiado pela união europeia. Ponto de par tida... Agradecimentos O projeto de fortalecimento do diálogo e da cooperação entre a União Europeia e a América Latina

Leia mais

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Manual de. Educação Financeira. Dicas para planejar e poupar seu dinheiro. Cecreb MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Manual de Educação Financeira MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA Dicas para planejar e poupar seu dinheiro 1 A filosofia da Manual de Educação Financeira 2 Um dos princípios básicos das Cooperativas de Crédito

Leia mais

Mint Capital. Poupança & Gastos. Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar.

Mint Capital. Poupança & Gastos. Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar. Mint Capital Poupança & Gastos Como diminuir a distância entre onde você está e onde você quer chegar. Índice 1. Introdução 2. Crie Um Orçamento 3. Comece a Poupar 4. Leia mais no Mastervalue! Introdução

Leia mais

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente 10 DICAS para você usar o crédito de forma consciente Fazer um orçamento exige compromisso, paciência e uso consciente, inclusive do crédito que bancos e financeiras oferecem. Mas as recompensas valem a

Leia mais

Finanças também é coisa de criança!

Finanças também é coisa de criança! PrevEduca n.51-29/02/2016 Finanças também é coisa de criança! A primeira ideia que nos vem à cabeça, quando ouvimos a palavra finanças, é que se trata de uma coisa complicada, que envolve muito dinheiro

Leia mais

PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0)

PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0) TERMOS DE USO PLANILHA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E PESSOAL (versão 7.0) - Defina o seu orçamento com base nas despesas fixas e/ou variáveis estimadas; - Acompanhe a movimentação entre contas, investimentos

Leia mais

render Como fazer meu dinheiro

render Como fazer meu dinheiro render Como fazer meu dinheiro APRESENTAÇÃO A J2S Consultoria é uma empresa que oferece orientação e acompanhamento no planejamento orçamentário e financeiro, com definição de metas para curto, médio e

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

Administração de Finanças Pessoais e de Família. Prof. Dr. Fabio Junges - Módulo II

Administração de Finanças Pessoais e de Família. Prof. Dr. Fabio Junges - Módulo II Administração de Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - fabio@fabiojunges.com.br Módulo II Alguma mudança nestas últimas duas semanas em relação às suas finanças e da sua família? Módulo

Leia mais

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Shandra Aguiar Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC PARA PENSAR... Como me vejo em 2022 Como eu vejo a minha vida de aposentada(o) Qual o significado

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Dezembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar dez/15 61,1% 23,2%

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono.

Guia do uso consciente do crédito. Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Guia do uso consciente do crédito Dicas e informações para você usar o crédito sem perder o sono. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços ou obtenção e

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 DIA DA SAÚDE FINANCEIRA Despertar da Consciência Financeira Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 Finanças = Dinheiro Quais são as funções do dinheiro? Sistema de preços Meio de troca Reserva

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Você gostaria de: Sair do vermelho? Saber quanto você tem sobrando esse mês Não ficar mais no negativo

Leia mais

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor!

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor! Educação Financeira Página 1 Pontos: Leia atentamente e marque com um (x) a alternativa que você mais se identifica. Apenas uma resposta. O teste é pessoal então seja honesto com você. 1. O que você ganha

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Treinamento on line ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Janaina Lima DIRETORA F. Executiva Sucesso Gestão Gestão Financeira do Seu Negócio Mary Kay A parte mais importante do planejamento financeiro

Leia mais

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH Junho/2016

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH Junho/2016 Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH Junho/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Economista Ana Paula Bastos Estatística Sarah Ribeiro Analista de economia André Correia

Leia mais

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar.

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. POUPAR Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. São pequenas dicas que podem significar a economia de

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante

Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Gestão de Finanças Pessoais Nome do Palestrante Como nos relacionamos com o dinheiro? O que é dinheiro? Como nos relacionamos com o dinheiro? O que o dinheiro significa para você? Sonhos Sonhos não se

Leia mais

Mais Tempo Mais Dinheiro

Mais Tempo Mais Dinheiro Mais Tempo Mais Dinheiro Autor: Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa ISBN: 9788578600501 O problema não é a quantidade de tempo ou dinheiro. É como se utilizam esses recursos. Ciclos Pessoais: Formas que

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA Abril 2016 INTRODUÇÃO Maioria das brasileiras tem acesso aos principais serviços financeiros, mas relacionamento com bancos e instituições é insatisfatório

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 1: Orçamento Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da organização financeira e do planejamento orçamentário como alicerce de conforto,

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

APRENDENDO A PLANEJAR

APRENDENDO A PLANEJAR APRENDENDO A PLANEJAR A melhor e talvez a única llmaneira de ter um fffffffffffffff orçamento realista, que o ajude a controlar as contas no dia-a-dia e a realizar sonhos, é fazer um dddddd inventário

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro. Setembro de 2016 CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Setembro de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar set/15 63,5% 23,1%

Leia mais

SOBROU DINHEIRO. Acompanha Código de Defesa do Consumidor. 19 a Edição Revista e Atualizada. Rio de Janeiro 2015

SOBROU DINHEIRO. Acompanha Código de Defesa do Consumidor. 19 a Edição Revista e Atualizada. Rio de Janeiro 2015 Luís Carlos ewald SOBROU DINHEIRO como administrar as contas da casa Acompanha Código de Defesa do Consumidor 19 a Edição Revista e Atualizada Rio de Janeiro 2015 SOBROU DINHEIRO-8A PROVA.indd 3 08/10/14

Leia mais

Projeto de Extensão: Ciclo de Oficinas de Educação Matemática: os ODM em foco. Organize seu dinheiro: Elaboração de planilha de orçamento doméstico

Projeto de Extensão: Ciclo de Oficinas de Educação Matemática: os ODM em foco. Organize seu dinheiro: Elaboração de planilha de orçamento doméstico Organize seu dinheiro: Elaboração de planilha de orçamento doméstico Junto com um dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), a segunda oficina do projeto de extensão Ciclo de Oficinas de Educação

Leia mais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais

Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais Projeto Planejamento Orçamento Construção Limpeza Dicas finais 3 4 7 10 13 14 Construir sem utilizar grandes quantidades de dinheiro não é algo impossível, mas sim uma questão de querer e saber como o

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DE FORTALEZA (CE) - ABRIL 2015 - Elaboração: Francisco Estevam Martins de Oliveira, Estatístico Roberto Guerra, Coordenador de campo SUMÁRIO 1. Resultados Sintéticos

Leia mais

Mensagem do Administrador

Mensagem do Administrador Educação Financeira Índice 1. Mensagem do administrador... 01 2. O Cartão de crédito... 02 3. Conhecendo sua fatura... 03 4. Até quanto gastar com seu cartão... 07 5. Educação financeira... 08 6. Dicas

Leia mais

Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil

Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil Mulheres fazem mais compras emocionais do que os homens, aponta estudo do SPC Brasil Três em cada dez mulheres admitem gastar excessivamente quando estão na TPM. Insatisfação com o trabalho é uma das razões

Leia mais

GUIA DESCOMPLICADO DE FINANÇAS PESSOAIS: SAIBA COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA

GUIA DESCOMPLICADO DE FINANÇAS PESSOAIS: SAIBA COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA GUIA DESCOMPLICADO DE FINANÇAS PESSOAIS: SAIBA COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA Introdução... 3 Equilibrando as finanças: por onde começar?... 3 Use planilhas de controle financeiro... 5 Despesas de

Leia mais

Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito

Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito Veja dicas para se livrar das dívidas e usar bem o crédito Especialistas dão dicas para sair do vermelho. É fundamental planejar gastos e usar bem o crédito. Por Anay Cury e Gabriela Gasparin Do G1, em

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 3.1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 Finanças Finança é a ciência de gerenciar recursos, ou aquela que lida com o emprego do dinheiro num projeto, empresa ou pessoa.

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro Abril de 2016 Peic Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atraso Não Terão Condições de Pagar abr/15 61,6% 19,7%

Leia mais

Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente

Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente Olá Moradores do Bosque das Bromélias! Vamos discu5r sobre o Orçamento Familiar. Sou o Prof. Ronaldo Pesente Vamos desenvolver habilidades para saber como: ü ganhar, ü gastar, ü poupar, ü e inves;r seu

Leia mais

Poupança e investimento:

Poupança e investimento: Poupança e investimento: decisões que podem mudar a sua vida Júlio César Dahbar, CFP Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 18/05/2016 Palestra na FACHO As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação

Leia mais

ORÇAMENTO FAMILIAR. Por que fazer um orçamento doméstico?

ORÇAMENTO FAMILIAR. Por que fazer um orçamento doméstico? 1 Autor: Eloi Myszka NRE: Guarapuava Escola: Colégio Estadual Mahatma Gandhi, Ensino Fundamental e Médio. Disciplina: Matemática ( ) Ensino Fundamental ( X ) Ensino Médio Disciplina da relação interdisciplinar

Leia mais

Siga estas orientações:

Siga estas orientações: Doutor Futuro E a educação financeira para crianças www.oabprev-rj.com.br www.facebook.com/oabprevrj Tal pai e tal filho! Os pais sempre serão o melhor exemplo para os filhos. Seus gestos, suas atitudes,

Leia mais

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO?

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? ORGANIZE SUA VIDA POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? - Para planejar melhor como gastar os nossos recursos financeiros QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO? - Para que possamos

Leia mais

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO

PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO PERFIL DE ENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (NE) - SETEMBRO 2012 - ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE - ETENE Superintendente: José Narciso Sobrinho Ambiente de

Leia mais

Educação financeira. Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro?

Educação financeira. Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro? Educação financeira Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro? Organização do modulo 1. As diversas formas do dinheiro 2. Iden=fique as suas necessidades financeiras 3. Analise como gasta o seu dinheiro

Leia mais

Curso técnico Integrado de Administração

Curso técnico Integrado de Administração Curso técnico Integrado de Administração Inflação Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Medir a

Leia mais

Compras a prazo por mulheres

Compras a prazo por mulheres Compras a prazo por mulheres Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados

Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados Sistema de Custos do Governo Federal: Experiências Exitosas Seminário com os Gestores dos Programas de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados 2016 Orçamento Doméstico mês janeiro/2016 RECEITAS DESPESAS

Leia mais

Como reduzir as contas de Casa

Como reduzir as contas de Casa Como reduzir as contas de Casa 1) Como reduzir a conta de energia elétrica? Crie o hábito de apagar a luz toda vez que sair de um cômodo; Tire todos os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Leia mais

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos Case Real Perfil Descrição do casal Onde querem Chegar? Valorizam relacionamentos e não coisas Escolheram construir um estilo de vida juntos Fiéis às suas raízes Estão felizes com a vida que têm Voltarem

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Como Organizar O Orçamento Familiar

Como Organizar O Orçamento Familiar Como Organizar O Orçamento Sobre o curso Neste curso, vamos entender melhor como organizar seu orçamento familiar. Como estabelecer objetivos e metas financeiras. Como preparar o orçamento da família.

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois de

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha?

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha? Bem-vindo(a) ao módulo 3: Colocando a mão na massa. Aqui estudaremos sobre como preencher a Planilha de Controle de Caixa e utilizá-la considerando sua realidade, também veremos sobre os pontos fundamentais

Leia mais

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016

Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Indicador de Recuperação de Crédito SPC CDL/BH ABRIL/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Economista Ana Paula Bastos Estatística Sarah Ribeiro Analista de economia André Correia

Leia mais

Poupança e Investimento

Poupança e Investimento Poupança e Investimento Davi Trindade Batista Analista de Mercado Financeiro - CVM As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação são de inteira responsabilidade do palestrante, não refletindo,

Leia mais

Economia Doméstica - Finanças Pessoais -

Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Economia Doméstica - Finanças Pessoais - Parte A Introdução e Visão Geral Parte B Planejamento e Acompanhamento - Técnicas Prof. Maurício Cury POUPAR x GASTAR Situação: Dois casais amigos onde, cada casal

Leia mais

Usos do nome de terceiros. Abril de 2016

Usos do nome de terceiros. Abril de 2016 Usos do nome de terceiros Abril de 2016 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear o perfil e investigar o comportamento relacionado ao pedido de empréstimo de nome de terceiros para fazer compras parceladas. METODOLOGIA

Leia mais

Aprenda como renegociar suas dívidas e A TER

Aprenda como renegociar suas dívidas e A TER Aprenda como renegociar suas dívidas e VOLTAR A TER CRÉDITO O PROBLEMA FINANCEIRO PODE LEVAR SUA FAMÍLIA À RUÍNA. A dívida entra pela porta da frente e o amor sai pela porta dos fundos. É fácil identificar

Leia mais

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo

Objetivos PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Análise Dinâmica do Capital de Giro. Capital Circulante Positivo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO E ADMINISTRAÇÃO DO

Leia mais

PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS

PESQUISA DE INTENÇÃO DE COMPRAS A pesquisa foi realizada no período de 28 a 31 de março de, com uma amostra de 600 questionários. Utilizou-se o dimensionamento da pesquisa probabilística com p=0,50 e q=0,50, confiabilidade 95%, margem

Leia mais

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS Agosto 2016 OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS 43,7% Admitem o hábito de gastar mais do que costumam com cuidados de beleza para se sentirem melhor,

Leia mais

1 Onde estou e aonde quero chegar

1 Onde estou e aonde quero chegar Seu futuro é agora O Programa RENDA MAIS da Fundação Atlântico tem como objetivo fomentar o conhecimento sobre educação financeira e previdenciária junto aos seus Participantes. No módulo de Educação Financeira

Leia mais

anefac.com.br PESQUISA DE JUROS

anefac.com.br PESQUISA DE JUROS PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em julho/2014, sendo esta a décima quarta elevação seguida, sétima elevação no ano. Estas elevações podem ser atribuídas

Leia mais

Use bem o seu dinheiro

Use bem o seu dinheiro 1016323-6 - abr/2012 Quer saber mais sobre como usar melhor o seu dinheiro? No site www.itau.com.br/usoconsciente, você encontra vídeos, testes e informações para uma gestão financeira eficiente. Acesse

Leia mais

ORÇAMENTO DOMÉSTICO CONTAS EM ORDEM PARA UM FUTURO TRANQUILO

ORÇAMENTO DOMÉSTICO CONTAS EM ORDEM PARA UM FUTURO TRANQUILO ORÇAMENTO DOMÉSTICO CONTAS EM ORDEM PARA UM FUTURO TRANQUILO APRESENTAÇÃO Quando o assunto é dinheiro, todo mundo tem as lições básicas na ponta da língua: não gaste mais do que ganha, tenha uma reserva

Leia mais

Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise

Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise Palestra Estratégias para Reduzir Custos em Tempos de Crise Por Neverton Timm Highter Consultoria O que é mais importante? Aumentar Vendas x Reduzir Custos Afinal Os dois são fundamentais LUCRO = VENDA

Leia mais

Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros

Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros 1. INTRODUÇÃO Roupas, conta de celular/internet e calçados lideram ranking de produtos e serviços de maiores gastos pelos brasileiros 87% dos que consomem celular e internet, consideram esta despesa necessária

Leia mais

O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA

O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA O CONCEITO DO ENDIVIDAMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DA INADIMPLÊNCIA Fevereiro 2016 INTRODUÇÃO 79,0% dos brasileiros têm concepção equivocada sobre o que é estar endividado 20,2% Compreende o significado real

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA

AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL POUPAR: VOCÊ CONSEGUE. Tema 2. Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA AGÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO MICROEMPRESARIAL Tema 2 POUPAR: VOCÊ CONSEGUE Sessão 2 ESTABELEÇA METAS PARA POUPANÇA O conteúdo desta cartilha foi adaptado pela ANDE com base na metodologia do Programa

Leia mais

Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006)

Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006) Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006) Na revista VOCÊ S/A, li uma reportagem expetacular, daquelas que fazemos questão

Leia mais

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western

Custo de Vida. Copyright 2004 South-Western Custo de Vida 16 Custo de Vida Inflação é o aumento do nível de preços geral da economia. A taxa de inflação é a mudança percentual do nível de preço em relação ao período anterior. Índice de Preço ao

Leia mais