T E O R I A GER A L D O DIREITO CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "T E O R I A GER A L D O DIREITO CIVIL"

Transcrição

1 Ponto 08 Bens 1. Conceito ROTEIRO DE AULA a) Coisa É tudo o que pode satisfazer uma necessidade humana. b) Bem É toda coisa material útil ao homem enquanto economicamente valorável e suscetível de apropriação. OBS: Alguns autores invertem esses conceitos. Outros dizem que são sinônimos. O Código Civil anterior não fazia a distinção entre bem e coisa, usando ora um, ora outro termo, como sinônimos. Já Código atual utiliza apenas o termo BEM. Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação jurídica. 2. Classificação doutrinária a) Quanto à sua exteriorização (classificação doutrinária) Corpóreos, Materiais, Tangíveis ou Concretos - São aqueles que possuem existência física; são os percebidos pelos sentidos. Ex: imóveis, jóias, carro, dinheiro Incorpóreos, Imateriais, Intangíveis ou Abstratos - São aqueles que possuem existência abstrata e que não podem ser percebidos pelos sentidos. Ex: propriedade literária, o direito do autor, a propriedade industrial (marcas e patentes) 3. Classificação Legal Segundo a classificação legal, os bens podem ser divididos em diferentes classes que, aproximando-se pelo seu elemento em comum, facilitam o seu estudo. Assim pode ser feita uma classificação inicial: 1. Bens considerados em si mesmos 2. Bens reciprocamente considerados 3. Bens considerados em relação ao titular do domínio 4. Coisas fora do comércio 3.1) Bens considerados em si mesmos a) Quanto à mobilidade Imóveis (art. 79/81 do CC) São aqueles que não podem ser removidos, transportados, de um lugar para o outro, sem a sua destruição.

2 Podem ser divididos em: a.1) Imóveis por natureza É o solo e tudo quanto se lhe incorporar naturalmente (árvores, frutos pendentes), mais adjacências (espaço aéreo, subsolo). Questionamento pertinente: O dono do solo será, também, o dono do subsolo? (passagens, garagens subterrâneas, porões, adegas...) Segundo o art. 176 da CF, as jazidas, os recursos minerais e hídricos constituirão propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, ficando sob o domínio da União. Todavia, é garantido ao dono do solo a participação nos resultados da lavra. a.2) Imóveis por acessão física É tudo que o homem incorpora permanentemente ao solo, não podendo removê-lo sem destruição, modificação ou dano Ex: sementes plantadas, edifícios, construções pontes, viadutos, etc. Acessão quer dizer aumento, acréscimo de uma coisa a outra Questionamentos pertinentes: 1) Um imóvel que pode ser removido para outro local é imóvel? 2) Uma janela que venha a ser removida de um prédio em reforma, é móvel ou imóvel? (art. 81 do CC) 3) Uma porta retirada de uma casa para ser colocada em outra é móvel ou imóvel? a.3) Imóveis por acessão intelectual Não mais se aplica após a entrada em vigor do Código Civil São bens móveis que um foram imobilizados pela vontade das partes. É uma ficção jurídica. a.4) Imóveis por disposição legal São aqueles que assim determina a lei para que possam receber melhor proteção jurídica. Art. 80 do CC 1. os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram; 2. o direito à sucessão aberta. Móveis São aqueles que podem ser removidos, transportados, de um lugar para outro, por força própria ou estranha, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. Podem ser divididos em: a.1) Móveis por natureza São aquelas que podem ser transportadas sem a sua destruição, por força própria ou alheia.

3 Força alheia x Força própria (semoventes) a.2) Móveis por antecipação ou por destinação São aqueles inicialmente imóveis, mas que podem ser mobilizados por uma intervenção humana. Ex. As árvores enquanto ligadas ao solo são bens imóveis por natureza, exceto se se destinam ao corte, quando convertem-se, neste caso, em móveis por antecipação a.3) Móveis por determinação legal São aqueles que assim determina a lei para que possam receber melhor proteção jurídica. Art. 83 do CC 1. as energias que tenham valor econômico; 2. os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes; (Ex. Direito autoral) 3. os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações Questionamento pertinente: Os navios e aeronaves são bens móveis ou imóveis? (Falar sobre sui generis) Apesar de serem fisicamente bens móveis, são tratados pela lei como imóveis, necessitando de registro especial e admitindo hipoteca. Importância da distinção entre bens móveis e imóveis 1) Formas de aquisição da propriedade Bens Imóveis Registro ou transcrição do título da escritura pública no Registro de Imóveis Bens Móveis Tradição 2) Outorga marital/uxória Necessária Desnecessária 3) Usucapião 1) Usucapião Extraordinária 15 anos sem título, sem boa-fé. 10 anos sem título, desde que resida no local ou tenha realizado obras produtivas. 2) Usucapião Ordinária 10 anos com título, boa-fé. 05 anos com título, boa-fé, adquirido onerosamente, desde que resida no local ou tenha realizado investimento de interesse social e econômico. 1) Usucapião Extraordinária 05 anos sem justo título e boa-fé 2) Usucapião Ordinária 03 anos com justo título e boa-fé 4) Direitos Reais Hipoteca Penhor b) Quanto à Fungibilidade (art. 85 do CC) Infungíveis São os que não podem ser substituídos por outros do mesmo gênero, qualidade e quantidade. São bens personalizados, individualizados Ex: imóveis; um quadro famoso, uma peça customizada, etc.

4 Fungíveis São os que podem ser substituídos por outros do mesmo gênero, qualidade e quantidade Ex: uma saca de arroz, uma resma de papel, dinheiro, etc. Questionamento pertinente: Um carro é um bem fungível ou infungível? OBS: Conseqüências práticas Mútuo -> Fungíveis Comodato -> Infungíveis Locação -> Infungíveis Art. 313 do CC c) Quanto à Consuntibilidade (art. 86 do CC) Consumíveis São bens móveis, cujo uso importa na destruição imediata da própria coisa. Admitem um uso apenas Ex: gêneros alimentícios, um maço de cigarros, giz, dinheiro, gasolina, etc. Inconsumíveis São os que proporcionam reiterados usos, permitindo que se retire toda a sua utilidade, sem atingir sua integridade, ainda que haja possibilidade de sua destruição em decorrência do tempo. Ex: roupas de uma forma geral, automóvel, casa, etc. Questionamento pertinente: Um pneu é um bem consumível ou inconsumível? d) Quanto à Divisibilidade (art. 87/88 do CC) Divisíveis São os que se podem fracionar sem alteração na sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam. Ex: papel, quantidade de arroz, milho, etc. Questionamento pertinente: Um lápis é divisível ou indivisível? Indivisíveis São os que não podem ser partidos em porções, pois deixariam de formar um todo perfeito. Ex: uma jóia, um anel, um par de óculos ou sapatos, etc. A indivisibilidade pode ser subclassificada: d.1) indivisíveis por natureza: Ex. um cavalo vivo, um quadro etc. d.2) por determinação legal: Ex. módulo rural, hipoteca, etc. d.3) por vontade das partes: Ex: sistema de alarme com vários sensores.

5 e) Quanto à Individualidade (art. 89/91 do CC) Singulares São aqueles que, embora reunidos, se consideram de per si, ou seja, independentemente dos demais Ex: um cavalo, uma casa, um carro, uma jóia, um livro, etc.). Diz-se singulares pois são consideradas em sua individualidade. Podem ser simples ou compostas. 1. Simples são as coisas cujas partes formam um todo homogêneo: ex: pedra, cavalo, folha de papel, etc. 2. Compostas são as que têm suas partes ligadas artificialmente pelo homem. Ex: materiais de construção em uma casa (a janela, a porta), uma caixa de som de computador. Coletivos São as coisas que se encerram agregadas em um todo. São as constituídas por várias coisas singulares, consideradas em seu conjunto, formando um todo único (universitas rerum). As universalidades podem se apresentar como: 1. Universalidade de Fato - Conjunto de bens singulares, corpóreos e homogêneos, ligados entre si pela vontade humana. Exemplos: biblioteca (livros), pinacoteca (quadros), hemeroteca (jornais e revistas), etc. OBS: Segundo o Código Civil, esses bens devem ser pertinentes à mesma pessoa e devem ter destinação unitária. 2. Universalidade de Direito - Conjunto de bens singulares, corpóreos e heterogêneos ou até incorpóreos, a que a norma jurídica, com o intuito de produzir certos efeitos, dá unidade. Exemplos: patrimônio, espólio, massa falida, etc. 3.2) Bens reciprocamente considerados (arts. 92/97 do CC) - Aqui, somente é possível classificar o bem se o analisarmos comparadamente a outro. a) Principais São os que existem por si, abstrata ou concretamente, independente de outros (ex: o solo, um crédito, uma jóia, etc.). Exercem função e finalidade independentemente de outra coisa. b) Acessórios São aqueles cuja existência pressupõe a existência de um bem principal (ex: uma árvore em relação ao solo, um prédio em relação ao solo, a cláusula penal, o contrato de fiança em relação ao contrato de locação, os juros, os frutos, etc.).

6 Regra: o bem acessório segue o principal, salvo disposição especial em contrário acessorium sequitur principale. Por essa razão, quem for o proprietário do principal, em regra, será também o do acessório e a natureza do principal será a do acessório. Princípio da gravitação jurídica - um bem atrai o outro para a sua órbita, comunicando-lhe seu próprio regime jurídico. Ex: se o contrato principal for nulo, nula também será a fiança, que é cláusula acessória. São bens acessórios: 1 Frutos São as utilidades que a coisa produz periodicamente; nascem e renascem da coisa e cuja percepção mantém intacta a substância do bem que as gera. Os frutos podem ser classificados em: Naturais própria força orgânica da coisa (ex: frutas, crias de animais, ovos,etc.) Industriais engenho humano (ex: produção de uma fábrica). Civis (ex: juros de caderneta de poupança, aluguéis, dividendos ou bonificações de ações, etc.). Além disso, ainda podem ser: Pendentes (ligados à coisa que os produziu); Percebidos ou colhidos (já separados); Estantes (armazenados em depósitos); Percipiendos (deveriam ser, mas não foram separados, percebidos) e Consumidos (já não existem mais). 2 Produtos São as utilidades que se retiram da coisa, alterando a sua substância, com a diminuição da quantidade até o seu esgotamento, porque não se reproduzem (ex: pedras de uma pedreira, minerais de uma jazida, carvão mineral, lençol petrolífero, etc.). 3 Rendimentos São os frutos civis ou prestações periódicas em dinheiro, decorrentes da concessão do uso e gozo de um bem (ex: aluguel). 4 Obras de aderência São obras que são realizadas acima ou abaixo da superfície da terra (ex: uma casa, um prédio de apartamentos, o metrô, pontes, túneis, viadutos, etc.). 5 Pertenças São os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro. Exs: a moldura de um quadro; acessórios de um veículo; um grande lustre em uma sala, etc.

7 Originário do latim pertinere (pertencer, fazer parte de). É bem acessório, pois depende economicamente de outra coisa. Segundo a regra do art. 94 CC, os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal não abrangem as pertenças, salvo se o contrário resultar da lei ou da vontade das partes. Quando se tratar de negócio que envolva transferência de propriedade que contenha uma pertença é conveniente que as partes se manifestem expressamente sobre os acessórios (se eles acompanham ou não o bem principal), evitando situações dúbias posteriores. Ex: quando se vende um carro deve o vendedor mencionar se o equipamento de som está incluso ou não no negócio. 6 Acessões Aumento do valor ou do volume da propriedade devido a forças externas, fatos eventuais ou fortuitos (formação de ilhas, aluvião (assoreamento), avulsão (partes desprendidas de um e juntadas a outro), abandono de álveo(álveo é o leito do rio). Em regra não são indenizáveis. 7 Benfeitorias São obras ou despesas que se fazem em um bem imóvel, para conservá-lo, melhorá-lo ou embelezá-lo. Dividem-se as benfeitorias em: a) Necessárias São as que têm por fim conservar ou evitar que o bem se deteriore (ex: reforços em alicerces, restauração de assoalhos, reforma de telhados, substituição de vigamento podre, desinfecção de pomar, etc.). b) Úteis São as que aumentam ou facilitam o uso da coisa (ex: garagem, edículas, instalação de aparelho hidráulico moderno, etc.). c) Voluptuárias São as de mero embelezamento, recreio ou deleite, que não aumentam o uso da coisa (ex: uma pintura artística, ajardinamento, piscina, churrasqueira, etc.). O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis. Quanto às voluptuárias não serão indenizadas, mas elas podem ser levantadas (isto é, retiradas), desde que não haja danificação da coisa. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias. Questionamento pertinente: a construção de um quarto a mais em uma casa é considerada benfeitoria?

8 3.3) Bens considerados em relação ao titular do domínio Aqui, busca-se saber a quem pertencem os bens. Podem ser divididos em: a) Bens particulares São os que pertencem às pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado b) Bens Públicos São os que pertencem a uma entidade de direito público interno: União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios, Autarquias, etc. c) Res Nullius São coisas de ninguém, coisas sem dono. Ex: animais selvagens em liberdade, pérolas no fundo do mar, peixes no mar, conchas na praia, tesouros escondidos, as coisas abandonadas (também chamadas de res derelictae ), etc. Classificação dos Bens Públicos a) Bens públicos de uso comum Destinados à utilização do público em geral; (ex: praças, jardins, ruas, estradas, mares, rios, praias, etc.) OBS: Não perdem a característica de uso comum se o Estado regulamentar seu uso, ou torná-lo oneroso (ex: pedágio nas rodovias, fechamento de uma praça à noite por questão de segurança, etc.). b) Bens públicos de uso especial Imóveis (edifícios ou terrenos) utilizados pelo próprio poder público para a execução de serviço público (ex: prédios onde funcionam tribunais, escolas públicas, hospitais públicos, secretarias, ministérios, etc.). c) Bens públicos Dominiais ou Dominicais São os bens que constituem o patrimônio disponível da pessoa jurídica de direito público, abrangendo tanto os bens móveis quanto os imóveis. Ocorrem por exclusão: se não são de uso comum do povo e nem têm uma destinação especial, são dominiais. Exs: Terrenos de marinha São os terrenos banhados por mar, lagoas e rios (públicos) onde se faça sentir a influência das marés. Estão compreendidos na faixa de 33 metros para dentro da terra medidos à linha de preamar média e pertencem à União. Mar territorial Compreende a faixa de 12 milhas marítimas de largura, de propriedade da União. Além disso, há a zona econômica exclusiva - de 12 a 200 milhas - onde o Brasil tem direitos de soberania exclusivos, para fins de exploração econômica, preservação ambiental e investigação científica.

9 Terras devolutas São terras que, embora não destinadas a um uso público específico, ainda se encontram sob o domínio público. São terras não aproveitadas. Como regra pertencem aos Estados, que podem passá-las aos Municípios; serão da União se indispensáveis à segurança nacional. Outros bens considerados dominicais: estradas de ferro; títulos da dívida pública; ilhas formadas em mares territoriais e rios públicos navegáveis; quedas d água, jazidas e minérios; terras indígenas; sítios arqueológicos, etc. Costuma-se dizer que os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são bens do domínio público do Estado. Já os dominicais são do domínio privado do Estado. Os bens públicos dominicais podem, por determinação legal, ser convertidos em bens públicos de uso comum ou especial. Características dos Bens Públicos Inalienabilidade Os bens públicos não podem ser vendidos, doados ou trocados, desde que destinados ao uso comum do povo e uso especial, ou seja, enquanto tiverem afetação pública (art. 100 CC). Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências legais. Impenhorabilidade Impede que o bem passe do devedor ao credor por força de execução judicial (adjudicação ou arrematação). Também não pode recair hipoteca sobre esses bens. Imprescritibilidade (usucapião) A Constituição Federal proíbe a aquisição, por usucapião, de bens públicos. Conversão Os bens públicos dominicais podem ser convertidos em bens de uso comum ou especial. Por meio da afetação o bem passa da categoria de bem do domínio privado do Estado para a categoria de bem do domínio público. 3.4) Coisas fora do comércio Os bens que se acham no comércio podem ser alienados e adquiridos livremente. Já os que estão fora do comércio não podem ser transferidas de um acervo patrimonial a outro. Comércio deve ser entendido em seu sentido técnico, ou seja, a possibilidade de compra e venda, doação, etc. Em outras palavras, liberdade de circulação. São considerados coisas fora do comércio, os bens:

10 Insuscetíveis de apropriação São bens de uso inexaurível (ex: ar, luz solar, água do alto-mar, etc.). São chamados de coisas comuns. Personalíssimos Vida, honra, liberdade, nome, etc. Legalmente inalienáveis Apesar de suscetíveis de apropriação, têm sua comercialidade excluída pela lei para atender a interesses econômicos-sociais, defesa social e proteção de certas pessoas. Exs: bens públicos (uso comum do povo e especial art. 100 CC), bens das fundações (arts. 62 a 69 CC), terras ocupadas pelos índios (art. 231, 4º CF), bens de menores (art do CC), bens de família*, bens gravados com cláusula de inalienabilidade, etc. *OBS: Sobre o Bem de Família do Código Civil e da Lei : 1 Bem de Família (previsto no Código Civil) a) ato voluntário deve ser registrado; b) deve representar no máximo um terço do patrimônio líquido da pessoa que está registrando; c) acarreta inalienabilidade e impenhorabilidade do bem; d) admitem-se apenas duas exceções: dívidas decorrentes de condomínio e as dívidas tributárias que recaem sobre o bem. 2 Bem de Família (previsto na Lei 8.009/90) Não torna a coisa propriamente em um bem de família, mas apenas impenhorável. Será assim considerado : a) uma família que tem um único imóvel para sua residência este bem, de forma automática é considerado bem de família, pois decorre da lei. No caso da pessoa não ter imóvel próprio (ex: locação), a impenhorabilidade recai sobre os bens móveis quitados que guarneçam a residência e que sejam da propriedade do locatário. Estende-se aos equipamentos de uso profissional. b) acarreta somente a impenhorabilidade, e não a inalienabilidade; c) possui bem mais exceções que o bem de família do CC. OBS: Não confundir bem de família (voluntário ou instituído pelo próprio interessado - arts. 1711/1722 do CC) com impenhorabilidade do único imóvel do casal (legal ou automático - Lei 8.009/90).

DIREITO CIVIL I. Dos Bens 3/3/2010

DIREITO CIVIL I. Dos Bens 3/3/2010 DIREITO CIVIL I Dos Bens Prof. Vilmar A Silva Bens: são valores materiais e imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. é tudo o que satisfaz uma necessidade humana. (Gonçalves) Corpóreos,

Leia mais

Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo.

Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo. Bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que sirvam de utilidade física ou ideal para o indivíduo. Para a economia política, bens são aquelas coisas que, sendo úteis aos homens, provocam

Leia mais

Direito Civil. Dos Bens. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Dos Bens. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Dos Bens Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOS BENS LIVRO II DOS BENS TÍTULO ÚNICO Das Diferentes Classes de Bens CAPÍTULO I DOS BENS CONSIDERADOS EM SI

Leia mais

BENS NO CÓDIGO CIVIL

BENS NO CÓDIGO CIVIL BENS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. BENS NO CÓDIGO CIVIL... 4 Classificação dos Bens...4 2. BENS PÚBLICOS E PRIVADOS...10 3. BENS DE FAMÍLIA POR UMA ABORDAGEM CIVILISTA... 12 Bem de Família

Leia mais

Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.

Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. EMENTA: 1. BENS JURÍDICOS. 1.1. Classificação. 1.1.1. Bem Imóvel. 1.1.1.1. Tipo de bens imóveis. 1.1.2. Bens móveis. 1.1.2.1. Tipo de bens imóveis. 1.1.3. Bens fungíveis e infungíveis. 1.1.4. Bens Consumíveis.

Leia mais

Fiscal Direito Civil Bens Márcia Albuquerque

Fiscal Direito Civil Bens Márcia Albuquerque Fiscal Direito Civil Bens Márcia Albuquerque 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. BENS CONCEITO: BEM é tudo o que pode proporcionar utilidade aos homens. Diferencia

Leia mais

Natureza: incorpora-se ao solo naturalmente. Ex: árvore. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções.

Natureza: incorpora-se ao solo naturalmente. Ex: árvore. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções. Bens Jurídicos: são coisas dotadas de valor econômico. Classificação: a. Bem imóvel (art. 79) Bem de Raiz: é o solo e tudo que nele se incorporar, natural ou artificialmente. Subdivide-se em várias espécies

Leia mais

TERMINOLOGIAS TÉCNICAS NO PROCEDIMENTO JUDICIAL

TERMINOLOGIAS TÉCNICAS NO PROCEDIMENTO JUDICIAL TERMINOLOGIAS TÉCNICAS NO PROCEDIMENTO JUDICIAL PARTE I Procedimentos técnicos: utilizados na realização da atividade de avaliação e perícia, sendo a denominação obrigatória e corretamente empregada para

Leia mais

Direito Civil. Reciprocamente Considerados Bens. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Reciprocamente Considerados Bens. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Reciprocamente Considerados Bens Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Parte Geral: domicílio e bens

Parte Geral: domicílio e bens Parte Geral: domicílio e bens Domicílio O domicílio pode ser voluntário, legal (ou necessário) e convencional. O domicílio voluntário da pessoa natural é o lugar onde ela fixa sua residência (elemento

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão BENS

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão BENS Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão BENS Os bens como objetos das relações jurídicas Distinção entre os elementos estruturantes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 09. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 09. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 09 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva BENS O tema é tratado nos artigos 79 a 103 do Código

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRE-PE ANALISTA JUDICIÁRIO

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRE-PE ANALISTA JUDICIÁRIO AULA 3 - BENS Considera-se bem tudo aquilo que existe no universo e que é útil ao homem. O Código Civil classifica os bens, em dois grandes grupos. O primeiro classifica os bens por si mesmos, não os comparando

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo BENS PÚBLICOS LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

Dando seqüência à nossa série de exercícios, vamos ao que interessa!

Dando seqüência à nossa série de exercícios, vamos ao que interessa! Caros concurseiros, antes de começarmos as questões quero parabenizar o amigo Luis Gustavo pelo seu excelente livro de questões comentadas da Fundação Carlos Chagas de Direito Administrativo, publicado

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

BENS JURÍDICOS. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções.

BENS JURÍDICOS. Acessão Física: incorpora-se ao solo de forma artificial. Ex.: construções. BENS JURÍDICOS Bens Jurídicos: são coisas dotadas de valor econômico. Coisa é gênero do qual o bem e espécie. Classificação: a. Bem imóvel (art. 79) 1 Bem de Raiz: é o solo e tudo que nele se incorporar,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Profª. Tatiana Marcello CONCEITO Código Civil - Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos

Leia mais

ATRIBUTOS ou DIREITOS da PERSONALIDADE

ATRIBUTOS ou DIREITOS da PERSONALIDADE ATRIBUTOS ou DIREITOS da PERSONALIDADE Existem direitos denominados personalíssimos porque incidem sobre bens que estão intimamente ligados à pessoa humana, são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo

Leia mais

DIREITO CIVIL: AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR LAURO ESCOBAR AULA 03 DOS BENS

DIREITO CIVIL: AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PROFESSOR LAURO ESCOBAR AULA 03 DOS BENS AULA 03 DOS BENS Itens específicos do edital que serão abordados nesta aula Bens: Das diferentes classes de bens. Subitens Bens: diferentes classes de bens. Conceito. Espécies. Classificação Geral: considerados

Leia mais

Artigos 79 a 103 Código Civil

Artigos 79 a 103 Código Civil FIT/UNAMA Curso: Bacharelado em Direito Aula 10: Bens Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil Professora Dra. Nazaré Rebelo E-mail: professoranazarerebelo@gmail.com Artigos 79 a 103 Código Civil É certo

Leia mais

Já vimos que os romanos faziam distinção entre bens corpóreos e incorpóreos.

Já vimos que os romanos faziam distinção entre bens corpóreos e incorpóreos. INTRODUÇÃO Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens

Leia mais

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno BENS PÚBLICOS Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno Introdução: noção e histórico Sumário Classificação Afetação e desafetação A moldura constitucional Características frequentes Uso

Leia mais

BENS I 6/5/2017 PREÂMBULO TOTIUS LATINITATIS LEXICON

BENS I 6/5/2017 PREÂMBULO TOTIUS LATINITATIS LEXICON 6/5/2017 BENS I AULA 11 PREÂMBULO TOTIUS LATINITATIS LEXICON Coisa: vocábulo passível de ser empregado para qualquer significado, seja para o que é, seja para o que pode ser dito, feito ou pensado. Res:

Leia mais

Rodada #1. Direito Civil

Rodada #1. Direito Civil Rodada #1 Direito Civil Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada Direito Civil Bens Públicos (arts. 98 a 103) 1ª parte. Atos Jurídicos lícitos e ilícitos (arts. 185 a 188). Atos unilaterais. Pagamento

Leia mais

Direito Civil. Bens Públicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Bens Públicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

DOS BENS CONCEITO CLASSIFICAÇÃO DOS BENS CÓDIGO CIVIL 1. QUANTO À MOBILIDADE

DOS BENS CONCEITO CLASSIFICAÇÃO DOS BENS CÓDIGO CIVIL 1. QUANTO À MOBILIDADE DOS BENS Direito Civil Dos Bens CONCEITO Para conceituar os bens, primeiramente deve ser feita uma alusão às diversas acepções da expressão BEM. Filosoficamente, BEM é tudo que proporciona ao homem qualquer

Leia mais

Os conceitos de BEM e COISA, como objeto de direito, não são pacíficos na doutrina clássica, havendo uma série de definições.

Os conceitos de BEM e COISA, como objeto de direito, não são pacíficos na doutrina clássica, havendo uma série de definições. LIVRO II DOS BENS Artigos 79 ao 91 do Código Civil 1. BEM X COISA Os conceitos de BEM e COISA, como objeto de direito, não são pacíficos na doutrina clássica, havendo uma série de definições. Caio Mário

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes

DIREITO IMOBILIÁRIO. Prof. Marcelino Fernandes DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcelino Fernandes Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com BENS

Leia mais

ROTEIRO X BENS ASPECTOS GERAIS

ROTEIRO X BENS ASPECTOS GERAIS Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO X BENS ASPECTOS GERAIS Os bens como objetos das relações jurídicas Distinção

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS Índice 1. Dos Bens...3 1.1. Dos Bens considerados em si mesmos... 3 1.1.2. Bens Imóveis e Bens Móveis:... 3 1.1.2.1. Bens Fungíveis e Consumíveis...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO BENS PÚBLICOS Atualizado em 16/10/2015 BENS PÚBLICOS São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 17 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (II) Posse (6) Classificação

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 47 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 47 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.2. Direito Real em coisa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Definições E Disposições Gerais De Bens Jurídicos * Davi Souza de Paula Pinto Conceitos Básicos Para O Aprendizado Da Teoria Geral Do Direito DIFERENÇA ENTRE BENS E COISAS Após uma

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade Instituições de Direito Público e Privado Parte VIII Propriedade 1. Direito das Coisas Posse Posse Direitos das Coisas é o conjunto de regras relativas às relações jurídicas referentes aos bens. Possuidor

Leia mais

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves Bens públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. BENS PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Caracterizando os bens públicos... 3 1.1. Conceito... 3 1.2. Classificação dos bens públicos... 4 1.3 Características

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação dos bens públicos em espécie de Celso Antônio Bandeira de Mello, excluindo-se os bens móveis: Bens do domínio hídrico: o Águas correntes.

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO MBA DIREITO IMOBILIÁRIO BENS PÚBLICOS Bens Públicos Código Civil Art. 98: São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares,

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO PESSOAL

AULA DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO PESSOAL AULA DEMONSTRATIVA APRESENTAÇÃO PESSOAL Sou a professora Márcia Albuquerque, ocupo atualmente o cargo de Procuradora da Fazenda Nacional, sou Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa

Direito Civil Direitos Reais Professor: Stanley Costa AULA 06: Efeitos Materiais da Posse UNIDADE II DA POSSE 1. Direito aos Frutos; 2. Benfeitorias e Direito de Retenção; 3. Responsabilidade pela Perda ou Deterioração; 4. Posse que conduz à Usucapião; 1.

Leia mais

Aula 16. Bens Públicos I. Prof. Wander Garcia

Aula 16. Bens Públicos I. Prof. Wander Garcia Aula 16 Bens Públicos I Prof. Wander Garcia 1. Conceito: são os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público (art. 98 do CC) - Bens pertencentes aos entes políticos (União, Estados, DF e Municípios),

Leia mais

O usufruto é um direito real em coisa alheia com o maior potencial de fruição dentre os demais, abrangendo os frutos e utilidades.

O usufruto é um direito real em coisa alheia com o maior potencial de fruição dentre os demais, abrangendo os frutos e utilidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 22 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Usufruto; Direitos Reais de Garantia: Disposições Gerais. Direito Real em Coisa Alheia:

Leia mais

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BEM PÚBLICO Segundo Samuelson (1954), um bem público pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer

Leia mais

Rodada n. 3 Direito Civil Temas: Bens; Bem de família

Rodada n. 3 Direito Civil Temas: Bens; Bem de família Rodada n. 3 Direito Civil Temas: Bens; Bem de família 1 EQUIPE: Priscila Couto Franquini Advogada Graduada pelo Instituto Cuiabano de Ensino e Cultura de Mato Grosso - Especialista em Direito Penal e Processo

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI. III SETOR DE ABERTURA: UDESC/REIT/SECON Secretaria dos Conselhos Superiores

CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI. III SETOR DE ABERTURA: UDESC/REIT/SECON Secretaria dos Conselhos Superiores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUNI I PROCESSO: UDESC 001072/2016 II INTERESSADO: GERSON VOLNEY LAGEMANN III SETOR DE ABERTURA: UDESC/REIT/SECON Secretaria dos

Leia mais

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Bens Públicos. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Bens Públicos Conceito Classificação Atributos Requisitos para alienação dos bens públicos Afetação e desafetação Uso privativo de bens públicos por particulares mediante autorização, permissão e concessão

Leia mais

BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BENS PÚBLICOS ARTIGO 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Bens Públicos são aqueles que fazem parte do domínio da União, dos Estados e dos Municípios (uso público) e divide-se em três grandes grupos: Os terrestres

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Definições e disposições gerais de bens jurídicos Davi Souza de Paula Pinto* Palavras Chave: bens, coisas, benfeitoria, patrimônio. 1.0 INTRODUÇÃO Primeiramente iremos fazer uma

Leia mais

LIVRO UNIDADE 21. Direito Civil - Pessoas e Bens

LIVRO UNIDADE 21. Direito Civil - Pessoas e Bens LIVRO UNIDADE 21 34 Direito Civil - Pessoas e Bens Dos Bens Elaine Karina Jankovic 2015 por Editora e Distribuidora Educacional S.A Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC CURSO: Magistratura e MP 2017.1 MATÉRIA: DIREITO CIVIL PROFESSOR:MARCELO DE JESUS DATA:07.04.2017 Este resumo foi elaborado por monitores a partir da aula ministrada em sala ;) Ementa da Aula: DIREITOS

Leia mais

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito Introdução ao Direito PARTE II A relação jurídica O conceito de relação jurídica pode ser definido consoante dois sentidos: em sentido amplo e em sentido restrito. Em sentido amplo, a relação jurídica

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário Garantias do crédito tributário Impenhorabilidade. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário Garantias do crédito tributário Impenhorabilidade. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Garantias e Privilégios do Crédito Tributário Garantias do crédito tributário Impenhorabilidade Prof. Marcello Leal 1 Garantias do crédito tributário Art. 10, LEF - Não ocorrendo o pagamento,

Leia mais

dar coisa incerta. Das obrigações pecuniárias) AULA OBRIGAÇÕES DE DAR COISA CERTA \ COISA ESPECÍFICA

dar coisa incerta. Das obrigações pecuniárias) AULA OBRIGAÇÕES DE DAR COISA CERTA \ COISA ESPECÍFICA AULA 03 Modalidades das Obrigações de dar Conceito A obrigação positiva de dar (obligatio ad dandum) pode ser conceituada como aquela em que o sujeito passivo compromete-se a entregar alguma coisa, certa

Leia mais

AULA 02: BENS PÚBLICOS

AULA 02: BENS PÚBLICOS AULA 02: BENS PÚBLICOS 1. CONTEXTUALIZAÇÃO ALICE DEVAUX, CAFETINA FRANCESA, DEIXA IMÓVEIS AVALIADOS EM 5 MILHÕES (O GLOBO) APARELHO DE RESSONÂNCIA DO HOSPITAL DE BASE QUEBRA APÓS "SUGAR" ENCERADEIRA. CABE

Leia mais

DIREITO CIVIL BENS PÚBLICOS. Livro Eletrônico

DIREITO CIVIL BENS PÚBLICOS. Livro Eletrônico BENS PÚBLICOS Livro Eletrônico 12/2018 PRESIDENTE: Gabriel Granjeiro VICE-PRESIDENTE: Rodrigo Teles Calado COORDENADORA PEDAGÓGICA: Élica Lopes ASSISTENTES PEDAGÓGICAS: Francineide Fontana, Kamilla Fernandes

Leia mais

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias Prof. Marcio Pereira DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS (art. 1225 CC) São classificados em: Direitos reais de gozo e fruição :superfície, servidão,

Leia mais

Contabilidade Financeira aos Sabados

Contabilidade Financeira aos Sabados Contabilidade Financeira aos Sabados 1 Com: 2 Técnico de Conta nº 3211 3 Modulo I Contabilidade Geral História e Noção O A Conta Demostrações Financeiras 4 Aula nº 2 O 5 Sumário: O O Equilíbrio Patrimonial

Leia mais

Direito Civil. Bem de Família. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Bem de Família. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Bem de Família Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DO BEM DE FAMÍLIA Art. 1.711. Podem os cônjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pública

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Conceito, classificação, afetação e desafetação Prof. Denis França Conceito Conceito de bens públicos: Conceito legal: dado pelo Código Civil Art. 98. São públicos

Leia mais

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema...

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema... sumário Parte I - DIREITO DAS COISAS 1. Introdução ao direito das coisas... 17 1.1. Conceito e alcance... 17 1.2. Direitos reais e direitos pessoais... 19 1.3. Constituição e transmissão dos direitos reais...

Leia mais

Material Teórico. Direito Civil. Parte Geral. Tema 4. Bens. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod CivilGeralCDSG1701_ a04

Material Teórico. Direito Civil. Parte Geral. Tema 4. Bens. Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa. cod CivilGeralCDSG1701_ a04 Material Teórico Direito Civil Parte Geral Tema 4 Bens Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod CivilGeralCDSG1701_ a04 1 Dos Bens Todo direito tem um objeto sobre o qual se desenvolve o poder

Leia mais

Capítulo VI Bens QUESTÕES 1. DISTINÇÃO ENTRE BEM E COISA. Capítulo VI Bens 257

Capítulo VI Bens QUESTÕES 1. DISTINÇÃO ENTRE BEM E COISA. Capítulo VI Bens 257 Capítulo VI Bens 257 Capítulo VI Bens QUESTÕES ``Código Civil: Parte Geral 1. DISTINÇÃO ENTRE BEM E COISA 01. (MPF Procurador da República/2012) RELATIVAMENTE AOS BENS OU COISAS, É COR- RETO AFIRMAR QUE:

Leia mais

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Direito Real de Superfície PONTO 2: Direito Real de Servidão PONTO 3: Direito Real de Usufruto PONTO 4: Direito Real de Uso PONTO 5: Direito Real de Habitação PONTO

Leia mais

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito de Propriedade Prof. Marcio Pereira São formas de aquisição da propriedade derivada: sucessão (por causa mortis) e registro (por ato inter vivos) FORMAS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 1. Conceito e abrangência do direito das coisas... 19 1.1. Distinção entre os Direitos Reais e os Direitos Pessoais... 22 2. Classificação dos

Leia mais

Curso de Extensão Projeto Conhecimento sem Fronteiras Direito do Consumidor e os Planos de Saúde

Curso de Extensão Projeto Conhecimento sem Fronteiras Direito do Consumidor e os Planos de Saúde Curso de Extensão Projeto Conhecimento sem Fronteiras Direito do Consumidor e os Planos de Saúde Título II Da Relação Jurídica de Consumo Capítulo I Conceito de Consumidor Lato Senso Temos inúmeras teorias

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 27/11/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 27/11/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 27/11/2017) Continuação das restrições ao direito de propriedade. Extensão do direito de propriedade e restrições

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS... 1 1.1 Conceito de Direito das Coisas. A questão terminológica... 1 1.2 Conceito de direitos reais. Teorias justificadoras e caracteres. Análise preliminar

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 46 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 46 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.1. Direito Real em coisa

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Patrimônio Público Prof. Cláudio Alves De acordo com o que preconiza o Princípio de Contabilidade da Entidade, o objeto da Contabilidade é o patrimônio,

Leia mais

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15 Sumário Capítulo 1 Direito das coisas... 1 1. Conceito e denominação... 1 2. Distinções entre os direitos reais e os direitos pessoais... 4 2.1. Características dos direitos pessoais... 6 2.2. Características

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena www.editoraferreira.com.br 2. 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária e Do Sistema Financeiro Nacional Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III

Leia mais

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições

Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Contabilidade Básica I Seção 2 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Capital social Capital social é o montante necessário para se constituir

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Parte 1 Professora Raquel Perrota 1. Direitos reais - Direito real é o campo do direito patrimonial cujas regras tratam do poder dos homens sobre

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS COMPETÊNCIA BENS DF E TERRITÓRIOS SISTEMA

Leia mais

CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO. (PLT 312 Páginas 35 a 51)

CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO. (PLT 312 Páginas 35 a 51) CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO (PLT 312 Páginas 35 a 51) Objetivos do Capítulo Entender o conceito de Patrimônio Conceituar os componentes do Patrimônio: Bens, Direitos

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA = DOS BENS PÚBLICOS = Professor Lauro Escobar. DIREITO CIVIL = AGENTE DA FISCALIZAÇÃO TCE/SP

AULA DEMONSTRATIVA = DOS BENS PÚBLICOS = Professor Lauro Escobar.  DIREITO CIVIL = AGENTE DA FISCALIZAÇÃO TCE/SP AULA DEMONSTRATIVA = DOS BENS PÚBLICOS = Professor Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Lauro Escobar 1 CAROS AMIGOS E ALUNOS DIREITO CIVIL = AGENTE DA FISCALIZAÇÃO

Leia mais

ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO

ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO AULA 10: ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO Disciplina: Contabilidade introdutória Professor: Thaiseany de Freitas Rêgo Mossoró-RN 2017 1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma

Leia mais

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E

2. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS I - E 1. CONCEITO Para a Prof. MSZP são bens públicos especiais não só os bens das entidades de direito público, mas também os das entidades de direito privado prestadoras de serviço público, desde que afetados

Leia mais

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência

Direito Civil. Bens, Prescrição e Decadência Direito Civil Bens, Prescrição e Decadência Bens Conceito Tudo aquilo que é desejado pelo homem com intuito de atender seus interesses. Classificação a) Bens imóveis: são os que não podem ser transportados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (21/05/2018) Propriedade. Extensão do direito de propriedade e Restrições ao direito de propriedade.

Leia mais

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas

DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas DIREITO CIVIL IV AULA 1: Direito das coisas CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DT REAIS X OBRIGACIONAIS OBRIGAÇÃO PROPTER REM 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÕES OBJETO E SUJEITOS Teoria do O direito das coisas, como todo

Leia mais

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos

DIREITO CIVIL IV. AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião. Prof. Ms. Luane Lemos DIREITO CIVIL IV AULA 7: Aquisição da Propriedade. Usucapião Prof. Ms. Luane Lemos Modos de aquisição da propriedade imobiliária Registro de título Acessões imobiliárias Usucapião 3.1 Conceito e natureza

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais)

Prof. Antonio Carlos Morato - Esta aula é protegida de acordo com o artigo 7º, II da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) Direitos Reais (DCV0312) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Associado Antonio Carlos Morato 3º ANO - PERÍODO NOTURNO 2018 Prof. Antonio Carlos Morato

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Aquisição e alienação dos bens públicos Prof. Denis França Os bens públicos podem ser adquiridos por: Contratos de Direito Privado. Usucapião. Desapropriação (intervenção

Leia mais

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Modalidades da Propriedade: a) Plena = quando se encontram reunidos na pessoa do proprietário todas as bases

Leia mais