Como Organizar O Orçamento Familiar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como Organizar O Orçamento Familiar"

Transcrição

1 Como Organizar O Orçamento

2 Sobre o curso Neste curso, vamos entender melhor como organizar seu orçamento familiar. Como estabelecer objetivos e metas financeiras. Como preparar o orçamento da família. Como controlar esse orçamento. Por fim, vamos dar dicas de como lidar com a perda de um emprego e com endividamento, indicando alternativas para as pessoas acertarem sua vida financeira. Objetivo Esse curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento necessário para que as pessoas sejam capazes de planejar sua vida financeira e organizar seu orçamento familiar. Ao final do curso você deverá estar apto a: Planejar a sua vida financeira; Organizar o orçamento individual e familiar; Aprender a organizar a sua vida financeira em casos de endividamento.

3 Material Você deve fazer baixar a apostila desse curso no site defazzio.com Clique no banner no menu Orçamento - B Esta apostila servirá de apoio a esta apresentação virtual. Suas dúvidas devem ser encaminhadas por para:

4 Vamos Iniciar! Pegue sua apostila e leia o texto na página 3, o texto trata o valor de se fazer um planejamento, estabelecer objetivos e metas.

5 Investir Porque você deve Investir? Investir não quer dizer ser sovina, você pode consumir, mas de maneira responsável e aprender a ter disciplina, lembre-se do amanhã.

6 Objetivo do Investidor Consumir com segurança; Preparar-nos para os imprevistos; Planejar-nos para o futuro.

7 Consumir com Segurança Poder consumir sem a preocupação de como a conta será paga depois; Não ter a dor de cabeça de contrair uma dívida e não saber como sair dela; Poder dar-se ao luxo de aproveitar um momento sem medo de se arrepender depois

8 Muitas pessoas consomem sem responsabilidade e se arrependem depois. Quem nunca comprou algo e depois se enrolou para sair daquela situação, não é verdade? Isso aconteceu porque nem todo mundo tem a mesma visão sobre poupar.

9 Imprevistos um dos maiores benefícios da poupança é estarmos preparados para uma emergência qualquer. Se não temos poupança alguma podemos ficar sem uma saída minimamente adequada em uma situação de emergência.

10 Planejamento Permite que você alcance independência financeira e esteja preparado para sua aposentadoria.

11 Então concluímos até agora que: Investimentos são necessários e devem ser um ato de disciplina; Reduzir os gastos desnecessários para investir no seus sonhos; E que investimentos resultam em: Consumo com segurança; Preparo para os imprevistos; Planejar-se para o futuro.

12 Importância do Planejamento Financeiro Um dos motivos frequentes para as brigas e separação em um casamento é a instabilidade financeira do casal e de outros membros da família. Geralmente, a separação não ocorre em função de o casal ganhar pouco, e sim por causa, e sim por causa do gasto irresponsável, que compromete todo orçamento familiar.

13 Importância do Planejamento Financeiro Pessoas com pouca renda costumam ajudar-se. Uns cobrem os outros, até mesmo mantendo um caixa único. O problema aparece quando alguém da família gasta além da conta, isto é, gasta em coisas com as quais o restante da família não concorda, sem forma alguma de controle.

14 Para colocar um limite nessa situação é necessário fazer um orçamento familiar, veja por que: Viver com os próprios meios, você e sua família vão poder viver plenamente, usando apenas o que ganham. Atingir objetivos, o orçamento ajuda a definir seus objetivos e os de sua família. Viver de forma organizada, o orçamento financeiro da família é o planejamento das finanças do lar, ele permite que a família viva de maneira mais organizada, sabendo em que, quanto, quando, e de que forma pode gastar.

15 Preparação do planejamento financeiro. Chegou a hora de preparar seu planejamento financeiro, o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer.

16 Como fazer: O ponto inicial para um plano orçamentário eficaz é o conhecimento dos objetivos, das prioridades, da renda e dos gastos da família. Muitas pessoas confundem as coisas porque acham que estabelecer objetivos e metas financeiras significa cortar despesas. No entanto, não se trata disso. Você e sua família apenas terão metas claras a serem atingidas.

17 Como fazer: Par ter sucesso em seu planejamento financeiro deve contar com a participação de toda a família, esse é o grande segredo, cada um terá conhecimento da situação de toda a família, e terá consciência de seus atos a partir desse momento. Converse com todos juntos; Discutam quais são seus objetivos comuns; Mostre as vantagens que todos terão quando esses objetivos forem atingidos; Perceba que a ideia é convencer os outros, não obriga-los a aceitar suas posições; Você deve buscar o comprometimento de todos para que os objetivos e metas sejam atingidos.

18 OBJETIVO Objetivo é um ponto futuro a ser atingido, por exemplo, uma casa maior naquele local sonhado.

19 Os objetivos devem ser: Claros; Desafiadores; Possíveis de serem atingidos; Éticos conquistas que não firam seus conceitos pessoais. Objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo. OBJETIVOS DEVEM SER REALISTAS, caso contrário você e sua família estarão desmotivados e o esforço irá em vão à busca de um objetivo impossível.

20 Meta é um ponto intermediário a ser atingido no caminho de seu objetivo final. Na busca de seus objetivos, você pode estabelecer várias metas, se seus objetivos forem distantes, estabeleça metas intermediárias.

21 OBJETIVOS FLEXIVEIS Podemos imaginar o comandante de um navio quando sai para navegar... O comandante estabelece seu destino e sai na direção de seu norte. Quando aparece uma ilha à frente, ele dá a volta e segue na direção de seu objetivo. Caso surja uma tempestade que torne a navegação muito arriscada, ele para em um porto seguro. Passada a tormenta, ele segue seu rumo porque seu norte continua firme, mostrando o caminho.

22 Orçamento e controle financeiro Chegou a hora discutirmos os diversos tipos de despesas e os papéis que cada integrante da família deve assumir para que as contas não saiam do orçamento. Trabalharemos também com tabelas para organização dos gastos familiares.

23 Orçamento O orçamento familiar é a chave para o sucesso do planejamento financeiro. Ele permitirá que você a sua família vivam com os próprios meios. Não importa se você vai controlar suas receitas e despesas em uma planilha eletrônicas, em um caderno ou usando um software sofisticado. O importante é anotar tudo, sem exceções.

24 RECEITAS Nas receitas, não se esqueça de considerar o salário de todos que contribuem para a renda da família e também valores como décimo terceiro salários, abonos de férias, participação dos lucros, bonificações e outras rendas.

25 RENDA VALOR MENSAL VALOR ANUAL Salário Líquido Marido Salário Líquido Esposa Bonificações Recebidas Devolução do IR Outros Ganhos TOTAL

26 Despesas variáveis O controle não deve ficar somente nessas despesas devemos levantar também gastos como supermercado, combustível, cinemas, restaurantes, lanches, presentes, ou seja, todos os gastos oriundos da sua receita.

27 Como fazer? Passe um período de dois a três meses anotando todos seus gastos, seja rígido, não se esqueça de anotar gorjetas, cafezinhos, estacionamentos, entre outras pequenas despesas. Lembre-se que há gastos que ocorrem somente em alguns meses, como matrículas, taxas como IPVA, licenciamento de veículo, etc. Lembre-se que orçamento pode variar, é uma previsão de receitas e despesas.

28 Modelo de planilha orçamentária Pegue sua apostila e veja o modelo impresso na página 12, você pode utilizar esse modelo e fazer as alterações de acordo com seu orçamento, se você tiver um computador utilize uma planilha eletrônica para facilitar seu trabalho.

29 Análise do orçamento familiar Conhecendo detalhadamente suas receitas e despesas você deve buscar organizar-se melhor e analisar todos seus gastos, assim você saberá de onde seu dinheiro vem e para onde vai. A preparação do orçamento familiar permite que você tenha visão clara de quanto sobra ou falta no final do mês e do ano.

30 Uma maneira interessante de analisar seus gastos é verificar quanto às despesas representam em dias de trabalho. Como calcular os dias de trabalho? Veja o exemplo em sua apostila na página 14.

31 Plano de emergência Para o planejamento financeiro familiar ter mais chances de sucesso, alguns papéis devem ser definidos. Essa escolha deve ser discutida no grupo familiar. Primeiramente alguém da família deve ser escalado para executar funções parecidas com as que um contador possui eu uma empresa.

32 O organizador deve: Organizar todas as finanças; Observar os objetivos estabelecidos; Acompanhar a conquista das metas; Construir o orçamento; Coletar e organizar todas as informações; Ser capaz de persuadir todos os membros da família a informarem onde gastam seu dinheiro.

33 Como Dividir as Contas? Vá até a página 15 da sua apostila e veja o exemplo para efetuar o cálculo proporcional.

34 Prestação de contas A cada período, aproximadamente três meses é hora de sentar com a família e analisar o orçamento, ao convocar seus familiares diga o assunto da conversa, deixe todos livres para apresentarem propostas sobre os gastos e as economias que podem ser feitas. Mostre os números dos gastos e os resultados desse procedimento.

35 Conta conjunta Esse problema pode ser resolvido com um acordo onde cada deve respeitar a conta individual do outro, ou seja, gaste somente o que você recebeu, caso seja necessário utilizar o dinheiro do outro faça com o consentimento do seu parceiro. (veja texto pag.16)

36 Educação financeira A partir de agora trataremos de dicas e boas práticas para plano de emergência. Saber o valor do dinheiro e manter uma relação saudável com ele é essencial. O ideal é que nossa educação financeira comece desde a infância. Por isso é importante aprendermos e também educar nossos filhos para fazer bom uso do dinheiro.

37 Educação financeira Veja as dicas em sua apostila na página 17. Conhecer a diferença entre precisar de algo e querer algo. Poupar Ganhar com ética Mesada

38 Liquidando Dívidas Na tentativa de se verem livres de suas dívidas, as pessoas estão buscando todo tipo de ajuda, é oração, é simpatia, mas que quer ajuda financeira de verdade precisa fazer sua parte. Sugerimos acompanhar a apostila na página 18.

39 Plano de emergência A vida nos traz algumas situações inesperadas, nem todas são ruins, o nascimento de um filho, geralmente é bem vindo. Orçamento de guerra, o orçamento ABCD. Veja apostila na página 19 e 20.

40 Conclusão Não existe norma alguma que dite como ter sucesso na vida, cada um tem sua própria medida do que é ser alguém de sucesso, alguns admitem que o sucesso esteja em realizar-se como pessoa, significa cumprir sua própria finalidade como ser humano.

41 Dicas A maior dica é investir em você mesmo, esteja preparado para o futuro. Invista em formação e cultura Seja equilibrado Seja autentico Aprenda a lidar com as diferenças Seja organizado Seja dinâmico Seja ético Seja persistente Goste do que faz

42 Material de Apoio Para um maior aproveitamento recomendamos a leitura da apostila onde o contexto é explicado com maiores detalhes. O texto pode ser acessado pelo site: Procure o link Organizar O Orçamento

43 Objetivo do Curso Esse material é gratuito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e educação da população, sendo este um dos principais objetivos das empresas responsáveis socialmente. Muito Obrigado!

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental

Curso Profissional de Técnico Apoio à Gestão Desportiva GPPD Módulo 6 Gestão Orçamental DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Jardins de Infância: Guia; Vale Parra. Escolas de 1º ciclo: nº1 de Albufeira; Sesmarias; Vale Parra; EB da Guia. EB23 D. Martim Fernandes Sede: ES de Albufeira.

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

Planejamento financeiro pessoal:

Planejamento financeiro pessoal: Planejamento financeiro pessoal: Introdução 03 O que é um planejamento financeiro? 05 Quais são seus benefícios? 07 Como começar? 10 Conclusão 19 Sobre a Mobills 21 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Para manter suas

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha?

Tem dúvidas quanto e onde você gasta ou ganha? Bem-vindo(a) ao módulo 3: Colocando a mão na massa. Aqui estudaremos sobre como preencher a Planilha de Controle de Caixa e utilizá-la considerando sua realidade, também veremos sobre os pontos fundamentais

Leia mais

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor!

Endividado, Equilibrado Financeiramente ou Investidor! Educação Financeira Página 1 Pontos: Leia atentamente e marque com um (x) a alternativa que você mais se identifica. Apenas uma resposta. O teste é pessoal então seja honesto com você. 1. O que você ganha

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

Finanças também é coisa de criança!

Finanças também é coisa de criança! PrevEduca n.51-29/02/2016 Finanças também é coisa de criança! A primeira ideia que nos vem à cabeça, quando ouvimos a palavra finanças, é que se trata de uma coisa complicada, que envolve muito dinheiro

Leia mais

O meu dinheiro não manda em mim

O meu dinheiro não manda em mim O meu dinheiro não manda em mim O que se pensava que era o século XXI Os carros voam por estradas àreas O teletransporte é comum Fazem-se excursões a Marte A economia é sempre a crescer, a valorizar, a

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso

Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso Introdução 03 Diversifique aplicações 13 Tenha dinheiro 05 Monitore sempre 15 Invista em educação financeira 07 Conclusão 17 Elabore uma estratégia 09

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos?

PROPOSTA DIDÁTICA. 1) João tem R$ 84,30. Pedro tem R$ 31,50 a mais que João, e José tem R$ 54,25 a mais que Pedro. Quanto tem os três juntos? PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: André da Silva Alves 1.2 Série/Ano/Turma: 6º e 7º anos 1.3 Tempo da aula: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações Fundamentais com

Leia mais

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca

Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso. Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Finanças Pessoais 1º passo para a Cultura de Bolso Sejam bem-vindos! Aleksander Avalca Algumas estatísticas 2011 maior nível de inadimplência nos últimos 9 anos Algumas estatísticas 2011 maior nível de

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS A fórmula de ouro Rubie José Giordani 1 Copyright 2015 by Rubie José Giordani 3 a Edição junho de 2015 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida,

Leia mais

O que é Fluxo de Caixa Projetado. O que é o Fluxo de Caixa Projetado

O que é Fluxo de Caixa Projetado. O que é o Fluxo de Caixa Projetado Toda empresa possui o seu fluxo de caixa. Pode ser feito à moda antiga, no papel, em uma simples planilha do Excel, com entradas e saídas, ou então com planilhas mais elaboradoras. A verdade é que o gestor

Leia mais

Já parou para pensar para onde ele vai? Em que você gasta mais?

Já parou para pensar para onde ele vai? Em que você gasta mais? Bem-vindo(a) ao módulo 1: Cuidando do caixa. Aqui estudaremos sobre como se faz o preenchimento da Planilha de Controle de Caixa e sobre a importância do uso do Controle de Caixa para a adequada gestão

Leia mais

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa

Brasileiros não fazem controle do orçamento pessoal, diz pesquisa Seis em cada dez consumidores têm dificuldades para fazer o controle de ganhos e gastos mensais. 49% pagam todas as contas com sobra de dinheiro mês, mas 33% usam empréstimos, cheque especial e cartão

Leia mais

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F).

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F). O teu nome é 1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (). a) b) c) d) e) Definir objetivos para o dinheiro que se tem disponível e cumpri-los é o primeiro passo para ter umas finanças equilibradas. Compreender

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS Para ter sucesso na bolsa Você quer começar a investir na bolsa, mas não sabe muito bem por onde começar? De início, pode até parecer difícil, mas não é! E o melhor,

Leia mais

Dica 1: Para começar, defina suas metas

Dica 1: Para começar, defina suas metas Dica 1: Para começar, defina suas metas Conhecer a sua meta pessoal e saber como atingi-la é fundamental. Na hora de planejar, mantenha o foco, pois ser objetivo e possuir um propósito claro são atitudes

Leia mais

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Treinamento on line ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA SEJAM BEM VINDAS! Janaina Lima DIRETORA F. Executiva Sucesso Gestão Gestão Financeira do Seu Negócio Mary Kay A parte mais importante do planejamento financeiro

Leia mais

Ferramentas auxiliares em custos de produção de frango de corte. Marcelo Miele

Ferramentas auxiliares em custos de produção de frango de corte. Marcelo Miele Ferramentas auxiliares em custos de produção de frango de corte Marcelo Miele Roteiro da palestra 1. Porque calcular o custo de produção? 2. Principais indicadores 3. Dicas para medir e guardar informações

Leia mais

O conteúdo deste ebook foi registrado na Biblioteca Nacional. O único site que tem autorização para distribuir por download este ebook é o. Nenhum outro site está autorizado a disponibilizar o download

Leia mais

Foto: stockimages at FreeDigitalPhotos.net COMO ORGANIZAR A CONSTRUÇÃO DA SUA CASA. Engº Carlos Alberto Simão engcarlos.com.

Foto: stockimages at FreeDigitalPhotos.net COMO ORGANIZAR A CONSTRUÇÃO DA SUA CASA. Engº Carlos Alberto Simão engcarlos.com. Foto: stockimages at FreeDigitalPhotos.net COMO ORGANIZAR A CONSTRUÇÃO DA SUA CASA sac@ Livro Digital Como Construir ou Reformar sua Casa Passo a Passo: desde a escolha do terreno até o acabamento O Livro

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

render Como fazer meu dinheiro

render Como fazer meu dinheiro render Como fazer meu dinheiro APRESENTAÇÃO A J2S Consultoria é uma empresa que oferece orientação e acompanhamento no planejamento orçamentário e financeiro, com definição de metas para curto, médio e

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL Pet-Programa de Educação Tutorial Ensino, Pesquisa, Extensão; Palestras, cursos, minicursos, workshop, visitas técnicas, etc; Realização de atividades extracurriculares

Leia mais

Eu e meu dinheiro. Prof. Lino João Mezzari - MSc. Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia.

Eu e meu dinheiro. Prof. Lino João Mezzari - MSc. Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia. Eu e meu dinheiro Prof. Lino João Mezzari - MSc Administrador e Mestre em Economia Industrial - UFSC Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia. Vídeo FCJ Começa o mês... SALÁRIO NA MÃO Shopping Balada,

Leia mais

7 dicas de utilização do 13 salário

7 dicas de utilização do 13 salário 7 dicas de utilização do 13 salário P O R P A L E S T R A N T E E R A S M O E V I E I R A C O A C H I N G F I N A N C E I R O "Dinheiro foi feito para Gastar! Mas principalmente para realização de seus

Leia mais

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO

GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO 1 GUIA DO ORIENTADOR FINANCEIRO O papel do Banco é zelar pela compreensão dos produtos e serviços e para decisões bem fundamentadas, prevenindo o endividamento excessivo e

Leia mais

Poupança e Investimento

Poupança e Investimento Poupança e Investimento Davi Trindade Batista Analista de Mercado Financeiro - CVM As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação são de inteira responsabilidade do palestrante, não refletindo,

Leia mais

por Aleksander Avalca

por Aleksander Avalca por Aleksander Avalca O Gestor se preocupa com o financeiro normalmente quando......o saldo negativo na conta bancária aparece. Mas isso é apenas a consequência. Onde estão as causas? As causas estão na

Leia mais

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais Uelinton Lôndero Relembrando tudo se resume a Uma Fórmula Ridiculamente Simples como ganhar mais do que você gasta??? Tempo Hábito (menor esforço) Controle ... quem

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

COMO SAIR DAS DÍVIDAS

COMO SAIR DAS DÍVIDAS PRIMEIRO PASSO Monte seu orçamento familiar de forma que você consiga organizar tanto as contas como as dívidas e, assim, pagar as contas com 60% de sua renda. Talvez no primeiro momento você consiga diminuir

Leia mais

Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006)

Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006) Milionário em 10 anos! (09 de fevereiro de 2006) - Autoria de Edgar Francis - Última Atualização (09 de fevereiro de 2006) Na revista VOCÊ S/A, li uma reportagem expetacular, daquelas que fazemos questão

Leia mais

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Shandra Aguiar Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC PARA PENSAR... Como me vejo em 2022 Como eu vejo a minha vida de aposentada(o) Qual o significado

Leia mais

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente

10 DICAS. para você usar o crédito de forma consciente 10 DICAS para você usar o crédito de forma consciente Fazer um orçamento exige compromisso, paciência e uso consciente, inclusive do crédito que bancos e financeiras oferecem. Mas as recompensas valem a

Leia mais

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Quando temos uma empresa sob nossa responsabilidade, nos sentimos entusiasmados em poder elaborar projetos, desenvolver produtos, gerir

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini

Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini Introdução Estatísticas do SEBRAE indicam que 60% das 500 mil pequenas e micro-empresas que são abertas todos os anos no Brasil fecham as portas

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebimentos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimentos

Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebimentos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimentos Nesse artigo falaremos sobre: Vale a pena ter recebeminetos em cartões? Cadastro dos seus tipos de recebimento Registo de recebimentos em cartões de crédito Análise de bandeiras de cartões Antecipação

Leia mais

Como Organizar O Orçamento Familiar

Como Organizar O Orçamento Familiar Como Organizar O Orçamento Familiar Eng. Paulo José De Fazzio Junior NOME As marcas citadas são de seus respectivos proprietários Sumário COMO ORGANIZAR O ORÇAMENTO FAMILIAR Sobre o curso... 3 Objetivo...

Leia mais

Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges -

Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - fabio@fabiojunges.com.br Quem aqui ganha muito dinheiro? Quem aqui gasta pouco dinheiro? Quem aqui sabe investir bem o dinheiro? Gastar menos do

Leia mais

UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia MACROECONOMIA II. Ficha de Exercícios 1 Revisão de Conceitos

UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia MACROECONOMIA II. Ficha de Exercícios 1 Revisão de Conceitos UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia MACROECONOMIA II Ficha de Exercícios 1 Revisão de Conceitos 1. Considere uma família que decide vender a casa onde vivia há 2 anos. Na venda, a

Leia mais

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS

OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS Agosto 2016 OS IMPACTOS DO CONSUMO DE BELEZA NAS FINANÇAS 43,7% Admitem o hábito de gastar mais do que costumam com cuidados de beleza para se sentirem melhor,

Leia mais

Como acabar com as dívidas e fazer sobrar dinheiro. Liquide as suas dívidas e descubra como fazer sobrar dinheiro!

Como acabar com as dívidas e fazer sobrar dinheiro. Liquide as suas dívidas e descubra como fazer sobrar dinheiro! Como acabar com as dívidas e fazer sobrar dinheiro Liquide as suas dívidas e descubra como fazer sobrar dinheiro! Descubra a sua real situação financeira para ter controle sobre ela. É muito comum encontrar

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

10 Passos para o sucesso M.E.I.

10 Passos para o sucesso M.E.I. 10 Passos para o sucesso M.E.I. Neste e-book temos o objetivo de juntamente com você fazer uma reflexão sobre o seu negócio, ou seja, através de várias perguntas que você responderá teremos uma ideia de

Leia mais

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar.

POUPAR. Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. POUPAR Esse hábito é um grande aliado. Neste pequeno guia você terá acesso a pequenas atitudes do dia a dia para começar a ter o hábito de poupar. São pequenas dicas que podem significar a economia de

Leia mais

Unidade IV CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro

Unidade IV CONTABILIDADE. Prof. Jean Cavaleiro Unidade IV CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Objetivo Essa unidade tem como objetivo interpretar as informações contábeis. Análise e tomada de decisão a partir de dados contábeis. Conhecer os índices

Leia mais

5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos

5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos 5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos Saiba como manter sua instituição de ensino no azul Sistema de Gestão Escolar A gestão de uma instituição de ensino envolve muitos desafios e, para

Leia mais

Isso é o que podemos chamar de valor, quando o preço mais baixo pode sair mais caro e as vezes nos causar prejuízos ainda maiores.

Isso é o que podemos chamar de valor, quando o preço mais baixo pode sair mais caro e as vezes nos causar prejuízos ainda maiores. Preço e valor Quando vamos comprar um sabão em pó, encontramos preços que podem variar de R$ 3,00 a R$ 20,00 por kilo e é fácil descobrir a razão da diferença, dificilmente o sabão mais barato agrega valor

Leia mais

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS! Sistema Price! SAC Autores: Francisco Cavalcante(francisco@fcavalcante.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor da Cavalcante Associados,

Leia mais

4º Ano Ensino Fundamental

4º Ano Ensino Fundamental 4º Ano Ensino Fundamental Eixo 1 Avalição Introdução 01 aula -Ler o texto; -Valorizar os sentidos -Texto: Dentro de casa ; Dentro de casa -Explorar as palavras novas do texto; -Pesquisa sobre a vida do

Leia mais

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015 PORTUGAL CONSUMER PAYMENT REPORT A Intrum Justitia recolheu dados de. consumidores em 1 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus; dos seus gastos e da sua

Leia mais

Princípios de Educação Financeira

Princípios de Educação Financeira Princípios de Educação Financeira Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Júnior. Faculdade de Tecnologia de Jales FATEC/Jales 2015 Roteiro da apresentação Introdução Educação Financeira (EF) Metodologia proposta

Leia mais

QuestãoFinanceira. O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro

QuestãoFinanceira. O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro O que deve ser prioridade na vida de uma pessoa quando se fala em dinheiro AlvoPrincipal Ter o suficiente para viver em paz e não dever nada a ninguém SAÍDAS ENTRADA LÍQUIDA SAÍDAS Salário do esposo Necessidades

Leia mais

Crédito não pode ser usado para consumo

Crédito não pode ser usado para consumo Crédito não pode ser usado para consumo Consultor afirma que é preciso racionalidade no uso do empréstimo para se evitar o comprometimento da renda Luiz Carlos Souza Uma prática antiga para quem administra

Leia mais

Apontamento de Despesas

Apontamento de Despesas Apontamento de Despesas O objetivo do Apontamento de Despesas é auxiliá-lo no controle de suas finanças. Com ele, você saberá para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Essa ação faz parte do pilar Diagnosticar

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO

CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO CLUBE DE BENEFÍCIOS SINDIRECEITA GUIA DO USUÁRIO ÍNDICE 1 - Sua tela de login 03 2 - Tela Convênios 07 3 - Tela turismo 15 4 - Tela Carros 21 5 - Tela Medicamento 26 6 - Tela Promoções 28 7 - Área do Cliente

Leia mais

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014.

Taller sobre remesas, educación financiera y microemprendimiento en Goíanía, Brasil, 26 y 27 de Noviembre 2014. Fortalecimiento del diálogo y de la cooperación entre la Unión Europea (UE) y América Latina y el Caribe (ALC) para el establecimiento de modelos de gestión sobre migración y políticas de desarrollo www.migracion-ue-alc.eu

Leia mais

PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER

PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER PLANEJANDO UMA VIAGEM DE SUCESSO SABRINA MAHLER \ As viagens podem ter objetivos diversos, estilos variados e orçamentos infinitamente distintos..você pode ir sozinho, com amigos, com marido ou namorado,

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio

Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Qual a equipe ideal para minha escola? Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Uma boa estrutura é fator determinante para o sucesso do seu negócio Montar uma escola profissionalizante

Leia mais

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO

DIOCESE DE GUARABIRA. Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO DIOCESE DE GUARABIRA Pastoral Familiar O QUE NÃO É PLANEJAMENTO PASTORAL MISSIONÁRIO Planejamento pastoral missionário não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de quantificar não é planejar; Não é previsão

Leia mais

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!!

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!! Finanças no Negócio Mary Kay Faça sua empresa crescer!!! Ajuste sua visão Mary Kay é um NEGÓCIO e não um emprego, muito menos um bico! Um negócio precisa de atenção, administração, cuidado e investimento.

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS

ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS ÁREA DE FORMAÇÃO: PLANEAR O ORÇAMENTO FAMILIAR IDENTIFICAR RENDIMENTOS E DESPESAS Índice Planear o orçamento familiar Tipos de rendimentos Tipos de despesas Estrutura de despesas Saldo do orçamento familiar

Leia mais

QUINA: Novos Preços (Maio/2015)

QUINA: Novos Preços (Maio/2015) QUINA: Novos Preços (Maio/2015) QUINA: Novas Combinações 1. Mudanças na Quina em 24/Maio/2015 Em 24/05/2015, a Quina sofreu alterações nos Preços das Apostas : Os custos foram corrigidos: Aposta de 7 Dezenas...

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro A maioria das pessoas que começa um negócio, não se preocupa muito em fazer um planejamento financeiro. Não dão tanta importância para o navegador da empresa. É o planejamento financeiro

Leia mais

Por isso, aqui vão algumas dicas para ajudar você a planejar a sua viagem, e fazer com que ela seja inesquecível:

Por isso, aqui vão algumas dicas para ajudar você a planejar a sua viagem, e fazer com que ela seja inesquecível: QUANTO DINHEIRO LEVAR NA MINHA VIAGEM PRA ORLANDO? Uma das principais dúvidas que surgem sobre a viagem para a Orlando é quanto dinheiro levar. Muitas pessoas não sabem ao certo quanto irão gastar com

Leia mais

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula 3 2017 Como esticar o Dinheiro Entrando e Saindo do vermelho Já estou no vermelho! SERASA A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos

Leia mais

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios

Como fazer o plano de marketing no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que o plano de marketing é essencial para o plano de negócios Como fazer o plano de marketing

Leia mais

MCC - GER SUL III PALESTRA V

MCC - GER SUL III PALESTRA V MCC - GER SUL III PALESTRA V ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E FAMILIAR O QUE FAZER PARA ESTABELECER O Determinar rendimentos; EQUILÍBRIO FINANCEIRO? Determinar despesas; Manter contabilidade/controle.

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CUSTO FIXO... 5 LIVRO CAIXA... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 CUSTO DO PROCEDIMENTO... 6 DESPESAS... 4 RECEITAS... 4 PREÇO DE VENDA... 7 CONCLUSÃO... 7 CAPITAL DE GIRO... 5 CONSULTÓRIO LEGAL...

Leia mais

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos

Perfil. Descrição do casal Onde querem Chegar? Pilares do Plano: Qualidade de vida e tempo livre com família. Voltarem para SP daqui 2 anos Case Real Perfil Descrição do casal Onde querem Chegar? Valorizam relacionamentos e não coisas Escolheram construir um estilo de vida juntos Fiéis às suas raízes Estão felizes com a vida que têm Voltarem

Leia mais

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar

Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Para onde vai o meu dinheiro????? Treinamento Online com a Diretora De Vendas Ana Carolina Avelar Você gostaria de: Sair do vermelho? Saber quanto você tem sobrando esse mês Não ficar mais no negativo

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA Gestão de Processos Tópico 4 Ferramentas de Qualidade: PDCA Sumário 1. O que é o Ciclo PDCA... 3 2. Importância do Ciclo PDCA... 3 3. Etapas do Ciclo PDCA... 3 3.1 Planejar (PLAN)... 3 3.1.1 Qual é o problema/processo

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO

COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBÍLIARIO Há diversas formas de lucrar através dos investimentos em consórcio. Vou explicar uma a uma em detalhes.

Leia mais

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016

DIA DA SAÚDE FINANCEIRA. Despertar da Consciência Financeira. Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 DIA DA SAÚDE FINANCEIRA Despertar da Consciência Financeira Lavínia Martins, CFP Miriam Bruno, CFP 29/10/2016 Finanças = Dinheiro Quais são as funções do dinheiro? Sistema de preços Meio de troca Reserva

Leia mais

GuiacompletodeFluxodecaixa

GuiacompletodeFluxodecaixa GuiacompletodeFluxodecaixa Introdução 03 Que benefícios o fluxo de caixa gera para sua empresa? 04 Passo a passo de como organizar seu fluxo de caixa 08 8 erros de fluxo de caixa que você deve evitar 12

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

Apontamento de Despesas

Apontamento de Despesas Apontamento de Despesas O objetivo do Apontamento de Despesas é auxiliá-lo no controle de suas finanças. Com ele, você saberá para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Essa ação faz parte do pilar Diagnosticar

Leia mais