O objetivo deste projeto foi diminuir o número de impactos aos indicadores de qualidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O objetivo deste projeto foi diminuir o número de impactos aos indicadores de qualidade."

Transcrição

1 8 1- INTRODUÇÃO O principal objetivo de uma empresa é vender um produto barato e de alta qualidade. Apesar de se tratar de características um pouco contraditórias, são elas que dão credibilidade às indústrias e fazem com que as mesmas se tornem marcas respeitadas e tradicionais. Ser uma marca tradicional envolve a capacidade da empresa em manter seus clientes fiéis ao seu produto, ou seja, a capacidade de manter sua qualidade, garantindo ao consumidor o mesmo sentimento de satisfação em todas suas compras. A ISO 9001 é uma norma internacional que auxilia as empresas neste contexto. Ela propõe alguns princípios que dão suporte às empresas e que as ajudam se sobressair. São eles: foco no cliente, a postura de liderança, o envolvimento do máximo de pessoas, a abordagem e monitoramento sistêmico do processo, as tomadas de decisão, os benefícios mútuos entre empresa e fornecedores, a melhoria contínua, dentre outros parâmetros que são base do sucesso e consequente fidelidade dos clientes. O trabalho foi realizado no setor da Garantia da Qualidade de uma indústria alimentícia tradicional certificada pela ISO 9001, a qual produz cereais para alimentação infantil e adulta. Dentre seus produtos, os principais produzidos são os cereais a base de arroz, aveia e milho. A fábrica em si, trabalha com seis linhas de produção e os produtos oriundos dessas linhas são analisados e monitorados etapa a etapa, antes de entrarem no mercado. Para melhor controle desse monitoramento a empresa trabalha com indicadores, os quais foram avaliados neste trabalho OBJETIVO O objetivo deste projeto foi diminuir o número de impactos aos indicadores de qualidade. Para isso, fez-se necessária uma sucinta apresentação do processo, dos produtos e, logicamente, dos indicadores em questão.

2 9 2- DESENVOLVIMENTO Nesta etapa serão mostrados detalhes do processo de fabricação dos cereais e uma breve revisão da literatura sobre a principal análise de liberação, dentre outros assuntos relevantes para o entendimento do projeto. Também constarão algumas ferramentas de projeto PROCESSO DE FABRICAÇÃO As seis linhas de produção existentes são idênticas, por isso, somente uma será descrita. O processo começa em uma torre de pesagem. A receita é pesada e enviada a um misturador. Após ser misturada, a mistura passa por alguns segundos em um peppemayer, equipamento que funciona como um liquidificador gigante. Durante essa passagem, são adicionadas água e alfa-amilase, sendo a alfa-amilase uma enzima responsável por agir nas moléculas de amido, quebrando-as em moléculas de açúcares menores e, consequentemente, deixando a mistura mais líquida, menos viscosa. Após ser agitada pelo peppemayer a mistura segue até um tanque de equilíbrio. Lá, o vapor é injetado ativando a alfa-amilase que só atua numa faixa de temperatura de C, e então uma suspensão homogênea é formada. Esta suspensão passa por uma tubulação aonde acontece sua pasteurização e em seguida é secada em rolos secantes transformando-se em uma fina camada de produto, semelhante a um filme. O açúcar é um ingrediente essencial na formação deste filme, uma vez que a aderência da sopa aos rolos acontece devido a sua caramelização, o que proporciona tal forma. Em seguida, os filmes são picados e peneirados posteriormente, seguindo para silos denominados silos-base. A próxima etapa constitui na introdução de aditivos. Uma quantidade de silo-base é enviada a um mix, equipamento similar a uma rosca sem fim, onde é dosado probiótico B, vitamina e todos os outros aditivos necessários ao produto que está sendo fabricado. A partir deste ponto, o mesmo está pronto para o envase, procedimento de embalagem. A Figura 1 mostra o fluxograma do processo:

3 10 Figura 1- Fluxograma do processo de fabricação dos cereais Todo o procedimento é computadorizado, sem qualquer contato manual. Entretanto, todas as variáveis devem ser controladas, pois uma diferença de massa específica pode comprometer o envase, assim como uma alta umidade pode fazer com que o produto enrosque na tubulação, uma matéria-prima de origem questionável pode trazer problemas ao final da produção, dentre outros empecilhos que podem atrapalhar o percurso natural até o mercado. Embasando-se neste conceito a empresa realiza testes periódicos a fim de não se deparar com resultados inesperados no momento de liberar seus alimentos TESTES DE LIBERAÇÃO E MONITORAMENTO A saúde e satisfação do consumidor são fatores primordiais, em decorrência desses conceitos o parâmetro qualidade nesta indústria é de excelência. A empresa monitora cada passo do processo. Amostras de silo (meio de linha) são recolhidas três vezes ao dia, destinadas às análises microbiológicas e físico-químicas. Essas análises também são feitas em todos os lotes de produtos terminados (PT), ou seja, já embalados. Ressaltando que duas amostras por lote de PT são analisadas, sendo uma do começo e outra do final do envase. As matérias-primas também passam por um processo de liberação antes de serem utilizadas e, quando fora dos padrões, são devolvidas aos fornecedores.

4 11 Existem diversos tipos de testes, alguns realizados nos laboratórios de linha outros no laboratório central da unidade. Os realizados na linha apresentam resultados imediatos, proporcionando aos próprios operadores a solução de desvios. São eles: umidade, peso específico, teor de vitamina C, dentre outros. Os realizados no laboratório central, pelos setores de microbiologia e físico-química, são utilizados para liberação dos produtos, sendo eles Enterobacteriaceae, aeróbios mesófilos, atividade de água e sensorial. É válido lembrar que o laboratório central também realiza análises semelhantes às dos laboratórios de linha com o objetivo de validar os resultados e equipamentos utilizados nas áreas de produção, é o plano interno de autocontrole. Dentre todos os testes realizados na fábrica dá-se enfoque aos de liberação de PT, uma vez que o produto não pode faltar no mercado. Em decorrência do projeto desenvolvido o enfoque foi dado à análise dos microrganismos Enterobacteriaceae, já que foram eles os principais responsáveis por causar contaminação nas linhas e por impactar os indicadores de qualidade, bloqueando produtos no ano de 2012, de acordo com dados de dossiês internos. Desta forma, para clarear as ações adotadas posteriormente foi feito um levantamento bibliográfico sobre este assunto, com descrição da sua análise ENTEROBACTERIACEAE (Eb) O Eb é um grupo de microrganismos que funciona como indicador de contaminação microbiológica, ou seja, na presença de um microrganismo patógeno o Eb aparece numa quantidade correlacionada enquanto que na ausência deste tipo de microorganismo o Eb não aparece. Além disso, ele não é um contaminante natural do produto e é detectado por uma análise fácil e rápida (SANDERS; BROPHY, 2000). Segundo Rollins e Joseph (2000), o grupo Eb é muito amplo, trata-se de mais de 30 gêneros e 120 espécies, estando entre eles os Coliformes totais e fecais, a Escherichia coli, Salmonella spp, entre tantos outros patógenos capazes de afetar a saúde de seres humanos, atuando principalmente no trato digestivo. Sabe-se que, diariamente, as pessoas ingerem grande quantidade de microrganismos e o Eb é um tipo que, em número suficientemente grande, sobrevive na passagem pelo sistema gastrointestinal, causando infecção devido aos mecanismos de defesa do hospedeiro.

5 12 São bactérias caracterizadas como Gram negativas pelo método de coloração estabelicida por Hans Christian Gram, ou seja, possuem uma parede celular mais complexa que a dos microrganismos denominados Gram positivos (ESTRELA; PECORA,1997). Possuem formas de bastonetes e são seres aeróbicos ou anaeróbicos facultativos, pleomórficos e não possuem o Citoromo C (ESTRELA; PECORA,1997). Facilmente se multiplicam em vários meios de cultura, dentre eles o VRBG (Violet Red Bile Glicose Agar) que é utilizado na análise. A seguir está descrito o procedimento de detecção: TESTE DE DETECÇÃO DE ENTEROBACTERIACEAE Inicialmente, 10 gramas de amostra são pesadas e diluída em 90 gramas (9 vezes o peso da amostra) de água peptonada esterilizada, dentro de um saquinho plástico próprio. Essa mistura é levada ao homogeneizador (stomacher) por aproximadamente 2 minutos. Alguns analistas costumam colocar 1 ml de amilase (devidamente esterilizada), antes de colocar no stomacher, o que ajuda na hora de pipetar além de não influenciar no resultado. Com o auxílio de uma pipeta, 10 ml dessa solução deve ser pipetada e colocada em um tubo de ensaio, procedimento este que deve ser feito dentro de uma capela de fluxo laminar, esterilizador de ar. O tubo de ensaio com a solução (FIGURA 2) é mantido numa estufa 37 C por 24h, com intuito das colônias crescerem, já que elas se encontram na temperatura ideal. Figura 2 - Tubo de ensaio com solução da amostra.

6 13 Após esse período, utilizando uma alça descartável, deve-se fazer o estriamento da amostra em uma placa de petri contendo o meio de cultura VRBG (Violet Red Bile Glicose Agar), preparado conforme especificação do fornecedor (FIGURA 3): Figura 3 - Placa de Petri com VRBG. Após o estriamento, a placa de petri deve permanecer por mais 24h na estufa 37 C, e no dia seguinte se a mesma apresentar características de Eb é preciso confirmar através de testes ccomplementares. As características são uma cor amarelada, uma colônia um pouco viscosa e um espalhamento contínuo conforme Figura 4: Figura 4 - Placa contaminada por Eb. Quando essa placa apresenta-se limpa, sem nenhum desses indícios descritos, o produto apresenta resultado negativo e a análise é encerrada, em dois dias. Quando há indícios de

7 14 contaminação dois testes de confirmação devem ser feitos para não se obter um resultado duvidoso, que são eles, o teste da glicose e da oxidase, o que aumenta o tempo de análise em um dia. A colônia presente na placa deve ser repicada em um tubo de ensaio contendo glicose e levada a condições anaeróbias por 24h. Se ocorrer a fermentação da glicose, o teste confirmativo estará nítido (FIGURA 5). Essa fermentação é visível a olho nu, uma vez que o meio de cultura glicose é verde e quando fermentado fica amarelo. Figura 5 - Fermentação da glicose, tubo da esquerda glicose fermentada. O teste negativo é realizado através da fita de oxidase. Como o Eb não possui citocromo C sua oxidase deve apresentar-se negativa (FIGURA 6), deixando a fita com um tom claro. Figura 6 - Oxidase negativa (segunda fita)

8 15 Esses dois resultados, fermentação positiva e oxidase negativa, nos garantem a credibilidade dos resultados e confirmam a presença de Eb. É válido ressaltar que em todas as análises microbiológicas os meios de cultura devem ser preparados conforme especificações de fornecedores e todo material utilizado deve estar devidamente esterilizado para que não haja nenhum tipo de contaminação cruzada dentro do laboratório, o que promoveria um resultado falso positivo. Um teste positivo e validado de Eb indica a existência de uma fonte de contaminação dentro da linha e impacta diretamente a liberação de PT. Uma forma de evitar esse tipo de contratempo é a existência das barreiras microbiológicas dentro do processo de fabricação BARREIRAS MICROBIOLÓGICAS Barreiras microbiológicas são pontos que eliminam ou pelo menos reduzem a carga microbiana dentro do processo. Podem ser procedimentos químicos ou físicos e, dependendo do tipo, são classificadas como microbiocida, microbiostática e previnem a contaminação do produto (LEISTNER, 2000). Barreiras microbiocidas são aquelas que destroem ou inativam os microrganismos através de um procedimento físico. Neste caso, trata-se da etapa de pasteurização. A pasteurização é um processo térmico que elimina microrganismos patogênicos pelo aumento de temperatura (LEISTNER, 2000). Barreiras microbiostáticas limitam ou previnem o crescimento microbiano por meio químico ou físico. O monitoramento de atividade de água pode ser entendido como um tipo de barreira microbiostática neste processo, tendo em vista que o Eb necessita de uma quantidade de água mínima para sobreviver (acima de 0,6 unidades) (LEISTNER, 2000). Já as barreiras que previnem contaminação são aquelas que protegem o produto contra acesso de microrganismos da vizinhança, no caso as embalagens estéreis (LEISTNER, 2000). O controle das barreiras é de extrema importância uma vez que se os microrganismos encontrarem condições adequadas eles se proliferam rapidamente.

9 16 Existem alguns fatores intrínsecos e extrínsecos capazes de afetar o crescimento dos mesmos. Os intrínsecos são ligados ao microambiente em que eles estão inseridos, nutrientes, água, ph, potencial redox do meio, referentes as propriedades físicas e composição química do alimento. E os extrínsecos são ligados ao macroambiente, tais como, temperatura, pressão, luz, entre outros (LEISTNER, 2000). Combinar barreiras microbiológicas é uma boa alternativa quando o objetivo é proteger o produto. Essa combinação pode ser chamada de tecnologia de obstáculos e depende somente das características requeridas do PT. Em alguns casos, uma única barreira pode ser suficiente já em outros, quanto mais barreiras melhor. Na fabricação de produtos alimentícios quanto maior o número de barreiras, melhor, pois se trata de um produto ligado diretamente a saúde do consumidor. Conhecendo as barreiras utilizadas no processo de fabricação apresentado e tendo uma base sobre a empresa e seus métodos de liberação de PT, resta apresentar as ferramentas utilizadas antes de apresentar o projeto propriamente dito FERRAMENTAS DE PROJETO: BRAINSTORM É um levantamento de idéias realizado em reuniões periódicas, onde todos participantes dão sua opinião. Opiniões essas que serão anotadas, revisadas e que farão parte da elaboração do plano de ação. É surpreendente como idéias simples podem acarretar em mudanças efetivas do plano de ação (LOBO, 2012) PLANO DE AÇÃO 5W1H Sucintamente, o plano de ação pode-se apresentar como um formulário onde serão atribuídas as tarefas, as pessoas responsáveis, o prazo para conclusão, dentre outros fatores. Nele, as seis perguntas deverão ser respondidas (LOBO, 2012): 1- What? (O que será feito?) 2- Who? (Por quem?) 3- When? (Quando?)

10 17 4- Where? (Onde?) 5- Why? (Por que será feito?) 6- How? (Como?) DMAIC O DMAIC é um ciclo de desenvolvimento de projetos muito utilizado nas empresas para reduzir defeitos, gerar melhorias, dentre outras milhares de funções. É um método sistemático que consiste em cinco etapas, as quais derivam das siglas do seu nome: Definir, Medir, Agir, Implementar e Controlar (ESCOBAR, 2013). Basicamente, a etapa Definir sugere a identificação do problema e dos todos seus parâmetros, além da previsão do projeto. A etapa Medir está relacionada aos dados que se tem ou à uma nova coleta de dados. A etapa Agir consiste na análise dos dados, no levantamento de possíveis causas e em um plano de ação. A etapa Implementar implica na implementação de mudanças, de solução. Enquanto a etapa Controlar deve garantir que o problema está solucionado e que não há chances dele se repetir. Essas três ferramentas foram utilizadas na fase de ação deste projeto.

11 18 3- CONSTRUÇÃO DO PROJETO 3.1- DEFININDO O PROJETO: Na fabricação dos cereais existe uma meta dedicada à liberação de produtos terminados. Esta meta gira em torno do prazo com que os produtos fabricados entram no mercado e a mesma é repassada pela sede da empresa à unidade anualmente. No ano de 2013 tal meta sugeria que 99,70% dos cereais fossem liberados para o mercado dentro de três dias após sua fabricação. É o tempo necessário para a realização das análises. Acontece que a real percentagem de liberação que atendia essa restrição até o mês de maio de 2013 era de 98,58%, devido a alguns desvios ocorridos no início do ano. Assim, surgiu a necessidade de verificar o que estava ocorrendo e agir a fim de subir essa percentagem até o fechamento do ano fiscal, dezembro Essa meta é enumerada através de dois indicadores que na fabricação dos cereais andam juntos, são eles o FTQ (First Time Quality) e o OTR (On Time Release) que visam liberar o produto partindo de bons resultados de qualidade na primeira análise e dentro de um prazo estabelecido, respectivamente. Uma reanálise, um caso de não liberação ou um retrabalho do produto representa alguma deficiência no processo e impacta esses dois indicadores de qualidade simultaneamente. Ressaltando que eles são os únicos indicadores referentes à liberação de PT e, por este motivo, foram os únicos utilizados neste projeto, pois são os responsáveis pela meta citada anteriormente. O cálculo é feito da seguinte forma: FTQ = Número de lotes liberados a partir da primeira an álise Número de lotes produzidos. 100, (1) OTR = Número de lotes liberados dentro do prazo Número de lotes produzidos. 100 (2) A atual situação presenciada não apresenta um histórico de ocorrência relevante, uma vez que nos dois anos antecedentes a unidade conseguiu fechar o período dentro da meta. Assim, o intuito desse projeto foi utilizar os meses de junho a dezembro para alcançar a percentagem desejada e encerrar o ano conforme os antecedentes. Para isso, uma equipe foi escolhida para investigar todos os casos de não liberação ocorridos, justificá-los e garantir que determinados acontecimentos não iriam se repetir.

12 19 As perdas atuais causam descredibilidade da unidade junto à sede da empresa, e a perda do seu conceito de excelência. E os ganhos advindos do alcance da meta manteriam o padrão de referência quanto às outras unidades, gerando lucros subjetivos não mensuráveis. As análises responsáveis pela liberação de PT s são de Enterobacteriace (Eb), aeróbios mesófilos, atividade de água e sensorial e são realizadas nos laboratórios de microbiologia e de físico-química, conforme citado anteriormente. Por isso a equipe formada contava com membros desses dois laboratórios, um higienista, o gestor dos cereais, um operador desse setor e a gerente da qualidade. Este projeto iniciou-se em maio de 2013 e terminou em dezembro deste mesmo ano MEDIR A partir da revisão de dossiês pode-se perceber que o problema está focado. Os reais dados não foram imputados, mas as percentagens ajudaram obter a dimensão da real situação. Se até o mês de maio somente 98,58% dos cereais foram liberados em primeira análise respeitando o tempo de liberação, a meta 99,70% estava bem difícil. Acontece que a Garantia da Qualidade, de qualquer forma, teria que justificar qualquer desvio. Sendo assim, segue-se o projeto com critérios de desdobramento baseados no Eb, a sua estranha freqüência no início do ano, as suas causas de ocorrência, etc. Ressaltando que a percentagem no início da investigação estava bem baixa quando comparada a do ano anterior, 2012, na mesma época (99,5%), e qualquer pequena variação indica grande perda uma vez que se trata de lotes correspondentes a toneladas de produto AGIR Esta etapa consistia em eliminar o Eb dos produtos terminados. Como integrante, eu liderei o projeto na função de Analista da Microbiologia. A equipe que conduziu o projeto iniciou suas investigações desde a concepção do mesmo. Durante a primeira reunião, um brainstorm foi feito e algumas informações adquiridas. O primeiro fator intrigante foi a coincidência de algumas datas de contaminação com troca de produtos na linha, o que indicou que a limpeza poderia ter sido feita de maneira incorreta, comprometendo o startup da linha. Outro fator considerado foi a contratação de novos operários em fevereiro de 2013, informação esta que poderia ter algum valor.

13 20 A temperatura de pasteurização, uma das barreiras microbiológicas, também foi questionada uma vez que ela poderia estar sendo insuficiente para matar microrganismos da família Eb. A amostragem foi considerada, pois um operador destreinado poderia contaminar a amostra coletada. Além disso, uma obra de ampliação estava sendo realizada na unidade, causando bastante poeira perto dos setores de fabricação e movimento de operários terceiros nessas áreas. Estes, que poderiam estar desobedecendo aos procedimentos relevantes das áreas de alto nível de higiene. Resultado do primeiro Brainstorm pode ser representado pela Tabela 1: Tabela 1 - Brainstorm Possíveis Causas de contaminação 1 Limpeza mal feita compromete startup de linha 2 Novos funcionários 3 Temperatura de pasteurização 4 Amostragem 5 Obras Desta forma, a investigação se voltou ao procedimento de limpeza, ao treinamento dos novos profissionais tanto para limpeza como para amostragem, ao processo de pasteurização e as movimentações causadas pela obra. Para organizar a investigação, um plano de ação foi criado delegando nomes e datas às ações que deveriam ser tomadas (TABELA 2):

14 21 Item Limpeza Funcionários novos Temperatura de pasteurização Amostragem Obras Qual ação será executada? Inspeção da limpeza Verificar se os mesmos possuem treinamento de limpeza Verificar se a temperatura é capaz de eliminar o Eb Verificar se os funcionários possuem treinamento de amostragem e se realizavam de maneira correta Verificar se a poeira ou os vestígios não entravam nas áreas de fabricação Tabela 2: Plano de ação Por quê? Como? Onde? Quando? Por quem? Para verificar se está sendo feita conforme validação Monitoramento presencial e questionamento aos funcionários No setor cereais No próximo startup Para verificar se Revendo Setor de No estão aptos a registros de Recursos próximo exercer tal treinamento humanos dia procedimento Para comprovar Pesquisa Setor Em junho a eficiência do bibliográfica e Cereais processo de monitoramento pasteurização da pasteurização Para que não Através dos Setor de Junho ocorra registros de Recursos contaminação de treinamento e Humanos amostra no acompanhando e Cereais momento da os mesmos em amostragem algumas coletas Garantir que não Através de Setor Junho prejudique o PT análises de ar e cereais ambiente Analista da Microbiologia Analista da Microbiologia Analista da Físico- Química Analista da Físico- Química Higienista A partir desse plano de ação o trabalho se iniciou e, diariamente, a equipe se reunia para discutir o mesmo. O analista da Físico-Química percebeu que todos os funcionários responsáveis pela amostragem tinham treinamento registrado no setor de recursos humanos. E, ao acompanhálos era visível que esta não era uma causa relevante. O mesmo também garantiu que o processo de pasteurização era eficaz e que a temperatura utilizada era suficiente para eliminar o Eb das linhas de produção.

15 22 O higienista também comprovou, através de análises de ar e de ambiente, a não interferência da obra no tipo de contaminação em questão. Ele ainda levantou uma observação importante: todos os terceiros que transitavam pela fábrica durante esse período de obra teriam passado por uma integração e estavam cientes de como deveriam agir dentro das áreas de alto nível de higiene. Diante de tais conclusões, o procedimento de limpeza denominado CIP (Cleanning In the Place) se tornou o pilar da investigação. Por este motivo, o analista da microbiologia, encarregado pela ação, definiu alguns parâmetros para analisar melhor a situação CIP (CLEANNING IN THE PLACE) O CIP tem como princípio básico limpar o interior de tubulações e equipamentos utilizando a combinação de ações químicas, mecânicas e térmicas, com o objetivo de remover qualquer tipo de resíduo. O sucesso desse procedimento depende da eficiência dos seus 5T`s, titulação, tempo, turbulência, temperatura e treinamento que são as variáveis do sistema. Com o intuito de inspecionar o CIP, foi feito um breve levantamento dessas variáveis: Titulação: Existem sistemas de limpeza com vários tipos de espécies químicas. A soda cáustica é uma das mais comuns e é a utilizada neste caso. Por se tratar de uma solução alcalina a soda é capaz de solubilizar gorduras vegetais, de animais, de leite e proteínas. Ela age dissolvendo as proteínas e saponizando as gorduras, fazendo com que essas substâncias permaneçam na solução de limpeza e deixem a tubulação. A quantidade de reagente é um fator importante uma vez que ela deve ser suficiente para limpar toda a tubulação, aí entra a titulação. Procedimento realizado no laboratório central que garante que a concentração da solução utilizada esteja na faixa de 1,5 a 2% em massa. Valor esse estipulado por testes de validação, considerando o tipo de gordura presente no equipamento, a quantidade de produto, o tempo de residência, a umidade e a força de adesão da gordura nas paredes da tubulação. Uma elevada concentração é considerada um desperdício de reagente enquanto que uma baixa não apresenta um bom desempenho no tempo ideal.

16 23 Tempo: Obtido também através de testes preliminares, o tempo ideal pode ser entendido como aquele que não é curto o suficiente para apresentar uma limpeza imprópria e nem grande o suficiente para atrasar o início da produção. Turbulência: É a energia mecânica gerada por uma bomba sob forma de pressão que é dissipada em forma de fricção e turbulência dentro do equipamento. A maior vantagem de utilizar uma bomba ao invés de um sistema manual na realização do CIP é a consistência da energia, que permanecerá constante. Instruções operacionais validam uma velocidade de fluido de 1,5 m/s como ideal. Essa velocidade causa tensões superficiais dentro do equipamento que são capazes de limpar os mesmos, além do fato de que velocidades maiores não apresentariam resultados muito mais eficientes, ou seja, que compensasse o custo de uma bomba maior. Temperatura: A temperatura também tem um valor ótimo. Esse valor deve ser alto o suficiente para reduzir o tempo de CIP, mas não deve acarretar desgastes nos equipamentos e elevadas perdas térmicas. No caso de cereais contendo açúcar, temperaturas muito elevadas podem caramelizar o açúcar, fazendo com que o mesmo se fixe nas paredes, dificultando sua remoção. Temperatura utilizada para o CIP está entre C. Treinamento: Tendo as variáveis acima definidas, os operadores devem ser formalmente treinados para a execução do procedimento. Respeitando os 5T s o CIP torna-se muito simples. Existe uma estação CIP dentro da fábrica, então, quando esse procedimento é solicitado, basta encerrar a fabricação, conectar as tubulações da estação, ao invés das de matéria-prima e deixar os equipamentos rodarem normalmente, como se estivesse fabricando produto. Vale ressaltar que dois enxágues devem ser feitos, um no início e um ao final do ciclo de limpeza.

17 24 Esses enxágues são monitorados por mais uma variável, denominada Demanda Química de Oxigênio (DQO) que mede a carga orgânica dissolvida na água durante o ciclo. A DQO é medida no início (primeiro enxágue), meio (durante o CIP), onde normalmente deve apresentar um resultado maior que o início, o que representa que resíduos orgânicos estão sendo removidos, e fim (último enxágue). A DQO final deve apresentar um valor menor ou igual a 200 mg/l, este é um critério de parada do CIP. Também é importante verificar a água utilizada na limpeza que deve ser limpa e com parâmetros dentro de normas. A eficiência de uma limpeza é função da habilidade do composto químico de remover as substâncias em determinado tempo, temperatura e condições preestabelecidas com um custo não muito elevado. O procedimento que estava sendo realizado estava de acordo com o estabelecido pelas instruções internas, porém, uma grande falha foi encontrada no sistema de limpeza. Os rolos secantes, equipamentos que entram em contato com o produto após sua pasteurização, não participavam desse sistema automatizado de limpeza e eram limpos manualmente com panos e produtos específicos. Por esse motivo, quando a fabricação era iniciada dois minutos de produção deveriam ser descartados (para retrabalho) a fim de eliminar qualquer vestígio desse sistema de limpeza e evitar contaminação nos PT s. Acontece que os operadores responsáveis por esse descarte eram os funcionários novos. E apesar de treinados, eles afirmaram que esperaram somente um minuto devido a conselhos passados por colaboradores mais antigos os quais garantiam não influenciar em nada. Este fato, provavelmente era a causa raiz do problema abrangido pelo projeto, mas ainda era preciso comprovar a veracidade desta hipótese. Para validar esta descoberta alguns testes de Eb foram feitos em silos antes de dois minutos de produção. A cada startup de linha oito amostras foram coletadas e analisadas, uma a cada 15 segundos de passagem do produto. A presença de Eb foi constatada em todas as amostras retiradas com menos de 1,5 minutos (6 primeiras amostras) devido a umidade e aos resíduos do procedimento de limpeza. E as amostras coletadas entre 1,5 2,0 minutos (as 2 últimas) foram utilizadas para dar credibilidade à hipótese, uma vez que apresentaram resultados isentos de Eb. Neste ponto, comprovou-se a causa raiz dos impactos aos indicadores e a próxima ação tomada foi a realização de novo treinamento para os colaboradores com demonstração dos

18 25 testes realizados e com a exposição dos prejuízos que os indicadores obtiveram devido a ação que estava sendo tomada pelos mesmos IMPLEMENTAR A implementação do verdadeiro método de limpeza foi feita, ou seja, o descarte de dois minutos foi implantado, ressaltando que durante o mês de julho todas as limpezas realizadas foram monitoradas por um integrante da equipe. Durante este mesmo período as percentagens de OTR e FTQ já começaram a subir superando as expectativas da equipe. Devido a este resultado a equipe também implementou um documento escalando, de maneira alternada, um integrante da equipe para fiscalizar cada startup CONTROLAR De agosto a dezembro os controles de limpeza e de startups foram realizados pela equipe e o Eb apareceu somente mais duas vezes durante esse período, uma em setembro e a outra em novembro. Sendo que essas vezes foram investigadas e justificadas por um vazamento de água na linha. Isto significa que o problema foi solucionado e controlado com sucesso. Em relação às percentagens dos indicadores, elas subiram bastante, mas não atingiram a meta, uma vez que matematicamente seria quase impossível, pois o início do ano deixou consequências cruciais. Entretanto o projeto contribuiu para amenizar o desvio e subir de 98,58% para 99,21% a porcentagem de cereais liberados dentro do prazo. Agora a unidade deve justificar a real situação à sede diante de um desvio de meta bem menor, deixando de perder uma grande credibilidade.

19 26 4- CONCLUSÕES O projeto desenvolvido não atingiu a meta desejada pela empresa, mas reverteu em grande escala os danos causados a unidade. O problema foi descoberto, diagnosticado e controlado, mas devido a situação inicial os números não contribuíram para o sucesso total do mesmo. Particularmente, a minha meta foi atingida. Foi um trabalho que contribuiu bastante para a minha formação e atuação como profissional dentro da empresa, pois as investigações me fizeram ampliar horizontes, sair da área de atuação e ter contato com áreas que não faziam parte do meu cotidiano. O conhecimento da interligação dos setores, ao meu ponto de vista, é de essencial importância para um engenheiro químico assim como a prática do trabalho em equipe.

20 27 5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Draft Code of Higienic Practice of Milk and Milk products Anexo II Parte A: Guidelines for the Aplication and Management of Hurdle Tecnology. Acesso em LEISTNER, L. (2000). Basic Aspects of food preservation by hurdle technology. International Journal of Food Microbiology, v.55, p ESTRELA, C; PÉGORA, J. Caracteristicas da Citologia bacteriana, Disponível em acesso em 10 ago LOBO, Renato. Gestão de produção, 1ª edição, Editora Érica Ltda, Enterobacteriaceae. Disponivel em enterobacteriaceas.pdf acesso em 27 jun ROLLINS, D.M; Joseph, S.W. PATHOGENIC MICROBIOLOGY. Disponível em acesso em 25 jun SANDERS, C.; BROPHY, K. Chapter 16 Enterobacteriaceae.Disponível em cd=4&ved=0cewqfjad&url=http%3a%2f%2fwww.austincc.edu%2fkotrla%2fmicrol ect13enterobacteriaceae.ppt&ei=fccvupyhm5pw8gte_ygycg&usg=afqjcnhnjm BHZ6_qfw9t5Ev9CqHKeI1kxQ acesso em 10 jul ESCOBAR, Jefferson. DMAIC. Disponível em Acesso em 6 jan 2014.

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR

Adriano Marum Rômulo. Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Adriano Marum Rômulo 2014 Uma Investigação sobre a Gerência de Projetos de Desenvolvimento de Software em Órgãos do Governo do Ceará com Base no MPS-BR Agenda I. Introdução II. Referencial Teórico III.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Resumo: Uma detalhada análise dos custos incorridos num processo produtivo é de fundamental

Leia mais

11/02/2015 CONTROLE DE QUALIDADE GARANTIA DA QUALIDADE. O que é Qualidade? QUALIDADE EVOLUÇÃO DA QUALIDADE. Para o consumidor.

11/02/2015 CONTROLE DE QUALIDADE GARANTIA DA QUALIDADE. O que é Qualidade? QUALIDADE EVOLUÇÃO DA QUALIDADE. Para o consumidor. O que é Qualidade? CONTROLE DE QUALIDADE X GARANTIA DA QUALIDADE Para o consumidor Para o produto Definição difícil e subjetiva. Cada consumidor apresenta preferências pessoais. Qualidade adquire atributo

Leia mais

APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho

APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho O que é APPCC? O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Portaria N 46, de 10 de fevereiro de 1998 Art. 1 O que motivou

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

APLICAÇÃO DO SOFTWARE E3 PARA O CONTROLE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO ENZIMÁTICA NA NOVOZYMES

APLICAÇÃO DO SOFTWARE E3 PARA O CONTROLE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO ENZIMÁTICA NA NOVOZYMES APLICAÇÃO DO SOFTWARE E3 PARA O CONTROLE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO ENZIMÁTICA NA NOVOZYMES Este case apresenta a aplicação da solução Elipse E3 para automatizar e coletar mais informações sobre as etapas

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011

Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 06/04/2011 Melhoria Contínua PDCA/SDCA e suas ferramentas 6/4/211 PRODUTIVIDADE O que é o melhoria contínua? Quando se tem o Gerenciamento da Rotina implantado temos a melhoria tipo escada sempre melhorando o resultado

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação

Boas Práticas de Fabricação Embrapa Hortaliças II Encontro Nacional do Agronegócio Pimentas (Capsicum spp.) Boas Práticas de Fabricação Fernando Teixeira Silva Embrapa Agroindústria de Alimentos I- Introdução As Boas Práticas de

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

2. DEFINIÇÃO E CONCEITO

2. DEFINIÇÃO E CONCEITO 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para controlar todos os equipamentos e instrumentos do Laboratório do Grupo Santa Helena garantindo suas inspeções, manutenções e calibrações de forma a mantê-los

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar

FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha José Carlos de Toledo Daniel Capaldo Amaral GEPEQ Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP - UFSCar FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha 1 1 Introdução

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1. O que é limpeza É o ato de remover todo tipo de sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo. 1.1 Limpeza

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br Indicadores de desempenho www.qualidadebrasil.com.br Zafenate Desidério De 1999 até 2010 atuando como gestor da Qualidade através de 5 cerbficações ISO 9001 no Rio Grande do Sul nas áreas eletrônicas E

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO Grande parte das indústrias farmacêuticas, cosméticos e de veterinários, utilizam processos de terceirização, para otimizar suas produções, para casos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

Controle da qualidade em uma fábrica de sorvetes de pequeno porte

Controle da qualidade em uma fábrica de sorvetes de pequeno porte Controle da qualidade em uma fábrica de sorvetes de pequeno porte Fernanda Lima Pereira 1, Suelem Correia Garcia 1, Tiago Rodrigues da Costa 1, Rodrigo Herman da Silva 2 ¹Estudante do curso de Engenharia

Leia mais

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. INVENTÁRIO DO ESTOQUE DE MERCADORIAS Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

6 Construção de Cenários

6 Construção de Cenários 6 Construção de Cenários Neste capítulo será mostrada a metodologia utilizada para mensuração dos parâmetros estocásticos (ou incertos) e construção dos cenários com respectivas probabilidades de ocorrência.

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Como acelerar o Fluxo de Caixa da empresa?

Como acelerar o Fluxo de Caixa da empresa? Como acelerar o Fluxo de Caixa da empresa? João Henrique Almendro, sócio fundador da AG50 C omo acelerar o Fluxo de Caixa da empresa? Essa questão da maior importância para gestão das empresas hoje em

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.}

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.} {Importante: não se esqueça de apagar todas as instruções de preenchimento (em azul e entre parênteses) após a construção do plano.} {O tem por finalidade reunir todas as informações necessárias à execução

Leia mais

4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI

4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI 4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI Contextualizando Para o quarto Encontro de Usuários de Bi o tema escolhido foi sobre os mo8vos que levam projetos de BI a serem tão longos e o que poderia ser feito para torná-

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade

O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade O Ambiente Empresarial e a Sustentabilidade Instrumentos de Gestão Empresarial: Buscando se inserir os princípios relacionados à sustentabilidade no âmbito e na realidade empresarial, diversos instrumentos

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO 2013/02

SELEÇÃO DE ESTÁGIO 2013/02 SELEÇÃO DE ESTÁGIO 2013/02 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio no Laboratório Teuto. Os interessados deverão enviar currículos até dia 04/06/13, para o e-mail seleção@teuto.com.br,

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2

APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2 APLICACAÇÃO DE METRICAS E INDICADORES NO MODELO DE REFERENCIA CMMI-Dev NIVEL 2 Renan J. Borges 1, Késsia R. C. Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí, PR Brasil renanjborges@gmail.com, kessia@unipar.br

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Peça com o cilindro antes de ser cromado

Peça com o cilindro antes de ser cromado ELIPSE E3 REDUZ OS GASTOS COM REAGENTES QUÍMICOS E MÃO-DE-OBRA UTILIZADOS NA CROMAGEM DOS CILINDROS DA STIHL Solução da Elipse Software permite que apenas nove operadores, por turno, controlem todas as

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade 3 Processo de Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Não existe um jeito único de se implementar um sistema da qualidade ISO 9001: 2000. No entanto, independentemente da maneira escolhida,

Leia mais

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz

Desempenho da Fase Analítica. Fernando de Almeida Berlitz Indicadores de Desempenho da Fase Analítica Fernando de Almeida Berlitz Ishikawa Estratégia e Medição PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO OS SERVE... Processos PROCESSOS Não existe um produto

Leia mais

CARTILHA PARA O USO DA MARCA

CARTILHA PARA O USO DA MARCA Página 1 de 11 PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO Este procedimento é parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade da BRICS. Quando disponível em domínio público, está sujeito a alterações sem aviso

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais